• Nenhum resultado encontrado

Problema de estoque e roteirização com empacotamento bidimensional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Problema de estoque e roteirização com empacotamento bidimensional"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Problema de estoque e roteirizac¸˜ao com empacotamento bidimensional

Pedro Henrique Del Bianco Hokama Universidade Federal de S˜ao Carlos

hokama@ic.unicamp.br

Fl´avio Keidi Miyazawa Universidade Estadual de Campinas

fkm@ic.unicamp.br

Reinaldo Morabito Neto Universidade Federal de S˜ao Carlos

morabito@ufscar.br

RESUMO

Neste trabalho investigamos o problema de estoque e roteirizac¸˜ao com empacotamento bidimensional, no qual precisamos atender pedidos de diversos clientes em um horizonte de pla- nejamento. Os pedidos contˆem m´ultiplos produtos distintos e, para as entregas, s˜ao utilizados m´ultiplos ve´ıculos de uma frota homogˆenea. Tanto os produtos como os contˆeineres dos ve´ıculos s˜ao retˆangulos bidimensionais. O problema pode ser diretamente aplicado no transporte de bens e ainda n˜ao foi investigado na literatura.

Trata-se de um problema NP-Dif´ıcil, que envolve ainda encontrar empacotamentos para cada uma das rotas executadas pelos ve´ıculos, sendo esse tamb´em um problema NP-Dif´ıcil. Pro- pomos um algoritmo branch-and-cut, que utiliza programac¸˜ao linear inteira e programac¸˜ao por restric¸˜oes para encontrar boas soluc¸˜oes para o problema. Testes computacionais foram executados em instˆancias de pequeno e m´edio porte e mostram que o modelo h´ıbrido proposto ´e capaz de gerar soluc¸˜oes em tempos razo´aveis.

PALAVRAS CHAVE. Problema de estoque e roteirizac¸˜ao, Problema de empacotamento, Al- goritmo h´ıbridos.

ABSTRACT

In this paper we investigate the inventory-routing problem with two-dimensional loa- ding, in which it is required to attend orders from several clients in a planning horizon. The orders contains multiple products, and the deliveries are performed by multiple vehicles from a homoge- neous fleet. Products and the containers attached to the vehicle are two-dimensional rectangles.

The problem is highly applicable in the transport of goods and has not yet being investigated in the literature.

This is a NP-Hard problem, that requires to find a packing for each one of the routes performed by the vehicles, which is also a NP-Hard problem. We propose a branch-and-cut al- gorithm, using integer linear programming and constraint programming to find solutions to the problem. Computational tests were performed in small and medium sized instances and show that the proposed hybrid model is a able to find solutions in reasonable computational time.

KEYWORDS. Inventory-Routing Problem. Conteiner Loading Problem. Hybrid Models.

(2)

Introduc¸˜ao

Estamos investigando m´etodos para encontrar boas soluc¸˜oes para o problema de estoque e roteirizac¸˜ao com empacotamento bidimensional (Inventory-Routing Problem with Two-dimensional Loading- IRP2D). Nesse problema um fornecedor precisa atender as demandas de seus clientes (ou de seus pr´oprios pontos de vendas) em um determinado horizonte de planejamento utilizando um ou mais ve´ıculo. Tanto os produtos como os contˆeineres s˜ao considerados em formato bidimensional retangular, caso comum no empacotamento de itens grandes ou fr´ageis, ou ainda de produtos trans- portados em paletes. O objetivo do problema ´e minimizar os custos de deslocamento dos ve´ıculos e, para cada rota, encontrar um empacotamento dos itens dentro do contˆeiner. O empacotamento deve permitir que em cada visita os itens entregues possam ser retirados em um ´unico movimento sem a necessidade de se remanejar os itens restantes.

O problema de estoque e roteirizac¸˜ao na sua vers˜ao unidimensional (Inventory-Routing Problem- IRP). foi primeiramente apresentado por [Bell et al., 1983], desde ent˜ao o problema foi investigado com v´arias variantes. Recomendamos o trabalho de [Coelho et al., 2013] em home- nagem aos trinta anos do problema, onde os autores apresentam uma revis˜ao bibliogr´afica do IRP e suas variantes. No trabalho de [Coelho e Laporte, 2013] os autores apresentam algoritmos exa- tos para a resoluc¸˜ao de diversas variantes do problema. J´a no trabalho de [Archetti et al., 2007], heur´ısticas s˜ao apresentadas para o IRP.

Problemas que envolvem roteamento e empacotamento j´a foram estudados na literatura.

Para o problema de roteamento de ve´ıculos com empacotamento bidimensional um dos primeiros e principais trabalhos ´e apresentado por [Iori et al., 2007]. Mais recentemente o problema foi tra- tado por [Hokama et al., 2016] que apresenta um algoritmobranch-and-cututilizando programac¸˜ao linear inteira e programac¸˜ao por restric¸˜oes. Em ambos os trabalhos no sub-problema de empacota- mento bidimensional, rotac¸˜oes dos itens n˜ao s˜ao consideradas.

Dentro da tipologia apresentada por Coelho, estamos inicialmente interessados no pro- blema de estoque e roteirizac¸˜ao restrito, com horizonte de planejamento finito, de um fornecedor para muitos clientes, com roteamento m´ultiplo (onde cada rota pode atender mais de um cliente), entrega flex´ıvel (onde a quantidade de produtos entregue n˜ao ´e fixa) frota homogˆenea com m´ultiplos ve´ıculos, al´em da restric¸˜ao de empacotamento. A figura 1 apresenta um exemplo de instˆancia com trˆes clientes e dois per´ıodos no horizonte de planejamento, os itens precisam ser entregues at´e o per´ıodo em que s˜ao apresentados.

Figura 1: Exemplo de uma instˆancia com trˆes clientes e horizonte de planejamento de tamanho 2, os c´ırculos coloridos representam os clientes e pr´oximo a eles os itens dos pedidos em cada per´ıodo. O c´ırculo branco representa o dep´osito e pr´oximo a ele os ve´ıculos dispon´ıveis.

Por se tratar de um problema novo, n˜ao existem resultados ou instˆancias na literatura para esse problema, por isso comparamos as soluc¸˜oes obtidas apenas pela distˆancia da relaxac¸˜ao linear.

(3)

As instˆancias foram geradas aleatoriamente baseadas nas instˆancias para o problema roteamento de ve´ıculos.

Na pr´oxima sess˜ao explicamos o problema formalmente seguido pela formulac¸˜ao em programac¸˜ao linear inteira que estamos considerando para o problema. Posteriormente descrevemos o funcionamento do algoritmo de branch-and-cut proposto, incluindo o modelo de programac¸˜ao por restric¸˜oes (Constraint Programming- CP) que utilizamos para resolver o problema de empa- cotamento bidimensional. Por fim apresentamos os resultados computacionais obtidos com esse algoritmo, as conclus˜oes e poss´ıveis desdobramentos dessa pesquisa.

Definic¸˜ao do problema

O problema de estoque e roteirizac¸˜ao com empacotamento bidimensional (IRP2D), ´e bas- tante relevante para a distribuic¸˜ao e armazenamento de produtos que possuem alguma forma defi- nida. Contrastante com a vers˜ao cl´assica do problema que considera apenas uma dimens˜ao dos produtos, o que em geral ´e suficiente para transporte de gases, l´ıquidos e objetos em que o peso

´e mais restritivo que a forma deles, mas n˜ao ´e suficiente no transporte de produtos como caixas e paletes.

Na vers˜ao do problema que estamos interessados, consideramos que existem diferentes produtos, com diferentes dimens˜oes, que precisam ser entregues (m´ultiplos produtos). Para realizar as estregas est´a dispon´ıvel um certo n´umero de ve´ıculos que podemos usar (m´ultiplos ve´ıculos), estes s˜ao padronizados em possuem as mesmas dimens˜oes (frota homogˆenea).

Os clientes possuem pedidos (notas fiscais) que s˜ao compostos por diversos itens que devem ser entregues at´e um determinado per´ıodo de tempo. Pr´atica comum no transporte de cargas, esse pedido ´e indivis´ıvel e deve ser entregue em um ´unico caminh˜ao (no-split). A raz˜ao disso ´e que geralmente um pedido deve ser fechado em uma ´unica nota fiscal que pelas leis brasileiras devem transitar junto aos produtos nela contidos. Formalmente o IRP2D recebe como entrada:

• Um grafo n˜ao direcionado completo,G= (V, E), ondeV ={0, . . . ,|V|}.

• Um fornecedor representado pelo v´ertice0∈V.

• Uma func¸˜ao de custo para as arestas do grafo,c:E →Q.

• Um conjunto de v´erticesV0 =V\{0}representando os clientes.

• Uma lista de produtosB ={0, . . . ,|B|}oferecida pelo fornecedor.

• As dimens˜oes(l1b, lb2)do itemb∈B, que pode ser rotacionado.

• Uma ´area m´aximaAv, em cada clientev∈V0para estoque dos produtos.

• Um horizonte de planejamentoT.

• Uma demandadbv,t em cada clientev ∈ V0 de quantos itens do tipob ∈ B o cliente deseja receber at´e o per´ıodot.

• Um conjunto deKve´ıculos com um contˆeiner de dimens˜oes(W, H), com uma porta em um dos lados.

O objetivo ´e encontrar uma soluc¸˜ao de custo m´ınimo que deve atender as seguintes carac- ter´ısticas:

1. O fornecedor ´e um grande dep´osito e para todos os efeitos os estoques de produtos nele podem ser considerados ilimitados.

2. Cada ve´ıculo ´e capaz de atender uma rota por per´ıodo, saindo e retornando ao fornecedor, atendendo `a um subconjunto de clientes.

3. O estoque de cada cliente n˜ao pode ultrapassar a ´area de seu dep´osito.

4. As demandas de um cliente em um dado per´ıodo s˜ao consideradas um ´unico pedido, e devem ser entregues em um ´unico caminh˜ao.

(4)

5. Cada cliente s´o pode receber a visita de no m´aximo um caminh˜ao por per´ıodo, contendo um ou mais pedidos.

6. Os itens de uma rota devem ser empacotados no contˆeiner do ve´ıculo, podendo ser rotacio- nados 90 graus.

7. As dimens˜oes do contˆeiner n˜ao podem ser ultrapassadas.

8. Os itens n˜ao podem se sobrepor.

9. Em cada visita os itens devem ser descarregados com um ´unico movimento em direc¸˜ao a porta do contˆeiner (restric¸˜ao de descarregamento).

A Figura 2 apresenta uma soluc¸˜ao ´otima para a instˆancia do problema apresentado na Figura 1.

Figura 2: Exemplo de soluc¸˜ao ´otima para a instˆancia apresentada na Figura 1. No primeiro per´ıodo s˜ao utilizados dois ve´ıculos, um contendo os pedidos do primeiro per´ıodo para o cliente azul (mais a esquerda) e vermelho (mais acima), o outro ve´ıculo entrega todos os pedidos do cliente verde (mais a direita). No segundo per´ıodo apenas um ve´ıculo ´e necess´ario para entregar os pedidos restantes.

Formulac¸˜ao

Para formular o problema vamos considerar que as demandasdtv,bde um mesmo cliente em um mesmo per´ıodo s˜ao dadas por um ´unico pedidoφ. O pedidoφdeve ser entregue ao cliente v(φ)no per´ıodo t(φ)ou em qualquer per´ıodo anterior, desde que o conjunto de produtos j´a esto- cados no cliente n˜ao exceda o limite permitido. Para simplificar a notac¸˜ao, considere tamb´em que dbφ=dbv(φ),t(φ). O conjunto de todos os pedidos ´e representado pelo s´ımboloΦ.

Considere Φ(t) = {φ ∈ Φ|t(φ) ≤ t}, o conjunto de pedidos que podem ser atendidos no per´ıodo t e Φ(v, t) = {φ ∈ Φ|v(φ) = vet(φ) ≤ t}, o conjunto de pedidos do cliente v que podem ser atendidos no per´ıodot. Uma determinada sequˆencia de clientes com determinados pedidos associados a cada um deles, ´e chamado de rota. Uma rota ´e dita invi´avel se n˜ao existe um empacotamento dos respectivos produtos que respeite as restric¸˜oes consideradas. O conjunto de todas as rotas invi´aveis ´e definido comoR.

Iremos considerar as seguintes vari´aveis: Sejaxtke uma vari´avel que indica o n´umero de vezes que a arestae´e percorrida pelo ve´ıculokno per´ıodot. A vari´avel bin´ariay0tk assume valor 1 se o ve´ıculokexecuta uma rota no per´ıodote 0 caso contr´ario. Enquanto a vari´avelyvtkassume valor 1 se o ve´ıculokvisita o clientevno per´ıodote 0 caso contr´ario. Sejaqφtkuma vari´avel bin´aria que assume valor 1 se o ve´ıculokatende o pedidoφno per´ıodot.

(5)

min P

e∈E

P

k∈K

P

t∈T

cextke , (1)

subject to

P

b∈B

P

φ∈Φ(t)

(dbφl1bl2b)qktφ ≤W H ykt0 , k∈K, t∈T, (2) P

t≤t(φ)

P

k∈K

qφtk = 1, φ∈Φ (3)

qφtk ≤yv(φ)tk , φ∈Φ, k∈K, t∈T, (4) P

φ∈Φ(v,t)

P

k∈K

P

t0≤t

P

b∈B

(dbφl1bl2b)qφkt0 ≤Av, v∈V0, t∈T, (5) P

e∈δ(i)

xtke = 2yitk, i∈V, k ∈K, t∈T, (6) P

e∈δ0(V)

xtke ≤ P

i∈V

yitk−ytkm, V ⊂V, t∈T, k∈K, m∈ V, (7) P

e∈R

xtke + P

φ∈D

qφtk ≤ |R|+|D| −1, (R, D)∈ R, (8) xtke ∈ {0,1}, e∈E\δ(0), k∈K, t∈T, (9) xtke ∈ {0,1,2}, e∈δ(0), t∈T, (10) ytki ∈ {0,1}, i∈V, k∈K, t∈T, (11) qφtk ∈ {0,1}, φ∈Φ, k∈K, t∈T. (12) As desigualdades (2) garantem que em cada per´ıodot, a soma das ´areas dos itens dos pedi- dos atendidas pelo ve´ıculoK, n˜ao ultrapasse a ´area do contˆeiner, como veremos, essa desigualdade

´e redundante com a (8), mas ´e mantida por quest˜ao de performance.

As desigualdades (3) garantem que todo pedido ser´a atendido exatamente uma vez, por um

´unico ve´ıculo. As desigualdades (4) garante que um pedido de um cliente s´o pode ser atendido por um ve´ıculo que o visita. As desigualdades (5) garantem que a ´area utilizadas por todos os pedidos j´a atendidos mas em estoque no cliente n˜ao ultrapasse a ´area m´axima dispon´ıvel. As desigualdades de (6) e (7) garantem o grau e a conectividade das rotas. As desigualdades (8) garantem que a soluc¸˜ao n˜ao contenha nenhuma rota invi´avel. As demais linhas garantem a correta atribuic¸˜ao das vari´aveis.

Algoritmo branch-and-cut para o IRP2D

Na formulac¸˜ao apresentada, as linhas (7) e (8) apresentam cada uma um n´umero exponen- cial de desigualdades, por essa raz˜ao, para qualquer instˆancia n˜ao trivial ´e invi´avel inserir todas essas desigualdades no modelo. Propomos ent˜ao um algoritmobranch-and-cutonde essas desigualdades n˜ao s˜ao inseridas inicialmente. Ao inv´es disso resolvemos o modelo sem essas restric¸˜oes, que cha- mamos de modelo relaxado, utilizando um resolvedor de programac¸˜ao linear. O resolvedor utiliza um algoritmobranch-and-boundpara encontrar soluc¸˜oes inteiras para o modelo relaxado, chamare- mos essas desoluc¸˜oes parciais. Sempre que o resolvedor encontra uma soluc¸˜ao parcial, verificamos se ela viola alguma das desigualdades da linha (7) ou (8). Caso uma violac¸˜ao seja detectada, inseri- mos a desigualdade violada como umalazy constraint, que eliminar´a a soluc¸˜ao infact´ıvel. Ent˜ao o modelo ´e re-otimizado.

Umalazy constraint ´e uma desigualdade que necessariamente deve ser satisfeita para a corretude de uma soluc¸˜ao, por´em como raramente ela ´e violada podemos deixar para adiciona-la ao modelo somente quando for necess´aria. No nosso caso de todas as desigualdades (uma quantidade exponencial) apenas algumas s˜ao violadas durante a resoluc¸˜ao do modelo. A soluc¸˜ao final devolvida pelo resolvedor n˜ao pode violar nenhuma das desigualdades. Para verificar se uma soluc¸˜ao parcial viola uma dessas desigualdades precisamos de um algoritmo que as verifique.

(6)

Dois tipos de violac¸˜oes acontecem no modelo relaxado. A primeira ´e a presenc¸a de sub- ciclos, que n˜ao passam pelo dep´osito. Esse caso ´e conhecido na literatura por ocorrer na maioria dos modelos descritos para o problema do caixeiro viajante. Detectado um sub-ciclos que passa pelos v´erticesV ∈ V mas n˜ao passa pelo dep´osito, realizado pelo ve´ıculokno per´ıodo t, adicionamos para cadam∈ Va desigualdade:

X

e∈δ0(V)

xtke ≤X

i∈V

yitk−ymtk, V ⊂V, t∈T, k∈K,

Essa desigualdade tamb´em foi utilizada nos trabalhos de [Coelho e Laporte, 2013]

Quando nenhum sub-ciclo ´e detectado, ainda ´e necess´ario verificar cada uma das rotas daquela soluc¸˜ao parcial possui um empacotamento vi´avel. Descobrir se um determinado conjunto de itens pode ser empacotado em um contˆeiner tamb´em ´e um problema NP-Dif´ıcil, e por isso n˜ao se conhece um algoritmo de tempo polinomial que resolva o problema de forma exata. Nesse trabalho estamos propondo uma modelagem em Programac¸˜ao por Restric¸˜oes (Constraint Programming - CP) para resolver esse problema. O modelo deve permitir a rotac¸˜ao em 90 graus dos itens, bem como garantir que os itens podem ser descarregados em um ´unico movimento na direc¸˜ao da porta do contˆeiner.

Modelo em CP para o problema do empacotamento: Seja P o conjunto de coordenadas de discretizac¸˜ao no eixoX, eQo conjunto de coordenadas de discretizac¸˜ao no eixo Y. Seja ainda Di=l1i, li2as dimens˜oes do itemi.

Considere as vari´aveis inteirasxi eyi que indicam a posic¸˜ao(xi, yi) onde o itemiser´a posicionado. E as vari´aveis inteiraswi,hique indicam as dimens˜oes do itemiparalelas ao eixoX e ao eixoY respectivamente, de acordo com a rotac¸˜ao do item. Note que as vari´aveisxi eyiaqui n˜ao tem relac¸˜ao com as vari´aveis de roteamento. Atribu´ımos aos dom´ınios das vari´aveis:

xi∈P, yi∈Q, wi ∈Di, hi ∈Di. (13) As restric¸˜oes necess´arias para garantir que os itens n˜ao ultrapassam o limite do contˆeiner s˜ao dadas por:

xi+wi≤W, yi+hi ≤H. (14)

Al´em disso para garantir a n˜ao sobreposic¸˜ao de itens, para cada par de itensi, jque pertencem ao mesmo cliente, ou seja, que a ordem de descarregamento entre eles ´e indiferente, adicionamos a seguinte restric¸˜ao de n˜ao sobreposic¸˜ao:

xi+wi ≤xj ou yi+hi≤yj ou yj +hj ≤yi ou xj +wj ≤xi. (15) No caso de itens de diferentes clientes, considerando que o itemideve ser descarregado antes do itemj, adicionamos a seguinte restric¸˜ao:

xi+wi≤xj ou yj+hj ≤yi ou xj+wj ≤xi. (16) Al´em disso como permitimos rotac¸˜oes, ou seja, wi e hi s˜ao intercambi´aveis, se li1 6= li2 ent˜ao adicionamos:

wi 6=hi. (17)

(7)

Resultados Computacionais

Todo o c´odigo foi implementado em linguagem c++, compilado e executado em ambiente linux. O resolvedor de programac¸˜ao linear inteira utilizado foi o Gurobi 7.0.2, o resolvedor de programac¸˜ao por restric¸˜oes foi o CP Optimizer 12.5. Todo o c´odigo e intˆancias est˜ao dispon´ıveis em http://www.hokama.com.br/irp2d sbpo/.

Foram geradas instˆancias considerando 5, 10 e 15 clientes. Os itens foram gerados de maneira semelhante aquela utilizada por [Iori et al., 2007] para o problema de roteamento. Quatro classes de instˆancias foram geradas, s˜ao elasr ∈ {2,3,4,5}Em cada em cada per´ıodo, o n´umero de itens que cada cliente demanda ´e uniformemente sorteado em[1, r].

O n´umero de diferentes tipos de itens distintosBvariando emB ={5,10,15}. O n´umero de ve´ıculos dispon´ıveis ´e considerado aquele necess´ario para atender as demandas se apenas 50%

da ´area ´util do caminh˜ao for utilizada. O n´umero de per´ıodos considerados foi de 3, 5 e 7. As dimens˜oes do ve´ıculo s˜aoW = 20eH = 40. E as dimens˜oes dos itens seguem o trabalho de [Iori et al., 2007]

As tabelas 1, 2 e 3 apresentam os resultados obtidos para as instˆancias com trˆes, cinco e sete per´ıodos respectivamente. O tempo limite para a resoluc¸˜ao foi de 600 segundos, sendo que para verificar se uma rota possui um empacotamento vi´avel, s˜ao permitidos ao resolvedor de programac¸˜ao por restric¸˜oes 10 segundos.

Tabela 1: Resultados para um horizonte de planejamento de tamanho 3

V’ = 5 V’ = 10 V’ = 15

gap(%) time(s) gap(%) time(s) gap(%) time(s)

Class 2 B = 5 0,00 1,12 0,00 224,3 41,92 -

B = 10 0,00 0,86 0,00 107,08 36,47 -

B = 15 0,00 0,37 0,81 - 39,91 -

Class 3 B = 5 0,00 1,58 19,31 - 48,23 -

B = 10 0,00 0,82 17,53 - 42,24 -

B = 15 0,00 1,16 21,44 - 45,86 -

Class 4 B = 5 0,00 1,31 0,00 114,18 29,70 -

B = 10 0,00 1,2 9,68 - 42,85 -

B = 15 0,00 0,91 16,88 - 35,50 -

Class 5 B = 5 0,00 1,88 0,00 25,37 15,58 -

B = 10 0,00 0,91 0,00 21,32 11,82 -

B = 15 0,00 2,5 0,00 38,12 16,73 -

Conclus˜oes

Propomos um algoritmobranch-and-cutpara o problema de estoque e roteirizac¸˜ao com empacotamento bidimensional, e para o nosso conhecimento esse ´e o primeiro trabalho a aborda- lo. Os resultados computacionais indicam que essa ´e uma abordagem vi´avel para o problema, sendo capaz de obter soluc¸˜oes, ainda que com um gap, para todas as instˆancias testadas. O modelo apresentado pode contemplar diversas melhorias, como por exemplo, quebra de simetrias, cortes utilizados em problemas de roteamento, restric¸˜oes redundantes para o problema de empacotamento.

Al´em disso o modelo permite agregar, com certa clareza, outras restric¸˜oes comuns na pr´atica, como janelas de tempo, restric¸˜oes de capacidade (peso) dos ve´ıculos, restric¸˜oes de balanceamento de carga no empacotamento etc.

Referˆencias

Archetti, C., Bertazzi, L., Laporte, G., e Speranza, M. G. (2007). A branch-and-cut algorithm for a vendor-managed inventory-routing problem.Transportation Science, 41(3):382–391.

(8)

Tabela 2: Resultados para um horizonte de planejamento de tamanho 5

V’ = 5 V’ = 10 V’ = 15

gap(%) time(s) gap(%) time(s) gap(%) time(s)

Class 2 B = 5 0,00 2,63 23,65 - 55,59 -

B = 10 0,00 173,23 38,76 - 58,54 -

B = 15 0,00 79,8 27,73 - 60,70 -

Class 3 B = 5 0,00 178,77 23,21 - 49,41 -

B = 10 0,00 12,99 28,15 - 49,69 -

B = 15 0,00 243,56 26,41 - 45,98 -

Class 4 B = 5 0,00 2,15 27,49 - 59,77 -

B = 10 0,00 7,39 33,73 - 61,70 -

B = 15 0,00 72,52 34,08 - 61,21 -

Class 5 B = 5 0,00 4,98 7,55 - 46,79 -

B = 10 0,00 4,37 10,32 - 43,25 -

B = 15 0,00 13,1 10,15 - 38,55 -

Tabela 3: Resultados para um horizonte de planejamento de tamanho 7

V’ = 5 V’ = 10 V’ = 15

gap(%) time(s) gap(%) time(s) gap(%) time(s)

Class 2 B = 5 7,58 - 26,34 - 63,63 -

B = 10 10,34 - 29,56 - 56,97 -

B = 15 7,81 - 24,63 - 63,78 -

Class 3 B = 5 0,00 101,67 54,13 - 73,87 -

B = 10 11,60 - 61,43 - 71,95 -

B = 15 12,89 - 64,24 - 74,96 -

Class 4 B = 5 9,19 - 53,84 - 59,13 -

B = 10 0,00 294,58 55,87 - 66,42 -

B = 15 19,06 - 47,94 - 55,20 -

Class 5 B = 5 0,00 87,59 27,27 - 50,70 -

B = 10 0,00 62,2 23,90 - 43,46 -

B = 15 0,00 203,12 25,28 - 46,38 -

Bell, W. J., Dalberto, L. M., Fisher, M. L., Greenfield, A. J., Jaikumar, R., Kedia, P., Mack, R. G., e Prutzman, P. J. (1983). Improving the distribution of industrial gases with an on-line computeri- zed routing and scheduling optimizer.Interfaces, 13(6):4–23.

Coelho, L. C., Cordeau, J.-F., e Laporte, G. (2013). Thirty years of inventory routing. Transporta- tion Science, 48(1):1–19.

Coelho, L. C. e Laporte, G. (2013). The exact solution of several classes of inventory-routing problems.Computers & Operations Research, 40(2):558 – 565. ISSN 0305-0548. URLhttp:

//www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0305054812001773.

Hokama, P., Miyazawa, F. K., e Xavier, E. C. (2016). A branch-and-cut approach for the vehicle routing problem with loading constraints. Expert Systems with Applications, 47:1 – 13. ISSN 0957-4174. URLhttp://www.sciencedirect.com/science/article/

pii/S0957417415007009.

(9)

Iori, M., Salazar-Gonz´alez, J.-J., e Vigo, D. (2007). An exact approach for the vehicle routing pro- blem with two-dimensional loading constraints. Transportation Science, 41(2):253–264. URL http://pubsonline.informs.org/doi/abs/10.1287/trsc.1060.0165.

Referências

Documentos relacionados

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Além disso, se seu estado geral de saúde não for suficientemente bom para aguentar o procedimento e ficar deitado na mesma posição durante 3-4 horas, talvez você não seja

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

O objetivo proposto no presente trabalho foi avaliar a precisão das estimativas dos parâmetros de equações de predição da energia metabolizável (EM) do milho

Contudo, não é possível imaginar que essas formas de pensar e agir, tanto a orientada à Sustentabilidade quanto a tradicional cartesiana, se fomentariam nos indivíduos

Trabalhar com Blogs para auxiliar a aprendizagem de conteúdos matemáticos, ou desenvolver o pensamento geométrico com base nas técnicas de dobraduras não é algo

A two-way (eccentric versus concentric training) repeated measures (pre-training versus post-training) ANOVA, with a 5% significance level, was used to compare:

Resultados: Os parâmetros LMS permitiram que se fizesse uma análise bastante detalhada a respeito da distribuição da gordura subcutânea e permitiu a construção de