• Nenhum resultado encontrado

Modelagem, Organização e Representação do Conhecimento: proposta de elaboração da Biblioteca Virtual Temática em Vigilância Sanitária dos serviços de estética do município do Rio de Janeiro.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Modelagem, Organização e Representação do Conhecimento: proposta de elaboração da Biblioteca Virtual Temática em Vigilância Sanitária dos serviços de estética do município do Rio de Janeiro."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

283 Modelagem, Organização e Representação do Conhecimento: proposta de

elaboração da Biblioteca Virtual Temática em Vigilância Sanitária dos serviços de estética do município do Rio de Janeiro.

Jorge C. de Almeida Biolchini Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/

Universidade Federal do Rio de Janeiro jorge.biolchini@gmail.com

Aline Vieira do Nascimento Universidade Federal do Ceará vieiraaline@yahoo.com.br

1 Introdução

As ontologias têm se evidenciado cada vez mais no uso das técnicas de organização da informação, como um importante recurso na tentativa de melhorar os sistemas de busca de informação. No desenvolvimento dos estudos sobre ontologia,

segundo Ushold e Jasper (1999) a ontologia “assume uma variedade de formas, mas isto

irá necessariamente incluir um vocabulário de termos e alguma especificação de seu

significado”. Ainda expressando o pensamento de Ushold e Jasper (1999) esses vocabulários expressam “definições e uma indicação de como os conceitos estão inter -relacionados, cuja coletividade impõe uma estrutura no domínio e restringe as

interpretações possíveis dos temas”.

Vejamos abaixo duas definições para ontologias:

Autor Definição

Sowa (1999) É o estudo das categorias de coisas que existem ou podem existir, em alguns domínios.

Merriam-Webster; Gove (2002)

Teoria que se refere a entidades específicas, abstratas, que são aceitas em um sistema com uma linguagem.

(2)

284 apud GOMÉZ-PERÉZ, 2004) “Ontologias se referem a uma conceituação consentida

sobre uma determinada área de conhecimento”, com o intuito de trazer a possibilidade

de manipulação dos significados ou semântica num sistema de representação de informação num ambiente, seja ele na web ou em outro lugar.

A modelagem se constitui de uma atividade que envolve o mapeamento do setor de forma que as ontologias tenham uma representação única. Na medida em que evolui, uma ontologia pode ter várias formas como um catálogo até uma taxonomia. Quanto ao tipo de componentes de uma ontologia, estes variam de acordo com o uso de frames e lógica de primeira ou descritiva e podem ser de acordo com (GOMEZ-PEREZ et al, 2004): Classes, relações, funções, axiomas e instâncias.

Desde os primórdios a sociedade preocupa-se em tentar exercer controle sobre os mais diversos problemas existentes na vida coletiva e que é considerado riscos à

saúde pública. Essas práticas contra o que é “nocivo” visam elaborar medidas de

controle sanitário ambiental, alimentício, do exercício da farmácia e da medicina, de produtos, tecnologias e serviços, todos envolvidos no círculo saúde, doença, cuidado e qualidade de vida. Essa preocupação foi se desenvolvendo ao longo do tempo pela sociedade e aos poucos através das leis, sendo posta em prática pelo poder público, dando à população o direito à saúde de qualidade.

De acordo com COSTA (1999, p.7) “os serviços de saúde e certas categorias de

produtos sob o controle sanitário são indispensáveis à consecução do direito à saúde”. Neste sentido, a lei 9.782 de janeiro de 1999 definiu o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e criou Agência Nacional de Vigilância Sanitária, com o objetivo de regularizar, normatizar, controlar e fiscalizar no âmbito da vigilância sanitária produtos, substâncias e serviços de interesse para a saúde; acompanhar e coordenar as ações estaduais, distritais e municipais de vigilância sanitária, atuando nos setores de medicamentos, alimentos, bebidas, cosméticos, saneantes, equipamentos médico-hospitalares, imunobiológicos, transplantes, fumígero e quaisquer produtos que envolvam a possibilidade de riscos à saúde.

(3)

285 O objetivo deste trabalho é propor, através da construção de ontologias, a

elaboração de uma Biblioteca Virtual Temática em Vigilância Sanitária de Serviços de Estética. Inicialmente será identificado o setor dos serviços de estética, posteriormente serão elencadas as ontologias a serem utilizadas no sítio através da elaboração do mapa conceitual. A intenção é de proporcionar a armazenagem e manipulação do conhecimento no sistema de informação de tal maneira que estas possam ser usadas em qualquer tempo.

Abaixo, uma tabela com os atores envolvidos no setor e suas necessidades informacionais (TABELA 1).

Tabela 1 – Atores envolvidos nos serviços de estética

Ator Necessidades informacionais

Consumidores - Direito do consumidor;

- Canais de reclamação, sugestão; - Prevenção de Acidentes;

- Links com informações sobre cuidados pessoais, tratamento de pele, alimentação saudável; - Publicidade;

Profissionais - Diretrizes para fiscalização de clínicas; - Normas e Leis da VISA;

- Quais os serviços e produtos deste setor; - Quais os profissionais que podem atuar; - Vídeos educativos relacionados ao assunto; - Ter cursos virtuais;

- Normas e Leis da VISA;

- Formas de manuseio de material de trabalho. Vigilantes sanitários - Funcionamento dos serviços da VISA nestas três

esferas;

- Atribuições da VISA em cada esfera.

-Empreendedores - Diretrizes para fiscalização de clínicas; - Ter cursos virtuais;

- Aspectos sanitários na administração de empresas do setor de estética;

- Normas e Leis da VISA; - Alvarás e licenças;

(4)

286 3 Etapas do processo

3.1 Objetivo

Obter informações sobre serviços de estética e atividades similares abrangidas pela VISA em ambiente digital, para elaborar uma ontologia que represente os conceitos visando a contribuir para a facilitação da recuperação da informação de forma mais precisa.

3.2Justificativa

Proporcionar aos envolvidos nos serviços de estética, incluindo os consumidores e pesquisadores, através do uso de ontologia, uma estrutura de informações que subsidie, de forma esclarecedora, como funcionam tais serviços, informações sobre controle e fiscalização, bem como as normas e regras que regulam este tipo de serviço em âmbito municipal, estadual e federal.

3.3Metodologia

a) Mapeamento dos serviços de estética que a VISA abrange e possui, nos sítios da ANVISA e em links de escolas de estética;

b) Levantamento dos atores sociais e das necessidades de informação para elaboração do mapa conceitual;

c) Construção do mapa conceitual com a estrutura da BVE, a partir dos conceitos e das relações conceituais mapeados;

d) Entrevistas com os envolvidos;

(5)

287 4 Considerações Finais

Diante das informações e problemas encontrados ao longo da elaboração do projeto da BVE, foram abordados aspectos teórico-práticos relevantes para a modelagem e organização do conhecimento. Dentre eles estão: a) o levantamento das informações referentes à situação dos serviços prestados à sociedade pela Vigilância Sanitária; b) a modelagem da organização do conhecimento através dos conceitos organizados hierarquicamente, na forma do mapa conceitual; e c) a disposição na qual as informações foram organizadas se direcionando para cada ator social envolvido no processo.

(6)

288 Referências

Agência nacional de vigilância sanitária. 2012. Assuntos de interesse: cosméticos. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Cosmeticos> Acesso em: 30 nov. 2012.

Agência nacional de vigilância sanitária. 2009. Referencia técnica para o Funcionamento dos Serviços de Estética e Embelezamento sem Responsabilidade Médica. Brasília: ANVISA, 2009. Disponível em:

<http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/527126804745890192e5d63fbc4c6735/Servicos+ de+Estetica+e+Congeneres.pdf?MOD=AJPERES>

Asunción Gómez-Pérez, A.; Fernández-López, A.; Corcho, O. 1967. Top-level ontologies. In:

Ontological Engineering: with examples from the areas of Knowledge Management,

e-Commerce and the Semantic Web. London: Springer-Verlag.

Brasil. Lei nº 8080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

Goméz-Pérez; Fernándes; Corcho. 2006. Ontology Engineering: With Examples From The Areas of Knowledge Management, e-Commerce and the Semantic Web. New York: Springer.

Medeiros, Luciano Frontino de. Framework para engenharia e processamento de ontologias utilizando computação quântica. 2010, 204 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

Prefeitura Municipal Do Estado Do Rio De Janeiro. 2012. Vigilância e Fiscalização Sanitária do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em:

<http://www2.rio.rj.gov.br/vigilanciasanitaria/info_saude_saloes.cfm> . Acesso em: 30 nov. 2012.

Sowa, John F. 2000. Knowledge representation : logical, philosophical, and computational foundations.Pacific Grove : Brooks Cole Pub., 2000.

Costa, Ediná Alves. 1999. Vigilância sanitária e proteção da saúde. São Paulo, Hucitec/Sobravime, 1999.

Tessler, Marga Inge Barth. 2004. A vigilância sanitária e os princípios da precaução e da prevenção. In: Encontro Internacional dos Profissionais em Vigilância Sanitária, 4., 2004, Foz do Iguaçu. Palestra... Foz do Iguaçu: ABPVS, 2004, 16 p. Disponível em: <

http://www2.trf4.jus.br/trf4/upload/arquivos/curriculo_juizes/vigilancia_sanitaria_principios__p recaucao__prevencao_foz_iguacu.pdf> Acesso em: 03 dez de 2012.

Imagem

Tabela 1  –  Atores envolvidos nos serviços de estética

Referências

Documentos relacionados

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

[r]

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

Both the distribution of toxin concentrations and toxin quota were defined by epilimnetic temperature (T_Epi), surface temperature (T_Surf), buoyancy frequency (BuoyFreq) and

Nesses anos (anos letivos 1984/85 e 1985/86) houve várias atividades que envolveram o CRPD e filarmónicas da ilha (entr. No ano letivo seguinte o professor Francisco Paquete apenas

A realização desta dissertação tem como principal objectivo o melhoramento de um sistema protótipo já existente utilizando para isso tecnologia de reconhecimento