• Nenhum resultado encontrado

ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA TURMA 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA TURMA 2016"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA

S E L E Ç Ã O D A 1 8 ª T U R M A – 2 0 1 6 E D I T A L

ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA – TURMA 2016

Estarão abertas, de 05 de outubro de 2015 a 07 de janeiro de 2016, as inscrições on line, para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Psicologia Clínica, com área de concentração em Tratamento e Prevenção em Psicologia e linhas de pesquisa: Práticas Psicológicas em Instituições; Psicopatologia Fundamental e Psicanálise e Família, Gênero e Interação Social.

1. VAGAS

São oferecidas 22 vagas (vinte e duas) destinadas a portadores de diplomas de Psicólogo, de Bacharel ou Licenciado em Psicologia, assim como portadores de outros diplomas de cursos superiores de duração plena, de áreas afins, outorgados por Instituições de Ensino Superior e reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação. Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único.

2. INSCRIÇÃO

A pré-inscrição será feita pelo site www.unicap.br e a documentação, relacionada abaixo, deverá ser apresentada e entregue até o dia 08 de janeiro de 2016, no máximo até às 11h, sob pena de indeferimento da inscrição, na Secretaria da Pós-graduação, no setor A do 8º andar do bloco G-4 do Campus da UNICAP, Rua Almeida Cunha, nº 245, Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 11h e das 13h às 17h.

2.1 DOCUMENTAÇÃO

Entregar cópias legíveis autenticadas pelos próprios candidatos, para o caso dos documentos pessoais. Quanto à documentação acadêmica, as cópias devem ser autenticadas pela Instituição de origem ou por Cartório. A firma da autoridade que assinou o Diploma deve ser reconhecida em Cartório.

Documentos Pessoais 1. Cópias do RG e CPF;

(2)

2. Cópia certidão de nascimento/casamento ou certidão com averbação de divórcio;

3. Cópia do título de eleitor com comprovante da última eleição; 4. Cópia do certificado de quitação com o serviço militar;

Documentos Acadêmicos

5. Cópia do diploma, devidamente registrado em órgão competente, ou certificado de conclusão da graduação;

6. Cópia do histórico escolar da graduação;

7. se for o caso, requerimento de dispensa da prova de língua estrangeira com documentação comprobatória, com validade de no máximo 05 anos, a ser avaliada pela comissão.

Entregar

8. Uma foto 3X4 colorida e recente;

9. Requerimento expondo razões da escolha do curso de pós-graduação e da linha de pesquisa;

10. Projeto de tese - proposta preliminar - indicando na capa a linha de pesquisa e o nome do possível orientador(a) a que se candidata.

11. Currículo Lattes (modelo do CNPq site www.cnpq.br – Plataforma Lattes), devendo o candidato anexar a documentação comprobatória.

12. Cópia do comprovante do pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 190,00 (cento e noventa reais). Após a entrega da documentação, esse valor não será devolvido.

Os alunos concluintes da graduação poderão inscrever-se e participar do processo seletivo, ficando sua aprovação condicionada à comprovação da conclusão do curso pela IES, até a data da matrícula, e o Diploma deverá ser entregue tão breve quanto for possível.

3. SELEÇÃO

A seleção dos candidatos será realizada por uma Comissão designada pelo

Colegiado do Programa em Psicologia Clínica e será constituída dos seguintes itens abaixo.

 Prova escrita sobre conhecimento geral na área de concentração do programa - Psicologia Clínica - e considerada eliminatória.

 Análise do pré-projeto de pesquisa para verificar a aderência às linhas e aos projetos dos professores do Programa.

 Avaliação do currículo Lattes.

 Entrevista sobre o pré-projeto de dissertação, na qual o candidato deverá discutir e defender o pré-projeto apresentado à banca examinadora. A comissão de seleção, composta por professores do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da UNICAP, avaliará o domínio do assunto do candidato/a, sua capacidade de argumentação e exposição lógica de conceitos e da proposta de pesquisa.

 Prova de língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês) na qual será solicitada uma compreensão de texto, com auxílio do dicionário, que o aluno

(3)

deverá trazer. A prova de língua estrangeira não é eliminatória, mas classificatória. Ao candidato que não conseguir obter nota 7,0 (sete) será dada uma nova oportunidade até 12 meses após o período de seleção, ou poderá também cursar a disciplina Inglês Instrumental, como disciplina isolada na graduação e obter aprovação com nota não inferior a sete.

4. CALENDÁRIO

ATIVIDADES DATAS HORÁRIOS LOCAIS

Prova de

Conhecimento 11/01/2016 15 h às 18 h

Sala 002 - térreo do bloco G4, Rua Almeida Cunha, nº 245, Campus da UNICAP. Divulgação do

resultado da Prova de Conhecimento

14/01/2016 No site www.unicap.br a partir das 16 horas. Prova de Língua

Estrangeira - facultada a consulta ao dicionário

15/01/2016 09 h às 12 h

Sala 005 - térreo do bloco G4, Rua Almeida Cunha, nº 245, Campus da UNICAP. Entrevistas 21/01/2016 09 h às 12 h e das 14 h às 18 h 7º andar do bloco G4, setor B, sala 2. Divulgação do Resultado Final 01/02/2016 No site www.unicap.br a partir das 16 horas. MATRÍCULA

(o candidato aprovado e classificado que não comparecer à matrícula, nesse dia e horário, será automaticamente desligado

e haverá remanejamento para o próximo aprovado)

04/02/2016 no Anfiteatro do 3º andar do bloco G4, no horário das 08h30 às 11h e das 13h às 17h.

Início das Aulas Em fevereiro de 2016– dia a definir

* As aulas serão oferecidas nos dois turnos

– manhã e tarde.

5. DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1. A Comissão de Seleção estabelecerá os critérios de contagem de pontos para o currículo e os critérios de desempate.

5.2. Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção respeitando o Regimento Interno do Programa de Mestrado em Psicologia Clínica.

6. DURAÇÃO DO CURSO

O Curso deve ser concluído em, um mínimo, de 18 meses e, um máximo, de 24 meses, incluindo a apresentação e defesa pública da Dissertação de Mestrado.

(4)

7. VALOR DAS MENSALIDADES

O valor da mensalidade será divulgado antes do término do período de inscrição.

I n f o r m a ç õ e s C o m p l e m e n t a r e s

a) Sugestão para elaboração do Requerimento.

 Uma apresentação em que sejam discutidas as experiências profissionais condizentes com os objetivos do curso.

 Interesses científicos e profissionais, vinculando-os claramente a alguma das linhas de pesquisa já definidas nesse Curso e às investigações de seus professores.

 Objetivos posteriores à realização do Curso que, em seu entendimento, talvez possam ser atingidos através da formação pós-graduada.

b) Sugestões para elaboração do pré-projeto.

 Identificação de algum tema ou problema de pesquisa ao qual gostaria de dedicar-se, que esteja relacionado ao projeto de algum pesquisador do programa, acompanhado de uma justificativa.

 Tratamento inicial do tema ou problema destacado, desenvolvendo suas considerações conceituais e o referencial teórico básico em que pretende apoiar-se além de um breve comentário das investigações já realizadas sobre o tema.

 Indicação de uma metodologia a ser seguida.

c) Bibliografia a ser consultada de acordo com a Linha de Pesquisa pretendida:  FAMÍLIA, GÊNERO E INTERAÇÃO SOCIAL.

 Baptista, M. N. & Teodoro, M. L. M. (Orgs.) (2012). Psicologia de Família - teoria, avaliação e intervenção. Porto Alegre: Artmed

 Féres-Carneiro, T. (2015). Família e casal: parentalidade e filiação em diferentes contextos. Rio de Janeiro: PUC/Rio/ Perspectiva. .

 Wagner, A. & Colaboradores (2011). Desafios psicossociais da família contemporânea - pesquisas e reflexões. Porto Alegre: Artmed.

 PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL E PSICANÁLISE

 Dunker, C. I. L. (2015). Mal-estar , sofrimento e sintoma. Local: Boitempo Editorial. São Paulo.

Freud, S. Volume 16 da Edição Standart Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud.

(5)

Conferência XVII: O sentido dos sintomas. Conferência XVIII: Fixação em traumas – o inconsciente; Conferência XIX: Resistência e repressão; Conferência XXIII: Os caminhos das formações dos sintomas.

 PRÁTICAS PSICOLÓGICAS EM INSTITUIÇÕES.

 Barreto, C.L.B.T., Morato, H.T.P. & Caldas, M.T. (Orgs). (2013). Prática psicológica na Perspectiva Fenomenológica. Curitiba: Juruá.

 Critelli. D. M. (2012) História Pessoal e Sentido de Vida. São Paulo: EDUC/ FAPESP.

 Ferreira Neto, J. L. (2011) Psicologia, Políticas Públicas e SUS. São Paulo: Escuta; Belo Horizonte: Fapemig. (Capítulos para consulta: 5 – Formação Profissional para atuação em saúde pública; 7 – Intervenção psicossocial em saúde.).

OBS. É importante salientar que esta bibliografia é oferecida como mera sugestão, de modo que o candidato não deve restringir-se apenas à sua leitura. Na avaliação, tanto de conhecimentos gerais em Psicologia Clínica, quanto de conhecimentos específicos em cada linha escolhida, será levado em consideração o conhecimento geral que o candidato manifeste a respeito das questões propostas.

Profa. Dra. Aline Maria Grego Lins Pró-reitora Acadêmica

I n f o r m a ç õ e s

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA - PRAC Coordenação Geral de Pós-graduação

Rua Almeida Cunha, 245, 8º andar do bloco G4, setor A

CEP: 50050-590, Boa Vista, Recife - PE, Brasil.

Horário de Atendimento Segunda a sexta-feira 8h30min às 11h e 13h às 17h Fone: (081) 2119-4369 Fax: (081) 2119-4020 email: cpg@unicap.br e-mail: ppgpsi@unicap.br

Referências

Documentos relacionados

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Vale ressaltar que, para direcionar os trabalhos da Coordenação Estadual do Projeto, é imprescindível que a mesma elabore seu Planejamento Estratégico, pois para Mintzberg (2006,

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo