• Nenhum resultado encontrado

Os segredos dos campeões de vendas especial p.10

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Os segredos dos campeões de vendas especial p.10"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Edição nº 67 agosto 13 Publicação STIHL para os seus pontos de venda

Melhores preços da história

campanha p.12 especial p.10

Os segredos

dos campeões de vendas

(2)

2

Conexão STIHL é uma publicação bimestral da Área de Marketing e Vendas STIHL Ferramentas Motorizadas Ltda.

Coordenação: Andréia Edi da Silva Volz e Iara Michalski

CEP: 93032-000 São Leopoldo/RS www.stihl.com.br comunicacao@stihl.com.br

Execução: Giornale Comunicação Empresarial Fone: (51) 3378-7100

www.giornale.com.br | contato@giornale.com.br Direção Geral: Denise Polidori

Direção Executiva Estratégica: Fernanda Carvalho Garcia

Direção de Conteúdo e Jornalista Responsável: Roberta Muradás - Reg. Prof. 9351 Coordenação da Publicação: Aline Marques

Redação: Aline Marques, Gabriele Lorscheiter e Luiz Eduardo Kochhann Projeto Gráfico: Patrícia Tessmann

Editoração: Guilherme Ribeiro, Maíra Woloszyn e Samir Machado Fotos: Arquivo STIHL e Tânia Meinerz

Protagonistas de nossa história

Editorial

Olá, amigos da rede de concessionárias! Neste editorial do Conexão, gostaria de destacar a parte central da filosofia da STIHL: as pessoas.

Estamos vivendo um momento especial com a celebração dos 40 anos de atuação aqui no Brasil, o que muito nos orgulha. Sabemos que toda essa trajetória foi construída por meio de muitas histórias, vividas e protagonizadas por gente que veste a camiseta da Empresa e que trabalha, todos os dias, para consolidar a nossa marca. Nesse sentido, o novo slogan está bastante alinhado e fortalece essa premissa, que para nós é fundamental.

Por isso, os profissionais da STIHL, concessionários, fornecedores e clientes são e sempre serão essenciais para o negócio. Nossos valores são baseados nas pessoas. Essa premissa traduz muito da cultura do Grupo STIHL.

Aqui, nós primamos por boas práticas e programas que visam tanto ao desenvolvimento dos nossos colaboradores quanto ao aprimoramento das equipes da rede, fundamentais no contato com os clientes. Fazemos isso porque acreditamos em relações sólidas, duradouras e satisfatórias.

Estejam certos de que nossas iniciativas de melhoria interna têm sempre o objetivo de levar benefícios também para as concessionárias, refletindo-se, por conseguinte, em nossos clientes.

Agradeço em nome da STIHL o empenho de todos vocês e a cooperação na construção de uma história de trabalho, dedicação e êxitos! Que tenhamos muitos e muitos anos de sucesso e parceria!

Um abraço e bons negócios a todos!

Selina Stihl

Vice-presidente Administrativa e de Finanças

Nesta edição:

Conexão Online | Acontece

Mercado Dicas Legais Entrevista

Viva verde

Em dia com você Especial

Campanha

Produto

Rede na prática

Tecnologia

Sr. Norbert Pick

Vendedor nota 10!

Os melhores preços da história

Concessionária utiliza diferentes transportes para divulgar produtos

3

Conexão Empreendedor

4 6 5

8 10 9

12

Pela STIHL

14 13 15 Área

Produtos STIHL em destaque e mais facilidade no envio de notas fiscais

Conexão global

Conexão comercial

Conexão cultural

Sua história faz a nossa história

18 16

19

(3)

Conexão Online | Acontece 3

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, à esquerda, e o governador do Ceará, Cid Gomes, à direita, utilizaram os produtos STIHL

Melhorias urbanas

com produtos STIHL

Equipamentos STIHL foram utilizados na preparação de cidades-sede da Copa das Confederações no Brasil, realizada nos meses de junho e julho. No Ceará, o governador Cid Gomes e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, participaram do início das melhorias urbanas nos acessos ao estádio Castelão.

Usando roçadeiras STIHL, os dois roçaram um trecho do canteiro central da avenida Raul Barbosa. As fotos foram destaques dos jornais Tribuna do Ceará e o O Povo. O trabalho para mudar o visual da cidade durou quase um mês e contou com o apoio de entidades públi- cas, iniciativa privada e moradores.

Mais facilidade e conveniência

Para garantir mais agilidade nos pagamentos de garantias, entrega técnica e verba cooperativada, a STIHL disponibilizou um novo endereço de e-mail para o envio de notas fiscais.

Anote: nfgarantiacet@stihl.com.br

A partir de agora, as notas eletrônicas devem ser enviadas somente por e-mail. Já as manuais (bloco, avulsa ou formulário contínuo) devem ser encaminhadas via correio. No envelope, é preciso identificar o setor responsável, no caso, Setor Contábil – Tributário (FCT). Em caso de dúvidas, entre em contato com a área Fiscal: Mayara Garcia e-mail: mayara.garcia@stihl.com.br - (51) 3579.9614 e Michele Kellermann – michele.

kellermann@stihl.com.br - (51) 3579.9869.

(4)

4

Conexão Empreendedor Mercado

Rede de contatos

Aproveitar as oportunidades para conhecer pessoas novas e fortalecer as relações auxilia na construção de uma rede de contatos consistentes. “O mundo gira em torno das nossas relações. A melhor propaganda de uma empresa é o boca a boca, e a do profissional é a confiança depositada em sua competência por outros profissionais”, destaca a diretora do Senac Camaquã e orientadora educacional do Projeto Em- preendedorismo de Sucesso, Denise Sefrin. Para que isso se concretize, é preciso estar presente em ambientes nos quais a troca de informações seja imprescindível. “As indicações e os relacionamentos procedentes de um networking – rela- cionamentos profissionais utilizados para trocar informações e ideias – bem-feito são capazes de promover crescimento pessoal e bons negócios”, explica.

Confira dicas da professora para renovar e consolidar sua rede de contatos:

• Seja em um evento, viagem ou reunião, apresente-se e troque cartões. Eles são essenciais, demonstram planejamento e interesse;

• Tenha um profundo conhecimento do que você pretende como empreendedor e de que maneira você pode ajudar outras pessoas.

Assim, é possível traçar um paralelo entre demandas e ofertas;

• E por último, aprenda a gostar de estar perto de pessoas!

Estimule os relacionamentos.

Buscar parceiros e estar conectado ao

mercado são atitudes que podem contribuir para o sucesso do negócio.

Gerenciamento de conflitos

Negócios

As causas

Os conflitos mais frequentes são: disputa de poder, discor- dâncias, falhas

de comunicação e processos administrativos mal desenhados.

O papel do gestor

Buscar um acordo para satisfazer as duas partes é sempre o mais indicado. Para isso, o gestor deve escutar atentamente os lados envolvidos, realizando o papel de mediador. Mas

também é importante assumir uma posição ativa, propondo soluções.

Oportunidades O primeiro passo para resolver um problema é assumir a sua existência.

Negar o conflito aumenta a tensão e pode contaminar negativamente o ambiente de trabalho. Além disso, ele deve ser visto como uma oportunidade para debater ideias e inovar.

Em qualquer ambiente de trabalho, é comum haver discordâncias. Os conflitos, entretanto, agregam positi- vamente quando são reconhecidos e entendidos como uma oportunidade de discutir ideias e inovar o negócio.

Confira algumas dicas em relação ao assunto.

Colaborou a consultora de negócios e organizadora do site www.gestaodeconflitos.com.br, Laís M. Kaufman

(5)

5

Livros de cabeceira

Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto

Organizador: Instituto Empreender Endeavor

Exemplos de sucesso, além de agregarem conhecimento, são inspiradores. O livro traz uma coletânea de histórias de empreendedores brasileiros para ensinar e motivar novos empresários. Entre os depoimentos

estão os de Abílio Diniz, Emílio Odebrecht, Fábio Barbosa, Jorge Gerdau, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira.

Facilitar e despertar nas pessoas a capacidade para que se autodesenvolvam são alguns dos objetivos do coaching.

Trata-se de um movimento contínuo que visa munir as lideran- ças com as atitudes necessárias para melhor compreender a sua equipe. Para a coach Dulce Ribeiro, se fosse possível criar um manual para ensinar a liderar, as primeiras orientações seriam:

converse e aprenda a escutar. “Ouvir requer atenção e exige interesse pelo outro. A troca de conhecimento deve ser uma via de mão dupla. Essa atitude demonstra respeito”, enfatiza.

Para estabelecer um diálogo também é necessário perguntar.

“As pessoas são ensinadas a responder e não a questionar.

Os líderes precisam aprender a fazer perguntas abertas, do tipo ‘O que eu deveria esclarecer melhor?’ e não como ‘Você entendeu o que eu falei?’. Essas são maneiras bem diferentes de conversar”, explica. O verdadeiro líder é admirado por ser uma pessoa simples que coloca a mão na massa. Independente mente do nível de experiência, ninguém é melhor porque sabe mais. O conhecimento precisa ser trocado, e não acumulado.

Assim, derrubar barreiras que inibam a aprendizagem e abrir portas para que os colaboradores tenham acesso a novas experiências é o caminho para alcançar resultados positivos.

Entretanto, Dulce afirma que o investimento no trabalho de coaching deveria fazer parte das políticas de recursos humanos da organização. “Em alguns casos, é praticamente uma mudança no modelo da gestão. Todos devem estar abertos às oportuni- dades de desenvolvimento que essa situação irá gerar”, ressalta.

Coaching: o processo de aprendizagem

Dicas Legais

Conselho do Profissional

A seguir, listamos três livros recentes que podem trazer novas perspectivas sobre o mundo dos negócios.

Dulce Ribeiro é jornalista, professora da ESPM-Sul e coach com certificação do International Coaching Federation (ICF) A Meta

Autores: Eliyahu Goldratt e Jeff Cox Conta a história de um personagem

que precisa tirar da falência a empresa onde trabalha para ganhar uma

promoção. A partir deste enredo, os autores indicam como identificar

problemas e encontrar soluções mais rápidas, evitando complicações.

Empreendedores Extraordinários

Autor: John Byrne

Para aqueles que aspiram abrir um negócio revolucionário, mais uma coleção de conselhos e experiências. Desta vez, foram ouvidos empresários de grande relevância internacional.

São 25 celebridades do empreendedorismo moderno

que contam suas façanhas. Entre eles: Steve Jobs, o pai da Apple, e Mark Zuckerberg, o criador do Facebook.

(6)

6

Sr. Norbert Pick

Brasil: país estratégico

Entrevista

O executivo esteve recentemente no Brasil e falou para o Conexão sobre a importância do trabalho no País.

é vice-presidente de Marketing e Vendas do Grupo STIHL e trabalha em Wieblingen, na Alemanha

6

Conexão Empreendedor

(7)

7

Conexão – Conte-nos um pouco sobre sua carreira na STIHL. Quando você começou a trabalhar na Empresa?

Sr. Norbert Pick - Comecei a minha carreira na STIHL em 1º de junho de 2002, em uma pequena cidade próxima a Frankfurt chamada Dieburg, onde fica a subsidiária de vendas da STIHL na Alemanha. Trabalhei lá por quase 10 anos como gerente-geral até ser nomeado membro do Conselho STIHL responsável por Marketing e Vendas. Durante esses 10 anos, tive uma excelente oportuni- dade de me familiarizar com a cultura STIHL, o que, na minha opinião, é muito importante e uma das razões pelas quais a marca faz tanto sucesso. Dedicamo-nos aos nossos concessionários, seguimos objetivos de longo prazo e não resultados

de curto prazo, temos produtos da mais alta qualidade, com longa vida útil. Além disso, oferecemos aos nossos clientes os serviços adequados às suas necessida- des. Nas concessionárias, eles recebem a recomendação certa, e o vendedor faz demonstração de produtos.

Conexão – Como você avalia, hoje, o mercado e a fábrica brasileira?

Sr. Norbert Pick - O Brasil é, neste momento, um de nossos maiores mer- cados no mundo.

Estive aqui diversas vezes no passado com distribuidores alemães e já tinha tido a oportunidade de ver de perto a produção local, mas quem volta depois de muitos anos observa que tudo mudou.

Agora está tão grande que precisa de um sistema de GPS para navegar por toda a fábrica (risos). Temos uma ótima equipe aqui: paciente e dedicada à qualidade dos produtos. Além disso, a fábrica brasileira é a nossa principal fornecedora de cilindros.

Conexão - Qual o objetivo da sua visita ao Brasil?

Sr. Norbert Pick - Desde que assumi a nova posição, há um ano, meu objetivo tem sido visitar o maior número de países possível, e o Brasil é um dos mais impor- tantes para nós neste momento. Quero aprender mais sobre o País, sobre o depar- tamento de Vendas, sobre o Marketing e como vocês estão trabalhando o mercado

para entendê-lo melhor. Mas o objetivo mais importante para mim é encontrar as pessoas aqui, me familiarizar com elas, conhecê-las. É sempre melhor conhecer alguém cara a cara do que somente por telefone ou e-mail.

Conexão - A STIHL Brasil lançou uma campanha especial para celebrar seus 40 anos usando

“Sua história faz a nossa história” como slogan. E você:

tem alguma história especial sobre a STIHL para contar?

Sr. Norbert Pick - Primeiramente, estou muito feliz por vocês aproveitarem a chance para celebrar esse aniversário.

40 anos é um longo tempo para uma empresa. Uma história que destaco na minha trajetória é de quando comecei, em Dieburg, em 2002. Naquela época, já tínhamos alguns concessionários que estavam há 50 anos conosco, e decidi que a todo distribuidor que estivesse celebrando o 50º ano conosco eu faria uma visita pessoalmente e lhe daria um presente, um jantar. Nos primeiros anos foi bastante fácil fazer isso, porque tínha- mos poucos nessa situação, mas quando saí de Dieburg no ano passado era quase impossível para mim, pois tínhamos muitos distribuidores completando 50 anos. Isso é um bom sinal e comprova que uma longa relação com os nossos distribuidores é muito importante, nos enche de orgulho tamanha parceria.

O Brasil é hoje um de nossos principais mercados no mundo.”

Sr. Norbert Pick acompanhado dos executivos de Marketing e Vendas da STIHL Brasil

(8)

8

Conexão Global

Dicionário Viva Verde

É a taxa básica de juros do Brasil, definida pelo Banco Central a cada 45 dias. Ela serve como referência para as demais taxas da economia.

Entender o significado dos indicadores econômicos é muito importante para acompanhar as nuances do mercado e planejar o seu negócio. Acompanhe, a seguir, algumas das definições mais relevantes deste contexto.

"Economês"

Como calcular

A Iniciativa Verde disponibiliza em seu site uma calculadora de compensação de carbono para pessoas físicas. Confira em:

www.iniciativaverde.org.br/pt/calculadora.

Cuidados no plantio

É importante lembrar que o plantio de árvores exige cuidados como preparo do solo, adubação e manutenção. Procure em sua região uma entidade que realize o trabalho de compensação.

Escrever um livro, conquistar o diploma, ter um filho e plantar uma árvore. Esses são itens clássicos que fazem parte da lista de metas de muita gente. Mas você sabia que para a realização de cada tarefa cotidiana contribu- ímos com o aumento da emissão de gases que geram o efeito estufa? É por isso que muitas pessoas e empresas passaram a investir na compensação de carbono, que significa neutralizar um evento negativo com uma prá- tica positiva, como a restauração florestal. O diretor da área de Compensação de Emissões da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Iniciativa Verde, Lucas Pereira, explica que qualquer pessoa pode ajudar a diminuir os danos ambientais provocados por suas atividades. “A forma como nos deslocamos para o trabalho, seja de moto ou carro; as viagens de avião; as festas de aniversário; o consumo de gás, energia elétrica e combustível. Tudo pode ser compensado, basta fazer o cálculo para saber a quantia de árvores necessárias para suprir os danos causados por cada ação”, destaca. Lucas explica que as árvores capturam CO2 ao longo de sua vida por meio da fotossíntese. “Para se ter uma ideia, uma ár- vore da Mata Atlântica captura, em média, 0,19 toneladas de CO2 enquanto está viva. Uma viagem aérea do Rio de Janeiro (RJ) para Porto Alegre (RS), por exemplo, emite 0,26 toneladas de CO2. Portanto para compensar esse deslocamento é necessário plantar duas árvores”, ilustra.

De olho no futuro

É a diferença entre as exportações e as importações. Se o saldo é posi- tivo, há superávit comercial. Caso contrário, há déficit.

É a soma de recursos próprios ou de terceiros das empresas, destinados para o seu financiamento em curto prazo.

Índice de Preços ao Consumi- dor Amplo. Mede o custo de vida para famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos.

Para investidores, é muito im- portante, pois reflete a inflação oficial do Brasil.

Taxa Selic

Balança comercial

Capital de giro

IPCA

=

(9)

9

Cultivada em países como México, Argentina, Bolívia, Gua- temala, Peru e Colômbia e conhecida como salvia hispanica, a chia é a semente do momento para os amantes do mundo dos produtos naturais. Por possuir uma grande quantidade de ácidos graxos, ômega 3 e fibras, seu uso diário tem o poder de diminuir os níveis do colesterol LDL (ruim) na circulação.

“Ela também ajuda na regulação dos vasos sanguíneos porque aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim o aumento da pressão arterial”, explica a nutricionista e diretora da Clínica Atual Nutrição, Cátia Medeiros.

O consumo da chia também está relacionado à perda de peso, uma vez que a semente, em contato com a água, tem a capacidade de dobrar seu volume, o que ajuda a reduzir o apetite, aumentando a sensação de saciedade.

Dicas para o consumo

Assim como a linhaça, a chia é uma semente mucilagi- nosa e em contato com o organismo cria um gel incolor de proteção que promove o bom funcionamento do intestino.

Encontrada em três versões — óleo, farinha e grãos —, pode ser ingerida diariamente, 30 minutos antes das duas princi- pais refeições. “Duas colheres de sobremesa são o suficiente para reduzir a fome. Entretanto é preciso modificar hábitos alimentares e inserir exercícios físicos para obter melhores resultados na perda de peso”, destaca. Pode ser adicionada a sucos, vitaminas, iogurtes, frutas picadas e até mesmo em receitas de molhos de saladas e pratos em geral. Cátia ainda deixa uma dica: “A gelatina de chia é uma boa pedida. Para preparar, basta deixar de molho duas colheres da semente em meio copo de água por 20 minutos. Em seguida, pode- -se adicionar polpa de frutas vermelhas. Depois é só levar à geladeira e consumir geladinha”, ensina.

Em dia com você

Chia, a semente da saciedade

Com a promessa de dar fim aos hábitos sedentários, o trei- namento funcional está tomando o lugar da musculação nas academias. O objetivo principal é trabalhar diversos músculos e articulações ao mesmo tempo. A rotina dinâmica de treinos evita que os praticantes se mantenham sentados, pois essa é a posição mais prejudicial do cotidiano de muitas pessoas.

Treinamento Funcional

Colaborou a nutricionista Cátia Medeiros, CRN3 23479 Colaborou o professor especialista em treinamento funcional Fábio Munhoz dos Reis, de Porto Alegre (RS)

Fique ligado!

O treinamento

Empurrar, puxar, erguer, levantar, agachar, saltar.

Os exercícios têm o objetivo de reestruturar e recuperar movimentos que perdemos ao longo da vida por conta do envelhecimento ou de hábitos cada vez mais estáticos.

Para todas as idades O treinamento é indicado para todas as idades, sem restrições. A técnica também melhora a eficiência de atletas de alto rendimento.

Para evitar lesões, é importante o acompanhamento de um profissional especializado.

Benefícios

A prática desenvolve a força muscular, a potência, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio. Os resultados são movimentos mais seguros e eficientes.

(10)

10

2. Planeje

Os vendedores com- petentes costumam trabalhar seguindo um plano. Porém, o diferencial destes profissionais é que eles se permitem modificar seus planejamen- tos no meio do caminho, se assim for necessário. Essa ação pode até parecer simples, mas estar aberto ao novo exige disciplina diária.

Especial

Vendedores excepcionais são aqueles que estabelecem uma conexão com cada cliente, entregando o que ele busca, mas também prestando uma espécie de consultoria que agrega valor. Confira, nesta matéria, dez dicas que podem ser muito úteis no dia a dia nas concessionárias e conheça as opiniões de alguns profissionais que são destaques em vendas na STIHL.

Vendedor nota 10

Conexão Global

1. Conheça bem os produtos

Quanto mais conhe- cimento e intimidade você tiver com os produtos que vende, mais clara e qualificada será a sua venda.

Estar por dentro das novidades e ser ca- paz de esclarecer dúvidas técnicas são os pontos de partida. Fernando Gasparelo, da concessionária Gasparelo Máquinas, de Irati (PR), atua na área de vendas há cinco anos e concorda com essa pre- missa. “Outra questão que considero importante é deixar o cliente decidir.

Eu costumo orientar sobre quais são os equipamentos mais indicados, mas nunca forço a venda”, ensina.

Há cerca de 25 anos no ramo Co- mercial, Manoel Pereira Campos, proprietário da concessionária Casa da Lavoura, de São Gabriel da Palha (ES), tem uma boa tática para encan- tar o cliente por meio dos produtos:

“É importante estar alinhado para fazer uma boa abordagem. O segundo passo é falar sobre as qualidades das máquinas, mostrar os EPIs, falar da assistência, da garantia e das peças originais de reposição”, aconselha.

Para Geraldo Einloft, gerente de Vendas da Regional Sul, a receita para o sucesso na área comercial é a combina- ção de alguns fatores-chave: “Conhecer o cliente, para identificar a sua neces-

3. Tenha metas pessoais arrojadas

Eleve os seus padrões.

Se você precisa fazer 10 ligações por dia, experimente fazer 11. Assumindo metas arrojadas você se acostuma com níveis

4. Descubra o que motiva você

Você sabe responder agora o que o motiva?

Qual é o seu grande propósito? É impor- tante entender o seu motivador porque ele faz com que você aja. Grandes ven- dedores têm muita clareza em relação ao que os motiva e o que faz com que se dediquem mais do que outros para alcançarem o que querem.

sidade e oferecer a melhor solução. O entendimento sobre os produtos e seus acessórios é o passo complementar. A seguir, estabelecer um bom relaciona- mento com o cliente, acompanhando o pós-venda”, aponta. Com uma trajetória de 33 anos na STIHL, o gerente entende que a melhor estratégia em um processo de venda é seguir a filosofia da transpa- rência e do ganha-ganha: “A negociação deve ser clara e boa para os dois lados.

É assim que as longas parcerias se esta- belecem”, explica.

de excelência. Segundo um dos livros do autor americano Mark Marphy, Hard Goals, pessoas com grandes metas geral- mente estão 73% mais motivadas do que as pessoas que não têm grandes objetivos em suas vidas

(11)

11

5. Seja positivo

Pense e aja de ma- neira positiva. Olhe para as coisas e tente tirar o melhor de cada acontecimento, aprendizado e oportunidade. Evite reclamar e enxergar as coisas de for- ma depreciativa. Seja referência por contagiar com seu otimismo.

Estar por dentro das novidades e ser capaz de esclarecer dúvidas técnicas são os pontos de partida."

8. Exercite sua mente

Mantenha seu cére- bro sempre ocupado.

Leia, estude, converse com outras pessoas, viaje, e sempre que puder enriqueça a sua cultura com novos pontos de vista. Isso vai torná-lo um profissional mais preparado para lidar e resolver os desafios que surgirem em seu dia a dia.

7. Surpreenda o cliente

O diferencial em uma venda é oferecer algo que o cliente não es- pera. Rodrigo Cabral Mohallem, da concessionária Cidade Campo, de Itajubá (MG), trabalha há cerca de 20 anos na área de vendas. “O produto precisa ser muito bom e os serviços agregados tam- bém. No caso da STIHL, isso não é difícil, porque os equipamentos visam facilitar a vida dos clientes. Eles são ótimos para o dia a dia dos cafeicultores aqui da região, por exemplo”, destaca. Manoel, da con- cessionária Casa da Lavoura, acredita que quando o cliente vai até a loja, ele quer algo mais. “Minha filosofia de venda é oferecer o que o cliente busca e ainda mostrar opções de produtos. Isso pode gerar uma venda adicional e é um trunfo para conquistar a simpatia. Convidar para

6. Saiba priorizar

O mais importante vem primeiro. A or- ganização é um passo fundamental para atender de maneira sa- tisfatória. Nesse sentido, vale anotar em um bloco de notas duas ou três coisas que você precisa fazer impreterivelmente a cada dia, seja pela sua qualificação ou pelos clientes ou contatos com potencial de compra.

9. Vá onde o cliente está

Sair do ponto de ven- da e fazer visitas aos clientes no ambiente deles é um ótimo exercício para compre- ender o dia a dia e gerar empatia, suge- rindo produtos que estejam realmente adequados às suas necessidades. Rodrigo, da concessionária Cidade Campo, releva que em sua região a ida a campo é cons- tante. “O fato de irmos até as lavouras, por exemplo, nos dá muito conhecimento.

Assim passamos a atuar como consultores em vez de vendedores”, ressalta.

10. Seja grato

Agradeça sempre pe- las coisas que acon- tecem ao seu redor.

Ajude as pessoas. E lembre-se de retribuir o que você alcança com atitudes e não apenas palavras. Profis- sionais de alta performance são totalmente gratos por tudo o que conquistaram e sempre passam adiante seu conhecimento, compartilhando e oportunizando vivên- cias para quem está ao seu redor.

tomar um cafezinho, jogar uns minuti- nhos de conversa fora e entender por que ele está ali faz toda a diferença!”

A STIHL reconhece e valoriza os seus vendedores excepcionais. Pro- va disso é o programa de incentivo Venda Premiada.

891

vendedores já foram premiados

2.142

prêmios foram resgatados

1.607

vendedores participam do programa

(12)

Iniciada em abril deste ano, a cam- panha “Os melhores preços da história”

movimentou as lojas de todo o Brasil.

Para aumentar ainda mais as vendas, a STIHL esteve na mídia recentemente com dois novos comerciais publicitários.

O filme “Cobra” destacou a campanha Os melhores preços da história e foi veicu- lado entre os dias 29 de julho e 27 de agosto, nos intervalos do Jornal Nacio- nal, Bom Dia Brasil e Globo Rural – neste último a veiculação seguiu até o final de setembro. O anúncio também foi exibido nos canais a cabo SporTV e TNT. Com criatividade o vídeo retratava de forma divertida a praticidade das ferramentas

STIHL. Três casais estavam reunidos à mesa enquanto o dono da casa contava uma história inventada sobre o dia em que enfrentou uma cobra. O relato é acompanhado por cenas dos produtos STIHL e seus preços promocionais.

A produção destacou o novo conceito de comunicação adotado pela STIHL, que tem como base o atual slogan: Sua história faz a nossa história.

Já o filme “Feirão de Ofertas STIHL”, veiculado entre os dias 5 e 10 de agosto, na Rede Globo, divulgou a semana de ofertas. Se você não viu, acesse o Siste- ma Online, clique no menu Biblioteca/

STIHL Acontece e confira os comerciais.

12 Campanha

Os melhores

preços da história

Conexão Comercial

Com resultados positivos, campanha foi ao ar com dois filmes que destacaram os preços e condições especiais.

Filme da campanha, veiculado na Globo:

história divertida que retrata a praticidade das ferramentas STIHL

Filme Feirão de Ofertas

(13)

13

- Oferecem mobilidade - São silenciosos - São sustentáveis

Principais diferenciais da linha a bateria:

Produto

Ideal para profissionais de jardinagem e consumidores domésticos, a linha de produtos a bateria é composta por cortador de grama, roçadeira, podador, soprador e motosserras. Oferece soluções completas para aqueles que se dedicam a manutenção de áreas verdes.

Além do design moderno que faci- lita a operação, os

produtos podem ser utilizados em áreas amplas, pois dispen- sam a necessidade de fio ou tomada. Com baixo ruído, podem

ser manuseados próximo a locais sen- síveis ao barulho, como, por exemplo, escolas, hospitais, clubes ou condomí-

Linha de

produtos a bateria

“Os produtos são ideais para profissionais de jardinagem e usuários

domésticos.”

nios. Uma grande vantagem em relação à concorrência é que a mesma bateria serve em todos os produtos da linha. Outro diferencial dos produtos é que dispensa o uso de combustível e óleo para motor, o que torna a linha totalmente sustentável.

Júlio Huller, proprietário da conces- sionária Huller Equipamentos Ltda., de

Pelotas (RS), comprova a qualidade dos produtos ao conversar com os clien- tes. “Todos que adquirem algum equipamento da linha se mostram sur- presos com os resultados e demonstram 100% de satisfação”, destaca. Ele também chama a atenção para o grande número de mulheres que

Lançados em setembro de 2012, os produtos a bateria STIHL oferecem facilidade e praticidade para os cuidados com o jardim.

procuram os produtos. “Geralmente, o público feminino tem receio de trabalhar com equipamentos que utilizam algum tipo de combustível, portanto a inovação do uso da bateria, juntamente com a leve- za oferecida, chegou para auxiliá-las nos serviços de jardinagem”, afirma.

Para o consultor de vendas STIHL, Jorge Pezaroglo, a linha ainda é novidade no mercado e, mais do que nunca, o tra- balho dos consultores e concessionárias é fundamental no sentido de promover e oferecer os produtos. “Recebo ótimos feedbacks em relação à qualidade dos equipamentos, porém é preciso torná- -los conhecidos no mercado, mostrar ao público a vantagem do custo/benefício”, salienta.

Motosserra MSA 160 C

Motosserra MSA 200 C

Bateria e carregador universal AP 160

e AL 300

Cortador de grama RMA 370

Soprador BGA 85 Roçadeira FSA 85

Podador HSA 65

(14)

14 Pela STIHL Conexão Comercial

A STIHL agora faz parte do Programa Mais Alimentos, linha de financiamento do Governo Federal para a modernização da propriedade rural familiar. Por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o agricultor familiar poderá adquirir ferramentas STIHL com excelentes condições de pagamento. Ao todo, são mais de 30 produtos que podem ser financiados dessa forma. Os diferenciais para os clientes são as taxas de juros atrativas e o prazo para pagamento de até 10 anos com carência de 3.

Em breve, as concessionárias receberão informações e dicas para auxiliar o cliente que pretende adquirir o financiamento.

Segundo Rafael Luche, consultor de Mercado Agropecuário da STIHL, participar do programa é uma forma de estar presente na vida do pequeno agricultor. “O Brasil possui cerca de 3 milhões de propriedades rurais de agricultura familiar, e destas, mais de 500 mil estão cadastradas no Programa. É do interesse da STIHL que essa categoria possa se desenvolver utilizando equipamentos de qualidade. Diante dessa realidade, o apoio do concessionário na divulgação do programa é muito importante”, destaca.

Vantagens ao

produtor rural

www.mda.gov.br/maisalimentos

Condições de financiamento

* R$ 200 mil por agricultor familiar com juros de 2% ao ano

* 1% de juros ao ano para projetos até R$ 10 mil

* 10 anos para pagar com carência de até 3 anos

(15)

Área 15

Importação

Saiba mais sobre as atividades exercidas pela equipe de Importação da STIHL.

Equipe

6 profissionais no total Supervisor

Sílvia Altenhofen Contato com a rede importacao@stihl.com.br (51) 3579 8307

EQUIPE: Tássia, Anelise, Cássia, Sílvia, Mariana e Ana.

“Se eu pudesse definir a área em apenas uma palavra seria mudança. Temos vivi- do intensamente essa prática." É assim que Sílvia Altenhofen caracteriza o setor do qual é supervisora. A descrição se refere ao fato de o setor ter realizado as atividades de forma terceirizada durante anos. Somente no ano passado retornou aos cuidados da STIHL. Para atender às demandas chegaram novos colaborado- res. Por decisões estratégicas, a STIHL decidiu alterar o processo de compras internacionais. Anteriormente importados da matriz, muitos produtos passaram a ter seus lotes adquiridos diretamente do próprio fabricante a partir dessa mudan- ça. “Esse novo conceito fez com que, em poucos anos, em vez de 15 tivéssemos um salto para mais de 100 fornecedores diretos”, destaca.

Atualmente a área responde pela opera- ção de logística internacional de material importado, dentre eles matérias-primas,

peças de reposição, produtos acabados, material para consumo e ativo imobili- zado; a gestão do regime de Drawback - concessão fornecida pelo governo para suspender ou isentar impostos de insumos destinados à industrialização de produtos exportados -; responsável por realizar a comunicação entre empresa e órgãos do Governo; e a negociação com agentes de frete internacional e despachante adua- neiro. “Desenvolvemos uma parceria com prestadores de serviço capazes de assegu- rar qualidade e agilidade, aliadas a custos competitivos para a operação”, ressalta.

A equipe é formada por Cássia Kre- mer, responsável pelas importações procedentes da STIHL Alemanha e STIHL Incorporated; Anelise Brito responde pelas importações da Ásia e equipamentos imobilizados; Ana Piccoli administra as importações dos Estados Unidos; Mariana Carbone, dedicada às importações da Europa por meio do

projeto de Consolidação de fornecedo- res; e Tássia Titello atua na gestão do regime de Drawback.

Qualidade na entrega

No início deste ano, com os setores de TI, Comércio Exterior e Financeiro Fiscal, a área de Importação finalizou a implan- tação de um novo sistema para otimizar os processos de importação, exportação, câmbio e regimes especiais como o Drawback. Segundo Sílvia, as mudanças têm despertado na equipe um sentimento de motivação e comprometimento para enfrentar novos desafios. “Nosso objetivo é realizar entregas com qualidade a todas as áreas da STIHL”, finaliza.

(16)

16 Rede na prática Conexão Cultural

Equipe da matriz, em Manaus (AM)

Pé na estrada

De carro ou barco, a concessionária Maquipel, de Manaus (AM), aposta nos trabalhos de campo para conquistar clientes.

Quando iniciou suas atividades, há 16 anos, a Maquipel trabalhava somente com produtos direcionados à área naval. Em 2006, os sócios da empresa, localizada em Manaus (AM), decidiram ampliar seu portfólio e viram no mercado agropecuário uma oportunidade de negócios oriunda das demandas da região. Os produtos STIHL despontaram naturalmente como os melhores aliados para os novos investimentos.

“Já conhecíamos a STIHL como marca forte no mercado, uma referência no campo.

Associamos a qualidade dos serviços da Maquipel à excelência dos produtos STIHL”, lembra Dário Coimbra, sócio da concessionária.

De lá para cá, os resultados comprovam o sucesso da parceria. São três filiais — Manaus, Belém e Itacoatiara — e 53 funcionários. As vendas de ferramentas STIHL aumentaram 30% no primeiro semestre de 2013, em relação ao mesmo período do ano passado. Até dezembro, o objetivo é ultrapassar os 40% de crescimento. "Mas tudo isso à base de muita dedicação. E sem medo de botar o pé na estrada, seja de carro ou barco", destaca.

Associamos a qualidade dos serviços da MAQUIPEL à

excelência dos produtos STIHL.

É uma parceria de muito sucesso.”

Dário Coimbra

sócio diretor da Concessionária MAQUIPEL (AM)

(17)

17

Onde o cliente estiver

Há cerca de um ano e meio, a Maqui- pel possui um colaborador exclusivo e treinado para realizar trabalhos de cam- po. Com um veículo personalizado com a marca STIHL, ele percorre a região re- alizando demonstrações e contatos para venda de produtos. Quando o automóvel não é suficiente, recorre a um barco. É dessa forma que chega às populações ribeirinhas, que vivem na costa dos rios.

“São comunidades distantes que não têm acesso às mídias usuais. Dessa forma, le- vamos a marca até eles, tiramos dúvidas e informamos qual o melhor equipamento para suas necessidades, gerando muitos negócios futuros”, comemora Coimbra.

Além disso, a concessionária participa

DESTAQUES:

1. Interior da loja matriz 2. Dia de Campo para clientes

de feiras e eventos no interior do estado.

Na loja, todos os colaboradores passam por uma qualificação sobre os produtos e a marca STIHL. A excelência do serviço de pós-venda fecha o ciclo.

O objetivo é prestar um atendimento diferenciado, sempre orientando os clientes. Nesse sentido, a concessioná- ria oferece instruções de manutenção e manuseio de roçadeiras. Para se ter uma ideia, em dois anos, foram mais de 600 pessoas orientadas para dar o melhor uso ao seu equipamento. Tudo alinhado à política comercial da STIHL:

“Seguimos à risca tudo que a STIHL nos passa em relação às metas, aos preços, campanhas, visibilidade e mídia. Isso também tem ajudado bastante”, conclui.

1

2

(18)

18

Conexão Cultural

Fundador da concessionária Casa do Pica-Pau, Luiz Hohl começou a atuar com produtos STIHL antes da instalação da fábrica no Brasil.

Parceria de longa data

De madeireiro a empresário de suces- so, a carreira de Luiz Hohl foi marcada pela apurada percepção e busca de obje- tivos grandiosos. E sua história profissio- nal sempre esteve ligada à STIHL. Mesmo antes de a fábrica ser instalada no Brasil, ele já trabalhava com produtos da marca.

Desde 1964, como vendedor ambulante, revendia produtos adquiridos no Rio de Janeiro (RJ) e, mais tarde, de Porto Alegre(RS). Em 1969, quando fundou a Casa do Pica-Pau, seguiu recebendo os itens de importadoras até a instalação da fábrica nacional. “Trata-se de uma grande parceira do nosso trabalho desde o início. Sempre com volume bons de vendas”, ressalta.

O nome é uma associação entre o pássaro que corta a madeira com o bico e o principal produto revendido na época: a motosserra STIHL. A loja tinha apenas três metros de largura por

sete de profundidade, mas já se tornava referência na venda de produtos STIHL.

“Nos tornamos ponto central para quem queria comprar ou para quem precisava de assistência técnica para as motosser- ras”, lembra Hohl.

De pai para filho

Nos últimos 44 anos, a concessio- nária cresceu e já possui seis lojas no Estado de Goiás: três em Goiânia, uma em Uruaçu, em Acreúna e Jussara. A paixão pelo trabalho e a confiança nos equipamentos STIHL passam de pai para filho. Alexander, Adriane e Tatiane são, respectivamente, diretor de negócios, diretora administrativa e financeira e diretora de negócios agropecuários. “En- tre nossos principais valores está firmar parcerias com fornecedores de produtos com qualidade superior como a STIHL”, revela Alexander Hohl.

Sua história faz a nossa história

A STIHL é uma

grande parceira

desde a fundação da

Casa do Pica-Pau,

sempre com um bom

volume de vendas.”

(19)

19

SAFEFONE: lançamento Gradiente

Tecnologia

A outra face do Facebook

Divulgado em julho, o relatório Facebook's Carbon &

Energy Impact revelou que cada usuário da rede social que compartilha notícias, manda mensagens e posta fotos emite cerca de 3,5 kg de CO2 por ano na atmosfera. O Facebook atribui o aumento à sua popularização: hoje, a rede conta com um bilhão de perfis ativos. Confira, abaixo, alguns dados do estudo.

Desenvolvido especialmente para quem se preocupa com segurança, o SafePhone é o novo celular da Gradiente com recursos específicos para atender crianças e idosos.

Projetado com dispositivos de segurança pessoal e teclas numéricas maiores, o SafePhone chega ao mercado com a proposta de oferecer simplicidade aos usuários que precisarem realizar ligações ou chamadas de emergência. Posicionada no dorso do aparelho, a tecla SOS – identificada pela cor vermelha – realiza ligações automáticas, dispara mensagem de texto solicitando ajuda e ainda informa a posição geográfica por meio do rastreador GPS, para até cinco números pré- cadastrados. Com a função rastreador é possível identificar o local em que se encontra o usuário. Basta enviar um SMS e o SafePhone responde automaticamente. Indicado para crianças e idosos, o celular apresenta teclas numéricas com aproximadamente 1cm quadrado, para facilitar a visualização, e botões com acionamento mecânico. A bateria dura em média cinco dias em standy by. O SafePhone possui display de 1.8 polegadas e pesa 120 gramas e sua memória pode ser expandida até 16GB. O aparelho dispõe também de lanterna, MP3 Player, Câmera VGA, Bluetooth e um menu simplificado.

Para uma chamada segura

Considerando o funcionamento dos centros de dados, dos escri- tórios, as viagens e transporte dos seus colaboradores, foram emitidas 384 mil toneladas de CO2 no ano passado, contra 275 mil de 2011.

A compensação de carbono é uma ótima alternativa para diminuir os danos causados ao meio ambiente.

Assim como mostrou a matéria da página 8 – De olho no futuro –, existem instituições que auxiliam na realização desse cálculo.

Em 2011, cada usuário emitiu 249 gramas de CO2 por mês. Em 2012, esse número subiu para 294 gramas.

(20)

Referências

Documentos relacionados

Hughes, Adam Rapp, and Michael Ahearne (2010) Managing Sales Force Product Perceptions and Control Systems in the Success of New Product Introductions, Journal

Em estudo realizado com profissionais da equipe de enfermagem de um hospital universitário de Ribeirão Preto (SP), o qual utilizou em sua metodologia a análise de correspondência

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

• Fidel não perdeu sua atitude revolucionária e vai para o México pensando em formar um exército novo de guerrilheiros para derrubar o governo cubano.. • Fundou

Alimento completo em fl ocos, indicado para todas as espécies de peixes ornamentais de água doce, em fase.. de

Desta forma, concluímos que o método de extração, utilizando ruptor ultrassônico (frequência de 20KHz e potência máxima de 150 W) com ponteira intermediária (70%

Quando comparadas as freqüências de obe- sidade abdominal (CC>80 cm) entre os grupos de paridade, o maior potencial efeito da paridade foi observado entre as mulheres na faixa

A APACN – Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia, entidade filantrópica sem fins econômicos, declarada de utilidade pública municipal, estadual