• Nenhum resultado encontrado

01. INTENÇÕES DA SANTA MISSA (L e M - Jorge Pinheiro) EU CONFIO EM NOSSO SENHOR COM FÉ, ESPERANÇA E AMOR.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "01. INTENÇÕES DA SANTA MISSA (L e M - Jorge Pinheiro) EU CONFIO EM NOSSO SENHOR COM FÉ, ESPERANÇA E AMOR."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1 01. INTENÇÕES DA SANTA MISSA (L e M - Jorge Pinheiro)

EU CONFIO EM NOSSO SENHOR COM FÉ, ESPERANÇA E AMOR.

No início da celebração, enquanto se canta a ambientação, um membro da liturgia com uma vela já acesa, acende as velas do presbitério.

02. ABERTURA|AMBIENTAÇÃO (CD Liturgia IX)

PRIMEIRO QUEM SERÁ? O ÚLTIMO HÁ DE SER, A TODOS VAI SERVIR, JESUS NOS VEM DIZER... PRIMEIRO HÁ DE SER, QUEM MAIS SERVIR! (3x)

03. MONIÇÃO

Animador: Irmãos e Irmãs em Cristo Jesus, sejam todos bem-vindos! Saudação

também, a todos os nossos irmãos e irmãs que nos acompanham através dos meios de comunicação. Na liturgia de hoje, fazemos memória do Cristo que veio como servidor dos pequenos, dando sua vida pela redenção dos pecadores. É exigente caminhar na verdade do Reino, fazendo-se servidor e ocupando o último lugar. Ser obediente ao Pai como Jesus, é o que devem fazer os discípulos de ontem e de hoje. As trevas do desejo de poder, de ocupar o primeiro lugar, opõem-se ao Evangelho que nos ensina o caminho do serviço para o bem comum, como o caminho do Reino, da santidade e da paz. Só o amor serviço transforma a nós a mesmos e a sociedade. Entremos, portanto, com confiança nesta liturgia, em direção ao Pai, que nunca nos abandona, e faz de tudo aquilo que vivemos e sofremos por amor dele, uma força de salvação na Igreja e no mundo. Alegres, cantando.

Procissão de Entrada – Cruz, velas, lecionário, leitores, ministros, coroinhas, padre. 04. CANTO INICIAL (Letra e Música: Reginaldo Veloso)

EU SOU A SALVAÇÃO DO POVO MEU, DO POVO MEU, QUEM DIZ É O SENHOR. SE O POVO POR MIM CLAMA, SEU DEUS SEREI, E OUVIREI PRA SEMPRE O SEU CLAMOR!

1. Quem confia no Senhor é qual monte de Sião: não tem medo, não se abala, está bem firme no seu chão.

2. As montanhas rodeiam a feliz Jerusalém. O Senhor cerca seu povo, para não temer ninguém.

(2)

2

3. Venha a paz para o teu povo, o teu povo de Israel. Venha a paz para o teu povo, pois tu és um Deus fiel.

05. SAUDAÇÃO INICIAL

Padre: “Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer

provação eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre”. EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.

Padre: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do

Espírito Santo estejam convosco. BENDITO SEJA DEUS QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.

06. ATO PENITENCIAL

Padre: Irmãos e irmãs, no dia que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e

a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e a ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai (silêncio) e confessemos os nossos pecados, cantando.

(L - Inspirada no Missal / M - André J. Zamur)

1. Eu confesso a Deus e a vós irmãos, tantas vezes pequei, não fui fiel: pensamentos e palavras, atitudes, omissões... Por minha culpa, tão grande culpa.

SENHOR, PIEDADE! CRISTO, PIEDADE! TEM PIEDADE, Ó SENHOR!

2. Peço à Virgem Maria, nossa Mãe, e a vós, meus irmãos, rogueis por mim a Deus Pai que nos perdoa e nos sustenta em sua mão por seu amor, tão grande amor.

Padre: Deus eterno e todo-poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos

pecados e nos conduza a vida eterna. AMÉM.

07. HINO DO GLÓRIA (Rezado)

Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças, por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo; só Vós, o Senhor; só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo na glória de Deus Pai. Amém

08. ORAÇÃO DA COLETA (Missal Romano – p. 369)

(Ir. Miria)

Guarda a Palavra, guarda-a no coração: Que ela entre em sua alma, e penetre os sentimentos! Busca, noite e dia, a luz, o amor de Deus: Se guardares a Palavra, ela te guardará!

(3)

3 10. SALMO RESPONSORIAL (53)

É O SENHOR QUEM SUSTENTA MINHA VIDA!

- Por vosso nome, salvai-me, Senhor; e dai-me a vossa justiça! Ó meu Deus, atendei minha prece e escutai as palavras que eu digo!

- Pois contra mim orgulhosos se insurgem, e violentos perseguem-me a vida: não há lugar para Deus aos seus olhos. Quem me protege e me ampara é meu Deus; é o Senhor quem sustenta minha vida!

- Quero ofertar-vos o meu sacrifício de coração e com muita alegria; quero louvar, ó Senhor, vosso nome, quero cantar vosso nome que é bom!

11. LEITURA DA CARTA DE SÃO TIAGO (3, 16-4,3) 12. CANTO DE ACLAMAÇÃO

Aleluia, Aleluia, Aleluia!

- Pelo Evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo.

13. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MARCOS (9, 30-37)

14. HOMILIA

15. PROFISSÃO DE FÉ 16. ORAÇÃO DOS FIÉIS

Padre: Irmãos e irmãs, elevemos as nossas preces a Deus Pai Todo-Poderoso, que

deseja que todos os homens e mulheres se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade, rezando juntos: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!

- Senhor, inspirai a Santa Igreja, para que busque no serviço e disponibilidade a todos os homens e mulheres seu único motivo de glória. Nós vos pedimos.

- Senhor, libertai nossos governantes da corrupção, da ganância, do poder, das armadilhas contra os justos, para que sempre estejam a serviço do bem comum. Nós vos pedimos.

- Senhor, abençoai as lideranças de nossas comunidades para que os dons e talentos que receberam de vós, sejam colocados a serviço da comunidade sem competição, com muito amor e simplicidade. Nós vos pedimos.

- Senhor, protegei nossas crianças, para que sejam muito amadas em nossas famílias, na catequese, na escola, nas ruas e casas de acolhida e que nós adultos possamos nos espelhar em seus exemplos para merecermos o Vosso amor misericordioso. Nós vos pedimos.

Padre: Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e

acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos alcancemos a vida eterna. Amém!

(4)

4 17. PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS

Animador: Jesus disse aos seus discípulos: “Quem quiser ser o maior seja o servo

de todos” e abraçando uma criança, apresentou-a como símbolo dos pequenos e indefesos. Apresentemos ao Altar do Senhor com o pão e o vinho, nossas vidas, no compromisso de colocar em prática o que a Igreja nos propõe: a opção preferencial pelos pobres e excluídos de nossa sociedade.

(L - Ir. Salete / M - Pe. Sílvio Milanez)

DE MÃOS ESTENDIDAS OFERTAMOS O QUE DE GRAÇA RECEBEMOS.

1. A natureza tão bela que é louvor, que é serviço; o sol que ilumina as trevas, transformando-as em luz; o dia que nos traz o pão, a noite que nos dá repouso, ofertamos ao Senhor o louvor da criação.

2. Nossa vida toda inteira ofertamos ao Senhor como prova de amizade, como prova de amor; com o vinho, com o pão ofertamos ao Senhor nossa vida toda inteira, o louvor da criação.

18. CONVITE A ORAÇÃO

Padre: Orai irmãos e irmãs para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai

todo-poderoso.

Todos: RECEBA O SENHOR POR TUAS MÃOS ESTE SACRIFÍCIO, PARA GLÓRIA DO

SEU NOME, PARA NOSSO BEM E DE TODA SANTA IGREJA.

19. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS (Missal Romano - p. 368)

20. PREFÁCIO E ORAÇÃO EUCARÍSTICA VIII (Missal Romano – p. 871)

Padre: O Senhor esteja convosco. Todos: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. Padre: Corações ao alto.

Todos: O NOSSO CORAÇÃO ESTÁ EM DEUS. Padre: Demos graças ao Senhor, nosso Deus. Todos: É NOSSO DEVER E NOSSA SALVAÇÃO. 21. SANTO (Frei Fabreti)

Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo. O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana, hosana, hosana, hosana, hosana nas alturas (glória a Deus). Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana, hosana, hosana, hosana, hosana nas alturas.

22. PAI NOSSO E ORAÇÃO DA PAZ

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

(5)

5

Final da Oração do Pai Nosso – NÃO SE DIZ AMÉM. Em seguida, o sacerdote prossegue sozinho, de braços abertos.

Padre: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados

pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo Salvador.

Todos: VOSSO É O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE!

Padre: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu

vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.

Todos: AMÉM!

Padre: A paz do Senhor esteja sempre convosco. Todos: O AMOR DE CRISTO NOS UNIU!

23. HINO AO CORDEIRO (L e M - Frei Fabreti)

1. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

2. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, nos a paz, nos a paz, dai-nos vossa paz!

Padre: (...) Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Todos: SENHOR, EU NÃO SOU DIGNO DE QUE ENTREIS EM MINHA MORADA, MAS

DIZEI UMA PALAVRA E SEREI SALVO.

24. CANTO DE COMUNHÃO (L - José Thomaz Filho / M - Frei Fabreti)

1. O meu Reino tem muito a dizer não se faz como quem procurou aumentar os celeiros bem mais e sorriu. Insensato, que vale tais bens, se hoje mesmo terás o teu fim? Que tesouros tu tens pra levar além?

SIM, SENHOR, NOSSAS MÃOS VÃO PLANTAR O TEU REINO! O TEU PÃO VAI NOS DAR TEU VIGOR, TUA PAZ!

2. O meu Reino se faz bem assim se uma ceia quiseres propor, não convides amigos, irmãos e outros mais. Sai à rua a procura de quem não puder recompensa te dar, que o teu gesto lembrado será por Deus.

3. O meu Reino quem vai compreender? Não se perde na pressa que têm sacerdote e levita que vão sem cuidar. Mas se mostra em quem não se contêm se aproxima e procura o melhor para o irmão agredido que viu no chão.

4. O meu Reino não pode aceitar quem se julga maior que os demais por cumprir os preceitos da lei, um a um. A humildade de quem vai além e se empenha e procura o perdão é o terreno onde pode brotar a paz.

5. O meu Reino é um apelo que vem transformar as razões de viver que te faz desatar tantos nós que ainda tens. Dizer sim é saberes repor tudo quanto prejuízo causou dar as mãos, repartir, acolher, servir!

(6)

6 26. AVISOS E ORIENTAÇÕES

27. BÊNÇÃO FINAL (Missal Romano – p. 525 – n. 2)

28. CANTO FINAL (L e M - Pe. José Cândido da Silva)

TODA BÍBLIA É COMUNICAÇÃO DE UM DEUS AMOR, DE UM DEUS IRMÃO. É FELIZ QUEM CRÊ NA REVELAÇÃO, QUEM TEM DEUS NO CORAÇÃO.

1. Jesus Cristo é a Palavra, pura imagem de Deus Pai. Ele é vida e verdade, a suprema caridade.

2. Os profetas sempre mostram a vontade do Senhor, precisamos ser profetas, para o mundo ser melhor.

3. Nossa fé se fundamenta na palavra dos apóstolos. João, Mateus, Marcos e Lucas transmitiram esta fé.

Referências

Documentos relacionados

1) Pela Santa Igreja de Deus, para que se mantenha firme na fé e na doutrina, alicerçada sobre a rocha que é Pedro, rezemos ao Senhor. TODOS: FAVORECEI, SENHOR, A VOSSA IGREJA!!.

Receba o Senhor por tuas mãos este sacri- fício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa

crime estabelecido pelo artigo 184 do Código Penal.. 309/1990 (associação para delinqüir com a finalidade

O MUNICÍPIO DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ / MG torna público, para conhecimento de todos os interessados, que fará realizar Licitação na modalidade PREGÃO ELETRÔNICO para

3.1 - Poderão concorrer a preceptor voluntário os professores do quadro permanente da rede pública de educação básica, com experiência mínima de 2 anos de

Podemos fazê-lo ao dizer determinadas coisas sobre nós próprios (como dizer a nossa morada ou o que gostamos de fazer a outras pessoas) ou ao fazer coisas com outras pessoas (como ir

Considere que uma paciente, sexo feminino, 30 anos de idade, apresentando edema unilateral no membro inferior esquerdo, com sinais e sintomas de insuficiência

O serviço de comunicação entre as Entidades Participantes da RSFN está sendo provido pelas concessionárias: Primesys e Embratel/RTM, que receberão as