• Nenhum resultado encontrado

PLANO PORTUÁRIO DE RECEPÇÃO E GESTÃO DOS RESÍDUOS DA MARINA DE LAGOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO PORTUÁRIO DE RECEPÇÃO E GESTÃO DOS RESÍDUOS DA MARINA DE LAGOS"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

1

PLANO PORTUÁRIO DE RECEPÇÃO E GESTÃO

DOS RESÍDUOS DA MARINA DE LAGOS

(2)

2 ÍNDICE

1. Introdução………pág. 3 2. Resumo da legislação pertinente………pág. 3 3. Definições………pág. 4 4. Âmbito de Aplicação………pág. 5 5. Responsável pela aplicação do plano………pág. 5 6. Avaliação da necessidade de meios portuários de recepção ………pág. 6 7. Tipo e capacidade dos meios portuários de recepção de resíduos………pág. 6 8. Procedimentos de recepção e recolha dos resíduos gerados em embarcações……pág. 7 9. Regime de taxas………pág. 7 10. Procedimentos de comunicação de alegadas insuficiências dos meios portuários

de recepção………pág. 8 11. Procedimentos de consulta permanente com os utilizadores do porto,

empresas responsáveis pelos resíduos e outros interessados………pág. 8 12. Tipos e quantidades de resíduos gerados em navios e de resíduos de carga

recebidos e processados………pág. 9 13. Métodos de registo da utilização dos meios de recepção………pág. 9 14. Modo de eliminação dos resíduos………pág. 10 15. Informação aos utilizadores do porto………pág. 10 ANEXO I……….…pág. 11 ANEXO II………pág. 13 ANEXO III………pág. 15 ANEXO IV………pág. 17

(3)

3 1. Introdução

O aumento do tráfego marítimo de recreio e suas consequências a nível de poluição, pelos resíduos gerados a bordo, fazem parte das considerações da Directiva n.º 2000/59/CE, de 27 de Novembro, do Parlamento Europeu. A directiva, transposta para a legislação Portuguesa através do Decreto-Lei 165/2003, de 24 de Julho, posteriormente alterado pelos Decretos-Lei 197/2004 e 57/2009 (o último visa transpor para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2007/71/CE, da Comissão, de 13 de Dezembro, que altera o anexo II da Directiva n.º 2000/59/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, relativa aos meios portuários de recepção de resíduos gerados em navios e de resíduos de carga), regula a instalação e utilização de meios portuários de recepção de resíduos gerados em navios.

O Plano Portuário de Recepção e Gestão dos Resíduos da Marina de Lagos tem por objectivo dar cumprimento ao disposto nos decretos-lei acima referidos, proporcionando aos utilizadores de embarcações de recreio que visitam a Marina de Lagos os meios para a entrega conveniente dos resíduos, reduzindo, assim, a descarga dos mesmos no mar.

2. Resumo da legislação pertinente

LEGISLAÇÃO DESCRIÇÃO

Decreto-Lei 254/88, de 19 de Julho

Despacho do Sec. Estado dos Transportes Exteriores, de 10 de Abril de 1990

Outorga da concessão de construção e exploração da Marina de Lagos

Portaria n.º 335/97, de 16 de Maio Fixa as regras para o transporte de resíduos – Modelo A (guia de acompanhamento de resíduos)

Portaria n.º 240/92, de 25 de Março, alterada pelo Decreto-Lei nº 85/2005 de 28 de Abril

Define as condições de licenciamento de actividades relacionadas com a recolha de óleos usados. Anexo I B – mapa de registo para recolhedores de óleos usados).

Portaria n.º 1028/92, de 5 de Novembro Em anexo apresenta a ficha de segurança para o transporte de óleos usados.

Decreto-Lei n.º 366-A/97, de 20 de

Dezembro, na sua atual redação Estabelece os princípios e as normas aplicáveis ao sistema de gestão de embalagens e resíduos de embalagens.

