• Nenhum resultado encontrado

Fátima defende alianças e diz que pegou RN no buraco

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Fátima defende alianças e diz que pegou RN no buraco"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

www.agorarn.com.br

NATAL, SEXTA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2022 | EDIÇÃO Nº 1.356 | ANO 6 | 7.500 EXEMPLARES DIRETOR DE REDAÇÃO: ALEX VIANA

Obras Alerta Eleições Projeto Série D

Gestão municipal promo- ve urbanização e quer desocu- par a sede da Colônia dos Pes- cadores no Canto do Mangue.

Afetados reclamam.

Campanha Junho Viole- ta promove conscientização de combate a violência contra idosos. Casos aumentaram em 100% no Brasil após pandemia.

Motociata está sendo or- ganizada pelo Instituto 15 de Março para recepcionar o pre- sidente às 9h no Posto Dudu, próximo à Base Aérea.

Projeto tramitava desde outubro com a finalidade de revogar uma legislação vigente desde 1993 e adaptá-la às nor- mas federais.

Na Arena das Dunas, Alvir- rubro e Águia de Ceará-Mirim medem forças a partir das 17h.

Confira como foi a preparação das duas equipes.

Pescadores e Prefeitura do Natal em conflito

Sobem casos de violência contra idosos

Depois de Lula, Bolsonaro visita RN nesta sexta

AL aprova lei que regula exploração de gás no RN

América e Globo jogam amanhã

__PÁG. 11 __PÁG. 15 __PÁG. 5 __PÁG. 7 __PÁG. 22

RICARDO STUCKERT / PT

Em Natal, Lula defende prioridade para combate à pobreza no Brasil

Alckmin, Garibaldi

e Carlos Eduardo Alves são vaiados durante ato

Fátima defende alianças e diz que

pegou RN “no buraco”

Lula chama Rogério de

“desgraçado” e diz que ICMS “precisa baixar”

Ex-presidente passa o dia na capital potiguar e reúne milhares de apoiadores no largo da Arena das Dunas

ELEIÇÕES 2022

__PÁG. 3, 4 e 5

TOTAL DE PÁGINAS DESTA EDIÇÃO

EMAIL:

ASSINATURA: COMERCIAL:

REDAÇÃO:

84 98117.1715 84 98140.9480 84 3027.1690 publica@agorarn.com.br 24

(2)

• Sexta-feira, 17 de junho de 2022

2 Opinião

Notas & Informes

P

ara a candidatura de Fábio Dantas e do Solida- riedade ter sucesso ou crescer acima dos 30%, precisa de apoios robustos. A oposição já per- deu o apoio do prefeito Júlio César, eleito com mais de 80% dos votos em Ceará-Mirim. Também não tem declaração de apoio do PP do deputado federal Beto Rosado. Aliás, ninguém vê os deputados fede- rais Benes Leocádio e Carla Dickson, do União Bra- sil, em agendas ou fazendo mobilizações a favor do nome de Fábio. Só se vê o pré-candidato ao Senado Rogério Marinho (PL).

Mas, o problema maior de Fábio Dantas é a ca- pital. Hoje, o prefeito Álvaro Dias (PSDB) não quer nem ouvir falar em apoio a Fábio Dantas. “Nesse não voto de jeito nenhum”, declarou à imprensa.

Mas, nos bastidores, a turma da oposição anda pregando que Álvaro Dias teria pedido 5 mil vo- tos para ajudar no interior a candidatura de Adju- to Dias (MDB), a deputado estadual. Analistas di- zem que na capital o filho do prefeito de Natal tem cerca de 20 mil votos. Mas, tem uma questão vital:

Adjuto é filiado ao MDB, que está na coligação da governadora Fátima Bezerra (PT), onde indicou o vice Walter Alves.

Em Mossoró, a conversa não é tão diferente. O prefeito Allyson Bezerra, mesmo sendo do Solidarie- dade, não se empolga com o nome de Fábio Dantas.

Allyson foi colega de Assembleia Legislativa da es-

posa de Fábio, Cristiane Dantas, mas sequer publi- cou uma fotografia no “Pingo do Méi Dia”, quando o pré-candidato a governador esteve em Mossoró. Até agora Allyson vem levando com a barriga o apoio a Fábio. “Só depois do Mossoró Cidade Junina”, justifi- ca o prefeito. As pesquisas têm mostrado bons índi- ces de avaliação de Allyson, mas também mostram uma dianteira muito alta de Fátima Bezerra e Lula na capital do Oeste. Allyson teria um trabalho mui- to grande ou até não conseguiria a vitória na cidade.

Em 2018, a então prefeita Rosalba Ciarlini emplacou o filho, Kadu Ciarlini de vice de Carlos Eduardo, mas a velha sina do vice de Mossoró não ajudou e a chapa perdeu nos dois turnos na cidade.

Oposição: prefeitos de Natal e de Mossoró não se empolgaram com pré-candidatura de Fábio Dantas

EFEITO. A presença de Carlos Eduardo Alves (PDT) nos eventos pré-agendados da visita de Lula a Natal já está confirmada, mas ele terá que se explicar ao presidente nacional do partido, Carlos Lupi e ao próprio Ciro Gomes. Principal- mente depois que ele afirmou, em recente entrevista a uma emisso- ra de Natal, que Lula era a melhor opção para o país e único em con- dições para derrotar o atual presi- dente Jair Bolsonaro (PL).

SEM VIGÊNCIA. O PDT do Rio Grande do Norte está há 13 dias sem vigência no sistema da Justi- ça Eleitoral. Ou seja, Carlos Edu- ardo hoje não teria um partido para concorrer a senador. Caso cole amanhã sua imagem em Lu- la, o PDT nacional entenderá que o ex-prefeito de Natal abando-

nou a campanha de Ciro Gomes (PDT), à presidência da Repúbli- ca. Vamos continuar observando os passos…

FRASES. “Se Ciro Gomes re- solver visitar o Rio Grande do Norte, vou naturalmente recep- cioná-lo como companheiro de partido. Acho que, da minha for- ma de analisar, não tem absolu- tamente nenhuma contradição”, disse Carlos Eduardo Alves, em entrevista à 98 FM Natal.

SENADOR DE LULA. Já Rafael Motta (PSB) conta com a simpa- tia de partidos ligados à esquer- da potiguar e recepcionará Lula em Natal. “O senador de Lula” se apresenta, com o aval do PSB e do PT nacionais, fazendo preva- lecer a aliança política do PT-PSB

no âmbito nacional.

BSB. O presidente da Câma- ra Municipal do Natal, Paulinho Freire, pegou o voo no início da se- mana para Brasília. Paulinho tem apoio total do União Brasil e do partido para ser deputado federal.

A turma do ex-senador José Agripi- no Maia caiu de dentro da campa- nha de Paulinho. Com o apoio de 15 dos 29 vereadores, ele deve ul- trapassar a casa dos 30 mil votos, em estimativas menos positivas.

No interior, Paulinho começou a dobrar com candidatos robustos como ‘Ivanilson do Ouro’, no Oes- te, Maurício Filho, no Mato Gran- de, e Taveira Júnior, em Parnami- rim. Claro, Robson Carvalho e Tér- cio Tinoco também. Esses são os mais votados hoje do União Brasil para a Assembleia Legislativa.

Editorial

O calo no sapato de Rafael

O

deputado federal Rafael Motta, do PSB, continua sustentando sua pré-can- didatura ao Senado se confian- do na aliança eleitoral entre PT e PSB no plano nacional e no seu histórico de atuação parlamentar mais ligado à esquerda.

O jovem deputado, de apenas 35 anos, tenta legitimar sua pos- tulação junto ao eleitorado de es- querda apontando que seu parti- do, com Geraldo Alckmin, ocupa o posto de vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presi- dência. Com isso, tenta se apre- sentar como o “senador de Lula”.

Neste cenário, Rafael tenta se estabelecer como alternativa a Carlos Eduardo Alves (PDT), can- didato oficial do petismo, mas que tem dificuldade de se decla- rar “lulista” porque seu partido tem um candidato próprio a pre- sidente – Ciro Gomes.

Até agora, o deputado tem obtido certo sucesso. Despontou bem nas pesquisas de intenção de voto e tem recebido simpatia de alas da esquerda e até do pró- prio PT, que oficialmente apoia Carlos. O ex-prefeito de Natal, enquanto isso, mergulha em um poço de incoerência. Num dia exalta Ciro, no outro posa para fotos com Lula.

O que Rafael Motta talvez não conta é que ainda não está totalmente descartada uma pos- sível saída de Ciro Gomes da dis- puta, o que abriria caminho pa- ra Carlos Eduardo abraçar a can- didatura de Lula. Embora ainda não formalizada, a retirada da pré-candidatura de Ciro Gomes segue fortemente especulada nos bastidores.

Na última quarta-feira 15, durante evento do PDT em

Fortaleza, Carlos Eduardo de- clarou seu apoio a Ciro e ga- rantiu que o presidenciável te- rá palanque no Rio Grande do Norte. Não era de se esperar outra coisa de Carlos Eduardo, principalmente por ser presi- dente do partido no Estado.

Mas a inviabilidade eleitoral de Ciro pode fazer o jogo mudar a favor de Carlos Eduardo. Pesqui- sas têm mostrado que o pedetis- ta não passa dos 10%. Sem cres- cer, o ex-ministro pode ser força- do a retirar sua pré-candidatura, em prol do maior objetivo para a esquerda como um todo, que é a derrota de Jair Bolsonaro (PL) e vitória de Lula já no primeiro turno. Sem Ciro na disputa, essa chance passa a ser real.

Se a desistência de Ciro for formalizada, a situação muda completamente de figura no Rio Grande do Norte. Sem candida- to próprio a presidente, Carlos Eduardo ficaria totalmente livre para declarar apoio a Lula já no 1º turno, colhendo para si os di- videndos eleitorais de Lula, que poderia até aparecer no progra- ma eleitoral do pré-candidato ao Senado. Assim, como ficaria o discurso de Rafael, que hoje se apresenta como o único que po- de vestir a embalagem petista?

Isso sem falar na comparação de currículos que inevitavelmen- te Carlos Eduardo fará. E, em que pese a performance elogiada de Rafael Motta, o ex-prefeito lar- ga na frente por ter sido prefeito de Natal por quatro mandatos, deputado e secretário. E ainda o apoio formal do PT no Estado.

A aposta de Rafael, neste caso, iria por água abaixo e lhe custaria a reeleição para depu- tado federal.

CÂMARA DE MOSSORÓ

MOSSORÓ. As ex-deputadas Larissa e Sandra Rosado, do União Brasil, ainda não ultrapassaram as barreiras de Mossoró. Larissa, que teve 17 mil votos somente na capital do Oeste, não chegará a 10 mil, segundo analistas. Hoje, os mais votados seriam Jorge do Rosário (Avante), Isolda Dantas (PT), Soldado Jadson (Solidariedade), e aí vem La- rissa. Elas não tem mais bases robustas no interior.

O jogo será bruto esse ano.

REPRODUÇÃO

Alex Viana Diretor-Presidente Edilson Viana Dir.Administrativo Lissandra Viana Dir. Financeira Tiago Rebolo Editor Geral Adja Brito Editora Adjunta

Endereço: Rua dos Caicós, 2305-D Nossa Sra. de Nazaré, Natal/RN - CEP: 59060-700

Publicações: publica@agorarn.com.br | 84 98117-1718 Redação: 84 98117-1715

Portal: www.agorarn.com.br

Todas as informações contidas nos artigos publicados nesta edição são de inteira responsabilidade dos autores, não traduzindo, portanto, a opinião deste jornal. Sua publicação visa tão-somente a promover o debate e a refl exão sobre problemas dos mais variados segmentos da sociedade.

O

ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-can- didato à Presidência nas eleições de 2022, cumpriu agen- da em Natal nesta quinta-feira 16, feriado de Corpus Christi.

Acompanhado da socióloga Janja Silva, sua mulher; do pré- -candidato a vice Geraldo Alck- min (PSB); e da presidente nacio- nal do PT, Gleisi Hoffmann, Lula chegou à capital potiguar no fim da manhã e foi embora por volta das 20h30.

Durante a passagem por Na- tal, Lula participou de um almo- ço com governadores do Nor- deste no restaurante Navarro, no hotel-escola Senac Barreira Ro- xa; visitou a Feira Nordestina de Agricultura Familiar, no Centro de Convenções; e, no ponto alto da agenda, foi a um ato público em seu favor no largo da Arena das Dunas. Milhares de pessoas compareceram.

Blindado pela assessoria, Lula não teve contato com a imprensa.

Aos apoiadores, o ex-presi- dente discursou por 30 minutos.

Lula concentrou sua fala na de- fesa do combate à pobreza e às desigualdades sociais no País. La- mentou a queda de indicadores sociais e falou que vai priorizar o combate à fome em um eventual novo governo.

No início do discurso, Lula pe- diu um minuto de silêncio em res- peito ao jornalista Dom Philips e

ao indigenista Bruno Pereira, que foram assassinados na Amazônia.

Defendeu maior presença do Estado nas periferias e disse que vai rediscutir a privatização de empresas públicas que, segun- do ele, estão vendidas “a preço de banana”. Ele não citou especifi- camente a Eletrobras, negociada por R$ 96 bilhões nesta semana.

“Vamos recuperar a capaci- dade de industrializar este País. O Estado vai continuar procuran- do petróleo que tem nessa terra e a gente não vai ficar quieto com a venda de todos os poços. A eli- te brasileira não quer que a gen- te seja dono do petróleo. A hora que o Brasil descobre o pré-sal, eles resolvem destruir a Petrobrás contando mentira”, afirmou Lula.

Sexta-feira, 17 de junho de 2022 •

3

Política

Lula participa de ato em Natal e prega combate à pobreza e fome

Ex-presidente reúne milhares de apoiadores no largo da Arena das Dunas e faz discurso focado no combate à desigualdade no Brasil

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante discurso no largo da Arena das Dunas. Ele disse que vai rever privatizações do governo Bolsonaro

Lula, Alckmin, Fátima e outros petistas durante visita do ex-presidente ao Centro de Convenções

Multidão compareceu ao largo da Arena das Dunas para ato com Lula

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e governadora Fátima Bezerra (PT) em Natal

“O Brasil tem 33 milhões de pessoas passando fome. E não tem explicação. Se um pequeno produtor rural consegue fazer uma revolução na produção de alimentos, por que tem fome? Na verdade, a fome é falta de vergonha na cara do governo”

LulaEx-presidente da República CONTINUA NA PÁGINA 4

NEY DOUGLAS / AGORA RN

RICARDO STUCKERT / PT

NEY DOUGLAS / AGORA RN NEY DOUGLAS / AGORA RN

(3)

• Sexta-feira, 17 de junho de 2022

2 Opinião

Notas & Informes

P

ara a candidatura de Fábio Dantas e do Solida- riedade ter sucesso ou crescer acima dos 30%, precisa de apoios robustos. A oposição já per- deu o apoio do prefeito Júlio César, eleito com mais de 80% dos votos em Ceará-Mirim. Também não tem declaração de apoio do PP do deputado federal Beto Rosado. Aliás, ninguém vê os deputados fede- rais Benes Leocádio e Carla Dickson, do União Bra- sil, em agendas ou fazendo mobilizações a favor do nome de Fábio. Só se vê o pré-candidato ao Senado Rogério Marinho (PL).

Mas, o problema maior de Fábio Dantas é a ca- pital. Hoje, o prefeito Álvaro Dias (PSDB) não quer nem ouvir falar em apoio a Fábio Dantas. “Nesse não voto de jeito nenhum”, declarou à imprensa.

Mas, nos bastidores, a turma da oposição anda pregando que Álvaro Dias teria pedido 5 mil vo- tos para ajudar no interior a candidatura de Adju- to Dias (MDB), a deputado estadual. Analistas di- zem que na capital o filho do prefeito de Natal tem cerca de 20 mil votos. Mas, tem uma questão vital:

Adjuto é filiado ao MDB, que está na coligação da governadora Fátima Bezerra (PT), onde indicou o vice Walter Alves.

Em Mossoró, a conversa não é tão diferente. O prefeito Allyson Bezerra, mesmo sendo do Solidarie- dade, não se empolga com o nome de Fábio Dantas.

Allyson foi colega de Assembleia Legislativa da es-

posa de Fábio, Cristiane Dantas, mas sequer publi- cou uma fotografia no “Pingo do Méi Dia”, quando o pré-candidato a governador esteve em Mossoró. Até agora Allyson vem levando com a barriga o apoio a Fábio. “Só depois do Mossoró Cidade Junina”, justifi- ca o prefeito. As pesquisas têm mostrado bons índi- ces de avaliação de Allyson, mas também mostram uma dianteira muito alta de Fátima Bezerra e Lula na capital do Oeste. Allyson teria um trabalho mui- to grande ou até não conseguiria a vitória na cidade.

Em 2018, a então prefeita Rosalba Ciarlini emplacou o filho, Kadu Ciarlini de vice de Carlos Eduardo, mas a velha sina do vice de Mossoró não ajudou e a chapa perdeu nos dois turnos na cidade.

Oposição: prefeitos de Natal e de Mossoró não se empolgaram com pré-candidatura de Fábio Dantas

EFEITO. A presença de Carlos Eduardo Alves (PDT) nos eventos pré-agendados da visita de Lula a Natal já está confirmada, mas ele terá que se explicar ao presidente nacional do partido, Carlos Lupi e ao próprio Ciro Gomes. Principal- mente depois que ele afirmou, em recente entrevista a uma emisso- ra de Natal, que Lula era a melhor opção para o país e único em con- dições para derrotar o atual presi- dente Jair Bolsonaro (PL).

SEM VIGÊNCIA. O PDT do Rio Grande do Norte está há 13 dias sem vigência no sistema da Justi- ça Eleitoral. Ou seja, Carlos Edu- ardo hoje não teria um partido para concorrer a senador. Caso cole amanhã sua imagem em Lu- la, o PDT nacional entenderá que o ex-prefeito de Natal abando-

nou a campanha de Ciro Gomes (PDT), à presidência da Repúbli- ca. Vamos continuar observando os passos…

FRASES. “Se Ciro Gomes re- solver visitar o Rio Grande do Norte, vou naturalmente recep- cioná-lo como companheiro de partido. Acho que, da minha for- ma de analisar, não tem absolu- tamente nenhuma contradição”, disse Carlos Eduardo Alves, em entrevista à 98 FM Natal.

SENADOR DE LULA. Já Rafael Motta (PSB) conta com a simpa- tia de partidos ligados à esquer- da potiguar e recepcionará Lula em Natal. “O senador de Lula” se apresenta, com o aval do PSB e do PT nacionais, fazendo preva- lecer a aliança política do PT-PSB

no âmbito nacional.

BSB. O presidente da Câma- ra Municipal do Natal, Paulinho Freire, pegou o voo no início da se- mana para Brasília. Paulinho tem apoio total do União Brasil e do partido para ser deputado federal.

A turma do ex-senador José Agripi- no Maia caiu de dentro da campa- nha de Paulinho. Com o apoio de 15 dos 29 vereadores, ele deve ul- trapassar a casa dos 30 mil votos, em estimativas menos positivas.

No interior, Paulinho começou a dobrar com candidatos robustos como ‘Ivanilson do Ouro’, no Oes- te, Maurício Filho, no Mato Gran- de, e Taveira Júnior, em Parnami- rim. Claro, Robson Carvalho e Tér- cio Tinoco também. Esses são os mais votados hoje do União Brasil para a Assembleia Legislativa.

Editorial

O calo no sapato de Rafael

O

deputado federal Rafael Motta, do PSB, continua sustentando sua pré-can- didatura ao Senado se confian- do na aliança eleitoral entre PT e PSB no plano nacional e no seu histórico de atuação parlamentar mais ligado à esquerda.

O jovem deputado, de apenas 35 anos, tenta legitimar sua pos- tulação junto ao eleitorado de es- querda apontando que seu parti- do, com Geraldo Alckmin, ocupa o posto de vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presi- dência. Com isso, tenta se apre- sentar como o “senador de Lula”.

Neste cenário, Rafael tenta se estabelecer como alternativa a Carlos Eduardo Alves (PDT), can- didato oficial do petismo, mas que tem dificuldade de se decla- rar “lulista” porque seu partido tem um candidato próprio a pre- sidente – Ciro Gomes.

Até agora, o deputado tem obtido certo sucesso. Despontou bem nas pesquisas de intenção de voto e tem recebido simpatia de alas da esquerda e até do pró- prio PT, que oficialmente apoia Carlos. O ex-prefeito de Natal, enquanto isso, mergulha em um poço de incoerência. Num dia exalta Ciro, no outro posa para fotos com Lula.

O que Rafael Motta talvez não conta é que ainda não está totalmente descartada uma pos- sível saída de Ciro Gomes da dis- puta, o que abriria caminho pa- ra Carlos Eduardo abraçar a can- didatura de Lula. Embora ainda não formalizada, a retirada da pré-candidatura de Ciro Gomes segue fortemente especulada nos bastidores.

Na última quarta-feira 15, durante evento do PDT em

Fortaleza, Carlos Eduardo de- clarou seu apoio a Ciro e ga- rantiu que o presidenciável te- rá palanque no Rio Grande do Norte. Não era de se esperar outra coisa de Carlos Eduardo, principalmente por ser presi- dente do partido no Estado.

Mas a inviabilidade eleitoral de Ciro pode fazer o jogo mudar a favor de Carlos Eduardo. Pesqui- sas têm mostrado que o pedetis- ta não passa dos 10%. Sem cres- cer, o ex-ministro pode ser força- do a retirar sua pré-candidatura, em prol do maior objetivo para a esquerda como um todo, que é a derrota de Jair Bolsonaro (PL) e vitória de Lula já no primeiro turno. Sem Ciro na disputa, essa chance passa a ser real.

Se a desistência de Ciro for formalizada, a situação muda completamente de figura no Rio Grande do Norte. Sem candida- to próprio a presidente, Carlos Eduardo ficaria totalmente livre para declarar apoio a Lula já no 1º turno, colhendo para si os di- videndos eleitorais de Lula, que poderia até aparecer no progra- ma eleitoral do pré-candidato ao Senado. Assim, como ficaria o discurso de Rafael, que hoje se apresenta como o único que po- de vestir a embalagem petista?

Isso sem falar na comparação de currículos que inevitavelmen- te Carlos Eduardo fará. E, em que pese a performance elogiada de Rafael Motta, o ex-prefeito lar- ga na frente por ter sido prefeito de Natal por quatro mandatos, deputado e secretário. E ainda o apoio formal do PT no Estado.

A aposta de Rafael, neste caso, iria por água abaixo e lhe custaria a reeleição para depu- tado federal.

CÂMARA DE MOSSORÓ

MOSSORÓ. As ex-deputadas Larissa e Sandra Rosado, do União Brasil, ainda não ultrapassaram as barreiras de Mossoró. Larissa, que teve 17 mil votos somente na capital do Oeste, não chegará a 10 mil, segundo analistas. Hoje, os mais votados seriam Jorge do Rosário (Avante), Isolda Dantas (PT), Soldado Jadson (Solidariedade), e aí vem La- rissa. Elas não tem mais bases robustas no interior.

O jogo será bruto esse ano.

REPRODUÇÃO

Alex Viana Diretor-Presidente Edilson Viana Dir.Administrativo Lissandra Viana Dir. Financeira Tiago Rebolo Editor Geral Adja Brito Editora Adjunta

Endereço: Rua dos Caicós, 2305-D Nossa Sra. de Nazaré, Natal/RN - CEP: 59060-700

Publicações: publica@agorarn.com.br | 84 98117-1718 Redação: 84 98117-1715

Portal: www.agorarn.com.br

Todas as informações contidas nos artigos publicados nesta edição são de inteira responsabilidade dos autores, não traduzindo, portanto, a opinião deste jornal. Sua publicação visa tão-somente a promover o debate e a refl exão sobre problemas dos mais variados segmentos da sociedade.

O

ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-can- didato à Presidência nas eleições de 2022, cumpriu agen- da em Natal nesta quinta-feira 16, feriado de Corpus Christi.

Acompanhado da socióloga Janja Silva, sua mulher; do pré- -candidato a vice Geraldo Alck- min (PSB); e da presidente nacio- nal do PT, Gleisi Hoffmann, Lula chegou à capital potiguar no fim da manhã e foi embora por volta das 20h30.

Durante a passagem por Na- tal, Lula participou de um almo- ço com governadores do Nor- deste no restaurante Navarro, no hotel-escola Senac Barreira Ro- xa; visitou a Feira Nordestina de Agricultura Familiar, no Centro de Convenções; e, no ponto alto da agenda, foi a um ato público em seu favor no largo da Arena das Dunas. Milhares de pessoas compareceram.

Blindado pela assessoria, Lula não teve contato com a imprensa.

Aos apoiadores, o ex-presi- dente discursou por 30 minutos.

Lula concentrou sua fala na de- fesa do combate à pobreza e às desigualdades sociais no País. La- mentou a queda de indicadores sociais e falou que vai priorizar o combate à fome em um eventual novo governo.

No início do discurso, Lula pe- diu um minuto de silêncio em res- peito ao jornalista Dom Philips e

ao indigenista Bruno Pereira, que foram assassinados na Amazônia.

Defendeu maior presença do Estado nas periferias e disse que vai rediscutir a privatização de empresas públicas que, segun- do ele, estão vendidas “a preço de banana”. Ele não citou especifi- camente a Eletrobras, negociada por R$ 96 bilhões nesta semana.

“Vamos recuperar a capaci- dade de industrializar este País.

O Estado vai continuar procuran- do petróleo que tem nessa terra e a gente não vai ficar quieto com a venda de todos os poços. A eli- te brasileira não quer que a gen- te seja dono do petróleo. A hora que o Brasil descobre o pré-sal, eles resolvem destruir a Petrobrás contando mentira”, afirmou Lula.

