• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO MENSAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS. PROJETO VIDA DIGNA Setembro/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO MENSAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS. PROJETO VIDA DIGNA Setembro/2017"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO MENSAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

PROJETO VIDA DIGNA Setembro/2017

1 – IDENTIFICAÇÃO:

Casa Transitória “André Luiz”.

CNPJ: 45.284.353 / 0001 - 07

Endereço: Avenida 47, n º 0814 - Bairro Celina - Barretos / SP.

Fone / Fax: 3322-8330 / 3323-6029 Representante Legal da Instituição:

Nome: Dagmar Cunha Dornelles Cargo: Presidente

Endereço: Rua 16, N.º 055 – Centro - Barretos – SP Técnico Responsável Pelo Relatório:

Nome: Maria Lúcia Silva Função: Assistente Social

Endereço: Rua Atílio Marchi, nº 328 – Bairro Esplanada Telefone: 17 98111-0143 / 99219-7577

2 – PÚBLICO ALVO:

Segmento atendido: Adultos e idosos do sexo masculino, com deficiências e com os vínculos familiares fragilizados e/ou rompidos, em situação de vulnerabilidade e risco social.

Nº Real de atendidos: 76

3 – ATIVIDADES SÓCIO ASSISTENCIAS

Oferecer serviços de alimentação, Atividades de Vida Diária, Psicossocial, Musicoterapia, cuidadores, lazer, saúde, recreação, tratamento medicamentoso, curativos, lavanderia, limpeza e manutenção e organização da instituição.

(2)

COORDENAÇÃO

A coordenadora supervisionou o funcionamento geral da instituição juntamente com o auxílio das Gerências.

 Atendimento ao público em geral e telefones;

 Encaminhamento de colaboradores para férias;

 De documentos relacionados à prestação mensal de convênios;

 Documentos diversos;

 Documentações diversas para o funcionamento da instituição;

- para manutenção da habilitação no Dicon.

 Orientações diversas aos colaboradores;

 Reuniões constantes com as Gerências;

 Encaminhamento de Profissionais para participar de capacitação sobre Educação Permanente;

 Reunião na DRADS sobre um usuário em conjunto com APAE, CREAS;

 Reunião com profissionais da instituição sobre desempenho das atividades;

 Encaminhamento de vários profissionais e usuários para a “Caminhada do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”; na “Caravana da inclusão, acessibilidade e cidadania” e para as “Paraolimpíadas”.

 Participação na Palestra ”Urgências Emergências” pela Enfermeira Aline.

NUTRIÇÃO E DIETETICA:

Nº. Real de atendidos – 76 Usuários.

DESCRIÇÃO ESPECÍFICA: No serviço de acolhimento o setor de nutrição atua no planejamento e elaboração de cardápios e Planejamento das compras do setor, com objetivo de garantir a qualidade da alimentação dos pacientes e usuários e sendo assim mantendo o bom funcionamento do setor.

Atividades de Caráter Continuado:

 Planejamento e elaboração de cardápios e Planejamento das compras do setor, com objetivo de garantir a qualidade da alimentação dos pacientes e usuários e sendo assim mantendo o bom funcionamento do setor. Orientação e supervisão no preparo, distribuição e armazenamento dos alimentos, para um melhor funcionamento do setor.

 Controle de estoque, evitando o desperdício de alimentos; Supervisão na manutenção e higiene dos utensílios e equipamentos e área de trabalho;

(3)

 Elaboração de dietas específicas (hipertensão, diabetes, sonda, para preparo de exames) conforme solicitado;

 Planejamento e elaboração de cardápios e Planejamento das compras do setor, com objetivo de garantir a qualidade da alimentação dos pacientes e usuários e sendo assim mantendo o bom funcionamento do setor. Orientação e supervisão no preparo, distribuição e armazenamento dos alimentos, para um melhor funcionamento do setor.

76 Usuários (Diabéticos, Hipertensos, Dietas Pastosa e Geral) – 01 Usuários com (Dieta especifica- suplementação) – 11.400 refeições/mês.

Atividades de Caráter Não Continuado:

 Acompanhamento das refeições - com o intuito de fiscalizar o procedimento das copeiras e técnicas no momento em que é oferecido para as crianças.

 Avaliação Nutricional- Foi feita acompanhamento nutricional para fiscalização de procedimento SNE, em pacientes sondados.

 Hidratação – É ofertado durante a semana, frutas para os usuários da instituição com intuito de aumentar o consumo de frutas e melhorar a hidratação.

 Comemoração do Dia da Primavera – Foi realizada pela equipe do GTH a comemoração do dia da Primavera para os usuários, com a colaboração do Setor de Nutrição com a Produção de Pizza, salada de fruta, bolo de aniversário sabor abacaxi e leite ninho e refrigerante – Realizado Juntamente com a Simbologia do Aniversário do Mês

(4)

FISIOTERAPIA ATENDIMENTOS

Capacidade de atendimentos: 120 atendimentos/mês

Número real de atendimentos: 117 atendimentos individuais Número real de grupos atendidos: 11 grupos

Demanda reprimida: 03 atendimentos ATIVIDADES DE CARATER CONTINUADO

 Alongamento e fortalecimento muscular com uso de exercícios ativos ou passivos. Resultado alcançado: mantido ou melhorado ADM, aumento da força muscular global, melhor habilidades na independência nas AVD’s, melhor desempenho.

 Condicionamento físico na esteira elétrica, bicicleta ergométrica, caminhadas ou exercícios ergométricos associado à respiração. Resultados alcançados:

melhora do quadro físico e respiratório.

 Drenagem em edemas com uso de cremes, turbilhão para diminuição de edemas e rigidez articular com uso do turbilhão. Resultado alcançado:

diminuição de edemas em MMII e MMSS, aumento da circulação, aumento da ADM.

 Treino de equilíbrio com uso da bola suíça, desvio do CG e diminuição da base. Resultado alcançado: melhora do equilíbrio estático e dinâmico, diminuição de quedas.

(5)

 Descarga de peso com uso de prancha ortostática para estimulo motor de MMII e Tronco. Resultado alcançado: Aumento de força muscular de MMII e musculatura de tronco, melhora do equilíbrio, diminuição de dependência nas Atividades de Vida Diária, Retorno a deambulação, melhora da função órgãos vitais, melhora da circulação sanguínea, melhora P.A, melhora do equilíbrio estático.

 Treino de marcha com uso da barra paralela ou deambulação com auxilio do profissional fisioterapeuta. Resultado alcançado: melhora na deambulação, diminuição de quedas, melhor independência nas AVD’s.

Eletroterapia (TENS, FES, ULTRASSOM, LASER, INFRAVERMELHO). Resultado alcançado: diminuição do quadro álgico, melhora da inflamação, estimula da contração muscular conseqüentemente aumento da força muscular, estimulo sensório motor, cicatrização, acelera processo de cicatrização de ulceras e escaras.

 Correção postural com diminuição de base uso de bola suíça e técnicas de RPG. Resultado alcançado: diminuição de quedas, melhora da postura, melhora na deambulação, mais disposição, diminuição de futuras patologias na coluna vertebral.

 Trabalhos em grupos de alongamentos e fortalecimentos musculares sempre associados aos exercícios respiratórios. Resultado alcançado: prevenção de quedas e conseqüentes lesões músculo esqueléticas, prevenção de possíveis

(6)

lesões cardiorrespiratórias com uso de expansão pulmonar associada ao exercício ativo, melhor convívio em equipe.

 Trabalhos de prevenções de patologias respiratórias ou tratamento de patologias já adquiridas e trabalhos de Pré e Pós-operatórios para pacientes submetidos a cirurgias. Resultado alcançado: diminuição de queda de quadros patológicos respiratórios, melhor evolução cirúrgica e pós-cirúrgico.

OFICINA DE ATIVIDADES FISICAS:

TRABALHO EM GRUPOS PARA CONDICIONAMENTO FISICO, PREVENÇÃO DE PATOLOGIAS MUSCULO-ESQUELETICAS E RESPIRATÓRIAS E CAMINHADA EXTERNA.

 Condicionamento Físico: Exercícios físicos ativos, ativo assistido ou passivo associados sempre à respiração. Recursos utilizados: Esteira elétrica, Bicicleta ergométrica e exercícios ativos ou ativo assistido no solo.

 Trabalhos de prevenção: Exercícios ativos e ativo assistido associado à respiração para prevenir ou tratar doenças cardiorrespiratórias e musculoesqueléticas.

 Recursos utilizados: Bastões para MMSS, bolas, cadeiras.

 Caminhada Externa: A caminhada externa foi criada com grupos homogêneos para uma caminhada com mesmo ritmo para todos e em linha reta, sem obstáculos para melhor condicionamento físico dos grupos, além de melhorar a interação entre os usuários e socialização externa. Recursos utilizados: roupas adequadas para caminhada, para que não limite os movimentos, tênis apropriados para caminhada, oxímetro para o profissional controlar parâmetros fisiológicos.

NUMERO DE USUARIOS: 37 Usuários REUNIÕES E CAPACITAÇÕES

15/09 – Reunião de Estudo de Caso;

15/09 – Reunião CIPA.

ENFERMAGEM Nº. Real de atendidos: 76

ATIVIDADES DE CARÁTER CONTINUADO:

A missão da enfermagem é desenvolver ações de atenção integral a saúde dos usuários, com excelência e eficácia, respeitando os princípios éticos. a equipe técnica de enfermagem desenvolve as seguintes funções dento da unidade : passagem e recebimento de plantão, preparação de medicação e administração VO, IM , EV e inalatória, relatórios, verificação de sinais vitais, preparação do material para esterilização, checagem da prescrição de enfermagem, administração de alimentação VO e enteral, massagem de conforto, controle de glicemia capilar ,organização do ambiente de trabalho, controle de temperatura

(7)

da geladeira, curativos e reposição de material para dia a dia. Realiza ainda a troca de fralda dos pacientes no período noturno, a mudança de decúbito a cada 2 horas e coleta de exames de laboratório. Os processos de enfermagem ficam de total responsabilidade das enfermeiras, compreendidos nas seguintes atuações: realização de exame físico com o propósito de ver a necessidade de avaliação médica, passagem de sonda vesical de alívio para coleta de exame de urina e urocultura, sondagem naso enteral, acompanhamento do médico na unidade, realização de escala de folgas mensal, diárias e de férias, realização de prescrição de enfermagem, orientação dos técnicos de enfermagem quanto algum procedimento pertinente, avaliação da qualidade dos serviços diários, montagem de relatórios conforme dependência de grau I, II e III, participação em reunião mensal e de estudo de casos, havendo ainda na unidade enfermeiras responsáveis pela central de esterilização, CCIH, verificação de carteiras de vacina e responsável pela gerência geral. Os moradores que necessitam de especialidades externa são encaminhados e acompanhados por técnico de enfermagem e se submetem a consultas e exames conforme a necessidade de cada patologia, dando continuidade dentro da unidade conforme prescrição médica. Após um determinado período, retorna à consulta com previsão de alta médica ou dando continuidade ao tratamento externo.

PERÍODO DE FUNCIONAMENTO: 24 horas

ARTICULAÇÃO EM REDE: Parcerias através de encaminhamento externo e interno dentro e fora do município.

Encaminhamentos para:

 Are II infectologista 01

 Are II laboratório 01

 AME laboratório 01

 Ame oftalmologista 01

 AME tomografia 01

 CAPS 02

 Consulta particular pneumologista 01

 Casa rosa 01

 Hospital HC consulta endocrinologista. Ribeirão preto 01

 Hospital HC coleta de exame Ribeirão preto 01

 Postão endocrinologista 01

 Postão urologista 01

 Postão RX 01

 Laboratório estima 03

 Intercorrências U. P. A 05

 Internação s. Casa 02

(8)

ATIVIDADES DE CARATER NÃO CONTINUADO

27/09 - Palestra urgência e emergência com Enf .Aline REUNIÕES

01/09 - Reunião de equipe.

15/09 - Estudo de caso

FARMÁCIA

Atendimentos:

76 Usuários Atividades

O setor da farmácia continuou participando junto com todos os setores da instituição da capacitação para orientar sobre a visita ampliada, visando o melhor atendimento as famílias e visitantes.

Medicação Ocular

Protetor Solar

Inalação

(9)

O objetivo da assistência é a integralidade no serviço prestado ao paciente quanto à parte farmacológica tendo como foco principal, a segurança e eficiência ao tratamento. Através da assistência farmacêutica, orientar e promover o uso seguro e racional dos medicamentos e correlatos. Controle e dispensação dos medicamentos e produtos ao setor de enfermagem. Confecção e controle das prescrições médicas.

Nesse período a farmácia mudou de local, ou seja, para sala construída especificamente.

Atividades contínuas:

 Recebimento de Medicamentos doados na Instituição, no qual esses

Medicamentos passam por uma vistoria e são selecionados sendo observado seu estado de conservação e validade e se o mesmo será útil na Instituição

 Fracionamento de medicamentos de uso continuo

 Liberação de medicamentos de uso continuo.

 Liberação de medicamentos solicitados através de requisição

 Fazer orçamentos para a compra de medicamentos

 Preparação da medicação do paciente que irá se ausentar da instituição

 Compra mensal de medicamentos de uso continuo

 Compra mensal de medicamentos psicotrópicos

 Organização e limpeza do estoque

 Lançamento de receitas.

 Pedido mensal de medicamentos do município

 Controle de estoque

 Controle de temperatura

 Controle da validade de medicamentos.

 Recebimento de mercadorias

ODONTOLOGIA Atividades Desenvolvidas

 Atividades Desenvolvidas:

 Avaliação oral - 40

 Profilaxia- 15

 Raspagem- 10

 Restauração - 13

 Cirurgia – 5

 Limpeza de tecidos moles: 14

 Adaptação das Próteses

(10)

Objetivos Gerais: melhorar a higienização e conseqüentemente a saúde oral dos pacientes atendidos na instituição, com atendimento em consultório realização de cirurgias, restaurações, raspagem, profilaxia.

FONOAUDIOLOGIA

ATENDIMENTO

Numero de atendimento:

Terapia: 08

Acompanhamento: 42 Atividade externa: 23 Total de atendimento 62 Atividades

1- Adequação de OFA que tem como objetivo coordenar as estruturas de fonação e articulação.

2- Estimulação da oralidade.

3- Compreensão da linguagem oral.

4- Acompanhamento durante alimentação.

5- Integração sensorial.

6- Hidratação.

Todos os itens descritos obteve resultado parcial frente aos seus objetivos.

ATIVIDADES DE CARATER CONTINUADO

1- Adequação de OFA este foi trabalhado através de exercícios específicos de acordo com a necessidade de cada uma. Materiais utilizados luva, espátula, vela, massageador, apito.

2- Estimular a comunicação intencional com funções primárias por meio simbólico.

3- Compreensão de ordens com ações, ligadas ao contexto imediato.

4- Através de acompanhamento durante alimentação a fim de orientar postura, consistência e oferta para minimizar os riscos de aspiração.

5- Organizar e interpretar os estímulos externos como o movimento, o toque, o cheiro, o olhar e som.

6- Auxiliar as cuidadoras na oferta da hidratação a fim de orientar quanto postura e ritmo a fim de minimizar os riscos de aspiração.

Reuniões/ Capacitações/ Comemorações.

14- Passeio no pesqueiro.

15- Estudo de caso.

29- Festa da Primavera

(11)

SETOR DE APOIO

Continuidade dos Serviços gerais (faxineiras) e cuidadores:

 Diariamente mantiveram a limpeza da entidade em geral;

 Encaminharam todo o lixo para o seu destino;

 O material de limpeza foi distribuído pela supervisora de serviços e todos fizeram uso de Equipamento de proteção individual.

 A higiene corporal diária dos usuários foi feita pelos cuidadores que os mantiveram sempre limpos; prepará-los para serem encaminhados para consultas, exames, passeios etc...

 Alimentação para os pacientes mais independentes e supervisão aos menos dependentes.

 Participações em reuniões com gerência.

5

– Participações em Congressos, Eventos e Capacitações Divulgação

Publicidade das atividades no Mural de Transparência fixado na recepção da instituição.

Passeios / Festividades

 12/09- Pesqueiro

19/09-Rio das Pedras Country Club

(12)

22/09- Pré-Paraolimpíadas Escola Aymoré do Brasil Integração

25/09- Pastelaria da Joana Reuniões/Capacitações

 01/09 – Reunião Equipe

 13/09 – Reunião Extraordinária com Diretoria

 15/09 – Estudo de caso

 15/09 – CIPA

 27/09– Educação Permanente – Palestra Urgência e Emergência – Enf. Aline

Barretos, 31 de agosto de 2017.

Maria Lúcia da Silva Dagmar Cunha Dornelles Assistente Social CRESS – 40316 Presidente

Referências

Documentos relacionados

2/2004, de 15/01, na sua atual redação, aplicado à Administração Local pela Lei n.º 49/2012, de 29/08 e Regulamento para Cargos de Direção Intermédia de 3º Grau e Superior

Contudo, o aumento dos níveis de carga viral como resultado da interrupção de um esquema terapêutico, teoricamente, pode aumentar o risco da transmissão da infecção pelo HIV da

Estamos em um nível pré-expressivo 1 , onde o ator trabalha, em seu treinamento cotidiano, sua energia, sua presença, “o bios de suas ações e não seu significado” como nos

Sem prejuízo do disposto nos parágrafos seguintes, os Clientes não terão o direito de exigir da TVI a execução específica das Ordens de Publicidade nem qualquer

10.1 - Redução e prevenção do abandono escolar precoce e estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação infantil, primária e secundária, incluindo percursos

Em consequência da política de atenção a pessoa com hanseníase e de diretrizes nacionais de desospitalização para estes pacientes, em 1983 foi transformado em HDS, sendo

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DEZEMBRO/2017, CONFORME O 4º TERMO ADITIVO TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE GESTÃO Nº 002/2013 CELEBRADO ENTRE O ESTADO DE GOIÁS,

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS OUTUBRO/2017, CONFORME O 4º TERMO ADITIVO TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE GESTÃO Nº 002/2013 CELEBRADO ENTRE O ESTADO DE GOIÁS,