• Nenhum resultado encontrado

O POVO DE DEUS FOLHETO LITÚRGICO DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O POVO DE DEUS FOLHETO LITÚRGICO DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

O POVO DE DEUS

FOLHETO LITÚRGICO DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA Ano LVI - Brasília, 24 de outubro de 2021 - Nº 54 TRIGÉSIMO DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

MÊS DAS MISSÕES E DO SANTO ROSÁRIO

DIA MUNDIAL DAS MISSÕES E DA OBRA PONTIFÍCIA DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA ANO SANTO DE SÃO JOSÉ E DA FAMÍLIA AMORIS LAETITIA

Cor Litúrgica: Verde

A.: Irmãos e irmãs, mesmo em tempos de pandemia, devemos anunciar, com sabedoria e entusiasmo, a Boa Nova da Salvação, pois, no isolamento pessoal e fechados em pequenos grupos, a nossa vida de fé esmorece, perde profecia e a capacidade de encanto. O tema do Dia Mundial das Missões, que hoje celebramos, é “Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos”. Com o Papa Francisco, sejamos missionários da esperança e da alegria. Iniciemos, com entusiasmo, a nossa celebração.

RITOS INICIAIS

1. CANTO DE ENTRADA –

(https://www.paulus.com.br/loja/cd-liturgia-VII-tempo-comum-ano-a-20-ao-34-dtc_p_2300.html, faixa 14)B

R.: EXULTE DE ALEGRIA QUEM BUSCA A DEUS, QUEM BUSCA A DEUS, QUEM BUSCA A DEUS, SUA FACE É TUDO O QUE EU QUERIA! / 1. Que se abram teus ouvidos ao clamor dos meus pedidos! Se dos erros vais lembrar, quem, Senhor, vai aguentar? Porque há em ti perdão, todos te respeitarão! / 2. No Senhor minh’alma espera, eu confio em sua palavra. O vigia espera o sol, eu espero o meu Senhor. Seu amor, sua piedade nos libertam da maldade! / 3. Ao bondoso Pai cantemos, a Jesus nos confiemos! No Espírito cantemos, uns aos outros consolemos. Ao Deus vivo celebremos e um louvor, contritos, demos!

2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE - P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.

3. ATO PENITENCIAL - P.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. (Pausa). Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos, tende piedade de nós.

TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que viestes chamar os pecadores humilhados, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que intercedeis por nós, junto a Deus Pai que nos perdoa, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus de bondade e misericórdia tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

TODOS: AMÉM.

4. HINO DE LOUVOR - Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós

(2)

que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

5. ORAÇÃO DO DIA - P.: OREMOS: (Pausa) Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.

LITURGIA DA PALAVRA

A.: Irmãos, a atividade missionária renova a Igreja, revigora a fé e a identidade cristã e engrandece o testemunho da alegria do Evangelho. Atentamente, acolhamos a Palavra que será proclamada.

6. 1ª LEITURA (Jr 31,7-9) – Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

7Isto diz o Senhor: “Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: ‘Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel’. 8Eis que eu os trarei do país do Norte e os reunirei desde as extremidades da terra; entre eles há cegos e aleijados, mulheres grávidas e parturientes: são uma grande multidão os que retornam. 9Eles chegarão entre lágrimas e eu os receberei entre preces; eu os conduzirei por torrentes d’água, por um caminho reto onde não tropeçarão, pois tornei-me um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.

7. SALMO RESPONSORIAL - (Do Salmo 125/126) R.: MARAVILHAS FEZ CONOSCO O SENHOR: EXULTEMOS DE ALEGRIA! / 1. Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar. Encheu-se de sorriso nossa boca; nossos lábios, de canções./ 2. Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!”

Sim, maravilhas fez conosco o Senhor: Exultemos de alegria!/ 3. Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria./ 4. Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!

8. 2ª LEITURA (Hb 5,1-6) – Leitura da Carta aos Hebreus.

1Todo sumo sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. 2Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. 3Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, quanto pelos seus próprios. 4Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão. 5Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”. 6Como diz em outra passagem: “Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedec”. Palavra do Senhor. TODOS:

GRAÇAS A DEUS.

9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!/ Jesus Cristo , Salvador, destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis.

10. EVANGELHO – (Mc 10, 46-52) - P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.:

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!

(3)

P.: Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!”

49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levante-te, Jesus te chama!” 50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.

11. HOMILIA

12. PROFISSÃO DE FÉ - Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, Jesus, que deu vista a um cego, também dá nova luz às nossas vidas. Iluminados pela Sua Palavra salvadora, supliquemos ao Pai: Senhor, ouvi a nossa prece!

TODOS: SENHOR, OUVI A NOSSA PRECE!

1) Rezemos para que, à luz do pontificado do Papa Francisco, nossa Arquidiocese seja sempre uma Igreja em saída, que anuncie a alegria do Evangelho por todos os lugares do Distrito Federal e, assim, nunca se canse de evangelizar, nós Vos pedimos:

TODOS: SENHOR, OUVI A NOSSA PRECE!

2) Inspirai os governantes de todas as nações a trabalharem com afinco na construção da paz, do bem comum e da justiça entre os povos, nós Vos pedimos.

TODOS: SENHOR, OUVI A NOSSA PRECE!

3) Vós que devolvestes a visão ao cego Bartimeu, socorrei os pobres, os desempregados e os excluídos, e ajudai-os na superação das dificuldades por meio da ajuda solidária dos cristãos, nós Vos pedimos.

TODOS: SENHOR, OUVI A NOSSA PRECE!

4) Amparai-nos com a Vossa solicitude, a fim de que a celebração do Dia Mundial das Missões nos impulsione em nosso compromisso missionário de ir ao encontro das pessoas, das famílias e dos excluídos para lhes comunicar o dom do encontro Convosco, nós Vos pedimos.

TODOS: SENHOR, OUVI A NOSSA PRECE!

(Preces Espontâneas)

(4)

P.: Suba até Vós, Deus de bondade, o clamor da Igreja suplicante e fazei que Vosso povo, libertado da cegueira de seus pecados, Vos sirva com amor e nunca lhe falte a Vossa luz. Por Cristo, Nosso Senhor.

TODOS: AMÉM.

LITURGIA EUCARÍSTICA

14. CANTO DE OFERTAS – (https://www.paulus.com.br/loja/cd-liturgia-vii-tempo-comum-ano-a-20-ao-34- dtc_p_2300.html, faixa 12)

1. Bendito seja Deus Pai, do universo criador, pelo pão que nós recebemos, foi de graça e com amor./ R.: O HOMEM QUE TRABALHA FAZ A TERRA PRODUZIR. O TRABALHO MULTIPLICA OS DONS QUE NÓS VAMOS REPARTIR./ 2. Bendito seja Deus Pai, do universo o criador, pelo vinho que nós recebemos, foi de graça e com amor./ 3. E nós participamos da construção do mundo novo. Com Deus, que jamais despreza nossa imensa pequenez.

15. P.: Orai, irmãos e irmãs...

16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS - P.: Olhai, ó Deus, com bondade, as oferendas que colocamos diante de Vós, e seja para Vossa glória a celebração que realizamos. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.

ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV – MR (p. 488).

P.: Na verdade, ó Pai, é nosso dever dar-Vos graças, é nossa salvação dar-Vos glória: só Vós sois o Deus vivo e verdadeiro que existis antes de todo o tempo e permaneceis para sempre, habitando em luz inacessível. Mas, porque sois o Deus de bondade e a fonte da vida, fizestes todas as coisas para cobrir de bênçãos as Vossas criaturas e a muitos alegrar com a Vossa luz.

TODOS: ALEGRAI-NOS, Ó PAI, COM VOSSA LUZ!

P.: Eis, pois, diante de Vós todos os anjos que Vos servem e glorificam sem cessar, contemplando a Vossa glória. Com eles, também nós, e, por nossa voz, tudo o que criastes, celebramos o Vosso nome, cantando (dizendo) a uma só voz:

TODOS: SANTO, SANTO, SANTO...

P.: Nós proclamamos a Vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:

criastes o homem e a mulher à Vossa imagem e lhes confiastes todo o universo, para que, servindo a Vós, seu Criador, dominassem toda criatura. E quando pela desobediência perderam a Vossa amizade, não os abandonastes ao poder da morte, mas a todos socorrestes com bondade, para que, ao procurar-Vos, vos pudessem encontrar.

