• Nenhum resultado encontrado

Profa. Dra do Departamento de Engenharia de Alimentos,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Profa. Dra do Departamento de Engenharia de Alimentos,"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ÁREA TEMÁTICA:

( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA

( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO

( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

OFICINA NOVOS TALENTOS – CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA BONFIM, Gislaine Iaros1

ANDRADE, Janaina Lopes2

ZIELINSKI, Acácio Antonio Ferreira3 ALMEIDA, Mareci Mendes de4 CHIQUETTO, Nelci Catarina5

RESUMO – O projeto “Despertando para a Ciência” está embasado na importância do papel da universidade no desenvolvimento local, regional, estadual e nacional, devendo o conhecimento científico ser difundido para a população local e também nas escolas. Tendo como objetivos realizar atividades extracurriculares visando ao aprimoramento e atualização de alunos da educação básica, através de visitas aos laboratórios do Departamento de Engenharia de Alimentos, palestras e mini-cursos. Espera-se com estas ações despertar o interesse científico do aluno e inseri-lo no ambiente acadêmico, motivando-o a ingressar neste meio. A “I Semana Despertando para a Ciência” foi composta de atividades realizadas no contra turno escolar. Os alunos do curso técnico em Alimentos do Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa (CEEP) visitaram os laboratórios do Curso de Engenharia de Alimentos, tiveram palestras sobre Boas Práticas em Laboratórios, manipulação de reagentes e vidrarias, palestra sobre o curso de Engenharia de Alimentos e princípios de Cromatografia. Oficinas de análises cromatográficas e oficinas de análises físico-químicas com suco de frutas foram realizadas nas dependências do Hall tecnológico e nos laboratórios do Curso de Engenharia de Alimentos. Os alunos elaboraram relatórios das atividades desenvolvidas e apresentaram para os colegas da escola. Espera-se, com a socialização dos saberes, aproximar os estudantes do ensino médio da universidade.

PALAVRAS CHAVE – Ensino técnico. Engenharia de alimentos. Cromatografia líquida de alta eficiência.

1

Acadêmica do Curso de Engenharia de Alimentos, gislaine.bonfim@hotmail.com

2

Acadêmica do Curso de Engenharia de Alimentos, la.janaina@yahoo.com.br

3

Mestrando da Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos,

aczielinski@gmail.com

4

Profa. Dra do Departamento de Engenharia de Alimentos, mareci@uepg.br

5

(2)

Introdução

A Semana Despertando para a Ciência faz parte do projeto “Novos Talentos na UEPG” e oportunizou aos estudantes do ensino médio, selecionados pelo colégio parceiro, participarem das atividades no contra turno escolar.

Neste trabalho estão descritas as atividades da “I Semana Despertando para a Ciência” com o tema “Cromatografia Líquida de Alta Eficiência” com a participação dos alunos do Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa (CEEP), do curso Técnico em Alimentos.

No Projeto Pedagógico do curso Técnico em Alimentos se ressalta a importância fundamental à formação do profissional a convivência com situações reais, que serão oportunizadas através do estágio em laboratórios, na Escola, nas Universidades, Órgãos governamentais, Centros de pesquisa, nas indústrias e estabelecimentos comerciais que apresentem atividades ligadas à habilitação. Também estão incluídas atividades como: palestras, cursos, mini-cursos, simpósios, oficinas e visitas técnicas.

Nesta atividade os alunos tiveram oficinas sobre suco de frutas, funcionamento do cromatógrafo, e palestras sobre boas práticas em laboratório para garantir a segurança dos alunos.

Nos laboratórios da universidade foram realizadas análises físico-químicas e instrumentais com suco de frutas.

Objetivos

- Realizar atividades extracurriculares visando ao aprimoramento e atualização de alunos da educação básica.

- Oportunizar aos estudantes conhecerem a universidade e a estrutura do Curso de Engenharia de Alimentos.

- Oportunizar ao estudante de pós-graduação uma experiência na prática em docência ao acolher estudantes de Ensino Médio para participar do cotidiano das suas atividades de pesquisa.

- Discutir fundamentos teóricos estabelecendo relações entre as disciplinas em curso no ensino médio visando a construção do conhecimento.

- Realizar práticas de análises de laboratório; elaboração de relatórios técnicos e de material didático visando complementação do aprendizado teórico.

- Oportunizar a troca de experiências entre os estudantes do ensino médio e do ensino superior. - Estimular o interesse dos alunos da escola pública em cursar ensino superior.

Metodologia

A Semana sobre Cromatografia Líquida de Alta Eficiência teve sua realização entre os dias 10 a 17 de setembro de 2012, tendo uma carga horária total de 40 horas. Participaram da semana 11 alunos do Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa (CEEP), do curso Técnico em Alimentos, 02 acadêmicas do curso de Engenharia de Alimentos da UEPG e 01 acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UEPG.

Etapas: - Visita:

Aos laboratórios do Centro de Tecnologia Agro Alimentar no departamento de Engenharia de Alimentos.

- Palestras:

Boas práticas em laboratórios, manipulação de reagentes e vidrarias, identificação e acondicionamento de amostras para pesquisa, preparo de reagentes e soluções para análises. Princípios de cromatografia e aplicações em alimentos.

Suco de frutas: definição, padrão de identidade e qualidade (legislação e análises). - Oficinas:

Prática: funcionamento do cromatógrafo (como ligar, colocar a coluna e funcionamento do software). Prática: preparo da fase móvel e preparo da amostra de suco.

Prática: injeção de amostra no cromatógrafo. Prática: elaboração de curva padrão.

(3)

Prática: análises físico-químicas do suco.

Prática: cálculos e discussão dos resultados das análises. Prática: elaboração dos relatórios das atividades.

Apresentação para os colegas da escola no I Workshop Novos Talentos da UEPG realizado juntamente com a Semana Técnica de Alimentos no CEEP.

Resultados

Durante o processo de pesquisa sobre os assuntos trabalhados na “I Semana Despertando para Ciência”, apostilas foram criadas contendo todo o material sobre os temas abordados, como: Boas Práticas de Laboratório, Princípios de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência, Curso prático de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência.

Nas dependências da UEPG, os alunos participaram de palestras e debate sobre o curso de Engenharia de alimentos, a área de atuação do profissional formado e modo de seleção para o ingresso nos cursos de graduação da UEPG.

Ainda como tema de palestras foi abordado a importância das boas práticas de laboratório para a segurança dos alunos e eficiência das análises (Figura 1).

Figura 1 – Palestra sobre Boas práticas de Laboratório

A oficina de análises físico-químicas do suco de frutas foi realizada nas dependências do Hall Tecnológico, foram feitas análises de pH, acidez, entre outras (Figuras 2, 3 e 4).

(4)

Figura 3 – Análise da Acidez do Suco de frutas

Figura 4 – Análises físico-químicas do suco de frutas

No curso prático de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência o Aluno do Programa de Pós-Graduação juntamente com as professoras responsáveis ensinaram os alunos do curso técnico em alimentos como é o funcionamento do cromatógrafo ( Figura 5).

(5)

Figura 5 – Curso prático de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência

Conclusões

A inserção dos estudantes nos projetos de extensão, continuamente desenvolvidos pelos professores e acadêmicos do curso de Engenharia de Alimentos, oportuniza o conhecimento de novas tecnologias e da realidade das regiões envolvidas no projeto. Tal feito contribui para sua formação cidadã além de introduzi-los no ambiente acadêmico, motivando-os a ingressarem neste meio.

Referencias

COLLINS, C.H.; BRAGA, G.L. Introdução a métodos cromatográficos. 5ª ed. Campinas. Editora da Unicamp, 1993.

CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA – IV REGIÃO. Métodos Físico-Químicos para Análise de

Alimentos - 4ª ed.; 1ª ed. digital. Disponível

em:<http://www.crq4.org.br/sms/files/file/analisedealimentosial_2008.pdf> Acesso em 22 ago. 2012. GRUPO TCHÊ QUÍMICA. Materiais e equipamentos de laboratório. Disponível em: <http://www.tchequimica.com> Acesso em 23 ago. 2012.

Manual com orientações para coleta e transporte de material. Disponível em: <http://www.ecolvet.com.br/arquivos/manual_coleta.pdf> Acesso em 23 ago. 2012.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. DECRETO Nº 6.871, DE 4 DE JUNHO DE 2009. Disponível em: <http//sistemasweb.agricultura.gov.br/sislegis/action/detalhaAto.do?method=consultarLegislacaoFede ral> Acesso em 23 ago. 2012.

PEREIRA, B. Suco, com padrão e identidade. Disponível em:

<http://www.seagri.ba.gov.br/not_frutasesucos.pdf> Acesso em 23 ago. 2012.

SOLUÇÃO TECNICA. Suco concentrado. Disponível em:

<http://www.datamaq.org.br/sebrae/Article.aspx?entityId=c87f4f46-1031-de11-a973-0003ffd062a1> Acesso em 24 ago. 2012.

Referências

Documentos relacionados

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Este capítulo tem uma abordagem mais prática, serão descritos alguns pontos necessários à instalação dos componentes vistos em teoria, ou seja, neste ponto

Derivaram de ações capazes de interferir no dimensionamento desta unidade, especialmente que atuassem sobre as vazões e qualidades de água a demandar e

Dentre os objetivos específicos, destaca-se: I Informar aos educadores da importância dos desenhos animados enquanto recurso didático nas aulas de Geografia; II Incitar os alunos

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

O lúdico tem sido utilizado como instrumento educacional desde a pré-história onde o homem primitivo se utilizava de rituais, que muito se assemelham as brincadeiras de

Se pensarmos nesse compromisso de engajamento como fator primordial para o exercício de ativismo pelas narrativas artísticas, a proposta de divisão dos conceitos

Justificativa: Como resultado da realização da pesquisa de Mestrado da aluna foram encontradas inconsistências na informação sobre o uso de Fitoterápicos pelos