• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA PROMOVER A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA PROMOVER A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos 1

ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA PROMOVER A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO

Paloma Eduarda de Jesus Silva1*; Niedja Israelly da Silva2; Maria do Carmo Martins Sobral³.

Resumo – Envolver a população nas preocupações ambientais é um ótimo caminho para obter êxitos nas políticas públicas voltadas para a questão. Os recursos hídricos vêm sendo cada vez mais degradados, o reconhecimento desse recurso como esgotável é necessário para formação de cidadãos preocupados com o consumo sustentável e uso racional. As escolas são importantes espaços para desenvolver atividades para a sensibilização sobre tema. Com esse intuito, foram desenvolvidas atividades temáticas sobre a economia da água em escolas da rede municipal de ensino, no município de Ipojuca-PE. A cidade é cortada pelo Rio Ipojuca um dos mais importantes rios do estado de Pernambuco, além de ter outros rios importantes para o município. Ao final da oficina os alunos elaboraram propostas de ações que eles e outros alunos poderiam tomar para não desperdiçar água em suas residências e ações para conservar esse recurso.

Palavras-Chave – Atividades educativas, consumo sustentável, educação ambiental.

EDUCATIONAL ACTIVITIES TO PROMOTE THE CONSERVATION OF WATER RESOURCES IN SCHOOLS OF BASIC EDUCATION

Abstract – Engaging the population in environmental concerns is a great way to achieve success in public policy on the issue. Water resources have been increasingly degraded, the recognition of this resource as exhaustible is necessary for the training of citizens concerned with sustainable consumption and rational use. Schools are important spaces to develop awareness activities on the subject. With this purpose, thematic activities were developed about water economy in schools of the municipal education network, in the municipality of Ipojuca-PE. The city is cut by Ipojuca River one of the most important rivers of the state of Pernambuco, in addition to having other rivers important to the municipality. At the end of the workshop the students made proposals for actions that they and other students could take to avoid wasting water in their homes and actions to conserve this resource.

Keywords – Educational activities, sustainable consumption, environmental education.

*1 Mestranda em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. Email: palomaeduarda30@gmail.com.

2Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco. Email: niedja.israely@gmail.com

³Professora Titular do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Email: msobral@ufpe.br

(2)

INTRODUÇÃO

A maior parte da população brasileira vive em cidades aumentando cada vez mais o consumo de recursos naturais e com isso observa-se uma crescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental. Isto nos remete a uma necessária reflexão sobre os desafios para mudar as formas de pensar e agir em torno da questão ambiental [Jacobi (2003)].

A vida no Planeta Terra só é possível porque existe água em estado líquido em sua superfície, há uma grande preocupação acerca da preservação deste insumo, considerada um bem comum. O nível de poluição de corpos d’água é crescente, as ações antrópicas como despejo de efluentes sem tratamentos e resíduos sólidos, consumismo exacerbado e dependência de produtos industrializados aliados ao crescimento populacional desenfreado vem causando a deterioração dos cursos d’água [Santana e Freitas (2012)].

O consumo sustentável visando uma equidade e justiça social promovendo respeito quanto ao uso dos recursos naturais deve ser trabalhado tanto em espaços formais como em espaços não formais de ensino. Como tema transversal do ensino, o meio ambiente engloba a questão do consumo sustentável, que deve ser abordada de forma holística, por se tratar de uma postura de cidadania. Entre os principais temas de educação para o consumo sustentável está a temática da água [Furriela (2001)].

O primeiro grande desafio que se coloca para a humanidade é a tomada de consciência de que a água potável no planeta é esgotável. Algumas medidas devem ser promovidas para garantir o suprimento de água em quantidade e padrões aceitáveis [Furriela (2001)].

O presente trabalho teve o objetivo de promover atividades lúdicas para o ensino sobre recursos hídricos em quatro instituição da rede municipal de ensino básico no município de Ipojuca- PE, com alunos do ensino fundamental.

Dramatização como ferramenta lúdica no ensino básico

O lúdico é de fundamental importância para o bom desenvolvimento da criança, promove a interação da criança com o meio que vive de forma dinâmica e prazerosa. As atividades lúdicas possibilitam a incorporação de valores, assimilação de novos conhecimentos e o desenvolvimento da sociabilidade, criatividade e imaginação. Ferramentas lúdicas como jogos didáticos, dramatização e musica podem ser utilizadas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem [Niles; Socha (2014)].

A dramatização é uma importante ferramenta lúdica. As histórias encantam as crianças e pode por si só entretê-las, ampliando a sua visão, que sai da limitação do que pode perceber ao seu redor no dia-a-diaEste processo de ouvir histórias, provoca absorção de conhecimentos oriundos do próprio enredo da historia. As histórias preparam para pensar e são grandes auxiliares para desenvolver o senso crítico [Dohme (2004)].

Educação Ambiental para conservação dos Recursos Hídricos

Com base na Política Nacional de Meio Ambiente, Lei 9.795 de 1999, A educação ambiental é entendida como:

“os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a

(3)

XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos 3

conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade [BRASIL (1999)].”

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental prevê que a educação ambiental deve ser construída com responsabilidade cidadã, na reciprocidade das relações dos seres humanos entre si e com a natureza e que não é atividade neutra, pois envolve valores, interesses e visões de mundo [BRASIL (2012)].

No ensino formal a educação ambiental deve estar presente em todos os níveis e modalidades do ensino básico, não deve ser implantada como disciplina, mas, como pratica educativa integrada, continua e permanente. Devendo a dimensão ambiental constar no currículo de formação dos professores [BRASIL (1999)].

É imprescindível o uso da educação ambiental para promover uma revisão de conceitos e ações das pessoas visando o desenvolvimento sustentável para garantir que as gerações futuras possam usufruir dos recursos para atender as suas necessidades, como a água que é essencial para a vida, ressaltando que o direito a água também inclui o compromisso em cuidar dela [Santana e Freitas (2012)].

A compreensão da complexidade da relação homem-natureza na realidade local no ambiente escolar, facilitando a percepção de como esse ambiente se modifica, por meio da formação de professores e dos alunos, é que poderá fazer a diferença na formação de indivíduos críticos, participativos, e preocupados em enfrentar os problemas ambientais como, por exemplo, a crise hídrica [Bacci; Pataca (2008)].

METODOLOGIA

O município de Ipojuca está localizado na Região Metropolitana de Recife, com uma população estimada de 92.965 habitantes e uma área territorial de aproximadamente 527,107 km², apenas 50.6% apresenta domicílios com esgotamento sanitário adequado [IBGE (2017)].

Foram realizadas oficinas em quatro escolas da rede municipal de ensino com as turmas do ensino fundamental I, que estavam no 4º e 5º ano, na faixa etária entre 10-12 anos, com turmas de aproximadamente 35 alunos. As turmas foram escolhidas pela idade apropriada para compreender o conteúdo que foi passado, levando em consideração também que as escolas municipais escolhidas para desenvolver as atividades só ofertavam turmas da educação infantil e ensino fundamental I.

Durante uma semana no mês de março de 2017, em comemoração ao dia mundial da água (22 de março). A oficina foi realizada em três etapas:

Palestra: Nessa primeira etapa foi realizada uma explanação do tema com a turma, pontos como: a importância da água, a ligação entre as florestas e os rios, qualidade da água dos rios e riachos próximos as suas residências e do Rio Ipojuca, por quais motivos os rios estão poluídos, quem são os responsáveis pela poluição e como seria a vida na terra sem água potável. Esse primeiro momento tinha como objetivo estimular através desse diálogo que os alunos expusessem seus conhecimentos prévios, suas dúvidas e reflexões sobre o assunto. Foram levantados os seguintes questionamentos: O que você faria se a água acabasse? De onde vem a água? Quais são e qual é a situação dos rios próximos as suas residências? Estão poluídos? Vocês conhecem o Rio Ipojuca?

Qual rio vocês gostariam de ter? Qual o seu papel de cada um para conservar os rios?

Peça teatral: Nessa segunda etapa foi apresentada uma peça teatral com o tema

“economia de água”, na peça foi feito um alerta para uma possível falta da água para a

(4)

atual e futura geração, caso a população continuasse consumindo de forma desenfreada.

A dramatização apresentava a história de uma dona de casa que desperdiçava água em suas atividades cotidianas até que a água estava acabando e ela precisou aprender a economizar para que ela no futuro não acabasse. A peça tinha uma curta duração para conseguir manter as crianças entretidas durante toda a ação e foi contextualizada para que os alunos pudessem identificar situação do seu dia a dia e refletir sobre a atitude apresentando a aplicabilidade no dia a dia do aluno de alguns problemas apresentados no primeiro momento.

Elaboração de propostas para conservação da água: Na terceira etapa as turmas foram separadas em grupos para que cada grupo elaborasse proposições de como cada um poderia ajudar, através de suas atitudes, para que água do planeta não se esgote.

Cada proposta foi escrita em uma cartolina em formato de uma gota de água para ser colocado em exposição no hall da escola para que todos os alunos pudessem visualizar.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

No momento da conversa os alunos demonstraram bastante interesse sobre o assunto. Para eles a importância estava ligada ao uso doméstico, eles citaram o uso para atividades como tomar banho, escovar os dentes e lavar os pratos. Para os alunos de um modo geral se água acabasse todos morreriam, por isso ela é um recurso importante. A ligação entre florestas e rio não foi associado quando questionado.

Quando questionado sobre a qualidade de água dos rios, riachos e córregos próximos ao seu meio, em todas as turmas a resposta foi que os rios tinham água suja e poluída e os responsáveis pela poluição seriam os seres humanos que jogam lixo e esgoto no rio. Quando perguntado sobre o nome do rio que cortava a Centro da cidade, poucos alunos sabiam que era o Rio Ipojuca, rio este que nomeia a cidade, das crianças que responderam, todas pertenciam a uma escola localizada próxima ao rio.

Contudo, os alunos demonstraram o anseio por um rio limpo, com o ecossistema equilibrado e que para isso cada deveria fazer sua parte tomando atitudes mais sustentáveis.

Figura 1: Palestra com os alunos. Figura 2: Apresentação de peça teatral sobre economia de água.

(5)

XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos 5 .

Durante a dramatização as crianças permaneceram entretidas em toda a apresentação, a peça demonstrou de maneira divertida situações do dia a dia nas residências onde ocorre o desperdício de água e como corrigir e usar a água de forma racional. Durante a peça os alunos interagiram respondendo alguns questionamentos como, por exemplo, se a Dona de casa estava certa desperdiçando a água e se ela deveria mudar de atitude. Todos os grupos respondiam que a dona de casa estava errada e que ela deveria mudar suas atitudes e economizar água.

No terceiro momento os alunos relataram quais atitudes eles poderiam tomar a respeito da conservação dos recursos hídricos os argumentos foram agrupados em dois eixos: economia de água e a redução de impactos negativos dos recursos hídricos, conforme mostra a tabela 1 com as principais sugestões.

Tabela 1 – Principais propostas elaboradas pelos alunos.

Economia de água Reduzir impactos negativos sobre os recursos hídricos

“Não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes”

“Não deixar o chuveiro aberto durante todo o banho”

“Diminuir o tempo do banho”

“Lavar o carro usando balde”

“Não desperdiçar água quando for beber”

“Economizar água quando está lavando os pratos”

“Não poluir os rios”

“Não jogar lixo nas ruas”

“Não jogar esgoto no rio”

Os alunos vincularam a maioria das propostas à economia da água, as respostas podem estar vinculadas com a relação de que quanto maior o consumo da água, maior o valor pago na conta de água no mês. Em todas as turmas economizar água no banho e enquanto escova os dentes foram citadas, isso pode ser explicado pelo maior enfoque dado pelo meio quando se trata de economizar água. Quanto a redução de impactos os estudantes não foram citados pontos importante como a situação física dos rios a erosão, preservação de mata ciliar e eutrofização.

Figura 3: Propostas exposta na parede do hall em uma das escolas visitadas.

(6)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Embora no município de Ipojuca tenha a seu dispor muitas fontes hídricas, os alunos da rede pública de ensino não conhecem a história e a importância socioeconômica e cultural dos rios, riachos e nascentes locais. Deve ser feita uma campanha interdisciplinar contínua para trabalhar a temática de recursos hídricos nas escolas, temas como a bacia hidrográfica, hidrografia local, poluição hídrica, para que assim, eles entendam mais facilmente o porquê da importância da conservação e o impacto direto sobre suas vidas tornando mais fácil a sensibilização de todos.

No decorrer das atividades notou-se o interesse dos professores e alunos sobre o tema, incentivar que os professores trabalhem a temática ambiental é uma importante ferramenta para a sensibilização desde criança para esses temas. Acreditamos que os professores são os principais multiplicadores e formadores de opinião, capacitando os para trabalhar temas como a água em sala de aula, através dos conteúdos das disciplinas, de modo transversal e contextualizando para o cotidiano do aluno é uma forma produtiva de fazer o aluno compreender a importância do assunto.

Podendo assim fazer a diferença sobre o estimulo de participação do aluno no processo de enfrentamento do problema.

Existem diversas formas que a água pode ser trabalhada dentro da sala de aula como: Debate com os estudantes sobre o tema água e as problemáticas mais atuas sobre o tema; realizar aulas de campo, levar os alunos para conhecer ou reconhecer de outra forma os rios mais próximos, fazendo- os compreender os tópicos trabalhados em sala no seu dia a dia; estimular que os alunos pesquisem sobre a questão hídrica em sua região e comparar com outras regiões; criar projetos que estimulem o plantio de arvores, ensinando-os a relação entre a vegetação e a água; entre outros caminhos.

AGRADECIMENTOS

As autoras agradecem ao diretor da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano da Prefeitura de Ipojuca, em exercício no mês de março de 2017, Francisco Uchoa Cavalcante, por todo apoio dado para o desenvolvimento das atividades e aos diretores e professores das escolas visitadas pelo acolhimento e colaboração.

REFERÊNCIAS

BACCI, D. L. C.; PATACA, E. M. (2008). Educação para a água. Estudos avançados, 2008. P.

211-226.

BRASIL, (1999). Política Nacional de Educação Ambiental. Lei nº 9795 de 27 de abril de 1999.

Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.

BRASIL (2012). Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Resolução CNE/CP 2/2012, 18 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.

DOHME, V.D. (2000) Atividades lúdicas na educação – o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado. In Anais do XVII Encontro Regional de História, Campinas, Set. 2004.

FURRIELA R.B. (2001) Educação para o consumo sustentável. Ciclo de Palestras sobre Meio Ambiente - Programa Conheça a Educação do Cibec/Inep- MEC/SEF/COEA, 2001. P. 47-55.

(7)

XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos 7

IBGE, 2017. - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Brasil/Pernambuco/Ipojuca.

Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/v4/brasil/pe/ipojuca/panorama. Acessado em 08/06/2017.

JACOBI, P. (2003). Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa.

USP, n. 118, março/2003, p. 189-205.

NILES, R. P. J.; SOCHA, K. (2014). A importância das atividades lúdicas na Educação Infantil.

Ágora: R. Divulg. Cient., v. 19, n. 1, p. 80-94, jan./jun. 2014 (ISSNe 2237-9010).

SANTANA, A.C.; FREITAS D.A.F. (2012). Educação ambiental para a conscientização quanto ao uso da água. Rev. eletrônica Mestrado em Educação Ambiental, v. 28, jan.a jun. de 2012 pp.178- 188.

Referências

Documentos relacionados

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

O diagnóstico da área se pautou no monitoramento da estação experimental por meio da instalação de parcelas de erosão, que determinam o total de escoamento e

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

As bandas 3 e 4 resultantes da fusão foram empregadas na geração da imagem NDVI, utilizada na classificação orientada a objetos para diferenciar a classe vegetação das demais

Estes três eventos envolvem contas de resultado (Demonstração do Resultado) e contas patrimoniais (Balanço Patrimonial).. O resultado apresentado em nada difere das

62 daquele instrumento internacional”, verifica-se que não restam dúvidas quanto à vinculação do Estado Brasileiro à jurisdição da Corte Interamericana, no que diz respeito a

No u ´ltimo cap´ıtulo demonstramos um resultado que d´a uma limita¸ca˜o superior para o primeiro autovalor n˜ao nulo de Steklov de uma variedade Σ que pode ser imersa numa