TODOS: SOCORREI COM BONDADE OS QUE VOS BUSCAM!

P.: E, ainda mais, oferecestes muitas vezes aliança aos homens e às mulheres e os instruístes pelos profetas na esperança da salvação. E de tal modo, Pai santo, amastes o mundo que, chegada a plenitude dos tempos, nos enviastes Vosso próprio Filho para ser o nosso Salvador.

TODOS: POR AMOR NOS ENVIASTES VOSSO FILHO!

P.: Verdadeiro homem, concebido do Espírito Santo e nascido da Virgem Maria, viveu em tudo a condição humana, menos o pecado, anunciou aos pobres a salvação, aos oprimidos a liberdade, aos tristes a alegria.

(5)

E, para realizar o Vosso plano de amor, entregou-Se à morte e, ressuscitando dos mortos, venceu a morte e renovou a vida.

TODOS: JESUS CRISTO DEU-NOS VIDA POR SUA MORTE!

P.: E, a fim de não mais vivermos para nós, mas para Ele, que por nós morreu e ressuscitou, enviou de Vós, ó Pai, o Espírito Santo, como primeiro dom aos Vossos fiéis para santificar todas as coisas levando à plenitude a Sua obra.

TODOS: SANTIFICAI-NOS PELO DOM DO VOSSO ESPÍRITO!

P.: Por isso, nós Vos pedimos que o mesmo Espírito Santo santifique estas oferendas, a fim de que se tornem o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, Vosso Filho e Senhor nosso, para celebrarmos este grande mistério que Ele nos deixou em sinal da eterna aliança.

TODOS: SANTIFICAI NOSSA OFERENDA PELO ESPÍRITO!

P.: Quando, pois, chegou a hora em que por Vós, ó Pai, ia ser glorificado, tendo amado os Seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Enquanto ceavam, Ele tomou o pão, deu graças e o partiu, e deu a Seus discípulos, dizendo: "TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS". Do mesmo modo, Ele tomou em Suas mãos o cálice com vinho, deu graças novamente e o deu a Seus discípulos dizendo: "TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM". Eis o mistério da fé!

TODOS: SALVADOR DO MUNDO, SALVAI-NOS, VÓS QUE NOS LIBERTASTES PELA CRUZ E RESSURREIÇÃO.

P.: Celebrando, agora, ó Pai, a memória da nossa redenção, anunciamos a morte de Cristo e Sua descida entre os mortos, proclamamos a Sua ressurreição e ascensão à Vossa direita, e, esperando a Sua vinda gloriosa, nós Vos oferecemos o Seu Corpo e Sangue, sacrifício do Vosso agrado e salvação do mundo inteiro.

TODOS: RECEBEI, Ó SENHOR, A NOSSA OFERTA!

P.: Olhai, com bondade, o sacrifício que destes à Vossa Igreja e concedei aos que vamos participar do mesmo pão e do mesmo cálice que, reunidos pelo Espírito Santo num só corpo, nos tornemos em Cristo um sacrifício vivo para o louvor da Vossa glória.

TODOS: FAZEI DE NÓS UM SACRIFÍCIO DE LOUVOR!

P.: E agora, ó Pai, lembrai-Vos de todos pelos quais Vos oferecemos este sacrifício: o Vosso servo o papa Francisco, nosso bispo Paulo Cezar, seus bispos auxiliares, com os bispos do mundo inteiro, os presbíteros e todos os ministros, os fiéis que, em torno deste altar, Vos oferecem este sacrifício, o povo que Vos pertence e todos aqueles que Vos procuram de coração sincero.

TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DOS VOSSOS FILHOS!

P.: Lembrai-Vos também dos que morreram na paz do Vosso Cristo e de todos os mortos dos quais só Vós conhecestes a fé.

TODOS: A TODOS SACIAI COM VOSSA GLÓRIA!

P.: E a todos nós, Vossos filhos e filhas, concedei, ó Pai de bondade, que, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, com os Apóstolos e todos os Santos, possamos alcançar a herança eterna no

(6)

Vosso reino, onde, com todas as criaturas, libertas da corrupção do pecado e da morte, Vos glorificaremos por Cristo, Senhor nosso.

TODOS: CONCEDEI-NOS O CONVÍVIO DOS ELEITOS!

P.: Por Ele dais ao mundo todo bem e toda graça. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós, Deus Pai todo- poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.

TODOS: AMÉM.

18. RITO DA COMUNHÃO

19. CANTO DE COMUNHÃO - (ARQUIDIOCESE DE GOIÂNIA, 30º DOMINGO, ANO B)

R.: VINDE TAMBÉM VÓS À MINHA VINHA! VEDE QUE HÁ HOMENS EM AÇÃO! A COLHEITA É GRANDE, SÃO POUCOS OPERÁRIOS. VINDE, VINDE TRABALHAR!/ 1. Deus é o Pastor da nossa vida. Ele vai à frente, sendo luz. Assim, nada falta, Ele nos conduz. Vinde para ouvir a sua voz que diz:/ 2. Nós somos o povo deste Deus. Ele é amor, é compaixão. Assim, Ele cuida, nos dá proteção. Vinde para ouvir a sua voz que diz:/ 3. Deus é o sustento do existir. Forma o coração do povo seu. Assim, nos conhece e dá-se a conhecer, vinde para ouvir a sua voz que diz: 4. Ele nos envia a outros povos. Quer também uni-los à missão. Assim, um só corpo, unidos no Senhor, vinde para ouvir a sua voz que diz:/ 5. Com amor eterno, Deus nos ama.

Nada poderá nos separar. Assim, a vida canta, vibra por amar. Vinde para ouvir a sua voz que diz:

20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO - P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, que os Vossos sacramentos produzam em nós o que significam, a fim de que um dia entremos em plena posse do mistério que agora celebramos. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.

21. ORAÇÃO DO MÊS MISSIONÁRIO 2021

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, comunhão de amor, compaixão e missão. Nós Te suplicamos: Derrama a luz da Tua esperança sobre a humanidade que padece a solidão, a pobreza, a injustiça, agravadas pela pandemia. Concede-nos a coragem para testemunhar, com ousadia profética e crendo que ninguém se salva sozinho, tudo o que vimos e ouvimos de Jesus Cristo, missionário do Pai. Maria, Mãe missionária, e São José, protetor da família, inspirem-nos a sermos missionários da compaixão e da esperança. Amém!

RITOS FINAIS 22. BREVES AVISOS

23. BÊNÇÃO FINAL

LEITURAS DA SEMANA

Seg.: Sto Antônio de SantÁna Galvão, Presb, memória. Rm 8, 12-17; Sl 67 (68); Lc 13, 10-17 Ter.: Rm 8, 18-25; Sl 125 (126); Lc 13, 18-21

Qua.: Rm 8, 26-30; Sl 12(13); Lc 13, 22-30

Qui.: Ss. Simão e Judas Tadeu, Aps, festa. Ef 2,19-22; Sl 18(19); Lc 6,12-19

Sex.: Rm 9, 1-5; Sl 147(147 B); Lc 14,1-6

Sáb.: Rm 11. 1-2a. 11-12. 25-29; Sl 93 (94); Lc 14, 1.7-11

(7)

Segunda Semana do Saltério Trigésimo Domingo do Tempo Comum

Referências

Documentos relacionados

A.: Irmãos, a Igreja nos convida a percorrer o caminho da penitência quaresmal, saboreando antecipadamente a alegria da Páscoa. Nesta celebração, de alguma forma,

CP.: Na verdade, Vós sois Santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o Vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, Vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do

ORAÇÃO DO DIA - P.: OREMOS: (Pausa) - Deus eterno e todo-poderoso, que elevastes à glória do céu em corpo e alma a imaculada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, dai-nos viver atentos

2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE - P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai. Tende compaixão

da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus,

P.: Recebei, ó Pai, com bondade, a oferenda dos Vossos servos e de toda a Vossa família, em memória do dia em que nosso Senhor Jesus Cristo entregou aos seus discípulos, para que

Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu

Glória Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós