• Nenhum resultado encontrado

Entendendo o licenciamento inteligente no Unified Contact Center Express (UCCX)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Entendendo o licenciamento inteligente no Unified Contact Center Express (UCCX)"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Entendendo o licenciamento inteligente no

Unified Contact Center Express (UCCX)

Contents

Introduction Prerequisites Requirements Componente usado Informações de Apoio 

Arquitetura de licenciamento inteligente no UCCX

Vantagem do licenciamento inteligente em relação ao licenciamento clássico Tipos de implantação de licenciamento inteligente

Direto - Cisco Smart Software Manager (Cisco SSM)

Cisco Smart Software Manager no local (Cisco SSM no local) Opções de licenciamento na implantação do UCCX

Tipos de licença inteligente Computação de licença

Cenário 1 de Computação de Licenças Computação de licença Cenário 2   alertas RTMT

Troubleshooting

Introduction

Este documento descreve sobre o Cisco Smart Software Licensing, um modelo de licenciamento de software flexível que simplifica a maneira como você ativa e gerencia as licenças de software da Cisco em toda a sua organização. A solução permite que você controle facilmente o status de suas tendências de uso de licença e software. Ela agrupa os direitos de licença em uma única conta e permite que você mova licenças livremente através de contas virtuais. O Smart Licensing é habilitado na maioria dos produtos da Cisco e gerenciado por um modelo de implantação mediado ou baseado em nuvem direta.

Contribuído por Vinayak Kumar, engenheiro do TAC da Cisco  Prerequisites

Requirements

A Cisco recomenda que você tenha conhecimento destes tópicos: Cisco Unified Contact Center Express (UCCX) versão 12.5

Cisco Smart Software Manager On-Prem versão 7

(2)

As informações neste documento são baseadas nestas versões de software e hardware: Cisco Unified Contact Center Express (UCCX) versão 12.5

Cisco Smart Software Manager On-Prem versão 7

Informações de Apoio 

Arquitetura de licenciamento inteligente no UCCX

Vantagem do licenciamento inteligente em relação ao licenciamento clássico

Licenciamento inteligente fornece uma visão completa da licença para software, serviços e dispositivos em um portal fácil de usar

Nenhum registro baseado em PAK é necessário no licenciamento inteligente

A licença não é específica para apenas um dispositivo, mas é flexível e pode ser usada em todos os dispositivos

O usuário e a licença podem ser adicionados de acordo com o requisito.

Tipos de implantação de licenciamento inteligente

Há duas opções de implantação de software para Smart Licensing: Direto - Cisco Smart Software Manager (Cisco SSM)

Cisco Smart Software Manager no local (Cisco SSM no local)

Direto - Cisco Smart Software Manager (Cisco SSM)

(3)

O Cisco SSM permite:

Crie, gerencie ou exiba contas virtuais.

Gerenciar e rastrear as licenças.

Mover licenças pelas Virtual Accounts.

Crie e gerencie Tokens de Registro de Instância de Produto.

Cisco Smart Software Manager no local (Cisco SSM no local)

O Cisco SSM On-Prem é um componente local que pode atender às suas necessidades de licenciamento. Ao escolher essa opção, o Unified CCX registra e relata o consumo de licença ao Cisco SSM On-Prem, que sincroniza seu banco de dados regularmente com o Cisco SSM

hospedado em cisco.com.

Você pode usar o Cisco SSM On-Prem no modo Conectado ou Desconectado, dependendo se o Cisco SSM On-Prem pode se conectar diretamente ao cisco.com.

Configurar URL de transporte para Cisco SSM On-Prem com URL do Smart Call-Home:

https://<CSSM_IP>/Transportgateway/services/DeviceRequestHandler

Conectado—Use quando houver conectividade com cisco.com diretamente do Cisco SSM On-Prem. A sincronização da Smart Account ocorre automaticamente.

Desconectado—Use quando não houver conectividade com cisco.com do Cisco SSM On-Prem. O Cisco SSM On-Prem deve sincronizar com o Cisco SSM manualmente para refletir as mais recentes licenças.

Observação: para obter mais informações sobre o Cisco SSM On-Prem, acesse

(4)

Opções de licenciamento na implantação do UCCX

1. Nova instalação do UCCX 12.5 O licenciamento inteligente só está disponível na opção de licenciamento no UCCX 12.5

        a) Licenciamento inteligente é apenas uma opção de licenciamento disponível no UCCX 12.5 2. Atualizar do UCCX versão 12.0 para 12.5

      a) O sistema permanece a licença clássica por padrão

      b) Tem a opção de mudar para a licença inteligente (apenas uma vez) 3. Atualizar do UCCX versão 10.X, 11.X para 12.5

     a) O cliente tem a opção de escolher o modo de licenciamento, seja o licenciamento clássico ou o licenciamento inteligente

     b) Se a opção de licenciamento clássico estiver selecionada, o cliente terá a opção de alternar o licenciamento inteligente (apenas uma vez). O vice-versa não é aplicável.

(5)

o Smart Licensing. Consequentemente, os clientes que atualizam para 12.5 devem

continuar com o Licenciamento Clássico se quiserem continuar usando o Cisco WFO.Como alternativa, os clientes que desejam migrar para o Smart Licensing para o Unified CCX devem considerar a migração para a versão Solutions Plus da Otimização da força de trabalho. Somente no caso do WFO se a opção de licenciamento inteligente tiver sido selecionada, entre em contato com o Cisco Technical Assistance Center para obter a solução alternativa.

Tipos de licença inteligente

Há cinco tipos de licença inteligente disponíveis no UCCX    1. Flex       a) Padrão       b) Premium 2. Perpétuo    a) Premium    b) Aprimorado 3.  Flex (HCS) 4.  NPS/NFR

O Flex (HCS) é uma opção para o cliente que usa a solução de colaboração hospedada do CCX e não se aplica à implantação local do UCCX. A opção de licenciamento NPS/NFR é usada somente para fins de laboratório.

O recurso suportado por cada tipo de licenciamento é mostrado na imagem

(6)

opção de licenciamento inteligente disponível na guia de ação no gerenciamento de licenças Selecione a opção "Para alterar o tipo de licença" na opção de licença e selecione a opção necessária no tipo de licença. Uma reinicialização do cluster do UCCX seria necessária quando o tipo de licença fosse alterado.

Estados de licença 1. Estado de registro

Não registrado — A instância do produto não está registrada.

Registrado—Depois de adquirir a licença, você precisa registrar a instância de produto no Cisco SSM. Para se registrar no Cisco SSM, gere um token de registro a partir do portal Cisco SSM. Use o token de registro para registrar sua instância de produto.

Registro expirado — o registro da instância do produto expirou porque o certificado de ID emitido pelo Cisco SSM não é renovado por mais de 12 meses. Registre novamente a instância do produto.

2. Estado da autorização Nenhuma licença em uso

Modo de avaliação—A licença de instância de produto tem um período de avaliação de 90 dias. No período de avaliação, você tem acesso ilimitado ao produto com o maior conjunto de recursos do produto e número ilimitado de licenças. Você deve registrar o sistema no Cisco SSM ou no Cisco SSM On-Prem em até 90 dias. Se o sistema não estiver registrado antes do final do período de avaliação, ele será movido para o estado de execução, onde

determinadas funções do sistema são restritas.

Em conformidade—Quando o consumo da licença é conforme a quantidade comprada, o produto é compatível.

Avaliação expirada — O período de avaliação da instância do produto expirou.

Autorizado — A instância do produto está em estado autorizado ou de conformidade. A autorização é renovada a cada 30 dias.

Fora de conformidade — A instância de produto relata o uso da licença para o Cisco SSM a cada 15 minutos. Se o consumo de licença for maior que os direitos para cinco intervalos de relatório consecutivos, a instância do produto será transferida para o estado de não

conformidade. O período de não conformidade é de 90 dias, no qual você precisa comprar as licenças adicionais. Se você não executar uma ação corretiva no período de 90 dias, a

instância do produto será transferida para o estado de execução.

Autorização expirada — A autorização da instância do produto expirou. Isso geralmente acontece quando o produto não se comunica com o Cisco SSM por mais de 90 dias. Está em um período de mais de 90 dias antes de as restrições serem aplicadas.

3. Estado de execução

(7)

Autorização tiver expirado, a Instância de Produto será movida para o estado de Execução em que as operações do sistema sofrem impacto nos componentes do Contact Center. A instância do produto está no estado Imposição nos seguintes cenários:

Expiração fora de conformidade — Quando o período de não conformidade de 90 dias tiver expirado.

Adquira novas licenças para sair do estado de Aplicação.

Expiração da autorização — Quando a instância do produto não se comunicou com o Cisco SSM ou o Cisco SSM On-Prem por 90 dias e não renovou automaticamente as autorizações de qualificação.

Renove as autorizações de licença para sair do estado de expiração da autorização. Expiração da avaliação — Quando o período de avaliação da licença de 90 dias tiver expirado e a instância do produto não estiver registrada no Cisco SSM.

Registre a instância do produto no Cisco SSM para sair do estado de expiração da avaliação. Durante o modo Imposição, a sincronização do Unified CM é bloqueada por causa da qual, qualquer nova adição, modificação ou exclusão de agentes não é sincronizada com o sistema do Unified CCX.

Uma representação pictórica de diferentes estados de licença é a seguinte:

Computação de licença

(8)

Cenário 1 de Computação de Licenças

Neste cenário vamos ver como a licença de computação do sistema e, nesse caso, o estado fora de conformidade se torna irreversível.

Número de licenças compradas = 100

Se o Cisco SSM registrar cinco instâncias consecutivas de licença sobre o uso em 1 hora, a instância do produto mudará para fora de conformidade irreversível. Posteriormente, a instância do produto informa a quantidade de utilização bloqueada (130 no cenário acima) até que as licenças de déficit (130-100=30) sejam adquiridas. O uso bloqueado é o número mais alto de licenças de uso (130) no estado Não compatível. A instância do produto não relatará o uso real da licença quando a instância do produto estiver no estado Não compatível.

Os alertas RTMT começam a ser gerados sempre que o sistema sai do modo de conformidade Os registros MCVD (Cluster View daemon, daemon de exibição de cluster) mostrarão o tempo restante até que o sistema mude para o modo irreversível fora de conformidade

%MCVD-LIB_LICENSE-1-SYSTEM_TO_ENTER_OOC_STATE: [REPORT_ENTITLE]

com.cisco.smartlicense.util.SmartLicenseUtil This Product Instance will enter Out of Compliance state because of insufficient licenses.: This Product Instance will enter Out of Compliance state in =45 minutes

(9)

com.cisco.smartlicense.util.SmartLicenseUtil The time required for the Product to be in compliance is about to expire. Else, you will have to procure more licenses.: This Product Instance will enter Out of Compliance state in =15 minutes

Note: O cliente pode comprar licenças adicionais do site do Cisco Commerce (CCW) para sair do estado de não conformidade.

Computação de licença Cenário 2  

Neste cenário, vamos ver como o sistema sai do estado de não conformidade para no modo de conformidade

Número de licenças compradas = 100

No exemplo, a instância do produto está de volta ao estado Em conformidade após duas instâncias de sobrecarga de uma hora. Na próxima vez que a instância do produto ficar fora de conformidade, a contagem será 1 de 5. Assim, você obtém 45 minutos (após a primeira

notificação de não conformidade do Cisco SSM) para trazer de volta o consumo dentro da faixa aceitável para permanecer no estado Em conformidade

(10)

recursos de licença e o relatório do Unified License Consumption no CUIC para identificar tal cenário.

alertas RTMT

Os administradores são notificados por alertas (na página inicial do Unified CCX Administration e RTMT) e registros de eventos (registros Sys). Os administradores também são notificados por e-mails (configurados no Cisco SSM) sobre o status das licenças nas Smart e Virtual Accounts. O alerta de não conformidade pode ser visto na opção do Unified CCX na central de alerta da RTMT

No Event Viewer-System Log, podemos ver uma mensagem sobre o tempo que resta para o sistema sair da conformidade e quando o sistema entra no estado fora da conformidade

%UC_LIB_LICENSE-0-SYSTEM_TO_ENTER_OOC_STATE_SHORTLY: %[The time remaining to enter OOC state=15 minutes][AppID=Cisco Unified CCX Cluster View Daemon][ClusterID=][NodeID=uccxpubsu1]: The time required for the Product to be in compliance is about to expire. Else, you will have to procure more licenses.

%UC_LIB_LICENSE-1-SYSTEM_IN_OOC_STATE: %[AppID=Cisco Unified CCX Cluster View

Daemon][ClusterID=][NodeID=uccxpubsu1]: This Product Instance is currently in Out of Compliance state because of insufficient licenses.

Na página de gerenciamento de licenças da GUI do UCCX, também podemos ver se o sistema saiu do modo de conformidade.

Troubleshooting

1. Verifique se o registro DNS A do servidor Cisco SSM é adicionado ao servidor DNS do UCCX para a implantação no local do Cisco SSM.

2. Para as portas de implantação direta 80 e 443 devem ser abertas no firewall

(11)

4. Para a computação de licenças, habilite LIB_LICENSE e SS_RM para o nível de depuração do mecanismo CCX.

Referências

Documentos relacionados

We propose a conformance testing theory to deal with this model and describe a test case generation process based on a combination of symbolic execution and constraint solving for

A pouca atenção dada aos princípios de uma boa incisão leva, como no caso clínico descrito anteriormente (onde a incisão foi feita sobre a fístula presente durante a

A estabilidade térmica nas baixas temperaturas (Figura 4a), foi de aproximadamente 50% da sua atividade inicial aos 14 dias para a polimetilgalacturonato liase (PMGL)

10. Imagem de M1 avança cinco passos e desaparece na direita. Imagem de M1 de roupão e gorro de dormir surge vindo da direita, avança cinco passos e fica parado no centro, voltado

A iniciativa parti- cular veiu em auxílio do govêrno e surgiram, no Estado, vá- rios estabelecimentos, alguns por ventura falseados em seus fins pelos defeitos de organização,

EXPERIMENTANDO E DESCOBRINDO: A CONTRIBUIÇÃO DE UMA OFICINA PARA DESPERTAR ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO PARA AS DIMENSÕES DA ÓPTICA COMO DISCIPLINA E CAMPO DE PESQUISA..

Entende-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados, uma vez que a medida de polaridade conseguiu captar espaços com maiores potenciais de copresença (espaços

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às