• Nenhum resultado encontrado

A p o s t i l a d o c u r s o T e o r i a d o S a c e r d ó c i o. P a i A d é r i t o S i m õ e s. Defumação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A p o s t i l a d o c u r s o T e o r i a d o S a c e r d ó c i o. P a i A d é r i t o S i m õ e s. Defumação"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

P a i A d é r i t o S i m õ e s

Defumação

A p o s t i l a d o c u r s o T e o r i a d o S a c e r d ó c i o

U m a a b o r d a g e m u m b a n d i s t a

(2)

Defumação

A defumação é rito recorrente dentro da Umbanda.

Logo, possui seu protocolo de procedimentos.

O sentido correto da defumação para descarrego e para a defumação de prosperidade são diferentes. Idem às ervas utilizadas. Vamos percorrer de forma didádita e resumida este tema, tendo em vista que esta apostila é complementar à vídeo aula que a acompanha junto ao

curso Teoria do Sacerdócio em

www.aderiosimoes.com.br.

O que é defumação?

Defumação é a união do fogo (brasas) com a terra (ervas). De forma prática, a defumação consiste em fazer brasas para assim, ser possível queimar ervas e resinas para se obter uma fumaça sagrada. A finalidade da defumação vai desde a purificação até a imposição de energia para a prosperidade. Podemos defumar pessoas, locais e objetos.

O que eu preciso para defumar?

Você precisa de um recipiente (pode ser uma panela), de carvão e de ervas e/ou resinas.

(3)

Qual é o procedimento?

Primeiro, fazemos o carvão virar brasa. Depois, acrescentamos as ervas secas (não há como defumar com ervas frescas) e assim, defumamos. Essa é a parte prática inicial.

Procedimento espiritual

identificamos a necessidade primária da defumação.

Vamos defumar para descarregar, para purificar, para prosperar? Diante dessa análise buscamos as ervas e resinas pertinentes. Ao acender o fogo para transformar o carvão em brasa, oramos pedindo que o fogo purificador de Xangô esteja presente para nos auxiliar.

Ao realizar a defumação, levantamos a mão livre em direção ao que estiver sendo defumado, local, pessoa ou objeto e com a outra, movimentamos a panela ou turíbulo. Com a mão levantada emitimos axé enquanto oramos por aquilo que precisamos. Oramos para que o objetivo seja atingido. Esta oração é intuitiva, vem do coração. Não há oração predeterminada.

Agradeça a Pai Oxossi pelas ervas e à Olorum pela criação da vida. Respire e sinta o poder do trabalho conectando-se com suas entidades. Aquela fumaça é o símbolo de sua reza, o símbolo dos orixás e das entidades, é o símbolo do espírito que, ao subir em direção a Olorum, desaparece de forma efêmera como a própria vida do encarnado. A fumaça envolve, limpa e segue seu caminho levando para o plano espiritual e divino as nossas preces.

(4)

Qual é o sentido da defumação?

Defumação para descarrego vai dos fundos para fora.

Defumação para prosperidade vai da entrada para os fundos. O que desejamos expulsar levamos para fora. O que desejamos que venha é trazido para dentro.

Ao defumar pessoas, a pessoa defumada gira para a esquerda para descarregar ou gira para a direita para absorver a prosperidade. Há terreiros que fazem este giro de forma invertida. Faça como seu terreiro faz. Se não tiver terreiro, faça como indicado acima.

Posso defumar minha casa?

Preciso ser iniciado?

Qualquer pessoa pode defumar sua casa e seu comércio. Não precisa ser iniciado para fazer defumação.

Que dias e horas posso fazer?

O correto é fazer no dia que você está livre e com tempo para fazer com calma. Mais válido do que o dia certo é o dia que você pode. Caso queira utilizar o método lunar mais o dia da semana, alie a defumação com a força dos orixás e entidades do dia mais a fase da lua. Porém, não é obrigatório. Vá até a aula CALENDÁRIO e MAGIA CIGANA para saber a fase da lua e seu poder mais os dias dos orixás e entidades durante a semana. Caso não seja meu aluno, seguem vídeos de auxílio:

(5)

Calendário

https://www.youtube.com/watch?v=abOHDFL-Cpg

Defumação

https://www.youtube.com/watch?v=I6VAUyVvBKs

Ervas para defumar a casa

https://www.youtube.com/watch?v=2f3w2X17guM

Vídeos de auxílio

QUERO ASSISTIR

QUERO ASSISTIR

QUERO ASSISTIR

(6)

Quais são as ervas mais utilizadas?

Casca de alho, folha ou borra de café ou café em pó.

PARA DESCARREGO:

1.

2. Arruda, alecrim, guiné, alfazema, olíbano, mirra, benjoim (essa é a defumação clássica para giras de terreiro).

Anis estrelado, pó de canela, folha da fortuna.

PARA PROSPERIDADE:

1.

Rosas brancas.

PARA PAZ:

1.

Observação

A função das ervas não muda por conta da defumação.

Uma erva da alma (alfazema, por exemplo) sempre atuará neste sentido, seja por conta da defumação ou por conta do banho. Portanto, caso queira criar ou montar uma defumação com outras ervas, basta escolher as ervas que atuam em função do seu objetivo.

Ervas de descarrego continuam sendo de descarrego em banhos ou defumações.

(7)

Preciso me preparar?

Sim. É importante vestir seu branco.

Se você não for umbandista, coloque sua roupa ritualística. Reserve uma roupa para usar em suas práticas de evolução espiritual. Escolha uma roupa para esta finalidade na cor ou na estampa que desejar. Você verá que benção será sempre que for utilizá-la. A paz e a força que esta roupa guardará em função das demais será um belo instrumento de trabalho para seus rituais, uma ferramenta valiosa para suas meditações, para suas reflexões, para suas purificações e ajuda ao próximo.

Onde deixar as coisas ao final?

Devemos respeitar os vizinhos e lembrar que parcela significativa da população vive em apartamentos e condomínios.

Se você puder, deixe na porta de sua casa, no quintal, do lado de fora até apagar. Porém, essa possibilidade é rara. Se for no apto, retorne para dentro de casa e apague a brasa para que a fumaça não invada o apartamento vizinho gerando multas e reclamações dos condôminos. Aqui, é importante o bom senso. Você pode deixar queimando na churrasqueira para a fumaça subir, caso seja viável.

(8)

Como faço uma defumação que não tenha "cheiro de macumba"?

Uma Umbanda para uma vida e para um mundo melhor exige o olhar sensível ao próximo. Não só para nós mesmos, mas também ao próximo. Peço desculpas pelo título. Foi só para chamar sua atenção.

Há resinas importadas que possuem um perfume melhor. O "cheiro de macumba" que dizem é proveniente de resinas de pouca qualidade. Porém, são caríssimas. Algumas ervas como a sálvia, por exemplo, possuem um aroma delicioso e são ótimas para purificação de ambientes. Busque aquilo que se encaixa em sua rotina e nas suas possibilidades.

Com que frequência?

Varia de acordo com a sua necessidade.

Oraculistas, terapeutas, atendentes defumam a si uma vez por semana. Eu faço o mesmo. Nossos lares, caso não sejam o local de atendimento, uma vez por mês ou a cada bimestre. Nosso comércio, sempre que necessário. Sentiu que precisou, faça.

(9)

Disposições finais

Está em dúvida em algum detalhe? Mande sua pergunta para nosso whatsapp.

Entre em www.aderitosimoes.com.br, clique no ícone de whatsapp e mande sua mensagem.

TENHA PACIÊNCIA, POR FAVOR.

São centenas de mensagens todos os dias e não tenho condições de responder com agilidade. Desculpe-me de antemão. Caso o ícone de whatsapp não apareça,

procure pela indicação atendimento ou contato.

ATENÇÃO

Este material é parte integrante do curso TEORIA DO SACERDÓCIO disponível em www.aderitosimoes.com.br.

Caso queira saber mais sobre esse assunto, acesse nossa plataforma.

Pai Adérito Simões Sacerdote do T7

Referências

Documentos relacionados

2.585/17 – Paulo Henrique Maiolino: Manutenção na iluminação das Ruas 43 e 80 do Bairro Parque Rodrigo Barreto.

20h – Espetáculo Teatral Vivendo Paranaguá Cia Quiproquo Local: Cine Teatro Rachel Costa.. 20h30 – Espetáculo Teatral A Diretoria

Este trabalho é um estudo de História da Educação Piauiense abordando, especificamente, a 

O DEG não se responsabiliza pela convocação dos tutores selecionados para a assinatura do Termo de Compromisso de Tutoria de Graduação, sendo essa

2- Cartão de Crédito via PAG SEGURO (para pagamento parcelado taxas do PAG SEGURO serão acrescidas) Assim que recebermos sua ficha de inscrição e verificarmos que o

“Trabalhar com a equipa Meu Super ajuda-nos a melhorar o nosso trabalho dia a dia, de forma a estarmos mais preparados para continuar a dar o melhor aos nossos clientes. A

Como os recursos do projeto são descritos semanticamente, agentes podem ser desenvolvidos para auxiliar na interpretação do seu significado e realizar tarefas do projeto

Para estes polos, a mediana de distância entre o município de residência do aluno e o polo é maior que 60 quilômetros, ou seja, pelo menos 50% dos alunos que não residem no