• Nenhum resultado encontrado

BÁSICO.QUEM É DEUS? TEMOR DO SENHOR Lição 2 TEMOR DO SENHOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "BÁSICO.QUEM É DEUS? TEMOR DO SENHOR Lição 2 TEMOR DO SENHOR"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

TEMOR DO SENHOR Lição 2

O temor do Senhor conduz à vida. Nós todos, naturalmente, aspiramos à vida e à felicidade, mas quem imaginaria que esta busca começa com medo? A princípio, temer a Deus parece que nos torna infelizes e nos leva para longe da vida. Afinal, o temor ao Senhor fez João cair no chão como um homem morto. Quando falamos sobre temer a Deus, as coisas podem se tornar emotivas, mas felicidade é uma emoção que normalmente não entra em jogo. Acho que é por isso que o temor do Senhor se tornou tão impopular. Queremos ter “pensamentos felizes”.

Mas o que nós fazemos com uma declaração como a de Provérbios 19:23: “O temor do SENHOR conduz à vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e mal nenhum o visitará”. Somos propensos a buscar vida e satisfação evitando o medo, mas Salomão nos diz que o medo é, na verdade, o ponto de partida. Quando encontramos Deus, é inevitável que nos prostremos de medo. Mas Deus é a fonte de vida e satisfação e até chegarmos a Deus como ele realmente é, nunca encontraremos o que estamos procurando.

Considere o apóstolo João. Nós já lemos sobre o seu encontro com Jesus ressuscitado em Apocalipse 1. Durante o exílio numa pequena ilha, ele ouviu uma voz atrás de si. Quando virou para ver quem estava falando, viu Jesus ressuscitado em toda a sua glória. O cabelo de Jesus estava branco e brilhante, seus olhos, flamejantes, Sua voz rugia como o oceano, sua boca aberta produziu uma espada afiada de dois gumes e olhar para o rosto dele era como encarar o Sol. A reação de João foi simplesmente: “Quando eu o vi, caí aos seus pés, como morto”

(Apocalipse 1:17). Ainda que o encontro de João seja muito diferente da maneira como a maioria das pessoas pensa sobre Jesus, aquilo é a realidade. Em um instante, todas as

especulações de João sobre como seria ver Jesus de novo se tornaram irrelevantes. Não houve tempo para pensar como alguém deveria responder a Jesus − nenhuma chance de encontrar respostas para as perguntas irritantes da vida −, havia apenas Jesus. E ao vê-lo como Ele realmente é, João caiu aos pés Jesus como um homem morto.

Na última lição, imaginamos como seria estar no lugar de João. Isso é um passo importante para aceitarmos Jesus como ele é, e não como gostaríamos que Ele fosse. Nós podemos selecionar aspectos de Jesus que se encaixam nas nossas necessidades e agendas. Ele é que ele é. E tal como João, devemos encarar a realidade e experimentar este medo. Só assim nós começaremos a entender quem é Deus.

Leia Apocalipse 1:9-18 devagar e cuidadosamente mais uma vez. Tente se colocar no lugar de João − experimente o que ele sentiu. Na última lição nos concentramos no medo que João sentiu. Hoje, focaremos na resposta de Jesus a João. Quando João desaba como um homem morto, como Jesus reage? Tome cuidado para não se apressar aqui. Depois de passar algum tempo lendo e meditando na passagem, responda as questões a seguir com atenção.

(2)

2 João corretamente entendeu que não poderia se achegar à presença de Deus. Não sei o que ele estava pensando quando “caiu aos pés de Jesus, como morto”, mas tenho certeza de que o que veio a seguir foi um choque para João. Ele conta isso de uma maneira bem simples:

“Porém ele pôs a mão direita sobre mim e disse: — Não tenha medo” (Apocalipse 1:17).

O fato de que este foi não o primeiro encontro de João com Jesus deixa esta passagem ainda mais fascinante. Lembre-se de que João era um dos 12 apóstolos de Jesus. Ele passou três anos vivendo próximo do mestre e estava lá quando Jesus foi crucificado. João até passou um tempo com Jesus depois da ressurreição. João conhecia muito bem o mestre − tanto que se referia a si mesmo como o “discípulo que Jesus amava”. Depois de Jesus subir aos céus, o apóstolo permaneceu um seguidor devotado. Na verdade, este é o motivo pelo qual João estava na Ilha de Patmos − ele foi exilado por ministrar no nome de Jesus.

Então, quando João encontrou Jesus, eu imaginaria isso como uma reunião calorosa. O fato de o apóstolo cair prostrado quão esmagador é para um ser humano se apresentar diante de Deus. Mas a resposta de Jesus mostra seu amor contínuo por João. O apóstolo não conseguir controlar o medo que sentia, mas Jesus estava reafirmando que ele continuava amado e aceito.

Algumas vezes, minimizamos o temor de Deus porque queremos ter certeza de que as pessoas saibam que Ele as ama. Queremos que elas se sintam seguras em seu relacionamento com o Pai. Mas por que Deus não pode ser aterrorizante e amoroso ao mesmo tempo? O temor de Deus não amplifica o Seu grande amor por nós? Foi exatamente o que João experimentou. O

(3)

3 aterrorizado e Jesus gentilmente colocou a sua mão sobre o apóstolo e lhe disse para não temer.

Por mais contra-intuitivo que possa parecer, quando nós reeditamos Jesus numa versão mais “palatável”, na verdade diminuímos a grandeza do seu amor. Nós esperaríamos que um Jesus “fofo” nos dissesse para não ter medo (embora ele provavelmente não precisasse dizer isso). Mas há uma diferença profunda quando ouvimos estas mesmas palavras da boca deste Jesus Todo-poderoso, cujas palavras são como uma espada afiada dos dois lados.

Deixe as palavras de Jesus para João calarem fundo na sua alma. Depois de dizer ao apóstolo para que não ficasse com medo, Jesus afirmou: “Eu sou o Primeiro e o Último. Eu sou aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre. Tenho autoridade sobre a morte e sobre o mundo dos mortos” (Apocalipse 1:17-18). Gaste algum tempo pensando sobre o significado destas palavras. João sabia que Jesus havia morrido − ele foi testemunha disso. As palavras ditas por Jesus a João devem ter sido ditas carregadas de significado.

(4)

4 Até que cheguemos ao ponto de temer a Deus, nosso relacionamento com Ele será superficial e distorcido. Mas uma vez lá, descobriremos que não há nada mais a temer. Ver Deus em todo o seu poder e glória permite-nos enxergar além de nós mesmos, de que ele é a razão da vida. E quando entendemos que este mesmo Deus que induz ao temor nos ama incondicionalmente, todos os outros medos se apequenam. Como Paulo diz: “Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém!” (Romanos 8:31).

Temer a Deus aprofunda o nosso relacionamento com Ele. Isto é uma daquelas

verdades importantes que servem como base para a vida cristã. Quando eu realmente comecei a temer a Deus, percebi que isso mudou muitas coisas em relação à maneira como eu via e seguia a Deus. Vamos explorar alguns destes aspectos nas próximas semanas.

(5)

5

(6)

6

Referências

Documentos relacionados

Este artigo pretende analisar as práticas de itinerância dos aedos gregos a partir dos épicos de Homero, destacando a importância que tais movimentos tiveram para as suas récitas

1 Seleccione as imagens a editar na Área de Exploração do ImageBrowser (filmes ou imagens fixas). Pode seleccionar múltiplos filmes ou imagens fixas. 3 Siga os passos exibidos no

23.1. Aquele que, convocado dentro do prazo de validade de sua proposta, não assinar o contrato ou ata de registro de preços, deixar de entregar documentação exigida no

 CAPM é modelo de único fator de risco: beta (risco não  CAPM é modelo de único fator de risco: beta (risco não diversificável), mas outros fatores de mercado seriam

Há alunos que freqüentarão o AEE mais vezes na semana e outros, menos. Não existe um roteiro, um guia, uma fórmula de atendimento previamente indicada e, assim sendo, cada aluno terá

 Acionar o serviço autorizado Gelopar mais próximo caso o produto apresente algum defeito; a relação de oficinas autorizadas encontra-se disponível no site www.gelopar.com.br, ou

PACTO (docentes, terapeutas ocupacionais, estagiários de graduação, estudantes de pós-graduação, profissionais artistas, terapeutas ocupacionais colaboradores e bolsistas)

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e