• Nenhum resultado encontrado

O USO DO LASER NA DEPILAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O USO DO LASER NA DEPILAÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O USO DO LASER NA DEPILAÇÃO

MARTINS, Victor Grillo1 BARBOSA, Raul Moreira2 JUNIOR, Valmir Vieira de Miranda3 LAURINDO, Mateus Turini4

LIVIO, Milena dos Santos5

INTRODUÇÃO

A estética cresce constantemente no Brasil abrindo oportunidades no mercado de trabalho e está entre uma das areas mais procuradas, tanto pelo genero feminino quanto o masculino. No século XXI a procura pela constante manutenção da beleza virou habito fazendo com que novos métodos fossem estudados, tecnologias, gerando uma melhor qualidade nos procedimentos oferecidos, dentre eles a depilação.

A partir do contexto histórico, no Antigo Egito, na Antiga Grécia e no Brasil Colônia as mulheres tinham a preocupação com os pêlos indesejáveis, utilizavam-se de técnicas diversas mas não erão somente do cunho estético. Segundo Santos et.

al. a depilação é uma forma de higiene pessoal bem como uma vaidade feminina e masculina no que se refere a beleza. Na área da estétic, a depilação é uma das mais procuradas entre a população brasileira.

Nessa questão iremos evidenciar o método de depilação através do laser, um dos mais utilizados no meio estético e com maior eficácia, apresentando os tipos de laser, modulações mais comuns no processo depilatório e suas consequências.

1Graduando do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário são Camilo-ES, victorgrillomartins@gmail.com;

2 Graduando do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário são Camilo-ES, raulmoreirabarbosa@gmail.com;

3 Graduando do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário são Camilo-ES, juninho- nascimento@hotmail.com;

4 Graduando do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário são Camilo-ES, mateus.turini20@gmail.com;

5Professora orientadora: Centro Universitário São Camilo-ES, milenalivio@saocamilo-es.br Cachoeiro de Itapemirim – ES, maio de 2016.

(2)

MATERIAL E MÉTODOS

Realizou-se uma revisão bibliográfica, com utilização das seguintes bases de dados científicos: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Google Acadêmico e Science Direct. A pesquisa foi realizada e em maio de 2016, sendo analisados 7 (sete) artigos e 1 (um) livro com os descritores: laser, depilação, pêlos. Como critério de inclusão e exclusão foram selecionadas publicações no período de 1997 a 2016, obtendo-se 02 (dois) artigos de revisão, 05 (cinco) artigos originais e 1 (um) livro.

DESENVOLVIMENTO

A técnica da depilação por laser é a através destruição seletiva dos alvos na pele que acorre uma lesão térmica no tecido especifico por pulsos de radiação que são absorvidos pelos alvos e a luz é convertida em energia térmica, mecânica ou química rompendo tecido alvo (DRUMMOND, 2007).

Segundo ZINS e LEE (2008) tem três componentes básicos no laser, que são lasing, cavidade ótica e fonte de energização, que ao estado físico o meio ativo do laser pode ser: gasoso (atômicos, iônicos, moleculares), liquido (isolantes dopados, semicondutores) e elétrons livres (laser exímeros).

“A sua intensidade, referido como a densidade de potência (Pd) ou irradiância (E), é definida como a energia fornecida por unidade de área do tecido do incidente. Ele é medido em termos de potência do laser por diâmetro do feixe. Isto é, Pd varia inversamente com o quadrado do diâmetro do feixe de laser, como segue: Pd = (100 W) / d2, onde W é a potência do laser em Watts, e D é o diâmetro do feixe laser em centímetros, ou seja, 100W/cm 2 )“. (ZINS, LEE, 2008)

O laser de Diodo (LIGHTSHEER), SOFTLIGHT e o QUANTUM são aparelhos para a depilação a laser, entre os três aparelhos, o LIGHTSHEER se destacou no conforto, rapidez e segurança, o SOFTLIGHT mais barato e o IPL QUANTUM são o mais caro e associa a luz intensa pulsada com laser (GOMES, 2005).

Segundo SILVA 2015, o paciente pode apresentar depois da sessão

depilação com o laser infecções de pele, inflamações no local, lesões suspeitas de

(3)

malignidade na pele, queimaduras de primeiro grau ao terceiro grau e pode gerar alergia.

A depilação a laser é contra-indicado nas pessoas que tem problemas cardíacos portadores de marca-passo e cardiopatias congestivas, gestantes em qualquer idade gestacional, irradiação sobre a retina, processos bacterianos e infecções agudas, neoplasias e processos tumorais, pessoas portadoras de epilepsia grande mal; qualquer contra-indicação que o médico especifique (SILVA, 1997).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A popularidade da depilação a laser tem crescido nos últimos anos. Pouca gente sabe que para cada pessoa (de acordo com o tipo de pele, fios de cabelo) deve-se usar um tipo de laser específico. Cada laser possui um tipo diferente de tecnologia e comprimento de onda. Isso consequentemente, reflete na eficácia da remoção de pelos de acordo com as necessidades de cada pessoa (LOPES, VIEIRA, 2012).

