• Nenhum resultado encontrado

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LETRAMENTO NO PIBID: ANÁLISE EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LETRAMENTO NO PIBID: ANÁLISE EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LETRAMENTO NO PIBID:

ANÁLISE EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

COLAÇO, SILVANIA; FISCHER, ADRIANA

Trabalho realizado na disciplina de Práticas (Não)Escolares/Acadêmicas de Letramento, no PPGL, nível doutorado, da UCPEL, RS 1

Mestre em Letras – scolaco@svs.iffarroupilha.edu.br; Doutora em Letras - afischerpirotta@gmail.com

RESUMO

A concepção atual de letramento centra-se no conjunto de práticas sociais (STREET, 2003), considerando o sujeito membro de uma coletividade. No contexto das licenciaturas, este trabalho investiga as práticas pedagógicas de que os alunos do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) participam. O estudo foi desenvolvido com base na análise qualitativa de documento: o projeto do PIBID do Curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha, campus São Vicente do Sul. A análise de dados foi realizada pelas marcas linguísticas presentes no documento, com atenção aos índices de modalização e escolhas lexicais, como indicativos do papel do aluno diante de novas práticas de letramento. Os resultados apontam a preocupação dos professores formadores com as práticas pedagógicas dos acadêmicos em relação ao espaço da escola pública e à formação do profissional em Ciências Biológicas, principalmente na relação teoria e prática.

Palavras-chave: letramentos pedagógicos; formação de professores; PIBID.

1 INTRODUÇÃO

As pesquisas que envolvem os letramentos (STREET, 1995; LEA; STREET, 2006; GEE, 1999) consideram os múltiplos letramentos do sujeito de acordo com as ações realizadas em diferentes contextos. Assim, vêm sendo realizados estudos acerca das práticas de letramento de acordo com as diversas instâncias em que ocorrem, os sujeitos que nelas interagem e as ideologias que perpassam essas relações.

Nesse contexto, surgem estudos voltados para os letramentos acadêmicos (FISCHER, 2007; 2011; OLIVERIA, 2009), na instância universitária, que analisam a relação do aluno na leitura e na escrita pelas crenças, os valores e as relações ideológicas da cultura da universidade, fazendo com que relacione os sentidos sociais das disciplinas e dos conteúdos, de acordo com as práticas sociocomunicativas a que esteja exposto.

1 Este trabalho é parte de um estudo mais amplo, em nível de doutorado (2011-2015), aprovado pelo Comitê de Ética, UCPEL, sob Parecer nº 2011/109.

(2)

Nos cursos de licenciatura, verificam-se letramentos presentes nas práticas voltadas para o ensino. O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha, campus São Vicente do Sul, desenvolve um projeto do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), no qual ocorrem diversos eventos de letramento, introduzindo os alunos em atividades acadêmico-científicas e pedagógicas inerentes à formação do professor de Ciências e Biologia. Essas práticas proporcionam aos alunos o desenvolvimento de representações profissionais de acordo com a habilitação do Curso. Torna-se relevante investigar como os professores formadores consideram, pelas marcas linguísticas presentes no documento oficial do projeto PIBID, a inserção dos acadêmicos no conjunto dessas práticas no Curso em questão.

Tendo em vista o trabalho pedagógico das pesquisadoras como docentes em cursos de formação de professores, procurou-se focalizar, neste texto, as relações dos estudos dos letramentos, em especial os pedagógicos, com a formação inicial de professores. Assim, o objetivo do artigo é analisar as práticas pedagógicas de letramento presentes no projeto do PIBID, pelas marcas linguísticas de modalização e seleção lexical, que indicam o papel do professor em formação.

