• Nenhum resultado encontrado

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA THE IMPORTANCE OF ENGLISH TEACHING

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA THE IMPORTANCE OF ENGLISH TEACHING"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA THE IMPORTANCE OF ENGLISH TEACHING

Sheyla Pedrini Rampon

UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci spr0911@hotmail.com

Susan Hoepers Schultz

UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci susan.hoepers@gmail.com

Alexandre Takio Kitagawa

Secretária da Educação e Formação Empreendedora de Pomerode - Escola Básica Municipal Almirante Barroso

alexandrekitagawa@gmail.com

RESUMO

Atualmente a língua é fundamental para as mais diversas situações, seja de lazer, pesquisa, negócios, entre outros. Objetivou-se realizar um levantamento in situ utilizando questionário pré-definido com alunos de 8º e 9º anos, a fim de elucidar a importância do idioma inglês na visão destes alunos. Com o a pesquisa, concluiu-se que as crianças e jovens de hoje sabem da importância em aprender inglês,

contudo, a grande maioria não frequenta curso da língua estrangeira, ou seja, o único contato com o idioma é na escola.

Palavras chaves: Língua estrangeira; Idioma Inglês; Ensino de idiomas.

(2)

ABSTRACT

Currently the language is fundamental for the most diverse situations, be it of leisure, research, business, among others. The objective was to carry out an in situ survey using a pre-defined questionnaire with 8th and 9th grade students, in order to

elucidate the importance of the English language in the view of these students. With the research, it was concluded that the children and young people of today know the importance of learning English, however, the vast majority do not attend a course of the foreign language, that is, the only contact with the language is in school.

Key words: Foreign language; English language; Language teaching.

INTRODUÇÃO

A língua inglesa é fundamental em diferentes aspectos; ter o Inglês como uma segunda língua abre muitas portas. Começando pela porta do mercado do trabalho, com o Inglês, pode-se trabalhar em diversas partes to mundo especialmente em países em que o Inglês é a língua oficial. Cabral (2014), afirma que o Inglês é a língua da Informática, do cinema mundial, dos desportos internacionais, da aviação, dos encontros científicos, do comércio internacional e do turismo.

No mundo dos negócios o idioma inglês é dominante nas transações internacionais (BRITISH COUNCIL, 2014). Não só nos negócios, mas o Brasil é um país de vocação turística onde seu crescimento ficou acima da média mundial no ano passado e só em 2012 foram quase 3 milhões de empregos diretos (BRASIL, 2012), que também é uma área que será melhor explorada pelos que dominam o idioma.

Cabral (2014) ainda afirma que, 85% das publicações científicas do mundo, 75% de toda a comunicação internacional por escrito, 80% da informação armazenada em todos os computadores do mundo e 90% do conteúdo da Internet são em Inglês. Não bastante, pode se citar outros exemplos do idioma inglês no nosso cotidiano (Figura 01). Isso mostra a importância deste idioma para os dias atuais. Pode-se dizer que aquele que não domina o idioma inglês, estará parcialmente excluído da comunidade global e do seu mercado de trabalho (DE SOUZA, 2014 pag. 94). Corrobora a afirmação de Donnini, Platero e Weigel (2010) que devido ao grande número de falantes essa língua passou a servir com um meio

(3)

mais amplo de comunicação não apenas entre indivíduos de um mesmo país, mas entre indivíduos de países diferentes.

Muitos estudos realizados em países onde o inglês é a língua oficial demonstram que as pessoas que sabem falar e escrever Inglês conseguem melhores empregos e também são mais bem pagas em comparação com as pessoas que não sabem falar Inglês. O ensino de uma língua estrangeira requer a atenção e percepção a vários fatores como: idade do aluno, contexto educacional, propósitos do ensino, materiais didáticos, formas de avaliação, abordagens de ensino e etc (MULIK, 2011). Esses são apenas alguns dos muitos fatores que entram em cena na prática docente.

A escola deve se esforçar para acompanhar as mudanças, os professores tendem a fazer uso de novidades para atrair seu público e a sociedade contribui para que o ensino torne-se cada vez mais interessante ao educando. Neste aspecto, Perrenoud (2000, p.139) ressalta:

“As novas tecnologias podem reforçar a contribuição dos trabalhos pedagógicos e didáticos contemporâneos, pois permitem que sejam criadas situações de aprendizagem ricas, complexas e diversificadas que ajudarão na formação dos alunos.”

Trabalhar com uma disciplina que nem sempre está presente, ou melhor, que nem sempre é percebida pelos alunos requer uma atenção maior. Em um primeiro momento é necessário que o professor mostre em que status a língua se encontra e sua importância para a inserção na sociedade da tecnologia e da informação para que dessa forma, os alunos comessem a compreender os objetivos de aprender essa língua.

O ensino da língua inglesa nos aponta um desafio de construirmos princípios e pensar os processos didáticos metodológicos que construam de fato o conhecimento, onde o mesmo possa está interligado com a sua vivência social.

OBJETIVOS

1. Objetivos gerais

Objetivou-se realizar um levantamento in situ utilizando questionário pré- definido com alunos de 8º e 9º anos, a fim de elucidar a importância do idioma inglês na visão destes alunos.

(4)

2. Objetivos específicos

• Descobrir a importância do idioma inglês para os alunos de 8º e 9º anos;

• Se as aulas ministradas na escola são suficientes para o aprendizado de inglês;

• Se a escola possui estrutura para o ensino de inglês;

• A quantidade de alunos que frequenta aulas de inglês em cursos especializados.

METODOLOGIA

O estudo foi elaborado no Município de Timbó em duas escolas de Ensino Fundamental, para alunos dos 8º e 9ºanos (Figura 01). Uma situada numa parte mais central da cidade e outra com característica mais rural.

Figura 01: Ilustração mostrando os Bairros São Roque e Padre Martinho Stein, onde o estudo foi realizado. (Fonte: Modificado de wikipédia e google maps)

Figura 01: Ilustração mostrando os Bairros São Roque e Padre Martinho Stein, onde o estudo foi realizado. (Fonte: Modificado de wikipédia e google maps)

Um questionário pré-definido (Anexo 01) que foi passado para os alunos durante a aula de língua inglesa e respondido de forma individual (Figura 02), sem

(5)

interferência do professor regente ou demais atores e sem nenhum tipo de pressão (tempo de entrega e perda de pontos) ou compensação por parte do professor ao aluno (nota, conceito e brindes).

Figura 02: Momento onde o questionário é respondido pelos alunos. (acervo pessoal)

Após a coleta de dados, estes foram contabilizados e tabulados no programa Windows Excel para melhor visualização, produção de gráfico e fins estatísticos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Podemos observar os resultados a seguir apresentados separadamente em forma de escrita, gráfico e porcentagem para melhor visualização.

1. Gênero

Com relação à E. M. Pe. Marinho Stein nota-se que há uma porcentagem maior de alunos do sexo masculino em comparação (Figura 03) à E. M. São Roque, conforme abaixo:

Figura 03: Gráfico comparativo entre o gênero masculino e feminino em porcentagem.

(6)

Apesar dos resultados em ambas as escolas mostrem diferenças matemáticas, pode se considerar que estatisticamente praticamente não existem diferenças entre o número de alunos do gênero masculino e feminino. Dados do IBGE de 2010, para o mesmo município mostram que matematicamente existe uma pequena diferença entre os gêneros 18.265 habitantes são homens e 18.552 são mulheres, isso significa dizer que não há diferença estatística entre as populações, corroborando com os resultados encontrados na pesquisa.

2. Local onde reside

Com relação à E. M. Pe. Marinho Stein nota-se que há uma porcentagem muito pequena de alunos de Rio dos Cedros em comparação à E. M. São Roque, a qual já fica situada mais próxima da divisa com o Município de Rio dos Cedros (Figura 04), como mostram os gráficos abaixo:

Figura 04: Gráfico comparativo entre o gênero masculino e feminino em porcentagem.

3. Faixa etária

Com relação à faixa etária (Figura 05), em ambas as escolas podem notar que a quantidade maior está entre 13 e 14 anos, conforme os gráficos abaixo:

(7)

Figura 05: Gráfico comparativo entre a faixa etária em porcentagem.

Para o Ensino Fundamental nos anos finais, o Ministério da Educação descreve como faixa etária prevista aqueles que estão na idade de 11 a 14 anos (BRASIL, 2006), o que mostra que grande parte dos alunos entrevistados está dentro desta faixa etária.

4. Você aprende inglês com o que é ensinado em sala de aula?

Ao questionarmos se, na opinião deles, eles aprendem inglês com o que é ensinado em sala de aula, podemos notar que a maioria dos alunos, de ambas as escolas, respondem que “sim” (Figura 06), como mostram os gráficos abaixo:

Figura 06: Gráfico comparativo relacionado o aprendizado do idioma inglês com o que é ensinado em sala de aula.

5. Estrutura da escola para ministrar aulas de inglês

Ao questionarmos se eles acham que a escola possui estrutura adequada para ministrar aulas de inglês, novamente podemos notar que a maioria dos alunos, de

(8)

ambas as escolas, respondem que “sim” (Figura 07), como mostram os gráficos abaixo:

Figura 07: Gráfico comparativo relacionado à estrutura da escola para ministrar aulas de inglês.

Nota-se que grande parte dos alunos afirma que a escola possui estrutura para ministrar aulas de inglês, o que é interessante essa visão por parte dos alunos, pois em algumas escolas, alguns profissionais citam como os principais problemas encontrados no ensino de línguas estrangeiras na escola pública são: a faltade estrutura física, poucas horas de aula por semana, professores com muitas turmas e classes superlotadas (MARZARI & BADKE, 2013). Divitiis (2013) corrobora afirmando em seu estudo que, nas escolas regulares, alguns fatores podem problematizar a prática docente, e aponta como esses problemas o número excessivo de alunos por sala, a estrutura dessas salas, entre outros.

Em nosso estudo, ambas as escolas em que foram aplicadas as pesquisas possuem data show, laboratório de informática, aparelhos de CD player e aparelhos de som para pen drive; uma delas possui uma televisão smart TV de 42’’ em cada sala de aula.

6. Quantos dias da semana deveriam ter aula de inglês?

Com relação a quantidade de aulas de inglês semanalmente na escola, questionamos quantos dias da semana deveria ter aulas de inglês e podemos notar que a maioria dos alunos em ambas as escolas, respondeu entre 2 e 3 dias (Figura 08), os gráficos abaixo apresentam o resultado total:

(9)

Figura 08: Gráfico comparativo sobre a quantidade de dias da semana deveria ter aula de inglês.

7. Você frequenta curso de inglês fora da escola?

Ao questionarmos se eles frequentam curso de inglês fora da sala de aula, em ambas as escolas, a maioria dos alunos responde que “não”, como mostram os gráficos abaixo:

Figura 09: Gráfico comparativo sobre a quantidade de alunos que frequentam curso de inglês fora da escola.

Um estudo da British Council (2014) apontou que 90% das pessoas entrevistada nunca frequentaram um curso de inglês e 38% destes, declaram ter um conhecimento básico do idioma. Pode-se especular que o alto custo destas escolas seja o principal fator limitante, pois o mesmo estudo afirma que 35% das pessoas

(10)

que desistiram de cursos privados de inglês alegaram os preços elevados e dos que nunca fizeram curso, 65% alegaram que os valores eram elevados o que impediam de ingressar, isso corrobora a informação que grande parte dos matriculados são da classe alta.

8. De 0 a 10, qual é a importância em aprender inglês?

Pedimos aos alunos que dessem sua opinião, avaliando com nota a importância em aprender inglês, sendo 0 = Não importante e 10 = Muito importante. Em ambas as escolas, podemos observar que a maioria dos alunos considera como “muito importante” o aprendizado da língua inglesa. Os gráficos abaixo mostram o resultado completo:

Figura 10: Gráfico comparativo sobre a importância de aprender inglês.

9. Dados qualitativos

Alguns alunos fizeram comentários sobre questões apresentadas na pesquisa aplicada, conforme consta no quadro a seguir:

Quadro 1 - Comentários sobre a pesquisa aplicada

Pesquisa: A importância da Língua Inglesa

Questão Comentário Escola

E. M. São Roque

(11)

você aprende inglês com o que é ensinado

em sala de aula?

Em sala, vídeos, entrevistas, músicas.

Não, pois tudo que é ensinado eu já aprendi no curso que eu faço.

5 - Você acha que a escola possui uma estrutura adequada para ministrar aulas

de inglês?

Outros - Em sala, vídeos, entrevistas, músicas.

8 - Qual é a importância em aprender inglês?

Nota 10 - Porque se fosse para nós sair do país seria necessário o inglês.

E.M. Pe. Martinho Stein Nota 8 - Para poder viajar sem ter medo em outro

país.

Nota 8 - Porque o inglês é muito usado em quase todos os países.

Sem nota - Caso eu mude de país.

Sem nota - As oportunidades que podem vir.

Nota 10 - O inglês é muito importante, pois poderemos ter a oportunidade de falar com

alguém.

E.M. São Roque Nota 10 - É muito importante aprender inglês.

Nota 10 - Muito importante

Nota 9 - Que se você quiser visitar ou morar nos EUA você já sabe falar.

Nota 10 - Porque é fundamental para o futuro que está por vir.

Nota 10 - Pois eu acho muito importante aprender inglês.

Sem nota - Porque se trabalharmos em alguma loja e vier algum gringo vamos perder a venda.

Sem nota - Pois é difícil conseguir se comunicar com pessoas de fora e, para conseguir um

emprego é preciso saber inglês.

Sem nota - Na minha opinião, a importância por um lado é bom para conversar com pessoas fora

do país, pelo emprego que você tem.

Sem nota - Porque eu quero ir para os Estados Unidos.

Sem nota - Se comunicar com todas as línguas

Fonte: Dados pesquisados nas escolas E.M Pe. Martinho Stein e E.M São Roque, situadas em Timbó/SC.

Apesar dos dados acima são poderem ser mensurados quantitativamente, apresentam uma noção da opinião dos alunos em relações as questões apresentadas neste estudo.

(12)

CONCLUSÕES

O trabalho nos proporcionou a descoberta e a coleta de informações importantes no que diz respeito ao que os alunos pensam sobre a importância de aprender inglês.

Com essa pesquisa pudemos concluir que as crianças e jovens das escolas estudadas sabem da importância em aprender inglês, contudo, a grande maioria não freqüenta curso da língua estrangeira, ou seja, o único contato com o idioma é na escola. Por se tratar de uma pesquisa em escolas públicas, acreditamos que a baixa renda seja o principal fator ao qual impede estes alunos de realizar cursos extracurriculares.

A pesquisa foi feita em uma cidade pequena, sendo duas escolas diferentes: E. M.

Padre Martinho Stein, situada no centro de Timbó e E. M. São Roque, a qual está situada em área mais retirada, na zona rural. Porém, fica claro que os estudantes de ambas as escolas reconhecem a importância da língua inglesa. A internet trouxe e está trazendo “o mundo” para dentro de suas casas, nos jogos, programas de computador, músicas, entre outras atividades, principalmente de entretenimento, comuns entre os jovens, as quais são, na maioria, em inglês.

Podemos observar também, que os alunos reconhecem e acreditam que seria de suma importância ter aulas de língua inglesa mais vezes durante a semana na grade curricular, portanto, é de extrema importância que este ensino seja de qualidade para que todos tenham a oportunidade de aprender a comunicação e regras básicas de comunicação do idioma.

REFERÊNCIAS

BRASIL - Ministério do Turismo. Mais Turismo, Mais Desenvolvimento Indicadores. Ministério do Turismo, 2012. Disponível em: <

http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/noticias/todas_noticias/Noticias_downl oad/Cartilha_Mais_Turismo_mais_desenvolvimento_2013.pdf> Acesso em 25 de Jun. 2018

BRITISH COUNCIL. Demandas de Aprendizagem de Inglês no Brasil. British

Council Brasil, 2014. Disponível em: <

https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/demandas_de_aprendizagempesq uisacompleta.pdf> Acesso em 25 de Jun. 2018.

(13)

CABRAL, Amanda. A Importância do Inglês no Mundo Atual. PROFFORMA Nº 13 – Junho 2014.

DE SOUZA, Ana Cláudia Raimundo Cirilo. Bilinguismo na Educação Infantil:

Estudo de campo e analise de questionários. Trabalho de conclusão de curso, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. 2014.

101 fls,

DIVITIIS, Gleice De. Inglês nas escolas regulares brasileiras: adequações metodológicas para a eficácia do ensino e aprendizagem. XIV simpósio Nacional de Letras e Linguística - IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2013.

DONNINI, Lívia; PLATERO, Luciana; WEIGEL, Adriana. Ensino de Língua Inglesa.

Cengage Learning: São Paulo, 2010.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Senso 2010 –

Santa Catarina, Timbó. Disponível em:

<ftp://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/resultados/tabelas_pdf/total_

populacao_sasan_catarina.pdf> Acesso em 25 de Jun. 2018.

MARZARI, Gabriela Quatri; BADKE, Mariluza Ribeiro. Ensino e aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas de Santa Maria/RS. Ensino e aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas de Santa Maria/RS. Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online), v. 1, p. 01-21, 2013.

MULIK, Katia Bruginski. O ensino da língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos. In: X EDUCERE - Congresso Nacional de Educação I SIRSSE - seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação, 2011, Curitiba.

Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2011. v. 1. p. 5192-5203.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Tradução Patricia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000. 192p.

(14)

ANEXO I - Questionário aplicado aos alunos

Pesquisa sobre a importância da Língua Inglesa

1 – Gênero

( ) Masculino ( ) Feminino

2 – Local onde reside _______________________

3 – Faixa Etária___________________

4 – Na sua opinião, você aprende inglês com o que é ensinado em sala de aula?

( ) Sim ( ) Talvez

( ) Não ( ) Outros

( ) Não sei dizer

5 – Você acha que a escola possui uma estrutura adequada para ministrar aulas de inglês?

( ) Sim ( ) Talvez

( ) Não ( ) Outros

( ) Não sei dizer

6 – Na sua opinião, quantos dias por semana deveria ter aula de inglês?

( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5

7 – Você freqüenta curso de inglês fora da escola?

(15)

( ) Sim ( ) Não

8 – Na sua opinião, de 0 a 10 (sendo 0 = não importante e 10 = muito importante), qual a importância em aprender inglês? ___________

Referências

Documentos relacionados

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

The Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio works to improve public energy and land use policies by generating evidence for decision makers

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Dirigi-me a casa, rapidamente, para pegar a máscara. Antes de palavra no plural, sem artigo: Não irei a festas durante a pandemia.. USO FACULTATIVO DA CRASE EXEMPLOS

Como a figueira visitada por Jesus, uma vida cristã que não abençoa não é propriamente uma vida cristã. Todo aquele que espalha o amor de Deus sabe que esta é a alegria de

de pesquisas. d) Pesquisar deve fazer parte da vida acadêmica de todo professor. Segundo Libâneo os principais pontos do planejamento escolar, são, entre outros, EXCETO: a)

Se o ensino de uma língua estrangeira é dever da escola, e se grande parte das escolas oferece exclusivamente o inglês, e ainda se, no caso dos alunos das camadas populares, a