• Nenhum resultado encontrado

N. I. 04 Roubo e Furto de Automóveis

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "N. I. 04 Roubo e Furto de Automóveis"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

PMERJ

EMG

PM/3

26Jan84

NOTA DE INSTRUÇÃO Nº 004/84

1. FINALIDADE

Regular os procedimentos a serem adotados pela Corporação no atendimento de ocorrên-cias com autos furtados ou roubados.

2. OBJETIVO

Proporcionar uma Norma de Conduta padronizada, no que concerne às Ações do Policia-mento Ostensivo, aos COPOM e Salas de Operações, em ocorrências que envolvam autos furta-dos e/ou roubafurta-dos.

3. EXECUÇÃO

A cargo dos 1º e 2º CPA, respectivas UOp subordinadas, BPRv e EMG-PM/5.

4. PRESCRIÇÕES DIVERSAS

a. Compete ao Policiamento Ostensivo Ordinário

1) Todo PM, independente do tipo de serviço que estiver executando, quando localizar um au-to supostamente furtado e/ou roubado, deverá comunicar, imediatamente, o faau-to ao respec-tivo COPOM (ou Sala de Operações da UOp), mencionando todas as características do ve-ículo e o local onde se encontra

2) Em se confirmando ser o auto realmente furtado e/ou roubado, deverão ser tomadas, de i-mediato, as seguintes providências:

a) A RP do setor, onde foi encontrado o veículo, assumirá a ocorrência, caso não tenha si-do esta quem a encontrou.

b) O Cmt da RP manterá o veículo interditado, enquanto o motorista comunica o fato à DP da área que deverá solicitar a Perícia Técnica.

c) A UOp, ao tomar conhecimento da ocorrência, providenciará o PON para a interdição, possibilitando assim a rápida liberação da RP.

d) Após a liberação do local pela Perícia Técnica, a UOp deverá providenciar o reboque do veículo para a DP, a fim de liberar o PON.

e) O BPRv na impossibilidade de guardar o local com PON, deverá mantê-lo com 01 (um) patrulheiro até que o local esteja liberado, ocasião em que, com o reboque do Pos-to de Pol Rv a que pertence o local, conduzirá o veículo para a respectiva DP.

(2)

CONTINUAÇÃO

F:\NI´S EM VIGOR\ano 1984 - Digitadas\NI nº 004 - 1984.doc

Fl nº 2

4) Caso o veículo não conste como tendo sido roubado e/ou furtado, mas apresente sinais concretos de ter sido "depenado", arrombado, ou ter sido utilizado para a prática de ilícito penal, o procedimento deverá ser idêntico ao previsto para os casos de estar constando co-mo furtado e/ou roubado.

b. Compete aos COPOM e Salas de Operações

1) Os Operadores dos COPOM (ou Salas de Operações das UOp) ao verificarem ser um de-terminado veículo realmente furtado e/ou roubado, deverão comunicar imediatamente o fa-to ao Chefe do Centro (ou ao Oficial de Dia).

2) Este por sua vez procurará levantar o endereço do proprietário do auto recuperado. Os Che-fes dos Centros ou Oficiais de Dia poderão utilizar para isso o terminal de computador do COPOM/QG, através de ligação telefônica, de forma que o policiamento não tome conhe-cimento de tais dados.

3) De posse dos dados sobre o proprietário, o Chefe do COPOM (ou Of de Dia) ordenará à RP do setor que cobrir o local onde o proprietário residir (se estiver inserido na área do próprio COPOM ou Sala de Operações), para que entre em contato via telefone, quando, então, transmitirá pessoalmente os dados, determinando que o proprietário seja avisado da recu-peração do seu veículo, bem como a DP para a qual foi encaminhada a ocorrência.

4) Caso o endereço do proprietário não pertencer à área de atuação de um determinado CO-POM (ou Sala de Operações), o Chefe do Centro (ou Of de Dia) comunicará os dados pes-soalmente ao chefe do COPOM (ou Of de Dias) que tiver o referido endereço em sua área de atuação, devendo este por sua vez, proceder de modo idêntico ao item anterior.

c. os chefes dos COPOM ou Oficiais de Dias das UOp que possuam Salas de Operações, deverão transmitir os dados sobre a recuperação do veículo ao Plantão de Notícias do EMG-PM/5, que em nome do Serviço de Relações Públicas da PMERJ, comunicará a ocorrência aos meios de comunicação social, cadastrando todos os dados sobre o fato para posterior divulgação. Tal procedimento não invalida a comunicação aos órgãos locais, que poderá ser feita paralela-mente pelas UOp do interior (8º BPM, 10º BPM, 5ª CIPM, 1ª CIPM, etc).

d. As P/2 das UOp deverão proceder a um levantamento sigiloso das oficinas clandestinas exis-tentes em suas áreas de atuação, objetivando futuras incursões a serem planejadas pelas P/3.

e. A presente NI torna sem efeito as de nº 02 e 10 de 1979 e consolida a publicação contida no Bol da PM nº 188 de 30 Nov 82.

(3)

CONTINUAÇÃO

F:\NI´S EM VIGOR\ano 1984 - Digitadas\NI nº 004 - 1984.doc

Fl nº 3

Chefe do Estado-Maior Por Delegação:

Luiz Ribeiro de Souza - Maj PM Chefe Ev da PM/3

DISTRIBUIÇÃO

Cmt G, GCG, EM(Ch, Subch, Sect, PM/1, PM/2, PM/4, PM/5, APOM )...10

AjG, DGP, DGAL, DGF, DGE, DGS, DAS Gab. Mil, Cx Hab, Nu/CPM...10

1º e 2º CPA, 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º, 9º, 10º, 11º, 12º BPM...14

13º, 14º, 15º, 16º, 17º, 18º, 19º, 20º, 21º, 22º BPM, BPChq, RPMont...12

1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª CIPM, Cia PM Fem, BPRv, CECOPOM, CMM, CSM, CER...11

ESPM, EsFO, CFAP, CASP, HPM/Rio, HPM/Nit, PPM/Casc, PP/SJM e DIP...09

DPA, Cia Mus, Arquivo...02

Referências

Documentos relacionados

Para a implementação da bolsa de Doutorado Integral ou Doutorado Sanduíche os bolsistas deverão apresentar o certificado de conclusão do curso de idioma alemão realizado

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

Os resultados indicaram que, em ambas as espécies, a seção transversal exerceu influência na propagação da onda de ultrassom e que a velocidade longitudinal foi fortemente afetada

Não haverá jamais maior dor que a de perda um ente querido, e a ele ter de dizer o defenitivo adeus, e não existem quaisquer palavras ou gestos que algo possam contra o sofrimento

Após a realização de todas as atividades teóricas e práticas de campo, pode-se concluir que não há grande erosão do conhecimento popular e tradicional de plantas medicinais, que

d) Via Vaginal: os medicamentos aplicados na vagina, geralmente, são utilizados para combater a infecção (efeitos locais). Podem ser aplicados na forma de comprimidos,

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

AND (treatment) AND (infertility); 2) (Ginatresia OR Síndrome de Asherman) AND (Tratamento) AND (infertilidade). Os critérios de elegibilidade adotados foram: artigos que