• Nenhum resultado encontrado

Bol. da PM n.º 016 29JUL Punições Disciplinares Normas Gerais para Cumprimento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Bol. da PM n.º 016 29JUL Punições Disciplinares Normas Gerais para Cumprimento"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

Aj G – Bol da PM n.º 016 - 29 jul 2009

43

I. 1ª Parte – Serviços Diários, onde serão consignadas as escalas de serviço relacionadas às atividades correicionais).

II. 2ª Parte – Recompensas (elogios, dispensas do serviço e dispensas da revista do recolher e do pernoi-te).

III. 3ª Parte – Nomeações para procedimentos apuratórios e Processos Administrativos Disciplinares (PAD) e prorrogação de prazo para ultimá-los.

IV. 4ª Parte – Apresentação em Juízo, no Ministério Público e em Delegacias de Polícia.

V. 5ª Parte:

a)Soluções de procedimentos apuratórios (Averiguação, Sindicância e IPM); b)Soluções de Processos Administrativos Disciplinares.

Art. 2º - Permanecem válidos todos os atos administrativos até então publicados na 4ª Parte do Boletim da Polícia Militar e nos Boletins Internos das OPMs.

Art. 3º - O Boletim da Polícia Militar e os Boletins Internos das OPMs passarão a ser editados sem a parte relativa à Justiça e Disciplina.

Art. 4º - Esta Portaria entrará em vigor 30 (trinta) dias após a data de sua publicação.

Quartel General, em 29 de Julho de 2009.

MÁRIO SÉRGIO DE BRITO DUARTE – Cel PM Comandante Geral

(Nota nº 1334 – 29 Jul 2009 – GCG)

14. PUNIÇÕES DISCIPLINARES – NORMAS GERAIS PARA

CUMPRI-MENTO – DETERMINAÇÃO

O regulamento disciplinar da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro é um instrumento da administração pública, para uso pedagógico sobre seus integrantes, de qualquer posto ou graduação.

Visa, principalmente, buscar corrigir os desviantes das obrigações civis e militares que se distraem dos seus compromissos prestados junto ao pavilhão nacional, seja cometendo, por ação ou omissão, trans-gressões de natureza leve, média ou grave, que acarretam prejuízos internos e para a população a qual se voluntariaram e obrigaram a servir.

Todavia, nos dias hodiernos em que uma clara compreensão do papel moral da punição deve preva-lecer sobre intenções de castigo ou vingança institucional, contra quem se pretende corrigir, somos impul-sionados a repensar o encarceramento do corpo como forma de corretivo disciplinar.

Assim, por considerar que a justiça vem desenvolvendo formas alternativas de pena até para crimes que, originalmente, prevêem privação da liberdade, este Comandante Geral, seguindo as tendências da modernidade nesse campo e considerando a necessidade de trazer para a PMERJ um modelo mais adequa-do e humano de justiça disciplinar, até que se aadequa-dote novo RDPM RESOLVE:

1. Determinar que as punições disciplinares de detenção e prisão aplicadas por comandantes Che-fes e Diretores das OPM, ocorram sem a retenção do Policial Militar tanto para os serviços quanto para seu repouso de folga.

(2)

Aj G – Bol da PM n.º 016 - 29 jul 2009

44

Punição, que será transcrito para o Boletim Disciplinar.

3. A contagem para equivalência das punições seguirá o que regula o RDPM, bem como a classi-ficação do comportamento.

4. Na imperiosa necessidade de recolhimento de Policial Militar sem nota de culpa com base no RDPM, os Comandantes, Chefes e Diretores deverão mandar providenciar, de imediato, a to-mada a termo e outras providencias como inquirição de testemunhas e colhimento de provas dos motivos que possam determinar tais prisões.

5. Convêm lembrar que tais medidas não objetivam, em hipótese alguma, promover um desvirtua-mento ou afrouxadesvirtua-mento dos sagrados valores militares que cultuamos em nossa corporação, mas, tão somente, inaugurar um novo tempo em que a equidade seja o valor síntese para a promoção da justiça disciplinar em nossa amada Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

A presente disposição entrará em vigor por Resolução do Comandante Geral, que será publi-cada até 15 de Agosto de 2009, e que se encontra em fase de formulação.

(Nota nº 1335 – 29 Jul 2009 - GCG)

4

a

.PARTE

JUSTIÇA E DISCIPLINA

1. ISO – NOMEAÇÃO DE OFICIAL MÉDICO - SUBSTITUIÇÃO

Nomeio o 1º TEN PM MÉD RG 76.771 ANDREA TRINDADE ALVES DE MENEZES, do HCPM, em substituição ao 1º TEN PM MÉD RG 77.058 MARCOS PEREIRA TAVARES DOREA, do HPM/NIT, para proceder ao ISO de Port. nº 142/2502/09, referente ao 2º SGT PM RG 50.347 MILTON FREITAS DA SILVA, do GEP/CPB, conforme documentação que lhe será entregue oportunamente.

(Nota nº 003 – 21 Jul 09 – DGP/SsJD).

2. ISO – SOLUCÄO

REF.: Port. n.º 097/2502/2009

ENCARREGADO: 1º TEN PM MÉD RG 78.817 DANIELA ANGELINA COLOMBO, do HPM/NIT.

PACIENTE: SD PM RG 78.981 MARCOS PAULO DA SILVA, da DGP.

Pela conclusão das pesquisas clínicas realizadas no procedimento supra, verifica-se que o paciente em janeiro de 2003, ao término de seu curso de formação de soldados, realizado no 26º BPM, fora empenhado no serviço de limpeza, quando ao retirar pedras britadas com um carrinho de mão sentiu forte dor lombar, onde foi encaminhado a uma Unidade de Saúde local sendo medicado, tendo freqüentado a U-nidade de Saúde do Batalhão sem êxito, começando assim tratamento na PPM/SJM e em 2005 iniciou a Li-cença para Tratamento de Saúde pela clínica de Ortopedia do HCPM e já em Agosto de 2006 foi submetido à cirurgia o que aconteceu também em Outubro de 2008.

O fato foi considerado como Acidente de Serviço conforme consta na publicação contida no Bol Int do 26º BPM nº 039 de 03 Mar 09.

Do exposto, à luz dos depoimentos e documentos exarados no bojo dos autos conclui-se que os sintomas apresentados atualmente pelo paciente, resultam na sua incapacidade física, de acordo com a apuração dos fatos, amparados no Parecer Técnico da Clinica de Neurocirurgia e pela Revisão feita na SPM; NÃO TEM relação de causa e efeito entre o quadro apresentado pelo paciente e o acidente ocorrido.

Arquive-se o Auto na DGP.

Referências

Documentos relacionados

1.1.12 Demonstração de que possui, o PROPONENTE, em seu quadro permanente de pessoal, na data da entrega das propostas, profissional(is) de nível superior, a

Assim, ainda que se possa defender a constitucionalidade da vedação do cabimento da ação constitucional de habeas corpus em sede de transgressão disciplinar,

Este trabalho teve como objectivo acompanhar durante 2 anos a evolução dos doentes diabéticos sujeitos a cirurgia metabólica através da evolução do IMC, glicémia em jejum, HbA1c

O objetivo geral deste trabalho, é analisar a efetividade e aplicação dos direitos humanos e fundamentais, demonstrando a importância da liberdade, afetividade,

[r]

O problema de pesquisa pretendeu compreender de que forma as práticas ecológicas estão relacionadas à inovação no campo da educação, de um modo geral e, em particular,

Baseando-se na abordagem de Jacques Godbout (1999) acerca da presença da lógica da dádiva da vida social contemporânea, a autora sustenta, diante disso, que é

Os europeus eram considerados estrangeiros localizados nestes bairros para as demais pessoas do município, por virem de outras nações, mas estes, neste período,