• Nenhum resultado encontrado

Universidade Estadual de Londrina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Estadual de Londrina"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

Universidade

Estadual de Londrina

Rafaella Maria Duarte Angeloni

CARACTERIZAÇÃO DE ADOLESCENTES

FREQÜENTADORES DE ACADEMIA DE GINÁSTICA

DE SERTANÓPOLIS - PR.

(2)

LONDRINA – PARANÁ

2008

(3)

RAFAELLA MARIA DUARTE ANGELONI

CARACTERIZAÇÃO DE ADOLESCENTES

FREQÜENTADORES DE ACADEMIA DE GINÁSTICA

DE SERTANÓPOLIS - PR.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Bacharelado em Educação Física do Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina, como requisito parcial para sua conclusão.

Orientador: Prof. Dr. Felipe Fossati Reichert

LONDRINA - PARANÁ

2008

(4)

RAFAELLA MARIA DUARTE ANGELONI

CARACTERIZAÇÃO DE ADOLESCENTES

FREQÜENTADORES DE ACADEMIA DE GINÁSTICA

DE SERTANÓPOLIS - PR.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Bacharelado em Educação Física do Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina, como requisito parcial para sua conclusão.

COMISSÃO EXAMINADORA

______________________________________ Prof. Dr. Felipe Fossati Reichert

Universidade Estadual de Londrina ______________________________________

Prof. Dr. Enio Ricardo Vaz Ronque Universidade Estadual de Londrina ______________________________________

Prof. Dr. Arli Ramos de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

(5)

Dedico à Deus, aos meus pais, a meu noivo. A minha turma do Curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina. Companheiros de aula, colegas de profissão e amigos para uma vida...

(6)

AGRADECIMENTOS

Agradeço...

À meus pais, à meu sobrinho e à meu noivo – Rodrigo pela motivação, companheirismo e carinho.

Aos amigos, em especial a Tassia Padilha, Wesler Feitosa dos Santos e Netelin Sthepani Barbeiro Vagula, pela força, pela amizade e por me acompanharem prontamente nesta jornada.

Ao Prof. Dr. Felipe Fossati Reichert, pela paciência e pela cooperação e nas etapas deste trabalho.

A Prof. Dra. Jeane Barcelos Soriano, que me fez refletir, questionar e acreditar neste sonho, sonho que estou próxima de realizar.

As turmas 3.000 e 4.000 do Curso de Bacharelado em Educação Física, amigos e colegas com os quais compartilhei experiências inexplicáveis e que levarei em minha memória eternamente.

Aos donos das academias por permitirem a realização da coleta de dados, as crianças entrevistadas e a seus pais, por concederem informações valiosas para a realização deste estudo.

À todos que contribuíram de alguma forma para a conclusão deste trabalho e criação desta profissional.

(7)

ANGELONI, Rafaella Maria Duarte. Caracterização de adolescentes

freqüentadores de academia de ginástica de Sertanópolis, PR. 2008, 22f.

Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Bacharelado em Educação Física. Centro de Educação Física e Esporte. Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2008.

RESUMO

Observa-se um aumentou no número de academias no Brasil, tornando o treinamento com pesos mais uma opção de atividade física para crianças e adolescentes. Este estudo teve como objetivo caracterizar os adolescentes que freqüentam academias de ginástica na cidade de Sertanópolis - PR. O estudo utilizou metodologia descritiva, apenas registrando e analisando os dados. Para caracterizar os adeptos ao treinamento com pesos foram pesquisadas as três academias da cidade, totalizando 35 alunos com idade entre 10 e 15 anos. Destes, 27 participaram do estudo através do preenchimento de um questionário com perguntas fechadas e abertas sobre as suas práticas físicas dentro e fora da academia. Apenas foi avaliado quem praticava treinamento com pesos, baseado nisso os dados obtidos foram que destes adolescentes 17 eram do sexo feminino, com idade média de 13,77 anos, desvio padrão de 1,50, sendo 24 de escola pública. Dos entrevistados 11 têm 8 anos completos de estudo (estão no 1ª ano do Ensino Médio), 13 têm como objetivo melhorar a sua estética, 19 gostam muito de treinamento com pesos, para 11 a aula de educação física é outra atividade que realizam. Estão em média à 5,14 meses, desvio padrão de 3,79, freqüentando o treinamento com pesos, 12 freqüentam a academia 5 vezes por semana, durando em média 77,22 minutos, desvio padrão 27,08, seu programa de treino e 16 não fazem mais nenhuma atividade na academia. Conclui-se que existem novas opções de atividades físicas para adolescentes, e que devido à busca por uma imagem esteticamente aceitável aos padrões atuais de beleza a academia se tornou uma opção para esta faixa etária, o que não é diferente na cidade de Sertanópolis.

(8)

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Caracterização da amostra segundo as variáveis... 12 Tabela 2 - Descrição da amostra referente ao treinamento com pesos... 13 Tabela 3 - Média e desvio padrão de idade, meses de prática do treinamento com

pesos e de tempo com a atividade...14 Tabela 4 - Exercícios mais citados no estudo...15

(9)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...08

2 METODOLOGIA...09

2.1 Tipo de estudo ...09

2.2 Caracterizações da amostra...09

2.3 Procedimentos para coleta dos dados...10

2.4 Tabulação e análise dos dados...11

3 RESULTADOS...11

4 DISCUSSÃO...15

5 CONCLUSÃO...17

REFERÊNCIAS ...19

APÊNDICES...20

APÊNDICE I – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido... 21

(10)

1. INTRODUÇÃO

A prática de atividades física na infância e adolescência aumenta consideravelmente a chance do indivíduo tornar-se ativo na idade adulta, tendo uma melhor qualidade de vida e menor risco de doenças crônicas como o diabetes Tipo 2, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer (MARANI, OLIVEIRA, OMORI, 2005). Para tanto, deve-se estimular crianças e adolescentes a praticar atividades prazerosas, pois assim aumentam as chances dos mesmos tornarem-se adultos fisicamente ativos (LAZZOLI et AL., 1998). Por outro lado, a prática de atividades que, de alguma forma, são impostas às crianças e adolescentes, associa-se a comportamentos associa-sedentários na idade adulta (TAYLOR et AL., 1999).

Observa-se aumentou no número de academias no Brasil, tornando o treinamento com pesos mais uma opção de atividade física para crianças e adolescentes, pois é realizada em ambiente fechado e monitorado por professores e/ou instrutores, o que passa uma maior segurança aos pais destes jovens. Em recente estudo, Azevedo, et al (2006), apontou que as atividades oferecidas nas academias, especialmente aulas de ginástica e treinamento com pesos, têm apresentado um aumento significativo entre as preferências dos jovens de hoje. Dentre os 3.100 entrevistados, cerca de 1.551 alegaram a prática de alguma atividade física na adolescência, sendo que 10% dos homens e 6% das mulheres apontaram a prática de treinamento com pesos. Para que este aumento na procura de jovens pelas atividades físicas continue, se faz necessário profissionais mais capacitados e atentos a essa nova área de trabalho.

O treinamento com pesos para crianças e adolescentes é um tema recente em nosso país e por isso ainda pouco estudado no Brasil. Portanto, existem muitas questões nessa área que precisam de respostas e mais estudos sobre esta atividade. Estudos apontam que o treinamento com pesos é indicado para manutenção e aumento do metabolismo (decorrente do aumento de massa muscular), diminuição das dores lombares (decorrente de alongamento e fortalecimento da musculatura lombar), para melhora da força muscular e resistência muscular localizada (RML), da coordenação motora, também da aptidão física e da performance, e também diminui os riscos de lesões. Isso vem propiciar assim a manutenção da saúde e uma melhora na qualidade de vida do praticante 8

(11)

(OLIVEIRA, 2000).

