• Nenhum resultado encontrado

MONTES CLAROS, segunda e terça-feira, 6 e 7 de dezembro de 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MONTES CLAROS, segunda e terça-feira, 6 e 7 de dezembro de 2021"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ANO XVI - Nº 4.282 MONTES CLAROS, segunda e terça-feira, 6 e 7 de dezembro de 2021

Estudoindicaquemanipulaçãodosistemanervoso ajudaa achar caminhos menos tóxicos para tratar o melanoma, o mais agressivo câncer de pele.

Neurôniossensoriaispodemseinfiltrarnostumores, o que permitiria controlá-los “por dentro”.PÁGINA 8

Cura menos traumática

Estar em casa não garante segurança absoluta a crianças. Dados do Samu mostram que, em 7 meses de 2020, houve 335 acidentes domésticos em MOC

envolvendomenores de 12 anos. Quedas são os regis- trosmaiscomuns. “Todocuidado épouco”,diztenen- te do Corpo de Bombeiros.PÁGINA 5

Doce e perigoso lar

Acesso a cinemas, bares, clubes, reuniões e eventos em Montes Claros estará condicionado à apresenta- ção do documento que comprove que a pessoa está

com o esquema de imunização contra a Covid com- pleto. Se estiver no período da terceira dose, o mora- dor deverá buscar uma unidade de saúde e se vaci-

nar. Para menores de 18 anos, o passaporte não será exigido. Na ausência da vacinação, deverá ser apre- sentado teste negativo de RT-PCR. PÁGINA 3

COLUNA ESPLANADA-Leandro Mazzini ..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

. página2

PRETONO BRANCO -AldeciXavier

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

. página3

CONVERSAINTELIGENTE -Will Nunes ..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

. página5

GENTE& IDEIAS-Drika Queiroz

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

. página6

Passaporte da vacina começa a valer dia 10

uCOLUNAS

PÁGINA 9

DIVERSÃO COM SEGURANÇA – Quem quiser ir ao cinema não poderá esquecer o cartão comprovando estar em dia com a proteção contra a Covid

SUSTO– Adara quebrou o braço após pular em casa pode emplacar

novas marcas

LEO QUEIROZ

ARQUIVO PESSOAL

(2)

NO ALAMBRADO

O BB procurou a CBF para oferecer patrocínio à Seleção Feminina de Futebol e os diretores saíram da sede encostando no alambrado. A entidade es- portiva quer dinheiro na conta, não prestação de contas.

BOLSA-DETENTO

O deputado Loester Trutis (PSL-MS) quer acabar com o famigerado Bolsa-presidiário, que custou R$ 3,6 bi ao Brasil nos últimos seis anos. Seu PL 2.426/21 em tramitação prevê, a priori, a suspen- são do pagamento do benefício por quatro anos.

È FINITA

Com o fim de sua adidância na Embaixada em Roma, o delegado federal Fernando Segovia, ex- diretor geral relâmpago da PF na gestão Michel Temer, pode se lançar candidato à presidência da Fenadepol.

DAMARES AIR

A ministra da Mulher e Direitos Humanos, Dama- res Alves, promove caravanas políticas em jatos da FAB. Dados via Lei de Acesso à Informação mos- tram plano de voo eleitoral, com passageiros depu- tados, assessores, secretários. Nos últimos seis me- ses, 31 deputados caroneiros viajaram com a anfi- triã, com média de 12 passageiros por avião.

LOTAÇÃO AÉREA

Em 26 de agosto, Damares foi ao Mato Grosso do Sul para conferir “a real situação que assola os indí- genas”. Levou a senadora Soraya Vieira Thronicke (PSL-MS), as deputadas Bia Cavassa (PSDB-MS) e Rose Modesto (PSDB-MS), e mais 10 pessoas. Em agenda no Paraná, para “Visita Oficial aos Municí- pios de Cianorte, Paranavaí e Maringá/PR”, a mi- nistra levou Filipe Barros (PSL-PR) e Ricardo Bar- ros (PP-PR).

TIROS...

Os homicídios por armas de fogo oscilaram miste-

riosamente de 2015 a 2019, segundo dados do Atlas da Violência. Em 2015, foram 41.817 casos. Em 2016, 44.475 registros (+ 6,4%). No ano seguinte, 47.510 assassinatos (+ 6,8%). Em 2018, redução ex- pressiva de 13% (41.179 casos). Em 2019, mais que- da: 30.825 homicídios – menos 5,1%.

...NOS DADOS

O que seria boa notícia é tido como potencial camuflagem da realidade. O Atlas alerta que a redução “deve ser vista com grande cautela”:

Desde 2019 o Governo Bolsonaro já editou pelo menos 30 medidas que alteram o modelo de apu- ração de índices.

TURISTA NA LAMA

Destinos turísticos internacionais do Sul da Bahia, as paradisíacas Praias do Espelho e de Caraíva, em Porto Seguro, viram inferno para turistas em dias de chuva. Em especial na “reta dos búfalos” – o rio dos Frades alaga a estrada de terra. Há 10 dias, dois caminhões tombados e uma van atolada bloquearam a pista. O Estado empurra a conta para a Prefeitura, e a adminis- tração informa que passa o trator.

E VOCÊ NA FILA

Game Talks BB, BB Game Series, Stream Battle BB etc. A gama de produtos do bancão oficial para os

“gamers” vem de pesquisa do marketing: a institui- ção precisa investir neste mercado. Jovens conso- mem cada vez mais produtos via e-games. Enquan- to isso, com 28 mil funcionários em home office, o cliente sofre na fila.

‘REFUGIADOS’ DAQUI

A atenção do brasileiro para imigrantes estrangei- ros não é a mesma a “refugiados” dentro do país.

Sobrevivem com apoio da Igreja no DF há seis anos sete famílias expulsas por milícias de Campo Gran- de, no Rio. Um pai foi executado ao fugir para o Piauí. Outro, recusado no programa de proteção a testemunhas e segue escondido.

COLUNA ESPLANADA

Opinião

Em 2003, depois de sete anos tramitando no Con- gresso Nacional, o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741) foi aprovado. Embora muitos direitos tenham sido assegurados, a violência contra a pessoa idosa con- tinua sendo uma cruel realidade no Brasil. A pande- mia Covid-19, que colocou principalmente esse gru- po em isolamento, fez com que os casos de violên- cia aumentassem. Comparando 2019 com 2020, o aumento foi de 53%, ou seja, o Disque 100, número disponibilizado pelo governo federal para receber denúncias, recebeu quase 80 mil ligações. Nem a lei e nem as projeções populacionais que indicam que quase 15% dos brasileiros são idosos e que a expectativa é de que em 2050 esse percentual seja de 30% têm sido capazes de levar as autoridades a fazer o Estatuto do Idoso ser cumprido e nem têm provocado a construção de uma legislação mais dura e eficaz para coibir as múltiplas violências contra a pessoa idosa.

A violência econômica tem se tornado a mais co- mum das violências. Fa- miliares, amigos ou pes- soas próximas se apro- priam da aposentadoria do idoso, deixando-o sem recursos para levar a vi- da digna que merece. Por- que, ao contrário do que se imagina, a terceira ida- de, embora inativa, é eco- nomicamente uma clas- se forte. Dados do Institu- to Brasileiro de Geogra- fia e Estatística (IBGE) mostram que, hoje, 64%

das cidades brasileiras dependem do dinheiro

das aposentadorias, o que evidencia a importância dos idosos para a economia. Na prática, muitos mu- nicípios não manteriam uma cadeia produtiva se não fossem os idosos. Eles também são responsá- veis por aquecer a economia entorno das viagens de turismo, cultura, diversão, lazer e atividades re- lacionadas ao bem-estar. Soma-se a isso o papel que muitos desempenham na família. Ajudam fi- lhos, criam netos e, muitas vezes, colocam o que comer na mesa todos os dias.

Todas essas responsabilidades e os vários papéis que desempenham são motivos que reforçam a lu- ta por leis que possam de fato protegê-los das vá- rias violências de que são vítimas. Tudo isso, para que ser terceira idade deixe de significar ser cida- dão de terceira categoria.

EDITORIAL

Familiares, amigos ou pessoas próximas se apropriam da aposentadoria do idoso, deixando-o sem recursos para levar a vida digna que merece

reportagem@colunaesplanada.com.br LEANDRO MAZZINI

Congresso chuta a pauta

Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Os deputados já chutaram o balde de 2021 e disfarçam uma presença em Brasília a partir de hoje, mas focam suas atividades nas bases eleitorais em ritmo de férias – e com foco nas pré-campanhas para ano que vem. A turma ficou aliviada com um Ato da Mesa (218/21) que adiou para 2022 a obrigatoriedade de “votação presencial no mérito das proposições”. Isso quer dizer que as excelências não precisam mais vir a Brasília.

Os parlamentares podem continuar a marcar presença e votações remotamente. Já tem gente comprando passagens para praias do México e da Flórida, nos Estados Unidos.

Violências

DE MINAS

O NORTE

EXPEDIENTE

O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER www.onorte.net

Uma publicação da Indyugraf

CNPJ 41.833.591/0001-65

Gerente Administrativa:

Daniela Mello

daniela.mello@funorte.edu.br

Editora:

Janaina Fonseca

Coordenação de redação:

Adriana Queiroz (38) 98428-9079

Departamento Comercial:

Rodrigo Cheiricatti (31) 3236-8001 (31) 98884-6999 (38) 3221-7215 comercial@onorte.net Relacionamento com o assinante:

(31) 3236-8033

As criações intelectuais publicadas neste exemplar não podem ser utilizadas, reproduzidas, estocadas em banco de dados ou processo similar em qualquer forma ou meio mecânico, eletrônico, microfilmagem, fotocópia, gravação etc, sem autorização escrita dos titulares dos direitos autorais. Os textos das colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fale com a redação:

jornalismo@onorte.net Telefone: (38) 3221-7215 Endereço:

Rua Justino Câmara, 03 - Centro Montes Claros/MG - f/jornalonorte

(3)

PRETO NO BRANCO

Passaporte da vacina será obrigatório a

partir do dia 10

Só poderá entrar em cinemas, bares, clubes,

reuniões e eventos quem comprovar a imunização

u Até agora não consegui entender a troca familiar

feita entre parlamentares petistas na Assembleia e CâmaraFederal.Trata-sedamovimentaçãofeitaen- tre o deputado estadual Virgílio Guimarães e o fede- ral Paulo Guedes. Entenda a manobra: o ex-prefeito deCapitãoEnéas,CésarEmílioLopes,queestavalota- donogabinetedodeputadoPauloGuedes,foiexone- rado para assumir vaga na Assembleia no gabinete deVirgílioGuimarães.Emcontrapartida,Virgílioexo- nerou o filho de César, Lício César Lopes Oliveira, e este imediatamente foi contratado para o gabinete de Guedes.

Pacheco e Lula

Se a intenção dos partidos é confundir o eleitorado brasileiro,estãoconseguindo.Agoramesmoaimpren- sa nacional divulga que o presidente do PSD, Gilberto Kassab, está articulando o nome do senador Rodrigo Pacheco(PSD)paraserovicenachapaencabeçadapor Lula(PT).Nãoacreditoqueapropostatenhacomovin- gar, já que eleitoralmente não terá nenhum peso em Minas. Pacheco foi eleito com perfil de candidato de direita.Seaparecernosbraçosdaesquerdaéfisiologis- mo e o eleitor não aceita. Nãotem perfil de esquerda.

Novos voos

A boa notícia para o Norte de Minas é de que está previstaparafevereirodopróximoanoachegadade nova companhia aérea em Montes Claros. Trata-se daLatamLinhasAéreas,queapresentoupropostapa- ra ligar a cidade ao Nordeste. Os voos ainda depen- demda autorização da Anac, que estáanalisando os pedidos para autorizar a concessão.

Tucano sem bico

Nãoserásurpresase,deagoraatéasconvenções,o PSDB nacional sofrer esvaziamento, com a fuga de lideranças. Ao contrário do que muitos imaginavam, a escolha do governador de São Paulo, João Dória, paradisputarapresidênciadaRepública,vemprovo- candoturbulêncianabasetucana.Alémdodeputado mineiroAécioNeves,quejádeumostraquenãoacom- panha o partido, nesta semana, quem manifestou neste sentido foi o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que declarou estar aberto ao diálogo com outras candidaturas.

Tucano em Moc

SeasbasesdoPSDBnacionalestãoestremecidascomo anúnciodesaída devárias lideranças,aqui pelasbandas deMontesClarosaagremiaçãocontinuadesorganizadae desestruturada. Aliás, a única cidade em que ainda está vivaachamadaagremiaçãoéTaiobeiras,queháquase20 anossemantémnopoder.Aliás,poraqui,namesmatoa- daestáoDEM, quetambémseencontra àderiva.

Promoção na PMMG

Divulgamos na última coluna a relação de oficiais do Norte de Minas, que estaria numa possível lista para serem promovidos. Infelizmente entre os majo- res da 11ª RPM somente Fernandes da 13ª Cia de São Francisco foi promovido a tenente-coronel. Outras promoções divulgaremos na próxima coluna.

Troca no PT

PRECAUÇÃO– Para pessoas abaixo de 18 anos, o passaporte não será exigido.

Na ausência da vacinação, deverá ser apresentado teste negativo de RT-PCR

Aldeci Xavier aldecixavier@gmail.com

Márcia Vieira

Repórter

A partir de 10 de de- zembro,oacessoacine- mas, bares, clubes, reu- niões e eventos em Montes Claros estará condicionado à apre- sentação obrigatória do passaporte da vaci- na, comprovando que a pessoa está com o es- quema de imunização completo.

A prefeitura trouxe a determinação em de- creto publicado em 19/11/2021, para que houvesseumaprepara- ção para adoção das medidas. De acordo com assessoria da pre- feitura, como o texto le- galprevêoesquemava- cinal completo, se esti- vernoperíododatercei- ra dose, a pessoa deve- rá buscar uma unidade e se vacinar.

Para pessoas abaixo de 18 anos, o passapor- te não será exigido. Na ausência da vacina- ção, deverá ser apre- sentado teste negativo de RT-PCR, com ante- cedência máxima de 72 horas. No momen- to, a vacinação em Montes Claros chegou à faixa etária dos 12 anos e a Secretaria Mu- nicipal de Saúde está disponibilizando a ter- ceira dose para qual- quer pessoa acima de 18 anos que tenha com- pletado 5 meses de in- tervalo da segunda.

Diretora do Ibis Cine- ma, no Shopping Ibitu- runa, Paula Fagundes considera a medida acertada.Paraela,omo- vimento do público es- tálongedesercomoan- tes da pandemia, entre- tanto, está fluindo. “Es- p e r a m o s m e l h o r a s com o tempo, confor-

me as pessoas forem des- cobrindo que o cinema es- tá funcionando. Muitos ainda não sabem. A gran- demaioriadosquevêmes- tão vacinados e apresen- tam o passaporte sem pro- blemas. Estamos cami- nhando”, afirma.

A cuidadora Ester Nu- nes disse que se sente mais seguracom aexigên- cia de vacinação. “Fui as- sistir ao filme do Galo e achei tudo tranquilo. No momento da compra do ingresso eles pedem o comprovante e alertam para que fiquemos com o documento em mãos pa- ramostrarcasoafiscaliza- ção chegue ao local. Não houve tumulto e é um dos poucos lugares em que me sinto protegida e não tive receio de ir”, disse.

Em Montes Claros, a as- sessoria de comunicação da prefeitura informou que será aceito o cartão fí- sico,queaspessoasrecebe- ram no ato da vacinação.

Jácomodocumentoque é retirado pelo Aplicativo

“Conecta Sus”, nem todos têm tido sucesso ao bus- car a comprovação. O jor-

nalista Mauro Miranda, já vacinado com as duas do- ses,sesurpreendeuaobus- car o App e não encontrar o registro.

“É umasituação compli- cada. Vacinei no primeiro dia, quando abriu a vaci- na para minha idade. Nes- te intervalo fiz a vacina- ção contra a gripe. Na da- ta certa da segunda dose eu fui e fiz tudo conforme deveria ser. Baixei o apli- cativo e tenho o QR Code da primeira dose, pois, co- mo viajo muito, em ou- tros municípios eles pe- dem comprovação de va- cinação, mas a segunda

dose não foi lançada”, dis- se Mauro, que nos próxi- mos dias vai participar de um evento nacional e terá que apresentar o docu- mento oficial do Ministé- rio da Saúde.

“Se não tiver o compro- vante válido para eles, que é o do Conecta SUS, vou ter que fazer um teste de RT-PCR. É um transtorno financeiro,transtornomo- ral e mais um trabalho que vou ter. Como quero e vou participar do evento, além dos valores com ta- xas do evento, transporte ehospedagem,vouter que arcarcomoexamesemne- cessidade,jáquefuiimuni- zado com as duas doses”, relatou o jornalista, pon- tuando que buscou a Se- cretariaMunicipalefoiin- formado de que o erro se- ria do SUS. Ele foi orienta- doaaguardar10diaseten- tar novamente, porém, o eventoaconteceantesdes- se prazo.

Atéofechamentodaedi- ção, a Secretaria de Saúde não deu retorno sobre a si- tuação do jornalista e se houve algum outro caso

semelhante. Jornalista, articulista, analista político e empresarial

LEO QUEIROZ

Em Montes Claros, está disponível a

terceira dose para qualquer pessoa acima de 18 anos que tenha

completado 5 meses de intervalo da segunda

(4)

CONVERSA INTELIGENTE

Cadastro escolar

2022 termina sexta

Educação

Interessados no EJA e ensino profissional também podem se inscrever no Sucem

u

INSCRIÇÃO– Pais, responsáveis ou o aluno maior de idade podem acessar cadastroescolar.educacao.mg.gov.br

Causou um ciúme danado a ausência do prefei- to de Montes Claros, Humberto Souto, durante a solenidade de inauguração da ponte sobre o cór- rego Vieira na Avenida João XXlll. Como sempre ausente,Soutoparticipoudeformavirtualdeixan- doovice-prefeito,GuilhermeGuimarães,ocupan- do espaço, dando sinais claros de que ele é o no- me para 2024. O fato causou uma ciumeira dana- da entre aliados apegados ao poder.

Inacabadas

Com a torneira aberta jorrando milhões em obras inacabadas, o prefeito ausente Humberto Souto (cidadania) já começou fazer a velha estra- tégia de sempre: inaugurar obras dentro de um cronogramacrescente,próximodaeleição.Ajusti- ficativa para o atraso são as chuvas, Natal, fim de ano.Depoisretornaapassosdetartaruga,intensi- ficando o trabalho próximo da eleição (2022).

Federalização

A bancada federal do PSB aprova a proposta da federalização, unindo PT e o PC do B, com a possi- bilidade de atrair Rede e PV.

Queda

Com uma votação em 2018, em Montes Claros, de22.560 votos, a deputada estadualLeninha (PT) viu uma queda considerável na sua votação na disputa municipal do ano passado (10.685 votos).

Perdeu em uma eleição, no maior município do Nortede Minas,11.875 votos. Issotem preocupado o staff da deputada.

Prrocupado

O deputado estadual Gil Pereira (PSD) também anda preocupado com sua votação em Montes Claros. Entre 2014 (27.301) e em 2018 (16 .349), per- da de 10.952 votos.

Pimenta

OdeputadoestadualCarlosPimenta(PDT),quenas últimas eleições tem tido sérias dificuldades de elei- ção, reavalia sua estratégia política em Montes Cla- ros, inclusive nomeando suplentes de vereadores.

Moeda digital

O Banco Central pretende ampliar as formas de pagamento no Brasil com a versão da moeda vir- tual brasileira.

Esta é a última sema- na para fazer a inscri- ção no Sistema Único de Cadastro e Encami- nhamento para Matrí- cula (Sucem) para estu- dar na rede pública de ensino em 2022. O pra- zo termina nesta sexta- feira. Entre as possibili- dades de escolha há a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o ensino profissional.

O Cadastro Escolar 2022 é destinado aos alunos que vão ingres- sar na rede pública de ensino ou que preci- sam mudar de escola no próximo ano e não renovaram matrícula.

Também devem se inscrever os estudantes que pretendem ingres- saremcursosdaEduca- ção Profissional em umaescoladaredeesta- dual,naEducaçãodeJo-

venseAdultos(EJA),noEn- sino Médio em Tempo In- tegral(EMTI)eaindaaque- les que desejam retomar os estudos.

Pais, responsáveis, ou o próprio aluno maior de idadepodem acessaro site cadastroescolar.educacao.

mg.gov.br. Os candidatos devem apresentar infor- mações como nome com- pleto; data de nascimento;

endereço; CEP;númeroda carteira de identidade do aluno, se possuir; CPF do aluno, se possuir; filiação ou nome do responsável legal, entre outros.

Aqueles que não têm acesso às tecnologias digi- tais podem comparecer às escolasestaduaise/oumu- nicipais,nasua cidade, pa- ra realizarem a inscrição.

É necessário adotar todas as medidas de segurança estabelecidaspelaSecreta- riaEstadualdeSaúde(SES-

MG), em decorrência da pandemia de Covid-19.

Para esclarecer possí- veis dúvidas dos candida- tos, a Secretaria elaborou um documento com as principais dúvidas sobre o Sucem.

No caso da EJA, desde o ano passado a SEE/MG es- tá trabalhando para refor- mular e fazer com que a modalidadedeensino seja mais focada nas realida- des dos estudantes que de- sejam concluir a forma- ção em tempo mais curto.

O conjunto de ações volta- daspara oaperfeiçoamen- to da proposta é chamado de EJA Novos Rumos e já tem mostrado resultados positivos.

NaEJA,oestudantefina- liza o ensino fundamental em dois anos e o ensino médio em um ano e meio.

Para participar da modali- dade de ensino é necessá-

rioter15 anos, paraingres- so nos anos finais do fun- damental, e 18 anos, para ingresso no ensino médio.

Profissional

Na educação profissio- nal, a Secretaria também oferece vagas em escolas estaduais para diversos cursostécnicos,comoven- das, artes visuais, infor- mática, recursos huma- nos, administração, segu- rança do trabalho, logísti- ca, marketing, entre ou- tros. Podem se inscrever estudantes matriculados no 2ª ou 3ª ano do ensino médio regular ou na EJA da rede pública, e também aqueles que já concluíram o ensino médio.

Os interessados devem acessar o Sucem, selecio- nar o tipo de ensino “Edu- cação Profissional” e fazer a inscrição.

(*) AGÊNCIA MINAS

Ciumeira

Apresentador de TV e observador da cena política

CEMIG/DIVULGACAO

Will Nunes willnunesjornalonorte@gmail.com

(5)

Larissa Durães

É bem verdade que fi- car em casa no período de “lockdown” ajudou na diminuição dos ca- sos de contaminação por Covid-19. Mas tam- bém abriu brecha para que crianças de até 12 anos sofressem aciden- tes domésticos. Segun- do o Serviço de Atendi- mentoMóvel de Urgên- cia (Samu), houve 335 ocorrências deste tipo somente de janeiro a julho de 2020. Quedas representam a maio- ria dos registros: 129 ocorrências. O Samu não tem os dados de 2021 disponíveis.

Pais que acreditam que os filhos estão com- pletamente protegidos em casa estão engana- dos, diz o tenente Kolek Pereira, do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Montes Claros. O ris- coexisteporque,muitas vezes, as crianças estão sem custódia de um adulto ou os responsá- veis não estão muito atentos a elas.

Ele diz que os aciden- tes podem ser de diver- sasnaturezas.“Queima- duras,introduçãodeob- jetos nos orifícios (do corpo), ficar presa em grades de proteção, en- tre outros”.

Há o risco, inclusive, deosacidentestermina- rem em morte.

“Os pais devem man- ter uma atenção maior com as crianças, princi- palmentenãodeixando-

as manusear objetos pon- tiagudos, nem brincar na cozinha ou subir em algo de onde possam cair. E se for sair, cuidado com ruas, carros, motos, clubes e bal- neários”, alerta.

Quem sabe que o perigo pode estar dentro de casa é Laíza Coelho Gomes. Mãe de uma menina de 3 anos, muito curiosa, ela conta queviraemexeafilhaAda- rasecolocaemsituaçõesar- riscadas.

“Na pandemia, parece que a energia dela aumen- tou, e aí subia nas coisas e pulava muito. Mesmo com agentesempredeolho, não conseguimos evitar tudo, e, umdia,pulandodacadeira, ela caiu e quebrou o braço”.

Emoutraocasião,ameni- naenfioubolinhasnonariz no curto tempo em que a mãe foi buscar água para ela. Os pais tentaram tirar comumapinça,eencontra- ramduas.Nodiaseguinte,a filhareclamoudedorde ca- beça.“Aí descobriquetinha ficadomaisuma,quenãotí- nhamos visto. Levamos ao médico e, chegando lá, ela engoliu. Dois dias depois, apareceu nas fezes”, diz.

“Às vezes, só o olhar dos pais sobre os filhos pode não ser suficiente”, diz o te- nenteKolek.Poristo,eledá conselhos sobre como ten- tar evitar acidentes com crianças em casa. “Adultos precisamaumentaraaten- ção, pois basta uma distra- ção para o pior acontecer.

Tudo pode ocorrer em fra- ção de segundos. Por isto, insisto em dizer que toda atenção é pouca”, alerta.

OtelefonedoSamué192.

Pandemia escancara riscos dentro de casa

Em 2020, Samu registrou 335 acidentes domésticos com crianças em 7 meses

u

ARQUIVO PESSOAL

SUSTO– Laíza e a filha Adara: braço quebrado durante brincadeira em casa

(6)

A nova unidade foi inaugurada no dia 6 de dezembro, segunda-feira, e rece- beu clientes para um saboroso café da manhã. A loja está localizada na Rua Coronel Joaquim Costa, ao lado do campus São Norberto da Funorte.

Com um espaço agradável e organizado, a Xodó, que neste ano celebrou 50 anos, tem canetas, lápis, cadernos, mochilas e diversos itens disponíveis para estudantes e professores.

Além disso, a Xodó traz também uma grande variedade de brinquedos e

artigos para compor a decoração das árvores e do ambiente como um todo.

A loja também possui grande variedade de mimos, lembrancinhas e presentes.

“O novo endereço vai nos permitir atender melhor os nossos clientes. Quem vier nos visitar vai encontrar muitas novidades e muitas promoções. Temos material escolar, artigos de papelaria, brinquedos para a criançada e diversas opções de presente que cabem em todos os bolsos. Venham nos visitar!”, disse Raquel Muniz.

Papelaria Xodó e Presentes está em novo endereço

Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo. Isaías 11:1

Raquel Muniz recebeu amigos e clientes, nesta segunda-feira (6), na inauguração da Papelaria Xodó e Presentes

A Xodó traz uma grande variedade de artigos para compor a decoração das árvores e do ambientes para o Natal

A papelaria está localizada à rua Cel. Joaquim Costa, 491B, Centro. São muitas as opções:

cadernos, mochilas e diversos itens disponíveis para estudantes e professores

A estilista Maria Marlene, cliente da loja, foi conferir as novidades

Frederico Pereira Santos e Tuane Lopes Cordeiro Pereira foram prestigiar a nova unidade

Suely Nobre e Raquel Muniz receberam alunos, professores, fornecedores e clientes

A Papelaria Xodó está de endereço novo, em uma loja ampla, linda e aconchegante

Gente & Ideias

Drika Queiroz

genteideiascomunicacao@gmail.com

(7)

NodiatrêsdedezembroTioTom–PetronilhoNarci- so Júnior fez aniversário. Foi meu ídolo na infância e mantenho essa admiração.

Lembro-medeumdosseustrabalhosparaoColé- gio São José, cuja execução segui passo a passo. A cartolina foi emoldurada por durex vermelho e nela foram colocados ilustrações e seus nomes em In- glês.Eu tinha sete anos e ele 13, pois tem seis anos a mais do que eu.

FoiTioTomquemmeensinouaandardebicicletana RuaCarlosPereira,emfrenteasuacasa.Foinumabici- cleta de tamanho médio de cor verde. Ele a segurou portráseempurrando-amesoltouaosberros:“peda- la!!! Olha pra frente!!!” Daí por diante soube como an- dar de bicicleta. Aos sete também aprendi a nadar.

Ele ganhou uma luneta. Ficávamos avistando ao longe. Apontávamos para a lua, a serra, algo mais alto adiante, a torre da Catedral e nos deliciávamos comavisãonítidadosdetalhesdistantes.Cadareve- lação visualizada desencadeava emoções.

TioTommanifestavagêniocriativo.Promoviapes- cariasde objetos escondidos na serragem comuma argola à mostra e pescados com vara e anzol, numa espécie de jogo de azar. Pagava-se por um ingresso fixoea tentativaerafeita.Obrogodó erasemelhan- te. Ele pegava enfeites e brinquedos e escrevia num papelzinhoonomedeles.Apóspagarumpreçoesti- pulado,omeninopegavaumdospapeizinhos,abria e lia o que havia ganhado. Montava uma banca de revistas usadas, colocando-as na porta da rua de- penduradas num cordão para venda.

Tio Tom pegava pedaços de películas de filmes des- cartadas no cinema, a cada ruptura delas durante a projeção. Montava um projetor numa caixa de sapatos munida com um jogo de lentes por dentro e com uma luz atrás, entre o filme e a lente, colocava um lençol branconaparede,aguisadetela,ameninadasentava- seemcadeirasenfileiradas,apagava-sealuzecomeça- vaocineminha.Aempolgaçãoerapropulsoraparano- vas descobertas.

Convidandoamigosefazendoensaios,eramcomuns sessõesdeteatronoquintal.Tambémhaviatreinamen- to para quadrilha junina e horas dançantes com ami- gos da sua idade na sala da casa. Eu menina olhava encantada.

Erabomversuacapacidadederealizar.Depois,econo- mista, seria professor de Economia. O mundo mágico saído da cabeça de Tio Tom me deixava maravilhada.

Tio Tom

Frida e Pagu

yanmar@terra.com.br

Tio Tom pegava pedaços de películas de filmes descartadas no cinema, a cada ruptura delas durante a projeção.

Montava um projetor numa caixa de sapatos munida com um jogo de lentes por dentro e com uma luz atrás, entre o filme e a lente, colocava um lençol branco na parede, a guisa de tela, a meninada sentava-se em cadeiras enfileiradas, apagava-se a luz e

começava o cineminha. A empolgação era propulsora para novas descobertas

(8)

Vivian Chagas (*)

Do Hoje em Dia

Umestudo comanda- do pela Universidade Federal de Minas Ge- rais (UFMG) identifi- cou que a manipulação do sistema nervoso po- de ser um caminho pa- ra encontrar maneiras de tratamento menos agressivas e tóxicas pa- ra o melanoma, o tipo mais agressivo do cân- cer de pele.

A conclusão é de uma pesquisa de três a n o s r e a l i z a d a e m conjunto com cientis- tas do Hospital Sírio- Libanês, da Universi- dade de São Paulo (USP), da Universi- dade Federal do Oes- te da Bahia (Ufob), da Federal de Goiás e de colaboradores internacionais.

Em análises iniciais, os pesquisadores já ti- nham constatado que os neurônios senso- riais se infiltram nos tumores. Essas células são responsáveis, por exemplo, pelo paladar e o tato.

OprofessordoDepar- tamento de Patologia da UFMG e coordena- dor da pesquisa, Ale- xander Birbrair, expli- cou que, com a desco- berta,é possível contro- lar o tumor “por den- tro”, de forma que ele promova a própria ex- tinção e também blo- queieodesenvolvimen- to do melanoma.

Para comprovar is- so, os estudiosos sepa- raram dois grupos de camundongos trans- plantados com mela-

noma. Uma parte passou p o r u m p r o c e s s o d e superativação dos neurô- nios sensoriais e, como re- sultado, teve uma redu- ção na progressão do cân- cer de pele.

Já os camundongos que tiveram os neurônios de- sativados sofreram um avanço com mais rapidez domelanoma.Adescober- ta possibilita pensar em novos tratamentos contra o câncer de pele que sejam menos desconfortáveis e tóxicos para os pacientes.

“Infelizmente, os trata- mentos de quimiotera- pia são muito tóxicos, porque além de matar cé- lulas cancerígenas, elimi- nam também as saudá- veis do organismo, daí os efeitos colaterais. Outra consequência é que o mé- todo também afeta os ner- vos sensoriais. Portanto, usar neurônios como al- vo pode ser uma alterna- tiva menos invasiva e tó- xica”, explica Alexander Birbrair.

Aindasegundoocoorde- nador do estudo, a pesqui- sa pode servir de base pa- ra o desenvolvimento de métodos e tratamentos menos invasivos de com- bate às células tumorais.

O grupo agora está ex- plorando a função destes neurôniosem outrostipos decâncer, como de mama, próstata e pulmão.

A pesquisa recebeu finan- ciamento do Instituto Serra- pilheiraetemapoiodoConse- lho Nacional de Desenvolvi- mentoCientíficoeTecnológi- cos (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pes- soal de Nível Superior (Ca- pes) e da Fundação de Ampa- roàPesquisadoEstadodeMi- nas Gerais (Fapemig).

O artigo com os resulta- dos do estudo foi publica- donarevistacientífica“Ac- taNeuropathologicaCom- munications”.

Câncer de pele

O câncer de pele é o mais frequente no Brasil, segundooInstitutoNacio- naldoCâncer (Inca).Ome- lanoma ocorre em 3% dos casos malignos, e é o tipo mais grave da doença, de- vido à sua alta possibilida-

de de provocar metástase, a disseminação para ou- tros órgãos.

As causas podem ser variadas, tanto genéti- cas como ambientais. Is- so faz com que não haja uma maneira 100% efi- caz de evitar que o cân- cer apareça, mas o diag- nóstico precoce pode in- fluenciar muito no prog- nóstico do paciente. Por isso, o check-up anual é importante.

ARQUIVO PESSOAL

Sistema nervoso pode ser a saída para tratamento menos tóxico do melanoma

u

Nervos amigos da pele

ALTERNATIVA À QUIMIOTERAPIA– Alexander Birbrair diz que pesquisa tem potencial para levar a tratamento menos tóxico para o paciente, reduzindo efeitos colaterais

Saúde

O câncer de pele é o mais frequente no Brasil, segundo o Inca.

O melanoma ocorre em 3% dos casos malignos, e é o tipo mais grave da doença, devido à alta possibilidade de provocar metástase

(9)

u

Novos feitos

PEDRO SOUZA/ATLÉTICO

Na busca pelo bi da Copa do Brasil, Galo pode emplacar outras marcas

Thiago Prata

I @ThiagoPrata7

Após findar um je- jum de quase 50 anos s e m t í t u l o d o Brasileirão, o Atlético ainda tem um com- promisso na competi- ção, na quinta-feira, às 21h30, diante do Grêmio, na Arena do Grêmio. Mas o foco do c l u b e e s t á v o l t a d o mesmo é para as duas partidas da decisão d a C o p a d o B r a s i l . Contra o Athletico- PR, nos dias 12 e 15, res- pectivamente, no Mi- neirão e na Arena da Baixada, o Galo vai em busca de mais um b i c a m p e o n a t o , s e u 90º triunfo na histó- ria do torneio, seu maior número de vitó- rias em uma só edição e mais R$ 56 milhões de premiação, além de tentar emplacar Hulk como artilheiro.

Marcas

Nestatemporada,oti- me conquistou o bi em sequência do Mineiro e o bi da Série A e agora luta pelo bi da Copa do Brasil. Campeão da competição mata-mata em2014,oAlvinegropo- de também chegar ao seumaiornúmerodevi- tórias em uma só edi-

ção. O elenco atual con- quistou sete triunfos, divi- dindo oposto com o Atléti- co de 2003. Caso supere o Furacão em, pelo menos, um dos dois duelos, se iso- l a n a l i d e r a n ç a d e s s e

“ranking”.

E se conseguir ganhar os dois confrontos da fi- nal, o Galo atingirá 90 triunfos na história da Co- pa do Brasil. Até agora, a equipe soma 88 vitórias, 38 empates e 48 derrotas em 174 partidas disputa- das desde 1989, quando a competição foi criada.

Premiação

Se for campeão, o Atléti- co angaria mais R$ 56 mi- lhões de premiação; o vi- ce renderia R$ 23 mi- lhões à agremiação. Um dos dois valores se junta- rá aos R$ 15,15 milhões que o Galo já faturou no torneio mata-mata, por ter participado da tercei- ra fase (R$ 1,7 milhão), das oitavas de final (R$

2,7 milhões), das quartas (R$ 3,45 milhões) e das se- mifinais (R$ 7,3 milhões).

Artilharia

O Alvinegro pode termi- nar também com o golea- dor da Copa do Brasil.

Com seis bolas na rede, Hulk lidera a artilharia. O principal concorrente é Renato Kayzer, do Athleti- co-PR, com quatro gols.

TRINCA À VISTA?– Atlético, do capitão Réver e do artilheiro Hulk, tenta conquistar seu terceiro título na temporada 2021

Em 2021, o Atlético conquistou o Mineiro e o Brasileirão e foi eliminado nas semifinais da Libertadores sem perder uma

partida sequer. O time agora busca a Copa do Brasil.

(10)

Em comemoração aos seus 25 anos de mercado, a ArchiCAD Construtora tem o prazer de apresentar o seu mais novo lançamento Soho Residence. Um empreendimento com in- fraestrutura completa e tecnologia de ponta a fim de garan- tir maior conforto aos seus moradores. O Soho Residente é a tradução da inovação e modernidade no ramo imobiliário e conta com uma localização totalmente privilegiada na cida- de de Montes Claros. Sem dúvida, o melhor investimento do momento e com a qualidade e compromisso da ArchiCAD.

Este colunista e um grupo de amigos estão a mil com a campanha intitulada: Feliz Natal com os Mensageiros da Paz. Juntos, estare- mos proporcionando momentos de alegria às famílias carentes de diversas comunida- des, que sofrem devido às consequências do cenárioquetodosnósestamosvivendo.Esta- mos solicitando aos nossos amigos e empre- sas cestas básicas e caixas de bombons que serãoentreguesnodomingo19 dedezembro.

Contamos com a participação de todos os amigos!!Énecessárioquetenhamossensibili- dade, que nos preocupemos com o próximo, precisamosagradecertodososdiasaoportu- nidadedeestarmosvivos,cadainstanteéim- portante demais quando se sabe viver inten- samente, dividindo e proporcionando quem precisa mais. Desde já o nosso muito obriga-

do!!! Faça contato conosco, para combinar- moscomopoderãoserentreguesasdoações:

Giu Martins : 38 991871000 - Vitória : 38 998402906

Campanha solidária Lançamento do Soho para

comemorar 25 anos

Vendas: 38 -3223 1422 / 99744 4004 Rua Santa Maria - 182, sala 05. Centro – Montes Claros www.aarchicadconstrutora.com

“Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por omitir.”

Giu Martins.com

Giu Martins giumartins.com

Faça parte da nossa lista de empresas que estão conosco nessa campanha.

Estaremos atualizando a lista diariamente em nossas redes sociais.

Contamos com você

Quanto mais famílias pudermos ajudar, será melhor!

a melhor notícia está no ar

sintonize 104.9

música, informação e entrevistas

Referências

Documentos relacionados

Não pode ser copiado, escaneado, ou duplicado, no todo ou em parte, exceto para uso como permitido em uma licença distribuída com um certo produto ou serviço ou de outra forma em

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

1595 A caracterização do repertório de habilidades sociais dos alunos do Grupo com Baixo Desempenho Acadêmico (GBD) e do Grupo com Alto Desempenho Acadêmico (GAD),

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação