• Nenhum resultado encontrado

Funcionários com menos de 1 ano de serviço na empresa poderão gozar de férias coletivas proporcionalmente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Funcionários com menos de 1 ano de serviço na empresa poderão gozar de férias coletivas proporcionalmente"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Férias Coletivas

O Group Folha está adequado para trabalhar com férias coletivas.

Conceitua-se como férias coletivas a concessão simultânea de períodos de descanso, extensivos a todos os empregados da empresa ou apenas aos empregados de determinados setores, estabelecimentos ou seção desta, independentemente de terem sido completados os respectivos períodos aquisitivos.

As férias coletivas podem ser gozadas em dois períodos anuais, sendo que nenhum desses dois períodos pode ser inferior a 10 dias corridos.

Tratando-se de férias coletivas, os pedidos individuais de abono de 1/3 das férias não prevalecerão, pois a fruição das férias coletivas pela totalidade dos empregados implica uniformidade de sua duração.

Nesse caso, a conversão de 1/3 das férias em abono deverá ser objeto de acordo coletivo entre o empregador e o sindicato representante da categoria profissional dos empregados, independendo de requerimento individual para sua concessão.

Funcionários com menos de 1 ano de serviço na empresa poderão gozar de férias coletivas proporcionalmente

1. No caso de empregados contratados há menos de 12 meses, as férias serão concedidas em proporção ao respectivo período de trabalho na empresa.

2. O empregador deve considerar como licença remunerada os dias que excederem aqueles correspondentes ao direito adquirido pelo empregado. Devendo pagar como licença remunerada os dias de férias coletivas que excederem as férias proporcionais, cujo direito o empregado tenha conquistado. Esses dias devem ser pagos com base na remuneração do empregado, sem o acréscimo do adicional de 1/3 estabelecido pela Constituição Federal.

3. Novo período aquisitivo: para o empregado que tiver gozado férias coletivas proporcionais, a contagem de um novo período aquisitivo inicia-se no dia em que tiver início o gozo das férias coletivas.

4. Férias em dois períodos: no segundo período, as férias serão proporcionais ao período compreendido entre a concessão do primeiro e do segundo período de férias coletivas, podendo haver ou não o pagamento de licença remunerada de acordo com o período de duração das segundas férias coletivas. A partir da data da concessão do segundo período de férias, irá iniciar-se novo período aquisitivo para o empregado.

5. Rescisão do contrato de trabalho: no caso de ocorrer a rescisão do contrato de trabalho do empregado, que foi beneficiado com a concessão das férias coletivas, quando contava com menos de um ano de serviço na empresa, o valor pago pelo empregador, a título de licença remunerada, não poderá ser descontado, quando da quitação dos valores devidos ao empregado.

Funcionários com mais de 1 ano de serviço na empresa poderão gozar de férias coletivas em sua completude

1. Não há um tratamento previsto para funcionários que tem mais de um ano de serviço e que já gozou férias do período aquisitivo vencido, e ainda não completou o período aquisitivo a que vai corresponder as férias coletivas. Portanto, doutrinadores entendem que não haverá alteração do período aquisitivo de férias do empregado.

(2)

2. O período de férias coletivas concedido ao empregado deve ser considerado como antecipação das férias normais a que o mesmo vai fazer jus ao término do período aquisitivo.

Estagiário deve receber recesso proporcional aos dias de recesso e o restante como bolsa estágio

1. O estagiário pode gozar de recesso junto ás férias coletivas dos funcionários.

2. O número de dias de gozo de recesso será proporcional ao período trabalhado.

3. Caso o número de dias de gozo de recesso a que o estagiário tenha direito for inferior ao número de dias de gozo das férias coletivas, a empresa pode pagar os dias restantes como bolsa estágio.

4. No segundo período de gozo do estagiário, o valor do recesso será calculado sobre o número de dias ao qual ele tem direito menos o que ele já gozou durante as férias coletivas.

Cálculo das Férias Coletivas

1- Acesse o menu: Cálculos / Férias Coletivas.

Observe os campos:

Empresa: o sistema apresenta a empresa

Funcionário: o sistema permite selecionar o funcionário para a geração das férias coletivas. Caso

(3)

Centro de Custo: o sistema permite selecionar o centro de custo para geração das férias coletivas, caso não queira especificar, selecione: Todos os centros de custo.

Tipo contrato: permite selecionar o tipo de contrato para geração das férias coletivas.

Considerar funcionário que não possui um ano de serviço na empresa?: Caso queira considerar, habilite a opção.

Dias de gozo: permite informar o número de dias de gozo que serão beneficiados das férias coletivas.

Status férias: selecione qual o status das férias para identificar as férias calculadas, a calcular e históricas. A histórica só é permitida para calcular férias de estagiários.

Possui abono pecuniário?: marque a opção, caso as férias coletivas seja concedida com abono pecuniário.

Período: caso o funcionário tenha abono pecuniário, é necessário informar qual o período do abono, no início dos dias das férias ou no final.

Mês / Ano: permite informar o mês de referência dos vencimentos correspondentes.

Período de gozo: permite indicar qual o período de gozo. Assim que for informado o período de gozo inicial que seria no primeiro campo a esquerda, o sistema sugere a data para o final considerado os dias de gozo informados.

Período de abono: caso tenha período de abono, indique qual o período de abono para se calcular as férias correspondentes.

Data de retorno: indica qual a data de retorno das atividades dos funcionários contemplados com as férias coletivas.

Data de pagamento: informa a data de pagamento de pagamento das férias coletivas.

Adianta 13º salário: ao habilitar essa opção, o sistema faz o cálculo com o adiantamento do valor do 13º salário.

Novo período aquisitivo: ao habilitar a opção, o sistema criará um novo periodo aquisitivo para os funcionários.

2- Faça o filtro necessário.

3- Clique em Filtrar.

(4)

4- Conforme feita a combinação dos filtros, o sistema exibe as informações em tela.

5- Selecione os funcionários que serão contemplados com as férias.

6- Clique em Calcular.

(5)

8- Clique em Sim.

9- Para confirmar, o sistema apresenta a mensagem: Confirma execução do cálculo das férias coletivas?

10- Clique em Sim.

11- O sistema apresenta a mensagem: Cálculo efetuado com sucesso!

12- Ao apresentar a mensagem, as férias já foram lançadas para os funcionários selecionados.

13- Caso as férias tenham sido geradas de forma incorreta, o sistema permite o Retrocesso.

14- Ao consultar as férias em Funcionários/ Férias, no registro das férias coletivas, o período está 1 e a opção Férias coletivas está selecionado.

(6)

Férias coletivas

15- O sistema automaticamente irá criar um novo período, que será o 2 com o número restante das férias que o funcionário tem direito.

2º período – Férias restantes

Relatórios Férias Coletivas

O Group Folha permite a geração dos seguintes relatórios de férias coletivas:

Menu: Relatórios/ Férias coletivas

Folha de pagamento

Referências

Documentos relacionados

[r]

O modelo de execução dos serviços a serem executados pela CONTRATADA, os materiais que serão empregados, a disciplina do recebimento do objeto e a fiscalização

[r]

No caso de ocorrer rescisão do contrato de trabalho do empre- gado, que foi beneficiado com a concessão das férias coletivas, quando contava com menos de um ano de serviço na empresa,

– Os membros de uma família que trabalharem no mesmo estabelecimento ou empresa terão o direito a gozar férias no mesmo período, se assim o desejarem e se deste fato não

Para tanto realizou-se uma análise discriminante buscando analisar como as dimensões da conjugalidade adaptabilidade, coesão, satisfação, conflito e variáveis

Para cada mês de trabalho (mínimo de 15 dias de trabalho no mês), o empregado adquire o direito a 1/12 avos de Férias + 1/3 de Abono de Férias, que se ele sair de gozar o período

Neste caso, se o empregado não tem direito ainda às férias proporcionais, a empresa deverá pagar ao trabalhador os dias das férias coletivas como licença remunerada (sem o