• Nenhum resultado encontrado

Projeto de Qualificação da Gestão do Ensino - Progen/UNIPAMPA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto de Qualificação da Gestão do Ensino - Progen/UNIPAMPA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Projeto de Qualificação da Gestão do Ensino -

Progen/UNIPAMPA

Equipe responsável: PROGRAD - Coordenadoria de Desenvolvimento do Ensino de Graduação GVR - Coordenadoria de Apoio Pedagógico – CAP

E-mail: pedagogiauniversitária@unipampa.edu.br http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/cap/

Envolvidos no processo:

(2)

1. JUSTIFICATIVA

Desde a sua criação, a UNIPAMPA tem dado relevância aos processos pedagógicos que acontecem na Instituição, com a finalidade de oferecer um ensino de qualidade.

Destaca-se do Projeto Institucional a missão que a UNIPAMPA assume frente à sociedade:

A Universidade Federal do Pampa, como instituição social comprometida com a ética, fundada em liberdade, respeito à diferença e solidariedade, assume a missão de promover a educação superior de qualidade, com vistas à formação de sujeitos comprometidos e capacitados a atuarem em prol do desenvolvimento sustentável da região e do país.

Pensar numa Política de Ensino de Graduação, com a finalidade de promover a educação superior de qualidade, implica pensar em questões de múltiplas naturezas, com enfoques políticos, epistemológicos, culturais e profissionais, constituindo-se assim um processo multifacetado.

Esta compreensão, a nosso ver, estabelece o vinculo indissociável entre o papel do Coordenador de Curso de Graduação como gestor e articulador dos projetos da Universidade junto aos docentes do curso. Com isso não estamos atribuindo o sucesso do curso somente ao Coordenador, mas entendemos que esta função carrega a responsabilidade de articular os processos que acontecem na Universidade, conforme afirma Anastasiou (2009, p. 224): “Cabe à coordenação de curso a liderança da sua organização”.

Partindo do compromisso assumido, a UNIPAMPA, por intermédio Coordenadoria de Desenvolvimento do Ensino de Graduação- PROGRAD, da Coordenadoria de Apoio Pedagógico – CAP, em conjunto com o Núcleo de Desenvolvimento Educacional – NuDE de cada campus, propõe-se aos Coordenadores de Cursos de Graduação o Projeto de Qualificação da Gestão do Ensino – ProGen/ UNIPAMPA.

(3)

O Projeto de Qualificação da Gestão do Ensino – ProGen/ UNIPAMPAé parte do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente. Esse Programa constitui-se numa política institucional de formação continuada dos docentes da universidade e de melhoria contínua da qualidade de ensino dos Cursos de Graduação.

Se por um lado pautamos nossas ações na política institucional anunciada no Projeto Institucional da Universidade, este projeto também é fundamentado por outras questões que estão emergindo para a Educação Superior: mudança no perfil do ingressante e o impacto das Políticas de Avaliação Externa nos processos da Universidade.

Diante dos apontamentos, é legitima a emergência da consolidação do

Projeto de Qualificação da Gestão do Ensino – ProGen/ UNIPAMPA. Compartilhamos dos entendimentos de Anastasiou (2009) quando afirma que o fato de ser docente não qualifica o professor para exercer a função de Coordenador de Curso.

Sobre a concepção de Coordenador de Curso, Anastasiou (2009) nos aponta:

Coordenar é ordenar junto com. E a coordenação é o ato de conjugar, concatenar um conjunto de elementos ou atividades, ou a gestão de determinado projeto ou setor, sendo responsável pelo andamento, pelo processo. (...) Exige o ato de ordenar junto com, ou seja, manter a ordem, reencaminhando o processo, através da análise, discussão, proposições, experimentação, retomada (ANASTASIOU, 2009, p.223)

Diante desta concepção, as atividades formativas propostas aos Coordenadores de Curso de Graduação, buscam um novo trabalho universitário, rompendo com a prática tradicional, de um trabalho individual e por departamentos, para uma ação integrada, articulada ao corpo docente, discente, técnicos administrativos e comunidade.

Nesta perspectiva, são atribuições pedagógicas do Coordenador de Curso de Graduação:

 Coordenar, juntamente com os professores do curso, a elaboração e responsabilizar-se pela divulgação e execução da Proposta Pedagógica do Curso articulado ao Projeto institucional de forma participativa e cooperativa;

(4)

 Acompanhar e avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir positivamente para a busca de soluções para os problemas de aprendizagens identificados;

 Coordenar o planejamento e a execução das ações pedagógicas;

 Atuar de maneira integrada e integradora junto ao Núcleo de Desenvolvimento Educacional e Coordenadoria de Apoio Pedagógico para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem;

 Avaliar as práticas planejadas, discutindo com os envolvidos e sugerindo inovações;

 Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, orientando os docentes para a criação de propostas diferenciadas e direcionadas aos que tiveram desempenho insuficiente;

 Estabelecer metas a serem atingidas em função das demandas explicitadas no trabalho dos professores;

 Promover um clima escolar favorável à aprendizagem e ao ensino, a partir do entrosamento entre os membros da comunidade acadêmica e da qualidade das relações interpessoais;

 Promover a integração entre colegas e harmonia entre a comunidade acadêmica;

 Valorizar o professor, oportunizando formação continuada ao grupo. Além destas atribuições, o Projeto Institucional anuncia:

A gestão, em todas as suas instâncias, deverá promover a cooperação interinstitucional e a aproximação com os atores locais e regionais, visando à constituição de espaços permanentes de diálogo voltados para o desenvolvimento regional, implicando, este, em mudanças estruturais integradas a um processo permanente de progresso do território, da comunidade e dos indivíduos. (PI, 2009)

Diante destes apontamentos entendemos que o professor, coordenador de curso de Graduação, deverá desempenhar suas atividades de forma a ser um gestor deste curso, não como um burocrata, mas gestor de oportunidades.

2. OBJETIVOS

2.1 Promover ação formativa aos Coordenadores de Cursos de Graduação da UNIPAMPA;

2.2 Qualificar o trabalho do Coordenador de Curso de Graduação orientando-o na execução da sua ação na Universidade e auxiliando-o para uma gestão democrática de qualidade;

(5)

2.4 Aprofundar os conhecimentos acerca dos componentes didáticos pedagógicos da prática docente.

2.5 Potencializar a construção da identidade do Coordenador de Curso de Graduação.

2.6 Investir em sólida formação voltada ao profissionalismo docente.

3. ESTRATÉGIA DE EXECUÇÃO DO PROJETO

O Projeto de Qualificação da Gestão do Ensino – ProGen/ UNIPAMPA visa qualificar o trabalho do Coordenador de Curso de Graduação orientando-o na execução da sua ação na Universidade e auxiliando-o para uma gestão de qualidade.

Este projeto inicia-se no primeiro semestre de 2011, simultaneamente para todos os Coordenadores de Cursos de Graduação da Universidade e será desenvolvido anualmente.

A sua implementação se fará por meio de ações formativas nas modalidades presenciais e à distância (on-line). Os Coordenadores participantes receberão um certificado com carga horária anual das atividades realizadas.

Os Coordenadores de Curso de Graduação serão assessorados de forma individual - nos seus campi de designação, realizarão atividades formativas juntamente com o Núcleo de Desenvolvimento Educacional -, e coletiva – junto à Coordenadoria de Desenvolvimento do Ensino de Graduação e a Coordenadoria de Apoio Pedagógico.

A Coordenadoria de Desenvolvimento do Ensino de Graduação e a Coordenadoria de Apoio Pedagógico - CAP farão o planejamento, organização, execução e avaliação do Projeto de Qualificação da Gestão do Ensino – ProGen/ UNIPAMPA.

O Núcleo de Desenvolvimento Educacional – NuDE, farão em seus campi a articulação desse processo, coordenando e executando as atividades presenciais e on-line do Projeto de Qualificação da Gestão do Ensino – ProGen/ UNIPAMPA com os Coordenadores de Curso de Graduação.

O Projeto de Qualificação da Gestão do Ensino – ProGen/ UNIPAMPA

(6)

específicas dos Coordenadores de Curso ou de propostas institucionais, a partir do diagnóstico das dificuldades encontradas na Instituição.

São atividades que serão desenvolvidas na execução deste projeto:

(a) Atividades formativas na modalidade presencial:

Seminário de Desenvolvimento Profissional – oferecido anualmente a todos docentes da Universidade;

 Painel em que os Coordenadores de Curso apresentam, em forma de exposições e relatos, experiências bem sucedidas no processo de ensino e aprendizagem dos seus cursos. A atividade estende-se também a projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos nos cursos. A finalidade é proporcionar um espaço de discussão, troca de experiências entre os Coordenadores de Curso da UNIPAMPA.

Encontros e reuniões nos seus campi de designação. Nesses encontros e reuniões pedagógicas de estudos, além de participar e organizar o planejamento semestral do campus o Coordenador acompanhará e assessorará o planejamento do Plano da Disciplina do professor do curso, observando às questões de ensino, pesquisa e extensão e a articulação ao Projeto Institucional e Projeto Pedagógico do Curso.

Palestra, oficina, mini-curso, mesa-redonda.

(b) Atividades formativas na modalidade à distância:

- Atividades que serão postadas na plataforma Moodle: textos como suporte do trabalho presencial e fórum de discussões.

São atividades da Coordenadoria de Desenvolvimento do Ensino de Graduação e a Coordenadoria de Apoio Pedagógico - CAP:

a) Realizar as inscrições e organizar cadastro dos docentes ingressantes, incluindo os técnicos em assuntos educacionais;

b) Editar e reproduzir material didático;

(7)

d) Providenciar documentos necessários para comprovação da participação dos docentes nas atividades programadas e expedição de certificados;

e) Promover a capacitação dos técnicos em assuntos educacionais para o desenvolvimento do Projeto de Qualificação da Gestão do Ensino – ProGen/ UNIPAMPA;

f) Garantir as condições materiais e institucionais para o desenvolvimento

do Projeto de Qualificação da Gestão do Ensino – ProGen/ UNIPAMPA

executados pelos técnicos em assuntos educacionais;

g) Coordenar as ações de planejamento do Projeto, acompanhando e avaliando essas ações no âmbito dos campus da UNIPAMPA;

São atividades do Núcleo de Desenvolvimento Educacional de cada campus:

a) Realizar as inscrições e organizar cadastro dos Coordenadores de Curso de Graduação;

b) Coordenar as ações administrativas necessárias para a realização do

Projeto de Qualificação da Gestão do Ensino – ProGen/ UNIPAMPA;

c) Fomentar que Coordenadores de Curso de Graduação executem as atividades presenciais e on-line do Projeto de Qualificação da Gestão do Ensino – ProGen/ UNIPAMPA;

d) Elaborar um relatório de atividades e avaliação das atividades executadas;

e) Acompanhar e assessorar os Coordenadores de Curso professores em seus trabalhos pedagógicos, auxiliando-os em suas dificuldades.

f) Promover a integração da Coordenação Acadêmica do Campus com os Coordenadores de Curso de Graduação.

Neste acompanhamento os Coordenadores de Curso receberão maiores esclarecimentos do seu fazer na universidade bem como poderão relatar as dificuldades e necessidades que encontrarão.

São atividades dos Coordenadores de Curso de Graduação:

a) Participar de todo processo que envolve o Projeto de Qualificação da Gestão do Ensino – ProGen/ UNIPAMPA;

(8)

c) Elaborar um relatório das atividades desenvolvidas no Projeto de Qualificação da Gestão do Ensino – ProGen/ UNIPAMPA.

4. RESULTADOS ESPERADOS

Visando garantir o aprimoramento e necessárias reformulações, o projeto será avaliado a partir da participação dos Coordenadores nas atividades propostas, considerando os seus depoimentos e avaliação escrita. Alem disso, será considerado o parecer dos componentes do Núcleo de Desenvolvimento Educacional.

5. REFERENCIAIS DE APOIO

ANASTASIOU, Léa das Graças e ALVES, Leonir Pessate (Orgs.). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinvile, SC: UNIVILLE, 2006.

BROILO, Cecilia Luiza. (Con)formando o Trabalho Docente: a ação pedagógica na universidade. Tese (doutorado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2004.

ESTRELA, Maria Teresa. Ética a Pedagogia no Ensino Superior. In: LEITE, Carlinda. (org) Sentidos da Pedagogia no Ensino Superior. Porto: Legis Editora, 2010. p. 11- 27.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

GRILLO, Marlene Correro. A Gestão da Aula Universitária na PUCRS. Marlene Correro Grillo, Ana Lucia Souza de Freitas, Rosana Maria Gessinger, Valderez, Marina do Rosário Lima (Org.). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. MASETTO, Marcos Tarciso. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MASETTO, Marcos Tarciso. Formação Pedagógica dos Docentes do Ensino Superior. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração - Edição Especial - Vol. 1, n. 2, p.04-25, Julho/2009.

MASETTO, Marcos Tarciso. Professor Universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, Marcos. (Org). Docência na Universidade. Campinas, SP: Papirus, 1998. p.9-26.

PIMENTA, Selma e ANASTASIOU, Léa das Graças. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Córtex, 2002.

(9)

RIOS, Teresinha Azeredo. Ética da Docência Universitária: apontamentos para um diálogo. In: CUNHA, Maria Isabel da; SOARES, Sandra Regina; RIBEIRO, Marinalva Lopes. (Orgs). Docência Universitária: profissionalização e práticas educativas. Feira de Santana: UEFS Editora, 2009. p. 117-130.

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, ao (re)pensar a prática do professor em uma sala de aceleração, dispõe-se sobre ações que envolvem o contexto gerencial e pedagógico do programa, bem como

Para finalizar, o terceiro e último capítulo apresenta detalhadamente o Plano de Ação Educacional (PAE), propondo a criação de um curso técnico profissional de uso da biblioteca

É importante esclarecer que, com a divulgação dos resultados do desempenho educacional do estado do Rio de Janeiro em 2010, referente ao ano de 2009, no IDEB, no qual

Então os pais divulgam nosso trabalho, e a escola também ela divulga todos os resultados, então nós temos alguns projetos que desenvolvemos durante o ano letivo, que

Além disso, serão abordados os estudos sobre os dois programas que surgiram no cenário educacional como políticas públicas educacionais curriculares, com propostas

Este estudo se dedicou a analisar como ocorreu a implementação da política pública para o Ensino Médio, vigente no Estado de Minas Gerais, em três

[r]

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..