• Nenhum resultado encontrado

Jundiaí/SP COMA A PALAVRA!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Jundiaí/SP COMA A PALAVRA!"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1

COMA A PALAVRA!

Francisco Vanderlinde – 30/05/2021

o dia 13 de dezembro de 1998, Dia da Bíblia, foi inaugurado o Monumento à Bíblia na pouco conhecida Praça da Bíblia em Jundiaí que fica em frente ao Jardim Botânico. Foi um projeto de Leopoldo Nobre, irmão do Pr. Jamê. Foi uma iniciativa do ConPas - Conselho de Pastores de Jundiaí, na época presidida pelo Pr. Oraci do Amaral, falecido em agosto de 2019.

No monumento foi escrito: “AS PALAVRAS DESTE LIVRO REVELAM JESUS, O CRISTO, O ÚNICO MEIO DE RELIGAR O HOMEM AO SEU CRIADOR” e também parte de Isaías 30:21: (Quando vocês se desviarem para a direita ou para a esquerda, ouvirão atrás de vocês uma palavra, dizendo:) “Este é o caminho: andem nele.”

Muitas pessoas passam todos os dias ali e não sabem que é a Praça da Bíblia e que aquele monumento se refere à Bíblia. Vejo aí uma parábola para uma realidade mais triste de que muitos crentes em Cristo passam a vida toda sem ler toda a Bíblia ou lendo muito pouco dela, perdendo muito e deixando assim de desfrutar muitas das riquezas que temos em Cristo.

A frase do monumento é inspirada em João 5:39-40: “Vocês examinam as Escrituras, porque julgam ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, vocês não querem vir a mim para ter vida.”

A Bíblia é Cristocêntrica. O principal objetivo das Escrituras Sagradas é revelar Jesus, o Filho de Deus, o Messias, Senhor e Salvador. Ele é o personagem principal do começo ao fim, de Gênesis a Apocalipse. Ele é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A Bíblia tem mais de 200 nomes e atributos relacionados a Jesus. São 39 autores escrevendo num período de 1.500 anos mas extremamente coerente comprovando a inspiração divina.

A Palavra de Deus é alimento para nossa alma porque é Jesus, e Jesus é “o Pão Vivo que desceu do céu” para nos dar vida e vida eterna. Sempre que temos um contato do jeito certo com a Palavra de Deus, recebemos da vida de Jesus. Se a lermos como um livro qualquer, um livro apenas de histórias, com certeza não receberemos o toque do Espírito Santo. Mas se a lermos com uma atitude reverente e desejosa de receber algo do Senhor, sabendo que ela é a Palavra de Deus, então o Espírito a vivificará em nós. Santo Agostinho disse: “Olhe para as Escrituras como sendo o rosto de Deus ... e derreta-se diante disto”.

Podemos ter experiências tremendas com a simples leitura da Palavra. É fato que somos tocados pelas palavras pregadas, pela convivência com os irmãos, pela leitura de livros, mas a leitura da Bíblia é insubstituível; nosso contato particular com Deus por meio dela não pode ser

“terceirizado”.

A leitura, meditação e oração individual em cima da Palavra (assim como a pregação) são os meios pelos quais as riquezas insondáveis de Cristo podem chegar a nós, é Cristo sendo

N

(2)

2

encarnado em nós, tornando-se cada vez mais real e levando-nos a ser parecidos com ele mesmo. Lutero dizia que “a pregação da Palavra é Cristo chegando a nós”.

Tudo o que precisamos está em Cristo e o cultivo intenso da leitura, meditação e oração nos dá acesso às infinitas e insondáveis riquezas de Cristo. Ele é o Bom Pastor que nos supre em tudo por meio de Sua revelação a nós.

O Espírito Santo age em cima da Palavra e para isso precisamos estar expostos a ela com alegria, com desejo de receber do Senhor, especialmente quando estamos reunidos, seja presencial seja virtualmente. Precisamos dar mais lugar à Palavra do que aos assuntos da Pandemia, política e demais coisas. A Palavra sempre nos coloca em contato com o eterno, com o Reino de Deus.

Conforme lemos no Salmo 1, estar plantado junto às águas é meditar constantemente na Palavra com prazer e alegria, recebendo assim a água necessária para nossa vida que nos fará prosperar em todas as áreas.

Em Mateus 7, na parábola das casas edificadas sobre a areia e a rocha, o verso 24 diz que quem ouve e pratica a Palavra constrói sua casa (vida) sobre a rocha. Pode vir Pandemia ou qualquer outra coisa e ela não será abalada. Para entrar nessa prática, porém, é necessário muito contato, e da maneira correta, com a Palavra.

Paulo, em Colossenses 3.16, diz: “Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês.

Instruam e aconselhem-se mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração.” Paulo nos exorta a termos muito da Palavra em nossas conversas e reuniões. Esse é um retrato de como devem ser os nossos encontros – seja com a família, com os amigos, com o grupo na casa ou na congregação.

A Palavra nos traz os fatos sobre os quais se apoia nossa fé. Deus se compromete com a Sua Palavra. Jesus disse: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”

(Mt 24.35). Então quando a Palavra diz que Jesus morreu pelos nossos pecados podemos confiar plenamente nisso.

O apóstolo João nos traz uma promessa maravilhosa em 1 João 1.9: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

Essa promessa é maravilhosa pois Deus está dizendo que, se confessarmos os nossos pecados, Ele se compromete a nos perdoar e purificar e será “infiel” se não o fizer.

Tiago 1.21 diz: “Por isso, livrando-vos de todo tipo de impureza moral e vestígio de maldade, recebei de boa vontade (com mansidão) a palavra em vós implantada (enxertada), poderosa para salvar a vossa vida (alma). Receber com mansidão é a atitude de receber sem barreiras, sem resistências, em submissão ao que Deus está nos falando. Significa recebê-la com total submissão e sem resistência para que ela opere transformação e gere os frutos para os quais ela é dada; para que o nosso coração seja definitiva e verdadeiramente mudado.

É fato que temos alguns versículos “favoritos” na Bíblia – aliás, é muito importante memorizarmos versos bíblicos –, mas precisamos de todos eles sem exceção, inclusive os não

(3)

3

tão agradáveis! É por isso que Tiago diz que devemos acolher “toda” a Palavra com alegria e mansidão em nossos corações.

Jeremias, Ezequiel e João tiveram a experiência espiritual de receber um livro de Deus e

“comê-lo” – e esse lhes era “doce” na boca e “amargo” no estômago. Há coisas que não nos são agradáveis, mas precisamos delas. Devemos receber a Palavra e comê-la com alegria, mesmo que depois ela seja amarga no estômago.

Quando comemos, internalizamos a comida e ela passa a fazer parte do nosso ser – somos o que comemos. Assim é também no plano espiritual: se nos alimentamos da Palavra, se a “ruminamos” com prazer, ela por si só irá gerar frutos que glorificam ao Pai e nos tornará mais parecidos com Jesus, pois Ele é a Palavra, o Verbo Eterno de Deus.

Eugene Peterson (falecido em 2018, autor da Bíblia “A Mensagem”) compara a leitura da Palavra à satisfação de um leão rugindo ao lado de sua presa, e também de um cachorrinho rosnando ao roer um osso. Um irmão comparou a leitura prazerosa da Bíblia ao ato de deixar uma pastilha expectorante se dissolver lenta e imperceptivelmente em sua boca.

O objetivo direto ou indireto das palavras da Bíblia é que elas entrem em nós, trabalhem em nossa alma e formem nossa vida de acordo com o que Deus a criou para ser.

Irmãos do passado falam da leitura que transforma como aquela “que penetra em nossa alma como o alimento que entra no estômago e espalha-se pelo sangue, transformando-se em santidade, amor e sabedoria.” Essa leitura nos atrai para um envolvimento cada vez maior com o próprio Deus.

Peterson diz também que a metáfora mais surpreendente sobre a leitura é a de João comendo um livro, que se torna parte de suas terminações nervosas, de seus reflexos e de sua imaginação. O livro que ele comeu era as Escrituras Sagradas. Assimilado por sua leitura, juntamente com a adoração e a oração, este livro foi metabolizado em seu interior e manifestado no livro que escreveu, o Apocalipse.

A leitura que transforma exige tudo de nós: músculos e ligamentos, olhos e ouvidos, obediência e adoração, imaginação e oração. Ler a Bíblia é uma dádiva imensa, mas apenas se as palavras forem assimiladas, interiorizadas na alma: comidas, mastigadas, remoídas, sem pressa, recebidas com deleite, alegria e obediência.

Sempre que lemos a Palavra devemos estar na expectativa de que alguma revelação virá. É fundamental que haja revelação. Podemos às vezes não entender na hora, mas guardamos no coração e no tempo certo o Espírito Santo revelará o que nos for necessário. A revelação é o que penetra em nosso íntimo e gera transformação; que quebra as fortalezas mentais que às vezes estão arraigadas em nossa mente.

Isso já aconteceu várias vezes comigo. Às vezes, estou chateado ou amargurado por alguma coisa ou situação; então vou orar e, de repente, a Palavra começa a falar ao meu coração e todo sentimento ruim desaparece na mesma hora.

Em Jeremias 23.29, Deus nos diz: “Não é a minha palavra como fogo, diz o Senhor, e como

(4)

4

um martelo que despedaça a rocha?” A Palavra é como um martelo que despedaça os corações de pedra!

Em Isaías 55.10-11, temos uma importante revelação sobre o poder da Palavra de Deus em nós: “Como a chuva e a neve descem dos céus e não retornam para eles sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, a fim de que ela produza sementes para o semeador e pão para os que dele se alimentam, assim também acontece com a Palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas realizará toda a obra que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.”

Também, em Isaías 40:8, lemos: “A relva murcha e as flores caem, mas a Palavra de nosso Deus permanece eternamente!”

Jesus Cristo disse em João 6:63: “É o Espírito quem dá vida; a carne em nada se aproveita;

as palavras que eu vos tenho dito são Espírito e são vida.”

Paulo, em Romanos 10:17 afirmou: “A fé vem pelo ouvir as boas novas, e as boas novas vêm pela Palavra de Cristo.”

Em 1 Tessalonicenses, Paulo elogia os crentes de Tessalônica porque eles estavam crescendo bastante espiritualmente, devido ao fato de receberem a palavra dele como sendo de Deus: “E existe outra razão pela qual sempre damos graças a Deus. Quando levamos a vocês a mensagem de Deus, vocês a ouviram e aceitaram. Não a aceitaram como uma mensagem que vem de pessoas, mas como a mensagem que vem de Deus, o que, de fato, ela é. Pois Deus está agindo em vocês, os que creem.” (1 Ts 2:13)

O apóstolo Pedro disse: “Fostes regenerados não a partir de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da Palavra de Deus, a qual é viva e operosa por toda a eternidade. Porque toda pessoa é como a relva, e toda sua glória, como a flor da relva. Seca-se a relva, e cai a sua flor, mas a Palavra do Senhor permanece para sempre. E essa é a palavra que vos foi evangelizada.” (1 Pd 1:23-25)

Também o escritor aos Hebreus nos deixou uma valiosa afirmação: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para julgar os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e expostas aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.” (Hb 4:12,13)

Ainda Paulo, em 2 Tim 3.16,17, afirma: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

Esta é uma passagem bem completa e abrangente acerca dos benefícios da Palavra de Deus: ela nos ensina, repreende, corrige e educa. Precisamos ser confrontados pela Palavra e

(5)

5

confrontar todas as coisas pela Palavra, por isso precisamos conhecê-la profundamente.

Dias atrás, ouvi um irmão citar uma palavra nova para mim: Interneteologia (teologia da Internet). É verdade que há muitas coisas boas na Internet, mas o que normalmente circula nas redes sociais não está de acordo com a Palavra. São frases de autoajuda que não apontam para Cristo, aliás, tentam imitar aquilo que só podemos ter em Cristo. Infelizmente, a grande maioria das pessoas recebem coisas assim e reenviam para muitas pessoas, sem levar em consideração que são coisas que não procedem da Palavra de Deus. Por isso não podemos nos deixar levar por essa “teologia” barata e distorcida que circula nas redes.

Lemos em Romanos 15:4: “Pois tudo o que no passado foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.”

Também, em 2 Pedro 1:20-21: “Primeiramente, porém, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.”

Mencionei acima alguns textos que nos garantem que a Palavra de Deus é “tudo de bom” e gera frutos maravilhosos em nós. De fato, Deus se empenha com Sua Palavra e podemos confiar nela com toda a certeza.

Houve um homem de Deus muito importante na História da Igreja, chamado George Müller.

Muitos testemunharam que ele foi a pessoa mais santa que já conheceram. Ele nasceu na Alemanha em 1805, e com aproximadamente 20 anos foi para Inglaterra, onde ficou até sua morte em 1898. Ele queria ser missionário, mas a Junta Missionária não o aceitou porque ele tinha vários problemas de saúde. Então ele se dedicou a ensinar a Bíblia, primeiramente para os judeus, e depois foi cuidar de órfãos na Inglaterra. No auge deste trabalho, um período de aproximadamente 40 anos, ele estava tomando conta de mais de 2 mil órfãos (20% de todos os órfãos do país naquele momento) Pelos seus orfanatos passaram mais de 10.000 órfãos.

Müller os ajudava, inclusive, a melhorarem seu nível social – cada um deles saía de lá empregados e com uma Bíblia na mão.

Müller ficou conhecido como o “Apóstolo da Fé”. Ele nunca pediu dinheiro algum para o sustento dos orfanatos, apesar das grandes necessidades com alimentação, vestimenta, estudos, manutenção, sustento pessoal e de funcionários etc. Se alguém lhe perguntava se precisava de algo, ele respondia: “Deus proverá”. Fundou 117 escolas por onde passaram mais de 120 mil alunos, além de sustentar por alguns anos o missionário Hudson Taylor e mais 20 outros missionários na China. Tudo tão somente pela oração e leitura da Palavra.

Desde o início de sua conversão, Müller valorizou muito a Bíblia. Ele a teria lido inteira mais de 200 vezes, sendo 100 delas de joelhos, e gastava em média 3 horas por dia nessa leitura.

Por muitos anos era comum ele ler a Bíblia toda 4 vezes ao ano. Ele atribuiu sua vida de fé e grandes obras, principalmente em relação aos órfãos, ao convívio com a Palavra. Ele disse:

“Para desfrutar da Palavra, devemos continuar a lê-la, e a maneira de obter um espírito de oração é continuar orando; pois quanto menos lemos a Palavra de Deus, menos desejamos

(6)

6

lê-la, e quanto menos oramos, menos desejamos orar.”

“O conhecimento íntimo de Deus é possível se habitualmente pesquisarmos Suas Sagradas Escrituras e traduzirmos o que encontramos em obediência.”

“O vigor de nossa vida espiritual está na proporção exata do lugar que a Bíblia ocupa em nossa vida e em nossos pensamentos. Faço esta declaração, solenemente, baseado na experiência de cinquenta e quatro anos.”

Ele falou essas coisas quando tinha 72 anos, e então se tornou missionário, viajando pelo mundo, até seu falecimento aos 92 anos, cumprindo finalmente seu sonho inicial. Sua vida serve de exemplo e encorajamento para darmos mais valor ao nosso tempo com a Palavra, abrindo nosso coração ao Pai e dizendo-lhe: “Fala, Senhor, que o teu servo ouve! Fala comigo pela Tua Escritura pois eu preciso de Ti!”

Sabemos que tudo o que necessitamos está em Cristo, mas Deus usa principalmente a Palavra para nos revelar essas coisas, tornando-as vida dentro de nós. Assim, vamos nos tornando cada dia mais parecidos com Jesus até alcançarmos Seu pleno propósito para nossas vidas.

Em Mateus 25, Jesus falou às suas ovelhas: “Tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber…” e assim por diante. Os justos então lhe perguntaram: “Mas Senhor, quando foi que lhe fizemos isso?” Ele então respondeu que foi todas as vezes que fizeram isso a um dos seus pequeninos irmãos. Veja que essas pessoas fizeram o bem de forma natural.

Quando estamos cheios de Jesus, cheios da Palavra, quando ela é abundante e operante em nossas vidas, ela mesma nos leva a praticar as boas obras para as quais fomos criados, “obras ainda maiores” que ele (João 14.12) – e o faremos naturalmente, sem nem percebermos, sem preocupação se estamos “fazendo a obra de Deus”.

Vamos nos encher da Palavra, orar em cima dela, passar tempo com Jesus, e então faremos tudo o que ele fez. Memorizar versículos também é muito bom pois nos ajuda no processo da meditação frutífera, tornando a Palavra viva em nós.

“A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simples. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos. O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente, justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar há grande recompensa.

Quem há que possa discernir as suas próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas.

Também da soberba guarda o teu servo; que ela não me domine. Então serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão. As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu!” (Sl 19:7- 14)

(7)

7 COMPLEMENTO: DIA 02/06/21

Estamos há três semanas falando sobre o importante valor para a congregação: Amor pela Palavra de Deus. Vimos no domingo que a Bíblia é Cristocêntrica, isto é, seu principal personagem é Jesus Cristo e seu objetivo é revelá-lo ao homem. Com a leitura e meditação da Bíblia na luz do Espírito Santo vamos crescendo no conhecimento de Cristo e consequentemente na semelhança com Cristo que é o grande propósito de Deus para nós, de acordo com Romanos 8.28-29.

Vimos que a Palavra é viva e tem poder para nos transformar, mas para isso temos que conhecê-la, investir tempo na leitura, meditação, estudo, oração em cima dela e busca pela revelação de Deus daquilo que estamos lendo.

Podemos dizer que todos os cristãos notáveis da história da igreja tiveram isto em comum:

amor pelas Escrituras, traduzido por muita meditação nela com obediência.

Vimos um pouco do testemunho poderoso de um gigante da fé do século 19, George Müller. Há livros sobre ele que vale a pena serem lidos além de muitos materiais na própria internet. Ele frutificou abundantemente para o Senhor. Por volta dos 90 anos de idade disse:

“Creio que a principal razão de me haver conservado em atividade útil e feliz está no amor que tenho à Sagrada Escritura. Tenho como hábito ler a Bíblia toda quatro vezes por ano; em espírito de oração, aplicá-la ao meu coração e praticar o seu ensino. Durante sessenta e nove anos tenho sido um homem feliz, feliz, feliz.”

Ocupar-se com a Palavra de Deus da forma correta nos alimentará espiritualmente e produzirá bons frutos para a glória de Deus.

Temos cantado por diversas vezes: “Não só de pão viverei, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”, sendo inclusive o título da mensagem que Harold ministrou na semana passada. Para a mensagem deste domingo escolhi como título COMA A PALAVRA.

Além da bem conhecida passagem de Deuteronômio 8.3, e citada pelo Senhor Jesus em Mateus 4.4 em resistência à tentação de Satanás, há o relato de três situações onde Deus dá um livro para que seus servos o “comam”: Jeremias, Ezequiel e João.

Eugene Peterson escreveu um livro sobre a leitura espiritual da Bíblia ao qual deu o título

“Coma este Livro”, em português o título é Maravilhosa Bíblia. Ele diz:

“A maioria de nós leva consigo um punhado de mandamentos que nos mantém nos trilhos:

Ame o Senhor, o seu Deus de todo o coração ... Ame o seu próximo … Honre seu pai e sua mãe ... Arrependa-se e creia ... Não ande ansioso … Dê graças por tudo ... Ore sem cessar ...

Siga a Jesus ... Vá e proclame ... Carregue sua cruz ... Acrescente a este seu repertório:

Coma esse livro. Não apenas leia a Bíblia, mas coma o esse livro.

Os cristãos se alimentam das Escrituras Sagradas. Elas nutrem a comunidade dos santos como o alimento nutre o corpo humano. Não se trata apenas de aprender, estudar ou usar as Escrituras; nós, cristãos, as assimilamos, introduzindo a Palavra em nossa vida para que seja

(8)

8

metabolizada e transformada em atos de amor, copos de água fresca, missões pelo mundo inteiro, cura, evangelismo e justiça em nome de Jesus, mãos levantadas em adoração ao Pai, pés lavados na companhia do Filho.

Comer um livro implica em engolir tudo, assimilando-o nos tecidos de nossa vida. Os leitores se tornam aquilo que leem. Se as Sagradas Escrituras são bem mais que um simples falatório sobre Deus, elas precisam ser internalizadas.

Ao falar com João em Apocalipse 10:9-10, o anjo não instrui João a passar informações sobre Deus; ele ordena que assimile a Palavra de Deus para que, ao falar, a mensagem de Deus flua naturalmente através das palavras de João, assim como o alimento que comemos:

quando somos saudáveis, é inconscientemente assimilado em nossos nervos e músculos e atua quando falamos e agimos.

As palavras – ditas e ouvidas, escritas e lidas – têm por objetivo produzir algo em nós, gerar saúde e integridade, vitalidade e santidade, sabedoria e esperança. Sim, coma esse livro!

Venha à mesa e coma esse livro, pois cada palavra pretende fazer algo em nós, como proporcionar saúde e inteireza, vitalidade e santidade ao corpo e à alma.”

Como estamos falando sobre comer, o escritor e filósofo Edmund Burke disse uma vez:

"Ler sem refletir é como comer sem digerir." Não podemos nos dar ao luxo de "comer" a Palavra de Deus sem "digeri-la". Isso fazemos meditando, lembrando ao longo do dia do que temos lido. Daí a importância de memorizar passagens.

Donald S. Whitney, no seu livro “Disciplinas Espirituais para a Vida Cristã”, escreve:

“A árvore da sua vida espiritual floresce melhor com a meditação porque ela o ajuda a absorver a água da Palavra de Deus (Efésios 5:26). Apenas ouvir ou ler a Bíblia, por exemplo, pode ser como uma pequena precipitação no chão duro. Independentemente da quantidade ou intensidade da chuva, a maioria foge e pouco penetra. A meditação abre o solo da alma e permite que a água da Palavra de Deus infiltre profundamente. O resultado é uma extraordinária fecundidade e prosperidade espiritual.”

Assim como é normal para nós comermos todos os dias e várias vezes ao dia, levemos a sério o convite do Senhor para nos alimentarmos de sua bendita Palavra todos os dias. Que o Espírito Santo nos leve a um profundo arrependimento de estarmos negligenciando o alimentar-se da Palavra todos os dias, e que tenhamos nossos olhos abertos para esse tesouro maravilhoso que está à tão perto de nós. “Oh Senhor, renova em mim o amor à Tua Palavra!”

Se estivermos bem alimentados pela Palavra, nossas palavras serão cheias de vida, temperadas com sal, como nos diz Paulo:

“Que a palavra dita por vocês seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibam como devem responder a cada um.” (Cl 4.6)

(9)

9

“Não saia da boca de vocês nenhuma palavra suja, mas unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” (Ef 4.29)

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês.” (Fp 4.8)

É melhor estarmos com a mente cheia das boas coisas da Palavra de Deus do que cheia de outras coisas.

Ler toda a Bíblia é fundamental para termos uma visão mais equilibrada dela. É maravilhoso como a própria Bíblia explica a Bíblia. Como se fosse um quebra-cabeças que, à medida que vamos lendo, vai se completando. Precisamos ler tudo. Isso ajuda a tirar eventuais barreiras sobre passagens que talvez não sejam tão agradáveis ou obscuras, mas das quais também precisamos.

Há pessoas que se enroscam em passagens aparentemente contraditórias, e entram em conflito por isso, mas nenhuma delas interfere nos princípios importantes, e por isso podemos dizer que a Bíblia é inerrante. Sobre essas passagens um tanto obscuras, o bem-humorado escritor americano Mark Twain disse: “Não são aquelas partes da Bíblia que não consigo entender que me incomodam; são as partes que eu entendo.” Isso é um fato, pois às vezes ficamos tão preocupados com as passagens obscuras que esquecemos de levar a sério as que estão bem claras.

Para ajudar em nosso “comer” diário da Palavra e “ruminar” a mesma, é importante memorizar versículos, principalmente aqueles que mais tocaram em nosso coração.

Outra coisa importante é anotar em um caderno as descobertas e revelações que o Espírito Santo vai dando à medida que lemos.

Também é preciso orar em cima da Palavra. Se alguma passagem tocou o seu coração, pare e ore em cima dela.

Se você já está lendo regularmente a Bíblia, ou acompanhando a Tabela que adotamos em nossa congregação, continue. Se não, comece hoje mesmo. Deus sempre tem algo especial para nos revelar pessoalmente por meio dessa leitura diária.

O aplicativo de celular Youversion também tem muitos bons recursos que enriquecem e encorajam a leitura diária da Palavra, bem como várias versões da Bíblia em português e outras línguas. No canal do YouTube do Pr. Harold está disponibilizado a cada dia um pequeno vídeo sobre a leitura do dia da nossa Tabela de leitura anual.

É importante também ter um horário definido para ler a Palavra. Ideal seria todo dia no mesmo horário. Mas se não for possível, no mínimo, decida em seu coração não passar nenhum dia sem ter contato com a Palavra.

(10)

10

Se desejamos que a Palavra "crie raízes" em nossas vidas para que possamos produzir uma colheita que agrade ao Senhor, devemos ponderar, refletir e meditar sobre o que lemos e estudamos na Bíblia. Ao meditarmos, para nos ajudar, podemos fazer algumas perguntas:

1. O que esta passagem me ensina sobre Deus?

2. O que esta passagem me ensina sobre a Igreja?

3. O que esta passagem me ensina sobre o mundo?

4. O que esta passagem me ensina sobre mim mesmo? Sobre os meus próprios desejos e motivações?

5. Será que esta passagem exige que eu tome uma atitude? Se afirmativo, que medidas devo tomar?

6. O que eu preciso confessar e/ou do que eu preciso me arrepender?

7. O que eu aprendi desta passagem que vai me ajudar a me concentrar em Deus e gerar frutos para a sua glória?

O objetivo final da leitura é aplicar, pôr em prática o que estamos recebendo do Senhor, para que nossa casa espiritual seja construída sobre a Rocha.

É importante lembrar que não estamos sozinhos na tentativa de compreender e aplicar a Palavra de Deus a nossas vidas. Deus nos deu o seu Espírito (João 14:16-17) que fala conosco, conduzindo e orientando-nos em toda a verdade (João 16:13). Por essa razão, Paulo instrui os irmãos a "andar pelo Espírito" (Gálatas 5:16), pois Ele é um socorro bem presente nas tribulações (Salmo 46:1).

O Espírito vai fielmente guiar-nos na vontade de Deus, sempre levando-nos a fazer o que é certo (Ezequiel 36:26-28; Filipenses 2:13). Quem melhor para ensinar a viver de acordo com tudo o que está escrito na Bíblia do que aquele que inspirou a Bíblia – o próprio Espírito Santo?

Portanto, vamos fazer a nossa parte e guardar a Palavra em nossos corações e obedecer ao Espírito Santo à medida em que Ele nos orienta.

Cântico sobre o Salmo 19 (disponível no link https://youtu.be/9KRHP15ARrs):

A lei do Senhor é perfeita / E restaura a alma / O testemunho do senhor é fiel / E dá sabedoria aos símplices

Os preceitos do senhor são retos / E alegram o coração / O mandamento do Senhor é puro / E ilumina os olhos

São mais desejáveis do que o ouro depurado / São mais doces do que o mel / E o destilar dos favos

O temor do Senhor é límpido / E permanece para sempre / Os juízos do Senhor são verdadeiros / E todos igualmente justos

(11)

11

São mais desejáveis do que o ouro depurado / São mais doces do que o mel / E o destilar dos favos

Que as palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração / Sejam agradáveis em tua presença, ó Senhor.

Lista de 100 versículos mais conhecidos da Bíblia, onde se pode escolher alguns para memorizar: https://dailyverses.net/pt/100-versiculo-da-biblia

App da Bíblia: https://my.bible.com/pt

ou https://play.google.com/store/apps/details?id=com.sirma.mobile.bible.android

“Somente uma vida de oração e meditação produzirá um vaso pronto para o uso do Mestre.”

(George Müller)

Transcrição e Edição: Luiz Roberto Cascaldi

Referências

Documentos relacionados

Diversas faculdades em todo Brasil tem aberto cursos que ensinam modelos de gestão e planejamento da área de eventos, cerimonial e protocolo. Isso acontece

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Verificar a prevalência e o perfil da violência de gênero (física, psicológica e sexual) perpetrada contra a mulher pelo parceiro(a) atual ou

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

Para avaliar as taxas de erro Tipo I e o poder dos testes assintóticos de normalidade baseados nos coeficientes de assimetria e curtose, foram utilizados simulações computacionais

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de