• Nenhum resultado encontrado

POR QUE TER UM MINISTÉRIO DE HOMENS NA IGREJA?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "POR QUE TER UM MINISTÉRIO DE HOMENS NA IGREJA?"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

POR QUE TER UM MINISTÉRIO DE HOMENS NA IGREJA ?

Porque temos falhado em discipular os homens de forma eficiente.

Estudos mostram que para cada dez homens em media na Igreja:

- 9 terão filhos que abandonarão a Igreja.

- 8 não encontrarão satisfação em sua vida profissional.

- 6 pagarão a quantia mínima em seus cartões de crédito.

- 5 terão um sério problema com pornografia.

- 4 irão se divorciar.

Todos os 10 enfrentarão tremendas lutas para equilibrar trabalho e família.

A realidade é que a maioria dos nossos homens não tem uma vida devocional consistente. Pouquíssimos tem pensado no que realmente significa amar as suas esposas como Cristo amou a igreja. Como consequência os homens não tem pensado em preencher as necessidades de suas esposas ou de seus filhos.

A maioria dos homens não tem um plano de discipular os seus filhos e nem a mínima ideia do que significa ser líderes espirituais em suas famílias.

Menos de 10% estão ativamente buscando compartilhar a sua fé com amigos não cristãos, parentes e colegas de trabalho etc.

Porque se você ajudar o homem acertar as coisas em seus corações, todos só tem a ganhar.

Quando pensamos em termos de aliança passamos a entender que Deus estrategicamente colocou os homens numa posição estratégica de influência na família, na igreja e na sociedade.

Pat Morley coloca as coisas da seguinte maneira:

“Você pode imaginar de alguma maneira o MUNDO estando correto a não ser que a IGREJA esteja correta?”

“Você pode imaginar de alguma maneira a IGREJA estando correta a não ser que FAMÍLIAS estejam corretas?”

(2)

“Você pode imaginar de alguma maneira FAMÍLIAS estando corretas a não ser que seus CASAMENTOS estejam corretos?”

“Você pode imaginar de alguma maneira CASAMENTOS estando corretos a não ser que os homens estejam corretos?”

“Você pode imaginar alguma coisa que tenha maior potencial de mudar o mundo a não ser que o homem esteja correto?”

Qual a razão de um ministério focado completamente em homens?

Apresentamos aqui uma interessante estatística que pode muito bem responder a essa pergunta:

- Quando uma criança assume um compromisso com a igreja, 2% da família se envolve juntamente com ela.

- Quando uma mulher/mãe assume um compromisso com a igreja, 17% da família se envolve juntamente com ela.

- Porém, quando o homem/pai assume um compromisso com a igreja, 93%

da família se envolve juntamente com ele!

(3)

O que os homens buscam ao virem para igreja ?

Segundo um recente estudo realizado por George Barna, renomado pesquisador cristão, a maioria dos homens sem igreja crêem que a igreja não tem nada de valor a oferecer e acrescentar às suas vidas. Simplesmente não existe um retorno suficiente de investimento de tempo e energia que os levem a afiliarem-se a uma igreja. O que esses homens sem igreja estão buscando nas igrejas? A pesquisa de Barna, envolvendo 2.000 homens, revelou cinco fatores:

1. Homens estão buscando compreensão.

Os entrevistados disseram que estariam interessados em uma igreja que os ajudasse a entender a Bíblia, de uma maneira sistemática, em vez de sermões e estudos, via Escola Dominical.

2. Homens estão buscando relacionamentos.

Apesar de os homens terem dificuldade de admitir, muitos deles estão solitários. Segundo Sonderman, os homens gostam de estar na companhia de homens como eles mesmos. Eles gostam de se sentir conectados num ambiente que não os ameace. Procuram parceiras para constituir um lar, pois não querem ficar só.

3. Homens querem instrução para os seus filhos.

Pode até parecer estranho, mas muitos homens, que não têm nenhum relacionamento com igreja, gostariam que os seus filhos tivessem uma experiência positiva de aprendizado cristão. Na pesquisa, os homens citaram uma medíocre experiência pessoal com uma igreja como a razão principal de não enviarem seus filhos para a igreja. A maioria dos pais está em constante luta para criar os seus filhos e querem ajuda da igreja, porém, se eles sentem que a experiência da igreja não é algo positivo ou não parece ser algo que venha a funcionar para os seus filhos, eles simplesmente interrompem a frequência à igreja.

4. Homens estão buscando soluções.

Na luta para serem bem sucedidos na vida, milhões de homens estão sofrendo com o stress. Eles querem encontrar uma igreja que os ajude a resolver os difíceis e complicados problemas que enfrentam numa base diária. Eles estão mais interessados naquilo que possa fazer a vida funcionar bem do que em princípios espirituais.

(4)

5. Homens querem conhecer Deus.

Apesar de milhões de homens já terem desistido da religião organizada, eles expressam que desejam conhecer Deus. Eles simplesmente não sabem como buscar/conhecer Deus. Uma vez que a maioria dos seus amigos e colegas compartilham o mesmo dilema, eles não têm ninguém a quem possam recorrer em busca de respostas. Compartilhar a fé com homens céticos que rejeitam as Escrituras como a Palavra de Deus, que afirmam que não existe uma moral absoluta, que negam a Ressurreição e que não abraçam os benefícios da fé, é um desafio enorme que enfrentamos. O que a igreja pode fazer a fim de alcançar esses milhões de homens sem igreja? Eles estão frustrados com os problemas da vida, são antagônicos à religião organizada, buscam compreensão, relacionamentos e soluções, porém, se recusam a buscar ajuda na igreja. Temos de reconhecer primeiramente as necessidades especiais desses homens da nossa geração e depois – e apenas depois – começar a preencher essas necessidades e, assim, alcançá-los para o Reino.

O sucesso que realmente importa ?

Atualmente quando é realizado algum tipo de interação com os homens, uma palavra que está sempre presente no vocabulário deles é a palavra

“sucesso”.

Mas, afinal, o que é sucesso?

Minha observação é que um dos maiores desafios no desenvolvimento do Ministério Homens não é que os homens estejam necessariamente fracassando em atingir os seus alvos. Na maioria dos casos, os homens estão alcançando sim e sendo bem sucedidos em atingir os seus alvos. O problema é que eles se dão conta, em algum momento, de que esses alvos são alvos errados.

Muitos são os homens que alcançam exatamente o que desejaram alcançar, mas descobriram que esses alvos alcançados em nada lhes satisfizeram e – pior ainda – não têm nenhuma relevância significativa. Salomão define esse estado de espírito como “correr através do vento”.

Sucesso que realmente importa é aquele dentro da órbita correta, com base numa sólida prioridade. Esse tipo de sucesso começa com um sólido fundamento de Cristo como Senhor. Nenhum homem irá se sentir verdadeiramente bem sucedido sem que antes ele possa honestamente responder às seguintes perguntas:

(5)

1. Eu estou crescendo em amor e fé no Senhor Jesus todos os dias?

2. Eu estou ativamente ajudando a minha família a crescer na fé em Cristo?

3. Eu estou fazendo uma significativa contribuição na minha igreja?

4. Eu estou fazendo todo o possível para ajudar os meus filhos a se tornarem adultos responsáveis?

5. Eu estou construindo um forte e amoroso casamento?

6. Eu estou investindo na vida de outras pessoas como amigo, conselheiro, parceiro e mentor?

7. Eu sou um bom provedor?

8. Eu estou vivendo uma vida de integridade e boas obras?

9. Eu estou realizando um trabalho gratificante?

10. Eu vou para o céu quando eu morrer?

Referências

Documentos relacionados

Aproveite as novas tecnologias que serão lançadas nos próximos anos para aumentar o tempo de produção e a disponibilidade global do equipamento (OEE, na sigla em inglês), reduzir

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros de água.. Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque

As sementes de Cassia, Platypodium, Sclerolobium e Roupala apresentaram um decréscimo de germinação após a imersão no nitrogênio liquido requeren- do outros estudos e um maior

• O exame citológico pode indicar o tipo e quantidade de bactérias envolvidas nas infecções de pele (Figura 3) • Bactérias fagocitadas no interior de neutrófilos são

· 4.3 Indicações sobre cuidados médicos urgentes e tratamentos especiais necessários Não existe mais nenhuma informação relevante disponível.. SECÇÃO 5: Medidas de combate

No segmento de gramados sintéticos oferecemos uma variedade de equipamentos e de serviços para manutenção dos campos focando a preservação de suas características.

iv. Desenvolvimento de soluções de big data aplicadas à gestão preditiva dos fluxos de movimentação portuária de mercadorias e passageiros. d) Robótica oceânica: criação

• Application window shortcut key (Tecla de atalho de janelas de aplicações): para abrir um menu rápido de opções no Auto Mode (Modo Automático) e no Easy Arrange. •