• Nenhum resultado encontrado

ATA - Reunião Ordinária do Colegiado de Pesquisa da ENSP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA - Reunião Ordinária do Colegiado de Pesquisa da ENSP"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Data: 17 de julho de 2013, quarta-feira.

Equipe Vice Direção de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação: VDPDT&I – Sheila Mendonça de Sousa VDPDT&I – Laura Viana VDPDT&I – Ana Paula Caetano VDPDT&I – Ana Paula Maricato CEP - Angela Esher (ausência justificada) NIT – Carolina Franco

Departamentos:

DENSP – Sérgio Miranda Chaves (Ausência justificada – férias)

DAPS – Marilene de Castilho

(representando Luciana Dias de Lima) DCB - Antônio Nascimento Duarte

(Ausente)

DEMQS – Maria de Jesus Mendes da Fonseca (Ausente)

DCS - Eliane Holanda CSEGSF - Gisele O´Dwyer

CRPHF - Jesus Pais Ramos DSSA - Jaime Lopes da Mota Oliveira (Ausente)

CESTEH - Liliane Teixeira (ausência justificada – férias)

Núcleos Interdisciplinares:

CLAVES - Ana Elisa Figueiredo NAF - Maria Auxiliadora Oliveira

Pontos de Pauta:

1. Catálogo dos Grupos de Pesquisa:

A Vice Diretora de Pesquisa informou que os catálogos dos grupos de pesquisa já foram distribuídos para a comunidade científica, departamentos da ENSP e demais unidades da Fiocruz, restando apenas cerca de 200 exemplares para distribuir aos convidados da Escola. Apesar de algumas atualizações e correções terem sido demandadas por colegas, isso só poderá ser feito na página da ENSP, quando as informações sobre os grupos puderem ser atualizadas.

Informou ainda que o Catálogo na sua versão atual já está disponível para download na página da ENSP, link da Biblioteca Multimídia.

(2)

Em referência à necessidade de atualização do conteúdo da página da ENSP, a Vice Diretora informou que será convocada, em futuro próximo, uma reunião do Colegiado de Pesquisa com a participação da Sra. Elisa Andrews, Chefe do Setor de Comunicação Institucional, para discussão sobre o portal da ENSP e seu conteúdo, em especial o Cadastro de Projetos de pesquisa. Para tanto pede que todos os membros do colegiado comecem a registrar suas sugestões e dúvidas, que poderão ser esclarecidas neste encontro.

Informou ainda que no presente momento o site da ENSP está sendo reformulado, processo iniciado por exigência da CAPES para a página dos programas de pós-graduação, mas que deverá ser estendido, logo que possível aos demais conteúdos. Por esta razão, só será possível solicitar, de imediato, alterações simples, como: substituição de textos e atualização da lista de pesquisadores.

3. Programa Inova ENSP: Andamento dos projetos e avisos

A Vice Diretora informou que os Projetos contemplados no Edital Inova II já estão tramitando no Escritório de Projetos para a contratação pela Fiotec.

Lembrou ainda que até a presente data apenas 05 projetos, dos 22 selecionados, não haviam dado entrada para avaliação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, conforme orientação desta Vice Direção. Ressaltou que está estimulando os coordenadores, através de reuniões e chamadas por e-mail, a cumprirem a solicitação o mais rapidamente possível, e que a Coordenadora do CEP, Dra. Ângela Esher, tem disponibilizado orientações e esclarecimentos, de forma a agilizar os procedimentos.

Em relação aos recursos para o segundo ano do INOVA II, lembrou que a atual Direção deverá empenhar-se junto à Presidência para assegurar que o recurso previsto seja repassado com prioridade em 2014, mas que as restrições de financeiro que geralmente acontecem no início do ano poderão atrasar a liberação de recursos, principalmente no primeiro trimestre de 2014, dificultando a manutenção dos cronogramas que estão sendo estabelecidos nos planos de desembolso dos projetos.

A propósito do tema, a Dra. Marilene de Castilho, representante do DAPS, lembrou a grande dificuldade representada pelas regras, restrições, manejos de recursos orçamentários e a disponibilidade de financeiro na instituição, sugerindo que seja solicitada uma reunião com as instâncias de gestão orçamentária e auditoria da Fiocruz, para esclarecimentos de dúvidas sobre a execução dos projetos. Lembra que na reunião do CD ENSP foi proposta a discussão com a Auditoria da Fiocruz, a Gerência Fiotec, o Escritório de Projetos da ENSP e outros atores envolvidos na liberação e uso dos recursos aos projetos, no que foi apoiada pelos presentes, sendo confirmado pela Sra. Sheila Mendonça que tal reunião estaria sendo agendada pela Direção.

(3)

4. CEENSP: Programação atualizada

A Vice Diretora informou que a agenda do CEENSP, para o 2º semestre de 2013, está praticamente fechada, e que novas sugestões para futuros CEENSP estarão sendo avaliadas e deverão ser trazidas para submissão ao Colegiado.

Informou ainda que na reunião do Conselho Deliberativo da ENSP foi proposto que o CEENSP procure fazer o agendamento apenas de temas mais transversais, de amplo interesse aos pesquisadores e alunos da ESCOLA, independente de suas especialidades. Neste sentido solicita que os membros do Colegiado sugiram tais temas para as novas sessões, estando a Direção aberta para recebe-las.

Informou finalmente que tem recebido demandas dos pesquisadores da ENSP para apresentações com resultados de seus projetos. Apesar dos espaços disponíveis para as sessões científicas em Departamentos, Centros, Núcleos e Programas de Pós-graduação, há demanda por um espaço coletivo e mais amplo para expressão de questões e resultados de trabalho. Em função disto propõe que seja discutida a necessidade ou não de uma alternativa ao CEENSP que atenda ao solicitado.

Em relação a esta demanda a Dra. Marilene de Castilho, reforçou a sugestão de que o CEENSP seja formatado com temas mais transversais, visando a formação de opinião e a participação mais ampliada da escola, e que outros temas de projetos sejam discutidos nos demais “Centros de Estudo”. Ressaltou a experiência bem sucedida das “Sessões de Pesquisa” do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, amplamente divulgadas na página da ENSP.

5. Vice Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz

Em relação aos contatos com o novo Vice Presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Dr. Rodrigo Guerino Stabeli, foi informado que no início do mês esta Vice Direção teve uma reunião com o referido gestor, quando foram discutidas as preocupações imediatas de ambas as partes. Foi relatado a necessidade imediata de retomar os programas de bolsas, em especial para Visitantes, o que foi confirmado, assim como a retomada de rotinas como do programa PIBIC e PIBIT. Além de reforçar o interesse da Presidência pelo potencial inovador das pesquisas da ENSP e sua importância para o SUS, o Vice-Presidente informou que estava totalmente de acordo com a necessidade de realizar um levantamento minucioso da produção científica e também da necessidade de normatizar os fluxos de projetos, que deveriam passar sempre pela Direção da ENSP, antes de seu encaminhamento à Presidência da Fiocruz.

O Vice Presidente informou também que já estaria sendo elaborada uma nova versão do Edital para o Programa Pesquisador Visitante, com previsão para

(4)

divulgação ainda em julho de 2013, sendo portanto necessário que as unidades encaminhem suas demandas.

A Profa. Marilene ressalta que os últimos editais do Programa PV foram desfavoráveis a ENSP no sentido de distribuição de vagas e solicita que sejam pleiteadas mais vagas para a Escola. A Dra. Maria Auxiliadora Oliveira, representante do NAF, lembrou que as demais unidades já encaminharam suas discussões sobre os perfis desejados, e que a ENSP ainda não se manifestou, o que deveria ser feito o mais rapidamente possível. A Vice Diretora lembrou que ainda segundo o Vice Presidente, cada unidade possui necessidades diferenciadas no que se refere aos Visitantes, o que seria considerado neste próximo Edital.

A Profa. Sheila Mendonça de Souza informou ainda da intenção manifestada pelo Vice Presidente de realizar visita pessoal ä ENSP, para contato direto com os pesquisadores, pedindo sugestões para a data de tal encontro, e sugerindo que levantadas as demandas e questões pertinentes que poderão ser apresentadas nesta reunião com o Dr. Rodrigo Stabeli.

A Dra. Maria Auxiliadora Oliveira, Representante do NAF, sugeriu que seria oportuno para a ENSP ter um profissional atuando mais próximo à Vice Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência, para que agilizar as demandas e atuações prioritárias. Foi lembrado que a Dra. Else Egribel, Pesquisadora da ENSP, está atualmente integrando a Equipe da Vice Presidência de Pesquisa, e poderia auxiliar neste sentido.

A Vice Diretora aproveitou para informar ainda que estará ausente da reunião da Câmara Técnica de Pesquisa, agenda para 15 de agosto de 2013, devido a compromissos profissionais assumidos previamente, e que na ocasião será representada pela Dra. Maria Auxiliadora, Membro do Colegiado e Pesquisadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP, que disponibilizou-se para tal.

Ainda neste tema foi dado o informe sobre o próximo concurso que será realizado na Fiocruz e apresentado o documento disponibilizado pela Vice Direção de Desenvolvimento Institucional da ENSP, através do Dr. Alex Molinaro. Foi confirmado que ao contrário do informado anteriormente, seriam 150 vagas para o perfil de Pesquisador, 65 de Técnicos – nível médio, 05 Analistas de Gestão, que serão distribuídas entre as unidades da Fiocruz.

(5)

6. Fluxo: Projetos de Pesquisa na ENSP

Após lembrar a complexidade e diversidade dos projetos realizados pelos pesquisadores da ENSP, e as dificuldades causadas pelos processos de trabalho cada vez mais imprevisíveis, a Vice Diretora solicitou que seja discutido nos Departamentos os possíveis Fluxos de Projetos de Pesquisa da ENSP, conforme as suas diversidades, de forma que possamos propor em futuro próximo novos processos de tramitação que sem reduzir a agilidade e a autonomia dos pesquisadores e seus trabalhos, permita à instituição maior governabilidade e previsibilidade nos processos decorrentes da pesquisa. Foi apresentado a primeira proposta para Fluxo de Projetos, elaborada pelo Escritório de Projetos, e já apresentada no Conselho Departamental da ENSP. Lembrando que o mesmo atende à experiência e necessidades daquele escritório, mas não de todas as instancias e tipos de projetos existentes, pediu que contribuíssem com novas sugestões.

Relatou que a intenção da Direção da Escola é que todos os chefes de Departamento, assim como a Direção, tenham conhecimento dos projetos desenvolvidos pelos pesquisadores, já que a inserção das pesquisas na Instituição impacta diretamente nas despesas condominiais, circulação de novos profissionais, a necessidade de aumento do espaço físico, aspectos legais e de responsabilidade civil, etc.

Carolina Franco, representante do NIT na VDPDT&I relatou sobre a responsabilidade jurídica que os pesquisadores assumem ao captar recursos de projetos externos, onde a ENSP também poderá ser responsabilizada em casos de penalidades. Solicitou que os projetos, antes da execução do contrato com agência de fomento, sejam analisado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da ENSP, para garantia do Direito Autoral, além de outras orientações necessárias.

A Dra. Marilene de Castilho reforçou que com a grande diversidade da ENSP é difícil definir apenas um fluxo de projeto, pois as fontes e processos de trabalho são muito diversos. Complementou que a exigência em seu Departamento pela anuência do Chefe do Departamento nos projetos Acadêmicos que são submetidos ao CEP, por exemplo, seria desnecessária pois a responsabilidade de controle é do Orientador e não da chefia de Departamento. Lembrou que por outro lado, os grandes editais de concorrência com apenas um representante de cada Instituição, exigem organização centralizada e aceite institucional a ser pactuado, diferentemente de projetos individuais por exemplo, no que foi apoiada por todos.

A Dra. Gisele O´Dwyer, Representante do CSEGSF, relatou que em parceria com a Coordenação do CEP, organizou um fluxo para os projetos de alunos que serão realizados no Centro de Saúde. Todos devem ter a anuência da Coordenação de Pesquisa do Departamento, visando um maior controle das pessoas que circulam na unidade de saúde, já que o trabalho impacta diretamente o cotidiano dos profissionais ali atuantes.

(6)

Em referência ao proposto pelo Escritório de Projetos, a Dra. Eliane Holanda, Representante do DCS, alegou a necessidade de maior conhecimento por parte dos pesquisadores da rotina de trabalho do Escritório e sugeriu que seja realizada apresentação nos Departamentos pela equipe do Escritório de Projetos da ENSP, a fim de esclarecimentos sobre os procedimentos de submissão de projetos e o seu fluxo. Sendo apoiada pelos demais, foi solicitado o contato do Escritório, para futuros agendamentos.

7. CEP: Avanços na nova Instalação física

A Vice Diretora Informou que a ENSP receberá a visita do Diretor da CONEP (Conselho Nacional de Ética em Pesquisa), que apresentará a palestra de abertura do Mestrado de Bioética. Ela ressaltou que o CEP/ENSP está passando por ajustes na estrutura física, atendidos de maneira emergencial pela necessidade de cumprir exigências mínimas de espaço para reunião, tratamento de assuntos sigilosos, armazenamento dos processos, e outras exigidas pela CONEP para funcionamento do setor. Estas demandas, que ainda não tinham sido atendidas, deverão ser melhor resolvidas após a obra no andar térreo quando duas salas contíguas poderão ser reformadas para o CEP. Pelo momento foi apenas liberada a segunda sala, mobiliada graças a gentileza da Dra. Marilene de Castilho, chefe do DAPS.

8. Ata da reunião do colegiado realizada no dia 19/06/2013

Não havendo reparos à ATA do Colegiado de Pesquisa realizada no dia 19 de junho de 2013, encaminhada por e-mail para os membros do Colegiado, a mesma foi considerada aprovada pelos Membros presentes na reunião.

9. Editais de Pesquisa

No sentido de capilarizar melhor as informações sobre Editais de interesse dos pesquisadores da ENSP, A Dra. Sheila informou que a Ana Paula Caetano, lotada nesta Vice Direção, ficou responsável por pesquisar e divulgar com regularidade ao Colegiado e Coordenadores dos Grupos de Pesquisa os Editais lançados pelas agências de fomento, órgãos públicos e outros em calendário apropriado.

10.Produção Científica: Indicadores e acompanhamento desempenho

Como ponto final de pauta, foi disponibilizado para o Colegiado a apresentação realizada no CD da ENSP, referente ao manejo de indicadores de desempenho de

(7)

pesquisa, obtida através do Script Lattes, e que vem sendo realizada pela Analista de Gestão da VDPDT&I, Laura Viana. Este levantamento, que será estendido a todos os grupos, núcleos e centros, além dos departamentos da ENSP, deverá permitir conhecer melhor o processo de trabalho e produção científica a partir dos indicadores tradicionais de produtividade em pesquisa. Futuramente será complementado pelo levantamento de outros indicadores, cuja discussão e escolha encontra-se aberta, visando melhorar a aferição de nossa produtividade e produção.

Encaminhamentos após a reunião:

A Reunião com o Dr. Rodrigo Stabeli, Vice Presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz, mencionada no item 5, ficou agendada para o dia 19 de agosto de 2013, às 09h30, no Salão Internacional da ENSP.

O documento com as informações do Concurso Público da Fiocruz, item 05, foi

encaminhado para lista de discussão deste Colegiado.

A Vice Direção de Pesquisa, posteriormente a reunião deste Colegiado, entrou em contato com a Sra. Leda Zorayde, Chefe do Escritório de Projetos da ENSP, que informou estar à disposição para comparecer às reuniões departamentais, ficando a cargo dos membros do Colegiado fazer o agendamento com o referido setor, item 6.

A Apresentação do Script Lattes, mencionada no item 10 foi encaminhada para

Referências

Documentos relacionados

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Sheila Mendonça de Souza informou que a contratação dos projetos Inova ENSP está em curso, tendo sido superada finalmente, para a maior parte dos projetos a etapa de

A Vice Diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico abriu a reunião propondo que a partir de agora os informes sejam enviados sempre que possível apenas por e- mail como forma