• Nenhum resultado encontrado

11 ERROS QUE MATAM SUA LUCRATIVIDADE NO POKER.pdf

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "11 ERROS QUE MATAM SUA LUCRATIVIDADE NO POKER.pdf"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)
(2)

Sumário

APRESENTAÇÃO ... 3

INTRODUÇÃO ... 4

01- NÃO ESTUDAR ... 5

02- NÃO PENSAR EM RANGE ... 6

03- NÃO ANALISAR SEU PRÓPRIO SIZE BET ... 7

04- NÃO SABER CONTRA QUEM ESTÁ JOGANDO ... 8

05- JOGAR FACEDUP ... 9

06- TILT ... 10

07- GERENCIAMENTO DE BANKROLL ... 11

08- JOGAR FORA DE POSIÇÃO... 12

09- NÃO UTILIZAR NOTES ... 14

10- DESPREZAR A MATEMÁTICA DO JOGO ... 15

11- SE CERCAR DAS PESSOAS ERRADAS ... 16

DICA EXTRA #1 – ENTENDA AQUILO QUE VOCÊ FAZ ... 17

DICA EXTRA #2 - JOGAR COM MEDO ... 18

DICA EXTRA #3 - JOGAR CANSADO, COM SONO OU ALCOOLIZADO ... 19

(3)

APRESENTAÇÃO

Primeiramente, antes de adentrar ao tema principal deste e-book, eu gostaria de contar um pouco da minha trajetória no poker. Chamo-me Gabriel Fagundes, tenho 22 anos, sou graduado em Ciência da Computação e vocês podem me encontrar nos feltros do PokerStars pelo nome de FactorBR.

Sou idealizador do site www.grinderstyle.com.br, do canal Grinder Style no YouTube e um dos fundadores do Evolution Poker Team. Conheci o poker na época da faculdade juntamente com alguns amigos. No início era apenas um jogo de cartas para que nós passassemos o tempo. Mais tarde fui descobrindo que o poker poderia ser bem mais do que isso. Fui atrás de informação e comprei os primeiros livros sobre o jogo. Assinei algumas escolas online e pronto. A paixão pelo jogo já era enorme e a busca por conhecimento maior ainda.

Foi entre o fim de 2012 e início de 2013 que dei início ao meu primeiro coaching. Fiz parte da primeira turma do Caio Pessagno, Team Pro Online do Poker Stars. Alguns meses depois, segui o meu treinamento com Thiago Decano (campeão mundial no poker online em 2009 e campeão mundial de poker na WSOP em 2015) e rapidamente recebi a notícia de que tinha sido selecionado para o Akkari Team Micro, onde tive a oportunidade de ter aulas com André Akkari (Campeão WSOP), Leonardo Bueno, Headao, e contato com outros top players.

Após o encerramento da turma, fui indicado para uma parceria com o Steal Team que durou praticamente todo o ano de 2014, tendo também diversos treinamentos com João Bauer (Campeão Brasileiro de Poker - 2015). Em 2015 tive a oportunidade de integrar o Bedias Team por 7 meses onde adquiri também grande experiência e atualmente jogo por minha própria conta.

(4)

INTRODUÇÃO

Durante toda a minha trajetória sempre busquei orientar e ajudar jogadores iniciantes com meu conhecimento. O canal Grinder Style no YouTube somado ao meu antigo pessoal já foi assistido mais de 40.000 vezes, a fanpage no Facebook possui mais de 6.000 seguidores, mais de 170 jogadores treinados, mais de 100 vídeos disponibilizados gratuitamente na internet, 3 e-books gratuitos incluindo esse que você está lendo e semanalmente quase 5 mil pessoas recebem meu conteúdo por e-mail.

E com toda essa trajetória, tendo integrado os principais times do país, além dos treinamentos com outros top players, hoje tenho um conhecimento e acesso a informação que poucos jogadores possuem, mas muitos gostariam de ter.

E eu sou completamente adepto ao compartilhamento de informação e ideias para que todos possam evoluir juntos. Nos últimos anos obtive grande evolução em todos os aspectos, tendo investido mais de 50 mil reais em conhecimento no poker, psicologia do jogo, mindset, desenvolvimento pessoal e outras áreas.

Tudo isso me possibilitou encontrar diversos problemas no aprendizado de jogadores iniciantes e intermediários. Por isso criei esse e-book onde reuni os 11 principais erros que matam sua lucratividade no poker.

Seguindo essas dicas você começa a trilhar o caminho que os jogadores de sucesso já passaram. E eu quero te ajudar nessa caminhada.

