• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO ENSINO MÉDIO SOBRE PEIXES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO ENSINO MÉDIO SOBRE PEIXES"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

 

    Journals Homepage: 

www.sustenere.co/journals

 

Educationis (ISSN 2318‐3047)  

© 2015 Sustenere Publishing Corporation. All rights reserved. 

ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO ENSINO MÉDIO SOBRE PEIXES

RESUMO

No ensino médio o livro didático é um dos recursos mais usados pelos professores.

Para alguns docentes, ele é um dos poucos materiais didáticos disponíveis, e pode ser para outros a única fonte de informação para alunos e professores. O presente estudo teve como objetivo analisar o conteúdo do Filo Cordata e da Classe Pisces, em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, observando a quantidade e a qualidade das informações apresentadas e a forma como foram abordadas seguindo critérios pré-definidos. Para tanto, analisaram-se os conteúdos relativos à Superclasse Pisces, contidos nos livros didáticos do Ensino Médio, na área de Biologia, totalizando 06 obras no universo da amostra pesquisada cuja analise procedeu-se através de uma ficha modelo para a coleta de dados, a fim de assegurar uniformidade na obtenção dos mesmos enfocando informações quantitativas e qualitativas. Pela análise de cada contexto e avaliação, o livro que melhor se enquadrou nos parâmetros e critérios de análise e avaliação do conteúdo peixes para o ensino meio nos livros de Biologia, dentre as obras analisadas, foi o de Sônia Lopes e Vivian Lavander Mendonça, fornecendo informações claras, didáticas, coerentes e objetivas. O livro que mantém regularidade é a obra do Nélio Bizzo. O livro identificado com maior grau de deficiência foi o Adolfo, Augusto;

Crozetta, Marcos; Lago, Samuel.

PALAVRAS-CHAVE: Grupo; Peixe; Livro Didático.

ANALYSIS OF TEXTBOOKS USED IN SECONDARY EDUCATION ON FISH

ABSTRACT

In high school the textbook is a resource used by most teachers. For some teachers, it is one of the few textbooks available, and can be for others the only source of information for students and teachers. The present study aimed to analyze the contents of the Phylum Chordata and Class Pisces in biology textbooks of high school, noting the amount and quality of information presented and how they were addressed following predefined criteria. To this end, we analyzed the approaches for Superclass Pisces contained in textbooks of high school, in Biology, totaling 06 works in the world of research sample whose analysis proceeded through a record template for data collection, to ensure uniformity in obtaining the same focusing quantitative and qualitative information. Through the analysis and evaluation of each context, the book that best fulfilled the parameters and criteria for analyzing and evaluating the content fish to the middle school in biology books, among the films analyzed, it was Sonia Lopes and Vivian Lavander Mendonça, providing clear, didactic, consistent and objective information. The book maintains that regularity is the work of Nelio Bizzo. The book identified with a greater degree of disability was Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos, Lago, Samuel.

KEYWORDS: Group; Fish; Textbook.

Educationis, Aquidabã, v.3, n.1,  Ago, Set, Out, Nov, Dez 2014, Jan  2015. 

 

ISSN 2318‐3047   

SECTION: Articles 

TOPIC: Práticas, Didática e  Metodologias do Ensino   

DOI: 10.6008/SPC2318‐3047.2015.001.0003

     

   

Anderson Antônio da Silva 

Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil  http://lattes.cnpq.br/0124789241845296    anderson_portnoy@hotmail.com    

Ericka Fernanda Ferreira de Queiroz 

Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil  http://lattes.cnpq.br/2061635308148625  ericka.ffq@hotmail.com 

 

Maria Elizabeth Simeão Cavalcanti 

Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil  http://lattes.cnpq.br/5776876162385726  elizabethrscavalcanti@gmail.com   

Vagne de Melo Oliveira 

Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil  http://lattes.cnpq.br/6160988158330428  vagne_melo@hotmail.com 

 

Argus Vasconcelos de Almeida 

Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil  http://lattes.cnpq.br/0951633215630936  argus@db.ufrpe.br  

 

       

Received: 04/02/2014  Approved: 17/12/2014 

Reviewed anonymously in the process of blind peer. 

       

Referencing this:  

 

SILVA, A. A.; QUEIROZ, E. F. F.; CAVALCANTI, M. E. S.; 

OLIVEIRA, V. M.; ALMEIDA, A. V.. Análise dos livros  didáticos utilizados no ensino médio sobre peixes. 

Educationis, Aquidabã, v.3, n.1, p.23‐33, 2015. DOI: 

http://dx.doi.org/10.6008/SPC2318‐

3047.2015.001.0003    

(2)

INTRODUÇÃO

Os vertebrados são um grupo de animais diversificado e fascinante que se caracterizam pela presença de vértebras arranjadas em série formando a coluna vertebral. As vértebras formam-se em torno da notocorda durante o desenvolvimento, como também circundam o tubo nervoso. São divididos em cinco grandes grupos zoológicos: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, destes os peixes é o grupo mais diversificado e numeroso, com aproximadamente 27.000 espécies viventes. Podem ser encontrados em praticamente todos os habitats aquáticos apresentando hábitos e formas variadas (SZPILMAN, 2000; POUGH et al., 2008).

O grande grupo dos peixes pode ser subdividido em: ciclóstomos (peixes com boca circular e sem maxila) e gnatostomados (peixes com maxila e dois conjuntos de nadadeiras pares). Os ciclóstomos são representados pelas feiticeiras (Myxinoidea) e lampreias (Petromyzontoidea). Em geral as feiticeiras e lampreias são peixes com boca circular e sem maxila, são alongados e medem menos de um metro de comprimento, não possuem dutos reprodutivos especializados e a fecundação é externa (POUGH et al., 2008; KARDONG, 2011). São ectotérmicos, sua temperatura flutua de acordo com a temperatura do meio. Estão adaptados para viver na água doce ou salgada. A maioria tem nadadeiras, sustentadas por raios ou espinhos. Quase todos possuem escamas, que tem a função de proteger e cobrir o corpo. Existem três classes de peixes:

Agnatha, Cartilaginosos e os Ósseos (HILDEBRAND & GOSLOW, 2006; VANIEL & BEMVENUTI, 2006).

Os seres vivos apresentam estruturas biológicas que muitas vezes são de difícil compreensão para estudantes, necessitando de estratégias didáticas para facilitar o entendimento pelo aluno. Existem várias estratégias e métodos para o ensino, tais como modelos, analogias, metáforas, descrições, entre outras (SANTOS et al., 2011). Na maioria das escolas públicas brasileiras, os livros didáticos (LD) são os principais materiais disponíveis aos estudantes, tanto para estudos quanto para pesquisas. São eles que, dentro da área de biologia, compõem grande parte do acervo das bibliotecas dessas escolas (SILVEIRA et al., 2013).

No ensino médio o livro didático é um dos recursos mais usados pelos professores. Para

alguns docentes, ele é um dos poucos materiais didáticos disponíveis, e pode ser para outros a

única fonte de informação para alunos e professores, isso dependendo dos locais de acesso a

informação (VASCONCELOS & SOUTO, 2003). Mesmo sendo um produto pensado para facilitar

a compreensão dos alunos, os livros podem oferecer problemas de como apresentar informações

novas e de difícil assimilação para os alunos do Ensino Básico. Muitos professores usam o livro

didático de forma acrítica, sem analisar os conteúdos, formas de apresentação dos assuntos e

abordagens metodológicas, sendo, portanto necessária a constante análise crítica por parte dos

educadores sobre o seu conteúdo e a sua pertinência, antes dos mesmos serem utilizadas em

sala de aula (SANTOS et al., 2011).

(3)

  Educationis    v.3 ‐ n.1    Ago, Set, Out, Nov, Dez 2014, Jan 2015 

O livro didático de Biologia tem sofrido críticas quanto ao tratamento unidirecional dos conteúdos, o dogmatismo e a apresentação dos conhecimentos como prontos e sem possibilidade de questionamento. Uma contradição quando se considera que os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio sugerem que o ensino de Biologia deva estar voltado para o desenvolvimento de competências que permitam ao aluno lidar com as informações, sendo capaz de compreender o mundo e agir com autonomia, fazendo uso dos conhecimentos adquiridos (LOPES & VASCONCELOS, 2010).

O conteúdo da zoologia nos livros didáticos inicialmente era introduzido nos livros de História Natural. A visão sobre os animais adotada nestas obras era predominantemente descritiva e classificatória, não havia aulas práticas ou atividades previstas, e o seu estudo forçava o estudante a decorar descrições e nomes científicos dos grupo. Estudos qualitativos estão ganhando notoriedade porque frequentemente são utilizados como único veículo de conteúdo, marcados pela forma fragmentária de organização (LOPES & VASCONCELOS, 2010). As razões que explicam a larga utilização dos LDs nas escolas de todo o Brasil são óbvias: o livro contém conhecimento apresentado didaticamente, de forma reduzida e simplificada, trazendo informações

“prontas” para consumo, o que facilita o trabalho do professor (SILVA & TRIVELATO, 1999). O presente estudo teve como objetivo analisar o conteúdo do Filo Cordata e da Classe Pisces, em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, observando a quantidade e a qualidade das informações apresentadas e a forma como foram abordadas seguindo critérios pré-definidos.

METODOLOGIA

Analisaram-se os conteúdos relativos à Superclasse Pisces, contidos nos livros didáticos

do Ensino Médio, na área de Biologia, totalizando 06 obras (tabela 1) no universo da amostra

pesquisada cuja analise procedeu-se através de uma ficha modelo para a coleta de dados

segundo Vasconcelos e Souto (2003) modificado, a fim de assegurar uniformidade na obtenção

dos mesmos enfocando informações quantitativas e qualitativas. Preferiu-se ao elaborar a ficha

modelo de coleta por subdividi-la nas partes possíveis de existirem no livro didático, ou seja, texto

em si que aborda o conteúdo na forma escrita, figuras do texto devendo relacionar-se

intrinsecamente com o texto, facilitando a compreensão do educando a respeito do assunto

dissertado; exercícios, suporte didático visando possibilitar o educando rever o que aprendeu,

estimulando o raciocínio crítico do conteúdo apresentado, por fim, textos complementares que

servem como recurso didático para aguçar a curiosidade do aluno ao mostrar algo novo

relacionado ao cotidiano, ou seja, ressaltando a contextualização do tema.

(4)

Tabela 1: Obras pesquisadas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O livro didático é um instrumento empregado para o ensino formal sendo utilizado como ferramenta decisiva para a qualidade do aprendizado advindo do ambiente escolar. Esta ferramenta pedagógica é importante para o aluno, devido a sua acessibilidade e disponibilidade, e para o docente, por auxiliar em suas atividades pedagógicas (SARTIN et al., 2012). Os resultados das avaliações dos livros de Ensino Médio para a temática “peixes” utilizados de acordo com os parâmetros de adequação à série, clareza e nível de atualização do texto, grau de coerência entre as informações apresentadas e presença de textualizações complementares, estão descritos na tabela 2.

Tabela 2: Avaliação da adequação à série, clareza e nível de atualização do texto, grau de coerência entre as informações apresentadas e presença de textualizações complementares.

CRITÉRIOS PARÂMETRO

Adequação à série Fraco Regular Bom Excelente

Livros

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) X

Lopes e Mendonça (2006) X

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) X

Bizzo, Nélio (2010) X

Clareza do texto (definições, termos, etc.) Fraco Regular Bom Excelente

Livros

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) X

Lopes e Mendonça (2006) X

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) X

Bizzo, Nélio (2010) X

Nível de atualização do texto Fraco Regular Bom Excelente

Livros

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) X

Lopes e Mendonça (2006) X

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) X

Bizzo, Nélio (2010) X

Grau de coerência entre as informações apresentadas (ausência de contradições)

Fraco Regular Bom Excelente

Livros

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) X

Lopes e Mendonça (2006) X

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Título Autor Editora Quantidade de

páginas

Ano de Publicação

Biologia 2 Armênio Uzunian e Ernesto Birner HARBRA 15 2005

Biologia Volume

Único Augusto Adolfo, Marcos Crozetta,

Samuel Lago IBEP 5 2005

Bio 2 Sônia Lopes e Vivian Lavander Mendonça

Saraiva 16 2006

Biologia Hoje Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder

Ática 14 2008

Biologia José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho

Moderna 14 2009

Novas Bases da Biologia

Nélio Bizzo Ática 17 2010

(5)

  Educationis    v.3 ‐ n.1    Ago, Set, Out, Nov, Dez 2014, Jan 2015 

Amabis e Martho (2009) X

Bizzo, Nélio (2010) X

Apresenta textos complementares? Sim Não

Livros

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) X

Lopes e Mendonça (2006) X

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) X

Bizzo, Nélio (2010) X

De acordo com análise realizada, foi observado que todos os livros averiguados apresentaram enfoque científico, porém, sem uma relação à problematização e o nível de contextualização do conhecimento, ou seja, o aluno por mais que entenda da temática, não vê a importância ou aplicação do entendimento para sua vida. O outro ponto importante é a não promoção de troca de conhecimento já disponível do aluno, o que poderia fazer com que o mesmo tivesse uma compreensão maior da realidade que o envolve (os conhecimentos prévios não são enfoque em nenhum momento). Vale ressaltar que é perceptível que todos os livros abordam o tema peixes numa escala evolutiva, dos mais primitivos para os mais modernos ou atuais.

Em relação aos livros damos destaque ao Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005), possui pouquíssima conteúdo, mesmo em se tratando de um assunto tão rico e vasto. O Sergio Linhares (2008) destaca muitas palavras novas ao decorrer de seus textos e explicações, contudo não dá ênfase e uma explicação mais detalhadas de tais palavras ou termos destacado durante o texto, restringindo-se apenas a preocupação de mostrar que o termo/palavra é importante deixando-o em negrito. O Uzunian, Armênio (2005) utilizam muitos textos complementares durante toda a abordagem do assunto peixes, fato interessante e que prendem a atenção, mas às vezes faz com que o foco seja perdido, uma vez que diminui o espaço de explicações e aprofundamento do assunto propriamente dito, pois o capitulo fica repleto de textos complementares. Destacamos ainda o fato do Amabis e Martho (2009) dividir o capitulo de Peixes em seções, onde cada seção já mostra o objetivo e termos e conceitos principais bem definidos.

Os dados computados para as análises quanto a qualidade das ilustrações, grau de relação quanto as informações contidas no texto, diagramação, veracidade da informação, possibilidade de contextualização, grau de inovação e indução a interpretação incorreta estão descritos na tabela 3.

Tabela 3: Avaliação da qualidade das ilustrações, grau de relação quanto as informações contidas no texto, diagramação, veracidade da informação, possibilidade de contextualização, grau de inovação e indução a interpretação incorreta.

CRITÉRIOS PARÂMETRO

Qualidade das ilustrações (nitidez, cor, etc.) Fraco Regular Bom Excelente Livros

Livros

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) X

Lopes e Mendonça (2006) X

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) X

Bizzo, Nélio (2010) X

Grau de relação com as informações contidas no texto Fraco Regular Bom Excelente

Uzunian, Armênio (2005) X

(6)

Livros

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) X

Lopes e Mendonça (2006) X

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) X

Bizzo, Nélio (2010) X

Inserção ao longo do texto (diagramação) Fraco Regular Bom Excelente

Livros

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) X

Lopes e Mendonça (2006) X

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) X

Bizzo, Nélio (2010) X

Veracidade da informação contida na ilustração Fraco Regular Bom Excelente

Livros

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) X

Lopes e Mendonça (2006) X

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) X

Bizzo, Nélio (2010) X

Possibilidade de contextualização Fraco Regular Bom Excelente

Livros

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) X

Lopes e Mendonça (2006) X

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) X

Bizzo, Nélio (2010) X

Grau de inovação (originalidade/criatividade) Fraco Regular Bom Excelente

Livros

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) X

Lopes e Mendonça (2006) X

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) X

Bizzo, Nélio (2010) X

Induzem a interpretação incorreta? Sim Não

Livros

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) X

Lopes e Mendonça (2006) X

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) X

Bizzo, Nélio (2010) X

Sabemos que os livros didáticos não são constituídos apenas de uma linguagem textual, os livros podem utilizar-se de outros recursos. Outros elementos facilitam a compreensão e entendimento do aluno, neste momento nos referimos aos recursos visuais. No geral os livros mantiveram-se num padrão de tentativa de igualar os recursos visuais e textos, livros com poucas páginas de texto continham um número menor de figuras, mas num equilíbrio entre textos e figuras, contudo alguns um pouco mais ou menos de recursos visuais, mas nada tão agravante.

Contudo, os livros didáticos devem utilizar-se dos recursos visuais para mostrar um novo mundo de cores, ambientes, formas, adaptações e transformação.

Em relação aos livros analisados, primeiramente damos destaque ao Bizzo, Nélio (2010),

uma vez que, praticamente, todos os seus recursos visuais (imagens, diagramas) possui um bom

rodapé. Para o Amabis e Martho (2009) pelas imagens perfeitas e também muito bem explicadas,

contudo o livro mantem um equilíbrio entre figuras e texto, mas peca na distribuição dentro do

capitulo estudado, ou seja, algumas páginas com muitas imagens, já outras com muitos textos. O

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) possui imagens com uma qualidade que

(7)

  Educationis    v.3 ‐ n.1    Ago, Set, Out, Nov, Dez 2014, Jan 2015 

deixa a desejar, utiliza-se apenas de fotos e desenhos, algumas imagens não correspondem ao assunto principal de forma clara. Os recursos visuais do Lopes e Mendonça (2006) são muito bons e nítidos. Possuem uma clareza, estão dentro do contexto e uma boa explicação, possuindo pequena exceção que não compromete a qualidade num todo do livro.

Os resultados obtidos das análises de complementação de conteúdo estão descritos na tabela 4.

Tabela 4: Exemplos de atividades propostas utilizadas na complementação do conteúdo.

ATIVIDADES

Propõe questões ao final de cada capítulo/tema? SIM NÃO

Livros

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) X

Lopes e Mendonça (2006) X

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) X

Bizzo, Nélio (2010) X

As questões têm enfoque multidisciplinar? SIM NÃO

Livros

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) X

Lopes e Mendonça (2006) X

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) X

Bizzo, Nélio (2010) X

As questões priorizam a problematização? SIM NÃO

Livros

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) X

Lopes e Mendonça (2006) X

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) X

Bizzo, Nélio (2010) X

Propõe atividades em grupo e/ou projetos para trabalho do tema exposto? SIM NÃO

Livros

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) X

Lopes e Mendonça (2006) X

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) X

Bizzo, Nélio (2010) X

As atividades são isentas de risco para alunos? SIM NÃO

Livros

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) Não possui Não possui

Lopes e Mendonça (2006) Não possui Não possui

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) Não possui Não possui

Bizzo, Nélio (2010) X

As atividades são facilmente executáveis? Sim Não

Livros

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) Não possui Não possui

Lopes e Mendonça (2006) Não possui Não possui

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) Não possui Não possui

Bizzo, Nélio (2010) X

As atividades têm relação direta com o conteúdo trabalhado? Sim Não

Livros

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) Não possui Não possui

Lopes e Mendonça (2006) Não possui Não possui

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) Não possui Não possui

Bizzo, Nélio (2010) X

Indica fontes complementares de informação? Sim Não

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) X

(8)

Livros Lopes e Mendonça (2006) X

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) X

Bizzo, Nélio (2010) X

Estimula a utilização de novas tecnologias (ex. internet)? Sim Não

Livros

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) X

Lopes e Mendonça (2006) X

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) X

Bizzo, Nélio (2010) X

As atividades ‘complementares’ podem é a melhor maneira e mais rápida forma do aluno pôr em pratica aquele conhecimento que acabou de adquirir/aperfeiçoar. Além de servir no reforço de fixação e maior aplicabilidade da aprendizagem do aluno. Todos os livros analisados possuem questões relacionadas ao assunto abordado, mas nenhum possuem um perfil com enfoque e priorize a multidisciplinar ou problematização. O Amabis e Martho (2009) disponibiliza os exercícios já no final de todo assunto Zoológico, após, ter dado peixes, anfíbios repteis e mamíferos, isso pode diminuir o processo de fixação do assunto do aluno.

Dos seis livros abordados 50% possuem atividades em grupo ou projetos para trabalho do tema exposto, ou seja, três livros: Uzunian, Armênio (2005); Linhares e Gewandsznajder (2008) e Bizzo, Nélio (2010). Destes três livros o Linhares e Gewandsznajder (2008) é o único que possui uma atividade saudável e sem riscos; uma simples pesquisa para posterior apresentação em sala, contudo não indica nenhuma fonte alternativa de pesquisa para estudo ou enriquecimento do conteúdo abordado. Apenas o Bizzo, Nélio (2010) indica fontes complementares de informação, contudo restringindo a pesquisa ou busca em novas fontes de conhecimentos, no caso ele dá previamente onde e quais textos devem ser lidos. Nenhum Estimula a utilização de novas tecnologias.

A análise da presença ou não de recursos complementares, tais como glossários, atlas, cadernos de exercícios, guia de experimentos e guia do professor estão descritos na tabela 5.

Tabela 5: Presença de recursos complementares.

RECURSOS COMPLEMENTARES

Glossários SIM NÃO

Livros

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) X

Lopes e Mendonça (2006) X

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) X

Bizzo, Nélio (2010) X

Atlas SIM NÃO

Livros

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) X

Lopes e Mendonça (2006) X

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) X

Bizzo, Nélio (2010) X

Cadernos de exercícios SIM NÃO

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) X

Lopes e Mendonça (2006) X

(9)

  Educationis    v.3 ‐ n.1    Ago, Set, Out, Nov, Dez 2014, Jan 2015 

Livros Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) X

Bizzo, Nélio (2010) X

Guias de experimentos SIM NÃO

Livros

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) X

Lopes e Mendonça (2006) X

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) X

Bizzo, Nélio (2010) X

Guia do professor SIM NÃO

Livros

Uzunian, Armênio (2005) X

Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005) X

Lopes e Mendonça (2006) X

Linhares e Gewandsznajder (2008) X

Amabis e Martho (2009) X

Bizzo, Nélio (2010) X

Os livros didáticos possuem artifícios, ou recursos adicionais que podem facilitar a interação do conhecimento entre alunos, livro e professor. Essa complementação oferece grandes e novas oportunidades de contato com o conhecimento, produzindo novas e mais compreensão das informações já trabalhadas no decorrer dos estudos.

Os livros analisado deixaram muito a desejar em relação a recursos complementares, nenhum apresentou atlas ou guia de experimentos, salvos aqueles que ainda assim possuíam experiências dentro dos capítulos e temas abordados. Apenas o Bizzo, Nélio (2010) possui glossário podendo ser encontrados em verbetes destacados na margem da página em que aparecem pela primeira vez do volume, contudo dificulta muito caso o aluno precise fazer uma nova consulta para relembrar a palavra caso ela não esteja aparecendo pela primeira vez.

CONCLUSÕES

Todos autores analisados em suas obras apresentaram a classificação dos peixes subdividos no subfilo vertebrata e dividida nas seguintes classes: Agnatha, peixes sem mandíbula;

Chondrichthyes, peixes cartilaginosos e Osteichthyes, peixes ósseos; evidenciando a nomenclatura zoológica básica para a espécie, através de descrições fundamentais, claras e adequadas para o entendimento do conteúdo proposto.

A maioria dos autores analisados em suas obras apresentou boa adequação à série, clareza e nível de atualização do texto, grau de coerência entre as informações apresentadas e presença de textualizações complementares, com exceção do livro de Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005).

Na avaliação da qualidade das ilustrações, grau de relação quanto as informações contidas no texto, diagramação, veracidade da informação, possibilidade de contextualização, grau de inovação e indução a interpretação incorreta, todas as obras analisadas apresentaram grau de atendimento satisfatório, com exceção do livro de Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos;

Lago, Samuel (2005), apresentando deficiência na maioria dos parâmetros analisados.

Todos os autores em suas obras avaliadas apresentaram atividades complementares,

(10)

embora nenhum deles tenha problematizado a questão ou mesmo tenha dado enfoque multidisciplinar, mais sim, dado um enfoque mecânico, evidenciando a necessidade de revisão para a atualização de acordo com as necessidades dos alunos e das questões sociais atuais.

Dessa forma, pode-se perceber que houve um direcionamento tanto dos conteúdos e das atividades para a abordagem utilizada nos vestibulares. As com perguntas são objetivas e fechadas, deixando assim, de prezar pela construção do pensamento crítico do aluno.

Pela análise de cada contexto e avaliação, o livro que melhor se enquadrou nos parâmetros e critérios de análise e avaliação do conteúdo peixes para o ensino meio nos livros de Biologia, dentre as obras analisadas, foi o de Sônia Lopes e Vivian Lavander Mendonça (2006), fornecendo informações claras, didáticas, coerentes e objetivas. O livro que mantém regularidade é a obra do Nélio Bizzo (2010). O livro identificado com maior grau de deficiência foi o Adolfo, Augusto; Crozetta, Marcos; Lago, Samuel (2005).

REFERÊNCIAS

ADOLFO, A.; CROZETTA, M.; LAGO, S.. Biologia. São Paulo: IBEP, 2005.

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R.. Biologia. São Paulo: Moderna, 2009.

BIZZO, N.. Novas bases da biologia. São Paulo: Ática, 2010.

HILDEBRAND, M.; GOSLOW, G.. Análise da Estrutura dos Vertebrados. São Paulo: Atheneu, 2006.

KARDONG, K. V.. Vertebrados: anatomia comparada: função e evolução. São Paulo: Roca, 2011.

LINHARES, S.; GEWANDSNAJDER, F.. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2008.

LOPES, E. R.; VASCONCELOS, S. D.. Representação e distorções conceituais do conteúdo ‘filogenia’ em livros didáticos de biologia do ensino médio. Revista Ensaio, v.14, n.3, p.149-165, 2012.

LOPES, S.; MENDONÇA, V. L.. Bio: volume 2. São Paulo: Saraiva, 2006.

POUGH, F. H.; JANIS, C. M.; HEISER, J. B.. A vida dos vertebrados. 4 ed. São Paulo: Atheneu, 2008.

SANTOS, S. C. S.; TERAN, A. F.; SILVA-FORSBERG, M. C.. Analogias em livros didáticos de biologia no ensino de zoologia. Investigações em Ensino de Ciências, v.15, n.3, p.591-603, 2011.

SARTIN, R. D.; MESQUITA, C. B.; SILVA, E. C.; FONSECA, F. S. R.. Análise do conteúdo de botânica no livro didático e a formação de professores. In: ENEBIO, 4 e EREBIO DA REGIONAL 4, 2. Anais. Goiânia:

SBEnBio – Associação Brasileira de Ensino de Biologia, 2012.

SILVA, R. M.; TRIVELATO, S. L. F.. Os livros didáticos de biologia do século XX. In: ENCONTRO

NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2, 1999. Anais. Valinhos: Abrapec, 1999. CD ROM.

SILVEIRA, E. L.; GEALH, A. M.; MORALES, A. G.; CALDEIRA, C. S.. Análise do conteúdo de zoologia de vertebrados em livros didáticos aprovados pelo PNLEM 2009. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.13, n.1, p.217-232, 2013.

SZPILMAN, M.. Peixes marinhos do Brasil: guia prática de identificação. São Paulo: MAUAD, 2000.

UZUNIAN, A.; BIRNER, E.. Biologia 2. São Paulo: HABRA, 2005.

(11)

  Educationis    v.3 ‐ n.1    Ago, Set, Out, Nov, Dez 2014, Jan 2015 

VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E.. O livro didático de ciências no ensino fundamental: proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, v.9, n.1, p.93-104, 2003.

VANIEL, B. V.; BEMVENUTI, M. A.. Investigando os peixes nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental. Caderno de Ecologia Aquática, v.1, n.1, p.1-14, 2006.

 

Referências

Documentos relacionados

As portas nunca devem ser fechadas para um pecador arrependido e nunca devem ser abertas para alguém que tenha sido repreendido na forma como o Senhor estabeleceu e

PROFISSIONAIS FAMÍLIA COMUNIDADE REDE DE SUPORTE PESSOA Europa em Ação 2016. Luísa Beltrão - Lisboa, 27 de Maio

Unclear course of anterior choroidal artery ( ) [1.3 A+B] 3D-display of right internal carotid artery: Display of anterior choroidal artery, being supplied medially out of the

Em alguns casos, talvez por causa de um entendimento equivocado da palavra moda, alguns cursos ainda direcionem seus alunos, durante a forma- ção, para área de criação de

Dentro desta ótica, entre 1974 e 1985, a Escola Nacional de Saúde Pública com o apoio do "Special Progamme of Research, Development and Research Training in Human

Uma amostra de 892 chineses, com idades entre 16 e 24 anos, escolheram uma imagem entre cinco silhuetas de diferentes perfis e entre 10 fotos coloridas classificadas de

Este texto apresenta a reflexão sobre o potencial e os limites das organizações identificadas como cooperativas populares em contribuir na transformação das

A seguir, serão apresentadas as considerações acerca dos itens do Balanço Patrimonial (BP) levando em conta as variações mais relevantes durante o exercício de 2018 em