• Nenhum resultado encontrado

Jornal do Cremepe REUNIÃO Diretores do Cremepe reúnem-se com presidente da Alepe em duas oportunidades

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Jornal do Cremepe REUNIÃO Diretores do Cremepe reúnem-se com presidente da Alepe em duas oportunidades"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

reforçar as pautas das entida-des médicas de Pernambuco. Eles discutiram a adequação dos médicos legistas, necessi-dade da criação de um sistema intermunicipal de transporte interhospitalar de pacientes, um consórcio intermunicipal de saúde, além do adicional de insalubridade para os profissio-nais de saúde e a gratuidade para os portadores de câncer no transporte público. O depu-tado se comprometeu em levar as pautas ao governador do Es-tado, Paulo Câmara.

Diretores do Cremepe reúnem-se com

presidente da Alepe em duas oportunidades

Jornal do Cremepe

REUNIÃO

Diretores do Cremepe rece-beram na sexta-feira (04/06), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Per-nambuco (ALEPE), Eriberto Medeiros, para uma reunião institucional, na sede do Con-selho, no bairro do Espinheiro. Na oportunidade, os represen-tantes da autarquia chamaram atenção para o déficit nas esca-las de plantão e exaustão dos profissionais de saúde no aten-dimento à COVID-19.

O presidente do Cremepe, Mau-rício Matos, deu as boas-vindas ao representante do legislativo e iniciou a reunião que foi hí-brida, contando com diretores

Edição 002 - Junho de 2021 - www.cremepe.org.br

presenciais – Mário Jorge Lôbo (Vice-presidente), André Du-beux (2º Secretário) e Waston Vieira (Tesoureiro); e através do Zoom - com a Secretária Geral, Zilda Cavalcanti, Pedro Passos (1º Vice –presidente) e Fernan-do Oliveira (Vice-corregeFernan-dor). Além do assessor jurídico do Cremepe, Joaquim Guerra. Diante do cenário, o represen-tante do legislativo se colocou à disposição aos pleitos da entidade. “Nos colocamos à disposição do Conselho para que possamos, não só nesse momento, mas que a Assem-bleia venha a ser uma parceira do Cremepe daqui pra frente

naquilo que se possa e tenha necessidade de ser ajustado na legislação estadual”, sinalizou. Se por um lado, o represen-tante da Assembleia adiantou o apoio, por outro, os conse-lheiros cobraram ações mais efetivas do Estado com escalas completas de médicos e de pro-fissionais de saúde nos serviços de saúde, condições dignas de trabalho, garantia de Equipa-mentos de Proteção Individual e vacina para todos.

RETORNO - Em resposta ao encontro, o grupo esteve no gabinete do representante do legislativo em 28 de junho para

(2)

Covid-19: estudo confirma eficácia de medidas

Fonte: Diario de Pernambuco

PESQUISA

Os dados do estudo cobrem o período entre 19 de fevereiro de 2020 e 6 de janeiro de 2021, e teve a evolução temporal dos números diários de óbitos pela Covid-19 de 43 países.

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz/Instituto Ag-geu Magalhães (Fiocruz PE) realizaram uma investigação sobre a eficiência de medidas preventivas como uso de más-caras faciais, distanciamento social e quarentena. Os resul-tados indicaram que países proativos na implementação dessas normas apresentaram maior previsibilidade, menor entropia, à letalidade pela doença e ainda que essas me-didas sanitárias são eficientes no combate à doença. O Bra-sil, apesar do alto número de mortes por Covid-19 registra-do no intervalo pesquisaregistra-do, situou-se numa posição inter-mediária nesse ranking, fican-do na 16ª posição. O estufican-do foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Instituto Federal da Paraí-ba (IFPB).

Os dados do estudo cobrem o período aproximado de um ano, entre 19 de fevereiro de 2020 e 6 de janeiro de 2021, e teve a evolução temporal dos números diários de óbitos pela Covid-19 considerando o panorama de 43 países. Se-gundo a pesquisa, utilizando abordagens Físicas e da Teoria da Informação, os investigado-res chegaram a investigado-resultados que dão respaldo científico à efi-ciência de medidas como uso de máscaras faciais,

distancia-mento social, quarentena, uso massivo de testes na popula-ção e orientações higiênicas para limitar os impactos da doença.

