• Nenhum resultado encontrado

JUSTIFICATIVA. Excelentíssimo Senhor Vereador César Ribas Moreira MD Presidente da Câmara Municipal de Canoas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JUSTIFICATIVA. Excelentíssimo Senhor Vereador César Ribas Moreira MD Presidente da Câmara Municipal de Canoas"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Excelentíssimo Senhor

Vereador César Ribas Moreira

MD Presidente da Câmara Municipal de Canoas

Eu, Vereador HUMBERTO DA SILVA ARAÚJO, (Betinho do Cartório), Líder da Bancada do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Vice Líder de Governo da Câmara, venho respeitosamente perante Vossa Excelência, encaminhar-lhe o presente Projeto de Lei Legislativo, cuja disposição segue:

Institui a Semana Municipal do Hip Hop, a ser realizada anualmente, entre os dias 04 e 10 de junho, que passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Canoas, e dá outras providências.

JUSTIFICATIVA

Estamos acompanhando a evolução do Hip Hop, sua história reúne diversos aspectos da vida social. Incluindo elementos culturais e artísticos e novas formas de educação, fomentando geração de renda e manifestação de ordem política. É cediço que desde seus primeiros passos no inicio da década de 90, em Canoas, adeptos do movimento Hip Hop assumiram princípios e valores que vem forjando novas posturas ideologias e atitudes entre jovens canoenses.

Influenciando no comportamento, na linguagem, na forma de se vestir e de expressar, a cultura do Hip Hop pelos movimentos e grupos de Canoas, vem sendo difundindo de mão em mão e de boca em boca, através de cada MC, B.boy, B.girl, Dj e Grafiteiros que abraçam juntamente com outros jovens, especialmente, que se propõem a causa e motivações ligadas ao movimento. As idéias verbalizadas e defendidas nas letras de rap, as músicas, expressão corporal e as mensagens de graffite nos muros e paredes, vem a galope, escrevendo uma nova história, uma expressão popular da juventude negra e pobre de periferia. Essas idéias, forjadas na periferia, já ultrapassou fronteiras de etnia e classe, significando um avanço favorável para uma massa expressiva da juventude, substancialmente forte, revelando-se em uma ferramenta de promoção da cidadania.

(2)

Assim, o Hip Hop tornou-se um atrativo, capaz de mobilizar jovens dos mais diferentes níveis sociais, agregando uma enorme diversidade de expressões artísticas, culturais, econômicas e políticas num diálogo transversal.

O poder público não pode desconhecer este movimento emancipatório e participativo da juventude periférica, nesse sentido o movimento busca o reconhecimento da sociedade e do poder público, a fim de ampliar seu campo de atuação, partindo da estruturação dos meios de produção e sustentabilidade. É extraordinário.

Desta forma, através de uma lei municipal que visa instituir a Semana

Municipal do Hip Hop, com o objetivo de dialogar com a sociedade e qualificar as

informações sobre a importância desse movimento, construindo e criando alternativas para divulgar e valorizar essa cultura de rua, reconhecendo definitivamente como um fator de expressiva promoção de cidadania e da cultura da paz.

Em canoas, desde o ano de 1996, formou-se grupos expressivos de Hip Hop, o Grupo R.P.3, por exemplo, já se notabilizou como um ícone no Estado e no país, com seu primeiro cd lançado no ano de 2008, foi indicado ao Prêmio Açorianos

de Hip Hop, sendo ainda vencedor do Prêmio Lança de Ouro, como melhor álbum da

região sul, tendo na época participado de turnê entre os Estados do RS,SC,PR e o Distrito Federal. Grupos de Canoas tem participado de eventos durante a Semana do Hip Hop de Porto Alegre.

O movimento Hip Hop em Canoas vem contribuindo em campanhas preventivas contra as drogas, com suas oficinas nas comunidades em diversos segmentos de sua cultura, B.boys (dança), Garaffite, Dj e Mc. Os artístas e militantes do movimento canoense são constantemente convidados por ONGS e associações, inclusive a CUFA e o Projeto Canta Brasil, para participar de trabalhos em municípios do Rio Grande do Sul, inclusive entre outros Estados.

Nos dias atuais observamos uma enorme difusão da cultura através de grupos formados em Canoas como: o Grupo Urbanos Crew do Bairro Niterói, representando a classe dos B.boys (dança), o Crew AIXART`S do Bairro Rio Branco, representando o Graffite, com trabalhos inclusive nos muros do Trensurb.

No Brasil, o movimento Hip Hop foi adotado, sobretudo, pelos jovens negros e pobres da periferia das grandes cidades, como uma forma de denúncia e protesto contra o preconceito racial, a miséria e a exclusão. Enquanto movimento cultural, o Hip Hop tem servido como ferramenta de integração social e de ressocialização dos jovens.

(3)

A história da cultura do Hip Hop no Rio Grande do Sul tem como referência inicial as festas de Soul e Funck que as grandes equipes de Black Music realizavam nas comunidades e nos salões de Porto Alegre, na década de 80. Nos dias de hoje observamos uma enorme difusão do movimento Hip Hop no Estado. Em Canoas, esta difusão tem acompanhado paralelamente os movimentos no Estado, no Brasil e no mundo. O Hip Hop tem a cara da juventude, reconhecer o valor e a importância deste movimento é um avanço, é a demonstração da essência de uma cultura que faz a diferença, movimenta e fala pela maioria.

Não podemos ficar a mercê de outros municípios que avançaram e reconheceram a importância do trabalho pela paz, contra a ignorância e o parco conhecimento do poder público acerca da força do movimento do Hip Hop.

Dessa forma, temos que oportunizar a aproximação do do poder público ao Movimento Hip Hop de Canoas, significativa parcela da sociedade já reconhece a força do movimento. Construindo um projeto em que as ações culturais a serem realizadas pelos grupos envolvidos visem o fortalecimento da cidadania por meio da música e de atividades culturais que sabidamente constituem este instrumento privilegiado no processo de formação e transformação dos jovens.

O Evento efetivamente movimenta e traz consigo um enorme benefício aos jovens das periferias, mas num todo também, como o esporte ou a musica, o movimento rompe barreiras de preconceito, serve de base para implementar a cultura de valorização, fortalecendo a integração comunitária, trabalhando questões de ordem social, cultural e econômica, na perspectiva de fortalecer o movimento como uma importante ferramenta de inclusão social, e gerando possibilidades aos jovens envolvidos com a modalidade.

Uma realidade já proposta e aprovada em Porto Alegre, Pelotas, Caxias, Esteio e outros municípios. A presente proposta suplementa as regras legais vigentes em vários aspectos, tornando-a eficaz no âmbito do município de Canoas, um alento aos grupos do movimento do Hip Hop canoense, que há muito tempo já são reconhecidos.

A realização da Semana do Hip Hop em Canoas é um passo importante, o Projeto de Lei, que ora submeto à Câmara Municipal de Canoas, atende aos pressupostos de constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa, pelo que

(4)

espera o autor a aprovação unânime, se configura em um resgate social, certamente marcará o caráter individual de cada membro que compõem esta Casa Legislativa.

Cordialmente,

Canoas, 18 de julho de 2011. HUMBERTO DA SILVA ARAÚJO

(Betinho do Cartório)

Líder da Bancada do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)

(5)

Projeto de Lei nº _____2011.

Institui a Semana Municipal do Hip Hop, a ser realizada anualmente, entre os dias 04 e 10 de junho, que passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Canoas, e dá outras providências.

Art. 1º Fica instituída a Semana Municipal do Hip-Hop, a ser realizada anualmente,

entre os dias 04 a 10 do mês de junho.

Parágrafo único. O Evento passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do

Município de Canoas, a partir do ano de 2012.

Art. 2º Durante a Semana Municipal do Hip-Hop, será promovida a divulgação de

trabalhos realizados nas diversas modalidades artísticas características do movimento “hip-hop”, como o “break”, o grafite, o “rap”, entre outras modalidades artísticas do movimento.

Art. 3º As atividades realizadas durante a Semana Municipal do Hip Hop ocorrerão em prédios municipais destinados a essas atividades ou adequados ao seu desenvolvimento.

Art. 4º O Executivo Municipal poderá estabelecer, em regulamento específico, relativamente ao Evento:

I – as normas que o regerão;

(6)

III – as normas quanto à seleção por categorias de trabalhos; IV – as condições para as inscrições;

V – as premiações; e

VI – outros detalhes relevantes para a sua realização.

Parágrafo único. O Executivo Municipal poderá convidar para participar da

organização do Evento artistas, críticos, profissionais e pessoas ligadas ao movimento “hip-hop”, indicados pela Secretaria Municipal de Cultura – SMC – sempre assegurada a participação de entidades, associações e grupos organizados ligados ao movimento Hip Hop da cidade de Canoas.

Art. 5º O material de divulgação fica sob a responsabilidade da Secretaria Municipal

da Cultura e suas respectivas Coordenadorias, dentro das previsões orçamentárias anuais.

Referências

Documentos relacionados

Das vagas destinadas a cada campo de conhecimento, 5% (cinco por cento) serão reservadas às pessoas portadoras de deficiências, amparadas pelo Decreto nº. Caso, durante o período

Em vista da importância do manejo das condições de cultivo sobre o desenvolvimento das culturas, os objetivos deste estudo foram avaliar diferentes manejos de frequência de imersão

Marcação por voz: Alguns telemóveis permitem fazer chamadas através de comandos de voz, ou seja, dizendo o nome da pessoa para quem se quer ligar (desde que

ou em secadoras. Na secagem de roupas ao ar livre deve-se ter cuidado para que as roupas escuras não desbotem por conta do vento. 39) Para manter a boa higiene pessoal é correto:

Esses dados demonstram que essas empresas tem um índice de endividamento que pode ser considerado alto, uma vez que são em torno de trinta vezes mais que o total de seus

A negação de competência para executar parte da decisão, que corresponde à obrigação que se entendeu decorrente da relação de trabalho (e por isso

O conceito de mediação proposto na obra ‘gestão, mediação e uso da informação’ de (2010) trazem a ideia de interferência na apropriação de informação pelo o indivíduo,

Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, para o devido conhecimento e divulgação no átrio da sede daquele Poder;Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de