Existem autores que contradizem estes benefícios do treinamento com pesos em crianças e adolescentes, devido à falta de hormônios na corrente sanguínea desses pré-adolescentes que impedem o aumento de massa muscular, e caso haja este aumento não há como gerar benefícios no desempenho esportivo e nem redução no nível de lesões durante a sua prática. Além de considerarem o treinamento com peso uma prática perigosa para crianças, e com grandes riscos de lesões durante sua execução (BRODY apud OLIVEIRA e GALLAGHER, 1997, p.81), especialmente sem instruções e supervisão adequada. Também existe o problema com o fato dos aparelhos terem tamanho inadequado em relação à estrutura de crianças e adolescentes, fazendo com que eles tenham que executar exercícios com halteres e pesos livres, limitando assim o seu programa de exercícios.

Baseado nisso, o objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil de adolescentes que freqüentam academias de ginástica na cidade de Sertanópolis – PR, de acordo com as suas atividades físicas realizadas.

2. METODOLOGIA 2.1. TIPO DEESTUDO

O delineamento caracterizou-se como descritivo. Buscando através de questionário registrar e analisar os dados sobre o perfil econômico e social dos adolescentes freqüentadores de academia de Sertanopólis. Sem há interferência do investigador, que apenas procurou perceber a freqüência com que o fenômeno acontece.

2.2. CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA

A amostra foi constituída por 27 adolescentes freqüentadores de academia, independente do tempo que praticavam treinamento com pesos.

Todos elegíveis para o estudo levaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para seus pais assinarem, permitindo sua participação no 9

(12)

estudo. Além disso, apenas aqueles indivíduos que consentiram verbalmente participaram do estudo. Tivemos um total de 8 alunos desistentes durante o estudo.

Dos entrevistados, 17 eram meninas e 10 meninos, com idade média de 13,77 anos, desvio padrão de 1,50, todos moradores da cidade de Sertanopólis, cursando entre a 3ª série do Ensino Fundamental e a 1ª série do Ensino Médio. Todos adeptos ao treinamento com pesos em uma média de 5,14 meses, desvio padrão de 3,79, praticando em média 77,22 minutos de atividades diária na academias, com desvio padrão de 27,08.

2.3. PROCEDIMENTOSPARACOLETADOSDADOS

Foram mapeadas as academias da cidade de Sertanópolis a partir de dados retirados da lista telefônica do ano de 2008. Sertanópolis é um município pertencente à região metropolitana da cidade de Londrina, localizada no norte do estado do Paraná. Possui cerca de 16.027 habitantes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é conhecida pela agricultura forte devido a sua boa localização. Três academias foram identificadas. Primeiramente foi realizado um contato por telefone e todas relataram aceitar crianças e/ou adolescentes, tanto na parte de treinamento com pesos quanto nas aulas aeróbicas.

No segundo contato, pessoalmente, foi obtida a informação do número médio de alunos na faixa etária de 10 e 15 anos (alvo do estudo) nas academias; perfazendo um total de 35 alunos entre as três academias, sendo obtido o consentimento dos proprietários das academias para a realização da pesquisa.

Para análise do perfil dos adolescentes foi utilizado um questionário de múltipla escolha, onde em cada questão o indivíduo deveria assinalar apenas uma resposta. O questionário foi testado em estudo piloto, com 5 adolescentes (quatro meninas e um menino) de 14 e 15 anos de uma academia de Londrina. Após o estudo piloto o questionário sofreu algumas alterações, como o aumento de espaços para descrição do programa de exercício, a inclusão de uma observação para que em cada questão fosse respondida com uma alternativa apenas. Os dados obtidos no mesmo não foram diferentes do estudo, todos têm como objetivo 10

(13)

melhorar a estética corporal, além do treinamento com pesos duas entrevistadas fazem aulas aeróbicas, todos visam o hipertrofia ou aumento de força muscular, gostam um pouco de treinamento com pesos, a maioria (3) de escola pública, ficando em média uma hora por dia na academia, treinando 3 vezes por semana.

Somente participaram do estudo os alunos que praticavam treinamento com pesos – aqueles que utilizavam as máquinas da academia, independente do tempo envolvido com o programa de atividade física ou de praticarem outras modalidades de exercício na academia.

2.4. TABULAÇÃOEANÁLISEDOSDADOS

Por ser um número total pequeno, os dados foram apresentados em número absoluto e percentual para variáveis categóricas. Os dados numéricos como idade, meses e tempo diário que fazem treinamento com pesos também foi apresentado em média e desvio padrão.

3. RESULTADOS

Dos 35 alunos na faixa etária do estudo, 10 a 15 anos, adeptos ao treinamento com peso nas academias de Sertanópolis, 27 estavam aptos a participarem do estudo. Iniciou-se a análise, Tabela 1, pelas variáveis que caracterizam os participantes, qual modalidade praticam na academia, se gostam ou não desta atividade e se além desta se praticam outra atividade física.

Entre os entrevistados 63% eram meninas. Destes 40,74% com 15 anos, 29,62% com 14 anos, 14,81% com 13 anos, 3,70% com 12 anos, 3,40% com 11 anos e 7,41% com 10 anos de idade. Do número total de entrevistados 24 indivíduos estudam em colégio público e 3 em colégio particular, estudando entre a 3ª série do ensino fundamental (2 anos completos de estudo) e o 1º ano do ensino médio (8 anos completos de estudo), todos praticantes de treinamento com pesos. Tendo objetivos variados, 6 por motivo de saúde, 13 para melhorarem a estética, 2 11

(14)

como opção de atividade de lazer e 6 querendo melhor seu condicionamento físico. Cerca de 30% dos participantes alegaram gostar um pouco e 70,37% alegaram gostar muito de treinamento com pesos, destes 24 realizam outros tipos de atividade física além da academia como a educação física escolar, futebol, vôlei ou outros (basquetebol).

Tabela 1- Caracterização da amostra segundo variáveis

Variável Nº absoluto % Sexo Feminino Masculino 1710 62,9637,04 Idade (anos) 10 11 12 13 14 15 2 1 1 4 8 11 7,41 3,70 3,70 14,81 29,62 40,74 Colégio Pública Particular 24 3 88,89 11,11

Série (anos de estudo completos)

2 - 4 6 7 8 3 6 7 11 11,11 22,22 25,93 40,74

Qual seu objetivo com o treinamento com pesos

Melhorar a saúde Motivo estético Atividade de lazer Melhorar o condicionamento 6 13 2 6 22,22 48,15 7,41 22,22 Atividades na academia

Treinamento com pesos

Outros 270 1000

Gosta de praticar treinamento com pesos?

Não gosta Gosta um pouco Gosta muito 0 8 19 0 29,63 70,37

Prática outras atividades físicas

Não

Educação física na escola Futebol Vôlei Outras 3 11 5 1 7 11,11 40,74 18,52 3,70 25,93

Os dados referentes às razões para escolherem o treinamento com pesos, sobre a avaliação física, alcançar ou não seu objetivo, duração, freqüência e há quantos meses praticam essa atividade estão descritos na Tabela 2.

(15)

Tabela 2- Descrição da amostra referentes a academia

Variável Nº absoluto %

Por que escolheu o treinamento com pesos?

Esta acima do peso Recomendação médica Aumentar força/ hipertrofia Porque gosta 9 1 10 7 33,33 3,70 37,04 25,93

Na sua opinião, tem alcançado seu objetivo?

Sim

Não 261 96,303,70

Costuma ir à academia

Sozinho

Com um amigo de idade diferente Com um amigo de mesma idade Com mãe ou pai

11 2 11 3 40,74 7,41 40,74 11,11

Passou por avaliação física inicialmente?

Sim

Não 1512 55,5644,44

Após a avaliação, como lhe foi passado os dados?

Foi explicado os resultados

Mudou o programa de treino 105 66,6733,33

Faz avaliação física periodicamente?

Sim Não 10 5 66,67 33,33

Há quantos meses freqüenta a academia?

1 2 3 4 5 6 8 12 4 4 4 2 3 4 1 5 14,81 14,81 14,81 7,41 11,11 14,81 3,70 18,52

Número de vezes por semana vai a academia

2 3 4 5 3 7 5 12 11,11 25,93 18,52 44,44

Duração média da sessão de treino (minutos)

30 45 50 60 75 90 120 140 1 2 2 8 1 9 3 1 3,70 7,41 7,41 29,62 3,70 33,33 11,11 3,70

Faz alguma outra atividade na academia?

Sim

Não 1116 40,7459,26

O motivo mais apontado foi a busca de aumento de força ou hipertrofia, 10 indivíduos, seguido por 9 que disseram estar a cima do peso, 1 por ordem médica e 7 por gostarem de treinamento com pesos. Na opinião deles 13

(16)

apenas um acredita não estar alcançando seu objetivo por falta de dedicação fora da academia (problemas com a dieta alimentar). Dos entrevistados 11 costumam ir à academia sozinhos, também outros 11com amigos de mesma idade e 2 com amigos de idade diferente e até mesmo com um dos pais (3 entrevistados). Destes apenas 15 fizeram avaliação física, após a avaliação 10 tiveram seus resultados explicados e 5 tiveram mudanças no seu programa de treinamento com pesos, e 10 deles fazem avaliação física periodicamente. Todo são freqüentadores de academia entre 1mês e 12 meses, praticando o treinamento com pesos, a maioria, 17 alunos, freqüentam a academia 4 ou 5 vezes por semana, ficando entre ½ hora e 2 horas por dia. Pode-se observar ainda que 17 destes praticam outras atividades como aulas e/ou treinamento aeróbico dentro da própria academia.

Na Tabela 3 foram apresentados as médias e o desvio padrão de idade, quantos meses com a prática de treinamento com pesos e quantos minutos diários com a prática. Os entrevistados têm em média 13,77 anos, fazem treinamento com pesos numa média de 5,14 meses cerca de 77,22 minutos diários.

Tabela 3 – média e desvio padrão de idade, meses de prática do treinamento com pesos e de tempo com a atividade.

Variável Média Desvio padrão

Idade (anos) 13,77 1,50

Quantos meses pratica treinamento com pesos 5,14 3,79

Tempo de atividades diária (minutos) 77,22 27,08

Dentre os 67 exercícios citados alguns obtiveram maior freqüência, Tabela 4, foram listados de acordo com a porcentagem de pessoas que se lembraram dos mesmos nos questionários. Existiram também exercícios que foram citados apenas por um entrevistado que foi o caso do avanço, cross-over, elevação de quadril, leg-press na parte de cima, stiff, elevação de pernas, gráviton cabo, pullover – unilateral e frontal máquina.

Tabela 4 - exercícios mais citados no programa de treinamento com pesos.

(17)

Variáveis Nº Absoluto % Exercícios mais citados

Extensor de joelhos Adutor de quadril 25 24 92,59 88,89 Abdutor de quadril 23 85,19 Leg-press 22 81,48 Flexor de joelho 18 66,67 Tríceps no pulley 16 59,26 Voador 16 59,26 Rosca direta 13 48,15 Glúteo máquina 13 48,15 Rosca alternada 12 44,44 Agachamento 12 44,44 Supino 11 40,74 Nº de séries 2 séries 3 séries 4 séries 5 séries 1 17 8 1 3,70 62,96 29,62 3,70 4. DISCUSSÃO

Todos os entrevistados neste estudo praticam treinamento com pesos, buscando uma melhora estética de seus corpos, o que para Oliveira, Lopes e Risso (2003) não é novidade. Para eles a musculação é mais uma opção de atividade física para crianças e adolescentes. A maioria entrevistada foi do sexo feminino, total de 17, contrariando alguns estudos sobre atividades físicas sistematizadas (AZEVEDO, ARAÚJO, PEREIRA 2006; OLIVEIRA 1996) que apontam o público masculino como maioria quando se trata de atividades práticas.

A maioria encontrada neste estudo é de escola pública, confirmando os dados do estudo de Marani, Oliveira E Omori, 2005, que mostrou que independente do nível socioeconômico os indivíduos praticam atividades físicas. Dos entrevistados 11 faziam aula de Educação Física como outra atividade física, que para Lazzoli, et al, 1998 “a Educação Física deve ser considerada essencial e parte 15

(18)

indissociável do processo global de educação das crianças e adolescentes” contribuindo assim para que no futuro os mesmos sejam adultos ativos e com menos riscos de doenças ligadas ao sedentarismo, tais como a obesidade e dislipidemias.

Os motivos mais apontados pelos entrevistados, como estar no treinamento com pesos por motivos estéticos, gostam muito de suas atividades dentro da academia e treinam para hipertrofia ou aumento de força muscular (OLIVEIRA, LOPES E RISSO, 2003; OLIVEIRA, 1996). Aponta para a busca de um corpo dentro dos padrões estéticos atuais, homens fortes e com volume muscular, mulheres magras e retilíneas. Dos 27 participantes desta pesquisa 26 afirmam estar alcançando seu objetivo, o que para eles é conseqüência de uma freqüência semanal e por seguirem seu programa de treinamento. Para Oliveira (1996) os adolescentes analisam seus resultados com a prática de exercícios baseados na avaliação de outros adolescentes e na comparação com outros companheiros.

Parte dos entrevistados costuma ir sozinhos a academia ou com amigos de mesma idade, fatores que contribuem para mantê-los por um período maior nessa atividade. Pois nesta faixa etária, sofrem uma influencia positiva de seus amigos para iniciarem as atividades físicas e também para manterem-se nelas. Nesse período além de melhorarem suas habilidades físicas, podem divertir-se e passar um tempo com os amigos (OLIVEIRA, 1996).

A avaliação física é fundamental (OLIVEIRA, LOPES E RISSO 2003; LAZZOLI, et al, 1998) independente do tipo de atividade que a criança e ou adolescente seguirá, neste estudo 15 entrevistados fizeram avaliação física, destes 10 fazem periodicamente avaliação física. A avaliação física torna-se necessária, pois através dela acompanham-se os resultados do programa de treinamento, as vantagens que este programa esta proporcionando ao aluno e os pontos onde o mesmo obteve uma melhora de acordo com seu objetivo.

A média de freqüência no treinamento com pesos foi de 5,14 meses, 12 freqüentam a academia 5 vezes na semana, ficam em média 77,22 minutos na academia o que segundo alguns autores estaria numa média permitida se os participantes do estudo fossem atletas, que é o caso de Silva, Goldberg, Teixeira e Marques 2004 (pg.523) que sugerem que o treinamento físico para atletas 16

(19)

dure no máximo de 15 a 18 horas semanais, para que não ocorra o comprometimento no crescimento de pré-púberes. Mas contrariam outros estudos, como Oliveira, Lopes e Risso 2003 (p.93) que apontam que uma freqüência que parece ser ideal é de três vezes por semana, tomando cuidado para não causar “overtraining” nem tornar o programa ineficaz. Percebe-se que pelo número de parelhos citados pelos adolescentes e pela freqüência dos mesmos na academia que estes treinam em um tempo maior do que o indicado para sua faixa etária, o que pode vir a prejudicá-los no futuro. Isso ocorre principalmente pela falta de acompanhamento de instrutores ou pelo fato de não conseguirem sozinhos supervisionar o treino de todos seus alunos diariamente.

5. CONCLUSÃO

Conclui-se que existem novas opções de atividades físicas para adolescentes, e que devido à busca por uma imagem esteticamente aceitável aos padrões atuais de beleza a academia se tornou uma opção para esta faixa etária, o que não é diferente na cidade de Sertanópolis.

Os entrevistados em sua maioria são estudantes de escola pública, que passam apenas um período do dia em aula deixando grande parte do seu dia livre e o treinamento com pesos se torna uma opção que traz resultados de forma rápida e relativamente barata. A maioria afirmou ter alcançando seus objetivos com seu programa de treinamento, apenas um indivíduo apontou não conseguir seu objetivo e segundo ele, devido a seus hábitos alimentares. Além do treinamento com pesos alguns alunos fazem aulas e/ou a parte aeróbica na academia, outros jogam vôlei ou futebol ou basquetebol fora da escola, e ainda alguns participam das aulas de Educação Física na escola.

Alguns fatores limitantes deste estudo foram o baixo número de adolescentes que praticam treinamento com pesos, provavelmente pelos mitos em torno dessa atividade física, que deixam os pais com medo de permitir que seus filhos praticarem esta atividade. Outro fator limitante foi a sinceridade em relação às respostas dadas, pois alguns alunos no estudo piloto não se sentiram a vontade para relatar seus objetivos reais no treinamento com pesos, o mesmo pode ter 17

(20)

acontecido no estudo.

Para futuro estudos sugere-se um questionário mais detalhado, com perguntas específicas e uma forma de abordagem que traga aos entrevistados mais confiança e tranqüilidade na hora de respondê-lo para que não ocorram respostas diferentes da realidade de cada um.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

(21)

AZEVEDO JR., M.R., ARAUJO, C. L. P., PEREIRA, F. M. Atividades físicas e esportivas na adolescência: mudanças de preferência ao longo das ultimas décadas.

Rev Bras Educ Fís Esp.; 20(1):51-58, 2006.

LAZZOLI, J. K. et al. Atividade física e saúde na infância e adolescência. Rev Bras

Med Esporte; 4(4):107-109, 1998.

MARANI, F. OLIVEIRA, A.R. OMORI, M.K. A atividade física em adolescentes de diferentes níveis sócio-econômicos. Rev. da Ed. Fís./UEM; 16(1): 67-71, 2005.

OLIVEIRA, G. A. Musculação – um estudo bibliográfico e sua relação com a criança.

Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Educação Física) – Universidade Estadual de Londrina; Londrina. 2000.

OLIVEIRA, A.R. LOPES, A.G. RISSO, S. Elaboração de programas de treinamento de força para crianças. Rev. Semina: ciências biológicas e de saúde; 24: 85-96, 2003.

OLIVEIRA, A.R. Fatores influenciadores na determinação do nível de aptidão física em crianças. Synopsis; 7:48-62, 1996.

OLIVEIRA, A.R. GALLAGHER, J.D.Treinamento de força muscular em crianças: novas tendências. Rev. Bras. Ativ. Fis. Saúde; 2(3): 80-90,1997.

SILVA, R. C. R., MALINA, R. M. Nível de atividade física em adolescentes do município de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Cad Saúde Pública; 16(4):1091-1097, 2000.

TAYLOR, W.C., BLAIR, S.N., CUMMINGS, S.S., WUN, C.C., MALINA, R.M. Childhood and adolescent physical activity patterns and adult physical activity. Med

Sci Sports Exerc; 31(1):118-23, 1999.

(22)

APÊNDICES

APÊNDICE I

(23)

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Prezado Sr(a),

Estamos realizando uma pesquisa com crianças e adolescentes que praticam atividades físicas em academia. Gostaríamos de contar com o seu consentimento para entrevistarmos o seu filho sobre os exercícios realizados na academia. Aproveitamos a oportunidade para esclarecer que em nenhum momento os participantes serão identificados.

O trabalho é coordenado pela acadêmica Rafaella Maria Duarte Angeloni do último ano do curso de Educação Física da UEL e tem a orientação do Prof. Dr. Felipe F Reichert.

Eu RG nº autorizo meu filho(a) a responder o questionário sobre os exercícios físicos realizados na academia.

Sertanópolis, ____ de Outubro de 2008.

______________________________________ Assinatura do responsável.

APÊNDICE II – QUESTIONÁRIO

(24)

OBS: EM CADA QUESTÃO ASSINALE APENAS UMA ALTERNATIVA. QUESTIONÁRIO

I. Qual é o seu nome? _____________________________________________ II. Data de nascimento: ___/___/199_

III. Qual o seu sexo?

1.( )feminino 2.( )masculino

IV. Quais atividades você freqüenta na academia?

1.( ) treinamento com pesos 2.( ) aulas aeróbicas 3.( ) lutas/artes marciais

4.( ) outros?______________________________________________________

V. Em que série você estuda?_________________________________________ VI. Estuda em colégio:

1.( )público 2.( )particular

VII. Por que você escolheu o treinamento com pesos?

1.( ) estou acima do peso 2.( ) recomendação médica

3.( ) para aumento de força muscular/hipertrofia/aumentar os músculos de tamanho 4.( ) porque eu gosto

5.( ) outros. Quais?______________

VIII. Você gosta de praticar treinamento com pesos?

1.( ) não gosto

2.( ) gosto um pouco 3.( ) gosto muito

IX. Qual seu objetivo com o treinamento com pesos?

1.( ) saúde

2.( ) estética (ficar mais bonito, mais atraente, etc.) 3.( ) apenas uma atividade de lazer

4.( ) melhorar o condicionamento

5.( ) outros. Quais?__________________________________________________ _____________________________________________________________________

X. Na sua opinião, você acha que está alcançando seu objetivo?

1.( ) sim

2.( ) não, Por que?_____________________

XI. Além do treinamento com pesos, você realiza outros tipos de atividades físicas regularmente? Quais?

0 ( ) não

1.( ) Educação Física na escola

2.( ) futebol (sem considerar as aulas de educação física)

(25)

3.( ) vôlei (sem considerar as aulas de educação física) 4.( ) outra. ______________________________

XII. Você costuma ir para a academia ...

1.( )sozinho

2.( )com um amigo de idade bastante diferente da minha 3.( ) com amigo que tem mais ou menos a minha idade 4.( ) com a mãe ou pai

XIII. Quando entrou na academia passou por uma avaliação física?

1.( )não. Pule para questão XV. 2.( )sim.

XIV. Descreva como a avaliação física foi realizada.

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________

Após a avaliação física você recebeu algum tipo de retorno?

1.( ) foi lhe explicado os resultados

2.( ) mudaram seu programa de treinamento

A avaliação física é feita periodicamente?

1.( )não 2.( )sim.

XV. Já freqüentou outra academia?

1.( )não

2.( )sim. Por que mudou de academia?____________________

XVI. Faz quanto tempo que você pratica treinamento com pesos?_________________ Quantas vezes na semana você costuma treinar? __________________________ Em média, quanto tempo dura cada sessão do seu treino?___________________

Exercício realizado Número de séries Repetições

Ex: supino reto 3 15

Exercício realizado Número de séries Repetições

(26)

XVII. Além do treinamento com peso, você pratica mais algum outro tipo de atividade na academia?

1.( ) sim. Quais?________________________________________________ 2.( ) não

Referências

Documentos relacionados

• “A ética pode ser compreendida como uma parte da filosofia prática que reflexiona sobre os fundamentos da moral (finalidade e sentido da vida, os fundamentos da obrigação e

Observa-se que, ao longo do comprimento do Reator Simples há um aumento da concentração mássica de material polimérico obtido à medida que os reagentes são

O tema deste trabalho é demonstrar os conceitos e a execução da auditoria em uma folha de pagamento, a fim de verificar se os procedimentos utilizados estão

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no curso de Licenciatura em Física com ênfase em Física Ambiental na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul..

Para satisfazer a questão de pesquisa, estabelece-se como objetivo geral dessa pesquisa identificar a relação entre o grau de intangibilidade e o desempenho econômico

§ 2º Nos casos em que os estudantes não estejam em situação regular, ou seja, estudantes que estão somente reprovados e que queiram cursar uma ou mais disciplinas, deverão re-

Os dados presentes na presente Ficha de Dados de Segurança, são baseados nos nossos actuais conhecimentos, tendo como único objectivo o de informar sobre aspectos de segurança e

22.3 - Contratos relevantes celebrados pelo emissor e suas controladas não diretamente relacionados com suas atividades operacionais.