• Nenhum resultado encontrado

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE BIOLOGIA - 1º E 2º BIMESTRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE BIOLOGIA - 1º E 2º BIMESTRE"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE BIOLOGIA - 1º E 2º BIMESTRE

- 2017

Nome: ______________________________________ Nº______ 3ª Série _______

Data: Professor(a): Danilo, Glauco, Léa, Soraia e Thierry

Nota: ______________ (Valor 1,0)

APRESENTAÇÃO:

A estrutura da recuperação bimestral paralela do Colégio Pentágono pressupõe uma revisão dos conteúdos essenciais que foram trabalhados neste bimestre. O roteiro de recuperação vai auxiliá-lo a planejar e organizar seus estudos. Para isso, sugerimos que:

- Anote tudo o que tiver para fazer. Fazer um esquema pode ajudar.

- Faça um planejamento de estudos, estabelecendo um horário para desenvolver as diversas tarefas. Planejar significa antecipar as etapas que você precisa fazer e entregar; não deixe para depois o que pode ser feito hoje... - Estabeleça prioridades: onde você tem mais dúvidas? Como se organizar para resolvê-las?

- Para que você aproveite essa oportunidade, é necessário comprometimento: resolva todas as atividades propostas com atenção, anote em um caderno suas dúvidas e leve-as para as aulas de recuperação.

- Sempre que possível, aproveite a monitoria de estudos. Procure esclarecer todas as dúvidas que ficaram pendentes no bimestre que passou.

- Tudo o que for fazer, faça bem feito!

CONTEÚDOS ESSENCIAIS DO BIMESTRE:

Caro estudante, neste bimestre estudamos na Frente 1 os temas: Organização dos seres vivos e noções de bioenergética, Noções de núcleo e material genético, assim como Divisão celular (mitose, meiose e gametogênese).

Na frente 3, realizamos o estudo Classificação dos seres vivos, Taxonomia e cladogramas, protozoários e principais protozooses e Poríferos

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

Além dos conteúdos essenciais, citados anteriormente, no decorrer do bimestre tínhamos como objetivos de aprendizagem:

-Valorizar os conhecimentos sobre os animais, reconhecendo sua importância tanto para a identificação padrões na natureza como para o estabelecimento de um convívio harmonioso com os demais seres vivos.

-Compreender a complexidade de relações entre os seres vivos e o ambiente no ecossistema, reconhecendo o alto grau de interdependência que há entre os diversos componentes da biosfera

-Conhecer o fluxo de energia e de matéria na natureza, além dos ciclos biogeoquímicos, levando a uma reflexão sobre a utilização de recursos disponíveis.

ORIENTAÇÕES DE ESTUDO:

- Agora, leia com bastante atenção as propostas de trabalho apresentadas a seguir, pois elas propõem uma retomada da trajetória de seus estudos bimestrais e, assim, possibilitarão que você recupere sua aprendizagem e, consequentemente, sua média.

- É importante ressaltar que você precisará de muito empenho e dedicação na elaboração destas atividades, mas não estará sozinho nessa jornada porque terá o constante apoio de seu professor e também do monitor da área. - Não se esqueça de que a meta geral de todos os seus professores neste ano é o fortalecimento da postura de estudante.

- As atividades de estudo devem ser entregues de forma organizada em uma pasta, dentro de plásticos, de

acordo com a seguinte ordem:

1) Correção reflexiva das provas mensal e bimestral:

- Para cada questão errada ou meio certa, responder: o que eu errei? Por que eu errei? Qual a resposta correta? 2) Exercícios específicos:

- As questões devem ser respondidas em folha de fichário ou redação, com texto escrito à mão; - Não é necessária a cópia do enunciado das questões;

- Responda as questões de maneira mais completa possível;

(2)

2

Bons estudos!

EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS:

1º BIMESTRE

FRENTE 1:

NOÇÕES DE BIOENERGÉTICA E DE NÚCLEO, MATERIAL GENÉTICO, MITOSE, MEIOSE E GAMETOGÊNESE.

01. (PUCCAMP) A análise citogenética realizada em várias células de um mamífero permitiu elaborar o seguinte esquema:

a) Classifique os cromossomos em relação a posição do centrômero b) Qual é o tipo de genoma que essas células apresentam?

c) Dê um exemplo de tipo celular que apresenta esse genoma.

02. (IBMECRJ) O núcleo celular foi descoberto pelo pesquisador escocês Robert Brown, que o reconheceu como componente fundamental das células. O nome escolhido para essa organela expressa bem essa ideia: a palavra “núcleo”, de acordo com o dicionário brasileiro, significa centro ou parte central. A respeito da constituição e função do núcleo celular, julgue as afirmativas, como falsas ou verdadeiras e JUSTIFIQUE as falsas:

I. O núcleo só é encontrado em células eucariontes, portanto as bactérias não apresentam essa organela. I. Existem células eucariontes com um único núcleo, células com vários núcleos e outras células anucleadas. III. O núcleo abriga o código genético das células, uma vez que dentro dele se encontram os cromossomos

que contém a informação genética.

IV. A carioteca é o envoltório nuclear, que impede a troca de qualquer tipo de material entre o núcleo e o restante da célula.

03. (UFRRJ)

A figura acima representa o esquema de um corte longitudinal da região de crescimento de uma raiz. As células dessa região sofrem mitoses sucessivas que garantem o crescimento do órgão.

a) Quais são as células que estão na interfase? Cite uma característica desta fase.

b) Descreva o que ocorre com os cromossomos na fase esquematizada na célula número 7. c) Identifique, na figura, onde ocorre a citocinese, citando a principal característica dessa fase.

(3)

3 04. (FUVEST) Um grupo de células de mesmo tecido está em processo de divisão. Algumas fases desse

processo estão representadas a seguir.

a) Que tipo de divisão celular está ocorrendo? Justifique sua resposta.

b) Qual sequência de números indica a ordem em que acontecem as etapas sucessivas no processo da divisão? c) Em que etapa(s) está(ão) ocorrendo evento(s) que promove(m) variabilidade genética? Justifique sua resposta.

05. (G2) Em relação ao esquema a seguir, que representa o processo de espermatogênese humana, responda:

a) Como são denominadas as etapas II, III e IV, respectivamente?

b) Considerando-se que a célula 1 seja 2n = 16, quantos cromossomos terão as células numeradas de 2 a 6, respectivamente?

FRENTE 3:

TAXONOMIA E CLADOGRAMAS, PROTOZOÁRIOS, PROTOZOOSES E PORÍFEROS

06. (UPE-SSA 2 - ADAPTADA) Com base no cladograma simplificado dos vertebrados, responda.

a) O que significam as letras A, B e C?

(4)

4 c) Podemos afirmar que os táxons 1 e 4 formam um grupo parafilético? Justifique

07. (UFG) Os protozoários são organismos unicelulares e predominantemente heterotróficos, com maioria de vida aquática e apresentam diversificadas relações com os demais seres vivos. Esses organismos, embora

unicelulares, são complexos, pois desempenham todas as funções de animais pluricelulares, como a respiração, a alimentação e a reprodução. Em uma experiência laboratorial, protozoários coletados em uma represa foram colocados num recipiente com água do mar. Dessa forma, explique:

a) o que acontecerá a esses protozoários;

b) o mecanismo celular relacionado a essa experiência.

08. (UDESC) Há 100 anos o médico brasileiro Carlos Ribeiro Justiniano Chagas descobria o ciclo evolutivo completo da doença de Chagas. A principal forma de contaminação do parasito hoje no Brasil é via oral, por ingestão de alimentos contaminados. De acordo com o Ministério da Saúde, de 2000 a 2004 houve 57 casos da doença de Chagas aguda por transmissão oral. Esse número saltou para 254 entre 2005 e 2007. A maioria dos casos está na Amazônia Legal. A doença atinge também países que não têm o transmissor, como Canadá, Japão e Austrália, em razão da imigração.

[< http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=3945&bd=1&pg=1&lg > Acesso em 17 set. 2009]

a) No ciclo evolutivo da doença de Chagas, em que estágio e órgão ocorre a multiplicação das formas epimastigotas do parasito?

b) A teníase, a malária, a cisticercose, a filariose e a leishmaniose são doenças parasitárias de humanos. Quais delas são causadas por protozoários?

09. (UFTM) Cada ano avançava um punhado de léguas, mais perto, mais perto, pertinho, fazendo medo no povo...

da “tremedeira que não desamontava” – matando muita gente. [...] O mosquito fêmea não ferroa de dia; está dormindo, com a tromba repleta de maldades; [...] E o anofelino é o animal que canta mais bonito, na terra bonita onde mora a doença. [...] Primo Ribeiro parece um defunto – sarro de amarelo na cara chupada, olhos sujos, desbrilhados, e as mãos pendulando, compondo o equilíbrio, sempre a escorar dos lados a bambeza do corpo. Mãos moles, sem firmeza, que deixam cair tudo quanto ele queira pegar. Baba, baba, cospe, cospe...

(João Guimarães Rosa. Sagarana, 2001. Adaptado.)

a) A qual doença o excerto de Sagarana faz referência? Transcreva o trecho que confirma sua resposta. b) Explique por que essa doença apresenta sintomas como “tremedeira” e “cara amarela”, respectivamente. 10. (G1) De que maneira se alimentam as esponjas, já que não possuem um sistema digestivo especializado? Explique utilizando os tipos celulares adequados.

2º BIMESTRE

Frente 1: Estrutura química das proteínas e suas funções nos seres vivos

01. (Unesp 2008) Em abril de 2007, astrônomos suíços, portugueses e franceses descobriram um planeta semelhante à Terra fora do sistema solar, o Gliese 581c. A descoberta desse planeta representa um salto da ciência na busca pela vida extraterrestre, visto que os cientistas acreditam que há água líquida em sua superfície, onde as temperaturas variam entre 0 °C e 40 °C. Tais condições são muito propícias à existência de vida. Por que

a água na forma líquida e temperaturas entre 0 °C e 40 °C são propícias para a existência da vida tal como a

conhecemos?

2. (Ufal 2006) Considere uma enzima que naturalmente atue à temperatura de 36 °C. Explique a consequência do

aumento de temperatura sobre a atividade dessa enzima.

3. (Unesp 2003) São muitas as lojas que vendem animais exóticos para serem criados em casa como animais de estimação. Em uma dessas lojas, lagartos eram expostos em caixas de vidro, nas quais havia uma lâmpada acesa.

a) Qual a razão da lâmpada na caixa em que está colocado o animal? Este procedimento tem alguma relação com algo que o animal experimenta em seu ambiente natural?

b) Se esta caixa fosse deixada na vitrine, diretamente sob luz solar intensa, durante todo o dia, haveria prejuízo ao lagarto?

(5)

5

Frente 2: Evidências de evolução, Teorias evolutivas e especiação. Conceitos

ecológicos, fluxo de energia e matéria nos ecossistemas, pirâmides ecológicas,

dinâmica populacional, relações ecológicas e sucessão ecológica.

4. (Unicamp 2017)

A figura acima mostra duas reações perante os insetos mencionados, sob pontos de vistas diferentes.

a) Construa uma teia alimentar completa que inclua os organismos retratados na figura.

b) Considerando que insetos são, em geral, pobres em gorduras e açúcares, qual é a principal fonte de energia oriunda da ingestão de formigas? O que acontece com esse nutriente no estômago humano?

5. (Uel 2017) Leia o texto e analise, a seguir, a representação gráfica de duas curvas de crescimento populacional 1 e 2 ao longo do tempo.

Não há exceção à regra segundo a qual organismos aumentam em uma taxa tão elevada que, se não forem destruídos, a Terra logo seria coberta pela progênie de apenas um par.

Adaptado de: DARWIN, C. A origem das espécies. Feedbooks, 1872. p. 73. Disponível em: <www.feedbooks.com>. Acesso em: 20 jun. 2016.

Com base nessas informações, responda aos itens a seguir.

a) Explique o que significam as curvas 1 e 2 e qual delas melhor representa a ideia de Charles Darwin expressa no texto.

b) Sabe-se que o crescimento populacional é determinado por taxas. Cite três exemplos de taxas que interferem no tamanho de uma população ao longo de um período de tempo.

6. (Ufpr 2017) Uma espécie de inseto foi introduzida acidentalmente em uma ilha, levando a um rápido

crescimento populacional. Para entender as consequências dessa introdução, pesquisadores monitoraram essa população ao longo do tempo, como representado na figura abaixo. Após o crescimento inicial, a população estabilizou-se em um tamanho de aproximadamente 1.000 indivíduos.

(6)

6 Após 40 anos de sua introdução, um programa de controle dessa espécie foi implementado, no qual um animal que se alimenta desse inseto foi liberado na ilha, como parte de uma ação de controle biológico. Como resultado, houve o colapso da população do inseto invasor após poucas gerações.

Considerando os tipos de interações ecológicas que podem ser ilustrados a partir do enunciado acima, responda:

a) Que interação ecológica foi responsável pela estabilização da população da espécie de inseto mencionada? Explique como ela atua.

b) Que tipo de interação ecológica levou ao declínio da população desses insetos? Explique sua resposta.

7. (Uscs - Medicina 2016) Nesta semana, vieram à tona as primeiras fotografias de uma nova ilha que se formou no sul do oceano Pacífico, depois da erupção de um vulcão submarino no arquipélago polinésio de Tonga.

a) Espera-se que, com o passar dos anos, essa ilha desenvolva um ecossistema a caminho de uma comunidade clímax. Caso isso ocorra, o processo poderia ser classificado como sucessão primária ou como sucessão secundária? Justifique sua resposta, explicando a diferença entre sucessão primária e sucessão secundária. b) No processo de sucessão, quais são os organismos que primeiro se instalam em solos rochosos e quais são os

organismos que primeiro se instalam em solos arenosos?

8. (Fuvest 2015) Analise o gráfico abaixo, relativo à mortalidade de fêmeas férteis do camarão-da-areia (Crangon

(7)

7 a) Qual dos seguintes conceitos – ecossistema, hábitat, nicho ecológico – está implícito nesse gráfico?

b) Os dados de mortalidade representados nesse gráfico referem-se a que nível de organização: espécie, população ou comunidade?

c) Temperatura e salinidade são fatores abióticos que, nesse caso, provocaram mortalidade das fêmeas do camarão da areia. Cite dois fatores bióticos que também possam produzir mortalidade.

9. (Fac. Santa Marcelina - Medicin 2017) As figuras ilustram dois órgãos homólogos: uma asa de morcego e uma nadadeira de baleia.

a) O que são órgãos homólogos?

b) Por que os órgãos homólogos são considerados evidências da evolução biológica? Cite outra evidência evolutiva que não seja homologia entre órgãos.

10. (Unesp 2017) Leia a transcrição da notícia dada pela apresentadora de um programa de variedades da televisão brasileira.

No fim de semana passado uma criança caiu dentro da jaula de um gorila no zoológico de Cincinatti, nos Estados Unidos. Para salvar a criança, o animal foi morto com um tiro. [...] Apesar de trágico, o episódio trouxe à tona o interesse pelo comportamento desses ancestrais que são tão próximos dos humanos.

http://g1.globo.com/fantástico, 05.06.2016.

Na frase que encerra essa notícia, a apresentadora faz duas afirmações: que os gorilas são ancestrais dos Humanos e que há proximidade entre essas espécies.

A afirmação sobre os gorilas serem ancestrais dos humanos está correta? Justifique sua resposta, apresentando um argumento fundamentado na biologia evolutiva que indique se está certa ou se está errada.

No que se refere à segunda afirmação, explique, considerando os dados sobre parentesco genético obtidos pela biologia molecular, o que significa dizer que essas duas espécies são próximas.

11. (Pucrj 2016) O Istmo do Panamá é uma porção estreita de terra, situada na América Central, que faz a ligação entre as Américas do Norte e do Sul. Seu surgimento, há cerca de três milhões de anos, além de permitir a

(8)

8 ligação entre esses dois continentes, interrompeu a conexão entre os Oceanos Atlântico e Pacífico até então existente no local. Em diferentes grupos de animais marinhos foram reportados casos de especiação atribuídos ao surgimento do Istmo do Panamá.

a) Qual tipo de especiação parece ter ocorrido nesses casos?

b) Explique de que forma o surgimento do Istmo do Panamá teria iniciado esses processos de especiação.

12. (Ufjf-pism 3 2015) As modificações acarretadas pela evolução podem levar milhares de anos para que possam ser notadas em alguns macro-organismos, mas, por outro lado, pode ser um processo mais rapidamente notado, como o verificado em bactérias e vírus, devido ao ciclo de vida curto desses micro-organismos.

a) Cite uma das três principais observações feitas por Darwin que o levou a criar a Teoria da Seleção Natural. b) Com base na Teoria da Seleção Natural, explique por que certo antibiótico deixou de ser eficiente para uma

determinada bactéria que causa uma doença no ser humano e que, no início do tratamento, essa bactéria era sensível ao antibiótico.

c) Como se apresenta, em termos de crescimento populacional, o potencial reprodutivo virótico e bacteriano? Qual é a razão da diferença desse potencial?

13. (Uerj 2013) Segundo a perspectiva de alguns cientistas, as mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global podem estar provocando mudanças nos processos adaptativos de seres vivos.

Justifique essa perspectiva com base nas seguintes propostas: — teoria evolutiva de Lamarck;

— neodarwinismo.

Frente 3: zoologia, características dos filos molusca, anellida e artrópoda.

14. (Unisa - Medicina 2017) Analise os seguintes animais invertebrados.

a) Qual desses animais possui uma estrutura que, visivelmente, dificulta a ação de um predador? Cite outra vantagem que essa estrutura traz ao animal em questão.

b) O minhocuçu e o caracol são animais celomados e a planária é um animal acelomado. O que é celoma e qual a importância do líquido contido em seu interior?

15. (Uema 2016) Anatomicamente, os insetos são bastante uniformes com apêndices, cabeça, tórax e abdômen, e a presença de um exoesqueleto. À medida que o animal vai crescendo, ocorre o rompimento desta “carapaça” em algum ponto do corpo do animal e essa estrutura é comumente encontrada abandonada. O gráfico abaixo mostra as linhas A e B, que representam curvas de crescimento de organismos.

(9)

9 Considerando o gráfico, indique a curva (A ou B) que define corretamente o crescimento dos insetos. Justifique sua resposta, analisando comparativamente as duas curvas.

16. (Unicid - Medicina 2016) Lesma, caracol, lula e polvo pertencem ao Filo Mollusca.

a) Quais os dois tipos de sistema circulatório encontrados nos animais citados?

b) As lesmas e os caracóis deixam um rastro viscoso por onde se locomovem. A lula e o polvo expelem um jato de tinta em determinadas situações. Explique as vantagens adaptativas destas duas ações.

POSTURA DE ESTUDANTE: Organização do material

Inicialmente, verifique se todas as fichas de estudo do bimestre estão arquivadas em seu caderno ou em sua pasta. Ter o material completo e organizado são condições essenciais para o desenvolvimento dos estudos.

Registro no caderno

Reveja suas anotações de aula. Você conseguiu garantir os registros mínimos de cada conteúdo? Reflita sobre isso e, se necessário, complete suas anotações e anexe-as ao final deste roteiro.

Reflexões sobre os estudos – anexar na pasta de atividades

Minhas atitudes Nunca Às vezes Muitas vezes

Distraio-me com facilidade

Esqueço-me rapidamente do que li

Desisto de continuar a estudar quando não compreendo o que leio Quando tenho que estudar um texto, primeiramente faço uma

(10)

10 Depois de fazer uma primeira leitura do texto, tento identificar

as ideias principais de cada parágrafo

Sublinho as partes mais importantes dos textos que leio

Anoto as dúvidas para pedir ajuda

Faço resumos, esquemas ou mapas conceituais do texto que li

Como vou estudar?

Respostas que ajudam pouco Respostas que ajudam muito Ler o livro e as anotações de aula de Biologia - fazer resumos;

- pedir ajuda ao professor; - pedir ajuda ao monitor;

- rever as correções de exercícios; - reorganizar minhas anotações;

- copiar a matéria que perdi quando faltei; - estudar com meus colegas após as aulas.

Dificuldades na avaliação (percepção do aluno)

Interpretação Compreensão Produção de Erros Não houve dificuldade

dos textos e Conteúdo

das perguntas ortográficos relevante

documentos respostas

Dificuldades na avaliação (percepção do professor)

Interpretação

Compreensão Produção de Erros Não houve dificuldade

dos textos e Conteúdo

das perguntas ortográficos relevante

documentos respostas

Referências

Documentos relacionados

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

No presente trabalho é relatada a ocorrência de uma nova espécie de Corazuphium no Brasil, encontrada na Gruta do Gonçalo, no município de Campo Formoso, Bahia.. A nova espécie

No presente trabalho é relatada a ocorrência da terceira espécie troglóbia de Palpigradi do Brasil, encontrada na Gruta da Morena, no município de Cordisburgo, Minas Gerais.. Esta

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Nesta nota técnica, pesquisadores do Climate Policy Initiative/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CPI/ PUC-Rio) analisam a tramitação legislativa do projeto da

This is an especially good opportunity to define at what point a Preliminary Environmental License must be obtained, who must obtain it – the government or the concessionaire, and

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe