• Nenhum resultado encontrado

PROVA MULTIDISCIPLINAR I Matemática, Ciências, Filosofia e Arte

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA MULTIDISCIPLINAR I Matemática, Ciências, Filosofia e Arte"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

a

1

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II

SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO

8º ano

Ensino Fundamental

2º bimestre de 2016

PROVA

MULTIDISCIPLINAR I

Matemática, Ciências, Filosofia e Arte

Aluno: ____________________________________________________________________ Série: 8º ANO Turma: ________________ Data: 25 de maio de 2016

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

1. Leia atentamente todas as questões antes de respondê-las. Caso o caderno de provas esteja incompleto ou com defeito, solicite ao fiscal de sala outra prova.

2. Cada disciplina contém 06 (seis) questões do tipo A (Certo ou Errado) e 04 (quatro) do tipo B (múltipla escolha).

3. Nos itens do tipo A, deve-se marcar no cartão de respostas o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o código E, para o que julgar ERRADO.

4. Os itens do tipo B são de múltipla escolha e possuem UMA ÚNICA alternativa a ser assinalada em campo apropriado. 5. O cartão de resposta deve ser preenchido apenas com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

6. Durante a prova não se comunique com outros alunos, nem se levante sem autorização do fiscal de sala.

7. As provas são individuais e sem consulta. Não será permitido o uso de calculadoras e quaisquer tipos de aparelhos eletrônicos de comunicação ou cálculo.

8. Atenção ao preencher o Cartão Resposta.

9. O prazo para apresentação de recurso será de 48 horas a contar da divulgação do gabarito provisório.

10. Recebimento de recursos da MULTIDISCIPLINAR, SOMENTE pelo site do CMDPII, seguindo o prazo acima previsto. 11. Estudo e concentração são fundamentais para um bom desempenho.

(2)

P á gin a 2

Matemática

Sobre tudo que foi estudado este ano e buscando seu conhecimento de anos atrás responda os itens 1 ao 6 abaixo, marcando C para as afirmativas CORRETAS e E para as ERRADAS. 1) O perímetro da figura abaixo é dado pelo

polinômio .

2) O grau de um polinômio é dado pela soma dos expoentes de sua parte literal, logo o polinômio é .

3) Desenvolvendo os produtos notáveis e reduzindo os termos semelhantes da expressão



 

2

5

3

3

ab

ab

ab

obteremos um binômio de grau 2.

4) O número de diagonais de um polígono convexo é

dado pela

,

nesta ordem, onde

. Sendo assim o número de diagonais de um dodecágono (polígono de 12 lados) é igual a 108.

5) A área escura da imagem a seguir é expressa pelo binômio . RASCUNHO 𝑥 𝑥 4 𝑘 𝑘

(3)

a

3

6) Supondo que as dimensões da quadra de basquete do ginásio sejam as destacadas abaixo, o polinômio que representa a ÁREA da quadra é .

7) Sabendo que , e 4 , o polinômio resultante de é:

Assinale a ÚNICA alternativa CORRETA a) .

b) . c) . d) .

8) O polinômio que expressa a área da figura abaixo é:

Assinale a ÚNICA alternativa CORRETA:

a) b) c) d) .

9) O professor Gilberto, durante a explicação de Polinômios, dividiu a turma em três equipes, elegendo um representante para cada equipe ( ). Cada equipe recebeu um envelope contendo uma expressão algébrica a ser reduzida. Distribuídos os envelopes, o professor marca um tempo para redução das expressões pelas equipes junto a seus

RASCUNHO 𝑦 𝑦 𝑦 𝑦 𝑦 𝑥 𝑦

(4)

P

á

gin

a

4

ordem crescente dos polinômios obtidos de acordo com a quantidade de termos do polinômio encontrado (Binômio, Trinômio e polinômios). Desta forma a ordem correta das equipes será:

Assinale a ÚNICA alternativa CORRETA:

a) b) c) d)

10) O polinômio que representa a soma dos volumes das figuras abaixo é:

Assinale a ÚNICA alternativa CORRETA:

a) 6x37x23x b) 10x3 7x2 3x c) 7x37x23x d) 7x34x23x RASCUNHO 𝒂 𝟐𝒂 𝟑 𝒂𝟑 𝟐𝒂𝟐 𝟐 𝟓𝒂(𝒂𝟐 𝟏)

𝒎𝒆𝒈𝒂

𝑮𝒂𝒎𝒂

𝟑𝒚(𝒚𝟒 𝟑𝒚 𝟕) [ 𝟓𝐲𝟐 𝟐 𝟖 𝟗𝐲𝟑 𝟐𝟏𝐲 𝟖]

𝑫𝒆𝒍𝒕𝒂

𝟐𝒙𝟐 𝟑𝒙 𝟏 – [(𝟓𝐱𝟐 𝟑𝐱) (𝐱 𝟖𝐱 )]

(5)

a

5

Ciências

Texto I

Familiarizar as crianças com vegetais é a melhor forma de tornar a alimentação mais saudável Não adianta 'esconder' vegetais na refeição dos filhos. Para transformar a alimentação saudável em hábito, as crianças precisam conhecer o que estão comendo.

Para fazer com que seus filhos sigam uma alimentação saudável, os pais desenvolvem as mais diferentes estratégias, como por exemplo, acrescentar alguns vegetais nos lanches das crianças sem que elas percebam. No entanto, segundo concluíram pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, essa técnica nem sempre é eficaz, já que os jovens não sabem que estão consumindo esse tipo de alimento e, portanto, não desenvolvem o hábito ao longo da vida. A aceitação dos filhos em relação a uma comida saudável, então, não depende de eles serem avisados ou não da presença de verduras e legumes no prato, mas sim da frequência com que esses alimentos são expostos às crianças. Esses resultados foram publicados na edição deste mês do periódico Journal of Nutrition Education and Behavior.

Com base no texto e nos conhecimentos estudados em sala, julgue os itens abaixo e escreva C para as alternativas CORRETAS e E para as ERRADAS. 11) A água é essencial para que nosso corpo

funcione adequadamente, pois desempenha em nosso organismo importantes funções como na formação do bolo alimentar.

12) Os nutrientes não são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

13) As vitaminas fazem parte da estrutura da célula e regulam o funcionamento do corpo.

14) De acordo com a função desempenhada pelos nutrientes no organismo podemos classificá-los em construtores, energéticos, reguladores e mistos.

15) Os nutrientes podem ser classificados de acordo com o seu tamanho em macronutrientes e micronutrientes.

16) Alimentos construtores ou plásticos são utilizados na formação de novas células, crescimento do organismo, ou na substituição de células mortas. Os principais nutrientes construtores são lipídios e carboidratos.

17) A figura abaixo representa um teste para fazer comparações do material genético entre os indivíduos. Com base nos trechos de DNA das crianças é possível identificar se o filho I, II ou II é filho do casal. Considerando o que está representado na imagem, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.

a) O individuo numero I é o filho do casal. b) O individuo numero II é o filho do casal. c) O individuo numero III é o filho do casal. d) Nenhum dos três indivíduos poderia ser filho

do pai.

18) Observe o heredograma abaixo. Ele representa uma característica da família de João e Maria, que um pesquisador pretende estudar.

Aa Aa Aa

(6)

P

á

gin

a

6

Baseado no exposto e nos conhecimentos sobre genética assinale a ÚNICA alternativa INCORRETA: a) Os pais de João são homozigotos

recessivos para essa característica. b) O genótipo de Maria é Aa.

c) A filha de João e Maria é recessiva para essa característica.

d) Se João e Maria pretenderem ter outro filho(a), a probabilidade deste filho(a) ter o genótipo Aa é de ou 50%.

19) Gregor Mendel (1822 – 1884), monge e

pesquisador austríaco,é conhecido como o “pai da genética” e fez muitos estudos a respeito da hereditariedade. Na segunda metade do século XIX, Mendel fez experimentos com plantas de ervilhas e descobriu a existência de fatores que determinam as características hereditárias. Baseado no exposto e na ilustração abaixo que representa o experimento mendeliano assinale a ÚNICA alternativa INCORRETA:

a) Mendel usou ervilhas em seus estudos porque eram baratas, ocupavam pouco espaço e têm geração curta

.

b) Ele recolhia o pólen da flor de um pé de ervilha com as características que ele desejava estudar. Então, esse pólen, era transferido para a flor de outra planta.

c) Mendel ao fazer experimentos com ervilhas descobriu fatores que determinam as características hereditárias. Porém estes não eram passados aos seus descendentes

.

d) Mendel estudou a transmissão de várias características das ervilhas como forma da ervilha, cor da vagem, posição da flor , etc.

20) O albinismo, a ausência total de pigmento é devido a um gene recessivo. Um homem e uma mulher planejam se casar e desejam saber qual a probabilidade de terem um filho albino. O que você lhes diria se:

I. Embora ambos tenham pigmentação normal, cada um tem o alelo para o albinismo;

II. o homem é um albino, a mulher é normal mas o pai dela é albino;

III. o homem é albino e na família da mulher não há albinos por muitas gerações. As respostas para estas três questões, na seqüência em que foram pedidas, são:

Assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.

a) 50%; 50%; 100%. b) 25%; 50%; 0%. c) 100%; 50%; 0%. d) 0%; 25%; 100%.

Filosofia

Tendo como base o conteúdo apresentado ao longo do bimestre, julgue os itens abaixo, marcando C para as alternativas CORRETAS e E para as ERRADAS.

21) O Empirismo foi um grande aliado da ciência, pois graças à valorização das experiências e do conhecimento científico, o homem passou a buscar resultados práticos.

22) Para Locke quanto mais se conhece as leis da natureza mais a domina e a utiliza para o seu beneficio.

23) Sendo uma teoria que se opõe ao racionalismo, o empirismo critica a metafísica e ideias baseadas em princípios religiosos.

24) Kant afirma que quando observamos um objeto , quando vemos, tocamos ou escutamos algo, apenas recebemos impressões de maneira passiva, e isso já garante seu entendimento e conhecimento.

25) O pensamento de Berkeley foi um modo original de afirmar o materialismo da filosofia empirista ao negar a validade da experiência sensível. 26) As ideias inatas, juntamente com a experiência

sensível, são fatores indispensáveis para o acesso ao conhecimento de acordo com o Empirismo.

(7)

a

7

27) A doutrina segundo a qual todo conhecimento provém unicamente da experiência, que pode ser captada do mundo externo pelos sentidos, descartadas as verdades reveladas, transcendentes e inatas.

O conceito acima refere-se de forma CORRETA a qual termo?

a) Racionalismo imaterial. b) Empirismo.

c) Experiencia sensivel.

d) Percepção.

28) Durante o bimestre vimos que diferentes filósofos defenderam a ideia de que o conhecimento se dá através da experiência. Apesar de buscarem o mesmo objetivo suas teorias possuem diferentes embasamentos teóricos. Baseado na informação acima, assinale a ÚNICA alternativa INCORRETA no que se refere ao embasamento teórico dos filósofos estudados:

a) Locke defendia que todo o ser humano adquire ideias, noções ou conceitos durante a vida por meio dos sentidos.

b) Hobbes defendia que a razão não seria uma manifestação da substância pensante como diria Descartes. Seria, antes, uma função ou capacidade presente em outros animais, mas que teria desenvolvido em maior intensidade no ser humano.

c) Berkeley defendia que a existência de substâncias materiais fora da mente era apenas uma suposição.

d) Hume afirmava que a ciência humana deveria ter como fundamento ideias que tivessem além da experiência como faziam a filosofia escolástica e o pensamento aristotélico.

29) A corrente filosófica, o filósofo e a teoria que defendem ser a experiência fonte do conhecimento, são respectivamente:

Assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.

a) Empirismo imaterialista, Locke, ideias abstratas.

b) Empirismo, Kant, ideias simples e complexas.

c) Empirismo, Locke, experiência sensível. d) Empirismo, Locke, substância pensante e

30) Quanto às condições da sensibilidade, consideradas por Kant como requisitos para que haja fenômenos, podemos afirmar:

Assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.

a) É responsável pela assimilação do conhecimento, trata-se da consciência e da mente, sem o qual não alcançamos o conhecimento.

b) São as condições, a priori e a posteriori, que organizam primeiramente o que deve passar pela experiência e o que é conhecido de imediato.

c) O nosso intelecto ou entendimento, é o responsável pelas maneiras com as quais pensamos as sensações recebidas.

d) Trata-se do espaço e do tempo, requisitos indispensáveis para que haja fenômenos ou representações.

Arte

Arte conceitual foi um movimento que teve o seu desenvolvimento na Europa, Estados Unidos e na América Latina. Em relação a este estilo de arte, julgue os itens 31 a 33, assinalando C para as alternativas CORRETAS e E para as ERRADAS. 31) A arte conceitual atua com a ênfase nas ideias e

nos conceitos propostos pelos artistas, problematizando as concepções tradicionais da arte, levando em consideração a experiência e o processo de pesquisa.

32) Existe uma exigência implícita na arte conceitual para que o artista realize a obra por inteiro com as próprias mãos, não sendo permitida a participação de terceiros na produção. Isso é justificado pelo fato de que se houver participação de outras pessoas, haverá co-autoria.

33) A arte conceitual busca romper com a condição estática da pintura e da escultura, apresentando a obra como um objeto móvel, que não apenas traduz ou representa o movimento, mas está em movimento.

(8)

P

á

gin

a

8

Em relação à performance e à videoarte, julgue os itens 34 a 36, assinalando C para as alternativas CORRETAS e E para as ERRADAS. 34) A videoarte é uma modalidade interdisciplinar que tem a obrigatoriedade de combinar teatro, música e poesia.

35) Considera-se performance a expressão artística que utiliza vídeos em diferentes formatos para a produção de obras de arte.

36) A performance tem sempre a finalidade de representar um personagem determinado anteriormente, logo precisa ser muito bem preparada e ensaiada, assemelhando-se assim, às artes cênicas.

37) Desde os tempos mais primórdios, o homem conhece a importância do desenho para a evolução e o estudo de nossa espécie. É através das pinturas feitas nas cavernas e nos muros mais antigos que os estudiosos podem definir características da vida de nossos antepassados. Hoje em dia, porém, muitas pessoas definem os desenhos ao ar livre como sujeira. O nome “grafite” tem origem no italiano “graffito”, palavra usada para designar os desenhos de épocas remotas, feitos em paredes. “Graffite”, por sua vez, é o plural de “graffito” e serve para designar as imagens elaborados ao ar livre em geral:

Fonte: <http://www.artistasnarua.com.br/textos/grafite-e-pichacao> com adaptações. Assinale a ÚNICA alternativa CORRETA:

a) O Grafite é uma inscrição com a utilização estética composta apenas por desenhos, sendo que as palavras são consideradas pichação e vandalismo, previstas como infração.

b) Sempre é realizado em suporte normalmente previsto para esta finalidade e geralmente não possui autoria definida.

c) Atualmente o grafite é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais.

d) Os grafites contemporâneos não são caracterizados como atividade de pintura, em virtude dos suportes e ferramentas utilizados. 38) Relacione as tendências artísticas às

características correspondentes:

1 – Glitch Art; 2 – Arte Conceitual; 3 – Arte Cinética; 4 – Arte Óptica

( ) o movimento constitui o princípio de estruturação, ele rompe com a condição estática

da pintura, apresentando a obra como um objeto móvel. Ele não apenas traduz ou representa o movimento, mas está em movimento.

( ) o mais importante são as ideias, a execução da obra fica em segundo plano e tem pouca relevância. Além disso, caso o projeto venha a ser realizado, não há exigência de que a obra seja construída pelas mãos do artista.

( ) o olhar, convocado a transitar entre a figura e o fundo, a passear pelos efeitos de sombra e luz produzidos pelos jogos entre o preto e o branco ou pelos contrastes tonais, é fisgado pelas artimanhas visuais e ilusionismos.

( ) é a apropriação de imagens criadas a partir de erros de dados ou códigos de máquinas. Esses erros podem ocorrer em vídeos, imagens, arquivos com textos, videogames, etc.

Marque a ordem CORRETA: a) 2, 3, 1,4

b) 1, 4, 2, 3 c) 3, 2, 4, 1 d) 4, 1, 3, 2

39) “O termo é criado por Marcel Duchamp (1887-1968) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias).”

Fonte: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/>

Esta definição refere-se a:

Assinale a ÚNICA alternativa CORRETA: a) Arte cinética

b) Ready-made c) Arte Conceitual d) Instalação Artística

40) Considerando os conhecimentos sobre patrimônio cultural, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA:

a) O IPHAN é o órgão internacional responsável pela defesa dos patrimônios materiais da humanidade, ficando os patrimônios imateriais responsáveis apelas pelos órgãos nacionais de cada país, tendo em vista que cada país compreende melhor as expressões culturais próprias.

(9)

a

9

b) Patrimônio Cultural Material compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes.

c) São exemplos de Patrimônio Cultural Intangível: a roda de Capoeira, o frevo e o Círio de Nazaré.

d) O IPHAN é um órgão que tem a missão de preservar e defender o patrimônio cultural material e imaterial em toda a América Latina, sendo ele um órgão inovador por ter sido o pioneiro neste espaço.

Referências

Documentos relacionados

Segundo o pesquisador, o xarope também poderia ser enriquecido da mesma forma com pó de vagem de pau-ferro ou juá (Cesalphinia ferrea) ou pó de folhas de feijão, mandioca

A cida- de informal não recebe a mesma proteção e atenção da cidade formal, o sistema de policia- mento é um mecanismo de controle e contenção, o policiamento e rondas se dão

Na primeira etapa de nossa pesquisa, concentra- mo-nos em analisar de forma mais aprofundada as re- presentações difundidas sobre o cenário dos Mucker –

A ênfase de Mita e Yoshimi na questão da mudança e da diversidade das formas culturais – seja no caso das canções populares ou dos sakariba – contribuem para tratar da questão

Informação sobre café processado (razão por tipo): Para países que produzem e exportam tanto café Arábica quanto Robusta, os dados referentes ao café torrado e solúvel são

O movimento de oficiais militares chamado tenentismo surgiu exatamente como oposição exterior aos grupos que dominavam o governos, e manifestou-se pela primeira

Outra estratégia importante do Coletivo é a formação da juventu­ de negra, que, geralmente, estuda em escola do ensino médio localiza­ da em periferias urbanas e que,

Saúde (2006), tinha como um de seus objetivos fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde às doenças emergentes e endemias, e entre elas não estava incluída a:.