• Nenhum resultado encontrado

OS DESAFIOS DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PARA UMA GESTÃO INOVADORA DE LOGÍSTICA.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OS DESAFIOS DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PARA UMA GESTÃO INOVADORA DE LOGÍSTICA."

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

OS DESAFIOS DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PARA UMA GESTÃO INOVADORA DE LOGÍSTICA.

Ana Lídia Zoni Ribeiro analidiarochazoni@gmail.com Alan Rilson Brito Jastes alan_jastes@hotmail.com luiz roberto da silveira almeida luis_almeid_13@hotmail.com Roger Ribeiro da Silva rogerdasilva@gmail.com Bruno da Paixão Monteiro brunodapaixaomonteiro@yahoo.com.br

A lógica fuzzy constitui a base para o desenvolvimento de métodos e algoritmos de modelagem e controle de processo, possibilitando a redução da complexidade do projeto e implementação, transformando- se na solução para a questão de controle até então não tratáveis por técnicas clássicas. A finalidade do desenvolvimento é a introdução a aplicação da lógica fuzzy na central de distribuição da rede Pomme D’or com o auxílio de sistemas inteligentes e controle financeiro, resultando em melhores decisões de compra para atender a demanda de pedidos de todos os restaurantes, casas de eventos e eventos de terceiros, não gerando estoque acumulado e sim estoque planejado para que não tenha capital parado na empresa. Finalmente apresenta- se um panorama do funcionamento operacional atual, incluindo as principais práticas utilizadas por compradores, fornecedores e diretoria na atual tomada de decisão quanto à aquisição dos produtos.

Palavras-chave: Controle, compras e lógica fuzzy.

(2)

1. Introdução

No sistema globalizado atual, as empresas percebem a necessidade de interagir com novas tecnologias que auxiliem na gestão de estoque. Esta tendência está exigindo das empresas novos posicionamentos, com implementação de modernas metodologias em práticas de gestão. Para que as melhorias ou ações implementadas na gestão de estoque não falhem, é necessário que seus resultados sejam constantemente mensurados, avaliados e as medidas corretivas adequadamente implementadas. Tendo como implementação no estoque o sistema de controle de processos, o qual é de suma importância para auxiliar a metodologia para o controle da eficiência de suprimentos, onde sua principal importância é diminuir a margem de erro, evitando desperdícios e aplicando o capital da empresa de maneira eficiente, visando sua saúde financeira.

Há diversas técnicas para implementar ou aprimorar um sistema de controle de processos como o uso de ferramentas administrativas como: Ishikawa e 5w2h e a utilização de SI (sistema de informação) através da lógica fuzzy. As ferramentas administrativas foram aplicadas para identificar e resolver os problemas da gestão do estoque, sendo, o diagrama de Ishikawa utilizado para quantificar as causas geradoras do problema de controle de estoque. Segundo Werkema 1995, o diagrama de Ishikawa é uma ferramenta utilizada para expor a relação existente entre o resultado de um processo, e as causas que tecnicamente possam afetar esse resultado. O autor afirma que a ferramenta como uma forma de utilização para expor a relação existente entre o resultado de um processo, e as causas que tecnicamente possam afetar esse resultado. Para a resolução do problema identificado foi aplicado um plano de ação utilizando o 5W2H, de forma a explorar atividades e processos adequados de assertividade no controle dos suprimentos.

Os conjuntos fuzzy são funções que mapeiam um elemento a um valor escalar entre 0 e 1, o que indica o seu grau de pertinência no grupo. Assim torna-se viável tratar a imprecisão dando a ela um grau de veracidade ou falsidade em um conjunto. Nesta aplicação podem ser classificados da seguinte forma dentro do intervalo [0,1]: péssimo- 0,2; ruim-0,4; regular- 0,6;

bom- 0,8 e excelente 1,0. Pereira et al desenvolveram um sistema de inferência fuzzy para auxiliar na tomada de decisão a fim de classificar fornecedores para uma indústria de alimentos.

Este sistema será implantado em uma cadeia de restaurantes de Belém com quatro restaurantes, uma cozinha centralizada para eventos, 3 casas de recepção além de atender eventos de terceiros em outros salões. Esta empresa é a maior no segmento alimentício da cidade, com uma tradição de 23 anos e com uma capacidade produtiva para atender a 35 mil pessoas/dia em sua totalidade.

(3)

Com o uso desse sistema, espera-se controlar o pedido das compras, enxugando os pedidos e cobrindo a real necessidade de abastecimento para o período de uma semana na central de distribuição da rede, comprando dos fornecedores com melhores preços e garantindo a qualidade dos suprimentos.

Portanto, este estudo de caso tem como finalidade apresentar um modelo de indicadores quantitativos e qualitativos que desempenhem e a tomada de decisão no setor de compras.

Sendo assim, fez-se necessário a utilização da lógica fuzzy para melhorar o controle de processos. Utilizando questionário estruturado para obter dados e técnicas que considerem o modo pela falta de precisão, são descritas as incertezas quando aplicadas, tornam-se poderosas para manipular com segurança este conhecimento. A sua utilização em sistemas de controle de processos em tempo real, em computadores ou micro controladores, é das mais oportunas e convenientes, por não envolver nenhum problema computacional extremamente sério (LEE, 1990).

2. Referencial teórico 2.1 Diagrama de Ishikawa

Slack (1995), afirma que o diagrama de Ishikawa ou diagrama de causa e efeito, é um método particularmente efetivo e ajuda a pesquisar as raízes de problemas. São pontos levantados com perguntas como: o que, onde, como e por que anteriores. O diagrama torna-se exclusivamente um programa para a aplicação de melhoramentos. Podendo-se dividir as causas encontradas em categorias, são elas: máquinas, meio ambiente, medidas, materiais, métodos e mão-de-obra.

(Campos, 1999).

Figura 1 – Diagrama de Ishikawa e Método 6M

Fonte: Campos, (1999).

2.2 Plano de ação 5W2H

Werkema 1995 afirma, que no planejamento de um plano de ação a estratégia elaborada, faz- se necessário realizar reuniões com o grupo das pessoas envolvidas nas atividades, para definir o plano de ação com base na estrutura 5W2H. O plano de ação elaborado deve deixar claro

(4)

todas as etapas as quais deverão ser realizadas, assim, desenvolveram uma verificação de check list, evidenciando os principais pontos de ação a serem realizados (MESQUITA e VASCONCELLOS, 2009).

A ferramenta 5W2H deverá levar em consideração todas as atividades a serem realizadas com maior efetividade e eficácia, ficando de uma forma bem clara todas as atividades a serem efetuadas pelos seus responsáveis. Meira 2003, afirma que o objetivo do 5W2H é responder as setes perguntas, de forma eficiente e planejada, como podem ser observadas no Tabela 1.

Tabela 1 – Estrutura do 5W2H

Fonte: Adaptado de Meira (2003)

Conforme Oliveira (1996), o plano de ação é um planejamento capaz de orientar as diversas ações que deverão ser implementadas. Serve de referência às decisões, permitindo assim que seja feito o acompanhamento do desenvolvimento do projeto.

2.3 Lógica fuzzy

A lógica fuzzy é utilizada pela teoria dos conjuntos fuzzy. Ela difere dos sistemas lógicos tradicionais nos detalhes e suas características. Nesta lógica trabalha-se com um caso limite do raciocínio aproximado como um processo de composição de relações nebulosas. (ZADETH, 1965)

Nos sistemas lógicos multivalores, o valor verdade de uma preposição pode ser ou um elemento de conjunto finito, num intervalo ou uma álgebra booleana; ao contrário dos sistemas lógicos binários, onde o valor verdade só pode assumir dois valores: verdadeiro (1) e falso (o) onde cada termo linguístico é interpretado como um sub conjunto fuzzy do intervalo unitário.

3. Metodologia

O processo de construção do estudo foi desenvolvido através de pesquisas bibliográficas e aplicação de questionários composto de 56 perguntas objetivas subjetivas, cuidadosamente

Métodos dos 5W2H

5W

WHAT O Que? Que ação será executada?

WHO Quem? Quem irá Executar/Participar da ação?

WEHE Onde? Onde executada a ação?

WHEN Quando? Quando a ação será executada?

WHY Por Quê? Por que a ação será executada?

2H HOW Como? Como será executada a ação?

HOW MUCH Quanto Custa?

Quanto custa a ação?

(5)

elaborados com peso de:[0,1] insuficiente- 0,2; regular-0,4; bom- 0,6; excelente- 0,8 e não se aplica 1,0 para inserir as inferências na lógica fuzzy. Coletar dados importantes que permitam relacionar tempo de pedido, separação de material, tempo de suprimento e compra programada.

As variáveis linguísticas utilizadas foram: preço com os requisitos de barato, padrão e caro;

quantidade correta com níveis de satisfação como péssimo, satisfatório e insatisfatório, com prazos de entrega com seus tempos marcados como, antes do programado, em tempo e depois do combinado. Todas essas variáveis passam pela fuzzyficação através de uma base de regras que indicam no final como resultantes da defuzzyficação como o índice da qualidade de compra como: péssimo, ruim, regular, bom e excelente.

Com base nos resultados pode observar a necessidade da atuação de um moderador entre os setores para ajustar os erros dos pedidos das unidades e erro nas compras. A aplicação do software Matlab mostrará as saídas mais adequadas para cada avaliação.

4. Estrutura de distribuição da rede Pomme D’or A rede estudada possui a seguinte estrutura, a saber:

4.1 Central de distribuição (U10)

Sua funcionalidade está concentrada na compra e armazenagem e processamento de todos os produtos que entram para atender as unidades U1, U2, U3, U4, U5, U6, U7, U8, U9 e U10.

Existe uma estrutura de cozinha industrial que atende às demandas da centralização do almoço das unidades U1, U2, U3 e U4 como as unidades que atendem exclusivamente aos eventos.

4.2 Setor de nutrição (U10)

Responsável por toda a produção da rede Pomme D’or e pelo controle de qualidade como na solicitação de produtos do estoque, sendo capacitada com mais de 56% total das compras.

4.3 Unidade Parque (U3)

É a segunda unidade mais antiga e referência como ponto turístico para apresentações de comidas típicas. Localizada na antiga Casa do Governador na Avenida Magalhães Barata, com capacidade de atendimento para eventos de 70 a 130 pessoas e com horário de atendimento pela manhã, com média de 200 a 300 dia atendimento dia.

4.4 Unidade Pátio (U4)

É a unidade mais nova localizada dentro do shopping Pátio que Belém conta com uma logística diferenciada por obedecer as regras do condomínio que normalmente conta com embarque e

(6)

mercadoria pela manhã e coleta de hot box (onde transportam a comida) e Gn’s (onde servem a comida) com horário previsto para às 16:00 e com atendimento médio de 300 a 500 atendimentos dia.

4.5 Unidade Generalíssimo (U2)

Funciona como o ponto de apoio para atender os pedidos de encomendas para terceiros, restaurante e central de eventos com todo o operacional, totalizando como três setores no mesmo espaço físico e com capacidade para eventos de 70 a 150 pessoas e com atendimento médio de 300 a 500 atendimentos dia.

4.6 Unidade Privilége (U1)

Localizada na Serzedelo Côrrea em frente à praça Batista Campos é a unidade que atende em dois períodos com horário de almoço, à La Carte (porções individuais) às sextas e sábados e nos demais dias atende com eventos. Seu perfil é a alta gastronomia, com capacidade para atender eventos entre 70 e 120 pessoas e com ticket médio de 200 a 350 atendimentos dia.

4.7.a Unidade Maison Brilhante (U6)

Atua como a casa de recepção mais antiga do grupo, localizado na Avenida Magalhães Barata, com capacidade de atendimento de 70 a 160 pessoas.

4.8.b Unidade Maison Cristal (U7)

Atua como a casa de recepção mais antiga do grupo e integrada com o salão Brilhante, localizado na Avenida Magalhães Barata, com capacidade de 200 a 500 pessoas.

4.9 Unidade Fábrica 242 (U8)

É a casa de recepção mais nova, localizada na Avertano Rocha com a São Francisco, com capacidade entre 180 a 400 pessoas.

4.10 Unidade Usina 265 (U5)

A casa de recepção localizada na Municipalidade e com a capacidade para atender de 180 a 400 pessoas.

4.11 Unidade eventos de terceiros (U9)

Atende aos eventos contratados que não utilizarão dos espaços físicos da rede Pomme D’or podendo funcionar em outras localidades como outras casas de eventos como Estação das Docas e Hangar e tem a capacidade de atender eventos para mais de 30.000 pessoas dia.

(7)

Na totalidade alcança o limite de atendimento para 35.000 por dia. É o único restaurante de Belém com essa capacidade, dispõe de uma cozinha industrial equipada com fornos industriais capazes de alcançar altas temperaturas, acelerar a produção e garantir o controle de qualidade e com sabor espetacular através deste recurso de ponta.

4. Resultados e discussões

Diante do contexto podemos observar a grande falta de integração entre os setores, apresentando falhas nas compras, atrasos na produção e largos períodos da espera de chegada de produtos até a compra de produtos mais caros, para atender a urgência das solicitações.

Os resultados dos questionários mostram o grau de satisfação quanto ao funcionamento dos setores e dos responsáveis por eles através de pesos ponderados [0,1] que são: insuficiente, regular, bom, excelente e não se aplica, já que resultou a aplicação do questionários a vários setores, solicitando o ponto de vista nos setores que não correspondem a função de cada empregado .Sendo assim, o principal benefício de um sistema de gestão do desempenho para cadeias de suprimentos é fornecer um quadro compreensível e atual de informações sobre o desempenho de um negócio. Outra contribuição é possibilitar um diagnóstico das fraquezas do negócio e decidir quando e onde ações corretivas se tornam necessárias, a fim de avaliar o impacto dessas ações sobre o desempenho do todo (KUENG; WETTSTEIN; LIST, 2001).

Quanto a organização da central de distribuição é responsável pelo abastecimento de todas as unidades de restaurantes, casas de eventos e eventos de terceiros. Vimos sua distribuição conforme gráfico 1, 2 e 3 que avalia sua funcionalidade de abastecimento, processamento e expedição dos materiais.

Figura 2 - Armazenagem na Central de Distribuição e sua capacidade

Fonte: Arquivo Pessoal (2018)

(8)

A central de distribuição apresentou-se como regular pela falta de compromisso dos gerentes de eventos em repassar essas informações no início da semana para que se programe a compra que é realizada geralmente na terça-feira.

Figura 3 - Abastecimento no período de uma semana para atender as unidades U1 a U9

Fonte: Arquivo Pessoal (2018)

A repetição da insuficiência e a apresentação como regular na maioria, notou-se a grande insatisfação do setor operacional que tende a trabalhar de forma improvisada e tendendo a ter momentos ociosos durante a operacionalidade e causando até a necessidade da contratação de extras para atender ao excesso de trabalho e que deveria ter sido distribuído nas horas ociosas pela falta de material.

Figura 4 - Compra do início da semana no atacadão e seu suprimento na central de distribuição

Fonte: Arquivo Pessoal (2018)

(9)

Os grandes fornecedores sempre abastecem com excelência os pedidos, com qualidade e entrega no prazo estabelecido, até mesmo nos pedidos extras, buscam sempre atender as solicitações de compra como mostra a figura 5.

Figura 5 - Pedidos e entregas dos grandes fornecedores na central de distribuição

Fonte: Arquivo Pessoal (2018)

Para obter uma boa previsão de compra é necessário que haja comunicação entre os setores, que pode informar via e-mail de maneira formalizada a média de eventos e pessoas atendidas, assim pode-se saber a necessidade de compra o mais próximo do real pois sabe-se que existe o fechamento de eventos no mesmo dia ou para o dia seguinte porém não alcança nem 20% do que foge do controlado. Não existe a checagem dos estoques das unidades o que nos mostra uma maior insatisfação com a unidade Generalíssimo U2 que envia os pedidos diários de estiva e que se repetem muitas das vezes com o pedido do mesmo item como mostra a figura 6.

Figura 6 - A organização geral da unidade Generalíssimo.

Fonte: Arquivo Pessoal (2018)

(10)

As demais unidades estão na média com uma boa organização quanto a solicitação de pedidos de estiva e centralização e as bebidas.

A formulação ideal para o sucesso do gerenciamento de estoque em qualquer sistema de produção é que ele não seja insuficiente ou excedente. O equilíbrio entre a quantidade de bens produzidos, a de matéria-prima no estoque e, a demanda pelos itens produzidos deve ser o mais harmônico possível, com a finalidade de enxugar custos no geral (CHEN et al., 2007). Essa afirmação pode ser verificada observando-se o que ocorre com os sistemas produtivos nos extremos opostos e distantes desse equilíbrio que podem sofrer com atrasos em sua cadeia produtiva, risco de não entrega do que está demandado, comprar produtos mais caros, perder economia de escala na aquisição de matéria-prima, entre outros. Em contrapartida, um estoque em excesso pode representar obsolescência da matéria prima estocada, capital da empresa parado e mal aplicado, custos de manutenção e congelamento de recursos financeiros. Portanto, um estoque alinhado com a produção evita todo esse conjunto de obstáculos que encarecem a produção.

Para Ganeshan & Harrison (1995), a escolha das ferramentas adequadas na gestão de estoques não apenas aumenta o nível de serviço ao cliente, mas também auxilia na coordenação entre o suprimento e demanda, atendendo de forma eficiente a produção e suas necessidades, bem como auxilia no planejamento da cadeia de suprimentos de uma empresa. Contudo, mostra-se adequada a adoção de metodologias que auxiliem os gestores nas escolhas estratégicas, táticas e operacionais, em relação ao gerenciamento logístico. Na figura 7 com a tabela de produtos, fornecedores e preços, observa-se o exemplo de uma falha com alto valor significativo na compra de uma semana, levando em consideração tempo de pedido, envio de carga como no caso no fornecedor 2 de São Paulo, que precisa do prazo de 8 dias até a entrega do pedido em Belém, o que leva a uma compra do fornecedor 1 de Belém com valor altíssimo pelo erro no cálculo dos eventos pois nos restaurantes seguem uma padronização de cardápio o que facilita, a programação de compra que visa estruturar a real necessidade e não utilizando de cortes, que influenciam no resultado final com, compras de urgências em locais mais próximos e pagando bem mais caro, fora a ausência do poder de barganha para negociar preços mais baixos e prazos mais parcelados e com melhores preços.

(11)

Figura 7 - Produtos e preços.

Fonte: Sistema rede Pomme D’or, novembro, 2018)

Sem uma previsão da real necessidade de abastecimento no período de uma semana, existirão sempre falhas que irão onerar o valor total das compras por períodos e pela necessidade de compra rápida, passando a pagar mais caro como percebe-se nos itens da tabela de produtos acima, como por exemplo: o bacalhau com valores mínimo de R$43,30 através de pedidos realizados na quarta-feira para a empresa fornecedor 2 de São Paulo e com data de chegada prevista oito dias; contra R$65,50 no fornecedor 1 de Belém, por atender aos pedidos fora do programado ou não planejados Esta compra depende diretamente do setor de fechamento de eventos em outra unidade, podendo gerar uma diferença de primeiro para segundo fornecedor, um acréscimo de 51% acima da média programada. O estudo no período de 5 a 11 de novembro poderia ter aumentado em até R$2484,65 somente pelo item bacalhau desfiado como demonstrado na figura 8. Se mensurar o volume de 812 produtos cadastrados, haveria uma grande economia apenas em relação ao setor de compras.

Figura 8 - Tabela de consumo na semana de bacalhau desfiado somando 114,5kg

Fonte: Fonte Sistema Rede Pomme D’or, novembro, 2018)

(12)

5. Plano de ação

A implantação da metodologia de controle que utiliza informações dos itens requisitados nas notas, que após passados para a planilha, o arquivo será compartilhado entre os setores da expedição, suprimentos, produção, centralização e preparo dos eventos pelo setor de nutrição, resultando um efeito visual da quantidade de produtos em falta. Alerta sobre erros de informações compartilhadas entre os setores de eventos com o da nutrição responsável pelo suprimento dos cardápios passados pela diretoria para atendimento da centralização e eventos nas casas e de terceiros.

Conferência nos estoques das unidades antes do pedido de estiva (suprimento para uma semana) e acompanhar a solicitação, antecipação da relação do fechamento dos eventos, com número de pessoas, local a ser realizado, gerentes responsáveis e proteínas principais com lead time de uma semana para organizar a real necessidade de compra da semana corrente e para os fornecedores de São Paulo essa antecipação passa para o período de duas semanas. Conferência de estoque na segunda e quarta-feira para solicitar pedido na quinta-feira com o quê ainda possuir em estoque, repassando a conferência da parte física com o gerente de TI para identificar de imediato as falhas com a quantidade existente no sistema.

Corroborando com a motivação para a escolha da otimização de metodologias de gestão de estoques, resulta do impacto que uma gestão precisa ter no controle de estoques, e tem responsabilidade sobre os outros setores da empresa, em especial o financeiro e a produção (VASCONCELOS SEGUNDO et al., 2013). O esforço em se utilizar técnicas e métodos de diversos campos de conhecimento para o aperfeiçoamento da gestão de estoques tem se mostrado uma prática bastante recorrente, justamente pelo caráter múltiplo de atuação nesta área, que envolve Tecnologia da Informação, Engenharia e planejamento organizacional.

(MARTELLI & DANDARO, 2015).

6. Aplicação da lógica fuzzy

Com a utilização do software Matlab utilizou-se três entradas que passam por preço, quantidade correta e prazo, Foram criadas as regras de inferência que através das combinações geram a saída que demonstra o índice de qualidade de compra como péssimo, ruim, regular, bom e excelente.

(13)

Figura 9

Fonte: Arquivo Pessoal (2018)

A figura 9 mostra as funções de pertinência para a entrada preço, sendo as funções: barato, padrão e caro. Sendo o valor admissível mais baixo de R$43,30 e o mais caro R$65,00, estes valores foram adotados para o produto bacalhau desfiado.

Figura 10

Fonte: Arquivo Pessoal (2018)

A figura 10 mostra as funções de pertinência para a entrada, quantidade correta, o qual é a quantidade de produtos para o abastecimento semanal. As funções são: péssimo, satisfatório e insatisfatório.

Figura 11

Fonte: Arquivo Pessoal (2018)

(14)

A figura 11 mostra as funções de pertinência para a entrada prazo, o qual é o prazo de entrega dos pedidos de compra semanal, realizado no início da semana, realizados da central de distribuição.

Figura 12

Fonte: Arquivo Pessoal (2018)

A figura 12 mostra as funções de pertinência da saída onde após o processamento pode-se ver a nota para determinada compra, onde o melhor resultado é 10 e o pior é zero.

8. Conclusão

Pode-se considerar que através da aplicação do software Matlab lógica fuzzy, essa metodologia de inteligência artificial, tomará as melhores decisões sobre solicitações de compras proporcionando ao restante da cadeia de suprimentos que suprirá todas as falhas, atrasos e custos em cima de compras mau programadas. A falta de interação dos dois setores: eventos com a responsabilidade de passar na segunda-feira a programação semanal, de todos os eventos já fechados.Com a correta alimentação, evitará o custo de mais de 50% em cada produto, como o desperdício de horas/homens e o problema de excesso de horas de ociosidade de cada funcionário da central de distribuição. Outro problema em torno disso é a possível contratação de funcionários extras para trabalhar na cozinha, o que ocasionará também outro custo excedente e não programado.

A responsabilidade pela parte da gerência das unidades é notória quanto ao bom funcionamento das casas, obedecendo os padrões de controle estabelecidos. No setor de eventos a grande falha é a falta de cobrança e tomada de responsabilidade do que se atenderá no período estabelecido e programado de uma semana no mínimo para os fornecedores locais e quanto aos fornecedores de São Paulo o período de duas semanas, para programar a lógica fuzzy que mostrará as melhores combinações de compras através das entradas: preço, quantidade correta e prazo e

(15)

resultarão nos melhores resultados de saída como o nível da qualidade de compra como:

péssimo, ruim, regular, bom e excelente.

REFERÊNCIAS

CAMPOS, V. F., Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Minas Gerais; INDG Tecnologia e Serviços Ltda., 1999.

CHEN, X.; SIM, M.; SIMCHI-LEVI, D.; SUN, P. Risk aversion in inventory management. Operations Research, v. 55, n. 5, p. 828-842, 2007.

DANDARO, F.; MARTELLO, L. L. Planejamento e controle de estoques nas organizações. Revista Gestão Industrial, v. 11, n. 2, 2015.

GANESHAN, R. HARRISON, T. P. An introduction to supply chain management. Department of Management Science and Information Systems, Penn State University, 1995.

KUENG, P.; WETTSTEIN, T.; LIST, B. A holistic process performance analysis through a performance data warehouse. In: AMERICAS CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEM, 7., 2001, Boston. Proceedings.

Boston, p. 349-356. 2001.

LEE. C.C Fuzzy Logic Controller, part I and II. IEEE trans on systems Man and Cybernetics, vol 20, pp 404- 435. 1990.

MEIRA, R. C. As ferramentas para a melhoria da qualidade. 2. Ed. Porto Alegre: SEBRAE/RS, 2003.

OLIVEIRA, SIDNEY TAYLOR. Ferramentas para o aprimoramento da qualidade. Colaboração da Equipe Grifo. 2. ed. – São Paulo: Pioneira, 1996.

SLACK, NIGEL. Administração da Produção (edição compactada), 1ª ed. – 10. Reimp. – São Paulo: Atlas,2006, p. 468-469. 1995.

VASCONCELOS SEGUNDO, J. E.; FERRAZ SEGUNDO, D. W.; FONTANA, M. E. Controle de Estoque em Pequena Empresa e Média Empresa Localizada: Um Estudo de Caso Aplicado no Polo de Confecção do Agreste de Pernambuco. Anais do XX Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP), Bauru, 2013.

VINICIUS RODRIGUES PEREIRA. Sistema de inferência fuzzy para auxiliar na tomada de decisão em classificação de fornecedores de uma indústria de alimentos. XXXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Maceió, Alagoas, brasil, 16 a 19 de outubro de 2018.

(16)

WERKEMA, M.C.C. Ferramentas estatísticas básicas para o gerenciamento de processos. Belo Horizonte:

Fundação Cristiano Ottoni, 1995.

WERKEMA, MARIA CRISTINA CATARINO. Ferramentas estatísticas básicas para o gerenciamento de processos. Belo Horizonte: UFMG, Escola de Engenharia, 1995.

ZADEH, L. A. Fuzzy Sets. Information Control. Volume 8, issue 3. Pag 338-353. June, 1965.

Referências

Documentos relacionados

Além disso, serão abordados os estudos sobre os dois programas que surgiram no cenário educacional como políticas públicas educacionais curriculares, com propostas

Ao ampliarmos um pouco mais a reflexão, poderemos retomar novamen- te a importância do professor no desenvolvimento de relações mais próximas com as famílias, fato que nos remete a

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

Para casos específicos, os contadores são procurados, como por exemplo a declaração do imposto de renda no qual muitos alegaram se tornar o período de maior contato, pois os

 Rendimentos de trabalho por conta própria, os quais são os auferidos no exercício, de forma independente, de profissão em que predomine o carácter

Na primeira, pesquisa teórica, apresentamos de modo sistematizado a teoria e normas sobre os meios não adversarias de solução de conflitos enfocados pela pesquisa, as características

Objetivou-se com este estudo avaliar a qualidade de leite pasteurizado com inspeção estadual pela pesquisa de estafilococos coagulase positiva, sua