• Nenhum resultado encontrado

Projeto premiado com o 16 Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira 13 de maio de Hotel Ouro Minas - Belo Horizonte (MG)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto premiado com o 16 Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira 13 de maio de Hotel Ouro Minas - Belo Horizonte (MG)"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Projeto premiado com o 16 Prêmio de

Excelência da Indústria

Minero-metalúrgica Brasileira

13 de maio de 2014 - Hotel Ouro Minas -

Belo Horizonte (MG)

o

Tel. (11) 3895-8590

premiodeexcelencia@revistaminerios.com.br / eventos@revistaminerios.com.br

www.revistaminerios.com.br

(2)

16º Prêmio de Excelência da Indústria

Minero-metalúrgica Brasileira

(3)

Mineração Rio do Norte S. A.

Empresa: Mineração Rio do Norte

Trabalho: Suporte articulável para rolo lateral das TCLD

Categoria: Manutenção Industrial

Autores:

- Jocerlando do Nascimento Costa

- Barnei dos Santos Gemaque

- Elielson Tome Bentes Figueira

- Francisco de Assis Costa da Silva – Contratado

- Francisco Rodrigo Silva

(4)

Mineração Rio do Norte

A Mineração Rio do Norte (MRN) é uma das maiores operações de bauxita do mundo e a maior do Brasil. Localizada no complexo mínero-industrial de Porto Trombetas, no município de Oriximiná, Oeste do estado do Pará, a empresa gera aproximadamente 3.700 vagas de empregos, entre diretos e indiretos. Destas, 1.360 são ocupadas pelo efetivo próprio da MRN e o restante por trabalhadores terceirizados. Em 2013, a empresa fechou o ano com uma produção de 17,27 milhões de toneladas de bauxita produzidas, matéria-prima para a produção do alumínio. Deste total, 52% foram

destinados ao mercado interno. O restante da produção foi exportada para os Estados Unidos (20%), Canadá (12%), Europa (10%) e China (6%).

Em geral, a produção da empresa é toda destinada aos próprios acionistas. São eles: Vale (40%), BHP Billiton Metais (14,8%), Rio Tinto Alcan (12%), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (10%), Alcoa Alumínio S.A (8,58%), Norsk Hydro (5%), Alcoa World Alumina (5%) e Alcoa AWA Brasil Participações (4,62%).

O processo de crescimento da MRN decorreu de uma série de fatores positivos, onde se destacam a qualidade das jazidas de bauxita, a possibilidade de escoamento da produção em navios de até 73 mil toneladas, além do respeito e da confiabilidade que a empresa consolidou ao longo do tempo junto aos seus clientes e partes interessadas, como investidores, fornecedores e comunidade.

Operações – As operações da Mineração Rio do Norte em Porto Trombetas consistem

na extração da bauxita, beneficiamento, transporte ferroviário, secagem e embarque de navios. As atividades de lavra são desenvolvidas em duas minas, distantes

aproximadamente 30 quilômetros ao sul da vila de Porto Trombetas.

Para se chegar até a camada de bauxita é necessário decapear o solo, isto é, retirar outros quatro componentes que ficam acima da camada de bauxita comercializada. Primeiro retira-se o solo orgânico, que será utilizado novamente no processo de

reflorestamento. Depois, são retiradas as camadas de argila e bauxita nodular, inviável de ser comercializada por conter alto teor de sílica. Por último, é retirada uma camada de laterita e, finalmente, se chega até a camada de bauxita compacta. Os teores médios de qualidade do minério obtidos em 2013 foram de 50,19% de alumina aproveitável e 4,39% de sílica reativa.

Das frentes de lavra, o minério retirado é transportado em caminhões até as

instalações de britagem, onde é reduzido para um tamanho máximo de três polegadas (7,5cm). Dessas instalações, segue por correias transportadoras para a planta de beneficiamento, onde as parcelas mais grossas são lavadas em peneiras rotativas e vibratórias, e as mais finas são concentradas em ciclones e filtros.

Depois de beneficiado, o minério é transportado da área da Mina até o Porto, ao longo de uma ferrovia de 27km. Nesta operação, são utilizadas três composições de 46

(5)

Mineração Rio do Norte S. A.

vagões cada, tracionadas por locomotivas com potência de 1100 e 2200 HP. Cada vagão tem capacidade para transportar até 85 toneladas de minério.

Na área do Porto, o minério é descarregado num virador de vagões e, como pode ser comercializado tanto úmido quanto seco, pode ter dois destinos antes de embarcar em navios: alimentar os três fornos secadores ou seguir para o pátio de estocagem de bauxita úmida. O carregador de navios tem capacidade para embarcar até 8 mil toneladas por hora, sendo que o rio Trombetas tem capacidade para navegação de navios de aproximadamente 73 mil toneladas.

Saúde e segurança - Faz parte da cultura da MRN, a preocupação permanente com a

segurança e com a saúde ocupacional de seus empregados. O Programa de

Segurança da MRN compreende a conscientização dos empregados próprios e das empresas contratadas e a utilização de um conjunto de métodos e ferramentas, visando à prevenção dos acidentes na empresa.

Os índices de segurança no trabalho, obtidos pela MRN, estão entre os melhores se comparados com as empresas de mesmo porte e natureza, e continuam evoluindo positivamente. Isso possibilitou à empresa, no início de 2004, a certificação segundo a norma OHSAS 18001, padrão internacional que define os requisitos relacionados com a gestão da Segurança e Saúde Ocupacional.

Em 2013, a MRN obteve o melhor desempenho de segurança da sua história, com efetivo próprio e de contratadas, com taxa de frequência de 1,51 por homem hora trabalhada. Esta marca demonstra o amadurecimento, crescimento e esforço de todos em tornar as atividades cada vez mais seguras.

(6)

Projeto

O projeto “Suporte articulável para rolo lateral de TCLD (Transportador de Correia de Longa Distância)” foi construído por cinco empregados da Mineração Rio do Norte que trabalham na seção de Manutenção Mecânica das Instalações de Britagens da

Gerência Industrial e por um empregado de empresa prestadora de serviço.

Os principais objetivos do projeto foram:

 Minimizar danos à borda da correia transportadora e estrutura do equipamento;  Tornar mais prática a substituição de rolos laterais sem necessidade de parar o

equipamento, ganho em produtividade;

 Minimizar o risco ergonômico na troca dos rolos laterais;

 Otimizar sistema de proteção da estrutura e alinhamento da correia;  Facilitar a execução da tarefa.

(7)

Mineração Rio do Norte S. A.

Observação do problema

Figura 1

Na figura 1 é possível visualizar a pequena folga existente entre o rolo danificado e a borda da correia na estrutura, dificultando a troca dos roletes.

Figura 2 Figura 3

A imagem acima (Figura 2) mostra a correia desalinhada operando por cima do rolete, ocasionando o desgaste prematuro do tapete e também com risco de quebra de cabos da alma de aço.

(8)

Figura 4

Suporte fixo na estrutura por soldagem, dificultando a movimentação para evitar contato do rolo com a correia e também a manutenção de troca e ajuste.

(9)

Mineração Rio do Norte S. A.

Análise do problema Diagrama de Ishikawa

(10)

Causas influentes

Teste dos porquês

 Por que é difícil substituir o rolo vertical de proteção da estrutura?  Porque o espaço entre a correia e o rolo vertical é pequeno, e a correia é

pesada, dificultando sua saída.

 Por que o espaço entre a correia e o rolo vertical é pequeno?

 Porque o suporte do rolo é montado com fixação através de solda na estrutura, com uma pequena folga da correia e sem articulação para facilitar a troca.  Por que o suporte do rolo é montado com fixação através de solda na

estrutura com uma pequena folga da correia?

(11)

Mineração Rio do Norte S. A.

Elaboração do projeto

Para bloquear os problemas apresentados, o grupo teve a ideia de fabricar um suporte articulável e fixá-lo com parafusos na estrutura que sustenta a correia transportadora. O dispositivo evita o desgaste prematuro das bordas das correias, facilita a

manutenção e troca do rolo lateral e resulta em um ganho expressivo para a Mineração Rio do Norte em produtividade e redução de custo.

(12)

Design atual do projeto:

Após a instalação do dispositivo houve uma reengenharia e elaborado o projeto abaixo, mantendo a ideia inicial.

(13)

Mineração Rio do Norte S. A.

Conclusão

Ganhos Tangíveis

 Redução no tempo de execução da tarefa de 20 para 5 minutos;  Minimização de custos com reparos de bordas de correia;

 Eliminação da parada dos transportadores para troca dos rolos, ganhando em produtividade. Um aumento de 80.600 ton. /ano somente no circuito onde foi instalado;

 Eliminação de Hh da equipe elétrica no bloqueio do equipamento para essa tarefa.

Ganhos Intangíveis

 Facilidade na execução da tarefa;

 Aumento da satisfação dos executantes;  Minimização do risco ergonômico na tarefa;

 Otimização do sistema de suporte dos rolos laterais.

O dispositivo será instalado em todas as correias transportadoras da Mineração Rio do Norte com estrutura semelhante à que foi testada.

(14)

Integrantes do grupo

- Jocerlando do Nascimento Costa

Técnico em Manutenção Mecânica da Mineração Rio do Norte lotado na seção de Manutenção Mecânica das Instalações de Britagens

- Iran Sousa de Oliveira

Técnico de Planejamento de Manutenção da Mineração Rio do Norte lotado no departamento de Planejamento e Manutenção Corporativa Industrial.

- Barnei dos Santos Gemaque

Mecânico II da Mineração Rio do Norte lotado na seção de Manutenção Mecânica das Instalações de Britagens

- Elielson Tome Bentes Figueira

Mecânico II da Mineração Rio do Norte lotado na seção de Manutenção Mecânica das Instalações de Britagens

- Francisco de Assis Costa da Silva

Mecânico da empresa prestadora de serviços de manutenção Manserv

- Francisco Rodrigo Silva

Mecânico I da Mineração Rio do Norte lotado na seção de Manutenção Mecânica das Instalações de Britagens

(15)

Mineração Rio do Norte S. A.

Referências

Documentos relacionados

(In Reale, Miguel. Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Letras, 1989, p.. à Ontologia de Hartmann e à Ética material dos valores de Scheler, acrescentaríamos aqui também a

Neste capítulo foi apresentado a análise dos testes realizados para a obtenção de uma tabela de quantização robusta utilizando o método de algoritmos genéticos aplicado a um

Do projeto pedagógico foram extraídas treze competências, tomando como base, o método de Rogério Leme em sua obra: APLICAÇÃO PRÁTICA DE GESTÃO DE PESSOAS POR

Para responder a essa questão está sendo feita a análise de documentos oficias da legislação escolar brasileira a partir da década de 50, tendo como ponto de partida as

Na psoríase em placas, três estudos de fase III controlados por placebo foram integrados com o fim de avaliar a segurança de Taltz em comparação com placebo até 12 semanas após

ESTE FORMULÁRIO FOI PREPARADO COM AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AO ATENDIMENTO DAS DISPOSIÇÕES DO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA OS FUNDOS

 divida o conteúdo a ser estudado – o conteúdo do curso deve ser dividido e convertido em “metas de estudo”, a serem cumpridas de acordo com o tempo que

Desse modo, o objetivo geral trata de compreender os signi- ficados atribuídos por estudantes do terceiro ano do EM às suas experiências nas aulas de EF durante a Educação Básica, e