• Nenhum resultado encontrado

Índices para catálogo sistemático: Educação Física 796 Futsal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Índices para catálogo sistemático: Educação Física 796 Futsal"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)
(2)

Conselho Editorial

Av. Carlos Salles Block, 658 Ed. Altos do Anhangabaú, 2º Andar, Sala 21

Anhangabaú - Jundiaí-SP - 13208-100 11 4521-6315 | 2449-0740 contato@editorialpaco.com.br

©2016 João Rufino da Silva Jr.; Fabio S. F. Vieira; Hermes Ferreira Balbino Direitos desta edição adquiridos pela Paco Editorial. Nenhuma parte desta obra pode ser apropriada e estocada em sistema de banco de dados ou processo similar, em qualquer forma ou meio, seja eletrônico, de fotocópia, gravação, etc., sem a permissão da editora e/ou autor.

F9891

Futsal e a pedagogia da iniciação: uma proposta de conteúdos baseada em vivência de situações-problema/João Rufino da Silva Jr.; Fabio S. F. Vieira; Hermes Ferreira Balbino. Jundiaí, Paco Editorial: 2016. 100 p. Inclui bibliografia.

ISBN: 978-85-462-0535-6

1. Futsal 2. Modalidades Esportivas Coletivas 3. Jogos Esportivos Coletivos 4. Desenvolvimento Cognitivo. I. Silva Jr.; João Rufino da. II. Vieira, Fabio S. F. III. Balbino, Hermes Ferreira.

CDD: 796

IMPRESSO NO BRASIL PRINTED IN BRAZIL Foi feito Depósito Legal

Índices para catálogo sistemático:

Educação Física 796

Futsal 796.3348

Profa. Dra. Andrea Domingues Prof. Dr. Antônio Carlos Giuliani Prof. Dr. Antonio Cesar Galhardi Profa. Dra. Benedita Cássia Sant’anna Prof. Dr. Carlos Bauer

Profa. Dra. Cristianne Famer Rocha Prof. Dr. Eraldo Leme Batista Prof. Dr. Fábio Régio Bento Prof. Dr. José Ricardo Caetano Costa

Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes Profa. Dra. Magali Rosa de Sant’Anna Prof. Dr. Marco Morel

Profa. Dra. Milena Fernandes Oliveira Prof. Dr. Ricardo André Ferreira Martins Prof. Dr. Romualdo Dias

Prof. Dr. Sérgio Nunes de Jesus Profa. Dra. Thelma Lessa

(3)

Dedico esta obra aos amigos e esposa, pelo apoio e compre-ensão durante todo o percurso difícil.

Em especial às minhas irmãs, que em todos os momentos de complicações me abraçaram e proporcionaram momentos de conforto.

E, claro, aos meus pais, João e Elzira, que se esforçaram para que eu conseguisse realizar este objetivo tão sonhado. É por vocês que batalharei todos os dias. Sigo suas palavras de que o conheci-mento é o único tesouro que não podem nos roubar. Obrigado.

(4)
(5)

Agradecimentos

Aos eternos mestres, Prof. Dr. Hermes Ferreira Balbino e Prof. Me. Fábio Vieira, o meu sincero carinho por terem me proporcio-nado conhecimentos que levarei para o resto de minha vida.

Aos professores do Unisalesiano de Lins, em especial Hilinho e Ana Cláudia, irmãos mais velhos, que sempre trouxeram cari-nho, amizade e tranquilidade no andamento do percurso cercado de incertezas e medos.

Aos amigos, Mateus, Marcos, Guilherme, Rafa, Eric e Da-nilo, que sempre trouxeram conselhos importantes e a alegria necessária para levar a frente este projeto.

À minha esposa, que trilhou cada passo do percurso ao meu lado, passando junto comigo por medos, receios, tristezas e alegrias. Dando todo o suporte necessário para a conclusão do objetivo.

(6)

“Se não puder voar, corra. Se não puder correr,

ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.”

(7)

Prefácio 11

Introdução 13

Capítulo 1. Modalidade esportiva coletiva futsal 17

1. Futsal e sua história 17

1.1 Futsal no Brasil 18

2. Futsal e a iniciação 21

3. O jogo futsal e seus aspéctos técnicos 25

4. A estratégia e a tática na modalidade futsal 35

4.1 A modalidade coletiva esportiva futsal e suas táticas: ofensiva e defensiva 40

5. Jogo futsal e seus aspectos físicos 41

6. Aspectos cognitivos: as inteligências para o jogar 44

6.1 Estimulando as inteligências 45

7. Jogos Esportivos Coletivos (JEC) e sua pedagogia 49

Capítulo 2. Fundamentos para composição dos conteúdos 55

1. Processos pedagógicos: princípios básicos de ensino-vivência- aprendizagem nos JEC 55

2. Princípio analítico-sintético 56

2.1 Desvantagens do princípio analítico-sintético 58

2.2 Vantagens do princípio analítico-sintético 58

3. Princípio global-funcional 58

3.1 Desvantagens do princípio global-funcional 60

3.2 Vantagens do princípio global-funcional 60

4. Princípio analítico-sintético e global-funcional: oposição no ensino-vivência-aprendizagem 60

5. Situações-problema 61

(8)

6. A importância do desenvolvimento

da inteligência para praticantes dos JEC 65

Capítulo 3. Composição do método para a pedagogia da iniciação na modalidade coletiva esportiva futsal 67

1. Proposta de uma metodologia de ensino-vivência-aprendizagem na iniciação da modalidade futsal 67

2. O incremento das práticas na iniciação da modalidade futsal a partir dos princípios organizacionais e baseados na aprendizagem por situações-problemas 68

3. Atividades lúdicas, pré-desportivas e através do jogo reduzido 71 3.1 Atividade 1 (Formação – Passeio à lua) 72

3.2 Atividade 2 (Formação – Fugindo da bola) 73

3.3 Atividade 3 (Formação – Travessia do rio) 74

3.4 Atividade 4 (Formação – Pega-pega de fundamentos) 76

3.5 Atividade 5 (Jogo das modalidades) 77

3.6 Atividade 6 (Formação – “Touchdown” adaptado) 78

3.7 Atividade 7 (Formação – Vários gols) 80

3.8 Atividade 8 (Formação – Tomada de decisões) 81

3.9 Atividade 9 (Formação – Jogo dos passes) 82

3.10 Atividade 10 (Formação – Sem bola marca) 84

3.11 Atividade 11 (Formação – Jogo de apoio) 85

3.12 Atividade 12 (Formação – Jogo formal com adaptações) 86 3.13 Atividade 13 (Formação – Jogo formal dos coletes) 87

Considerações finais 89

(9)

Lista de abreviaturas e

sigLas

ACM Associação Cristã de Moços CBFS Confederação Brasileira de Futsal FIFA Federação Internacional de Futebol

FIFUSA Federação Internacional de Futebol de Salão JEC Jogos Esportivos Coletivos

(10)
(11)

11

Fazer o prefácio de uma obra é sempre uma tarefa difícil, porém prazerosa; a não ser assim, torna-se uma ação simplista e sem emoção.

Nesse caso a emoção flui ao recomendar a leitura desse li-vro por várias razões, e em especial destaco algo incomum na literatura esportiva: o equilíbrio entre teoria e prática. Tal equi-líbrio me chamou atenção por ocasião da defesa da dissertação de mestrado de um dos autores, o jovem João Rufino da Silva Junior. Naquele momento, indiquei à publicação pois entendo que obras desta natureza são fundamentais para a formação de técnicos e professores, bem como trás contribuições significativas à formação continuada de profissionais do campo esportivo.

Para além dessa razão, recomendo a leitura da presente obra pelo simples fato de um dos autores ser Hermes Ferreira Balbino com quem me orgulho de ter uma parceria eterna. Hermes, dou-tor em Ciências do Esporte, foi um dos pesquisadores pioneiros no estudo da Pedagogia do Esporte levando em conta a iniciação e o treinamento esportivo.

Ainda como autor, o doutorando Fábio da Silva Ferreira Vieira integra o trio constituído a partir de relacionamentos aca-dêmicos vividos no programa de pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Metodista de Piracicaba.

A organização do livro apresenta três partes distintas, porém fortemente interligadas e estruturadas de forma didática. O pri-meiro capítulo apresenta a modalidade de futsal, caminhando de aspectos gerais para aspectos pontuais específicos. Já o segundo capítulo propõe discussões acerca de métodos e indica temas re-levantes na estruturação de uma prática pedagógica para a con-vivência com o futsal. E o terceiro capítulo sinaliza indicativos e procedimentos pedagógicos que, certamente, podem contribuir

(12)

12

João Rufino da Silva Jr. – Fabio S. F. Vieira - Hermes Ferreira Balbino

com o ensino, a vivência, a aprendizagem e o treinamento de futsal.

Por fim, recomendo a leitura dessa obra pois, sobretudo, os autores discutem e apresentam, com muita competência, uma Pedagogia do Esporte que se preocupa prioritariamente com o ser humano e seu desenvolvimento integral.

Prof. Dr. Roberto Rodrigues Paes

Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Ciências do Esporte

(13)

13

Este estudo tem como seu primeiro propósito investigar, discu-tir e reflediscu-tir a respeito da pedagogia para o ensino-vivência-aprendi-zagem da modalidade futsal, visando trabalhá-la em seu aspecto de iniciação esportiva, sugerindo métodos adequados para o desenvol-vimento de inteligências além da técnica para resoluções de proble-mas que ocorrem na imprevisibilidade e aleatoriedade do jogo. A escolha da modalidade esportiva como objeto de estudo deu-se pela vivência do autor como atleta e treinador, e na memória que ainda se faz viva, sobre todos os momentos praticados na modalidade, sur-giram alguns questionamentos, tais como: os métodos aplicados no processo de iniciação esportiva na modalidade futsal significam uma repetição de modelos antigos que os professores aprenderam quando atuavam como atletas? Estariam esses métodos de ensino adequados para a evolução da especificidade do jogo e de outros aspectos além dele, como o desenvolvimento das inteligências para crianças ini-ciantes na modalidade? Seria adequado as crianças vivenciarem em sua iniciação esportiva atividades semelhantes de adultos?

Por conta das problematizações citadas, este estudo vem ao en-contro da pedagogia do esporte, com o objetivo de compreender as múltiplas faces dos jogos esportivos coletivos e especialmente o futsal, procurando encontrar um método efetivo através da pro-ximidade do autor com a modalidade e de literaturas referências da temática, que traga o desenvolvimento dos elementos técnicos, táticos, físicos, e que estimule as inteligências para o jogar.

Seguindo o intento inicial do estudo, que é o de constituir uma proposta para procedimentos de aulas para a iniciação na modalidade futsal a partir da estratégia de situação-problema, projetam-se introdutoriamente os objetivos específicos que são: explicar a aprendizagem baseada em problemas (ou o Problem

(14)

situação-14

João Rufino da Silva Jr. – Fabio S. F. Vieira - Hermes Ferreira Balbino

-problema; expor, de maneira a conceituar e fundamentar um ra-ciocínio de maneira coerente, a teoria que fundamenta a propos-ta baseada em situação-problema; sugerir, de maneira a construir a partir da explicação da proposta e de seu método e conceitos, as atividades da proposta fundamentada em situação-problema.

Diante desses intentos, os questionamentos que edificam um estudo se fazem a partir das problematizações da temática, sendo: a vivência de situação-problema abordando o princípio organizacional de ensino dos jogos espotivos coletivos, global--funcional, seria o mais adequado para o desenvolvimento dos aspectos técnicos, táticos, físicos e cognitivos de crianças ini-ciantes da modalidade futsal? Este método de ensino-vivência--aprendizagem seria capaz de respeitar o processo de formação esportiva, não havendo especialização precoce?

São tidos como pressupostos que métodos mecanizados, tec-nicistas, fragmentados ou parciais, desenvolvem os gestos técni-cos, movimentações táticas, denominadas “jogadas ensaiadas” da modalidade com facilidade, porém não evolui satisfatóriamente o pensar para o jogo, por não haver estímulos. É válido ressaltar que a mecanização do ensino estimula precocemente o aprendizado da criança, oferecendo ambientes monótonos, possibilitando desmo-tivação. Ao contrário das novas tendências de ensino, através de métodos globais, pois conseguem desenvolver a técnica, tática, fisi-co e aspectos fisi-cognitivos de forma integrada, desse modo a criança atenderá da melhor forma a imprevisibilidade oferecida pelo jogo.

Este estudo se justifica pela escassa bibliografia sobre o assunto, na qual o conjunto de obras que tratam da temática “iniciação na modalidade esportiva futsal”, são destinados ao futsal tomado como modalidade competitiva e profissional, sendo que obras es-pecíficas para a pedagogia da modalidade, são ofererecidas em nú-mero restrito. Por conta da carência de estudos específicos do futsal e sua pedagogia, é dificultoso o aperfeiçoamento de profissionais atuantes na área. Pois é necessário que técnicos e professores co-nheçam as novas tendências no cenário esportivo, obtendo assim uma concepção sólida de um ensino adequado para a modalidade, principalmente quando este aprendizado se volta para iniciantes.

(15)

15

Futsal e a pedagogia da iniciação: uma proposta de conteúdos baseada em vivência de situações-problema Desta forma, o propósito do estudo é trazer à tona um tema pertinente para a pedagogia da modalidade futsal, que é o pro-cesso de desenvolvimento e construção de aulas para iniciantes da modalidade. O eixo do exercício reflexivo e propositivo é pro-vocar o aprofundamento da compreensão das tarefas em aula e a potência que elas contêm na vivência pedagógica que pode ser enriquecedora para o aprendizado específico da modalidade ou aquele que valoriza o homem em movimento.

O presente estudo procurou contribuir com a atualização do debate sobre qual método é o mais efetivo para iniciantes da mo-dalidade futsal, para atuação do profissional de Educação Física. A elaboração do método adequado para iniciantes da moda-lidade futsal acontecerá através da utilização do raciocínio indu-tivo, a partir da pesquisa bibliográfica realizada anteriormente, o que oferece a possibilidade de ser lógico e causal (Thomas, 2002), a proposta se construirá através da ótica das análises textual, te-mática e interpretativa realizadas, dando coerência as atividades práticas sugeridas para elaboração e fundamentação de procedi-mentos pedagógicos de ensino-vivência-aprendizagem.

Este livro se compõe em três capítulos. No capítulo inicial será abordado sobre a modalidade esportiva coletiva futsal, tra-tando de sua história, relação com a iniciação, elementos técni-cos, tátitécni-cos, físicos e cognitivos, seguido de um breve histórico referente aos jogos esportivos coletivos (JEC) e sua pedagogia de ensino-vivência-aprendizagem

No segundo capítulo, serão abordados os fundamentos para a composição de conteúdos, fazendo apontamentos relevantes sobre as inteligências, situação-problema, os princípios organiza-cionais de ensino nos JEC (analítico-sintético e global-funcional) e a integração desses para a organização das práticas.

No terceiro capítulo, será apresentada a composição do mé-todo de ensino para a pedagogia da iniciação do futsal, através de atividades práticas, com base nas inteligências e nas vivências de situações-problema.

Referências

Documentos relacionados

Em todos os jogos da Copa, as equipes entrarão em campo lado a lado, com os árbitros à frente, seguindo a linha central do campo até o meio do campo, ficando perfilados uma de

O workshop que debate soluções para o sistema prisional é a primeira ação do programa Segurança sem Violência, que reúne representantes do CNMP, do Conselho

- apresentar uma Proposta de Trabalho com: explicitação da aderência a, pelo menos, uma das linhas de pesquisa oferecidas pelo programa; definição da inserção no grupo

No que se refere à variação das concentrações médias elementares de acordo com o dia da semana (Figura 5.18b), pode-se observar que, com exceção do Mg, as

! Por exemplo, a análise dos "Fatores do Afluxo do Capital Estrangeiro no Brasil na Década de 50" é muito mais-específico do que esse mesmo tema para o caso da América

A “Margem Bruta (MB) está estruturada na avaliação prospectiva dos custos dos serviços, na remuneração e depreciação dos investimentos vinculados aos serviços objeto

É muito importante a participação da comunidade na intervenção na atenção à saúde do idoso, pois a existência do Programa na unidade de saúde traz benefícios e a comunidade

Assim, este projeto de intervenção tem como objetivo planejar ações de implantação da Estratégia de Saúde da Família na Unidade de Atenção Básica Ana Mafra Aguiar do