• Nenhum resultado encontrado

PDF - Curso de Moldes de Silicone - Atualizado.pdf

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PDF - Curso de Moldes de Silicone - Atualizado.pdf"

Copied!
55
0
0

Texto

(1)

Aprenda a fazer

moldes de silicone e

reproduzir objetos

Criação, pesquisa e elaboração

Criação, pesquisa e elaboração

Criação, pesquisa e elaboração

Criação, pesquisa e elaboração

Equipe Pegasus

(2)

Reproduzindo objetos.

Para reproduzir objetos, é necessário que tenha em mãos um molde da peça que se pretende copiar. Nesse manual, faremos os moldes em borracha de silicone devido a sua versatilidade.

Esse material tem como vantagens, uma excelente precisão, flexibilidade, resistência, elasticidade, fácil manuseio, durabilidade, fidelidade do modelo pretendido e um baixo investimento, proporcionando uma boa rentabilização e produtividade.

Os moldes de silicone oferecem uma facilidade de transformação à temperatura ambiente, uma magnífica propriedade antiaderente e um fácil desmolde sendo por isso, fácil de trabalhar. Essas borrachas, depois de curadas além de resistentes quimicamente ainda resistem a temperaturas elevadas, chegando perto dos 350º.

Sua vida útil depende de diversos fatores sendo o principal deles, o tipo da borracha utilizada. Tudo dependerá para qual finalidade será usada esses borracha.

O silicone para moldes é vendido na forma semi-líquida e é misturado a um catalisador (fluído incolor) que após um determinado tempo passará para um estado gelatinoso e depois, irá transformar-se em borracha.

Dependendo do tipo de peça que você deseja reproduzir, são usadas formas diferentes para a confecção do molde e também o tipo do silicone (trataremos disso logo mais).

A seguir, iremos mostrar como fazer moldes.

Moldes simples (1 face).

1º passo

Pegue o objeto que será reproduzido e examine-o bem. Esse objeto deve estar em perfeitas condições, pois qualquer imperfeição também será

(3)

2º Passo

Com uma régua, lápis, tesoura, trace recorte e faça uma caixa de papelão um pouco maior e mais alta que o objeto (1 cm).

(4)

Verifique se a caixa está dimensionada para o objeto

3º Passo

Com um pincel, passe vaselina sólida na caixa de papelão para que o silicone não grude na caixa.

(5)

Cole o objeto no centro da caixa para que ele não se mova

Passe a vaselina na peça para que o silicone também não grude. A vaselina faz o papel de desmoldante e pode ser substituída por desmoldante em Spray.

(6)

Feche a caixa usando fita adesiva. É importante que a caixa esteja bem vedada para que o silicone não escorra.

Note que as paredes da caixinha, além de conservarem um espaço maior que o objeto, este está mais profundo.

(7)

4º Passo

Mexa bem o silicone, pois sempre fica uma parte deste material no fundo recipiente (decantada).

Terminando de mexer o silicone, despeje em outro recipiente a quantidade necessária para fazer o molde.

(8)

Adicione o catalisador em outro recipiente (Becker) para que possa fazer a medida corretamente. A medida do catalisador fica entre 2.5 a 4 % do peso de Silicone utilizada. É importantíssimo que sejam medidas exatas para que não haja problemas no molde. É interessante que pese os produtos pois lhe dará uma medida exata.

Separados os materiais com suas respectivas medidas, adicione e

misture o catalisador ao silicone, procurando evitar fazer bolhas quando estiver fazendo esse processo, pois as bolhas criadas retém o ar e podem gerar imperfeições no molde.

(9)

Terminando de misturar bem os dois componentes deixe-os descansar por aproximadamente 10 minutos para que desapareçam eventuais bolhas e despeje devagar dentro da caixinha para que também não crie bolhas.

(10)

Apesar de em poucas horas o silicone parecer estar pronto, depois de preenchidos, os moldes deverão curar por 24 horas para só então serem retirados da caixa.

Retirado o molde de silicone da caixinha use uma tesoura para cortar eventuais rebarbas.

(11)

Ao final, você terá um molde de silicone pronto para ser usado.

Apesar de ser simples fazer moldes de silicone, alguns modelos de objetos são mais complicados de se reproduzir. É que possuem formatos e desenhos mais complexos, portanto, para se conseguir bons resultados é necessário que se use técnicas diferentes na fabricação de seus moldes.

O modelo pronto desse coelho possui um lado simples que facilitou bastante a fabricação do molde de silicone. Entretanto, mesmo para se fazer

(12)

somente um lado de um objeto, se este tiver uma forma que não seja plana terá de se usar outros materiais e mais alguma técnica para isso.

Veja esse objeto abaixo:

Digamos que você pretende reproduzir somente um dos lados. Se você colocar ele deitado dentro da caixa o silicone irá penetrar além da parte

desejada (abaixo da metade que deseja reproduzir) por isso você deverá fazer uso de plastilina ou massas de modelar (vendidas nas lojas de artesanato).

(13)

Coloca-se a massa (aqui foi usada a massa de modelar cinza da “corfix”) em uma superfície lisa (acrílico ou vidro são ótimos).

Com uma garrafa aplane a massa e coloque o objeto, introduzindo até a metade dele.

(14)

Com o objeto já posto na massa use uma régua para nivelar a massa ao redor do objeto

E observe se precisa dar mais algum acabamento ou retirar algum excesso, podendo fazer uso de um estilete.

(15)

Terminando de acertar o objeto na massa de modelar até a sua metade, você usa um pincel fininho aplique um pouco de querosene. O querosene irá derreter a massa e vedar bem esses pequenos detalhes e reentrâncias.

Uma forma interessante de também se fazer as formas dos moldes é usar essas placas de acrílico para cercar o objeto quando este já estiver pronto para

(16)

receber o silicone. As placas de acrílicos são introduzidas na massa e tem suas paredes coladas com cola líquida bem fina e com ajuda de um pincel.

Estando a cola seca e o molde todo pronto é só verter a mistura do

silicone com o catalisador da mesma forma que mostrado anteriormente. (como se fosse azeite...)

(17)

Passados às 24 horas para a cura do silicone têm-se o molde pronto.

(18)

Moldes de duas metades

Se a intenção for reproduzir por completo a peça, então teremos de fazer um molde de duas metades.

Para esse procedimento, de um modo geral a forma de se fazer o molde é a mesma, porém, acrescentadas de outras etapas e procedimentos que

justamente dará origem a outra metade. Acompanhe:

A peça que pretende se reproduzir.

(19)

Acertando a massa

(20)
(21)

Agora começa a parte diferente desse molde. Para que o material que você pretende usar quando for fazer as reproduções dos objetos entre dentro do molde de silicone, é preciso criar um caminho. Veja abaixo que foi

acrescentado à peça, dois pequenos pedaços (um de acrílico transparente e outro com formato de bastão). Eles criarão no molde de silicone o caminho de entrada para os materiais que serão posteriormente depositados nos moldes.

(22)

Depois de pressionadas na massa as pecinhas que farão o canal, as placas de acrílico começam a serem encaixadas na massa

(23)

Terminando de “selar” a caixinha, vem um passo importantíssimo: Fazer os futuros encaixes (macho e fêmea) para servirem como guia. Com um bastão ou um lápis, faça ao menos 4 furos nas extremidades da caixinha.

(24)

Estando tudo pronto use um desmoldante em spray sobre a superfície e peça, dentro da caixa que receberá o silicone já preparado.

(25)

Prepare o silicone com o catalisador, sempre observando as medidas dos componentes

e derrame lentamente dentro da caixa, com uma altura de aproximadamente 1 cm acima da peça que será reproduzida.

(26)

Após as 24 horas necessárias para “curar” o molde você terá uma das laterais prontas. Observe os 4 pinos que ficou nessa lateral do molde.

Retire o molde de silicone e descole as placas de acrílicos, de forma uniforme e constante, sem usar nada de objetos cortantes. Retire essas placas como se estivesse tirando uma fita colante.

(27)

Pegue a placas de acrílico e faça novamente a caixa, deixando o espaço necessário para ser derramado o silicone (também 1 cm acima da peça).

Montada a caixa, use o silicone novamente sobre as peças e sobre a parte de silicone. Siga as instruções na lata do produto.

(28)

(29)

Decorridas as horas, desmonte a caixa e terá um bloco sólido de borracha de silicone. Então, separe-as sem usar nada de objetos pontiagudos ou

cortantes.

Está pronto o molde de silicone com duas partes

(30)

ponto de fusão (350º C - estanho, chumbo, por exemplo) e respeitando o tipo de silicone.

Alguns silicones são mais maleáveis e menos resistentes a temperatura. Normalmente são identificadas por cores as suas propriedades, entretanto não existe um padrão para isso aqui no Brasil. Sendo assim, o silicone vermelho que para uns fabricantes resistem a temperaturas mais elevadas e para outros não. É informar-se na hora da compra.

Escolhido o material que deseja fazer a sua reprodução, é preparar o material conforme instruções do produto e despejar dentro do molde e aguardar o tempo de secagem.

Quando for usar o molde de duas metades, use um apoio para prender as duas metades e estas fiquem bem unidas, evitando assim vazamentos do material que será posto dentro dos moldes.

(31)

A imagem abaixo mostra como você ter um melhor aproveitamento na fabricação de moldes de duas partes ou metades.

A

OOOO

Dicas importantes

A caixa onde será colocado o silicone já preparado pode ter substituído o papelão por madeira (bem lixada para facilitar o desmonte), vidro, acrílico, plástico, e não esquecer de usar os desmoldantes, para facilitar a

(32)

Veja abaixo:

Para fazer as medidas do silicone e catalisador corretamente, use um Becker, seringa, pipeta...

(33)

Depois de medidas corretamente o silicone e catalisador, misture-os bem, mas devagar, tomando o cuidado de não criar bolhas. Elas criam imperfeições nos moldes.

Calcule corretamente as medidas à serem utilizadas para evitar desperdício. O silicone é caro.

Depois de misturados o silicone e o catalisador, deixe a mistura descansar por 10 minutos para então despejar na caixa

Despeje o silicone devagar, como se estivesse usando azeite em sua salada. Não para de fazer essa tarefa depois de ter começado. Assim que começar a encher, só pare quando completar o recipiente.

Pode ser usada massa para vedar a caixa.

Objeto deve estar limpo e sem imperfeições, pois caso contrário, o silicone também representará as imperfeições.

Materiais usados para fazer moldes de silicone

 Borracha de silicone  Catalisador

 Desmoldante  Querosene  Pincel fino

(34)

 Caixa de papelão, madeira ou acrílico

 Recipientes plásticos para mistura dos componentes  Espátula para mexer os componentes

 Seringa, Becker, pipeta ou balança, para medir com precisão  Cola branca, tesoura, régua, lápis

Fotos diversas

Acima, um seqüência de fotos de um molde simples.

(35)

Fazendo as peças

As peças que serão feitas nos moldes de silicone, podem ser feitas com uma boa variedade de materiais. Resinas, gesso, parafina, cimento e metais derretidos como o Estanho, Chumbo (até 350ºC e dependendo do silicone usado).

Usaremos para reproduzir a peça, resina de “poliéster” cristal. É um produto líquido e viscoso e possui um cheiro bem característico. Depois que adicionado o catalisador à resina, esta irá passar do estado líquido para o sólido, passando por um estado gelatinoso (fase do Gel). O estado gelatinoso é chamado de fase do gel e o tempo até que endureça por completo é chamado de tempo de “cura”. Depois de curada tem-se a reprodução igual ao modelo original e poderá então receber o acabamento que deseja (pintura, por exemplo).

A resina de poliéster é um dos materiais mais usados para fazer reproduções em moldes de silicone. Pode ser comprada uma resina de poliéster de uso geral.

(36)

Segue abaixo os materiais usados nessa reprodução:  Forma de silicone

 Resina cristal + catalisador  Acelerador de cobalto (opcional)  Calcita

 Luvas descartáveis

 Recipientes para misturar a resina

 Pipeta ou seringa para medir o catalisador  Espátula

 Corante (opcional)  Estopas,

 Solvente à base de acetôna

Você encontrará esses produtos em boas lojas que comercializam

produtos para artesanatos. Uma boa dica é conversar com os vendedores, pois eles podem lhe orientar na escolha de outros materiais que se adéqüem ao que você deseja reproduzir.

Abaixo, o esquema para preparar o material.

(37)

2º - Coloque no recipiente a quantidade de resina que vai ser utilizada, lembrando que depois que colocar o catalisador ela começará a endurecer.

3º - A calcita serve para baratear o preço final da peça e também para dar o efeito sólido da peça. Você pode usar até a mesma quantidade da resina.

4º- Misture bem os componentes. A calcita irá retardar um pouco o

endurecimento do tempo de cura e você pode usar o acelerador de cobalto (0.5%)

(38)

5º- Se desejar, adicione o corante à mistura

(39)

7º Adicione o catalisador e misture-o, com cuidado para que não crie bolhas. Depois de adicionado, a mistura começará a endurecer.

8º Despeje e encha a forma devagar para evitar bolhas

9º- Se a forma tiver muitos detalhes, use uma haste de metal para retirar o ar e a mistura de resina entre em todas as reentrâncias da forma.

(40)

10º- Espere secar e tire cuidadosamente da forma.

(41)

12º- A peça pronta para receber o acabamento que deseja fazer.

Terminando de fazer os trabalhos, promova uma limpeza com solvente “Soven-Siq-5000 que é um solvente à base de acetona e com auxílio de uma estopa

É recomendável que as peças reproduzidas nas formas de silicone

recebam um banho rápido com o mesmo solvente para a remoção de resíduos. Não use catalisador em excesso por que as peças podem trincar.

Com uma lixa d’água você consegue dar o acabamento nas partes onde o estilete deixou irregular. As peças podem ser polidas usando com um pano umedecido de massa de polir Nº1 e depois a Nº2.

(42)

Usando outros materiais para reprodução das peças

No caso de querer fazer suas reproduções com outros materiais, cada um deles tem sua maneira de preparar e tempo de finalização, mas serão postos da mesma maneira nos moldes de silicone.

Gesso

O gesso é uma substância conhecida a mais de 9 séculos. É vendido na forma de um pó branco e é composto basicamente de sulfato de cálcio

hidratado. É derivado do mineral “gipsita”. Quando esse mineral é esmagado perde água e forma o gesso.

Existem muitas variedades de gesso, sendo cada uma delas adaptada para uma finalidade. Portanto, se for adquirir esse material informe ao vendedor que você deseja adquirir um bom gesso para fazer esculturas.

É um produto que seca rapidamente (entre 8 e 12 minutos) e sua maior vantagem além do tempo final da confecção das peças, é seu preço ser muito baixo.

Pode ser pintado, encerado, envernizado, resinado, metalizado... Ser liso ou com relevos, como sancas, molduras para tetos, colunas, placas para

composição de paredes e forros rebaixados em vários pedaços encaixados, ou em peça única, é um maravilhoso material para também desenvolver a

criatividade artística (esculturas, baixos e altos relevos, objetos utilitários, etc.). É misturado com a água e depois derramado nos moldes, esperando-se então secar para ser retirado destes.

O gesso deve ser guardado em local longe de qualquer tipo de umidade (chuva, sereno, ducha, etc.), em local Forrado para evitar umidade. Ele precisa ser conservado na sua embalagem fechada, até a hora de ser usado e não se deve misturar gesso de épocas e marcas diferentes.

(43)

Preparando o gesso

Água potável, bacia de plástico, batedor, gesso em pó e espátula é o que você precisará para fazer a mistura do gesso.

Dicas:

 A água usada para fazer gesso deve ser sempre limpa.  A bacia deve ser de plástico ou borracha, para facilitar a sua

limpeza ( o gesso que sobra endurece no fundo da bacia, com uma pequena torção fará saltar fora o excedente).

 O batedor poderá ser uma colher, garfo, espátula, etc., qualquer tipo de misturador de metal. Também pode ser limpo com uma pequena torção, raspado com uma espátula ou até batendo com martelo no gesso endurecido caso o volume de material assim o exija.

 O gesso deve ser o stucco (normal, usado na construção civil), de boa qualidade e recentemente fabricado. As grandes lojas de materiais são o melhor lugar para comprar pela alta rotatividade de estoque. Não pode estar empedrado ou com embalagem úmida.  A espátula é muito útil para raspar os restos de gesso endurecido e

as ferramentas

(44)

Colocar um pouco água limpa e na temperatura ambiente no fundo de um recipiente. Sempre a água em primeiro lugar, depois o gesso.

A seguir derramar na água (com a mão) o pó de gesso, como se estivesse peneirando, até formar uma ilha.

Deixe repousar por um ou dois minutos a fim de absorver bem toda a água, depois misturar com vigor com uma espátula (colher. garfo, etc...) Quando a mistura estiver homogênea e sem caroços, o gesso estará pronto para ser usado.

(45)

Agora você terá apenas alguns minutos para aplicá-lo e se por acaso endurecer (ou quase) antes, jogue fora.

Por esta razão (rapidez) é que se trabalha sempre com pequenas

porções. É natural que o gesso aqueça durante o processo de endurecimento.

Colorindo o gesso

Gesso pode ser colorido de todas as cores, sendo que as cores mais fechadas (escuras), demandam mais pigmento.

1 - Coloque a água (necessária) no recipiente onde será feito o gesso. 2 - Polvilhe sobre esta água, o pigmento em pó, misture muito bem até ficar totalmente diluído.

3 - Coloque o pó de gesso normalmente, como descrito acima.

Ps. Você terá que fazer experiências ate chegar à tonalidade desejada.

Lembre-se que o branco do gesso influencia muito a cor final, e que a cor final é aquela que o gesso apresenta "depois de seco".

Ele também pode ser lixado e pintado depois de pronto, com quase todos os tipos de tinta existentes no mercado, tinta PVC, verniz, tinta acrílica, etc.

(46)

Guia para solução de problemas com o gesso.

TIPO DE DEFEITO CAUSA CORREÇÃO

Gesso é viscoso ou não é possível a mistura com a quantidade de água - pó recomendada.

Gesso hidratado pela ação do ar.

Feche bem a embalagem após o uso.

Gesso hidratado por, por exemplo,uma colher molhada inserida dentro do pó.

Use somente utensílios secos em contato com o gesso.

Manchas no gesso

A água que vem nas redes de

abastecimento, muitas vezes, pode causar manchas na cor do gesso.

Tente usar água destilada e veja se o problema

desaparece.

A tigela continha resíduos de outros gessos ou materiais .

Procure ter varias tigelas, e usar tigelas diferentes para materiais diferentes. Molhe um papel toalha e passe no interior da tigela lavada.Se sujar o papel, significa que poderá contaminar o gesso.

Bolhas nos modelos

Gesso hidratado que foi manipulado com uma quantidade de água acima da usual.

Troque o gesso.

Gesso contaminado

por outro material Use uma tigela limpa

Proporção água - pó

elevada. Meça a água e o gesso.

Gesso está sendo desmoldado cedo demais.

Aguarde 1 hora para desmoldar.

Gesso não tem boa precisão

Você pode estar usando um gesso de alta expansão sem saber

Leia a bula de gessos e verifique se você está usando um gesso de baixa expansão.

O gesso molhado ao cortar expande mesmo sendo um gesso de baixa expansão.

Compre um cortador seco.

(47)

outra razão e expande.

Gesso sem resistência à abrasão de materiais de polimento, ou não deixa arestas de corte perfeitas.

Você pode estar usando um gesso comum.

Use gessos com resina plástica.

METAIS

Respeitando a resistência do silicone (ate 350ºC para algumas borrachas) é só derreter e colocar nos moldes.

PARAFINA

A parafina é um derivado do petróleo. Possui propriedades termoplásticas e de repelência à água e é usada amplamente para a proteção de diversas aplicações, como em embalagens de papelão para a indústria alimentícia e revestimento de queijos e frutas.

Por suas propriedades de combustível, é a matéria prima essencial na fabricação de velas.

Para o uso de parafina em moldes,Derreta a parafina sempre em banho Maria e não exceder a temperatura de 90 ºC.

Verter para os moldes entre os 75 e os 80º C.

(48)

Para fazer a reprodução de tais objetos, use a plastilina como apoio. Coloque sobre uma superfície lisa um pedaço dessa massa, com 1,5 a 2,0 cm a mais que suas laterais. Acerte a massa e comprima a peça até a metade de sua largura.

É importante que alguns locais da arma sejam vedados para que o silicone não penetre nesses locais, pois além de serem inúteis na reprodução, lhe dará muito trabalho para efetuar a limpeza na arma após fazer o molde.

Locais como a união entre ferrolho e chassi de uma pistola, as aberturas no “cão” e gatilho, o cano da arma, o tambor (na metade que receberá o silicone) e o espaço entre cano e tambor (gap) devem ser vedados. As inscrições da arma não.

Feito isso, os procedimentos são os mesmos de um molde simples. É colocar as placas que irão cercar

(49)
(50)

Depois de “curado” o silicone, você terá o molde pronto para reproduzir a sua peça.

O molde de uma das laterais da réplica

Concluído o molde de silicone de uma das laterais da arma, a tarefa é preparar a resina e fazer a lateral da arma. Quando estiver terminada a peça em resina, você irar dar o acabamento pintando com uma cor aproximada á original. Use a tabela de cores que as lojas especializadas em tintas distribuem e veja qual se assemelha mais com a cor da arma original.

(51)

Enquanto a tinta seca, você pode ir preparando o fundo se sua obra prima.

A réplica já pronta e pintada, faltando somente ser enquadrada.

Tecidos aveludados podem conferem muito bom gosto e as cores podem ser de sua escolha. São aplicados a uma madeira do tipo MDF e só depois as réplicas são coladas ou parafusadas sobre esse fundo. Algumas cores fazem a peça destacar mais.

Por fim, é mandar enquadrar de acordo com o seu gosto ou decoração de seu ambiente.

(52)
(53)

ATENÇÃO:

As réplicas de armas que abordamos nesse curso,

destinam-se exclusivamente a finalidades decorativas.

Réplicas integrais de armas de fogo podem ser

consideradas crimes se estiverem sendo portadas.

Recomendamos que não fabriquem peças integrais

(54)

Modelos como essas frentes de barricas feitas em fibra também podem ser feitas em resinas.

Visite nosso site

WWW.CURSOSPEGASUS.COM.BR

(55)

Criação, pesquisa e elaboração

Criação, pesquisa e elaboração

Criação, pesquisa e elaboração

Criação, pesquisa e elaboração

Equipe Pegasus

2008

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL

OU PARCIAL DESTE CONTEÚDO.

DIREITOS RESERVADOS A

PEGASUS E-COMMERCE.

Referências

Documentos relacionados

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Neste sentido, surge o terceiro setor como meio eficaz de preenchimento da lacuna deixada pelo Estado, tanto no aspecto da educação política quanto no combate à corrupção,

The main objectives of this data analysis are divided into two classes: i) General Statistics: give an overview of structured information on Wikipedia as a whole, showing raw numbers

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

Analisar os Relatórios de Frequência Escolar de crianças beneficiárias do Bolsa Família permitiu a identificação dos motivos registrados que levaram muitas crianças e

The efficiency of extraction of phenolic compounds with water was demonstrated once more by the fact that the aqueous extract, under the same conditions of concentration and reaction