Sexta-feira, 17 de junho de 2022 •

3

Política

Lula participa de ato em Natal e prega combate à pobreza e fome

Ex-presidente reúne milhares de apoiadores no largo da Arena das Dunas e faz discurso focado no combate à desigualdade no Brasil

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante discurso no largo da Arena das Dunas. Ele disse que vai rever privatizações do governo Bolsonaro

Lula, Alckmin, Fátima e outros petistas durante visita do ex-presidente ao Centro de Convenções

Multidão compareceu ao largo da Arena das Dunas para ato com Lula

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e governadora Fátima Bezerra (PT) em Natal

“O Brasil tem 33 milhões de pessoas passando fome. E não tem explicação. Se um pequeno produtor rural consegue fazer uma revolução na produção de alimentos, por que tem fome? Na verdade, a fome é falta de vergonha na cara do governo”

LulaEx-presidente da República CONTINUA NA PÁGINA 4

NEY DOUGLAS / AGORA RN

RICARDO STUCKERT / PT

NEY DOUGLAS / AGORA RN NEY DOUGLAS / AGORA RN

(4)

• Sexta-feira, 17 de junho de 2022

4 Política

Público compareceu em peso ao largo da Arena das Dunas para acompanhar discurso de Lula em Natal

Ex-presidente chama Rogério de “baixinho”

e “desgraçado”

Fátima defende alianças com

MDB e PDT

‘ICMS sobre combustíveis é alto mesmo’, afirma Lula Novos aliados são vaiados

Em um dos momentos do dis- curso, o ex-presidente fez uma re- ferência à transposição das águas do Rio São Francisco, atribuindo ao seu governo a conclusão da maior parte da obra. Neste mo- mento, chamou o ex-ministro do Desenvolvimento Regional Rogé- rio Marinho (PL), pré-candidato a senador, de “desgraçado”.

“Outro dia eu vi um baixinho, um tal de Marinho. Ele é daqui?

Eu não sabia de onde ele era. Mas eu sei que ele é um dos preferidos do ‘Bozo’. E ele estava numa te- levisão pública, aquela TV Brasil.

Ele estava (dizendo) ‘nós levamos água para o Rio Grande do Norte’.

Eu falei: ‘Desgraçado. Não quer nem pagar pelo plágio que está fazendo. Todo mundo sabe que quem construiu 88% do canal foi (sic) exatamente os governos do PT”, afirmou.

O ex-presidente também falou sobre a crise dos com- bustíveis. Lula afirmou que o ICMS cobrado pelos gover- nos estaduais no setor é “al- to”, mas que o imposto não é o responsável pelas altas da

gasolina, do diesel e do gás de cozinha.

“Eu acho que o ICMS é al- to mesmo. É preciso baixar. Mas não pode jogar a culpa que a ga- solina subiu por causa do ICMS.

Nós vamos voltar a abrasileirar os

preços da gasolina, do óleo diesel e do gás neste país”, declarou o ex-presidente, fazendo referência à promessa de alterar a política de preços da Petrobras, que liga o preço do combustível no Brasil ao praticado no exterior.

Durante o evento, três ex-ad- versários do PT foram bastante vaiados pelo público: o pré-can- didato ao Senado Carlos Eduar- do Alves (PDT), o ex-senador e ex-governador Garibaldi Alves Filho (MDB) e Geraldo Alckmin.

Dos três, apenas Alckmin dis- cursou.

Em uma fala breve, o ex-go- vernador paulista enalteceu o Rio Grande do Norte e seus car- tões-postais e elogiou a gestão da governadora Fátima Bezerra. “O Brasil precisa de Lula para salvar a democracia”, disse após criticar a desconfiança que Bolsonaro jo- ga nas urnas eletrônicas. Neste momento, não foi vaiado.

A presidente do PT, Gleisi Ho- ffman, saiu em defesa dos vaia- dos, dizendo que no palanque de Lula poderia ter “gente com quem a gente divergiu, mas que é a favor da democracia e contra Bolsonaro”.

A governadora Fátima Bezer- ra também aproveitou a sua fa- la para defender alianças. “Seja muito vindo governador Geral- do Alckmin”, disse. “É assim que

se faz política”, complementou.

“É assim que se faz avançar. Pa- ra mudar a vida do povo, a gen- te primeiro precisa ganhar a elei- ção!”.

CONTINUAÇÃO DA PÁGINA 3

Em seu discurso, a governa- dora Fátima Bezerra (PT) defen- deu a aliança com o MDB e o PDT para as eleições deste ano, e disse que a parceria foi inspirada pelo movimento de Lula no âm- bito nacional.

“Estamos construindo uma aliança mais ampla. Peguei um es- tado em um buraco. Peguei o es- tado destroçado, mergulhado na mais grave crise financeira. Sequer calendário de pagamento existia.

Só a dívida com o funcionalismo era cerca de R$ 1 bilhão. Depois de todo o esforço que fizemos pa- ra arrumar a casa, era necessário que nós fizéssemos essa aliança mais ampla, conectados com o plano nacional, para fortalecer a nossa luta. É nesse contexto que digo: não foi fácil chegar até aqui, a gente comeu o pão que o diabo amassou, principalmente tendo o governo federal perseguidor e ini- migo do povo. Mesmo assim essa professora mostrou que tem capa- cidade de liderança”, disse.

E continuou: “Depois de todo o esforço, íamos entregar esse es- tado para aqueles que o destruí- ram? Não. Por isso, com esse sen- so de responsabilidade política, inspirados em Lula, estamos fa- zendo um movimento mais am- plo. Trouxemos sim o MDB com

o deputado Walter Alves para ser vice. Trouxemos o ex-prefeito do PDT para ser candidato ao Sena- do. É assim que se faz política, pa- ra que a gente possa avançar, para melhorar a vida do povo, primeiro precisamos ganhar eleição, para tirar o Brasil das garras do fascis- mo. O PT, com maturidade, apro- vou essa aliança”.

Fátima Bezerra citou partidos aliados e frisou a chapa para o pleito. “É uma frente que tem um compromisso com a democra- cia. É na democracia que lidamos com as diferenças”, afirmou a go- vernadora.

“É assim que se faz política, para que a gente possa avançar, para melhorar a vida do povo. Primeiro precisamos ganhar eleição”

Fátima Bezerra Governadora do RN Ex-presidente Lula durante visita ao Centro de Convenções de Natal

CONTINUA NA PÁGINA 4

PT / REPRODUÇÃO

NEY DOUGLAS / AGORA RN

Sexta-feira, 17 de junho de 2022 •

5

Política

CLAUBER CLEBER CAETANO / PR

Motociatas são usadas por Bolsonaro para medir popularidade entre eleitores

A

poiadores potiguares do presidente Jair Bolsona- ro (PL), em visita a Natal nesta sexta-feira 17, farão uma motociata para recepcionar a comitiva presidencial, desde a entrada da Base Aérea da Ca- pital, onde o chefe do Executi- vo desembarcará no Rio Gran- de do Norte. Pré-candidato à reeleição, Bolsonaro visitará o Estado pela quinta vez em seu mandato.

Desta vez, o presidente virá a Natal para a cerimônia de lan- çamento do programa Internet

Brasil, realizada pelo Ministério das Comunicações e que pro- move o acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos alunos com famílias inscritas no Cadas- tro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), na Praça Mãe Peregrina, no con- junto Cidade Satélite.

Na ocasião, está prevista a dis- tribuição de chips com internet banda larga inicialmente para alunos dos municípios de Caicó e Mossoró, e kits de conversores di- gitais. A agenda oficial de Bolso- naro, conforme o Ministério das

Comunicações, prevê também a assinatura, por meio da Funda- ção Nacional de Saúde (Funasa), de ordem de serviço para a perfu- ração de poços artesianos em to- do o Estado e a instalação de des- salinizadores.

Organizado pelo Instituto 15 de Março, um movimento de di- reita que reúne apoiadores de Bolsonaro no Rio Grande do Nor- te, . A concentração do movimen- to será às 9h no Posto Dudu, pró- ximo à entrada da Base Aérea de Natal, em Parnamirim, onde o presidente vai desembarcar. 

Natal terá motociata durante visita de Bolsonaro, nesta sexta

Ato de apoiadores

O pré-candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice na chapa Ge- raldo Alkmin (PSB) participaram de almoço com a governadora Fá- tima Bezerra (PT) e os governa- dores do Consórcio Nordeste no início da tarde desta quinta-fei- ra 16, no Barreira Roxa, em Natal.

A imprensa foi vetada e não te- ve acesso à reunião do Consórcio Nordeste. A redução das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o aumento dos casos de Covid-19 foram as principais preocupações na pauta que foi debatida pelos gestores nordestinos.

A aprovação do projeto foi te- ma de rápido almoço de governa- dores com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), nesta quinta, em Natal. Es- tiveram no encontro os governa- dores de Pernambuco, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraí- ba e Sergipe. Faltaram os gestores de Alagoas, Bahia e Ceará, embora tenham aprovado a carta que re- clama do projeto de lei.

Em entrevista ao Agora RN, nesta quinta-feira 16, a governa- dora Fátima Bezerra declarou que, “foram discutidos vários te- mas, mas eu destacaria a apro- vação do Projeto de Lei Comple- mentar (PLP) 18/2022 e a reper- cussão fiscal que isso traz para os Estados e municípios, porque em pleno exercício fiscal vem uma medida como essa que vai afetar as finanças dos Estados e municí- pios, com um dados muito grave é que isso não vai resolver de ma- neira nenhuma o problema dos aumentos abusivos da gasolina

em nosso país, porque a verdadei- ra cauda da explosão dos preços dos combustíveis residente na po- lítica adotada pela Petrobras que é indexada ao dólar, o presidente da República deveria ter a coragem e a determinação de fazer a mudan- ça na raiz do problema, alterando, portanto, essa modelagem que é vincular o preço da gasolina a su- bida do dólar”, explicou.