Decreto-Lei n.º 153/2003, de 11 de Julho (alterado pelo Decreto-Lei n.º 178/2006)

Estabelece o regime jurídico da gestão de óleos usados.

Decreto-Lei n.º 165/2003, de 24 de Julho (alterado pelo Decreto-Lei n.º 178/2006, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 73/2011, de 17 de junho)

Transpõe para a legislação nacional a Directiva 2000/59/CE, referente aos meios portuários de recepção de resíduos gerados em navios. Alterado pelo Dec.-Lei 197/2004.

(4)

4 Decreto-Lei n.º 197/2004, de 17 de Agosto Procede à alteração dos artigos 7.º, 9.º e

13.º e Anexo II do Decreto-Lei n.º 165/2003, de 24 de Julho

Portaria n.º 209/2004, de 3 de Março Aprova a Lista Europeia de Resíduos. Decreto-Lei n.º 178/2006 alterado e

republicado pelo 73/2011, de 17 de Junho Aprova o regime geral da gestão de resíduos, transpondo para a ordem interna a Directiva 2008/98/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 19 de Novembro.

Decreto-Lei n.º 57/2009, de 3 de Março Transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva 2007/71/CE, que altera o anexo II da Directiva 2000/59/CE, relativa aos meios portuários de recepção de resíduos gerados em navios e de resíduos de carga

Convenção MARPOL 73/78 Anexo I - Regras para a prevenção da

poluição por óleo;

Anexo IV - Regras para a prevenção da poluição causada por esgoto dos navios; Anexo V - Regras para a prevenção da poluição causada pelo lixo dos navios

A Marlagos, Iniciativas Turísticas, S.A. está inscrita e efectua o registo de resíduos no sistema integrado de registo electrónico de resíduos (SIRER), em cumprimento com o disposto no artigo 48.º do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 73/2011, de 17 de Junho.

3. Definições

Navio – uma embarcação que opere no meio marinho, incluindo as embarcações de sustentação dinâmica, veículos de sustentação por ar, submersíveis e estruturas flutuantes. Resíduos gerados em navios - todos os resíduos, incluindo os esgotos sanitários, e os resíduos que não sejam resíduos da carga, produzidos no serviço de um navio e abrangidos pelos anexos I, IV e V da MARPOL 73/78, bem como os resíduos associados à carga, conforme definidos nas directrizes para a aplicação do anexo V da MARPOL 73/78.

Resíduos da carga - os restos das matérias transportadas como carga em porões ou em tanques de carga que ficam das operações de descarga e das operações de limpeza, incluindo excedentes de carga ou descarga e derrames.

Meios portuários de recepção - as estruturas fixas, flutuantes ou móveis, aptas a receber resíduos gerados em navios ou resíduos da carga.

(5)

5 Embarcação de recreio - embarcação de qualquer tipo, independentemente do meio de propulsão, utilizada para fins desportivos ou recreativos.

Porto - qualquer lugar ou área geográfica em que tenham sido efectuados trabalhos de beneficiação ou instalados equipamentos que permitam, principalmente, a recepção de navios, incluindo embarcações de pesca e embarcações de recreio.

Resíduos – qualquer substância ou objecto de que o detentor se desfaz ou tem intenção ou a obrigação de se desfazer, nomeadamente os identificados na Lista Europeia de Resíduos. Águas sanitárias – águas residuais de navio originadas nas instalações sanitárias (urinóis e sanitas).

MARPOL 73/78 – a Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios, de 1973, alterada pelo Protocolo de 1978.

4. Âmbito de Aplicação

A Marina de Lagos situa-se no distrito de Faro, Concelho de Lagos, na margem esquerda da Ribeira de Bensafrim. Está a cerca de 17 milhas a Este do Cabo de S. Vicente e a 10 milhas a Oeste de Portimão.

Tem capacidade para 462 embarcações de recreio em pontões flutuantes. O comprimento máximo permitido é de 30 metros.

O presente plano é válido para o triénio 2014-2016.

5. Responsável pela aplicação do plano

A pessoa responsável pela aplicação deste plano é o Ingrid Fortunato, directora da Marlagos, Iniciativas Turísticas, S.A., empresa concessionária da Marina de Lagos.

(6)

6 6. Avaliação da necessidade de meios portuários de recepção

A Marina de Lagos tem uma vertente turística intensa, contando com cerca de 65% de ocupantes estrangeiros, dos quais cerca de 53% têm contratos longos (1 ano ou superior), enquanto os restantes são visitantes ou têm contratos curtos (até 1 ano). Os ocupantes Portugueses são sobretudo embarcações locais, excepto na época do Verão, em que a afluência de embarcações vindas do resto do país é elevada. A ocupação média anual ronda os 75%.

O número médio de movimentos anuais ronda as 1800 entradas e 1800 saídas de embarcações, com uma tripulação média de 3 pessoas.

Os principais resíduos gerados são o lixo doméstico, esgoto sanitário e óleos usados. Os resíduos provenientes de reparações das embarcações não são normalmente gerados durante as viagens ou aquando da permanência na Marina, mas sim nos estaleiros navais.

7. Tipo e capacidade dos meios portuários de recepção de resíduos Existem na Marina de Lagos os seguintes receptáculos:

TIPO QUANT. CAPACIDADE RECOLHA POR:

Lixo orgânico – contentores “Molok”

8 17,2 m3 Câmara Municipal de

Lagos

Lixo orgânico – Ilha ecológica 7 21 m3 Câmara Municipal de

Lagos

Papel e cartão – Ilha ecológica 3 9 m3 Algar, S.A.

Embalagens – Ilha ecológica 3 9 m3 Algar, S.A.

Vidro – Ilha ecológica 3 9 m3 Algar, S.A.

Pilhas 1 20 Kg Algar, S.A.

Vidro - contentores “Molok” 2 2,4 m3 Algar, S.A.

(7)

7 8. Procedimentos de recepção e recolha dos resíduos gerados em embarcações

No quadro seguinte estão indicados o tipo de resíduos gerados, procedimentos de recolha e entidades responsáveis pela sua recolha final.

Quadro 1

Tipo de resíduos: Procedimentos de entrega dos

resíduos produzidos nos navios: Recolhidos por: Lixo doméstico A cargo dos utilizadores das

embarcações, utilizando os

receptáculos adequados,

devidamente identificados e publicitados, nas plantas distribuídas na entrada e afixadas no recinto.

Câmara Municipal de Lagos

Óleos usados de

motores A cargo dos utilizadores das embarcações, utilizando os

receptáculos adequados,

devidamente identificados e publicitados nas plantas distribuídas na entrada e afixadas no recinto.

Carmona, S.A.; utilização do

modelo A – Guia de

Acompanhamento de Resíduos, do Min. Ambiente.

Esgoto sanitário

das embarcações Através de estação de bombagem fixa, disponível 24h/dia no pontão de recepção. Funciona com fichas obtidas na Recepção da Marina de Lagos.

Descarga directa na rede municipal de esgotos

Papel, plástico, metal, pilhas e vidro

A cargo dos utilizadores das embarcações, utilizando o contentor adequado, identificado e publicitado nas plantas distribuídas na entrada e afixadas no recinto.

Multi Serviços R. Gestão de Resíduos, Lda.

Filtros de óleos Não existem meios de recepção destes resíduos nas instalações da Marina de Lagos, devido a não haver autorização para a realização de reparações.

Os responsáveis pelas embarcações, com excepção das embarcações de pesca e embarcações de recreio com lotação máxima autorizada de 12 passageiros, devem preencher o documento “Notificação à autoridade portuária” (anexo II).

9. Regime de taxas

Não são cobradas pela Marlagos, S.A. quaisquer taxas pela recolha dos resíduos produzidos nos navios.

(8)

8 10. Procedimentos de comunicação de alegadas insuficiências dos meios portuários de recepção

A comunicação de alegadas insuficiências dos meios portuários de recepção de resíduos pode ser feita utilizando o impresso “Comunicação insuficiências dos meios portuários de recepção de resíduos”, apresentado no anexo III.

O impresso deverá ser enviado para a Marina de Lagos, através da entrega na Recepção ou envio para o endereço marlagos@marlagos.pt, que avaliará a alegada deficiência e actuará em conformidade, contactando as entidades pertinentes.

11. Procedimentos de consulta permanente com os utilizadores do porto, empresas responsáveis pelos resíduos e outros interessados

Os meios de recepção dos vários tipos de resíduos estão indicados nas plantas distribuídas directamente aos utilizadores do porto, aquando das formalidades de entrada, e afixadas no recinto da Marina, para informação geral (anexo I).

Os receptáculos de resíduos estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, sem limitações, e estão distribuídos por toda a envolvente da Marina, criando várias alternativas para os utilizadores.

A recolha de águas sanitárias de embarcações pode ser efectuada a qualquer momento, havendo contudo a necessidade de o utilizador se munir da ficha para activação do equipamento, solicitando-a na Recepção da Marina de Lagos, durante o seu horário de funcionamento.

Todas as sugestões ou comentários sobre este assunto poderão ser enviadas para o endereço

(9)

9 12. Tipos e quantidades de resíduos gerados em navios e de resíduos de carga recebidos e processados

Identificam-se de seguida as diferentes tipologias de resíduos espectáveis provenientes dos navios que circulam na Marina de Lagos, os respetivos Códigos da Lista Europeia de Resíduos (LER), quantitativos estimados com base nos resíduos produzidos de anos anteriores e a entidade responsável pela recolha.

Quadro 1 – Resíduos estimados para o triénio 2014 - 2016

Resíduos Código LER Quantitativo Entidade responsável pela recolha

2014 2015 2016

Papel e Cartão

(Kg) 200101 800 800 800 Multi Serviços R. Gestão de Resíduos, Lda. Vidro (Kg) 150107 1.600 1.600 1.600 Multi Serviços R. Gestão de Resíduos, Lda. Madeira (Kg) 200138 0 0 0 Multi Serviços R. Gestão de Resíduos, Lda. Pilhas e

baterias 200133 200134 50 50 50 Multi Serviços R. Gestão de Resíduos, Lda.

Redes 020104 0 0 0 Resíduo não recolhido na Marina de Lagos

Óleo hidráulico

(m3) 130208 4 4 4 Carmona, S.A.

Indiferenciado

(Kg) 200399 50.000 50.000 50.000 Câmara Municipal de Lagos

Total

13. Métodos de registo da utilização dos meios de recepção

Os receptáculos de recolha de resíduos estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, e estão distribuídos por toda a envolvente da Marina, criando várias alternativas para os utilizadores. A sua localização está identificada nos quadros de avisos e plantas gerais distribuídas pelo recinto e neles está afixada informação sobre o tipo de resíduos que podem receber.

Estão colocados em zonas públicas, de acesso livre não só aos utilizadores de embarcações na Marina de Lagos, como também aos restantes utilizadores da Marina (lojistas, visitantes, etc.) à população em geral.

(10)

10 A recolha de águas sanitárias de embarcações pode ser efectuada a qualquer momento, havendo contudo a necessidade de o utilizador se munir da ficha para activação do equipamento, solicitando-a na Recepção da Marina de Lagos, durante o seu horário de funcionamento.

Não existe, por parte da Marlagos, S.A., registo da entrega de resíduos produzidos nos navios, tendo em conta que todos os receptáculos são de utilização pública e livre, com recolha a cargo das entidades indicadas.

Exceptua-se a recolha de óleos usados de motores, cuja recolha depende directamente da Marlagos, S.A.. Não há, contudo, registo das quantidades entregues por cada utilizador, mas sim da quantidade total entregue à entidade certificada que procede à recolha, através das guias de acompanhamento de resíduos correspondentes.

14. Modo de eliminação dos resíduos

A eliminação dos resíduos está a cargo das empresas responsáveis pelas respectivas recolhas, referidas no Quadro 1.

15. Informação aos utilizadores do porto

A informação sobre os procedimentos de entrega e localização dos meios de recepção de resíduos é transmitida aos utilizadores aquando da sua entrada na Marina de Lagos, estando também afixada nos quadros de avisos e plantas gerais distribuídas pelo recinto.

Os meios de recepção de resíduos estão disponíveis permanentemente e neles encontra-se afixada informação sobre o tipo de resíduos que podem receber.

(11)

11 ANEXO I

(12)
(13)

13 ANEXO II

NOTIFICAÇÃO À AUTORIDADE PORTUÁRIA

Nome da embarcação (Vessel name) ____________________________ Indicativo de chamada (Call sign) _______ Bandeira (Flag) __________  ETA _______________ ETD ______________

Último porto de escala (Last port of call) _________________________ Próximo porto de escala (Next port of call) ________________________

Data e local de última entrega de resíduos gerados na embarcação (Date and place of

last discharge of waste) ____________________________

Quantidade de resíduos que pretende entregar neste porto (Quantity of waste intended

to be discharged in this port)

□ Totalidade (All) □ Parte (Part) □ Nada (None)

 Se pretender entregar a totalidade dos resíduos preencha as células pertinentes da segunda coluna. (Complete the second column if you wish to deliver the totality of your

onboard waste.)

 Se pretender entregar apenas uma parte dos resíduos ou se não pretende entregar quaisquer resíduos, preencha todas as colunas. (If you intend to deliver only part of

your onboard waste or none of it, fill in all the columns.)

Tipo (type) Resíduos a entregar – m3 (Waste to deliver – m3) Capacidade máx. armazenagem (Max. storage capacity) Quant. Resíduos remanescentes a bordo – m3 (m3 of waste remaining on board) Porto previsto de entrega dos resíduos remanescentes (port of delivery of remaining waste) Estimativa de resíduos criados até próximo porto – m3 (estimated waste production

until next port – m3) 1. Resíduos de hidracarbonetos (hidrocarbonic waste)

Lamas (mud) Águas de porão

(bilge water) Outros – especificar

(others – specify)

*1 – Estimativas aceites (estimations accepted). Resíduos alimentares (food waste) Plásticos (plastic) Outros (others) 3. Resíduos associados - especificar *1 (associated waste – specify *1) 4. Resíduos de carga – especificar *1 (cargo waste – specify *1)

(14)

14 Notas (notes):

1. Esta informação poderá ser usada para efeitos de inspecção pelo Estado do porto e outras inspecções (this information can be used by the port authority or other inspection purpose).

2. O presente formulário deve ser preenchido, a não ser que a embarcação esteja dispensada ao abrigo do artigo 10º do Dec.-Lei n.º165/2003, de 24 de Julho (this form must be completed, except by exempt vessels, in the terms of article 10 of decree-law n.º 165/2003, of the 24th July).

Confirmo que as informações são exactas e correctas e que existe a bordo capacidade suficiente para armazenar todos os resíduos produzidos entre a notificação e o próximo porto em que serão entregues resíduos. (I confirm that the supplied information is correct and that there is adequate storage capacity to hold waste produced between this and the next port of delivery).

Data (date) _____________________________ Hora (time) __________________________

(15)

15 ANEXO III

COMUNICAÇÃO DE ALEGADAS INSUFICIÊNCIAS DOS MEIOS DE RECEPÇÃO DE RESÍDUOS NA MARINA DE LAGOS

(16)

16 COMUNICAÇÃO DE ALEGADAS INSUFICIÊNCIAS DOS MEIOS PORTUÁRIOS DE RECEPÇÃO DE

RESÍDUOS / Port reception facilities’ alleged inadequacy communication form

PORTO / Port ________________________________________________________________ DATA DA OCORRÊNCIA / Date of occurrence________________________________________

Resíduos a entregar / Waste to deliver Quantidade / Quantity

Resíduos oleosos / Oily waste

Outros resíduos líquidos (especificar) / Other liquid waste

(specify)

Resíduos domésticos sólidos / Solid domestic waste Plásticos / Plastic

Outros / Others

CAUSA DA ALEGADA INSUFICIÊNCIA / Cause of alleged inadequacy

□ Atraso na recepção / Delayed reception □Impossibilidade de aceitação / Reception impossible □ Localização inconveniente dos meios de recepção / Inconvenient location of facilities

□ Equipamento desadequado / Equipment inadequacies

□ Outra / Other __________________________________________________________  Notificou a autoridade portuária acerca dos meios necessários para recepção dos resíduos a

entregar no porto? / Has the port authority been informed in advance of the necessary

reception facilities/equipments for your vessel? □ SIM / YES □ NÃO / NO  Recebeu confirmação da disponibilidade de recepção dos resíduos aquando da chegada da

embarcação ao porto? / Did you receive confirmation of the availability of reception

facilities/equipments for your arrival? □ SIM / YES □ NÃO / NO INFORMAÇÕES SOBRE A EMBARCAÇÃO / Information about the vessel

NOME / Name ________________________________________________________________ BANDEIRA / Flag ___________ N.º DE PESSOAS A BORDO / N.º of persons on board _______ DATA / Date _______________

__________________________________ _______________________________

O Comandante da embarcação Autoridade portuária

(17)

17 ANEXO IV

(18)

18

CERTIFICADO DE RECEPÇÃO DE RESÍDUOS

DECRETO-LEI N.º 165/2003, 24 de Julho, na sua atual redação

Embarcação: ___________________________________ Tipo: ___________________

Utilizador do navio: _____________________________________Contacto: ________

Data e hora da recolha: de ___/___/_____ ___:___ a ___/___/_____ ___:___

TIPO DE RESÍDUOS

QUANTIDADE DE RESÍDUOS

ENTREGUES (M

3

)

1. Resíduos de Hidrocarbonetos

Óleos usados

Águas oleosas

Filtros e resíduos contaminados com hidrocarbonetos

2. Águas Residuais

Águas residuais

3. Resíduos

Indiferenciados

Orgânicos

Óleos Alimentares Usados

Papel e Cartão

Vidro

Plástico

Madeira

Metal

Lâmpadas

Baterias

Pilhas usadas

Outros

4. Comunicação de alegadas insuficiências dos meios portuários de recepção

5. Observações

Utilizador do navio

Marina de Lagos

__________________________

__________________________

Referências

Documentos relacionados

Para que os objetivo geral fosse alcançado, tomaram-se como objetivo específico deste trabalho: Elaborar questionários para obtenção dos resultados determinados no objetivo

De acordo com a Atualização do Plano Integral de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGIRS) do Município de Villavicencio, emitido pela Prefeitura em 2015, a gestão da

LANAGRO - MG Antimicrobianos - Betalactamicos e tetraciclinas Ampicilina Cefazolina Oxacilina Penicilina G Penicilina V Clortetraciclina Oxitetraciclina Tetraciclina

Diante desse problema, o município propôs dois objetivos concretos a serem atingidos a médio e longo prazo: o cuidado com o meio ambiente por meio da redução de resíduos

Dentre os resíduos gerados pela indústria de papel e celulose, foram escolhidos três (Figura 1) para o desenvolvimento do presente estudo em relação a potencialidade dos mesmos

O Plano de Gestão de Resíduos do Serviço de Laboratório encontra-se dividido para as áreas de ensaios Fisico-Químicos e Microbiológicos, já que o tipo de resíduos produzidos

Descrição: Levantamento, classificação e definição dos resíduos gerados na exploração florestal e processamento (Plano de Gestão de Resíduos) Condicionantes para a

O trabalho objetivou promover uma análise e reflexão sobre impactos socioambientais decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos urbanos na Costa do