• Nenhum resultado encontrado

Um exemplo notável de empreendedorismo social

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Um exemplo notável de empreendedorismo social"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Caso Reklusa

Um exemplo notável de empreendedorismo social

Nota prévia

A Reklusa é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), pioneira e única em Portugal, que tem como missão reconstruir as vidas de mulheres reclusas e ex-reclusas através do apoio à sua reinserção e integração social e profissional.

Este projeto iniciou-se com o trabalho voluntário de duas empreendedoras que visitavam reclusas para lhes dar apoio psicológico e emocional. Após algum tempo como voluntárias, elas sentiram a necessidade de atuar mais ativamente na vida das reclusas oferecendo-lhes uma possibilidade de habilitação profissional com impacto na sua autoestima e no sucesso da sua reinserção na sociedade.

Como refere uma destas empreendedoras: “Começamos a trabalhar mais as competências das reclusas. Algumas tinham jeito para fazer costura, outras crochê. Procuramos dar-lhes um incentivo ao trabalho, à ocupação a fazê-las ter um objetivo. Todas as pessoas têm capacidades e talentos. Foi por ter essa perspectiva que fui evoluindo, acabando por construir o nosso projeto, dez anos depois. Sentia que tinha identificado um problema e fui à procura de uma forma de resolvê-lo.”

Negócio social

A Reklusa é um negócio social criado, em 2010, por duas voluntárias que desenvolviam ações de interesse social no estabelecimento prisional de Tires. Contrariamente a um negócio tradicional, uma empresa social tem por objetivo ajudar pessoas em situação de fragilidade social e econômica, oferecendo um produto ou serviço que, além de ter um mercado, dá resposta a um problema que o Estado e a iniciativa privada não conseguem resolver. O foco de um negócio social é a resolução de um problema social, sendo o resultado obtido com a sua atividade uma forma de garantir a sua sustentabilidade.

Os negócios sociais têm surgido como resposta às disfunções do sistema capitalista que permitem que alguns grupos sociais tenham um acesso limitado a recursos essenciais à vida como, por exemplo, alimentação, habitação, saúde e educação. O problema social que a Reklusa procura solucionar é do a reintegração profissional e social de mulheres reclusas, apoiando-as na reconstrução das suas vidas.

No caso em questão, por iniciativa das empreendedoras, as reclusas do estabelecimento prisional de Tires passaram a ocupar os seus tempos livres nos ateliers de costura, onde confecionam os produtos da marca Reklusa. Essas reclusas não são funcionárias da Reklusa, pois elas recebem honorários pelos serviços prestados. Portanto, são pagas pelo seu trabalho e esta recompensa monetária permite-lhes, não só ajudar as suas famílias, mas também sair da prisão com a formação profissional, a confiança e os meios financeiros para começar uma vida nova.

A atividade da Reklusa teve início no estabelecimento prisional de Tires, mas rapidamente se

estendeu aos estabelecimentos prisionais de Santa Cruz do Bispo e da Carregueira. Os

principais beneficiários deste negócio social são as reclusas e ex-reclusas destes

(2)

estabelecimentos prisionais, que se tornam mais confiantes, aumentam a sua autoestima, a sua autonomia e a sua participação na sociedade.

Produtos e canais de venda

A Reklusa lança anualmente 2 coleções que incluem uma grande variedade de artigos, tais como malas, acessórios de moda e produtos têxteis. Os produtos da Reklusa são produzidos nos estabelecimentos prisionais de Tires, Carregueira e Santa Cruz do Bispo e incorporam matérias-primas nacionais.

O principal ponto de venda desta Instituição é a Loja Reklusa, na Rua das Amoreiras. A segunda fonte de obtenção de receita é a venda através de ações comerciais específicas como, por exemplo, as Campanhas do Dia da Mãe e do Natal, no Centro Comercial das Amoreiras.

Mas a Reklusa vende também diretamente para empresas como, por exemplo, a Mellom (coletes), o Parlamento Europeu, Continente (lancheiras Compal), Deloitte (capas, porta- joias), Associação Portuguesa de Psicoterapia (Sacos para Congressos), White Way (Sacos para Congressos), Escritórios de Advogados (Mochilas e Chapéus de Chuva).

Parcerias e recolha de fundos

Um pilar essencial ao crescimento sustentável da atividade desenvolvida pela Reklusa é a criação e manutenção de um conjunto de parcerias. A Reklusa tem tido uma experiência positiva ao lançar alguns dos seus produtos em parceria com outras instituições. Por exemplo, a Reklusa lançou uma carteira exclusiva, criada pela artista Teresa, inspirada num quadro de Vieira da Silva, que foi apresentada ao público no aniversário do Museu Vieira da Silva.

A Reklusa criou também uma mala para grávidas que foi fotografada com modelos de grávidas apoiadas pelo Ponto de Apoio à Vida, que irá divulgar esta mala junto do seu mercado alvo. A Reklusa celebrou ainda um acordo de parceria com a Lanidor para o desenvolvimento de 3 produtos cobranded

1

vendidos exclusivamente nas lojas Lanidor.

O sucesso do projeto Reklusa passa também pela obtenção de apoio financeiro de instituições públicas, de empresas e de particulares.

Por exemplo, a Loja da Rua das Amoreiras e o espaço da futura oficina da Reklusa foi formalmente concedido pela Câmara Municipal de Lisboa. A Caritas de Vila Franca de Xira doou uma grande quantidade de lãs de Arraiolos, que foram usadas na produção de malas.

A LET’S HELP é um fundo de investimento social que procura garantir a subsistência e a consequente ativação de projetos sociais válidos e sustentáveis criados e pensados numa lógica criativa e comercial. A Reklusa foi uma das instituições selecionadas pela Let’s Help para apoio financeiro, nomeadamente a oferta de 5 máquinas de costura.

A Reklusa também obtém recursos através da participação em projetos especiais de solidariedade apoiados por fundações e empresas e pela obtenção de donativos. Assim, por exemplo, foi vencedora do Prêmio EDP Solidária 2014, recebendo recursos no montante de

1

Cobranded: é o desenho e fabricação conjunto de um produto por uma ou mais empresas, tendo o

produto a marca de todas elas.

(3)

22.500 €, utilizados para apoiar a construção da nova oficina, espaço laboral em que foram criados 5 novos postos de trabalho por ano, para 5 ex-reclusas.

Demonstração dos resultados

A demonstração dos resultados da Reklusa apresenta os rendimentos e os gastos relativos ao período de relato. Seguidamente apresenta-se a Demonstração dos resultados referente a 2014, com o comparativo de 2013 (valores expressos em u.m.).

DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS 2014 2013

Vendas e serviços prestados 70.220 70.572

Subsídios à exploração

2

16.000 23.643

Custo das mercadorias vendidas e das matérias consumidas (24.500) (27.846)

Fornecimentos e serviços externos (48.930) (35.682)

Gastos com o pessoal (6.000) (766)

Outros gastos (3.000) (6.322)

Gastos de depreciação (4.005) (4.005)

Resultado operacional (antes de gastos de financiamento e impostos) (215) 19.594

Juros e rendimentos similares obtidos 0 1.306

Juros e gastos similares suportados (500) (980)

Resultado antes de impostos (715) 19.920

Imposto sobre o rendimento do período (500) (799)

Resultado líquido do período (1.215) 19.121

Questões:

1. Elementos e informação apresentada na Demonstração dos resultados

a. Qual o valor total dos rendimentos da Reklusa no ano 2014? Discuta eventuais exemplos destes rendimentos.

b. Qual o valor total dos gastos da Reklusa no ano 2014? Discuta eventuais exemplos destes gastos.

c. Analisando comparativamente as Demonstrações de Resultados dos anos de 2014 e 2013, explique a evolução do resultado líquido considerando a mudança na estrutura de rendimentos e gastos da Reklusa. O que explica a mudança de um lucro de 19.121, em 2013, para um prejuízo de 1.215, em 2014?

2

Refere-se às doações recebidas.

(4)

d. Porque razão a Demonstração de resultados de 2014 apresenta um gasto de imposto sobre o rendimento no valor de 500 u.m.?

e. Em que rubricas

3

da Demonstração dos resultados da Reklusa está refletida a atividade de produção e comercialização da carteira criada pela artista Teresa, inspirada num quadro de Vieira da Silva e apresentada ao público no aniversário do Museu Vieira da Silva?

f. A colaboração das grávidas apoiadas pelo Ponto de Apoio à Vida, que foram fotografadas no âmbito do lançamento da mala para grávidas produzida e comercializada pela Reklusa, está refletida em alguma(s) rubrica(s) da Demonstração dos resultados?

g. Em que rubrica da Demonstração dos resultados está refletido o valor que é pago pelo trabalho realizado pelas reclusas dos estabelecimentos prisionais? Por que está refletido nesta rubrica?

h. A Demonstração dos resultados da Reklusa apresenta informação sobre o benefício social proporcionado por esta Instituição?

i. A contabilidade tem servido desde a sua criação pelos banqueiros e comerciantes de Veneza para o registro de transações comerciais, auxiliando na expansão do comércio e, afirmam especialistas, dessa forma, contribuindo para a consolidação do sistema capitalista. Ao fazer o registro, mensuração e reporte de transações comerciais a contabilidade utiliza uma linguagem financeira, apoiada por uma lógica de eficiência e produtividade. Ou seja, reforça aspectos do sistema capitalista, apoiado na concorrência e competitividade. Muitos críticos da contabilidade tem se posicionado no sentido de que essa linguagem e lógica excluem grupos em situação de fragilidade como as mulheres reclusas representadas nesse caso de estudo, que em muitos se distanciam de “funcionários padrão”, produtivos e eficientes. Nas palavras de uma das empreendedoras, elas, por vezes, faltam ao trabalho por estarem deprimidas e sua produtividade não é a mais alta pela situação de exceção em que se encontram. Você concorda com essa crítica à contabilidade? Se sim, como a contabilidade poderia evoluir para reportar adequadamente os resultados e os gastos de negócios sociais como os da Reklusa?

3

Contas

(5)

2. Efeito das transações na demonstração dos resultados

a. Admita que durante o primeiro semestre de 2015 ocorreram as seguintes transações com efeito na Reklusa.

Transações

1. Compra a crédito de tecidos no valor de 8.000 u.m.

2. Pagamento às reclusas do estabelecimento prisional de Tires no valor de 5.000 u.m.

3. Venda a pronto pagamento de 200 unidades do saco Weekend, no valor de 4.000 u.m..

4. Obtenção de um donativo financeiro, no valor de 800 u.m..

5. Consumo de tecidos no valor de 7.000 u.m.

6. Obtenção de tecidos doados pela empresa Roman e avaliados em 5.000 u.m.

7. Pagamento das faturas de eletricidade, água e comunicações, no valor de 100 u.m..

8. Consumo de matérias primas no valor de 14.000 u.m..

a. Indique o efeito de cada uma das transações na Demonstração dos Resultados e/ou

no Balanço.

Referências

Documentos relacionados

Figura 24 - Focos e nódulos fenotipicamente alterados no fígado de ratos submetidos à carcinogênese química em 24 semanas.. Grupo DENA+AA, ausência de demarcação entre

Habiendo presentado un breve panorama de este periódico, cuya presencia no ha sido legitimizada (en comparación con el periódico El Tiempo, El Espectador o la revista Cromos y

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

II - os docentes efetivos, com regime de trabalho de 20 (vinte) horas semanais, terão sua carga horária alocada, preferencialmente, para ministrar aulas, sendo o mínimo de 8 (oito)

The present study evaluated the potential effects on nutrient intake, when non- complying food products were replaced by Choices-compliant ones, in typical Daily Menus, based on

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de