• Nenhum resultado encontrado

O que é um método científico?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O que é um método científico?"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1 CONTRIBUIÇÕES AO ESTUDO DA PESQUISA QUALITATIVA

CÓRDOBA-ARGENTINA - 2012 O que é teoria?

"Uma teoria é um conjunto de construções, definições e proposições inter-relacionadas, que apresenta uma visão sistemática dos fenômenos através de uma especificação de relações entre variáveis com o objetivo de explicar e prever os fenômenos"1.

Ou seja, uma teoria deve explicar os fatos observados, do modo mais simples possível, deve ser consistente com outros corpos de conhecimento, fornecendo meios para sua verificação. Em uma definição rápida de poder-se-ia dizer a teoria é um modelo de pensamento2.

Exemplos de teorias: Comportamentalismo (behaviorismo),Cognitivismo, Interacionismo,

Sócio-interacionismo, Positivismo (Funcionalismo), Gerativismo, Estruturalismo, Desconstrucionismo etc.

O que é um método científico?

É entendido como uma seqüência linear e rígida de passos que inicia com a observação neutra e culmina com uma “descoberta científica”. Ao estudante é ensinado a observar, medir, controlar variáveis, buscar relações entre elas e tirar conclusões sobre o fenômeno estudado a partir dos dados obtidos e das relações estabelecidas3.

Método, entre outras coisas, significa caminho para chegar a um fim ou pelo qual se atinge um objetivo. Poderia dizer que é o caminho trilhado pelo cientista quando em busca de "verdades" científicas. Percebam que estou meramente jogando com as palavras e associando-as ao conceito de método acima postulado4.

“O método científico é um traço característico da ciência”, constituindo-se em instrumento básico que ordena inicialmente o pensamento em sistemas e traça os procedimentos do cientista ao longo do caminho até atingir o objetivo científico preestabelecido5.

1 Kerlinger, F. (1973). Foundations of behavioral research (p. 9). Nova Iorque: Holt, Rinehart and Winston.

2 CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.

3MOREIRA, Marco Antônio; OSTERMANN, Fernanda. Sobre o ensino do método científico. Caderno catarinense de ensino de Física. Florianópolis. Vol.10, n.2, p. 102-195, ago. 1993.

4 FERREIRA, A. B. H., 1986, Novo dicionário da língua portuguesa, Ed. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, p. 1128.

(2)

de senso comum). Os principais métodos gerais são: indutivo, dedutivo, intuitivo, dialético, fenomenológico e hipotético-dedutivo6.

Método indutivo

Processo mental que, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas.

Método proposto pelos empiristas Bacon, Hobbes, Locke e Hume. Considera que o conhecimento é fundamentado na experiência, não levando em conta princípios preestabelecidos. No raciocínio indutivo a generalização deriva de observações de casos da realidade concreta. As constatações particulares levam à elaboração de generalizações.

Estrutura: Dados particulares (suficientemente constatados) inferência Verdade geral ou

universal.

Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão é provavelmente verdadeira, mas não necessariamente verdadeira. A conclusão encerra informação que não estava presente, nem implicitamente, nas premissas7.

Exemplo:

– Cobre conduz energia. – Zinco conduz energia. – Cobalto conduz energia.

– Ora, cobre, zinco e cobalto são metais. ____________________

– Logo, (todo) metal conduz energia

Método dedutivo

5 TRUJILLO FERRARI, Alfonso. Metodologia da ciência. 3. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Kennedy, 1974. 248.

6 GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994. P.207.

7 HEGENBERG, L. Etapas da Investigação Científica: - Observação, Medida, Indução. São Paulo, E.P.U/EDUSP, 1976.

(3)

3 CONTRIBUIÇÕES AO ESTUDO DA PESQUISA QUALITATIVA

CÓRDOBA-ARGENTINA - 2012

Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão deve ser verdadeira. Toda a informação ou conteúdo factual da conclusão já estava, pelo menos implicitamente, nas premissas8.

O método dedutivo, um movimento do geral para o particular, implica construir categorias antes mesmo de examinar o corpus de textos. As categorias são deduzidas das teorias que servem de fundamento para a pesquisa. São “caixas”), nas quais as unidades de análise serão colocadas ou organizadas. Esses agrupamentos constituem as categorias, a priori9.

Argumentos Condicionais: Dois argumentos condicionais válidos: “afirmação do antecedente” e “negação do conseqüente”;

Afirmação do antecedente: Se p, então q. Ora, p. Então, q.

Se José tirar nota inferior a 5, será reprovado. José tirou nota inferior a 5. José será reprovado.

Diferença entre o método indutivo e o dedutivo10 (exemplos)

Dedutivo

– Todo mamífero tem um coração. – Ora, todos os cães são mamíferos. ________________________

– Logo, todos os cães têm um coração. Indutivo

– Todos os cães que foram observados tinham um coração.

__________________________ – Logo, todos os cães têm um coração.

Os dois métodos, dedutivo e indutivo, podem, também, serem combinados num processo de análise misto em que, partindo de categorias definidas a priori com base em teorias escolhidas

8 FILIPPINI, Roberto. Operations management research: some reflections on evolution, models and empirical studies in OM. International Journal of Operations and Production Management, v. 17, n.7, p. 655-70, 1997.

9 BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

(4)

aperfeiçoar um conjunto prévio de categorias produzidas por dedução11. Método intuitivo

Chegar a um conjunto de categorias por meio da intuição exige integrar-se num processo de auto-organização em que, a partir de um conjunto complexo de elementos de partida, emerge uma nova ordem. O processo intuitivo pretende superar a racionalidade linear que está implícita tanto no método dedutivo quanto no indutivo. Pretende que as categorias tenham sentido a partir do fenômeno focalizado como um todo. As categorias produzidas por intuição originam-se por meio de inspirações repentinas, insights de luz que se apresentam ao pesquisador, por uma intensa impregnação nos dados relacionados aos fenômenos. Representam aprendizagens auto-organizadas que são possibilitadas ao pesquisador a partir de seu envolvimento intenso com o fenômeno que investiga. Esse processo tem seus fundamentos na fenomenologia aproximando-se do que Restrepo denomina abdução12.

Entende-se que, de algum modo, tanto o método dedutivo quanto o indutivo, requerem em algum grau a intuição e abdução. São elas que possibilitam as criações mais originais, representando novas compreensões em relação aos fenômenos investigados. Entretanto,quando optando por enfatizar a dedução ou a indução, o pesquisador estabelece, de antemão, alguns limites para suas intuições13.

Método fenomenológico

Preconizado por Husserl, o método fenomenológico não é dedutivo nem indutivo. Preocupa-se com a descrição direta da experiência tal como ela é. A realidade é construída social-mente e entendida como o compreendido, o interpretado, o comunicado14. Então, a realidade não é única:

existem tantas quantas forem as suas interpretações e comunicações. O sujeito/ator é

11 LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

12 RESTREPO, Luís Carlos. O direito à ternura. Petrópolis: Vozes, 1999.

13 OLIVEIRA, Silvio Luiz. Tratado de metodologia científica. São Paulo: Pioneira, 1997.

14 AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos. Piracicaba: Ed.da UNIMEP, 1998.

(5)

5 CONTRIBUIÇÕES AO ESTUDO DA PESQUISA QUALITATIVA

CÓRDOBA-ARGENTINA - 2012

reconhecidamente importante no processo desconstrução do conhecimento. Empregado em pesquisa qualitativa15.

Método hipotético-dedutivo

Proposto por Popper, consiste na adoção da seguinte linha de raciocínio: “quando os conhecimentos disponíveis sobre deter-minado assunto são insuficientes para a explicação de um fenômeno, surge o problema. Para tentar explicar a dificuldades expressas no problema, são formuladas conjecturas ou hipóteses. Das hipóteses formuladas, deduzem-se conseqüências que deverão ser testadas ou falseadas. Falsear significa tornar falsas as conseqüências deduzidas das hipóteses. Enquanto no método dedutivo se procura a todo custo confirmar a hipótese,no método hipotético-dedutivo, ao contrário, procuram-se evidências empíricas para derrubá-la16.

Método dialético

Fundamenta-se na dialética proposta por Hegel, na qual as contradições se transcendem dando origem a novas contradi-ções que passam a requerer solução. É um método de interpretação dinâmica e totalizante da realidade. Considera que os fatos não podem ser considerados fora de um contexto social,político, econômico, etc. Empregado em pesquisa qualitativa.17

*Importante:

Através do trabalho teórico sobre a conjetura lançada, o homem elaborará "teoria" que procurará explicar o problema e prever o modo de resolvê-lo, procurando encontrar a solução possível que, tanto mais rica será quanto mais ela for submetida a testes com vistas à refutação18.

Entretanto, ela poderá não ser refutada e sim ser corroborada por vários testes, constituindo assim em nova teoria, ou seja, num novo saber que continuará tendo um caráter provisório, á despeito de

15 TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais:a pesquisa qualitativa emeducação. São Paulo: Atlas, 1992.

16 ” (GIL, 1999, p.30).

17 .(GIL, 1999; LAKATOS; MARCONI, 1993).

18 0LIVEIRA, MJ.R. Fases de crescimento e desenvolvimento profissional. Revista Brasileira de Enfermagem, 16 (6): 453-461, 1963

(6)

O que é técnica científica?

São as ferramentas e o manejo dos instrumentos para a análise e construção do conhecimento21 (técnico e científico ). Pode-se dizer que são as tecnologias, em sentido amplo, que

o método exige para sua abordagem22. Na busca de esclarecer conceitos, “a tecnologia [em stricto senso] é uma ferramenta para estender nossas habilidades”23. Há outras definições de tecnologia,

como: “uma aplicação da ciência"24. “Construção do espírito humano"25 ou “Computação

humana"26.

19 POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. São Paulo, Cultrix, EDUSP 1975.

20 POPPER, K. R. Conjecturas e Refutações. Trad. de Sérgio Bath. Brasília, Editora da Universidade de Brasília, 1981.

21 ALVES, Artur Jorge de Matos. Reprodutibilidade e reprodução técnica: do método cientifico ao clone biologico. LIVRO DE ACTAS – 4º SOPCOM.

22 MCLUHAN, Marshall, Understanding Media: The Extensions of Man, 392 pgs., MIT Press, Boston, 1994.

23 SILVA, Luiz R.A.; SILVA, Robson S. Gestão Escolar e Tecnologias. Manaus: UEA Edições, 2008, p.20.

24 MAIA, Freire Newton. A ciência por dentro. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 20.

25 DEMO, Pedro. Conhecimento Moderno – sobre ética e intervenção do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 45.

(7)

7 CONTRIBUIÇÕES AO ESTUDO DA PESQUISA QUALITATIVA

CÓRDOBA-ARGENTINA - 2012

Para a realização de uma pesquisa científica há necessidade de levantamento dos dados e coleta por meio das técnicas de pesquisa27. Este procedimento pode ocorrer de diferentes formas,

tais como:

a) documentação indireta: pesquisa documental e pesquisa bibliográfica; b)documentação direta: pesquisa de campo, experimental e de laboratório; c) observação direta intensiva: observação e entrevista;

d)observação direta extensiva: aplicação de questionário.28 O que é pesquisa?

Pesquisa é o conjunto de procedimentos sistematizados, baseados em raciocínio lógico, na busca de soluções para os problemas nas diversas áreas, utilizando técnicas científicas. É o desenvolvimento efetivo de uma investigação bem planejada, feita e redigida seguindo as normas metodológicas provenientes da ciência. Usualmente, a pesquisa surge de uma dúvida, que por sua vez leva à formulação de um problema que deverá ser resolvido por meio da utilização de um método científico29.

Observando por um prisma mais filosófico, pode-se considerar a pesquisa como “atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente. É uma atividade de aproximação sucessiva da realidade que nunca se esgota,fazendo uma combinação particular entre teoria e dados”30.

Tipos de pesquisa (segundo abordagem31)

27 ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. São Paulo: Atlas, 1995.

28 LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. SãoPaulo: Atlas, 2009. 315p.

29 GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social.5. ed. São Paulo: Atlas, 2007. 208p

30 MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. SãoPaulo: Hucitec,1993, p.23.

(8)

técnicas estatísticas (percentagem, média,moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação,análise de regressão, etc.).

Pesquisa Qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem

Tipos de pesquisa (segundo o ponto de vista de seus objetivos, por Gil)

Pesquisa Exploratória: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso.

Pesquisa Descritiva: visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. Assume, em geral, a forma de Levantamento.

Pesquisa Explicativa: visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o “porquê” das coisas. Quando realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental, e nas ciências sociais requer o uso do método observacional. Assume, em geral, a formas de Pesquisa Experimental e Pesquisa Expost-facto.

Tipo de pesquisa (segundo os procedimentos técnicos32)

(9)

9 CONTRIBUIÇÕES AO ESTUDO DA PESQUISA QUALITATIVA

CÓRDOBA-ARGENTINA - 2012

Pesquisa Bibliográfica: quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet.

Pesquisa Documental: quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico.

Pesquisa Experimental:: quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.

Levantamento: quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.

Estudo de caso:: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.

Pesquisa Expost-Facto: quando o “experimento” se realiza depois dos fatos.

Pesquisa-Ação: quando concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.

Pesquisa Participante: quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.

Referências

Documentos relacionados

Estudar o efeito da plastificação do ATp com glicerol nas características físico-químicas da blenda PLA/ATp; Analisar a mudança na cristalinidade dos laminados submetidos a

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Feitiço do Segredo: deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica sendo o "Fiel do sendo o

No presente estudo, catorze animais (34,15%) apresentavam algum tipo de parentesco procedente de oito diferentes propriedades rurais (26,66%), ora relacionado à vaca, ora ao touro,

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

- Remover as pastilhas usadas e retornar todo o parafuso de regulagem em seguida montar uma pastilha nova do lado da roda, empurrando com a mão a pinça no sentido do cilindro de

Os doentes paliativos idosos que permanecem nas instituições privadas são encaminhados pelos hospitais em que estavam ou internados pelos próprios familiares