Conte sempre comigo! Boa leitura!

(5)

01- NÃO ESTUDAR

Se você está pensando que apenas ler este ou qualquer outro e-book o fará um dos melhores jogadores do mundo e que você vai dominar todas as técnicas e estratégias existentes, sinto lhe informar, mas isso não acontecerá.

Se você também está pensando que amanhã vai começar a ficar milionário, feche esse arquivo e procure fazer outra coisa da vida.

O poker é sim, fácil de aprender. Mas se você não tiver os pés no chão, não buscar todo o tipo de informação que tiver a sua disposição, não estudar muito e trabalhar ainda mais aí sim o poker ficará muito difícil.

Eu te garanto que você pode ter sucesso no poker. Vai ser difícil, você vai pensar em desistir, seus amigos vão pedir para você desistir, mas você é capaz. Na verdade, você é do tamanho dos seus sonhos!

Para ter sucesso de verdade no poker, você deve estudar tanto quanto qualquer outra carreira (me arrisco dizer que terá de estudar muito mais). Quando comecei não me dedicava tanto, mas logo senti a necessidade de mudar alguns hábitos. E em pouco tempo o poker tomava em torno de 16 horas do meu dia entre estudo e grind.

Tudo isso pelo simples fato de que para ser lucrativo no jogo você precisa de uma coisa chamada: conhecimento. E isso você só adquire de uma forma que é sentando a bunda na cadeira e estudando.

(6)

02- NÃO PENSAR EM RANGE

Range, basicamente, se refere às possíveis combinações de mãos que nosso oponente pode ter em determinada situação. Não existe poker sem range. Se você não o faz está jogando qualquer outro jogo, menos poker. Na verdade estará sempre tentando adivinhar o que seu adversário tem. Porém, isso é humanamente impossível.

Esse é o conceito mais importante do poker. É onde se separa os homens dos meninos e os lucrativos dos perdedores.

Lá atrás, em 2011 quando eu comecei a me interessar pelo jogo de forma séria, não imaginava o poder que esse pensamento tem. E caso eu estivesse começando hoje, sem dúvidas, seria o primeiro assunto no qual eu buscaria conhecimento.

Portanto, se você está levando o poker como um jogo de adivinhação, está perdendo dinheiro, com toda certeza. Não se comporte mais como um cego em um tiroteio e comece a pensar em range para ontem. Quer saber mais sobre esse assunto? Clique aqui e conheça o e-book Análise de RANGE - O Guia Definitivo.

(7)

03- NÃO ANALISAR SEU PRÓPRIO SIZE BET

Alguns dos fatores mais importantes no poker são controle de pote e ajuste de size bet. Conheço jogadores que independente do board ou do vilão sempre apostam meio pote em uma continuation bet.

Jogador de poker, normalmente, é preguiçoso e aquelas opções automáticas de apostas dos sites de poker agravam esse problema. Isso, sem sombra de dúvidas, tende a ser uma péssima decisão no longo prazo.

Imagine que você esteja jogando contra o João e aplicou uma aposta de 50% do pote. Isso pode funcionar muito bem contra ele. Mas será que tem a mesma eficiência contra o José? Talvez ele tenha um perfil mais conservador e você não precise investir tantas fichas, 30% do pote já é mais que suficiente e produz o mesmo efeito.

Sempre analise o melhor custo X benefício de cada aposta.

Porém, tão importante quanto o item anterior, analisar os size bets dos nossos adversários é importantíssimo.

Aquela uma ficha a mais que seu oponente coloca em determinada jogada faz total diferença no cenário atual da jogada como também na lucratividade da ação no longo prazo.

Você tem que procurar entender quais são as tendências desses jogadores, pensar no “porque” ele faz um size menor no board seco e maior no board conectado. Ou então no motivo pelo qual 3beta muito mais quando está fora de posição e faz um size pequeno quando em posição.

Tudo isso fará total diferença na nossa tomada de decisão e, consequentemente, em nossa lucratividade.

(8)

04- NÃO SABER CONTRA QUEM ESTÁ

JOGANDO

É papel fundamental de um bom jogador de poker saber exatamente contra quem está jogando.

Recebo diariamente centenas de e-mails de jogadores reclamando que “jogar micro limits é complicado”, ou então que “os caras do micro não foldam nunca”.

Consegue perceber o problema do pensamento dessas pessoas? A culpa não está no jogador recreativo que paga muito e sim naquele que aposta incansavelmente sabendo que não vai conseguir o fold do oponente.

Não faz sentido jogar micro limits tentando ganhar todos os potes. Mas é exatamente isso que muitos jogadores fazem.

O poker tem um diferencial de outros jogos, pois ele é um jogo de pessoas. Você não está jogando contra o computador, a casa, a banca e sim enfrentando pessoas que assim como eu e você possuem pele, carne e osso. E essas pessoas possuem pensamentos e formas de agir diferentes uma das outras.

Se você quiser ter sucesso jogando contra elas é melhor que saiba exatamente onde cada uma delas está.

Isso está diretamente ligado a níveis de pensamento. Cada jogador de poker, independente de ser bom ou ruim, possui uma forma de pensar o poker. Existem aqueles que jogam baseado única e exclusivamente no valor de sua mão. Nos níveis mais avançados os jogadores mais experientes conseguem pensar aquilo que o oponente acredita que eles tem.

E é exatamente isso que você deve fazer. Identificar quem é o seu oponente e tentar sempre estar um passo a frente dele. Falo mais sobre esse assunto no e-book Análise de Range - O Guia Definitivo.

(9)

05- JOGAR FACEDUP

Facedup é um termo muito utilizado no poker para situações que jogamos de maneira óbvia, ou seja, deixamos muito claro para nossos oponentes a nossa linha de raciocínio ao ponto do vilão conseguir “adivinhar” a nossa mão.

Isso acontece principalmente quando jogamos no modo automático, sem pensar e adaptar nossas ações contra os mais variados tipos de jogador.

Tudo aquilo que é automático está sujeito a erros, além de ser mais facilmente explorado.

No poker se você abre 30 telas e em todas você não pensa em cada decisão da maneira que deveria e está ali apenas clicando botões, você está jogando no automático.

Muitos iniciantes possuem essa dúvida e eu não quero que você cometa esse equívoco. Recebo diariamente perguntas do tipo: “Gabriel, vale a pena colocar mais volume e jogar no automático nos limites micro?”.

Você tem que entender que o que você está jogando hoje é apenas uma escola para o seu próximo nível. E que não vai ser benéfico para o seu aprendizado criar vícios e tomar decisões sem embasamento técnico nesse momento.

Primeiro procure evoluir a parte técnica e esquecer jogar mais do que 4 telas simultâneas. Depois de um tempo coloque volume visando aumentar sua lucratividade. Jogar mais telas do que você é capaz definitivamente não será bom para seu aprendizado, evolução e bankroll.

Fazer esse tipo de reconhecimento e análise vai fazer o seu jogo ficar muito menos explorável e aumentar sua taxa de sucesso no longo prazo.

(10)

06- TILT

O tilt nada mais é do que um estado mental e emocional alterado para sua forma negativa e normalmente é ocasionado por um resultado inesperado, como uma bad beat.

Se você quer, de fato, ter sucesso jogando poker deve ter ciência de que não vai ser quebrando mouses e teclados ou colocando todos os seus outros torneios em risco por causa de um evento indesejado.

Os melhores jogadores do mundo mantém em seu arsenal técnicas e habilidades para fazer com que as bad beats não interfiram de forma alguma em seu jogo. Estes jogadores possuem uma disciplinada programação mental para isso, o que chamamos de mindset.

Recentemente escrevi um outro ebook chamado “Como Se Livrar das Bad Beats”. Já foi lido por mais de 2348 pessoas e muitos feedbacks recebidos positivos. Se você tiver interesse em baixá-lo gratuitamente é só me enviar um email que eu encaminho.

(11)

07- GERENCIAMENTO DE BANKROLL

Bankroll é a soma de todo o dinheiro que um jogador usa para jogar poker. Cada jogador deve sempre saber exatamente quanto tem em seu bankroll e qual a estratégia utilizada para mantê-lo.

Não sei se esse é o seu caso. Mas o cidadão está lá no domingo a tarde, compra 50 dólares e começa a jogar. Registra em turbos de $5 e regulares de $11. Não dá 3 horas de jogo e ele já quebrou.

Na segunda feira ele compra mais 50 tentando recuperar o que perdeu e repete tudo de novo. O grande problema é que essa busca incessante por “ganhar” dinheiro acaba se tornando um ciclo vicioso.

A quantidade de jogadores que eu já dei coaching que cometem erros primários em gerenciamento de bankroll é muito grande, mas muito grande. Esses erros vão desde jogar todo o capital disponível em um único torneio até a pegar empréstimo bancário para jogar um grande evento ao vivo.

Jogar sem ter a menor noção de planejamento de bankroll é o mesmo que rasgar dinheiro.

Quando você coloca em risco sua saúde financeira pessoal no poker ou investe no jogo aquilo que não pode você nunca vai ser capaz de jogar aquilo que chamamos de A-Game, ou seja, sua capacidade de tomar as melhores decisões fica comprometida porque você não está totalmente confortável e aquele valor que está em jogo faz total diferença na sua vida.

Muito cuidado e atenção com seu bankroll. Cuide dele como se fosse seu negócio. Bastante semelhante ao fluxo de caixa de uma empresa. Tudo o que entra e sai é contabilizado diariamente e controlado a risca.

Então, sugiro que você sempre tenha um planejamento sobre o que pode e o que não pode jogar. Isso mesmo! É uma planilha com os torneios, seu lucro, seu prejuízo. Isso fará de você um jogador diferenciado de mais de 85% dos jogadores de poker.

(12)

08- JOGAR FORA DE POSIÇÃO

Atualmente com a quantidade de informações disponíveis é praticamente inaceitável um jogador que estude poker não ter a ideia do quão importante é ter a vantagem da posição.

O simples fato de estar em posição sobre seus adversários já lhe fornece inúmeras informações importantes para a tomada de decisão, além de você, primeiramente, ver todas as ações dos oponentes e somente depois disso é que você decide o que fazer.

E esse é um dos maiores erros que você, provavelmente, comete. Jogar muitas mãos marginais nos blinds é um exemplo fácil. Ter colocado algumas fichas ali obrigatoriamente pode induzir muitos jogadores a cometerem o equívoco de disputar aqueles potes, justamente porque já fizeram algum tipo de investimento. Uma mesa de poker é dividida em algumas posições que você pode observar na figura abaixo:

(13)

dealer, maior probabilidade de jogar todas as streets em desvantagem (UTG, UTG1 e MP1).

(14)

09- NÃO UTILIZAR NOTES

Com a disseminação dos softwares de apoio os jogadores de poker, que já são preguiçosos por natureza, acabam negligenciando a utilização dos notes.

E essa eu considero como uma das maiores vantagens do poker online. Poder anotar e definir padrões individuais para seus oponentes é fantástico.

Algumas vezes não são anotações sobre o que eles fazem, mas também do que eles enxergam ou viram do nosso jogo em algum momento.

(15)

10- DESPREZAR A MATEMÁTICA DO JOGO

Sabe aquele “Tô perdendo, mas vou pagar!”??? Então… exatamente isso. Quando você despreza a matemática do poker e escolhe tomar uma decisão incorreta isso vai fazer diferença na sua lucratividade no médio e longo prazo.

Exemplificando, se você paga por um draw de forma incorreta, mesmo que o acerte e seja vencedor da mão, isso não quer dizer que tenha tomado a melhor decisão possível. Ou então se você se registrar em um torneio que está fora do seu planejameto de bankroll, mesmo que o crave e arrume uma nota preta, com certeza essa não foi a melhor decisão a ser tomada.

No poker não se deve ser result oriented, ou seja, independente do resultado procure tomar as melhores decisões, sejam elas qual for.

(16)

11- SE CERCAR DAS PESSOAS ERRADAS

No meu e-book sobre Como Se Livrar das Bad Beats falo um pouco sobre o quão importante é nos cercarmos de pessoas que tem a mesma pegada e os mesmos objetivos que os nossos.

Você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo. E aí eu lhe pergunto: “Quem são as pessoas que te cercam? Qual a mentalidade do seu grupo de poker? Elas possuem um mindset positivo ou negativo? No que elas acreditam?”. Quando você começar a jogar, talvez se sinta pressionado por amigos e familiares. Vai surgir a desconfiança, mas você tem de se manter firme na busca do seu objetivo. E talvez eles não sejam os principais agregadores de valor que fará você conquistar o que deseja agora.

Tenha ao seu lado pessoas inteligentes, que são movidas por desafios. Encontre pessoas que sabem mais do que você em alguma coisa para que você aprenda algo com elas e se afaste daquelas que todos os dias acordam pensando negativo e que nada dá certo.

(17)

DICA EXTRA #1 – ENTENDA AQUILO QUE

VOCÊ FAZ

Diariamente recebo inúmeros emails de pessoas pedindo para que eu analise mãos específicas ou torneios para postar no canal do youtube. E é muito comum ouvir alguns comentários do tipo: “Ah, Gabriel, esse micro limits é complicado, os caras não foldam nada pra mim.”.

Mas antes de expressar a minha opinião sobre as jogadas que recebo eu procuro entender a linha de raciocínio de quem jogou para que eu possa corrigir no ponto certo.

O problema é quando nem o próprio jogador consegue explicar sua jogada. Aí complica!

Então, como é que você pretende fazer alguma jogada, blefar, por exemplo, se nem você consegue entender e me explicar o que fez? Isso faz algum sentido pra você?

(18)

DICA EXTRA #2 - JOGAR COM MEDO

Se você sentar em uma mesa onde existem outras 8 pessoas, você tem que matá-las dentro do jogo. Independente ser seu amigo, pai, namorada ou o Daniel Negreanu, deve buscar sempre tomar as melhores decisões possíveis e buscar vencer sempre!

Não existe jogar poker com pensamento negativo, com vitimismo ou insegurança. Não podemos ser daqueles jogadores que quando vai allin logo pensa que vai bater a carta do vilão, que o par não vai segurar ou que vai tomar uma bad beat.

Esse é o pensamento de perdedor. Confiança e atitude são aliados de qualquer jogador de poker de sucesso!

(19)

DICA EXTRA #3 - JOGAR CANSADO, COM

SONO OU ALCOOLIZADO

Todas as vezes que nosso corpo e mente estão alterados de alguma forma negativa nós não somos capazes de tomar as melhores decisões. E poker basicamente é um jogo de tomada de decisão a todo o momento.

Cansado e com sono, provavelmente não vai suportar longas horas de grind, a impaciência aumenta e faz com que escolha os piores spots em cada jogada.

Jogando depois de um churrasco regado a cerveja ou uma balada os riscos que corremos de aumentar completamente a variância do nosso jogo são enormes. Alcoolizado todo mundo fica corajoso, blefa bem, tem dinheiro e não existe nada ruim.

Não sou nada contra jogar e tomar uma cerveja, por exemplo, desde que aquele jogo não comprometa seu bankroll, sua carreira e seus objetivos. Até acho isso muito saudável e é uma das melhores coisas do poker. Interagir, fazer amizades e dar risada jogando poker é um dos maiores prazeres que esse jogo pode nos proporcionar.

(20)

CONVITE ESPECIAL

Muito obrigado por efetuar o download desse e-book. Todo o trabalho de escrever essas 18 páginas é recompensado quando consigo ajudar pelo menos 1 pessoa com esse conhecimento.

Se alguma dessas dicas que você acabou de ler te ajudou e abriu seus olhos de alguma forma faço questão que você me envie um e-mail e vou te responder assim que possível.

E sempre buscando compartilhar conhecimento de valor com quem me acompanha desenvolvi um outro e-book abordando um conceito mais avançado e que você deve dominar o mais rápido possível se quiser se tornar de fato um jogador de poker de sucesso.

Com toda minha experiência identifiquei diversos padrões e problemas em jogadores iniciantes e intermediários. E por já ter passado por isso sei o quanto é frustrante querer aprender alguma coisa e não saber nem por onde começar.

E a maior dúvida de quem começa a jogar poker é definir e analisar range dos oponentes da maneira correta. Por isso escrevi o e-book “ANÁLISE DE RANGE – O GUIA DEFINITIVO” que você pode adquirir clicando aqui pelo valor simbólico de 7 reais. Hehehe É isso mesmo!

Você vai ter acesso à um conteúdo de valor enorme que poderia facilmente ser vendido por muito mais que isso. Então, se eu fosse você aproveitava logo essa oportunidade enquanto ainda é possível.

ADQUIRIR O E-BOOK AGORA

Referências

Documentos relacionados

• Application window shortcut key (Tecla de atalho de janelas de aplicações): para abrir um menu rápido de opções no Auto Mode (Modo Automático) e no Easy Arrange. •

A execução efetiv a das ações do projeto de contenção deve levar a organização a uma nova etapa de sustentação, na qual o papel dos líderes é fortalecido diante da segurança

Nestes dois episódios reconhece-se uma diversidade de ações por parte da professora em momentos de discussão coletiva em que passa em revista o trabalho realizado pelos

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros de água.. Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque

Um estudo que procurava ligações entre a dieta alimentar e o início dos sintomas na doença de Huntington descobriu, inesperadamente, que as pessoas que desenvolvem sintomas mais

Via de aplicação: Contacto com a pele Duração da exposição: 102 semanas Método: Directrizes do Teste OECD 451 Resultado: negativo. Carcinogenicidade -

Afinal, os honorários sucumbenciais podem ser cobrados em qualquer tipo de causa e servem para remunerar os serviços do advogado do cliente vencedor?. Quando você pode

Identificar os estressores vivenciados pelos familiares no processo de doação de órgãos, evidenciar o momento mais desgastante e verificar a associação das característi- cas