Nas próximas seções, será apresentado um enfoque teórico sobre letramentos (STREET, 1988; 1995; BARTON; HAMILTON, 2000; GEE, 1999; FISCHER, 2007, 2011; BARTLETT, 2007), formação de professores (GUEDES-PINTO, 2010; COMBER, 2006) e marcas linguísticas (KOCH, 1997; 2009), para fundamentar as análises relativas aos dados encontrados no documento do PIBID.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Os novos estudos do letramento

O aporte teórico deste estudo tem recai nos Novos Estudos de Letramento (STREET, 1995), que se constituem em estudos críticos acerca dos letramentos, no sentido de valores, questões de identidade e poder. A interação do sujeito com o contexto comunicativo ocorre nos eventos de letramento, que, segundo Street (1988) são os episódios observáveis que se formam e se constituem pelas práticas sociais. Nesses eventos, Conforme Gee (1999), o sentido do texto é regulado pelo contexto em que está inserido. Assim, as formas de falar, ouvir, ler, escrever, agir, interagir, acreditar, valorizar e sentir são reveladas pelos Discursos, com D maiúsculo e no plural (GEE, 1999, FISCHER, 2007), que são as formas de ser no mundo, produto social e histórico, constituindo a linguagem. Os sujeitos podem ou não se sentir inseridos em práticas de letramento, dependerá de suas experiências anteriores, por isso torna-se fundamental a sua imersão em

(3)

contextos específicos de uso da linguagem, pois os letramentos constituem algo que o sujeito ativamente faz (BARTLETT, 2007), numa realização contínua.

Embora se considerem os letramentos de forma ampla, eles passam também por práticas educacionais e formais. Hamilton (2002) apresenta a noção de letramentos dominantes, relacionados às práticas de organizações formais, como as da escola, fazendo parte dos discursos especializados da comunidade educacional, padronizados e definidos de acordo com os efeitos formais da instituição ou com as disciplinas acadêmicas. Nesse tipo de letramento, os professores controlam o acesso ao conhecimento, de acordo com as situações contextuais e objetivos educacionais. Deve-se considerar que as práticas escolares são muitas, sendo que às vezes a aprendizagem é separada do uso, distribuída em especialidades. As formas pelas quais os professores e os seus alunos interagem já se constituem em uma prática social (STREET, 1995), em que há relações de poder.

Considera-se que não é possível separar o sujeito do contexto e dos recursos envolvidos na sua aprendizagem. Assim, se alguns letramentos são legitimados por instituições, implica que outros são desvalorizados. Para Hamilton (2002), é preciso observar as relações sociais do letramento em escolas, universidades, salas de aula e outros ambientes de aprendizagem e as dimensões de poder dessas relações.

Pode-se falar, portanto, em letramentos acadêmicos, que enfatizam a leitura e a escrita, no contexto universitário, como práticas múltiplas e diversificadas, pois envolvem disciplinas que trazem características e discursos próprios, bem como relações de poder no contexto institucional e as identidades dos sujeitos envolvidos nessas práticas. Isso justifica a ideia de letramentos acadêmicos - no plural (FISCHER, 2011), isto é, o uso das linguagens de acordo com esse domínio discursivo e com os papéis assumidos por professores e alunos em suas relações com o conhecimento.

Street (1995) apresenta a noção de múltiplos letramentos, em que as pessoas realizam novos letramentos a todo momento, variando de uma comunidade para outra, de acordo com as condições socioculturais. A abordagem à luz dos Novos Estudos do Letramento entende os múltiplos letramentos da instância universitária como práticas sociais, de acordo com as áreas do conhecimento e os gêneros discursivos em que se inscrevem (OLIVEIRA, 2009). Além disso, considera que as áreas do conhecimento determinam os vários gêneros de escrita, de acordo com “o tema, o período do aluno, dentre outros fatores” (STREET, 2009, p. 91). O aluno de um Curso de Ciências Biológicas tende, assim, a assumir a identidade acadêmico-científica e pedagógica a fim de se inserir no contexto universitário. Ao tentar adequar seus Discursos às diferentes práticas acadêmicas, o aluno segue os Discursos dominantes legitimados pelos professores na instância universitária, mas precisa entender o funcionamento dos diferentes gêneros discursivos que fazem parte dessas práticas na universidade.

(4)

Na concepção de letramentos múltiplos, supõe-se que os alunos de cursos de licenciatura, precisem desenvolver seus letramentos acadêmicos, principalmente os voltados para o ensino, constituídos de práticas totalmente novas, às quais, em geral, não estão habituados, a menos que venham de cursos de formação profissional técnica na área. Assim, justifica-se uma análise voltada para letramentos ditos pedagógicos.

2.2 Práticas pedagógicas de letramento na formação de professores

Segundo Barton e Hamilton (2000), as práticas de letramento são moldadas pelas instituições sociais e relações de poder. Por isso, pode-se dizer que são integradas a práticas culturais mais amplas, ligando as atividades de leitura e escrita à estrutura social em que elas estão integradas e que ajudam a dar forma. Práticas de letramento, portanto, são “as formas culturais gerais de utilização da linguagem escrita a que as pessoas recorrem em suas vidas”, isto é, “o que as pessoas fazem com o letramento” (BARTON; HAMILTON, 2000, p. 7). As práticas de letramento envolvem valores, atitudes, sentimentos e relações sociais (STREET, 1993), por isso não são unidades observáveis concretamente, ficando implícitas nos eventos que as realizam. As regras sociais que formam as práticas de letramento regulam o uso e distribuição de textos, nas relações entre as pessoas, no interior dos grupos e comunidades.

Assim, neste trabalho, dentro do contexto de letramentos acadêmicos, interessam as práticas pedagógicas, isto é, práticas voltadas para a formação profissional de professores. Segundo Guedes-Pinto (2010), os acadêmicos de cursos de licenciatura, ao se deslocarem para a escola, percebem a complexidade do trabalho docente e as dificuldades que poderão encontrar nas suas práticas de estágio. São muitos os desafios que enfrentarão, assim, pode-se dizer esses desafios pedagógicos exigirão novos letramentos dos futuros professores na relação ensino-aprendizagem.

Essa passagem do “ser estudante” para o “ser professor” poderá revelar medos, inseguranças, receios, aprendizagens, que precisam ser vencidos na realização das práticas pedagógicas de letramento. Nesse sentido, o projeto do PIBID possibilita aos acadêmicos a inserção em práticas situadas de letramento, o que auxilia na formação dos professores, pois insere-os no contexto escolar com todos os seus desafios docentes. As práticas situadas envolvem a construção de sentidos em contextos reais (THE NEW LONDON GROUP, 1996), na imersão dos alunos em práticas significativas de letramento, com atividades de leitura e escrita em um contexto específico de situação comunicativa.

Em estudo feito com três professoras, atuantes no Ensino Fundamental e Médio da Educação Básica, Lopes (2010) constatou, a partir de uma análise de representações construídas e projetadas em ações e discursos, que existe um processo intrincado e conflituoso de construção de identidade do ser professor, revelando novos significados para

(5)

a ação docente na sociedade contemporânea. Nas falas dessas professoras, ficou evidente a necessidade de assumir uma nova competência para lidar com desafios e conflitos impostos pelas condições de trabalho no cotidiano escolar.

Bartlett (2007) apresenta a necessidade de que o sujeito precisa “parecer” (nível interpessoal) e “ser” letrado (nível intrapessoal), para poder fazer letramentos, constituindo-se num processo que nunca acaba, pois a atividade de leitura e escrita é social, na interação com letras, sílabas, palavras, textos, envolvendo trabalho de identidade interacional crítica. Dessa forma, os professores em formação precisam realizar práticas pedagógicas de letramento para se sentirem e parecerem letrados no contexto docente.

Comber (2006) destaca a necessidade de estudos sobre formação de professores, tendo em vista que muitos estão entrando na carreira, ocasionando uma mobilidade constante e uma preocupação sobre o perfil dos educadores. A autora apresenta a possibilidade de identidade do professor e de sua permanência na carreira pela sua formação voltada para os letramentos acadêmicos da área de atuação, ao que se denomina, neste trabalho, de práticas pedagógicas de letramento, objeto de análise com ênfase nas marcas linguísticas que as evidenciam.

3 METODOLOGIA

Coerentemente com a abordagem escolhida, neste trabalho, optou-se pela pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa (MARTINS, 2004), que permite identificar a relação entre a teoria e a prática pedagógica, no documento do projeto do PIBID, a partir das marcas linguísticas que apresentam indícios da preocupação com a formação dos letramentos pedagógicos dos futuros professores, nas atividades presentes em seu percurso de socialização.

Inicialmente, destaca-se que o estudo de letramentos possibilita a análise de textos numa concepção mais específica, voltada para a análise das dimensões escondidas (STREET, 2010), que emergem na escrita e que, muitas vezes ficam implícitas por meio de recursos linguísticos. A abordagem deste artigo ocupa-se das marcas linguísticas que denotam a posição de quem fala em relação ao que diz, por meio dos elementos modalizadores da linguagem e escolha de itens lexicais, na escrita dos profissionais formadores de professores, em um curso de licenciatura, na construção de um projeto que procura aliar a teoria com a prática pedagógica – o PIBID. Isso pode servir de motivação para pensar o que está escondido na formação docente dos alunos.

A modalidade do discurso, de acordo com Halliday (1985), refere-se ao valor de verdade ou credibilidade das asserções sobre o mundo, podendo indicar, por exemplo,

(6)

probabilidade, obrigação, frequência e inclinação. Para Koch (2009), a modalidade permite ao locutor marcar seu distanciamento ou seu grau de engajamento em relação ao enunciado que produz. Segundo os propósitos, a lógica da modalização pode representar verdade, obrigação, permissão, probabilidade, ou desejo. Dessa forma, o leitor percebe as pistas quanto às intenções do autor no enunciado.

Ao produzir um texto, o escritor pode manifestar, através de elementos linguísticos, sua posição em relação ao conteúdo proposicional veiculado. Nesse sentido, as relações entre escritor e proposição podem ser marcadas linguisticamente pelo uso de verbos auxiliares modais, adjetivos e advérbios, predicados cristalizados (verbo ser + adjetivo), entre outros elementos, caracterizados como modalizadores, isto é, sinalizadores do “modo como aquilo que se diz é dito” (KOCH, 1997).

Além disso, é preciso destacar as escolhas lexicais, que remetem a posições valora-tivas no discurso, pois “não existe escolha neutra” (KOCH, 2009, p. 155). Todo enunciado ocorre para cumprir determinada intenção numa situação comunicativa, em forma de um gê-nero textual, inserido numa prática de letramento, carregada de valores, ideologias e modos de ser. O produtor, valendo-se dos inúmeros recursos expressivos disponíveis na língua, realiza as suas escolhas lexicais. Conforme Koch (2009), a seleção lexical confere a possibi-lidade de usar termos estrategicamente no texto, trazendo consigo uma carga poderosa de implícitos. Assim, esse recurso visa à produção de determinados efeitos de sentido, de acor-do com a intenção e a linha argumentativa traçada pelo produtor acor-do texto ou seu grupo.

Sobral (2009, p. 84), com base em concepção dialógica do Círculo de Bakhtin, aborda a “entoação avaliativa”, em que “o sujeito sempre diz algo ao outro a partir de uma dada posição social”, resultante da situação de interação. O sujeito, portanto, é responsável pelo que diz nesse processo dialógico, o que vai resultar em uma resposta do interlocutor na produção ativa do sentido. Isso caracteriza relações extraverbais do enunciado, ou seja, mostra que o discurso traz dados implícitos, que vêm das relações entre os interlocutores na prática social.

Acredita-se que buscar esses aspectos pelas marcas linguísticas pode ser uma for-ma de trazer à evidência as práticas pedagógicas de letramento presentes no projeto do PI-BID, como apresentado a seguir.

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Opta-se, neste artigo, por realizar uma análise de “marcas linguísticas” no documento do Projeto PIBID, (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), realizado no Instituto Federal Farroupilha, campus de São Vicente do Sul, no curso de

(7)

Ciências Biológicas, em relação às práticas pedagógicas de letramento do Curso. Para tal, foram selecionadas duas categorias para análise dos dados: os modalizadores e a escolha lexical, indicativos do papel do aluno diante de novas práticas de letramento e da visão do Projeto em relação aos letramentos pedagógicos.

Os dados indicam, a partir de algumas recorrências ou especificidades nas marcas linguísticas, que há evidências de práticas pedagógicas de letramento. A recorrência na modalização pode ser verificada quando se considera a preocupação em formar um profissional “reflexivo” sobre a sua atuação em contexto, com postura “crítica” e “ética”, com formação social e cultural “ampla”, considerando os “múltiplos” saberes, com discussões “críticas” e “fundamentadas”, temas “estruturados didaticamente”, indicando que a concepção de formação profissional envolve saberes docentes que são adquiridos ao longo do Curso, nas práticas pedagógicas.

O vários adjetivos avaliativos demonstram a posição valorativa ou entoação avaliativa (SOBRAL, 2009), adotada pelos autores do projeto ao se posicionarem diante do que estão abordando. As marcas de avaliação auxiliam na produção de sentidos pelos receptores, com a valoração na formação de um profissional envolvido em práticas pedagógicas que exigem reflexão crítica sobre a ação, isto é, a relação teoria e prática, assim como o desenvolvimento de competências profissionais relativas a saberes diversificados que precisam ter um tratamento didático para o trabalho em sala de aula. Se essas marcas não estivessem presentes no enunciado, a produção de sentido certamente não seria a mesma no ato de interação social em que o Projeto PIBID está inserido.

O uso de predicados cristalizados no eixo da obrigação (KOCH, 2009) marca o discurso, como se percebe em “é necessário” repensar o processo de formação e “considera-se fundamental” a construção de saberes e práticas na formação de professores, indicando a intenção de frisar, no Projeto, a necessidade de ações que introduzam o professor em formação nas práticas da escola de Educação Básica, para que seus letramentos pedagógicos sejam melhor desenvolvidos ao longo do curso.

Reitera-se a preocupação com a relação teoria e prática na formação de professores, como se pode verificar na modalização da forma verbal “deve” em “deve ser contemplada a relação entre a teoria e a prática desde o início do curso”. Ao usar o verbo “dever”, o autor exprime seu ponto de vista de que um curso de licenciatura precisa ser concebido com essa característica, ou seja, as marcas linguísticas são usadas em função das intenções do sujeito, que traz suas ideologias e processa escolhas que norteiam a modalização do discurso. Para reforçar isso, percebe-se a marcação temática nas escolhas lexicais “realimentação” e “indissociabilidade” na relação teoria e prática. Novamente, fica evidente a necessidade de práticas de letramento ao longo do curso, enfatizadas pelo uso de termos que trazem prefixos significativos ligados a radicais valorativos como “re” (repetição) em

(8)

relação à alimentação (fomento); “in” (negação) em relação à ideia de solúvel (que se dissolve, deixa de existir). A escolha desses termos denota uma relação positiva entre teoria e prática, pois mostra que os novos referenciais curriculares para formação de professores transformam uma formação fragmentada e desconectada em uma formação articulada e integrada em relação à teoria e prática, marcando a posição do autor, motivada pelo jogo de produção de sentido e do reconhecimento das intenções do sujeito em relação às práticas pedagógicas de letramento.

Quando são apresentadas as ações pedagógicas dos alunos participantes do PIBID, encontram-se alguns termos que denotam um forte apelo lexical para enfatizar as práticas de letramento a que os professores em formação ficam expostos. Como exemplo disso, destacamos os termos “potencialidades”, “características” e “desafios” presentes na comunidade, demonstrando que é preciso olhar para as peculiaridades do contexto a fim de construir situações de aprendizagens significativas, atendendo aos interesses da escola básica. Isso reforça a questão de práticas situadas (THE NEW LONDON GROUP, 1996; GEE, 2006), engajadas no contexto de interação.

Existe uma intenção de enfatizar a interdisciplinaridade no curso de formação de professores, como sinalizam os termos “inter-relações” entre teoria e prática, “contextualização” dos currículos e “enfrentamento interdisciplinar”. Essas escolhas lexicais evidenciam novamente a questão de diálogo entre as disciplinas teóricas do curso e a prática pedagógica, isto é, a preocupação em manter um vínculo contínuo entre as disciplinas que compõem a base curricular do curso, a fim de formar professores preparados, com conhecimentos científicos especializados, bem como com saberes práticos, relacionados à situação docente.

Os resultados parecem apontar para uma necessidade de expor, por meio das marcas linguísticas, a ênfase do autor do projeto naquilo que é mais relevante para o andamento do mesmo e para os resultados na formação oferecida pelo curso de Ciências Biológicas, com habilitação para a docência. Segundo essas marcas, há indícios de que é preciso destacar quem é esse autor-sujeito, um professor com formação em Biologia, doutor na área. Provavelmente por isso, exista, no texto do projeto, uma preocupação com a teoria e a prática, pois há uma modulação do dizer a partir de posições ocupadas socialmente.

5 CONCLUSÕES

Sabe-se que a intencionalidade de um texto pode ser depreendida pela seleção de vocábulos nele empregados, de pistas textuais nele contidas. Logo, ao proceder a análise do documento que formata o projeto do PIBID em um curso de formação de professores em Ciências e Biologia, verifica-se que o estudo das marcas linguísticas, constituídas por

(9)

modalizadores e outras escolhas lexicais significativas, demonstrou uma preocupação em vincular os estudos teóricos das diversas disciplinas do Curso com a prática profissional da docência. Dessa forma, as ações do projeto, tanto na Instituição Formadora como na Escola de Aplicação priorizam a inserção dos professores em formação nas práticas pedagógicas de letramento, mostrando que a forma de se tornar professor passa pela prática docente.

Logo, este trabalho corrobora estudos que vêm sendo realizados acerca de práticas de letramentos em que se verifica a necessidade de vivenciar os valores, crenças e atitudes do contexto de atuação, para melhor desempenho de letramentos naquele domínio discursivo. Os professores em formação precisam conhecer o seu âmbito de atuação profissional, para incorporar linguagens e modos de comportamento dos contextos docentes.

As implicações teóricas dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1995; LEA; STREET, 2006; GEE, 1999) mostram que os letramentos se inscrevem em práticas sociais e as aprendizagens tornam-se mais significativas quando os sujeitos participam dessa interação dialógica (BAKHTIN, 2000), assumindo representações do “ser professor” nos contextos reais e situados. Pode-se argumentar que é preciso preparar o professor para ser o orientador da aprendizagem de um determinado grupo de alunos, envolvidos em determinadas relações de poder, num dado momento e num espaço específico.

As evidências da relação teoria e prática no projeto aqui analisado podem ser indicativos de que essa preocupação dos autores do projeto está presente em outras atividades do Curso de Ciências Biológicas, não só no PIBID, pois muitos alunos do Curso não participam dessa ação específica e precisam também estar inseridos nas práticas pedagógicas de letramento, de acordo com sua área de formação. Isso oferece possibilidade de novos estudos, enfocando outros objetos de análise tanto no PIBID como nas demais propostas dos cursos de licenciatura.

6 REFERÊNCIAS

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: M. Bakhtin. A estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, p.277-326, 2000.

BARTLETT, L. To seem and to feel: situated identies and literacy practices. Teachers

College Record. Columbia University, v. 109, n. 1, p. 51-69, january 2007.

BARTON, D.; HAMILTON, M. Literacy pratices. In: BARTON, D. et. al. Situated literacies: reading and writing in context. London: Routledge, 2000. p. 7-15.

COMBER, B. Pedagogy as work: educating the next generation of literacy teachers. Pedagogy. London, v.1, n.1, p. 59-67, 2006

FISCHER, A. Perspectivas sobre letramento(s) no ensino superior: objetos de estudo em pesquisas acadêmicas. Atos de Pesquisa em Educação – PPGE/ME FURB v. 6, p. 79-93, jan./abr. 2011

(10)

______. O gênero resumo no curso de Letras - eventos de letramento em discussão In: 4º SIGET - Simpósio internacional de estudos de gêneros textuais, 2007, Tubarão. Anais 4º

Simpósio internacional de estudos de gêneros textuais. Tubarão: Universidade do Sul

de Santa Catarina, 2007. p.442 – 454

GEE, J. P. Social linguistics and literacies: ideology in Discourses. 2. ed. London/Philadelphia: The Farmer Press, 1999.

GUEDES-PINTO, A. L. Usos de práticas de escrita na formação inicial de professores: interfaces possíveis com os estudos de letramento. In: SERRANI, S. (Org.). Letramento,

discurso e trabalho docente. Vinhedo: Editora Horizonte, 2010, p. 129-142.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward, Arnold Publishers, 1985.

HAMILTON, M. Sustainable literacies and the ecology of lifelong learning, In:Supporting lifelong learning. Routledge / Open University, Buckingham and London, 2002. p. 176-187.

KOCH, I. G. V. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1997 _____ Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 2009.

LEA, M. R.; STREET, B. Student Writing in higher education: an academic literacies approach. In: Studies in Higher Education. London, v. 23, n. 2, p. 157-16, June, 1998. LOPES, Maria A. P. T. Efeitos discursivos e praxiológicos na constituição do ethos do professor de língua materna. In: MACHADO, I. L.; MELLO, R. Análises do discurso hoje. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. v. 3.

MARTINS, H. H. T. de S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, vol. 3, 30. São Paulo: jul/dez, 2004, p. 289-299.

OLIVEIRA, E. F. Letramento acadêmico: principais abordagens sobre a escrita dos alunos no ensino superior. Anais do II Encontro Memorial do Instituto de Ciências Humanas e

Sociais: Nossas Letras na História da Educação. Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro

Preto: Ed. da UFOP, 2009.

SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.

STREET, B. V. Revista Língua Escrita, número 7, jul./dez. 2009. Entrevista concedida a Gilcinei Teodoro Carvalho e Marildes Marinho. Tradução Gilcinei Teodoro Carvalho. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br> Acesso em 24/01/12.

______. What’s “new” in New Litaracy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, Teachers College, Columbia Univesity, vol. 5 (2), p. 77-91, 2003. Disponível em: <http://www.tc.columbia.edu> Acesso em 10/06/2011.

STREET, B. Dimensões "Escondidas" na Escrita de Artigos Acadêmicos. Tradução de Armando Silveiro e Adriana Fischer. Perspectiva: Revista do Centro de Ciências da Educação – UFSC, Florianópolis, v. 8 n.2, jul./dez. 2010.

______. Social Literacies. Critical Approaches to Literacy in Development, Ethnography

and Education. Harow: Pearson, 1995.

_____. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1988. THE NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review, 1996, p. 60-92

Referências

Documentos relacionados

A pneumonia eosinofílica crónica idiopática (PECI) é uma entidade clínica rara, caracte- rizada por infiltração alveolar e intersticial de eosinófilos, de etiologia desconhecida,

(1985) concluíram que caprinos brancos são mais adaptados às condições do semiárido do Brasil que os pretos; no entanto, entre os ovinos da raça Santa Inês,

O sistema de esgotamento sanitário de Monte Alegre do Sul conta com 65% de cobertura das ligações existentes de água com rede coletora de esgoto e não possui estação de

A primeira sequência foi desenvolvida com o intuito de produzir meios de cultura alternativos com menor custo e com acessibilidade aos materiais, um dos principais

I – formular e zelar pelo cumprimento das normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica;.. II –

14h30 Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito | Hall 15h00 Jornada do Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho - Prova da Vaca | Manga

As opiniões aqui expressas, no que diz respeito à compra, venda ou detenção de valores mobiliários, ou com relação à ponderação de tais valores mobiliários numa carteira real

A elaboração do presente trabalho acadêmico tem como objetivo analisar e demonstrar a importância das Cooperativas de Crédito para o desenvolvimento econômico e