“A utilização da entropia de permutação e da medida de informação de Fisher para quantificar a desordem em séries temporais de óbitos de Covid-19 é uma abordagem inovadora. Ela põe nosso gru-po na vanguarda do enten-dimento da dinâmica da Co-vid-19”, explica o pesquisador da Fiocruz-PE, Bartolomeu Acioli, coordenador do estudo. A metodologia utilizou quan-tificadores da teoria da infor-mação, mais especificamente a entropia de permutação e a medida de informação de Fisher.

Em contraste, os países reati-vos na implementação dessas medidas tiveram menor pre-visibilidade (maior entropia). “Diante disso, nossos achados esclarecem que essas medi-das preventivas são eficientes

no combate à letalidade do Covid-19”, dizem os cientistas no artigo “Predictability of Covid-19 worldwide lethality using permutation informa-tion theory quantifiers”, publi-cado na revista Results in Phy-sics da plataforma Elservier. “A partir de uma perspectiva de saúde pública, nossa meto-dologia é uma abordagem ro-busta para subsidiar a tomada de decisão por agentes públi-cos”, declarou o professor da UFRPE Leonardo Fernandes, parceiro na pesquisa e autor principal do artigo. Integram também o grupo da pesquisa os professores do IFPB Fernan-do Araújo e Angélica Silva. Os nove países com melho-res posições no ranking dessa pesquisa foram Taiwan, Viet-nã, Nova Zelândia, Cingapu-ra, Islândia, Tailândia, Chipre, Estônia e Noruega. Ao longo de todo o período analisado esses locais apresentaram algumas características em comum, como menos de 25

FO

TO: BRENO ESAKICBD

.A PRESS

mortes acumuladas por 100 mil habitantes e nenhum mo-mento de explosão de mortes, como ocorreu em outros paí-ses.

Os países que apresentaram maior entropia ficaram com as piores posições: Argenti-na, África do Sul, Bélgica, Irã, República Tcheca, Índia, Peru, Colômbia e Itália. Os autores explicam que eles experimen-taram algum momento de ex-plosão do número de mortes, caracterizando-se por até três ondas de contágio. No caso da Itália, primeiro país do ociden-te a vivenciar a epidemia e úl-tima colocada, o crescimento do número de casos e mortes foi exponencial nos primeiros meses. Os EUA situaram-se numa posição intermediária (15ª.)

(3)

REUNIÃO

Cremepe realiza reunião com diretores técnicos das

UPAs do Estado

“Obtivemos alguns avanços, mas estamos longe do ideal”, assim descreveu o presidente do Conselho Regional de Me-dicina de Pernambuco (Cre-mepe), Maurício Matos, sobre a situação atual da assistência nas Unidades de Pronto Atendi-mento (UPAs) em meio à pan-demia de COVID-19, em reu-nião virtual realizada na tarde da terça-feira (15/06) com os diretores técnicos nas UPAs do Estado. Também estiveram presentes no encontro on-line, o vice-presidente do Conselho, Mário Jorge Lobo, o 1º secretá-rio, André Dubeux, 2º vice-pre-sidente, Pedro Passos e o 3º vi-ce-presidente, Silvio Rodrigues.

Os representantes das Unidades relataram problemas relaciona-dos ao desfalque na escala de médicos; remoção de pacientes, abastecimento de medicamen-tos e insumos; restrição de aten-dimento nos serviços ambulato-riais, que geram sobrecarga nas UPAS; fluxo para pacientes com suspeita de COVID-19 e a segu-rança das Unidades. A diretora técnica da UPA de Paulista des-tacou que são críticos os níveis de desabastecimento de deter-minadas medicações, mas que a Unidade encontra-se suprida no que diz respeito aos Equipa-mentos de Proteção Individual (EPI). Ela destacou, ainda, que a diminuição na procura por

pacientes COVID-19 foi de en-tre 15 e 20 atendimentos, para oito. A redução destes números foi confirmada pelos demais di-retores técnicos presentes. Foi destacado também, pe-los representantes das UPAs, o problema que diz respeito à remoção de pacientes, apon-tando que no contrato de ges-tão consta que a transferência destes pacientes é uma respon-sabilidade do SAMU e que es-tas Unidades não contam com equipes próprias de remoção e, por isso, os plantonistas é que realizam essas transferências. O dimensionamento das equi-pes médicas foi também pauta da discussão, em que foram de-batidas as diretrizes do Conse-lho Federal de Medicina (CFM) que preconizam que: “todo pa-ciente deverá, obrigatoriamen-te, ser atendido por um médico, não podendo, sob nenhuma justificativa, ser dispensado ou encaminhado a outra unidade de saúde por outro profissional que não o médico” (Resolução CFM nº 2.077/14).

De acordo com o diretor

técni-co da UPA de Olinda, a maior preocupação é a segurança. Com a retirada da polícia mili-tar das UPAs, os serviços, cola-boradores e pacientes ficaram ainda mais vulneráveis à vio-lência. A problemática foi re-forçada pelos demais diretores presentes, como das UPAS Ca-xangá e de Barra de Jangada. O presidente do Conselho se prontificou em solicitar de imediato à Secretaria Estadual de Saúde (SES) um posiciona-mento referente à remoção dos pacientes e classificou como “absurda a atual situação em que se desloca um plantonis-ta, de uma escala já defasada, para atuar na transferência do paciente”. Sobre a segurança, o presidente afirmou que se trata de uma demanda a ser averiguada junto ao Governo Estadual, e que levará a pauta ao chefe do executivo em Per-nambuco.

DEU NA MÍDIA

Cremepe solicita ao governo de PE

medidas restritivas mais rigorosas para

conter a Covid-19

(4)

Julho

vermelho e

doação de

sangue

Diretores do

Cremepe e da

UPA Paulista

reúnem-se

para discutir

irregularidades

do serviço

Em celebração ao Junho Ver-melho, mês de doação de sangue, o Cremepe promoveu, no dia 30 de junho, através do Youtube do Conselho, uma live sobre doação de sangue. O encontro on-line contou com as apresentações da diretora de hemoterapia do Hemope Anna Fausta e da supervisora da Captação de Doadores do Hemocentro, Josinete Gomes, além da moderação do con-selheiro e coordenador da Es-cola Superior de Ética Médica (ESEM), Fernando Cabral.

Diretores do Cremepe se reuniram no dia 10 de junho, com a diretora técnica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paulista, Andrea Magna, com a superinten-dente da Fundação Professor Martiniano Fernandes – IMIP, organização social que gere a unidade, Eline Nascimento, através de reunião on-line, para discutir as irregula-ridades apresentadas pela fiscalização do Conselho. LIVES REUNIÃO

O Cremepe

lança o podcast

“Medicina em

pauta”

O Conselho Regional de Me-dicina de Pernambuco (Cre-mepe) lançou um novo canal de informação, com o objetivo de levar temas atuais e cien-tíficos para os médicos e toda população.

O primeiro episódio do pod-cast do Cremepe tem a par-ticipação do presidente do Cremepe Maurício Matos e do conselheiro, pediatra e

repre-sentante regional da Socieda-de Brasileira Socieda-de Imunizações, Eduardo Jorge Fonseca. Eles conversaram sobre a impor-tância da 2ª dose da vacina contra a Covid-19. “Vacina realmente é o tema principal de todas as pautas de hoje em dia porque pode representar a mudança da evolução da Covid-19 em nosso país e no mundo.” Destacou o presiden-te do Conselho. Para acom-panhado, acesse nosso canal:

https://spoti.fi/3gX403d Veja na íntegra acessando o QR Code acima Veja na íntegra acessando o QR Code acima

(5)

ESEM EVENTO

O Cremepe

divulga

publicações

sobre a

Codame

De acordo com a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame), a Reso-lução CFM Nº 1.974/2011 determina que os anúncios dos médicos deverão conter, obrigatoriamente, os seguin-tes dados:

1. Nome do profissional; 2. Especialidade e/ou área de atuação, quando regis-trada no Conselho Regional de Medicina;

3. Número da inscrição no Conselho Regional de Me-dicina; 4. Número de registro de qualificação de especialista (RQE). Veja na íntegra acessando o QR Code acima

A tradicional aula de ética para os formandos em medi-cina 2021.1 promovida pelo Cremepe, aconteceu na quin-ta-feira (17/06), através de plataforma on-line, com os membros da Escola Superior de Ética Médica (ESEM), Fer-nando Cabral e Sandra Araújo e na terça-feira (22/06), com mediação da conselheira Thaís Gemir. As aulas foram ministradas para os forman-dos da Uninassau, Faculdade

Escola de ética do Cremepe promoveu aula para os

formandos em medicina

Veja na íntegra acessando o QR Code acima

de Medicina de Olinda (FMO), Universidade Federal de Per-nambuco (UFPE) - campus Serra Talhada e Universidade de Pernambuco (campus San-to Amaro). A aula tem a fun-ção de explicar as atividades da autarquia, tirar dúvidas sobre dilemas éticos da pro-fissão.

XXXVIII Congresso

Brasileiro de Psiquiatria

Veja na íntegra acessando o QR Code acima Porto Alegre será a sede do

(6)

EVENTO

Presidente apresenta palestra sobre o Código

de Ética no 9º Fórum de Saúde Suplementar de

Pernambuco

O presidente do Conselho Regional de Medicina de Per-nambuco (Cremepe), Maurício Matos, participou, em 16 de junho do 9º Fórum de Saúde Suplementar de Pernambuco, promovido pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesqui-sas e Análises Clínicas de Per-nambuco (Sindhospe). O tema da aula ministrada pelo

pre-sidente foi “O Código de Ética Médica”. Já “O impacto do novo modelo de saúde suplementar no Brasil” foi o painel modera-do pelo 2º Secretário modera-do Creme-pe, Mario Fernando Lins. Na noite da quarta-feira

(30/06), o presidente do Con-selho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Mauri-cio Matos, integrou-se a equi-pe de palestrantes da live “O isolamento social e o enfren-tamento da pandemia da Co-vid-19”, promovida pela Escola Superior da Advocacia (ESA/ PE), através do Youtube da Es-cola. O presidente participou da mesa de abertura do evento e apresentou alguns pontos so-bre “as determinações de res-trição de horário e isolamento social para enfrentamento da pandemia da COVID-19 e a pos-tura social”.

O evento foi promovido pela LLM da Católica Business Scho-ol da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a Comis-são de Direito e Saúde da OAB/ PE e a Coordenação do Núcleo de Direito da Saúde da ESA/PE. Além do representante da au-tarquia, a mesa teve a

media-Presidente do Cremepe participou do evento

on-line da Católica Business School da UNICAP

ção do presidente da Comissão de Direito e Saúde (OAB/PE), Diógenes de Souza, e participa-ção dos palestrantes, Anna So-phia de Souza Oliveira, Membro da Comissão de Direito e Saúde (OAB/PE), Tiago Carneiro, Presi-dente da Associação Comercial de Pernambuco (ACP) e o médi-co Aurélio Molina.

Maurício Matos destacou ain-da a importância do Conselho durante a pandemia, quando foram criadas algumas resolu-ções, recomendações e pare-ceres que estão disponíveis no www.medicinapecovid19.com. br. “Esses ensinamentos nós de-vemos guardar pra toda vida. O aprendizado que tivemos esse

(7)

POSSE

FISCALIZAÇÃO

Hospital de Araçoiaba Hospital Geral de

Areias

Membro da delegacia

regional do Conselho

em Caruaru é

empossado

O 2º vice-presidente do Creme-pe Pedro Passos empossou na manhã de 28 de junho o médi-co Paulo Gustavo Xavier médi-como membro da delegacia regional do Conselho em Caruaru. Entre as atribuições do novo membro

está a participação em reuni-ões da delegacia, acompanha-mento em fiscalizações dos serviços de saúde do município e a promoção de atividades de educação médica continuada.

Após denúncia feita em (10/06), o 1º Secretário do Cremepe, An-dré Dubeux, fiscalizou a Uni-dade Hospitalar de Araçoiaba no dia 11 do mesmo mês. “Es-peramos que a nossa fiscaliza-ção possa favorecer a gestão e agilize essa conclusão (da reforma) que sem dúvida vai

O Cremepe fiscalizou em 2 de junho o Hospital Geral de Areias para avaliar o fluxo de atendimento dos pacientes COVID19. trazer grandes benefícios para

o povo de Araçoiaba”, sinalizou Dubeux.

(8)

EVENTO

REUNIÃO

Medtrop Play: I Congresso Digital da SBMT de

Psiquiatria

Cremepe e Simepe discutem fiscalizações

realizadas pelo Conselho

Devido à pandemia da Co-vid-19, o Medtrop Play, I Con-gresso Digital da SBMT (Socie-dade Brasileira de Medicina Tropical) com o tema “Doenças tropicais e população negligen-ciadas: o desafio de conhecer,

vigiar e cuidar” vai acontece de forma digital, nos dias 25 a 28 de outubro de 2021.

Veja na íntegra acessando o QR Code acima

Na quarta-feira (30/06), direto-res do Cremepe e do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) se reuniram na sede do Conselho para acompanha-mento das fiscalizações reali-zadas nas unidades de saúde de Pernambuco. As solicitações de vistoria foram feitas pelo Sindicato.

Foi discutidas as fiscalizações

na Unidade de Pronto Atendi-mento de Paulista, do Hospital Universitário de Petrolina, do Hospital Vasco Lucena, Santa casa de misericórdia, Policlí-nica Arnaldo Marques, Upinha Moacyr André Gomes, Upinha Vila Arraes, Hospital Agamenon Magalhães, Hospital e Policlíni-ca Jaboatão Prazeres, Unidade de Saúde da Família (USF) No-bre, Serviço de Pronto

Atendi-mento (SPA) Santo Cristo, UPA do Cabo de Santo Agostinho e Hospital Barão de Lucena. O 1º Secretário do Cremepe, André Dubeux, responsável pelo setor de fiscalização, apresentou as informações das vistorias e ficou deliberado que a secretária de saúde do Recife será convocada para discutir o funcionamento das Upinhas do

Recife.

(9)

FISCALIZAÇÃO

Policlínica João de Barros Barreto

Hospital Geral de Areias

Hospital Getúlio Vargas

Nacional Odonto Operacional de Planos Odontológicos LTDA

RT Ramos Serviços de Saúde ME

Hospital Infantil Palimira Sales - Beneficiente

Unidade Hospitalar de Igarassu

Policlínica Dr. Inaldo Ivo de Lima Centro Terapêutico Florescer

Hospital Memorial Guararapes

Unidade Hospitalar de Araçoiaba

Base Descentralizada Samu Paulista

F. M. de Saúde de S. Lourenço da Mata - Hosp. Petrolina Campos Hospital Mendo Sampaio

Confiare Saúde Assistência Domiciliar LTDA - Filial Recife

Upinha 24 Governador Eduardo Campos

USF Upinha Dia CHIE

Hospital Otávio de Freitas

Consultório Médico Dr. Régis Alain Barbier

Unidade Mista Torres Galvão

VOE CONSULT Consultoria e Perícias Médicas Eireli

IMIP - Instituto de Medicina Integral Profº Fernando Figueira

CAPS III Tereza Noronha

UBS Januário Ferreira Nunes - CNES 2429764

Hospital Nossa Senhora do Ó - Paulista

Clínica de Imagem Uyara Garcia de Melo Lira

Referências

Documentos relacionados

Constitui a utilização pelo imóvel ou por qualquer outra instalação de consumo de água ou de lançamento de esgotos, dos serviços públicos de abastecimento de água

Se o canhão antitanque dispara um obus com velocidade de disparo de 240 m/s e com elevação de 10,0 o acima da horizontal, quanto tempo a equipe do canhão teria de esperar antes

As análises realizadas sobre a dinâmica das formas de ocupação e uso da terra, na área do Cruzamento de Inchope, permitiram entender que a partir do ano de 2000,

Os membros dos Clusters de CRC, mais precisamente elementos activos e motivados pelas diversas temáticas a serem estabelecidas em cada domínio de actuação,

Na interação entre os tratamentos com os períodos de coleta, para a contagem de fi broblastos, observou-se que os três tratamentos tiveram aumento progressivo da média de

O Campeonato Brasileiro de Tiro com arco de Salão (Indoor) será disputado por correspondência, cada federação estadual ou clube organizará suas provas. Cada

O objeto deste concurso, a partir da expectativa de atuação profissional para a área de Didática e Ensino de Língua Portuguesa é detalhado em documentos curriculares

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e