• Nenhum resultado encontrado

ENVIO DAS TAREFAS AVALIATIVAS PENDENTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ENVIO DAS TAREFAS AVALIATIVAS PENDENTES"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

ESTUDOS DIRIGIDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA – SEMANA 35 Professores (as): Beth, Camila, Cristina, João e Ivan

Turma: Todas do Ensino Médio PRAZO FINAL PARA ENTREGA: 04/12/2020

Contatos dos (as) professores (as) para dúvidas e envio de tarefas: Turma 101- Prof. Ivan: 00163013@ufrgs.br Whats 993248562 Turma 102- Profa. Cristina: ccafruni@hotmail.com Whats 999643375 Turma 201- Profa. Camila: profcamila.ef.cap@gmail.com Whats 981459673

Turma 202- Profa. Beth: betinharibeiro@hotmail.com Whats 999003101 Turmas 301 e 302- Prof. João: jvsouza64@gmail.com Whats 996838068

ENVIO DAS TAREFAS AVALIATIVAS PENDENTES

Prezado(a) aluno(a).

Esperamos que você esteja bem e com saúde, assim como seus familiares!

Ao longo do ano de 2020 enviamos várias atividades de Educação Física com o intuito de auxiliar nossos(as) alunos(as) a atravessarem esses momentos difíceis de distanciamento social e da escola, com sugestões de atividades físicas visando a manutenção do seu bem-estar (na última página está a lista das atividades enviadas durante todo o ano). Dentre estas atividades, incluímos algumas que eram avaliativas (com obrigatoriedade de entrega), pensando também em temas que podem ou não serem abordados nas provas de Vestibular e ENEM.

É de suma importância que vocês coloquem em dia o envio das atividades avaliativas até 04/12/2020 para evitar a reprovação em Educação Física neste ano letivo!

Para colocar em dia essas pendências você poderá escolher uma das duas opções abaixo:

Opção 1 - Enviar para o e-mail ou Whats App do(a) professor responsável pela sua turma, até 04/12, IMPRETERIVELMENTE, as atividades da Semana 27

(2)

(somente para quem ficou em recuperação no primeiro semestre) e das Semanas 29, 31 e 33 (atividades avaliativas do segundo semestre). Desconsidere a(s) atividade(s) que você já tenha enviado.

Opção 2 - Enviar para o e-mail ou Whats App do(a) professor responsável pela sua turma, até 04/12 IMPRETERIVELMENTE, um trabalho criativo (pode ser um vídeo, um áudio, uma redação, uma crônica, uma simulação de entrevista, etc.) que envolva DUAS das temáticas abaixo, as quais foram abordadas nas atividades propostas pela área de Educação Física ao longo do ano:

a) Atividades físicas e seus benefícios durante a pandemia

b) Cuidados de si durante a pandemia: rotinas de horários, sono, alimentação, exercícios físicos etc.

c) Qualidade de vida

d) Relações de gênero e esportes

e) Racismo e movimentos antirracistas no meio esportivo

Nesta opção, você deverá desenvolver o melhor possível as suas ideias, apresentar o significado dos principais conceitos abordados e as fontes consultadas (referências).

Aguardamos o envio da(s) sua(s) atividades, reiterando os votos de bem-estar para você e seus familiares!

Aproveitamos para desejar a todos(as) um ótimo final de ano, desejando sucesso e muitas realizações para todos(as) em 2021!!

Atenciosamente,

(3)

Atividades realizadas durante os Estudos Dirigidos Remotos em 2020

Semana 1 - Gênero e Esporte.

Semana 2 - Alongamento e Flexibilidade.

Semana 3 - Atividades de condicionamento físico: “Queime calorias”. Semana 4 - Yoga.

Semana 6 - Melhorando a qualidade do sono.

Semana 7 - Atividades lúdicas para fazer em casa: “Vamos Brincar!”.

Semana 9 - Questionário sobre condições de acesso aos estudos e Bem-Estar. Semana 11 - Treino de Alta Intensidade: “Hiit”.

Semana 13 - Yoga

Semana 15 - Colocando em dia as tarefas de Educação Física

Semana 17 - Questionário Sobre Condições de trabalho dos alunos do EM Semana 19 - Colocando em dia as tarefas de Educação Física

Semana 21 - Autoavaliação

Semana 23 - Apresentação do currículo adaptado aos Estudos Remotos + Aula de Alongamentos

Semana 25 - Treino de Hiit

Semana 27 - Atividade de Recuperação do Primeiro Ciclo Avaliativo (até Semana 21) e Exercícios Aeróbicos

Semana 29 - Relações de Gênero e Esportes Semana 31 - Qualidade de Vida

Semana 33 - Racismo e Movimentos Anti-Racistas no Meio Esportivo Semana 35 - Atividades Pendentes do Primeiro e Segundo Semestres

(4)

Tarefa de estudos dirigidos à distância

1.

Título ou conteúdo da tarefa: Conservação do momento linear

1. Bom dia pessoas, estamos quase encerrando as atividades desse ano. Até o momento vocês já viram (em química) a conservação da massa nas reações, (em física) a conservação da energia dos sistemas e agora veremos a terceira grandeza que se conserva, o momento linear.

O momento linear 𝑝 é uma grandeza física que mede o “embalo/impulso” de um corpo e depende da junção da velocidade 𝑣 e da massa 𝑚 desse corpo.

𝑝 = 𝑚 . 𝑣

A unidade de medida do momento linear será o 𝐾𝑔. 𝑚/𝑠. O momento acompanha o sentido da velocidade, ou seja, velocidades positivas geram momentos positivos enquanto velocidades negativas geram momentos negativos, essa orientação positivo/negativo é muito importante para o estudo de colisões. É o momento linear que explica a inversão de velocidade quando uma bola colide com o chão (a bola chega ao chão com uma velocidade para baixo e, após a colisão, retorna com uma velocidade para cima). Também é o momento linear que controla as colisões entre as bolas em um jogo de sinuca e até mesmo o espalhamento dos fragmentos de projéteis (usado como prova balística pelos peritos forenses em investigações criminais).

A conservação do momento linear garante que durante uma colisão, não havendo forças externas (as conservações sempre dependem disso), a soma dos momentos lineares antes da colisão 𝛴𝑝𝑖 deve ser igual a soma após a colisão 𝛴𝑝𝑓.

𝛴𝑝

𝑖

= 𝛴𝑝

𝑓

𝑝

1𝑖

+ 𝑝

2𝑖

+ 𝑝

3𝑖

+ ⋯ = 𝑝

1𝑓

+ 𝑝

2𝑓

+ 𝑝

3𝑓

+ ⋯

Vamos analisar como exemplo o seguinte caso:

Um casal de patinadores, de massas iguais a 40𝐾𝑔 e 60𝐾𝑔, encontram-se unidos e em repouso (velocidades nulas) no centro de uma pista (com atrito desprezível). Para ganhar velocidade para suas manobras o casal aplica forças um contra o outro, impulsionando-os simultaneamente para longe. Se sabemos a velocidade de um deles após o impulso inicial (10𝑚/𝑠 para o patinador de 60𝐾𝑔, por exemplo), podemos calcular a velocidade do outro.

𝑝

1𝑖

+ 𝑝

2𝑖

= 𝑝

1𝑓

+ 𝑝

2𝑓

40 . 0 + 60 . 0 = 40 . 𝑣

1𝑓

+ 60 . 10

0 = 40 . 𝑣

1𝑓

+ 600

𝑣

1𝑓

= −15𝑚/𝑠

O sinal negativo nessa velocidade indica que o sentido dela é oposto ao da velocidade de 10𝑚/𝑠 do patinador de 60𝐾𝑔.

A conservação do momento linear, da mesma forma que a conservação da energia mecânica, depende da ausência de forças externas. Perceba que mesmo havendo uma aplicação de forças nesse problema (um patinador aplica força sobre o outro), essas forças pertencem ao sistema e, portanto, não são forças externas.

Aluno(a): Professor: Willian T. Prants Componente curricular: Física

(5)

Tarefa de estudos dirigidos à distância

Nas semanas anteriores vimos que a energia mecânica de um sistema podia ser alterada através do trabalho realizado por uma força externa. De modo similar uma força externa pode alterar o momento linear, um conjunto de bolas colidindo entre si pode sofrer alteração devido a um chute em uma das bolas. No exemplo dos patinadores a força de atrito entre os patins e a pista pode alterar o momento linear dos patinadores. Diferente do caso energético não é o trabalho realizado que alterará o momento linear (afinal, num chute a força aplicada não acompanha a bola por uma distância). Aqui consideramos uma segunda grandeza que mede a ação da força 𝐹 durante um intervalo curto de tempo 𝛥𝑡, chamada de Impulso 𝐼.

𝐼 = 𝐹 . 𝛥𝑡

O Impulso de forças externas altera o momento linear do sistema, ou seja:

𝐼 = 𝛥𝑝 = 𝛴𝑝

𝑓

− 𝛴𝑝

𝑖

A unidade de medida do impulso será a mesma usada para o momento linear o 𝐾𝑔. 𝑚/𝑠.

Colisões

Quando usamos o momento linear para descrever uma colisão estamos lidando com casos que serão sempre conservativos, já que numa colisão os corpos que interagem aplicam forças entre si e não há forças externas. Sendo assim, durante colisões sempre haverá conservação do momento linear.

Podemos classificar as colisões quanto a conservação da energia envolvida, sendo:

• Colisão elástica: A energia mecânica do sistema se conserva, não há perdas durante a colisão.

Ex.: Uma bola de borracha colide contra o chão e retorna com a mesma velocidade, retornando até a mesma altura de onde caiu;

• Colisão parcialmente elástica: A energia mecânica sofre uma dissipação parcial, há perdas de energia relativamente pequenas.

Ex.: Durante a colisão da bola de borracha contra o chão há perda de energia por deformação da boa, por som e/ou por temperatura, reduzindo a velocidade da bola no retorno e reduzindo a altura atingida;

• Colisão inelástica: A energia é criticamente dissipada (completamente dissipada se a colisão ocorre contra um corpo com massa infinitamente maior). Durante uma colisão inelástica os corpos permanecem conectados após a colisão.

Ex.: Uma bola colide contra o chão e permanece junto ao chão após a colisão, anulando a energia total após a colisão (aqui o chão equivale a um objeto de massa infinitamente maior).

Vamos analisar como exemplo o seguinte caso:

Dois veículos, de massas iguais a 500𝐾𝑔 e 2000𝐾𝑔, colidem frontalmente de forma inelástica. Sabendo que as velocidades são iguais a −20𝑚/𝑠 e 10𝑚/𝑠, respectivamente, podemos determinar a velocidade desses veículos após a colisão (eles andam juntos, mesma velocidade).

𝑝

1𝑖

+ 𝑝

2𝑖

= 𝑝

1𝑓

+ 𝑝

2𝑓

500 . (−20) + 2000 . 10 = 500 . 𝑣

𝑓

+ 2000 . 𝑣

𝑓

−10000 + 20000 = 2500 . 𝑣

𝑓

𝑣

𝑓

= 4 𝑚/𝑠

Essa velocidade positiva simboliza que ambos os veículos se movem no mesmo sentido inicial do corpo de 2000𝐾𝑔 (que também tinha velocidade positiva).

(6)

Tarefa de estudos dirigidos à distância

2. Tarefa: Faça a lista de exercícios em anexo.

3. 01 – https://youtu.be/0y7pM3jhoTY - Videoaula sobre momento linear

02 – https://youtu.be/6z7w3YMADDA - Videoaula sobre conservação do momento linear 03 – https://youtu.be/LUXvU34HASI - Videoaula sobre tipos de colisões (aqui a nomenclatura usada é diferente, fique atento)

Anexo I – Lista de exercícios.

I – Disserte sobre os tipos de colisões e sua relação com a conservação da energia.

II – Um projétil balístico de massa igual a 4𝑔 é disparado por um rifle ArmaLite AR-15 e viaja com velocidade igual a 950𝑚/𝑠 até atingir o alvo em repouso (um manequim para teste de colete, com massa total igual a 95𝐾𝑔). O projétil se aloja contra o colete a prova de balas (colisão inelástica) impulsionando o manequim para trás. Determine a velocidade do manequim após a colisão. III – Uma pequena bola de borracha (20𝑔) viaja com velocidade igual a 10𝑚/𝑠 até colidir contra uma parede (em repouso e com massa infinita). Após a colisão a pequena bola retorna com velocidade igual a −10𝑚/𝑠.

(a) Determine o tipo de colisão e o impulso sobre o sistema;

(b) Como a colisão acima é livre de forças externas o momento linear se conserva, em outras palavras, o impulso das forças externas é nulo. Foi isso que você encontrou com as equações na parte (a)? Tente identificar o problema com esses cálculos.

(7)

Tarefa de estudos dirigidos à distância 1.

Título da tarefa: GEOGRAFIA – REVISÃO ESTUDOS REMOTOS 2020 E AUTOAVALIAÇÃO (SEMANA 35)

Para a tarefa da semana 35 vamos realizar uma revisão das atividades desenvolvidas durante o ano de 2020, nos nossos estudos dirigidos remotos de Geografia e completar uma autoavaliação. Vamos lembrar a quantidade de aprendizados que tivemos?

SEMANA PRINCIPAL CONCEITO TRABALHADO EM GEOGRAFIA

1 Localização e orientação Geográfica

2 Cartografia, Geografia e o coronavírus

3 Fusos Horários

4 Consequências dos fusos horários

5 Atividade sobre o aniversário do CAp

6 Cartografia – introdução

7 Cartografia – tipos de mapas

9 Cartografia – a escala

11 Introdução à Geologia Geral

13 História Geológica da Terra

15 Geologia e Geomorfologia – atualidades

17 Questionário do Ensino Médio

18 Questionário condições de retorno

19 Revisão parcial – 1º semestre

21 Agentes Internos do Relevo

23 Agentes externos do Relevo

25 Questão ambiental no Brasil

27 Climatologia – introdução

29 Climogramas

31 Classificações Climáticas

33 Climatologia e o Coronavírus

35 Semana atual – revisão do ano de 2020 e autoavaliação

Lembrando que todos esses materiais estão disponíveis, para consulta, no site do nosso CAp: https://www.ufrgs.br/colegiodeaplicacao/

Tendo rememorado essa trajetória que construímos ao longo desse ano tão diferente, chegou o momento de finalizarmos esse ciclo, revisando alguns desses tópicos e fazendo a nossa autoavaliação. Portanto, responda ao que se pede:

1. Qual das atividades você mais gostou de realizar? Por quê? 2. Qual das atividades você menos gostou de realizar? Por quê? 3. Quais foram os seus principais desafios ao longo desse ano? 4. Quais foram os seus principais aprendizados ao longo desse ano?

5. Tendo em vista as atividades de Geografia entregues ao longo desse ano, você considera que construiu novos aprendizados em Geografia?

6. Complete a frase: “O ano de 2020 foi...”. 7. Complete a frase: “O ano de 2020 não foi...”. 8. Deixe um recado ao Prof. Victor Nedel.

Aluna(o): Professor: Victor Nedel Componente curricular: Geografia 100 Turma: Data: E-mail do professor: victornedelquarentena@gmail.com

(8)

Tarefa de estudos dirigidos à distância

Sobre o encaminhamento da atividade, o mesmo pode ser realizado de duas formas (escolher uma, preferencialmente a forma 1).

FORMA 1 (preferencialmente): através do link de atividade encaminhado pela Sala de Aula Virtual do Google Classroom (Google Sala de Aula).

a) Acessar: https://classroom.google.com/ e entrar na sala de aula virtual “Pixel 100 Geografia 2020”;

b) Abrir o link com a atividade da semana – semana 35; c) Responder ao que se pede;

d) Clicar em enviar.

FORMA 2: encaminhar as respostas ao e-mail:

victornedelquarentena@gmail.com Recado do Prof. Victor!

Queridas e queridos estudantes,

Sabemos que o ano de 2020 foi um ano totalmente diferente de tudo o que poderíamos ter imaginado para ele. Iniciamos o ano com muitas expectativas e até tivemos o gostinho das aulas presenciais, contudo, em março, sem nenhum aviso, fomos transportados para uma realidade a qual estávamos muito longe e pouco preparados: a pandemia.

Fomos aprendendo e construindo juntos esse ano de 2020. As atividades remotas, os e-mails, o distanciamento, a máscara, o álcool gel... são elementos que ficarão para sempre em nossas memórias, como lembrança do ano de 2020. Quanto ao ano que vem? Não sabemos ainda. O que sabemos é que teremos a mesma garra que tivemos esse ano!

Meu desejo para cada uma e cada um de vocês é que aproveitem esse período de férias escolares para descansar, ler livros, assistir filmes, escutar música, enfim... vamos recuperar nossas energias, que foram tão solicitadas ao longo do ano de 2020.

Minha gratidão a todas e todos pela parceria desenvolvida ao longo desse ano, ainda que de um modo tão diferente daquela que estávamos acostumados. Não tenho dúvidas de que temos uma avaliação positiva, apesar de tudo, desse ano de 2020!

Que você e sua família tenham um excelente final de ano e que 2021 nos traga cada vez e sempre mais esperança em um mudo melhor, mais justo e mais fraterno.

Obrigado por tudo! Felicidades!

Com os meus melhores cumprimentos, Prof. Victor Nedel (Geografia).

(9)

Tarefa de estudosdirigidos a distância 1.

1. APRESENTAÇÃO: Logo depois do que se convencionou chamar de quinhentismo, que incluiu a Literatura dos cronistas portugueses, como Pero Vaz de Caminha, com suas cartas/crônicas ao Rei de Portugal (na época do descobrimento), temos por aqui algumas manifestações da arte Barroca. Essa arte do período colonial (no Brasil, sua marcação temporal situa-se entre 1601 e 1768) se caracteriza, em essência, por uma linguagem repleta de hibérboles, antíteses e ornamentos que, por vezes, a torna excessiva, grandiloquente. Dentre os autores literários mais representativos no Brasil, temos Gregório de Matos Guerra, por alcunha, Boca do Inferno, cujos poemas eram marcados por três vertentes: a religiosa, a lírico-amorosa e a satírica. O texto que você vai ler faz parte dessa última linha, que se caracteriza pela denúncia das mesquinharias da sociedade de seu tempo.

2. O QUE FAZER: Ler o poema Epílogos do escritor Gregório de Matos Guerra e responder à proposta de trabalho abaixo, encaminhando-a por Word ou PDF ao email acima.

3. INSTRUÇÃO: Depois de ler o texto, responda: 1. De qual cidade o poeta fala? Que cidade era essa? Pesquise e comente. 2. Sublinhe ou reproduza passagens do texto onde podemos identificar hipérboles ou antíteses, recursos estilísticos que caracterizam a arte Barroca. 3. Embora escrito no século XVII, o poema parece encontrar eco nos tempos atuais. Você concorda com essa afirmação? Justifique.

CONSULTA: http://www.jornaldepoesia.jor.br/gregoi01.html

Aluno(a): Professor(a): Marlon Componente curricular: LIT/LP Turma: Data: E-mail do/da professor(a): marlon.almeida@ufrgs.br

(10)

1.

Semana 35- Introdução a Matemática Financeira: taxa, lucro e prejuízo 1. Orientações para a realização da tarefa:

Olá, estudantes!

Nas duas próximas semanas, dando continuidade ao nosso estudo de matemática financeira, aprenderemos a calcular taxas de acréscimo ou de decréscimo e os conceitos de lucro e de prejuízo.

Junto com esse estudo segue o gabarito da semana 33 é importante que antes de você iniciar esta tarefa você confira as respostas da semana anterior, já que usaremos conceitos que lá se encontram.

Leia com atenção as explicações que aparecem antes das tarefas da semana 35, se tiver oportunidade assista aos vídeos indicados logo após os exemplos e faça, no caderno, um registro das informações mais importantes. Recomenda-se que você use calculadora para resolver as atividades, mas não se esqueça de registrar, com detalhes, os valores obtidos na calculadora. Tire uma foto do desenvolvimento das atividades e envie, por e-mail, até o dia 10.12.2020.

Caso tenha alguma dúvida sigo a disposição através do e-mail turmas100.cap.2020@gmail.com. 2. Tarefa:

Introdução:

Calculando a taxa de porcentagem

Há situações no cotidiano em que precisamos decidir a melhor forma de efetuar um pagamento ou verificar se o desconto oferecido corresponde ao indicado pelo vendedor, por isso é importante saber como calcular a taxa de acréscimo ou de desconto embutida em um determinado valor.

Uma forma simples de encontrar a taxa é usando uma equação algébrica do 1º grau na qual chamaremos a incógnita da equação de 𝒊, que corresponderá à taxa de porcentagem, 𝑽𝒇 (valor do desconto ou do acréscimo) e 𝑽𝟎(valor do inicial).

𝑽𝒇= 𝒊. 𝑽𝟎

Exemplo 1: Joana não pagou a fatura de seu cartão de crédito no valor de R$ 257,00 no dia do vencimento. No mês seguinte recebeu a cobrança de R$ 28,27 referente à multa pelo atraso. Que porcentagem do valor da fatura a multa representa?

Vamos utilizar a equação 𝑽𝒇= 𝒊. 𝑽𝟎 para calcular a taxa de porcentagem (𝒊), no problema temos 𝑽𝒇= 𝟐𝟖, 𝟐𝟕 e 𝑽𝟎 = 𝟐𝟓𝟕, 𝟎𝟎.

Substituindo na equação obtemos 28,27 = 𝑖. 257,00 Resolvendo a equação 28,27

257 = 𝑖 , logo 𝑖 = 0,11

Para transformar em porcentagem basta multiplicar o número decimal por 100%, daí obtemos: 𝑖 = 0,11.100% = 11%. A multa do cartão de crédito CREDIT CAP, por atraso, foi de 11%.

Calculando um número conhecendo a porcentagem

Usando a mesma equação anterior é possível calcular o valor inicial. Conforme podemos observar no exemplo a seguir:

Exemplo 2: Nos meios de comunicação de todo país, Porto Alegre foi apresentada como a capital brasileira com maior número de abstenções no primeiro turno das eleições municipais de 2020. Do total de eleitores aptos a votar, 358 217 deixaram de ir às urnas, o que corresponde a 33,08% do total de eleitores. Com base nessas informações, calcule o número de eleitores de cidade de Porto Alegre, em 2020.

Vamos utilizar a equação 𝑽𝒇= 𝒊. 𝑽𝟎 para calcular o número de eleitores de Porto Alegre, no problema temos 𝑽𝒇= 𝟑𝟓𝟖 𝟐𝟏𝟕 e 𝒊 = 𝟑𝟑, 𝟎𝟖% e 𝑽𝟎será o número total de eleitores de Porto Alegre em 2020.

Para obtermos o resultado esperado o primeiro passo é transformar o valor da taxa em número decimal. Para isso basta substituirmos o símbolo % por um número decimal precisamos dividir por 100 o número que acompanha o símbolo conforme vimos nas aulas anteriores. Assim obtemos 𝑖 = 33,08. 1

100 logo 𝑖 = 0,3308. Substituindo os dados na equação temos:

358217 = 0,3308. 𝑉0 358217

0,3308 = 𝑉0 1.082.881 = 𝑉0

A cidade de Porto Alegre, no ano de 2020, tem 1 082 881 eleitores.

Você pode ver outros exemplos clicando em: https://youtu.be/2lUbi-b8QAY Aluno(a):

Professor(a): Marlusa Benedetti da Rosa Componente curricular: Matemática Turma: 101 & 102 Data: 26/11/2020 E-mail da professor(a): turmas100.cap.2020@gmail.com

(11)

Lucro e Prejuízo

Lucro e prejuízo são termos comuns no nosso cotidiano. O lucro diz respeito ao ganho obtido na compra e venda de determinada mercadoria. Já o prejuízo se refere à perda.

Existem outros termos usados em diferentes setores da economia, com o significado semelhante a lucro e prejuízo. Em transações bancárias, por exemplo, usa-se anotar o movimento de entrada e saída de dinheiro como créditos e débitos. Nos meios de comunicação, frequentemente, aparecem as palavras superávit ou saldo positivo em vez de lucro ou déficit ou saldo negativo para prejuízo.

De maneira geral, podemos entender lucro (𝑳) como o ganho que se obtém de uma operação comercial, gerado pela diferença entre o preço de venda(𝑷𝒗) de determinada mercadoria e seu preço de custo(𝑷𝒄) (compra). Pode-se representar por: 𝑳 = 𝑷𝒗− 𝑷𝒄

Caso uma mercadoria seja vendida por um preço menor do que seu custo, diz-se que ela gerou prejuízo, o que também pode ser entendido como lucro negativo. De forma simplificada podemos dizer que: 𝑷 = 𝑷𝒄− 𝑷𝒗

O lucro em uma operação comercial pode ser calculado como uma porcentagem tanto do preço de custo quanto do preço de venda. Quando, no enunciado de um problema, não se menciona se o lucro se refere ao Pc ou ao Pv, admitimos que deve ser calculado sobre o Pc.

Vamos entender melhor esses conceitos com os exemplos 3 e 4. Exemplo 3:

Um comerciante pretende lucrar 20% na venda de um televisor que lhe custou 𝑅$ 1 500,00. Por quanto deve vendê-la?

Calculo do lucro sobre o preço de custo(L = i. Pc): 20 % de 1 500,00 → L = 0,20 × 1 500 = 300. Calculo do preço de venda(Pv= Pc+ L): Pv= 1 500 + 300 = 1 800.

Para lucrar 20%, o comerciante deve vender a mercadoria por R$ 1 800,00. Outra forma de calcular o preço de venda da mercadoria seria:

Como o preço de venda é a soma do preço de compra (100%) com o lucro (20%), ambos sobre o valor da mercadoria temos que:

Exemplo 4:

Um celular que custou 𝑅$ 950,00 foi vendido com um prejuízo de 18%. Por quanto foi vendido o relógio?

Calculo do prejuízo P = i. Pc: 18% de 950,00 → P = 0,18 . 950,00 = 171,00. Calculo do o preço de venda(Pv= Pc− P): Pv= 950,00 – 171,00 = 779,00. O preço de venda do relógio foi de R$ 779,00.

Outra forma de calcular o preço de venda da mercadoria seria:

Como o preço de venda é a diferença entre do preço de compra (100%) e o prejuízo (18%), ambos sobre o valor da mercadoria temos que:

Você pode ver outros exemplos clicando em: https://youtu.be/pPDM2Gf4kns

Atividade 1: O salário de Vanessa é composto por duas partes, um valor fixo de R$ 1045,00 acrescido de uma porcentagem sobre o valor das vendas que ela efetua durante o mês. No contracheque deste mês, ela recebeu 𝑅$ 250,80 referente às vendas que realizou no mês anterior. Quantos por cento do salário fixo de Vanessa correspondeu o ganho com o valor das vendas realizadas por Vanessa?

Atividade 2: Em uma cidade, 35 200 habitantes têm mais de 60 anos, o que corresponde a 55% do total de habitantes da cidade. Quantos são os habitantes dessa cidade?

Atividade 3: Um produto tem preço de custo de R$ 160,00 e é vendido por R$ 200,00. Qual é a porcentagem do lucro sobre o preço de custo? E sobre o preço de venda?

Atividade 4: Giovana vendeu um ventilador por R$ 100,00 com prejuízo de 11% sobre o preço de compra. Qual foi o preço de compra do ventilador de Giovana?

𝑃𝑣 = 1,20 . 1 500,00 𝑃𝑣 = 1 800,00 𝑃𝑣 = 100%𝑃𝑐+ 20%𝑃𝑐 𝑃𝑣= (100% + 20%)𝑃𝑐 𝑃𝑣= 120%𝑃𝑐 𝑃𝑣 = 1,20. 𝑃𝑐 Portanto, 𝑃𝑣 = 0,82 . 950,00 𝑃𝑣= 779,00 𝑃𝑣 = 100%𝑃𝑐− 18%𝑃𝑐 𝑃𝑣= (100% − 18%)𝑃𝑐 𝑃𝑣 = 82%𝑃𝑐 𝑃𝑣 = 0,82. 𝑃𝑐 Portanto,

(12)

Atividade 5: Seu Jorge compra e vende carros. Se ele comprar um carro por R$ 20.000,00 e vendê-lo por R$ 25.000,00 qual será a porcentagem de lucro sobre o preço de compra?

Atividade 6: Caso você multiplique o preço de uma mercadoria por 1,18, o resultado obtido será um preço com lucro ou com prejuízo? De quantos por cento em relação ao preço de custo?

3. Materiais de consulta:

-Livro: Balestri, Rodrigo. Matemática: interação e tecnologia, Volume 1, São Paulo: Leya, 2016. - Matemática in Delivery: https://youtu.be/f0mFV74j6EA

https://youtu.be/pPDM2Gf4kns

https://youtu.be/2lUbi-b8QAY

Respostas Semana 33- Introdução a Matemática Financeira: revisão de porcentagem e nomenclatura

Atividade 1: Considerado as indicações feiras nas embalagens, calcule quantos gramas de cacau há em cada embalagem: (Dica: basta multiplicar a taxa pela quantidade de gramas)

a) b) c) a) 34% 𝑑𝑒 20𝑔 34%. 20𝑔 0,34.20𝑔 6,8𝑔 b) 55% 𝑑𝑒 40𝑔 55%. 40𝑔 0,55.40𝑔 22𝑔 c) 70% 𝑑𝑒 10𝑔 70%. 10𝑔 0,70.10𝑔 7𝑔

Atividade 2: Na casa de Alice são consumidos 3 quilogramas de feijão preto por mês. Antes do aumento de 28,9% a família costumava gastar R$ 15, 00 na compra desse alimento. Quanto está gastando após o aumento?

Nesse problema chamaremos o valor em reais de capital. Organizando os dados do problema: Produto: 3Kg de feijão

Capital inicial (𝑪𝟎 ): 𝑹$𝟏𝟓, 𝟎𝟎 (nosso 100%)

Taxa de aumento: 𝒊 = 𝟐𝟖, 𝟗%

Capital final (𝑪𝒇 ): ??? (valor que queremos encontrar)

O capital final (𝐂𝐟 ) é obtido através da soma do capital inicial (𝐂𝟎 ) com o aumento sofrido. Para calcular o aumento basta multiplicar a

taxa de acréscimo (𝐢) sobre o capital inicial (𝐂𝟎 ), ou seja, 𝐂𝐟=𝐂𝟎 +𝐢. 𝐂𝟎 . Se colocarmos o 𝐂𝟎 em evidência temos: 𝐂𝐟=𝐂𝟎 . (𝟏 + 𝐢)

Substituindo os valores temos:

Cf=15,00+28,9%. 15,00 Temos que 28,9% = 28,9 ÷ 100 = 0,289

𝐶f=15,00+0,289. 15,00

𝐶f=15,00+4,335

Cf=19,33

Após um reajuste de 28,9% o preço de três quilogramas de feijão subiu para R$19,33.

Atividade 3: Segundo dados do IBGE a inflação acumulada nos últimos 12 meses foi de 4,77%. Supondo que o aumento de um salário leve em consideração a inflação acumulada, calcule qual será o salário atualizado de um trabalhador que recebia, antes do aumento, R$ 1300,00.

Nesse problema chamaremos o valor em reais de capital. Organizando os dados do problema: Capital inicial (𝑪𝟎 ): 𝑹$𝟏𝟑𝟎𝟎, 𝟎𝟎 (nosso 100%)

Taxa de aumento: 𝒊 = 𝟒, 𝟕𝟕%

Capital final (𝑪𝒇 ): ??? (valor que queremos encontrar)

O capital final (𝐂𝐟 ) é obtido através da soma do capital inicial (𝐂𝟎 ) com o aumento sofrido. Para calcular o aumento basta multiplicar a

(13)

Substituindo os valores temos:

Cf=1300,00+4,77%. 1300,00 Temos que 4,77% = 4,77 ÷ 100 = 0,0477

Cf=1300,00+0,0477. 1300,00

𝐶f=1300,00 + 62,01

Cf=1362,01

O salário passará a ser R$1362,01.

Atividade 4: Júlio realizou uma compra no valor de R$ 232,00. Como efetuou o pagamento à vista recebeu um desconto de 7%. Quanto seu Júlio pagou pelo produto?

Nesse problema chamaremos o valor em reais de capital. Organizando os dados do problema: Produto: compras do seu Júlio

Capital inicial (𝑪𝟎 ): 𝑹$𝟐𝟑𝟐, 𝟎𝟎 (nosso 100%)

Taxa de desconto: 𝒊 = 𝟕%

Capital final (𝑪𝒇 ): ??? (valor que queremos encontrar)

O capital final (C𝟎 ) é obtido retirando do capital inicial (C𝟎 ) o desconto oferecido. Para calcular o desconto basta multiplicar a taxa

de acréscimo (𝒊) sobre o capital inicial (C𝟎 ), ou seja, 𝐂𝒇=𝐂𝟎− 𝒊. 𝑪𝟎.

Se colocarmos o C0 em evidência temos: 𝐂𝒇=𝐂𝟎 . (𝟏 − 𝒊)

Substituindo os valores temos:

C𝑓=232,00 − 7%. 232,00 Temos que 7% = 7 ÷ 100 = 0,07

C𝑓=232,00 − 0,07.232,00

C𝑓=232,00 − 16,24

C𝑓=215,16

Atividade 5: Nos produtos e serviços que adquirimos, parte do valor pago corresponde a tributos (contribuição monetária imposta pelo Estado sobre mercadorias, tais como impostos, taxas e contribuições de melhoria ou especiais.), muitas vezes esses valores vem expressos nas notas fiscais. Fique atento!

Dona Susete comprou um quadro no valor de R$ 99,00, na sua nota fiscal veio a informação de que o total aproximado de tributos foi de 24,2%. Calcule o valor do produto sem o valor dos tributos.

Nesse problema chamaremos o valor em reais de capital. Organizando os dados do problema: Produto: compras do seu Júlio

Capital inicial (𝑪𝟎 ): 𝑹$ 𝟗𝟗, 𝟎𝟎 (nosso 100%)

Taxa de desconto: 𝒊 = 𝟐𝟒, 𝟐%

Capital final (𝑪𝒇 ): ??? (valor que queremos encontrar)

O capital final (C𝟎 ) é obtido retirando do capital inicial (C𝟎 ) o desconto oferecido. Para calcular o desconto basta multiplicar a taxa

de acréscimo (𝒊) sobre o capital inicial (C𝟎 ), ou seja, 𝐂𝒇=𝐂𝟎− 𝒊. 𝑪𝟎.

Se colocarmos o C0 em evidência temos: 𝐂𝒇=𝐂𝟎 . (𝟏 − 𝒊)

Substituindo os valores temos:

C𝑓=99,00 − 24,2%. 99,00 Temos que 24,2% = 24,2 ÷ 100 = 0,242

C𝑓=99,00 − 0,242.99,00

C𝑓=99,00 − 23,958

(14)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

1.

Tarefa: Leituras e vídeos sobre voto no Brasil

Eixos temáticos: Socialização Política, Cultura Política, Política e Cidadania, Mulheres e Política

Apresentação da tarefa: A tarefa indica quatro materiais. A ordem de acesso a eles não importa:

1º) Solicita que você leia um livro digital sobre a história do voto feminino no Brasil, disponibilizado gratuitamente na internet. Será preciso abri-lo em um aplicativo de leitura, de sua escolha, também baixado gratuitamente.

O formato do texto é confortável para leitura pelo celular. 2º) Solicita que você leia um artigo, produzido por uma comissão de estudos do Senado Federal, sobre

o voto obrigatório e o voto facultativo nas Américas.

3º) Solicita que você assista a um vídeo (2 minutos) que conta um pouco a política e o voto no Brasil através de narração e charges da época imperial, criado pelo Senado Federal.

4º) Solicita que você assista a um vídeo (4 minutos) que fala da política e da história do voto no Brasil por meio de narração, cenas de acervo e animação, criado pela Câmara dos Deputados.

Esta é a última tarefa remota de Sociologia (o ano letivo termina em 18/12). A próxima tarefa (nª 37), terá esta mesma orientação. O motivo é o tempo necessário ou razoável para a leitura.

Ainda que você não consiga ler de modo completo o livro e o artigo, tente compreender e capturar ao menos as ideias centrais sobre o voto no Brasil.

Se você não conseguir acessar os materiais ou não tiver equipamentos para a leitura ou, ainda, tiver alguma dúvida, entre em contato por email ou whats para esclarecimentos ou para substituição da tarefa.

Observação 1: Se você não teve retorno de alguma tarefa, aguarde. Estou revisando nome por nome, de todas as turmas. O acúmulo de trabalho para encerrar o ano letivo tem impedido mais agilidade.

Observação 2: O livro Persépolis será retomado em 2021.

Aluno(a): Professora: Kelly Correa da Silva Componente curricular: Sociologia

(15)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Orientações para a realização da tarefa: 2. Tarefa:

- Ler o livro digital “O Voto Feminino no Brasil”, de Teresa Marques, Brasília: Edições da Câmara, 2019.

Acesso:

Câmara Federal:

https://livraria.camara.leg.br/index.php?route=product/product&product_id=228 Google Play Livros:

https://play.google.com/store/books/details?id=NaJeDwAAQBAJ Amazon:

https://www.amazon.com.br/voto-feminino-no-Brasil-ebook/dp/B07LFKPJ3F

- Ler o artigo “Vantagens e Desvantagens do Voto Obrigatório e do Voto Facultativo”, de Paulo Henrique Soares (Consultoria Legislativa do Senado Federal – Coordenação de Estudos).

Senado Federal:

https://www12.senado.leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/textos-para-discussao/td-6-vantagens-e-desvantagens-do-voto-obrigatorio-e-do-voto-facultativo

- Assistir ao vídeo “A História Ilustrada do Voto no Brasil”, 02min33s, 16/09/2014, Brasília, Agência Senado.

https://www.youtube.com/watch?v=0zCNSnGoL3Q&feature=emb_logo

- Assistir ao vídeo “A História do Voto”, 04min18s, 28/08/2018, Brasília, Câmara dos Deputados.

https://www.youtube.com/watch?v=egNLW_14fZw

- Enviar suas reflexões sobre política e voto no Brasil, em qualquer formato (áudio, texto, tópicos, word, pdf, texto escrito diretamente no email).

Exemplo de reflexão: o que você pensa da história do voto do Brasil? E a respeito do voto feminino, o que você destaca do livro, o que lhe despertou atenção sobre mulheres e política? Você já vota? Qual a importância (ou não) do voto? O que pensa sobre o processo eleitoral no país de modo geral? Você e sua família conversam sobre política para além dos momentos nos quais temos eleições?

(16)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

1.

Título da tarefa: A escola, Tópicos Especiais I, a Pandemia e tu

Como sabemos, o ano se encaminha para o final. Obviamente não foi o ano que esperamos e nem tivemos o tipo de contato que esperávamos de vocês. Contudo, também foi um ano de crescimento tanto de nossa autonomia, quanto de nossa organização e equilíbrio emocional. Nesse sentido, a tarefa que te propomos esta semana é a seguinte:

I. Lê e interpreta as tirinhas dos cartunistas argentinos Quino (Mafalda) e Nik (Gaturro) abaixo . Todas elas estão contextualizadas no ambiente escolar

Aluno(a): Professor(a): Daniele Cunha, Hugo Retamar e Mônica Acioli

Componente curricular: Tópicos Especiais I

(17)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

II. Com base nas tirinhas acima, escreve 1/2 parágrafo(s) ou grava um vídeo, se quiseres e tiveres como, de no máximo 1min e 30s, contando para nós: a) se achas que Tópicos Especiais I te ajudou na tua organização escolar e de que forma; b) qual a/as atividade(s) ofertada(s) por Tópicos I que mais te pareceu interessante e que mais aproveitaste para o estudo das outras disciplinas; c) o que entendes por “ensinar coisas importantes”, como diz Mafalda (tirinha 1); d) qual o problema que vês na sala de aula de Gaturro (tirinha 2); e) que papel entendes que tem a escola na tua formação, tendo por base a tirinha 3, de

Mafalda.

Ou

Ou

E não te esquece de cuidar da tua saúde e da de todos com quem convives:

Teu parágrafo:

Referências

Documentos relacionados

Quanto à composição química dos dois materiais mais utilizados na função de biomaterial, o titânio comercialmente puro e a liga Ti-6Al-4V, a Tabela 5

As resistências desses grupos se encontram não apenas na performatividade de seus corpos ao ocuparem as ruas e se manifestarem, mas na articulação micropolítica com outros

Para a presente pesquisa, utilizou-se a perspectiva de empoderamento feminino no contexto organizacional proposta por Melo (2012). Segundo a autora, esse processo acontece,

Pela sociedade do nosso tempo: para que as pessoas não se deixem vencer pela tentação do ateísmo, do consumismo e do hedonismo, mas se esforcem por construir a vida de

Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos fundos Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos

ABSTRACT: The toxicological effects of crude ethanolic extracts (CEE) of the seed and bark of Persea americana have been analyzed on larvae and pupae of

Però, a Plató, l'ensenyament socràtic conflueix amb la influència dels òrfics i els pitagòrics, que també veuen en l'ànima el veritable jo de la persona. Plató pren

caracteriza uma planta com propriedades específicas para o tratamento de alguma doença. A planta unha-de-gato, devido à semelhança visual com unhas de gato, configura-se numa