De acordo com Fátima Bezer- ra, durante a reunião os governa- dores do Consórcio Nordeste dis- cutiram medidas que serão apli- cadas como forma de compensa- ção para perdas de arrecadação. “A perdas nos Estados serão em tor- no de mais de R$ 90 bilhões e re- pito em pleno exercício fiscal, por- que a medida vai vigorar a partir de julho, se isso se efetivar. Só aqui no Rio Grande do Norte a proje- ção é de termos uma perda de R$ 1 bilhão. Então, o Comsefaz está definindo medidas para que pos- samos para que possamos mitigar os impactos dessa decisão”, enfa- tizou.

No encontro, o grupo conver-

sava sobre o projeto que limita o ICMS e a tramitação da PEC (Pro- posta de Emenda à Constituição) que prevê recomposição parcial aos estaduais que zerarem a alí- quota do tributo estadual sobre diesel, gás de cozinha e gás natu- ral até o fim do ano. A avaliação de governadores é que os próximos vencedores da eleição nos estados e no Executivo federal terão de li- dar em 2023 com as perdas pro- vocadas pela baixa do imposto e com as concessões que a União fará. A PEC prevê um auxílio de R$ 29,6 bilhões para amenizar as per- das dos estados.

Com as medidas, o presiden- te Jair Bolsonaro (PL) espera uma redução total de R$ 2 por litro no preço da gasolina. O preço do die- sel cairia R$ 1, segundo as contas do presidente.

Segundo Fátima Bezerra a pre- ocupação com o aumento nos ca- sos da pandemia do coronavírus esteve em debate, “discutimos a preocupação nosso em relação a esse momento da pandemia, uma vez que o número de casos

de Covid-19 tem aumentado, te- mos aqui definido que é necessá- rio a gente ampliar a convocação para o processo de vacinação. É necessário a busca ativa para que aquelas pessoas que não comple- taram o seu esquema vacinal o fa- çam e, ao mesmo tempo, que nós estamos cobrando do governo fe- deral que ele possa liderar uma ampla campanha de comunica- ção, chamando novamente o país para completar novamente o seu esquema de vacinação”, ressaltou.

Após reunião, o consórcio Nor- deste, que representa os nove go- vernadores da região, redigiu carta na qual reclama de perdas com a aprovação nesta semana do pro- jeto de lei que define teto de 17% para a alíquota do ICMS que pode ser aplicado sobre combustíveis e energia.

Os gestores também apontam

“grave risco ao arranjo federativo brasileiro”.

“Se sancionado, haverá preju- ízo imediato, para o Nordeste, de R$ 17,2 bilhões, afetando, princi- palmente, saúde, educação, cultu- ra, segurança pública e assistência social”, disse o texto, assinado pelo presidente do consórcio, governa- dor Paulo Câmara (PE).

Lula e governadores do Consórcio

Nordeste se reúnem a portas fechadas

CONTINUAÇÃO DA PÁGINA 4

Ex-presidente Lula reunido com governadores do Nordeste no Barreira Roxa

Após muita especulação, foi confirmada a chapa que terá o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Rio Grande Norte. Logo após o almoço com os governadores do Nordeste, o líder

Carlos Eduardo Alves recebe apoio de Lula ao Senado

petista seguiu em direção ao Cen- tro do Convenções de Natal, onde encontrou com artesãos que par- ticipam da 1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

No evento Lula posou para foto ao lado da governadora Fá- tima Bezerra (PT), do ex-prefeito de Natal e pré-candidato ao Se- nado Federal, Carlos Eduardo Al- ves (PDT) e do senador Jean Paul Prates (PT), respectivamente, candidatos ao governo, ao Con- gresso Nacional e a primeiro su- plente de senador.

Segundo Carlos Eduardo Alves,

“atendendo o convite da governa- dora Fátima Bezerra e do senador Jean, prestigiamos a passagem do presidente Lula pelo Rio Grande do Norte. Essa é a verdadeira união de forças para derrubar esse regi- me de ódio e miséria que se insta- lou no nosso país”, declarou.

O deputado federal Rafael Motta também fez seu registro ao lado de Lula. Mas, ao que parece, Carlos Eduardo Alves é mesmo candidato a senador da Repúbli- ca com o apoio oficial de Lula e do PT.

Rafael Motta, que é aliado da governadora Fátima Bezerra e de- seja viabilizar o seu nome ao Sena- do, também participou das agen- das, mas limitou-se a postar em suas redes sociais uma foto com o vice de Lula, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), onde escreveu, “seja bem-vindo ao Rio Grande do Norte, vice-presi- dente Geraldo Alckmin! O PSB está muito bem representado na chapa do presidente Lula. Estou certo de que vocês vão fazer o Brasil feliz de novo!”, pontuou. 

RICARDO STUCKERT / PT

(5)

• Sexta-feira, 17 de junho de 2022

4 Política

Público compareceu em peso ao largo da Arena das Dunas para acompanhar discurso de Lula em Natal

Ex-presidente chama Rogério de “baixinho”

e “desgraçado”

Fátima defende alianças com

MDB e PDT

‘ICMS sobre combustíveis é alto mesmo’, afirma Lula Novos aliados são vaiados

Em um dos momentos do dis- curso, o ex-presidente fez uma re- ferência à transposição das águas do Rio São Francisco, atribuindo ao seu governo a conclusão da maior parte da obra. Neste mo- mento, chamou o ex-ministro do Desenvolvimento Regional Rogé- rio Marinho (PL), pré-candidato a senador, de “desgraçado”.

“Outro dia eu vi um baixinho, um tal de Marinho. Ele é daqui?

Eu não sabia de onde ele era. Mas eu sei que ele é um dos preferidos do ‘Bozo’. E ele estava numa te- levisão pública, aquela TV Brasil.

Ele estava (dizendo) ‘nós levamos água para o Rio Grande do Norte’.

Eu falei: ‘Desgraçado. Não quer nem pagar pelo plágio que está fazendo. Todo mundo sabe que quem construiu 88% do canal foi (sic) exatamente os governos do PT”, afirmou.

O ex-presidente também falou sobre a crise dos com- bustíveis. Lula afirmou que o ICMS cobrado pelos gover- nos estaduais no setor é “al- to”, mas que o imposto não é o responsável pelas altas da

gasolina, do diesel e do gás de cozinha.

“Eu acho que o ICMS é al- to mesmo. É preciso baixar. Mas não pode jogar a culpa que a ga- solina subiu por causa do ICMS.

Nós vamos voltar a abrasileirar os

preços da gasolina, do óleo diesel e do gás neste país”, declarou o ex-presidente, fazendo referência à promessa de alterar a política de preços da Petrobras, que liga o preço do combustível no Brasil ao praticado no exterior.

Durante o evento, três ex-ad- versários do PT foram bastante vaiados pelo público: o pré-can- didato ao Senado Carlos Eduar- do Alves (PDT), o ex-senador e ex-governador Garibaldi Alves Filho (MDB) e Geraldo Alckmin.

Dos três, apenas Alckmin dis- cursou.

Em uma fala breve, o ex-go- vernador paulista enalteceu o Rio Grande do Norte e seus car- tões-postais e elogiou a gestão da governadora Fátima Bezerra. “O Brasil precisa de Lula para salvar a democracia”, disse após criticar a desconfiança que Bolsonaro jo- ga nas urnas eletrônicas. Neste momento, não foi vaiado.

A presidente do PT, Gleisi Ho- ffman, saiu em defesa dos vaia- dos, dizendo que no palanque de Lula poderia ter “gente com quem a gente divergiu, mas que é a favor da democracia e contra Bolsonaro”.

A governadora Fátima Bezer- ra também aproveitou a sua fa- la para defender alianças. “Seja muito vindo governador Geral- do Alckmin”, disse. “É assim que

se faz política”, complementou.

“É assim que se faz avançar. Pa- ra mudar a vida do povo, a gen- te primeiro precisa ganhar a elei- ção!”.

CONTINUAÇÃO DA PÁGINA 3

Em seu discurso, a governa- dora Fátima Bezerra (PT) defen- deu a aliança com o MDB e o PDT para as eleições deste ano, e disse que a parceria foi inspirada pelo movimento de Lula no âm- bito nacional.

“Estamos construindo uma aliança mais ampla. Peguei um es- tado em um buraco. Peguei o es- tado destroçado, mergulhado na mais grave crise financeira. Sequer calendário de pagamento existia.

Só a dívida com o funcionalismo era cerca de R$ 1 bilhão. Depois de todo o esforço que fizemos pa- ra arrumar a casa, era necessário que nós fizéssemos essa aliança mais ampla, conectados com o plano nacional, para fortalecer a nossa luta. É nesse contexto que digo: não foi fácil chegar até aqui, a gente comeu o pão que o diabo amassou, principalmente tendo o governo federal perseguidor e ini- migo do povo. Mesmo assim essa professora mostrou que tem capa- cidade de liderança”, disse.

E continuou: “Depois de todo o esforço, íamos entregar esse es- tado para aqueles que o destruí- ram? Não. Por isso, com esse sen- so de responsabilidade política, inspirados em Lula, estamos fa- zendo um movimento mais am- plo. Trouxemos sim o MDB com

o deputado Walter Alves para ser vice. Trouxemos o ex-prefeito do PDT para ser candidato ao Sena- do. É assim que se faz política, pa- ra que a gente possa avançar, para melhorar a vida do povo, primeiro precisamos ganhar eleição, para tirar o Brasil das garras do fascis- mo. O PT, com maturidade, apro- vou essa aliança”.

Fátima Bezerra citou partidos aliados e frisou a chapa para o pleito. “É uma frente que tem um compromisso com a democra- cia. É na democracia que lidamos com as diferenças”, afirmou a go- vernadora.

“É assim que se faz política, para que a gente possa avançar, para melhorar a vida do povo. Primeiro precisamos ganhar eleição”

Fátima Bezerra Governadora do RN Ex-presidente Lula durante visita ao Centro de Convenções de Natal

CONTINUA NA PÁGINA 4

PT / REPRODUÇÃO

NEY DOUGLAS / AGORA RN

Sexta-feira, 17 de junho de 2022 •

5

Política

CLAUBER CLEBER CAETANO / PR

Motociatas são usadas por Bolsonaro para medir popularidade entre eleitores

A

poiadores potiguares do presidente Jair Bolsona- ro (PL), em visita a Natal nesta sexta-feira 17, farão uma motociata para recepcionar a comitiva presidencial, desde a entrada da Base Aérea da Ca- pital, onde o chefe do Executi- vo desembarcará no Rio Gran- de do Norte. Pré-candidato à reeleição, Bolsonaro visitará o Estado pela quinta vez em seu mandato.

Desta vez, o presidente virá a Natal para a cerimônia de lan- çamento do programa Internet

Brasil, realizada pelo Ministério das Comunicações e que pro- move o acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos alunos com famílias inscritas no Cadas- tro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), na Praça Mãe Peregrina, no con- junto Cidade Satélite.

Na ocasião, está prevista a dis- tribuição de chips com internet banda larga inicialmente para alunos dos municípios de Caicó e Mossoró, e kits de conversores di- gitais. A agenda oficial de Bolso- naro, conforme o Ministério das

Comunicações, prevê também a assinatura, por meio da Funda- ção Nacional de Saúde (Funasa), de ordem de serviço para a perfu- ração de poços artesianos em to- do o Estado e a instalação de des- salinizadores.

Organizado pelo Instituto 15 de Março, um movimento de di- reita que reúne apoiadores de Bolsonaro no Rio Grande do Nor- te, . A concentração do movimen- to será às 9h no Posto Dudu, pró- ximo à entrada da Base Aérea de Natal, em Parnamirim, onde o presidente vai desembarcar. 

Natal terá motociata durante visita de Bolsonaro, nesta sexta

Ato de apoiadores

O pré-candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice na chapa Ge- raldo Alkmin (PSB) participaram de almoço com a governadora Fá- tima Bezerra (PT) e os governa- dores do Consórcio Nordeste no início da tarde desta quinta-fei- ra 16, no Barreira Roxa, em Natal.

A imprensa foi vetada e não te- ve acesso à reunião do Consórcio Nordeste. A redução das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o aumento dos casos de Covid-19 foram as principais preocupações na pauta que foi debatida pelos gestores nordestinos.

A aprovação do projeto foi te- ma de rápido almoço de governa- dores com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), nesta quinta, em Natal. Es- tiveram no encontro os governa- dores de Pernambuco, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraí- ba e Sergipe. Faltaram os gestores de Alagoas, Bahia e Ceará, embora tenham aprovado a carta que re- clama do projeto de lei.

Em entrevista ao Agora RN, nesta quinta-feira 16, a governa- dora Fátima Bezerra declarou que, “foram discutidos vários te- mas, mas eu destacaria a apro- vação do Projeto de Lei Comple- mentar (PLP) 18/2022 e a reper- cussão fiscal que isso traz para os Estados e municípios, porque em pleno exercício fiscal vem uma medida como essa que vai afetar as finanças dos Estados e municí- pios, com um dados muito grave é que isso não vai resolver de ma- neira nenhuma o problema dos aumentos abusivos da gasolina

em nosso país, porque a verdadei- ra cauda da explosão dos preços dos combustíveis residente na po- lítica adotada pela Petrobras que é indexada ao dólar, o presidente da República deveria ter a coragem e a determinação de fazer a mudan- ça na raiz do problema, alterando, portanto, essa modelagem que é vincular o preço da gasolina a su- bida do dólar”, explicou.

De acordo com Fátima Bezer- ra, durante a reunião os governa- dores do Consórcio Nordeste dis- cutiram medidas que serão apli- cadas como forma de compensa- ção para perdas de arrecadação. “A perdas nos Estados serão em tor- no de mais de R$ 90 bilhões e re- pito em pleno exercício fiscal, por- que a medida vai vigorar a partir de julho, se isso se efetivar. Só aqui no Rio Grande do Norte a proje- ção é de termos uma perda de R$

1 bilhão. Então, o Comsefaz está definindo medidas para que pos- samos para que possamos mitigar os impactos dessa decisão”, enfa- tizou.

No encontro, o grupo conver-

sava sobre o projeto que limita o ICMS e a tramitação da PEC (Pro- posta de Emenda à Constituição) que prevê recomposição parcial aos estaduais que zerarem a alí- quota do tributo estadual sobre diesel, gás de cozinha e gás natu- ral até o fim do ano. A avaliação de governadores é que os próximos vencedores da eleição nos estados e no Executivo federal terão de li- dar em 2023 com as perdas pro- vocadas pela baixa do imposto e com as concessões que a União fará. A PEC prevê um auxílio de R$

29,6 bilhões para amenizar as per- das dos estados.

Com as medidas, o presiden- te Jair Bolsonaro (PL) espera uma redução total de R$ 2 por litro no preço da gasolina. O preço do die- sel cairia R$ 1, segundo as contas do presidente.

Segundo Fátima Bezerra a pre- ocupação com o aumento nos ca- sos da pandemia do coronavírus esteve em debate, “discutimos a preocupação nosso em relação a esse momento da pandemia, uma vez que o número de casos

de Covid-19 tem aumentado, te- mos aqui definido que é necessá- rio a gente ampliar a convocação para o processo de vacinação. É necessário a busca ativa para que aquelas pessoas que não comple- taram o seu esquema vacinal o fa- çam e, ao mesmo tempo, que nós estamos cobrando do governo fe- deral que ele possa liderar uma ampla campanha de comunica- ção, chamando novamente o país para completar novamente o seu esquema de vacinação”, ressaltou.

Após reunião, o consórcio Nor- deste, que representa os nove go- vernadores da região, redigiu carta na qual reclama de perdas com a aprovação nesta semana do pro- jeto de lei que define teto de 17%

para a alíquota do ICMS que pode ser aplicado sobre combustíveis e energia.

Os gestores também apontam

“grave risco ao arranjo federativo brasileiro”.

“Se sancionado, haverá preju- ízo imediato, para o Nordeste, de R$ 17,2 bilhões, afetando, princi- palmente, saúde, educação, cultu- ra, segurança pública e assistência social”, disse o texto, assinado pelo presidente do consórcio, governa- dor Paulo Câmara (PE).

Lula e governadores do Consórcio

Nordeste se reúnem a portas fechadas

CONTINUAÇÃO DA PÁGINA 4

Ex-presidente Lula reunido com governadores do Nordeste no Barreira Roxa

Após muita especulação, foi confirmada a chapa que terá o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Rio Grande Norte. Logo após o almoço com os governadores do Nordeste, o líder

Carlos Eduardo Alves recebe apoio de Lula ao Senado

petista seguiu em direção ao Cen- tro do Convenções de Natal, onde encontrou com artesãos que par- ticipam da 1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

No evento Lula posou para foto ao lado da governadora Fá- tima Bezerra (PT), do ex-prefeito de Natal e pré-candidato ao Se- nado Federal, Carlos Eduardo Al- ves (PDT) e do senador Jean Paul Prates (PT), respectivamente, candidatos ao governo, ao Con- gresso Nacional e a primeiro su- plente de senador.

Segundo Carlos Eduardo Alves,

“atendendo o convite da governa- dora Fátima Bezerra e do senador Jean, prestigiamos a passagem do presidente Lula pelo Rio Grande do Norte. Essa é a verdadeira união de forças para derrubar esse regi- me de ódio e miséria que se insta- lou no nosso país”, declarou.

O deputado federal Rafael Motta também fez seu registro ao lado de Lula. Mas, ao que parece, Carlos Eduardo Alves é mesmo candidato a senador da Repúbli- ca com o apoio oficial de Lula e do PT.

Rafael Motta, que é aliado da governadora Fátima Bezerra e de- seja viabilizar o seu nome ao Sena- do, também participou das agen- das, mas limitou-se a postar em suas redes sociais uma foto com o vice de Lula, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), onde escreveu, “seja bem-vindo ao Rio Grande do Norte, vice-presi- dente Geraldo Alckmin! O PSB está muito bem representado na chapa do presidente Lula. Estou certo de que vocês vão fazer o Brasil feliz de novo!”, pontuou. 

RICARDO STUCKERT / PT

(6)

• Sexta-feira, 17 de junho de 2022

6 Plural

Direto da Redação

Menos de 24 horas depois de estar com o presiden- ciável Ciro Gomes em Fortaleza (CE), jurando le- aldade ao PDT, o pré-candidato ao Senado Carlos Eduardo Alves estava ontem em Natal abraçando o ex-presidente Lula (PT). Nas redes sociais, postou o registro do momento com Lula, a governadora Fáti- ma Bezerra (PT) e o senador Jean Paul Prates (PT), que será seu 1º suplente na chapa.

O pré-candidato a vice-presidente Geraldo Al- ckmin (PSB) não estava na foto. Momentos antes, Alckmin e Lula tinham posado com Rafael Motta (PSB), pré-candidato ao Senado que tenta cativar o eleitorado de esquerda que não aprova o nome de Carlos Eduardo.

“Atendendo o convite da governadora Fátima Bezerra e do senador Jean, que compõe nosso pro- jeto para o Senado com o apoio do PT, prestigiamos a passagem do presidente Lula pelo Rio Grande do Norte. Essa é a verdadeira união de forças para der- rubar esse regime de ódio e miséria que se instalou no nosso país”, escreveu Carlos Eduardo na legenda da foto.

No dia anterior, o ex-prefeito de Natal havia ras- gado elogios a Ciro e declarado que Fátima “sabe desde o início” de sua escolha para presidente.

“A governadora sabe desde o início que o palan- que de Ciro está garantido no Rio Grande do Norte.

Antes de ela fazer as consultas, ela foi a São Paulo conversar com Gleisi Hoffman e com Lula, e am- bos chancelaram a posição do PT no Rio Grande do Norte. Vamos fazer essa convivência. Ciro tem de- monstrado obstinação. É um dos poucos políticos que estudam. A diferença é que ele estuda. Fala com fundamentação e propriedade sobre os problemas e solução para o Brasil. Ciro honra a todos nós e es- tamos lá no Rio Grande do Norte para que a gen- te possa – talvez não com o protagonismo de 2018, quando eu era candidato a governador, mas can- didato a senadora senador – o 12 vai triunfar”, afir- mou o pré-candidato ao Senado durante o evento em Fortaleza.

Este encontro não mereceu o mesmo registro entusiasmado nas redes sociais de Carlos.

Carlos Eduardo esquece Ciro e posa com Lula

INVESTIGAÇÃO I. A Justiça do Distrito Federal acolheu pedido feito pelo Ministério da Justiça para abrir um procedimento de apuração da legalidade de falas do ex-presidente Lula (PT) con- tra o presidente Jair Bolsonaro (PL). A ação cita falas do ex-pre- sidente proferidas em duas oca- siões distintas, uma logo após sua saída da cadeia, em 20 de no- vembro 2019, e a outra em 15 de abril de 2022.

INVESTIGAÇÃO II. Nos discur- sos, Lula chamou Bolsonaro de

“miliciano” e o culpou pelo as- sassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, ocorri- do em 2018. Segundo o pedido, Lula teria cometido calúnia, in- júria, incitação criminosa e apo- logia ao crime.

TRANSPARÊNCIA. A Advo- cacia-Geral da União (AGU) pe- diu ao Supremo Tribunal Fede- ral (STF) a extinção da ação que questiona o sigilo sobre as visitas de pastores ao Palácio do Planal- to. Eles são alvos de denúncias de supostas irregularidades no Ministério da Educação. A ação foi pelo Partido Socialista Brasi- leiro (PSB) que alegou que o sigi- lo é inconstitucional.

DEBATES. PT, PSB, PCdoB, PSol, PV, Rede e Solidariedade enviaram um ofício à Associação

Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e à Associa- ção Nacional de Jornais (ANJ), associações que representam as emissoras de TV e as empresas jornalísticas, pedindo para que sejam realizados no máximo três debates na eleição, em vez dos 10 atualmente propostos.

NOVO AUMENTO. O preço do litro da gasolina comum em Na- tal chegou a R$ 7,99 em alguns postos de combustíveis, na ma- nhã desta quinta-feira 16, feria- do de Corpus Christi. O aumento repentino surpreendeu motoris- tas da capital, já que a Petrobras não anunciou reajuste do preço do combustível nas refinarias.

QUARTA DOSE. O Ministério da Saúde vai anunciar na pró- xima semana a ampliação da quarta dose da vacina contra a Covid (ou a segunda dose de re- forço) a pessoas a partir de 40 anos de idade. A medida foi dis- cutida nesta quinta 16 em reu- nião do PNI (Programa Nacional de Imunização), e uma nota téc- nica sobre a ampliação deve ser publicada a partir da próxima segunda 20.

MÚSICA. Chico Buarque vem fazer dois shows em Natal nos dias 9 e 10 de setembro. A pre- sença em solo potiguar vem na esteira de uma série de shows

confirmados, por enquanto, em 11 cidades brasileiras. O can- tor lança nesta sexta-feira 17 nas plataformas digitais o single

“Que tal um Samba?”. A nova tur- nê terá o mesmo nome da nova música e terá início no dia 6 de setembro, em João Pessoa.

COBRANÇA INTERNACIO- NAL. Um dia após a confirma- ção de que o indigenista Bru- no Pereira e o jornalista Dom Phillips foram assassinados no Vale do Javari, no Amazonas, a Escritório de Direitos Humanos da ONU cobrou ontem que au- toridades brasileiras reforcem os órgãos federais responsáveis pela proteção a povos indígenas ao meio ambiente.

CONCESSÃO DA GLOBO. O ministro das Comunicações, Fá- bio Faria, afirmou que o critério para renovação da concessão da Rede Globo será “100% técnico”

e que “será feito na forma da lei”.

Em entrevista ao site Poder360, o ministro disse que a autoriza- ção, que vence em outubro, ain- da não conta com um pedido oficial de renovação por parte da principal emissora brasileira.

“Quando ele for dado entrada, ele vai ter um critério 100% téc- nico, não vai ter um critério polí- tico e o presidente já falou sobre esse tema várias vezes”, disse o ministro ao site.

Artigo

Refl exão: ser idoso é diferente de ser velho

P

restes a alcançar 77 anos, proponho-me a comparti- lhar com vocês, meus leito- res, algumas considerações rela- cionadas acerca da idade avan- çada. Minha avó faleceu aos 92 anos e minha mãe, aos 89 anos.

Que maravilha: Ambas foram abençoadas por Deus (Pr 9:11).

Quem muito vive acumula sa- bedoria e tem oportunidade, de usando-a alcançar a paz mes- mo aqui na terra. O avançar do tempo vai nos conferindo sere- nidade, ponderação, e acima de tudo, paciência. Há anos venho percebendo que ser idoso é dife- rente de ser velho. Agora, abaixo convido-lhes, a conferir esse “in- formativo”, a fim de ilustrar essa diferenciação.

Idoso é quem tem muita ida- de; velho quem perdeu a jovia- lidade. A idade causa degene- rescência das células. O idoso pergunta se vale a pena, o ve- lho, sem pensar, responde não.

O idoso sonha, o velho dorme.

O idoso aprende; o velho já en- sina. O idoso se exercita, o velho apenas descansa. O idoso ainda sente amor; o velho só sente. O idoso vive o dia de “hoje” como o “primeiro” dos demais de sua vida; o velho vive “todos os dias”

como se fosse o “último” de sua longa jornada. O idoso tem

“amanhãs” em seu calendário;

o velho só tem “ontens”. O idoso se renova a cada dia que come- ça: o velho se acaba a cada noite que termina. O idoso tem plano;

o velho tem saudades. Ainda que com a mesma idade em “cartó- rio, idoso e velho possuem ida- des diferentes em coração.

Deu pra entender a diferen- ça? Ela é bastante grande, mas depende somente da nossa for- ma de encarar as situações e os acontecimentos da vida. Pode- mos ser velhos ou optar por ser idosos. A idade está mais na ca- beça do que no corpo. Cansei de ver jovens envelhecidos e idosos joviais. É tudo resultado das op- ções que vamos fazendo ao lon- go da nossa caminhada. E você é idoso ou velho? Sonha ou ape- nas dorme? Vive ou pede pra morrer? É bom refletirmos acer- ca de tudo isso, pois colhemos o amanhã o que plantamos ho- je. Outrossim, é bom saber: Há

pessoas que desprezam o outro porque ele é muito jovem e há os que desprezam o outro por que ele é muito idoso. “(Qual é a tua obra? Editora vozes, Mario S. Corttela. Pág 87). A expecta- tiva de vida tem aumentado no decorrer dos séculos, mas sem- pre houve pessoas idosas... Em- bora os 969 anos de Matusalém sejam claramente raros, muitos dos patriarcas de velho testa- mento viveram até bem maus de 100 anos.

Mesmo nos tempos bíblicos as pessoas mais velhas aparen- temente enfrentavam a rejeição e frustações. Embora fosse re- conhecido que a sabedoria com frequência crescia com a idade, é interessante notar que o sal- mista orou: “Não me desam- pares, pois, o Deus, até a mi- nha velhice e as cãs” (Salmos).

Ele aparentemente sabia que os velhos são as vezes rejeita- dos. “(Aconselhamento Cristão – Gary R. Collins. Ed Vida nova, pág. 230).” A velhice trás consi- go sérios problemas para a saú- de das pessoas como 1) Causas físicas, 2) Sensação de movi- mentos, 3) Mudanças sexuais e enfermidades e doenças, etc. O efeito do envelhecimento pode levar a pessoa até o suicídio.

Foi calculado que cada um quinto da população dos Esta- dos Unidos sofre de gerontofo- bia – medo de envelhecer. Esse número talvez seja diferente em outras partes do mundo, e ten- tam fugir dessa ideia quanto a si mesmos, evitando também contato com pessoas mais ve- lhas. Talvez para justificar seu desinteresse pelos idosos, os jovens tendem a perpetuar mi- tos relativos às desvantagens da idade. A existência é cheia de surpresas, algumas boas, outras ruins. O segredo estar em aco- lher a vida com ela se apresen- ta para nós, aceitando os maus momentos da mesma forma que aceitamos os bons. “Bre- vi é a medida dos meus pas- sos – longa é a sombra que pe- las areias arrasto” Poema: (Diva Cunha. Idosa Potiguar.) Desejo sinceramente, que todos nós podemos ter uma vida longa, cheia de fé em Deus, e que ido- sos, nunca fiquemos “velhos”...

Eliezer Sylvestre é jornalista e membro do Igrejário - IEADERN / Natal-RN

REPRODUÇÃO

ELIEZER SYLVESTRE

Sexta-feira, 17 de junho de 2022 •

7

Política

JOÃO GILBERTO/ALRN

JOÃO GIBERTO/ALRN

Francisco: “Ele confere maior segurança jurídica à exploração do serviço, em acordo com o programa Novo Mercado de Gás”

Michael: “A Assembleia Legislativa ganhou um representante de direita”

Suplente de Kelps Lima, Michael Diniz assume mandato de deputado estadual

Por 120 dias

A

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte ga- nhou um novo deputado estadual, com a posse do em- presário Michael Diniz (SDD), em substituição ao deputado Kelps Lima (SDD), que se licen- ciou do mandato por 120 dias para cuidar da saúde e de sua campanha eleitoral. Michael assumiu como terceiro suplen- te do Solidariedade e, em seu primeiro pronunciamento no Legislativo potiguar, sugeriu ao governo estadual mais investi- mentos para contribuir com o desenvolvimento econômico.

Michael recomendou ainda que o governo estreitasse o rela-

cionamento com grandes em- presas e adotasse a política de incentivo fiscal. “A arrecadação do Estado está alta, mas é neces- sário um melhor planejamento e o corte de gastos para melhor di- recionar os recursos. Temos um ICMS alto, falta incentivo fiscal e um melhor planejamento a fim de facilitar a entrada de empresas em nosso Estado”, falou.

O novo deputado estadual disse que levará seus posiciona- mentos para o trabalho na Casa.

“A Assembleia ganhou um repre- sentante de direita, que vai lutar pela independência moral e éti- ca, pelo fim do relativismo, por um combustível mais barato, por

preços mais justos, e que vai lutar pelo Rio Grande do Norte”, disse Michael Diniz.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), parabenizou o

novo parlamentar e desejou su- cesso no trabalho ao novo mem- bro do Legislativo. “Que você pos- sa usar a energia da sua juventu- de, o ideal, o preparo, e acima de tudo a alimentação que vem do povo e dá energia ao político para debater ideias e projetos, sempre a favor do povo potiguar”, disse.

Natural de Campina Grande- -PB, Michael Diniz tem 27 anos e mora em Parnamirim desde que tinha cerca de 2 anos de idade. É formado em administração e cursa atualmente Enfermagem. Ele permanecerá na Casa duran- te os 120 dias de licença do de- putado estadual Kelps Lima. Mi- chael Diniz somou 7.773 votos no pleito de 2018, ficando atrás de Kelps Lima, Alysson Bezerra, Subtenente Eliabe e de Fernando Antônio Bezerra.

Como Eliabe já está no exer- cício do cargo em virtude da sa- ída de Alysson Bezerra, eleito prefeito de Mossoró, e Fernan- do Bezerra foi eleito prefeito de Acari, em 2020, Michael Diniz assumiu o mandato.

PL que regulamenta exploração de gás no RN é aprovado pela ALRN

Nova legislação regulamenta a exploração de gás canalizado no Estado

P

or unanimidade, a Assem- bleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou o projeto de lei nº 371/2021, que regulamenta a exploração de gás canalizado no Estado. A matéria, de autoria do Governo do Esta- do, segue para sanção da gover- nadora Fátima Bezerra (PT). A lei tramitava desde outubro do ano passado com a finalidade de re- vogar uma legislação vigente des- de 1993 e adaptá-la às normas fe- derais que agora estão em vigor.

“O projeto aprovado busca conferir maior segurança jurídica à exploração do serviço, em con- sonância com o programa federal Novo Mercado de Gás, que obje- tiva dinamizar o setor a partir da estruturação da figura do consu- midor livre de gás natural, além de normatizar a matéria dispon- do sobre os serviços de distribui- ção, comercialização e relaciona-

sos agentes que integram a ca- deia do mercado de gás natural.

Para Marcelo Rosado, diretor do MAIS RN, núcleo de pensa- mento e planejamento estraté- gico contínuo da FIERN, e in- tegrante do Fórum Potiguar do Petróleo e Gás, a nova lei “aten- de as necessidades do setor”. “Is- so é resultado de um esforço do conjunto do Fórum, do governo Estadual, do Poder Legislativo e das diversas entidades do setor que participaram do debate so- bre essa lei”, afirmou.

Ele disse que o Fórum de- terminou em 2020, a agenda de conscientizar as autoridades res- ponsáveis sobre a necessidade de desenvolvimento de uma lei adequada para o setor. “O resul- tado desse trabalho é que o RN assumiu o 2º lugar no ranking de cenários favoráveis para investi- mento no mercado de gás, o que é um ‘selo’ de validação da credi- bilidade do nosso estado nesse setor”, explicou.

O coordenador do MAIS RN, José Marinho, disse que “a apro- vação do projeto atende às ne- cessidades do mercado, dos in- vestidores e do próprio Estado. A aprovação de uma nova lei do gás é um dos pontos da Agenda Propositiva para o Desenvolvi- mento do RN, desenvolvida pe- lo MAIS RN e apresentada para o Governo do Estado em 2021”.  mento entre os diversos agentes

que integram a cadeia do mer- cado de gás natural”, ressaltou o líder governista na Assembleia e relator do projeto, deputado esta- dual Francisco do PT.

Segundo o relator, a matéria recebeu parecer positivo em to- das as comissões por onde trami- tou, a exemplo de Constituição,

Justiça e Redação (CCJ), de Ad- ministração, de Serviços Públi- cos, Trabalho e Segurança Públi- ca. Ele disse que foram acolhidas 27 emendas ao projeto original, todas dialogadas e fruto do con- senso possível entre o governo e outras instituições.

O objetivo da nova legislação é conferir maior segurança jurí-

dica à exploração do serviço, em acordo com o programa federal Novo Mercado de Gás, que obje- tiva dinamizar o setor a partir da estruturação da figura do con- sumidor livre de gás natural. Ela também tenta normatizar a ma- téria dispondo sobre os serviços de distribuição, comercialização e relacionamento entre os diver- Alessandra Bernardo

Repórter de Política

Referências

Documentos relacionados

Salgado Filho, 1555 Natal/RN CGC nº 08.334.385/0001- 35, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte

CANOPUS LOCAÇÃO, MANUTENÇÃO E CONSULTORIA LTDA, CNPJ 40.052.170/0001-34, torna público que recebeu do Instituto Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte

MARIA DO SOCORRO COUTO DE MORAIS, CPF: 567.001.484-72, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA

NILTON LIMA BARACHO, CPF: 302.949.404-72, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA, o pedido

CORTEZ ENGENHARIA LTDA., CNPJ: 10.505.311/0001-66, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA

POSTO SERTANEJO EIRELI, inscrito no CNPJ: 10.595.050/0001-12, torna público que está requerendo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte

A Prefeitura Municipal de Parelhas/RN, CNPJ sob nº 08.087.561/0001-81, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande

BRANDÃO SINTÉTICOS LTDA-ME, CNPJ sob o nº.: 12.659.486/0001-53, torna público que recebeu do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte –