• Nenhum resultado encontrado

Cad. Pesqui. vol.40 número139 v40n139a01

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Cad. Pesqui. vol.40 número139 v40n139a01"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

EDITORIAL

Cara leitora, caro leitor,

Apenas recentemente um número significativo de estudos realizados no Brasil sobre a educação de pessoas com deficiência começa a circular mais amplamente. Eles vêm ao encontro da necessidade de cobrir as enormes lacunas sobre a abordagem do tema, que adquire visibilidade crescente no contexto em que essas pessoas emergem como novos sujeitos de direito. A seção Tema em Destaque deste número da revista contribui para alentar esse impulso, trazendo conclusões de pesquisas, análises de políticas públicas e de linhas de abordagem, bem como reflexões de fundo sobre os princípios subjacentes aos enfoques teóricos e práticos da questão.

Para a realização desse dossiê contamos com a preciosa colaboração das professoras Gilberta Januzzi e Maria Cecília Rafael de Góes que, com sua grande experiência na área, generosamente nos auxiliaram nas decisões sobre os textos aprovados para publicação. Valeu-nos também, e grandemente, a inestimável contribuição de Maria Eugênia Nabuco e de Eric Plaisance. Psicó-loga clínica que trabalha no atendimento de crianças e adolescentes na França, Maria Eugênia Nabuco tem-se dedicado às questões de inclusão nesse país e se mantém atenta ao que ocorre a respeito no Brasil. Eric Plaisance, professor emérito da Universidade Paris 5, é fundador do Centro de Pesquisas sobre Laços Sociais – Cerlis – e um nome sempre lembrado nos estudos sobre inclusão social. A todos eles, nosso particular agradecimento.

Abre a seção, o artigo de Eric Plaisance, que busca elucidar os sentidos atribuídos aos termos ética e inclusão para entender as relações entre ética e deficiência. Examina a noção de inclusão escolar tomando como exemplo o caso francês e estende a reflexão ao debate atual sobre a escolaridade, terminando por advogar uma ética de responsabilidade no lugar de uma ética de convicção.

Rita de Cássia Barbosa Paiva Guimarães e Ana Paula Lima Barbosa Car-doso discutem a crise das identidades no contexto da pós-modernidade e suas repercussões nas identidades socialmente estigmatizadas, em particular, as das pessoas com deficiência, às quais são negadas importantes oportunidades de transformação.

(2)

10

Editorial

Cadernos de Pesquisa, v.40, n.139, jan./abr. 2010 Maria Eugênia Nabuco evidencia contradições das políticas educacionais e seus processos de institucionalização ao fazer uma análise crítica de documento oficial sobre a educação especial no Brasil. A concepção hegemônica sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade é questionada por Nadia Mara Eidt e Silvana Calvo Tuleski, que se contrapõem a ela advogando o seu redi-mensionamento pela abordagem da psicologia histórico-cultural.

A pesquisa de Fabiana Cristina Frigieri de Vitta, aborda as concepções de educadoras de berçário sobre a inserção da criança com necessidades especiais na rotina das creches.

Os estudos de Fernando Jorge Costa Figueiredo sobre crianças cegas no ensino básico em Portugal e de Cláudia Alquati Bisol, Carla Beatris Valentini e suas alunas Janaína Lazzarotto Simioni e Jaqueline Zanchin, focalizando a in-serção de estudantes surdos no ensino superior no Brasil, são bons exemplos de pesquisa empírica com essa população.

Na seção Outros Temas, dando continuidade a uma série de artigos que vimos publicando sobre a política científica no país, Luciana Massi e Salete Linhares Queiroz apresentam uma revisão dos estudos acadêmicos sobre iniciação científica no Brasil entre 1983 e 2007, descrevem as suas principais abordagens e apontam as questões pertinentes.

A proposta de avaliação de alunos do ensino médio por intermédio de vestibulares seriados é analisada por Maíra Elias Manzano e Sonia Bueno Carvalho Lopes, que examinam detidamente os objetivos e estilos de ava-liação relativos aos conteúdos de Biologia. Em face do atual debate sobre o financiamento da educação, nada mais oportuno do que revisitar as tensões suscitadas pela questão no artigo de cunho histórico de Wellington Ferreira de Jesus. O texto busca compreender as posições da União Democrática Nacio-nal – UDN – sobre a vinculação constitucioNacio-nal de recursos para a educação e esmiúça a razões pelas quais os liberais udenistas apoiaram a sua proteção, embora defendessem a liberdade de mercado.

Estudo de caso de uma escola bem-sucedida na rede municipal de Cam-po Grande, Mato Grosso do Sul, conduzido Cam-por Josefa A. G. Grigoli, Cláudia M. Lima, Leny R. M. Teixeira e Mônica Vasconcellos permite às autoras identi-ficar fatores que teriam favorecido o seu êxito, entre os quais são destacados a gestão e o clima escolar.

(3)

enfraque-11

Editorial

Cadernos de Pesquisa, v.40, n.139, jan./abr. 2010

cimento de valores sociais tradicionais por meio de uma formação socialista consistente dos professores generalistas.

O estudo de Guillermo Williamson e Violeta Cantero, sobre mudanças intergeneracionais relativas a nível educacional e posição social em três co-munidades da região de Araucanía no Chile, evidencia que, embora persistam desigualdades educacionais relacionadas a origem étnica, o acesso à educação superior favoreceu a ascensão social para a maioria dos ingressantes.

Ao fechar este número fomos tristemente surpreendidas pela notícia do falecimento de nossa colega Regina Pahim Pinto, no dia 22 de abril. Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas por mais de 30 anos e uma referência na área dos estudos étnico-raciais e educação no Brasil, Regina deixa um vazio que dificilmente será preenchido. A ela nosso tributo e nossa saudade.

Referências

Documentos relacionados

Para el trabajo específico, las mesas estuvieron conformadas por distin- tos actores de la educación municipalizada local, con el objetivo de dialogar, compartir y acordar una

personal, practical knowledge of the profession, of cases, of educational fundamentals, of metaphors, etc – that is equally important to the professional

Estudios similares han abordado la caracterización de las cogniciones pe- dagógicas del académico universitario ante su práctica docente, centrándose en la producción de conocimiento

Pero sí creemos que la institución educativa puede hacer más de lo que hace; y ello tiene que ver con exponer la formación a lo que sucede en el espacio mediático, con

Minha mãe virou-se para ele e perguntou: “Aleksei Nikolaievitch, o senhor se lembra há quantos anos deixou de vir aqui?” Ele não respondeu nada, era uma pessoa difícil…

Em busca dos melhores procedimentos de gestão, os resultados indicam quatro prin- cipais características que levam as escolas a melhorar seu desempe- nho: a formação dos

results show how challenging it is to adapt to a world of people who, for the most part, have normal hearing, the difficulties of moving between sign language and Portuguese, the

it represents a tool for the scholarship holder for decision-making, helping him define a course and develop strategies in the vast and diversified curriculum of undergraduate