• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO. Sociólogo israelense Yuval Noah Harari.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "SUMÁRIO. Sociólogo israelense Yuval Noah Harari."

Copied!
17
0
0

Texto

(1)
(2)

SUMÁRIO INTRODUÇÃO

“Neste momento de crise, a luta crucial ocorre dentro da própria humanidade. Se essa epidemia resultar em maior desunião e desconfiança entre os seres humanos, será a maior vitória do vírus. Quando os humanos brigam – os vírus dobram. Por outro lado, se a epidemia resultar em uma cooperação global mais estreita, será uma vitória não apenas contra o coronavírus, mas contra todos os patógenos futuros.”

Sociólogo israelense Yuval Noah Harari.

Em tempos de situações extraordinárias, há a necessidade de se entender o cenário e refletir sobre o novo contexto em que se vive. A pandemia causada pelo Covid 19 tem causado mudanças em vários setores, e sobretudo em nossas vidas. Novas posturas e procedimentos foram necessários para debelar sua propagação e os males que isso traz a todos nós. O setor da educação, está se reestruturando em respeito às medidas e determinações governamentais que nos foram apresentadas. Tais medidas transformaram diretamente o processo clássico de ensino aprendizagem das instituições.

Somos seres sociais que dependem de ações compartilhadas, de inúmeros meios de interação com o próximo. Por isso, necessitamos de uma conjuntura cultural que nos proporcione uma base para uma nova vida daqui para frente. Com certeza, estamos vivenciando um momento que será histórico, com período de isolamento social, trabalho em regime home office e atividades escolares não presenciais.

A interrupção causada na esfera social precisa oferecer uma acolhida e possibilitar novas formas de pensamento para agir do ser humano e, isso, é proveniente da própria instabilidade gerada no desempenho das competências socioemocionais que, por sua vez, terá impacto na saúde do respectivo corpo. Assim, o momento que estamos vivendo pede que tenhamos sabedoria e serenidade para lidar com diversos cenários, nunca antes enfrentados, portanto desconhecidos.

A realidade vivenciada pela pandemia nos trouxe uma ruptura repentina da convivência comunitária, impactando os vínculos de afeto e empatia estabelecidos de forma mais direta no contato com o outro. Desta forma, diversos setores da nossa sociedade têm sofrido com este novo normal, entretanto um setor de grande importância que vem sendo diretamente impactado é o da educação. Portanto, em meio a esse cenário caótico que estamos vivendo, os colégios Escolápios buscam se adaptar à nova realidade, o que envolve diversos desafios, inclusive, minimizar os impactos da “infecção” sobre o calendário acadêmico.

Apesar disso, a modificação estabelecida a partir do isolamento social, não decorre apenas de nosso arbítrio.

Temos um adversário real, do qual ainda não temos tutela e nem imaginamos como a circunstância poderá avançar.

Se não somos capazes de converter o contexto presente neste momento, necessitamos transformar nossas ações em propostas benéficas que possibilitam à comunidade educativa se sentir bem e também proporcionar o bem àqueles que estão em convivência mais próxima.

Pensando nisso, os colégios Escolápios se apresentam como um espaço institucional promissor de ações que visam o desenvolvimento de todos os envolvidos por meio da Piedade de da Letras. Uma forma de garantir que nossos estudantes tivessem aulas de qualidade, mesmo que em tempos de educação remota. Desde que o isolamento social foi determinado, em 18 de março, as Equipes Pedagógicas dos Colégios Escolápios estão construindo novas formas de ensinar para que os nossos alunos continuem aprendendo. Estruturamos estratégias adequadas ao

(3)

momento, sendo uma delas a produção das Trilhas Escolápias de Aprendizagem para todos os segmentos: a Educação Infantil, o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais ao Ensino Médio.

As suspensões das aulas, devido à necessidade de isolamento social impuseram a nós um novo formato de aula.

Temos criar soluções educacionais e estratégias de ensino que leve à casa de cada um de nossos alunos e alunas a aprendizagem. Isso não tem sido uma tarefa fácil. A opção que temos são as aulas assíncronas, aulas online.

Compreendemos que essa não é a melhor modalidade de aprendizagem, contudo essa foi a única modalidade permita a todas as escolas que compõem o cenário brasileiro de educação. A implantação das Trilhas Escolápias de Aprendizagem, que é uma proposta acadêmica alinhada à legalidade definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação que permite, em fase de situação emergencial, a educação com as atividades não presenciais. O distanciamento social nos afastou fisicamente, mas isso não significa que estaremos ausentes da vida uns dos outros

Para completar o acompanhamento dos colégios Escolápios às nossas comunidades educativas, as Equipes Pastoral vêm organizando momentos diários de espiritualidade e oração contínua a ser vivenciado pelas famílias, a fim de que possam garantir um espaço de vivência da fé no contexto familiar.

Portanto, enquanto escola pia, temos buscado oferecer aos nossos estudantes e famílias um itinerário pedagógico e espiritual que apresenta experiências unidas pelo carisma de Calasanz. “Sejam alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração” (Rm 12,12), deste modo, acreditamos que com esperança, fé, sabedoria e serenidade sairemos desta pandemia mais fortalecidos.

As trilhas apontam os caminhos a se conduzir. Precisamos, de tempos em tempos desta caminhada, avaliar nosso percurso e implementar novas ações. Sempre mantendo o equilíbrio entre o que a legislação determina e o que seja saudável para nossos alunos e suas famílias.

Um dos caminhos que vislunbramos é o futuro. De acordo com a nota de esclarecimento e orientações 02/2020 publicada pelo Presidente do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, no uso de suas competências e considerando a urgência que a situação referente à Pandemais do Covie 19 requer, orientou e esclareceu, aos alunos, pais e responsáveis deterninações que nortearão as escolas na recomposição e na reorganização das atividades escolares do Sistema de Ensino do Estado de Minas Gerais.

Considerando a urgência que a situação requer, orienta e esclarece:

I – Conforme a Resolução CEE nº 474/2020, a reorganização do calendário escolar, em Minas Gerais, objetiva garantir a realização de atividades escolares que atendam aos objetivos de aprendizagem previstos nos currículos da educação básica e do ensino superior e no cumprimento da carga horária, preservando o padrão de qualidade previsto no inciso IX do artigo 3° da Lei 9.394/96 (LDB) e inciso VII do art. 206 da Constituição Federal.

Assim, excepcionalmente neste período emergencial, as escolas pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais podem adotar atividades pedagógicas não presenciais, a serem desenvolvidas com os estudantes, enquanto persistirem restrições sanitárias para presença desses, nos ambientes escolares.

As escolas deverão planejar atividades voltadas para a aprendizagem e reorganizar seus calendários escolares, podendo propor, para além de reposição de aulas, de forma presencial, formas de realização de atividades escolares não presenciais, adotando regime remoto, podendo ser ofertadas por tecnologias digitais de informação e comunicação, quando disponíveis, ou por outras alternativas.

Todas as alterações ou adequações no Regimento Escolar, na Proposta Pedagógica da escola ou no Calendário Escolar devem ser registradas. As instituições de ensino têm o dever de informar as alterações e adequações que tenham sido efetuadas, primeiramente, aos pais/responsáveis, sobre os critérios adotados para implementação

(4)

do ensino não presencial e, posteriormente, aos órgãos responsáveis pelo controle e qualidade da educação, no Estado.

JUSTIFICATIVA

O PROTOLOCO DE BIOSEGURANÇA do Colégio São Miguel Arcanjo será construído considerando organizar um conjunto de ações que possam atender as demandas pós-pandemia com foco nos seguintes aspectos:

- saúde mental - saúde física - saúde social - saúde econômica - saúde espiritual - saúde socioemocional - acolhimento

- pedagógico-pastoral

Além de considerar as demandas estruturais da unidade escolar e atendendo às medidas de segurança orientada pelo protocolo da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte manteremos o afastamento de 2m de distância entre os alunos com o número limite de 12 alunos por sala.

O colégio escolápio é um lugar de encontro e de participação, lugar de referência e de pertença para a comunidade educativa e para a comunidade cristã Escolápia. Trata-se de um espaço de participação, oportunizando o envolvimento de todos; onde cada membro se envolve de acordo com a própria responsabilidade e vocação.

DESENVOLVIMENTO

DA REORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA

Em respeito a confiabilidade das famílias em nossa gestão pedagógica, asseguramos que estamos trabalhando intensamente num plano de recomposição de aprendizagem que será o nosso projeto de maior relevância no retorno presencial das atividades escolares. Além de todas acolhidas que serão feitas aos alunos, professores, famílias e toda a comunidade educativa teremos diversas ações com o objetivo de perceber, avaliar, aprimorar e aplicar diagnósticos que sejam capazes de detectar quais habilidades precisam ser retomadas e quais são os conceitos de maior relevância necessitam ser trabalhados com maior profundidade. Todos os dados coletados neste processo de diagnóstico com os alunos serão fundamentais para nos amparar na produção de planos individuais de aprendizagem. Outra ação de grande relevância que também estamos empenhados foi a criação de um plano de contingência de higienização e segurança com toda nossa estrutura física para continuar garantindo a segurança de nossos alunos e alunas como também de toda comunidade educativa.

Planejamos todas as nossas ações pensando no melhor para os nossos alunos e alunas e pautados nas orientações das autoridades da Educação e da Saúde. Temos clareza que não tem sido fácil pra ninguém esse “novo normal", mas acreditamos no poder da comunicação, da empatia e, sobretudo, no poder do conhecimento.

1. DEFINIÇÃO DAS NORMAS DE SEGURANÇA SANITÁRIA PARA OS AMBIENTES ESCOLARES

A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou no dia 17 de novembro de 2020 um protocolo com normas para a retomadas das aulas presenciais nas escolas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e nas Universidades.

De acordo com o documento, no caso da educação infantil e Ensino fundamental e Ensino Médio, deverá ser respeitado o máximo de 12 alunos por sala, será necessário demarcar posições nas salas de aula, respeitando o distanciamento de 2m (dois metros) entre os alunos. As turmas deverão ser divididas em subgrupos e os dias,

(5)

horários e turnos deverão ser escalonados. O protocolo também recomenda a realização de aulas em ambientes ao ar livre.

O tempo máximo de permanência do aluno na escola deverá ser de quatro horas. Em sala de aula, os alunos deverão ter lugares fixos para assistirem as aulas.

Manteremos as Trilhas Escolápia de Aprendizagem com a utilização de meios virtuais para orientação de atividades remotas que contribuirão para a composição da carga horária

A entrada e saída dos alunos na escola deverá ser fracionada, de forma a evitar aglomerações e filas nos portões da escola.

Está proibida a entrada de adultos acompanhando as crianças na escola. Estas deverão ser acompanhadas por profissional no processo de higienização, esterilização de materiais e encaminhamento até a sala. Os professores também deverão obedecer ao escalonamento proposto na entrada, e deverão se deslocar diretamente para sua sala de aula. Na saída, caso o responsável não esteja aguardando pelo aluno na saída da escola, o mesmo deverá ser direcionado a um ambiente de espera, organizado de forma a manter o distanciamento social mínimo de 2 m (dois metros).

Alunos, professores e funcionários deverão utilizar máscaras durante todo o tempo. Para aqueles que chegarem sem a proteção, a escola deverá disponibilizar o item. Para a higienização, deverão ser instaladas pias para cada grupo de 15 alunos, com distanciamento de um metro entre cada uma ou possuir divisórias de acrílico.

Todo o material utilizado na escola também deve permanecer na instituição.

O protocolo recomenda desinfecção das salas de aula e os demais ambientes após o fim de cada turno. Sempre que necessário, detergente e sanitizantes devem ser aplicados nos espaços. Não será permitido bebedouro de jato inclinado e os equipamentos deverão ser instalados apenas para coleta em garrafas individuais.

REFEIÇÕES

As refeições deverão ser entregues para o aluno em sala de aula com a recomendação para que os estudantes higienizem as mãos antes e depois. No ensino fundamental, a alimentação feita em sala deverá ser acompanhada por um adulto a partir da porta ou da janela, e não no interior da sala. As refeições devem ser a última atividade da criança na escola.

Os alunos deverão higienizar as mesas após comerem e é recomendado que não conversem. Não será permitido escovar os dentes na escola.

PARQUINHOS

O uso será permitido exclusivamente para crianças de 3 a 8 anos e todos os equipamentos do playground deverão ser usados por um grupo por vez, com limpeza e higienização após a troca de turmas. As crianças devem ainda usar máscara, lavar as mãos antes e depois e permanecer no local no máximo 30 minutos.

BANHEIROS

Os banheiros devem ter marcações de distanciamento no piso e, no mínimo, um vaso sanitário para cada 40 alunos do sexo masculino e para cada 25 alunas do sexo feminino, independente da frequência no período.

PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS

(6)

Professores, diretores, coordenadores e funcionários pertencentes ao grupo de risco não poderão ser convocados para as aulas presenciais. A recomendação é que a carga horária do professor seja concentrada, de forma que ele compareça menos dias da semana no ambiente escolar.

No caso de educação infantil, os trocadores de fraldas deverão ser higienizados após cada utilização. É recomendado também que apenas um mesmo grupo utilize o fraldário e a ducha para banho. Os berços devem ficar distantes dois metros uns dos outros.

EDUCAÇÃO INFANTIL

Crianças não deverão levar brinquedos de casa para a escola e os que não podem ser higienizados não deverão ser utilizados. O protocolo recomenda aos pais ou responsáveis que cada criança possua mais de uma muda de roupa, inclusive toalhas para troca. As roupas deverão vir protegidas e as peças usadas deverão ser mantidas devidamente embaladas, até o momento da lavagem.

2- ENTRADA E PERMANÊNCIA DO ALUNO NA ESCOLA

O tempo máximo de permanência do aluno na escola deverá ser de quatro horas. Escala de horários:

07:00 às 11:00: 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

08:00 às 12:00: 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental Anos Finais 13:00 às 17:00: Educação Infantil e 1º ano do EFAI

14:00 às 18:00: 2º ao 5º anos do EFAI e 6º C.

ACESSO AO COLÉGIO NO TURNO DA MANHÃ:

06:20 às 06:55 - Entrada das turmas do Ensino Médio. As turmas A acessarão o colégio pela portaria Principal e as turmas B acessarão o colégio pela portaria da Educação Infantil.

07:20 às 07:55 - Entrada das turmas do Ensino Fundamental Anos Finais. As turmas A acessarão o colégio pela portaria Principal e as turmas B acessarão o colégio pela portaria da Educação Infantil.

SAÍDA DO COLÉGIO DO TURNO DA MANHÃ:

11:00 - Saída das turmas do Ensino Médio. As turmas A sairão do colégio pela portaria Principal e as turmas B sairão do colégio pela portaria da Educação Infantil.

12:00 - Saída das turmas do Ensino Fundamental Anos Finais. As turmas A sairão do colégio pela portaria Principal e as turmas B sairão do colégio pela portaria da Educação Infantil.

ACESSO AO COLÉGIO NO TURNO DA TARDE:

12:30 às 13:00 - Entrada das turmas da Educação Infantil e 1º Ano. As turmas A acessarão o colégio pela portaria Principal e as turmas B acessarão o colégio pela portaria da Educação Infantil.

13:20 às 13:55 - Entrada das turmas de 2º ao 5º anos do EFAI. As turmas A acessarão o colégio pela portaria Principal e as turmas B acessarão o colégio pela portaria da Educação Infantil.

SAÍDA DO COLÉGIO NO TURNO DA TARDE:

(7)

17:00 – Saída das turmas da Educação Infantil e 1º Ano. As turmas A sairão do colégio pela portaria Principal e as turmas B sairão do colégio pela portaria da Educação Infantil.

18:00 - Saída das turmas do Ensino Fundamental Anos iniciais. As turmas A sairão do colégio pela portaria Principal e as turmas B sairão do colégio pela portaria da Educação Infantil.

Manteremos as Trilhas Escolápia de Aprendizagem com a utilização de meios virtuais para orientação de atividades remotas que contribuirão para a composição da carga horária. É preciso criar um cronograma diário de trabalho do professor para gravação de aula, construção de um planejamento de atividades, aulas on line que farão a composição das 1:30 minutos faltante da carga horária do aluno.

2-ESCALA DE RECREIOS:

Recreio 1 Recreio 2 Recreio 3

DAS ORIENTAÇÕES ÀS ADEQUAÇÕES AOS ESPAÇOS

Limitar o acesso dos alunos somente aos espaços destinados aos seus respectivos segmentos, restringindo ao máximo o trânsito interno nas dependências da escola, a fim de evitar cruzamento de fluxos.

A sala dos professores deverá ter seu acesso ser restrito.

Suspensão do uso de espaços coletivos, como auditórios e similares.

Recomenda-se que o uso de espaços comuns e de circulação seja substituído pelo uso mais criativo possível da sala de aula: telões para filmes na sala, prateleiras com livros, brinquedos individuais para cada criança e tablets para momentos virtuais nas salas.

Permitido o uso do parquinho exclusivamente para crianças de 3 a 8 anos. Todos os equipamentos do playground deverão ser usados por um grupo por vez, com higienização entre as trocas de turmas. As crianças deverão usar máscara, lavar as mãos antes e após o uso do parquinho e seguir, supervisionadas por adultos, as demais medidas de higiene adequadas, no máximo de 30 minutos de uso.

Limitar a utilização de bebedouros, pelos usuários, somente à coleta de água em recipientes individuais, sendo vedado o uso de bebedouros de jato inclinado.

Realizar marcações no piso, a fim de orientar a disciplina do distanciamento durante uso coletivo Limitar o acesso aos banheiros a sua capacidade de uso.

Sinalizar rotas dentro da escola para minimizar as chances de contato entre alunos.

Instalar cones, fita zebrada e/ou outros elementos para direcionamento do fluxo de pessoas.

Manter as portas de acesso interno abertas, de forma a evitar o manuseio repetido por várias pessoas.

DAS ORIENTAÇÕES ÀS FAMÍIAS

Proibida a entrada de adultos acompanhando as crianças na escola. Estas deverão ser acompanhadas por profissional no processo de higienização, esterilização de materiais e encaminhamento até a sala. Orientar as

(8)

famílias para que as crianças coloquem as máscaras imediatamente após vestirem o uniforme e que não retirem a máscara no percurso até a escola

DAS ORIENTAÇÕES GERAIS

Além das medidas gerais, considerando todas as orientações de segurança sanitária que propiciem um ambiente saudável e com o menor risco possível para a saúde e o bem-estar da comunidade escolar, faz-se necessário:

1. Elaborar o Plano de Retorno das atividades escolares presenciais, considerando as orientações da Secretaria de Educação à qual a escola está vinculada, fazendo uma avaliação da capacidade da instituição para receber os alunos e os profissionais da educação.

2. Definir a quantidade de alunos a ser distribuída em cada sala de aula, respeitando-se o distanciamento mínimo de 2 metros;

3. Checar se a quantidade de máscaras e outros itens de segurança necessários à segurança coletiva e individual são suficientes;

4. Organizar as equipes para trabalharem de forma escalonada, respeitando-se a medida de distanciamento social;

5. Organizar a rotina e escala de limpeza do ambiente de trabalho e dos equipamentos de uso individual (inclusive toucas, luvas e roupas adequadas para essa limpeza), inclusive de limpeza de talheres, copos e pratos, caso sejam utilizados nos lanches, observando que, preferencialmente, a alimentação escolar deve ser realizada nas salas de aula;

6. Manter, sempre que possível, portas e janelas abertas para ventilação do ambiente;

7. Garantir a comunicação visual de promoção à saúde e prevenção dos riscos à Covid-19;

8. Fazer aferição da temperatura de servidores, estudantes e colaboradores na entrada da escola e de salas e ambientes fechados, utilizando, preferencialmente, termômetro sem contato (infravermelho);

9. Planejar e comunicar a organização de horários intercalados para a entrada, saída, alimentação e intervalo escolar de modo a evitar aglomerações;

10. Organizar o sistema de higienização e limpeza, com períodos de fechamento para desinfecção geral das áreas comuns, em especial de banheiros e salas de aula, observando que áreas de difícil limpeza como os parquinhos devem ser isoladas;

11. Realizar estratégias de orientação sobre formas de prevenção da Covid-19, sobre higiene das mãos, uso de máscara, identificação dos sintomas da Covid-19, assim como ações a serem realizadas caso algum desses sintomas sejam identificados.

Cuidados com áreas comuns

Definir, na escola, quais são as áreas comuns, nas quais as regras abaixo serão cumpridas:

1. Garantir a obrigatoriedade do uso de máscaras;

2. Manter distância de pelo menos 1 m entre estudantes, professores e profissionais da educação;

3. Manter dispensadores para álcool em gel 70%, em quantidade suficiente nas salas de aula e demais ambientes da escola;

4. Aferir a temperatura no acesso às áreas comuns, utilizando preferencialmente termômetro sem contato (infravermelho);

(9)

5. Evitar o uso de bebedouros coletivos, orientando os estudantes a levarem suas garrafas de água e apenas utilizar os bebedouros como fontes para abastecê-las;

6. Manter a limpeza frequente de móveis, carteiras, mesas de refeitórios, bancadas, computadores, grades, corrimões, superfícies e utensílios que são tocados por muitas pessoas;

7. Higienizar lavatórios, banheiros e vestiários antes da abertura, após o fechamento e regularmente após o uso;

8. Fazer a remoção e descarte do lixo com segurança;

9. Orientar os alunos a manter o uso de máscaras até o horário de iniciar a refeição, quando estiverem na cantina ou no refeitório;

10. Procurar reduzir ao máximo a mistura de turmas ou grupos de idade para atividades escolares e pós-escolares;

11. Considerar modalidades alternativas de aulas, como o escalonamento do início e fim das aulas com o objetivo de reduzir o contato entre estudantes de diferentes turmas, caso seja necessário;

12. Alternar turnos de aula, quando necessário;

13. Escalonar os horários de intervalo, de forma que as turmas usem as cantinas, banheiros e dependências gerais em momentos diferenciados;

14. Prestar especial atenção ao momento de chegada e saída dos estudantes na escola, identificando claramente os locais de entrada e saída, marcando o chão, se necessário, para assegurar o distanciamento, indicando também a direção que deve ser tomada pelos estudantes dentro da escola;

15. Proibir a entrada de pessoas de fora da comunidade escolar na instituição;

16. Evitar a realização de atividades em grupo;

17. Assegurar o controle de aglomeração durante os períodos de entrada e saída dos estudantes;

18. Estabelecer restrições à entrada desnecessária de pais ou responsáveis nas instalações.

No transporte escolar

Orientar as famílias sobre a vigilância em relação ao transporte escolar, garantindo:

1. Usar máscara, obrigatoriamente;

2. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos;

3. Utilizar os braços em casos de tosse e espirros, para proteger as outras pessoas;

4. Evitar, o máximo possível, o contato com as superfícies do veículo;

5. Deixar as janelas do transporte abertas, quando possível;

6. Acomodar-se intercalando um assento ocupado e um livre;

7. Higienizar as mãos com álcool em gel 70% durante o percurso;

8. Fazer a higienização das mãos, assim que entrar na escola;

9. Fazer a higienização das mãos, assim que entrar em casa no retorno da escola.

(10)

3- DA PROCESSO HÍBRIDO DE APRENDIZAGEM

A estrutura física do CSMA será restruturada com a adequação das salas de aulas já definidas com instalação de equipamentos de tecnologia capazes de transmitir a aula em tempo real para os alunos que estiverem acompanhando as aulas de casa.

É o nosso compromisso garantir ao público que assistirá ás aulas em casa a mesma qualidade didático pedagógica das aulas presenciais. Será feito o rodízio semanal de alunos.

A história da educação terá em seu capítulo de análises de didáticas e metodologias possíveis o ano letivo de 2020.

Se para todos nós foi um ano complexo e repleto de mudanças profundas, imagine para nossas crianças e jovens que querem sempre estar em movimento? Cabe aqui a nossa primeira reflexão: será que realmente estamos atentos em entender como estão se sentindo ao verem o seu mundo desacelerar quase que por completo?

A pandemia trouxe situações inusitadas, e as complexidades da vida ficaram totalmente expostas. Se o desenvolvimento das habilidades socioemocionais já era uma prioridade na educação, a pandemia comprovou a urgência do tema e o colocou abertamente em pauta em uma sociedade em que ser “perfeito” ou “à prova de balas” são conceitos extremamente sedutores.

Segundo relatório da OMS, a ansiedade já atinge 18 milhões de brasileiros, o que representa 9,3% da população do país. Este é o nosso público. Estes são os nossos alunos. É para estes estudantes que precisamos estruturar um trabalho pedagógico que responda às demandas pedagógicas, o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais neste universo de saberes, mas sem abrir mão do desenvolvimento de habilidade sócio emocionais.

Não tenho dúvida de que nossa maior contribuição será a de redigirmos uma nova narrativa sobre o poder das emoções aliados ao conhecimento científico trabalhado de maneira a atender aos diferentes segmentos. Hoje, está presente em nossa missão, em nosso carisma, com a grandiosidade que lhe compete a Piedade e Letras.

Educar para transformar, modificando nossa sociedade em sua maneira de se relacionar, amar, trabalhar, liderar e educar. Ajudando nossas crianças e jovens a entender o seu eu consigo mesmo, e o seu eu no mundo. Vamos juntos?

Sem dúvidas, essa não é uma tarefa fácil. Em tempos de distanciamento do espaço escolar, precisamos construir estratégias para continuar sendo escola, de continuar fazendo o conhecimento chegar a cada um de nossos alunos e alunas.

Uma estratégia que favorece o processo de aprendizagem, diante deste cenário, é o ensino híbrido. O Ensino Híbrido, embora não seja uma metodologia de ensino aprendizagem recente é uma das mais promissoras do novo milênio. O cenário de distanciamento do espaço escolar deu a ela um destaque merecido e totalmente alinhado ás tecnologias. A necessidade de personalização do ensino, associada a ferramentas digitais, foi uma resposta possível frente às aulas não presenciais.

A proposta do Colégio São Miguel para o ano letivo de 2021 está totalmente alinhada ao protocolo de retorno às aulas presenciais publicado pela Prefeitura de Belo Horizonte em 17 de novembro de 2020. Este protocolo estabelece as adequações, limites e orientações para o retorno presencial das aulas no município de Belo Horizonte, contudo não indica uma possível data para este retorno. Dentre as determinações mais precisas indicadas neste protocolo estão o limite de alunos por sala e o período de permanência destes alunos no ambiente escolar.

Diante deste cenário autorizado nossa proposta de atuação pedagógica está desenhada sobre o ensino híbrido. Ele mescla aulas online e presenciais, intercalando conteúdos que se complementam.

(11)

O Colégio São Miguel está reestruturando suas salas de aula para atender essa proposta de Ensino Híbrido. Serão adaptadas dez salas com cabeamentos para suportar a transmissão via internet, equipamentos de gravação de aulas. As aulas que serão ministradas para o grupo que for permitida a presença no espaço escolar, será transmitida para os alunos que estiverem em casa, em tempo real. Essa restruturação torna-se essencial para que o conhecimento não pare eu que tenha pausas em sua transmissão. A escalonagem será feita entre alunos e não em conteúdo. Isso é fundamental para o processo de recomposição da aprendizagem e para os processos de avaliação diagnósticas.

4- DA PROPOSTA PASTORAL

“Vocês são o sal da terra... Vocês são a luz do mundo” (Mateus 5, 13s).

As equipes pastoral dos colégios escolápios têm como objetivo primeiro fazer que a escola toda caminhe em chave de pastoral, atualizando e fazendo presente, em cada situação e momento, a figura de Jesus, o Bom Pastor.

Assim, pensando em ampliar e adequar nossas práticas pastorais em tempo de pandemia, apresentamos esta proposta como um referencial das atividades pastorais dos colégios escolápios, em comunhão com os documentos da Igreja e das Escolas Pias. A dimensão pastoral é transversal e deve impregnar toda ação educativa dos nossos centros, pois estes caminham em chave pastoral, recolhendo e expressando o estilo peculiar escolápio de evangelizar e fazer pastoral.

Uma das grandes intuições de São José de Calasanz foi precisamente a transformação da sociedade para que seja mais coerente com o Plano de Deus. A escola escolápia é ferramenta a cumprir essa missão. Sendo assim, as Equipes Pastoral são chamadas a organizar e trabalhar a ação social do colégio nos três níveis: assistência social, promoção humana e justiça social. Junto com a ação social caminha a reflexão e o estudo sobre a dimensão social da fé, que faz parte inerente da formação que se oferece no colégio e, com ênfase especial, no Ensino Religioso e no Movimento Calasanz.

Nossos colégios escolápios oferecem uma educação cristã como um âmbito de convivência plural que mostra e convida a própria identidade impregnada pelo Evangelho. Para isso,

“A educação na fé é o objetivo final do nosso ministério. A exemplo do Santo Fundador e de acordo com nossa tradição, consideramos a catequese, que ilumina a fé, inicia na Sagrada Liturgia e prepara para a ação apostólica, como o meio fundamental do nosso apostolado, na comunidade cristã onde vivemos.” (Constituições dos Escolápios, nº 96).

Pensando na dimensão do trabalho pastoral, apresentamos as linhas de ação do Projeto pastoral adaptadas ao contexto em que vivemos com esta pandemia:

- Ambientação. Impregnar a escola inteira de aroma pastoral para que a evangelização, entendida como serviço – diálogo – anúncio e testemunho de amor fraterno, seja o coração mesmo da escola. Esta é uma ação que os agentes da Pastoral levam em nosso colégio. A Pastoral buscará pela ambientação da escola com espaços identificados com frases de Calasanz e o display/santo do fundador. Ademais, podemos pensar em como levar esta ambientação aos lares de nossos estudantes? Uma ambientação integrada pela fé e cultura, Piedade e Letras.

(12)

PROPOSTA DE COMUNICAÇÃO

- Comunicação. A comunicação pastoral parte dos princípios, valores e objetivos do evangelho e não pode, portanto, servir aos interesses dos setores sociais que dominam a economia, a política e a mídia. Ela promove sentimentos, atitudes e práticas de harmonia nas relações humanas e com a natureza, impulsiona a justiça, a autossustentabilidade, a superação do consumismo, a solidariedade e a paz; convida a se engajar nas causas humanitárias em favor dos pobres e sofredores. A comunicação pastoral alimenta relações de bem da pessoa consigo mesma, com Deus, com a natureza e com os outros. Ela necessita mostrar outro estilo de viver enraizado na pessoa humana, filho e filha de Deus, irmão e irmã dos outros, amigo da natureza e de bem com a vida. Além de mostrar esse novo jeito de ser, ela convida, constantemente, a participar desse caminho alternativo, mais fecundo, fraterno, solidário e humano. A Pastoral precisa acompanhar bem de perto e orientar a comunicação da escola para impregnar a mesma dos princípios, valores e atitudes do Evangelho. Também, para fazer da comunicação convite permanente a colaborar no reino de Deus.

A fim de ampliar nossa relação com a equipe de Comunicação, a Pastoral buscará pela parceria em publicações de post do campo da Liturgia, Catequese, Movimento Calasanz, Juventude Escolápia nas mídias sociais dos colégios escolápios.

- Espaço de diálogo e respeito. A liberdade é um dom de Deus que, junto com a vida, é dos mais valiosos, significando a base da dignidade humana. No mundo plural em que vivemos, o cristão deve ser o primeiro a levantar a bandeira da liberdade para todos. É nesse ambiente que brota a fé e outras opções de vida legítimas.

Nos corações inseguros e de convicções frágeis, brotam o medo e, às vezes, o fanatismo, também religioso. O diferente assusta e provoca agressividade. Jesus, a partir de convicções sólidas de fé, bem esclarecidas, assumidas e conscientes, viveu atitudes e práticas de tolerância e de respeito, compreendendo o valor de quem é diferente e defendendo a dignidade de todos, mesmo quando eram discriminados por causa das diversas diferenças. O reconhecimento do valor do outro, o respeito e amor a ele, o diálogo e o convite a juntos colaborar nas causas em favor dos pobres, dos sofredores e de uma sociedade justa, em paz e solidária é inerente aos cristãos.

Mesmos com todas as propostas organizadas para as convivências com os estudantes, em função de normas e decretos orientando para a não realização de eventos que geram aglomerações, a Pastoral estará cancelando todas as convivências de 2020.

- Deus habita no colégio. Corresponde, também à Pastoral, mostrar esse Mistério. No respeito às diversas opções ideológicas e religiosas, é necessário que os(as) alunos(as), educadores e famílias que procuram a Deus possam o encontrar no colégio. Este precisa ser também escola de oração que se pauta pela Palavra e tem um espírito vocacional, pois a verdadeira oração é um chamado divino a colaborar no fazer o bem ao próximo. Oração que integra Palavra e Vida, Vocação e Missão.

Partindo desse pressuposto, as escolas estarão desenvolvendo a Oração Contínua como um meio de oferecer uma iniciação à oração (diálogo com o Deus da Vida) de forma afetiva, espiritual, por meio do canto e da Palavra para aprender a escutar e a falar ao nosso Criador, aprendendo a respeitar e amar os nossos semelhantes, pois todos somos filhos de Deus. Assim, um agente pastoral realizará, contíguo à professora regente do Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, um momento de Oração Contínua on-line definido por um cronograma mensal desenvolvido pela coordenação pedagógica em parceria com a coordenação pastoral.

- Espaço de oração ecumênica. Oferecer aos(às) alunos(as), educadores e famílias momentos de oração aberta (com base na Bíblia), de cunho vocacional e pastoral, convidando a abrir os ouvidos e os corações para acolherem as propostas de Deus que fala no coração de cada ser humano e pede a participação para fazer o bem e transformar a sociedade de acordo com o plano divino.

(13)

PROPOSTA: os vocacionados de BH gravarem pequenos vídeos de cunho vocacional para serem publicados em nossas mídias sociais, direcionando-os aos estudantes e famílias.

- Articular a ação social do Colégio, a relação com Itaka Escolápios e as iniciativas em favor de um mundo novo a partir da equipe pastoral. O Colégio reflete, organiza e executa a sua própria ação social. Desenvolve, em todos os âmbitos e níveis, a própria dimensão social. Não podemos nos conformar em cumprir aquilo que por lei somos obrigados. Queremos mais. Não só em número, mas em qualidade, acompanhando o desempenho dos alunos que se acolhem aos benefícios legais e dos oferecidos pela entidade. Ainda procuramos que, em toda atividade escolar e catequética, esteja presente a dimensão de transformação social. Articulamos também uma ação social junto com as outras obras escolápias, quer dizer, com a paróquia e o centro social.

A PASTORAL TAMBÉM TE ESCUTA

Pastoral: implantação de uma Pastoral da Escuta; ampliação de atuação da Pastoral na disciplina Projeto de Vida com os estudantes a partir do Ensino Médio e a partir do 6º ano na disciplina Educação Socioemocional;

atendimentos individuais e coletivos com famílias, educadores e estudantes; momentos de vivência de fé por meio dos momentos de espiritualidades diários e Oração Contínua pelas famílias; Dinâmica de cunho socioemocional/espiritualidade. Pensar em ambientar mais os espaços institucionais com imagem de Calasanz e frases de acolhida.

DAS AÇÕES DE COMUNICAÇÃO E MARKETING INSTITUCIONAL

Cuidado com a Comunicação. Mídias promovendo rotinas de higienização por estudantes e servidores; campanha publicitária; cartazes e outras formas de divulgação no ambiente escolar.

Rotina de busca ativa dos alunos que não retornarem e de detecção precoce do desengajamento dos alunos com maior risco de evasão, através de uma campanha leve, engajada com o público adolescente. Pensar em uma campanha inicialmente interna.

Medidas educativas como a adoção de políticas de educação para prevenção de infecções que envolvam alunos, pais, professores e funcionários. Envio às famílias de informativo, orientando os cuidados para prevenir o contágio e a permanência em casa caso o filho/a filha apresente sintomas relacionados a Covid. Uso da garrafinha de água.

As medidas educativas devem ser adaptadas para as diversas faixas de idade Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio, em linguagem e comunicação adequadas para cada fase.

DA ORIENTAÇÃO ÀS FAMÍLIAS

Os pais dos alunos desempenham um papel vital em trazer seus filhos de volta à escola. Eles devem se comprometer, por escrito, a não enviar seus filhos para a escola se os sintomas de covid-19 aparecerem no estudante ou em sua família. Os pais serão são claramente orientados e informados, tanto quanto possível, na semana anterior à reabertura, quanto:

- às condições de abertura da escola;

- ao monitoramento do início dos sintomas em seu filho ao tomar temperatura diária antes de sair para a escola (a temperatura deve estar abaixo de 37,8°C);

- ao aviso do responsável à escola em caso de sintomas em um indivíduo da família;

- manter atualizados números de telefone para contato;

- à proibição de circular pelos prédios da escola, podendo, se necessário, dirigir-se à secretaria;

(14)

- respeitar os pontos e horários de entrada e saída dos alunos, a fim de evitar reuniões nos horários de recepção e partida;

- Favorecer a comunicação remota.

CRONOGRAMA DE AÇÕES

Envolver nas ações, as equipes com frente de trabalho.

- PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E INSTRUTORES DO NÚCLEO DE ESPORTES: atuar nos cuidados com a saúde mental, por exemplo, ginástica laboral, yoga...

- MICHELE, GISLENE, ÉRIKA - PSICÓLOGAS: atuar com atendimentos a famílias, estudantes e educadores e no trabalho com socioemocional. Diagnóstico socioemocional com docentes, famílias e estudantes (junto com uma Equipe Farol) que permita um entendimento de como cada um retorna à escola e quais são as necessidades de apoio individual. Dinâmica de cunho socioemocional/espiritualidade.

- TACIANA E TAIMAR - PSICÓLOGAS: Focar na atuação de acolhimento às demandas de alunos e famílias específicas da Educação Infantil.

- EQUIPE PEDAGÓGICA: amplo processo de avaliação diagnóstica, acompanhado de sólidas atividades de recuperação da aprendizagem; estratégias de apoio à aprendizagem com ações voltadas para reforço/recuperação a fim de elevar os níveis de aprendizagem dos estudantes; ensino híbrido como modelo de apoio para reabertura da escola; tecnologia.

- EQUIPE DE PASTORAL: implantação de uma Pastoral da Escuta; ampliação de atuação da Pastoral na disciplina Projeto de Vida com os estudantes a partir do Ensino Médio e a partir do 6º ano na disciplina Ensino Religioso.

Atendimentos individuais e coletivos com famílias, educadores e estudantes; momentos de vivência de fé por meio dos momentos de espiritualidades diários e Oração Contínua pelas famílias; Dinâmica de cunho socioemocional/espiritualidade. Pensar em ambientar mais os espaços institucionais com imagem de Calasanz e frases de acolhida.

PROTOCOLOS SÃO NECESSÁRIOS

A experiência de escolas que já retornaram suas atividades presenciais no Brasil e em Minas Gerais, nos mostram que protocolos rígidos são fundamentais. Estamos atentos e cumprindo todas as regras sanitárias.

A CONVIVÊNCIA É IMPORTANTE

A escola desempenha papel insubstituível na formação de valores democráticos e no aprendizado do convívio com as diferenças e com seus pares. A aprendizagem perpassa pela troca e interação, num processo contínuo de construção da socialização e/ou convívio social saudável entre as crianças e adolescentes.

AS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

Esse é outro aspecto em que o papel da escola é preponderante. As famílias têm um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades socioemocionais, entretanto, é no ambiente escolar que capacidades importantes são desenvolvidas. Tais como as de resolver conflitos, analisar e solucionar problemas, ser resiliente, empático e responsável, de forma mais estruturada. Especialmente, nesse momento em que nos é exigido tanta capacidade de adaptação e de resistência ao estresse.

Cada família precisará refletir e definir suas condutas quanto ao retorno presencial. À escola compete o dever de continuar oferendo um ensino remoto de qualidade, através dos processos híbrido de educação. Uma reflexão, porém, deve estar no horizonte: não podemos nos esquecer de que a escola sempre terá um papel indispensável.

Somos uma instituição para formação de um mundo e de sociedades melhores. Sem escolas, sem professores, não há futuro.

(15)

AÇÕES CONCRETAS DO COLÉGIO SÃO MIGUEL

Estamos preparados para te receber e continuaremos incansavelmente nos adaptando a todas as orientações e medidas que possam nos tornar um ambiente cada vez mais seguro.

No dia 12 de fevereiro, as equipes de trabalho do Colégio São Miguel, que estão preparando nossa escola para o retorno presencial das atividades escolares, participaram de um dia de capacitação sobre as formas de evitar a propagação da Covid-19, como nos proteger e proteger o próximo, bem como, ações importantíssimas de higienização e segurança dos espaços da escola. Acreditamos no poder da informação correta e responsável!

SINALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS ESCOLARES

Para ampliar as medidas de segurança e distanciamento que são tão necessárias, novas estratégias de sinalização dos ambientes interno e externo estão sendo feitos com muita cautela e atenção aos protocolos de segurança.

Para receber com máxima responsabilidade e cuidados os nossos alunos e alunas e nossos professores, estamos nos adequando às medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde e ao Protocolo da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Novos Equipamentos foram adquiridos, deixando nossos espaços adaptados para essa nova realidade.

Acreditamos no poder da comunicação visual, para nos ajudar a manter a escola um ambiente cada vez mais seguro.

(16)

ENSINO HÍBRIDO

O colégio São Miguel está preparado para o modelo de Ensino Híbrido. No Ensino Híbrido, mesclamos sistemas de ensino e aprendizagem nos formatos presencial e virtual.

Acreditamos no poder da educação capaz de construir significado para o aluno e que seja sem barreiras, mas com utilização de diferentes recursos e com muita criatividade.

Como é uma característica sempre presente de nossa escola, queremos te ouvir, pais e mães. Sua resposta a essa pesquisa de opinião é muito importante para nós. A partir das informações coletadas nesta pesquisa, nos organizaremos e construiremos ações de acolhimento aos nossos alunos e alunas e a você, família.

(17)

REFERENCIAL TEÓRICO:

- Projeto dos Colégios Escolápios - Documentos escolápios

- Documentos expedidos por órgãos referentes ao tempo de pandemia (drive colégios escolápios)

- Futura lei decorrente da aprovação de Projeto de Lei de Conversão da Medida Provisória nº 934, de 2020.

- Parecer nº 5, de 2020, do Conselho Nacional de Educação, e eventual futuro Parecer deste órgão com orientações para o retorno às atividades presenciais.

-Resolução CEE 474, Dispõe sobre a reorganização das atividades escolares do Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais, devido à pandemia COVID-19, e dá outras providências.

- Material sobre Educação socioemocional (Instituto Ayrton Senna, Líder em mim etc) - Fundação Lemann

- Fundação Itaú Social - Todos pela Educação

- Livros referentes ao Curso de Escuta ministrado por padre Enivaldo - outros...

Referências

Documentos relacionados

9o O Plano de Retorno Gradativo, Progressivo e Seguro das Atividades Presenciais do Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação será normatizado pela

IV – organizar e divulgar os procedimentos para a indicação dos representantes da creche na Comissão e para as inscrições dos representantes de pais/mães ou responsáveis

A prescrição de exercícios para um treinamento de força em um salão de musculação deverá levar em consideração as diferentes variáveis estruturais como

Télécharger ou Lire en Ligne Sapiens Livre Gratuit (PDF ePub Mp3) - Pierre-Emmanuel Dauzat & Yuval Noah Harari, Il y a 100 000 ans, la Terre était habitée par au moins six

[r]

Este produto foi projetado e fabricado de forma a atender às principais demandas e necessidades do consumidor’. Para tanto, é importante que este termo de garantia seja

Fernanda Gusmão de Lima Kastensmidt 51 18 Estrutura Estrutura do VHDL do VHDL library library_name; use library_name.tipo; entity name is port(pino1 : in tipo; pino2 : in tipo; pino3

• As vantagens e desvantagens de ambos os dispositivos requerem uma análise cuidada dos parâmetros a ter em conta na hora de optar pelo painel solar fotovoltaico ou pelo