Segundo Lopes e Vieira (2012) os lasers são geralmente denominados de acordo com o meio onde se encontra a cavidade óptica. Um dos lasers mais usados de conteúdo líquido contém um corante com rodamina.

Os lasers sólidos compreendem os de rubi, Nd:YAG, alexandrite, érbio e díodo. As fontes de energia são necessárias para estimular a produção do feixe de luz, e estas podem ser a eletricidade. Após o disparo pela fonte de energia, é necessário que o feixe de luz seja distribuído ao tecido. O sistema de distribuição modifica o feixe de laser e conduz a substância presente na cavidade óptica ao paciente (LOPES, VIEIRA, 2012).

Todos estes lasers são usados no tratamento clínico de uma grande

variedade de doenças e síndromes, de acordo com o seu comprimento de onda,

duração de pulso e energia (LOPES, VIEIRA, 2012).

(4)

Os lasers descritos podem ser operados de diferentes formas: Modo contínuo (CW) e pulsado. No modo de CW, o laser permanece ligado, emitindo luz de forma ininterrupta, fluxo constante tem uma duração de pulso de 0,25 segundos que leva um dano significativo para os tecidos, geralmente, este tipo de operação é realizado com o auxílio de um pedal. (ZINS, LEE, 2008 e LOPES, VIEIRA, 2012)

Os lasers pulsados funcionam como um interruptor, ou seja, o laser funciona como em CW, no entanto, a emissão de luz é feita em pulsos. A maior parte dos lasers utilizados em Dermatologia são pulsados, sendo os CW apenas utilizados como lasers de corte, em cirurgias. (LOPES, VIEIRA, 2012).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Apesar da modernização que temos nos dias atuais, a área da estética ainda continua num crescente, no entanto, como visto, muitas pessoas de ambos os gêneros procuram esta área por meio da vaidade e por momentos sem ao menos saber o resultado final de todo processo e suas possíveis consequências.

REFERÊNCIAS

CATORZE, Mª. G. Laser: fundamentos e indicações em dermatologia.

MedCutanIberLatAm 2009;37(1):5-27.

DRUMMOND, Aline Maria de Carvalho. Confiabilidade metrológica de

equipamentos eletromédicos a laser e a luz intensa pulsada. Rio de

Janeiro,2007. 120 p. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-graduação de

Metrologia para Qualidade e Inovação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de

Janeiro.

(5)

GOMES, C. F. S.; TOSTES, A. M. Sistema de apoio à decisão multicritério thor aplicado na avaliação das alternativas de aquisição de equipamentos de laser.

Gramado, 2005.

LEE, S; ZINS, J. E.; BOGDAN, E. Lasers General Principles and Physics. 2008.

SANTOS, J. M. P. DEPILAÇÃO MASCULINA: SÉRIE DE REGISTROS ENTRE O AUTORRETRATO E A PERFORMANCE. Revista Performatus, n. 14, jan. 2015.

SILVA, M. T. Eletroterapia em estética corporal. São Paulo: SP, 1997, 105 p.

VIEIRA, A. L.; LOPES, V. I. S. Aplicações do Laser em Dermatologia. Lisboa 2012, 56 p. Dissertação (mestrado) -Universidade Lusófona de humanidades e tecnologias, Faculdade de Ciências e Tecnologias da Saúde.

Referências

Documentos relacionados

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Por isso, trata-se de um execlente texto – talvez um dos mais bem elaborados da Coleção – não só para aqueles que estão iniciando seus estudos em Marx, mas também para aqueles

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

O autor alega em síntese que adquiriu 4 (quatro) sessões de depilação a laser díodo à ré, tendo efectuado essas 4 (quatro) sessões de depilação a laser díodo nas instalações

Diversas dessas drogas possuem potencial de abuso, ou seja, são passíveis da autoadministração repetida e consequente ocorrência de fenômenos, como uso nocivo (padrão de

No presente trabalho verificou-se que no primeiro molar inferior, no total de 224 dentes, 66 apresentavam-se com quatro canais, sendo dois canais mesiais e dois

Os lasers utilizados na medicina estética para tratar os sinais do envelhecimento cutâneo são um recurso terapêutico excelente para a promoção do rejuvenescimento facial

Conforme indicadores previamente obtidos, 1% de aumento na eficiência de combustão é considerado como uma redução equivalente de 1 a 1,25% no consumo de bagaço.. 76,85