• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL DE TIANGUÁ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA MUNICIPAL DE TIANGUÁ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA MUNICIPAL DE TIANGUÁ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SELEÇÃO

PRÁTICAS EXITOSAS: DE PROFESSOR PARA PROFESSOR CICLO DE ALFABETIZAÇÃO/3º ANO

1º edição - 2021

APRESENTAÇÃO

O Seleção Práticas Exitosas: De Professor para Professor é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, tomando como referência o destaque dos professores nas aulas remotas realizadas na rede pública de ensino do município de Tianguá, durante o primeiro bimestre do ano letivo de 2021.

O Seleção Práticas Exitosas: De Professor para Professor busca reconhecer, divulgar e prestigiar o trabalho dos professores do ciclo de alfabetização das escolas públicas municipal que contribuem para a qualidade e melhoria do processo de ensino e aprendizagem que estão sendo desenvolvidas durante o período de atividades remotas.

A Sme de Tianguá através do eixo do ciclo de alfabetização e 3º ano convida os professores que atuam nas séries do 1º, 2º e 3º ano, inclusive os professores das turmas multisseriadas que contemplam o ciclo de alfabetização/3º ano, das escolas públicas municipal a se inscreverem enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos, que será avaliado e poderá ser escolhido para apresentação oral no Circuito formativo: Diálogos de alfabetização, que será realizado dia 29.04.2021, em formato online.

(2)

REGULAMENTO DA 1º EDIÇÃO DO SELEÇÃO

“PRÁTICAS EXITOSAS: DE PROFESSOR PARA PROFESSOR”

A Secretaria Municipal de Educação de Tianguá resolve tornar pública a realização do Seleção: “Práticas Exitosas: De Professor para Professor” – que faz parte do Circuito Formativo: Diálogos de alfabetização, mediante as regras estabelecidas neste regulamento.

Capitulo I DO SELEÇÃO

Art.1º O Seleção Práticas Exitosas: De Professor para Professor, objetiva reconhecer e divulgar as boas práticas de professores que atuam nas escolas municipais de Tianguá, por meio do desenvolvimento de experiências

pedagógicas bem sucedidas, durante as aulas remotas do presente ano letivo.

Art.2º O Seleção consiste na Seleção e divulgação de práticas exitosas

desenvolvidas por professores que atuam nas escolas de Ensino Fundamental Anos Iniciais, que contemplem o ciclo de alfabetização/3º ano.

Art.3º São Objetivos do Seleção:

⎯ Reconhecer divulgar e homenagear o trabalho de professores de escolas públicas municipais que contribuem para a melhoria dos

processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

⎯ Valorizar as experiencias pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passiveis de adoção por outros professores da rede, para fomentar suas práticas pedagógicas.

⎯ Refletir sobre a prática em busca da melhoria educacional dos educandos durante o período de atividades remotas.

Art.4º São categorias do Seleção:

⎯ Professor/a 1º ano

⎯ Professor/a 2º ano

⎯ Professor/a 3º ano

⎯ Professor/a sala Multisseriadas 1º ao 3º ano

Capitulo II

DA CANDIDATURA

Art. 5º Poderão participar do Seleção Práticas Exitosas: De Professor para Professor - 1ª edição, professores regentes ou de áreas no exercício da atividade docente em escolas da rede pública municipal, que atuam nos

segmentos 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental, inclusive os professores das turmas multisseriadas que contemplam o ciclo de alfabetização/3º ano.

(3)

§ 1º Apenas poderão ser inscritos relatos de práticas docente desenvolvidas no ano de 2021, até final do período de inscrição.

Art. 6º Cada candidato poderá concorrer em apenas uma das categorias do Seleção previstas no art.4º deste regulamento.

§ Em caso de mais de um autor, no ato da inscrição, o professor responsável pela inscrição deverá informar se houve participação de outros professores no desenvolvimento da prática pedagógica como coautores.

Capítulo III

DA DIVULGAÇÃO

Art. 7º Serão divulgados os trabalhos vencedores através de ligação ou envio de mensagem pelo WhatsApp do candidato, que deverá ser informado no ato da inscrição. Desta forma a escola a qual o professor está vinculado também será informada.

Capitulo IV

DA APRESENTAÇÃO

Art. 8º Serão escolhidos 04 vencedores, 01 para cada categoria e

consequentemente deverão realizar a apresentação oral do trabalho produzido, no evento onde serão homenageados e as práticas vencedoras reconhecidas pela rede pública municipal de Tianguá.

Capítulo V DA INSCRIÇÃO

Art.9º A inscrição do professor ocorrerá exclusivamente através do link disponibilizados ao final de cada palestra do evento Circuito Formativo:

Diálogos de alfabetização, no site da SME e nos grupos de WhatsApp que são administrados pela Secretaria de Educação dentro do prazo estabelecido:

I - Preenchimento de formulário de inscrição com todos dados solicitados;

II - Relato de prática pedagógica, com fotos, enviado no formulário através de arquivo anexado, seguindo o slide padrão enviado pela equipe do evento.

Capítulo VI

DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO

Art.10º O processo de avaliação e Seleção é composto por três etapas

(4)

I - Recebimento das inscrições com os relatos de experiências

II - Avaliação dos trabalhos que se dará por meio de uma banca avaliadora composta por 03 (três) membros da Secretaria Municipal de Educação.

III - Divulgação dos vencedores através de ligação ou mensagem de texto ao número informado pelo candidato no ato da inscrição.

Art.11º Todas as etapas serão supervisionadas pela equipe dos anos iniciais do ensino fundamental da SME.

Art.12º Os relatos de experiência e projetos serão avaliados pela banca avaliadora.

I - Os relatos serão classificados de acordo com sua pontuação final.

II - Havendo empate na pontuação dos relatos de experiências será utilizado o critério assiduidade do professor no ano letivo

III - Persistindo o empate o critério a ser utilizado será o de maior idade.

Capítulo VII

DOS CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO

Art.13º A Seleção das experiências considerará os seguintes critérios de avaliação:

I - Cumpriu as etapas do relato conforme as orientações (título, objetivos, planejamento, relato das atividades, avaliação, referências bibliográficas, anexos)?

II - Apresenta clareza e objetividade no relato de experiência?

III - Demonstra clareza e objetividade nos conceitos e conteúdos desenvolvidos?

IV - É evidente a contribuição na alfabetização e letramento dos alunos em que a prática pedagógica foi desenvolvida?

V- Apresenta o envolvimento dos alunos na execução da atividade proposta?

Capitulo VIII DO CALENDÁRIO

Inscrição e envio de relatos: De 26 de abril a 28 de abril de 2021, com horário limite de envio até as 12h (meio dia) do dia 28/04.

Avaliação da banca: 28 de abril de 2021.

Divulgação dos resultados: 29 de abril de 2021.

(5)

Apresentação oral dos candidatos selecionados: 29/04.

Capitulo IX

DA PREMIAÇÃO E HOMENAGEM

Art. 14º Os 04 professores selecionados deverão apresentar seus projetos por meio de apresentação oral, no último dia do evento Circuito Formativo:

Diálogos de alfabetização, cada professor terá direito a 15 minutos de apresentação, seguindo a ordem da série que lecionam.

Art. 15º Cada professor selecionado receberá após o evento uma placa de homenagem pelo excelente trabalho desenvolvido.

Capítulo X

DOS DIREITOS AUTORAIS

Art.16º A formalização da inscrição no Práticas Exitosas: De Professor para Professor, pelo participante, implica, em caráter irrevogável, irretratável e gratuito:

- A cessão total, para a SME, dos direitos patrimoniais de autor sobre todas e quaisquer obras intelectuais criadas e produzidas no âmbito do Seleção, concluídas ou inacabadas, em qualquer formato ou suporte;

II - A autorização de uso de nome, voz, apelido, imagem, dados escolares, profissionais ou biográficos, depoimentos e entrevistas, em todas e quaisquer ações e atividades relacionadas a Seleção, ou para fins acadêmicos,

educacionais e científicos e em quaisquer materiais relacionados à sua implementação e divulgação, bem como de seus resultados, sem qualquer restrição de espaço, idioma, número de impressões, reimpressões, quantidade de exemplares, número de emissões, transmissões, retransmissões, edições, reedições, divulgações ou veiculações.

Art. 17º Ao inscrever-se, o participante autoriza também que as entrevistas e depoimentos que porventura sejam por ele concedidos a SME ou a terceiros contratados pela SME e pelos parceiros em virtude do Seleção sejam

reproduzidos por estas entidades, por si ou por terceiros e divulgados nos materiais, suportes, mídias e meios indicados neste regulamento.

Art.18º A SME e seus parceiros poderão ceder a terceiros os direitos de que trata o Art. 16º, de modo a permitir que as obras os direitos sejam usados, total ou parcialmente, por suas mantenedoras ou pelo Poder Público em qualquer de suas esferas, desde que para realização de ações e atividades relativas ao Seleção.

Art. 19º A SME e os parceiros eximem-se de toda e qualquer responsabilidade decorrente do uso indevido por terceiros, no todo ou em parte, dos projetos ou dos direitos bem como de quaisquer suportes, materiais, mídias e meios em

(6)

que eles estejam incluídos, inclusive mediante sua reprodução ou divulgação, no todo ou em parte, em sítios eletrônicos blogs, comunidades virtuais e sítios desta natureza.

Art. 20º Caberá ao participante a responsabilidade exclusiva e integral pela autoria dos projetos inscritos, bem como por eventuais violações a direitos de autor decorrentes de sua participação no Seleção.

Art. 21º Caso venha a ser constatada cópia, parcial ou total, da prática

pedagógica inscrita ou ainda a descrição de eventos que não tenham ocorrido o participante responsável será eliminado do Seleção e o reconhecimento será revertida ao próximo na lista de classificação, se for o caso.

Capítulo XI

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 22º Caberá aos participantes a responsabilidade exclusiva e integral pelo uso de textos, imagens e outros recursos que acompanhem o seu trabalho.

Art. 23º A documentação e o material que integrar os trabalhos enviados não serão devolvidos aos seus autores, cabendo ao SME a decisão de arquivá-los ou descartá-los.

Art. 24º As decisões tomadas pela banca da SME, relativas à Seleção final das experiências inscritas, assim como as decisões quanto aos casos omissos neste Regulamento, são definitivas, irrecorríveis e de inteira responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação de Tianguá.

Tianguá, 23 de abril de 2021.

(7)

Anexo I

Descrição da Prática Pedagógica

➢ Justificativa (motivos para a realização da prática pedagógica)

➢ Objetivos de conhecimento e desenvolvimento (aprendizagens que devem ser asseguradas aos alunos)

➢ Conteúdos Curriculares (os conteúdos desenvolvidos para atingir os objetivos)

➢ Metodologia (o relato passo a passo de como a prática pedagógica foi desenvolvido, destacando as condições de aprendizagem em cada etapa, incluindo a descrição do uso de materiais pedagógicos com recursos de acessibilidade, ferramentas tecnológicas e outros instrumentos que contribuíram na execução da proposta)

➢ Caso tenha estudantes com deficiência descreva qual(is) a(s) estratégia(s) pedagógica(s) foram desenvolvida (s) para garantir a participação deles. (se a estratégia ou parte dela foi organizada em articulação com o professor do atendimento educacional especializado, detalhe como e em que momentos esse trabalho colaborativo foi necessário e quais seus efeitos em termos das condições de aprendizagem da turma).

➢ Evidências das aprendizagens alcançadas com a prática pedagógica.

(Por exemplo: Fotos ou imagens.)

➢ Avaliação do processo de aprendizagem dos estudantes e do projeto pedagógico do(a) professor(a).

➢ Autoavaliação (o que foi possível perceber durante sua prática, que aspectos você destacaria?).

Envio em formato de slides (Power Point), modelo oficial disponível no site da Secretaria Municipal de Educação.

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho tem como objeto de estudo investigar as dificuldades na implementação do Conselho Municipal de Educação - CME do Município de Urucurituba, através da

Sendo assim, ao (re)pensar a prática do professor em uma sala de aceleração, dispõe-se sobre ações que envolvem o contexto gerencial e pedagógico do programa, bem como

Ao considerar a notável melhoria nos resultados do Idepe alcançados pelas escolas de Ensino Médio após a implementação do Programa de Educação Integral,

aperfeiçoe sua prática docente. Nesse contexto, a implementação da política afeta os docentes na práxis do cotidiano escolar.. Os dados revelam que a Política de Bonificação

Conforme vimos na seção anterior, o PNAIC está estruturado “em quatro eixos de sustentação: formação continuada presencial; material didático; avaliações; gestão, mobilização

No capítulo dois analiso as ações de formação docente promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED/BH), tendo como

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá