• Nenhum resultado encontrado

Olá, Abraços, Turma do Planeta Azul

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Olá, Abraços, Turma do Planeta Azul"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

Olá,

O tema desta edição é SUSTENTABILIDADE, dessa forma, abordaremos o assunto incluindo sugestões de atividades e ações sustentáveis, definindo com os alunos a capacidade do ser humano de interagir com o mundo, sem que isso comprometa o meio ambiente e preservação dos recursos naturais.

Por isso, nesta edição consideramos às histórias: “A Natureza Agradece”, “O Planeta

Agradece”, “Casinha Sustentável” , “Reaproveitando os Materiais” e “Carona Amiga”, como histórias relacionadas. As quais podemos refletir os seguintes valores: comprometimento, responsabilidade social, cooperação e amizade.

As histórias: “Linda Amizade”, “Cuidando do Professor” e “Saudades...”, também são histórias relacionadas, que nos permite refletir sobre os valores:

Amizade, compreensão, honestidade, perdão, companheirismo, respeito e amor.

Na história: “Atento ao Agradecer”, refletiremos sobre: Fraternidade, honestidade,

humildade e gratidão.

Dentre as histórias desta edição, teremos a oportunidade de aplicar os Temas Transversais: Ética, saúde, meio ambiente e pluralidade cultural. E também podemos realizar as seguintes atividades permanentes: pensamento da semana, livro de aprendizagem, músicas do projeto e ikebana. Apresentamos em seguida, algumas sugestões de atividades, que podem ser adaptadas de acordo com o momento ou possibilidades de cada ocasião. Abraços,

Turma do Planeta Azul

(3)

Histórias relacionadas:

“A Natureza Agradece”, “O Planeta Agradece”, “Casinha Sustentável”, Reaproveitando os Materiais” e “Carona Amiga”.

Educação Infantil e Ensino Fundamental

• Ao refletir sobre o pensamento da semana, vamos imaginar: Quais são os benefícios da Grande Natureza? Posteriormente: o que podemos fazer para melhorar e para contribuir com a preservação da natureza? Conversar também, sobre a “Casinha Sutentável” construída para os alunos bricarem. Estabelecidas as ações, colocaremos em prática, na escola, em casa e na sociedade. Observando nossas atitudes e de outras pessoas também, vamos compartilhando as experiências.

Abelhuda estava atenta na história “O Planeta Agradece”. Desenvolvendo a habilidade de compreensão, observação e comunicação, vamos trabalhar com músicas do projeto, ensaiando um coro, com a música: “Por um Mundo Melhor”.

• Vamos produzir sacolinhas de lixo, para colocarem nos carros dos pais ou familiares. Assim como Cascudão mostra a sacolinha nesta história, podemos utilizar embalagens vazias de saco de arroz ou feijão, para confeccionar as sacolinhas. Sacolinhas coloridas, as quais os alunos farão os retoques finais, bem como decoração. Podendo utilizar: sobras de tecidos, cola colorida, tintas, brilhos, etc.

Na história “Reaproveitando o Materiais”, temos lixeiras recicláveis, sem a denominação. Conversando com os alunos, vamos identificar, quem sabe qual material podemos jogar na lixeira azul? E assim por diante, o significado de cada uma, enfatizando a importância na separação do lixo.

Na história “Carona Amiga”, Flora e sua mãe, receberam o agradecimento pela carona. Vamos colocar em prática a Campanha do Obrigado. Imprima a tabela através do site: www.planetaazul.com.br > atividades permanentes > campanha do obrigado. Acompanhe os objetivos e finalidade da campanha. Após conclusão, vamos propor uma comemoração com toda a sala. Lembrando sempre de fazer os registros no Livro da Aprendizagem.

(4)

• Vamos estimular a sociabilidade e o ato de servir, através de uma atividade coletiva, envolvendo, alunos, pais, professores... Como você faz para chegar na escola? Os carros poluem o ar? Como ocorre este processo de poluição? Como melhorar? Meios de transporte? Tipos de combustíveis? Que tal prepararmos um espaço no mural da escola para deixarmos comentários, dizendo em que bairro você mora? Informando sobre a disponibilidade de combinar carona com outros pais, dias, horários e etc.

Também podemos exercitar a atenção dos alunos ao saírem com os pais: para ir à padaria, por exemplo, utilizam o carro? Vamos fazer uma caminhada e diminuir o número de carro nas ruas? Ao sair para um mesmo destino ou local próximo, vamos combinar carona com amigos e vizinhos?

• Aproveitaremos a oportunidade, para enfatizar aos alunos, o motivo pelo qual a Dona Zumbida pegou carona com a Flora e sua mãe, pois são amigas de confiança e etc. Prevenir e orientar as crianças, que não devemos aceitar carona de pessoas estranhas ou mesmo com conhecidos, somente com a autorização dos pais e demais cuidados que abordam este alerta.

Sugestões para PENSAMENTOS DA SEMANA

“Nada poderia existir no Universo sem os benefícios da Grande Natureza...” Mokiti Okada

(5)

Histórias relacionadas:

“Linda Amizade”, “Cuidando do Professor” e “Saudades...”

Educação Infantil e Ensino Fundamental

Através da história “Saudades...”, podemos trabalhar com os sentimentos, sabemos que isso envolve delicadeza e percepção. Vamos desenvolver a iniciativa dos alunos com as “Gavetas dos Sentimentos”. Os alunos reconhecem o que sentem e manifestam emoções guardadas, que não puderam demonstrar em nenhuma ocasião. Elas guardam, simbolicamente, fora de si, fatos importantes e marcantes. Providencie um miniarmário com três gavetas, cada uma com um sentimento (alegria, tristeza e saudade). Deve partir da criança a iniciativa de desenhar ou escrever sobre fatos que provocaram esses sentimentos, caso tenham necessidade. Vamos planejar essa atividade, respeitando sempre a intimidade da criança, momento em que o aluno escreve ou desenha, sente-se mais aliviado e seguro.

• Nesta história, o Dourado sugere um bom passeio, trazendo de volta a felicidade à sua mãe. Cuido dela, assim como os alunos cuidaram do Mestre Coruja, na história “Cuidando do Professor”. Após leitura do pensamento da semana, vamos refletir: O que podemos fazer para deixar nosso próximo feliz? Todos compartilham experiências. Um outro meio de também trazer a felicidade à alguém é através das flores, que representam a expressão máxima de beleza da natureza. Dessa forma, aproveitando o mês de maio (mês das mães), montaremos pequenas Ikebanas, para presenteá-las. • Vamos oferecer ao aluno o direito e a oportunidade de ser ouvido e compreendido,

distribuir um recorte de coração (sulfite ou cartolina, dobrado ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura.

Os alunos deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. O que quer para o seu coração? Quer que seu coração esteja cheio de...? Fazer a colagem e apresentar ao grupo. O meu coração está cheio de… No final, o professor conduz os alunos a trocarem os corações, entregando o seu coração a outro. Fazer a troca de cartões com música apropriada, sugestões: Coração de Estudante, Canção da América e músicas do Projeto Planeta Azul.

(6)

• Após observações, vamos refletir sobre reconciliação, perdoar e ser perdoado. Em certos momentos, falhamos de alguma forma, porém corrigir este erro, sempre será o melhor caminho. Para ilustrar, sentaremos em roda, o professor mostrará um fino barbante, de 30cm aproximadamente. Pedirá que os alunos passem o barbante de mão em mão, chama-se atenção para segurá-lo com cuidado para não arrebentar.Em seguida, com o barbante em mãos, o professor diz que, quando estamos chateados com alguém, pai, mãe, amigos... Acabamos, às vezes sem querer, rompendo a amizade.

Neste momento, o professor arrebenta o barbante, simbolizando o rompimento da amizade. Ao interrompermos a comunicação com o próximo, tudo fica mais difícil, pois nos sentimos culpados por romper os elos de um relacionamento. Coloca-se música instrumental, para lembrarmos em pensamento, alguém que gostaríamos de pedir desculpas... Em seguida, o professor diz que, após esse momento de satisfação, em que foi realizado o perdão (dar um nó nas pontas do barbante, que ficará mais curto) o elo fica mais curto, essa redução de tamanho, representa a sensação que sentimos quando perdoamos e somos perdoados, ou seja, ocorre um estreitamento dos laços, ficamos mais próximos, diminuindo a distância “entre mim e o outro”.

• A história “Linda Amizade” nos ensina também, que devemos respeitar às regras de convívio social. Quem já ouviu falar sobre isso? O que ouviu? O que acha? Vamos enfatizar o assunto, fazendo uma passeio à biblioteca da escola, pesquisaremos sobre o assunto: regras de convívio social, conduta, direitos e deveres, etc. Encontraremos muitos livros? Poucos? Nenhum? O que podemos fazer? Como praticar estas regras? Refletir sobre o assunto.

Sugestões para PENSAMENTOS DA SEMANA

“(...) Pratiquemos o maior número possível de boas ações, pensemos em dar alegria às outras pessoas...”

Mokiti Okada

"Seja flexível para conquistar, é uma regra de ouro." Mokiti Okada

(7)

História:

“Atento ao Agradecer” Ensino Infantil

• Favorecendo o também o desenvolvimento cognitivo, através da história, vamos refletir diferentes maneiras e oportunidades que temos em nosso dia-a-dia, para servir ou ajudar às pessoas. Para elucidar, vamos representar a história com os alunos do infantil, ou representar novas experiências e para isso, confeccionaremos máscaras com prato de papel descartável, papel crepom, pincel, tinta, etc. Faremos máscaras dos personagens, para encenarmos juntos.

• Atendendo à importância do tema, vamos ensinar e cantar com os alunos a música “Canção do Obrigado”, disponível no site do projeto.

Ensino Fundamental

• Após reforçar os valores que a história nos possibilita refletir, vamos exercitar nossa capacidade de expressão verbal através do “Telegrama Especial”. Escolhe-se uma palavra, que norteará a atividade, por exemplo: AMOR, COMPANHEIRISMO, SERVIR, GRATIDÃO... Seguindo como exemplo a palavra “GRATIDÃO”:

Cada letra dessa palavra será, na ordem, a inicial das palavras de um telegrama que todos os alunos devem redigir.

Assim, com a palavra GRATIDÃO, pode-se, por exemplo, formar o seguinte telegrama: “Glória Respeita à todos com Amor, gosta de ajudar o próximo e assim sua Tabela da campanha, Indica mais de Dez Anotações de Obrigado por dia.” Ao final, os alunos trocarão os telegramas para ler em voz alta, um de cada vez e irão se divertir com as mais diferentes frases. Na próxima vez, o professor poderá indicar o tema do telegrama: convite, felicitação, anúncio de formatura, etc. Aprimorando o aprendizado.

• Favorecendo o desenvolvimento cognitivo, através da história, vamos refletir diferentes maneiras e oportunidades que temos em nosso dia-a-dia, para servir ou ajudar às pessoas. Entregar uma folha com alguns balões de pensamentos, vazios. Sempre pensamos algo que gostaríamos de fazer à alguém ou um carinho que

(8)

Educação Infantil e Ensino Fundamental

• Vamos estimular a sociabilidade e respeito mútuo, através de uma atividade coletiva, confeccionando um lindo porta retrato, com materiais recicláveis, como caixinha de leite, por exemplo e flores de papel colorido. Preencher toda a borda do porta retrato, com as flores. Podemos aproveitar a oportunidade, para presentear as mães, incentivando também a Campanha do Obrigado, Livro de Aprendizagem e Pensamento da Semana.

Sugestões para PENSAMENTOS DA SEMANA

“A nobreza do homem está em sentir gratidão...” Mokiti Okada

Fundação Mokiti Okada

Rua: Morgado de Matheus, 77

Vila Mariana São Paulo – SP 04015-050 www.fmo.org.br www.planetaazul.com.br http://www.facebook.com/projetoplanetaazul Coordenação Geral Miguel Ângelo Lopes Coordenação Pedagógica Carla Rosa Rocha

Telefone: (11) 5087-5098

Referências

Documentos relacionados

Atualmente o predomínio dessas linguagens verbais e não verbais, ancorados nos gêneros, faz necessário introduzir o gênero capa de revista nas aulas de Língua Portuguesa, pois,

Você está sendo convidado para participar do projeto de pesquisa intitulada “NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, OBESIDADE ABDOMINAL E FATORES ASSOCIADOS EM POLICIAIS MILITARES DE

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

Como eles não são caracteres que possam ser impressos normalmente com a função print(), então utilizamos alguns comandos simples para utilizá-los em modo texto 2.. Outros

titular ou seu suplente Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e. Educação

Essas finalidades abrangem desde o georreferenciamento de áreas de coleta de sementes para aquisição de informações para um banco de dados geográficos (BDG), até o

A partir de pesquisa bibliográfica e observação de campo, realizada de maneira descontínua desde 1998, o texto sugere que o processo de mediatização se articula

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de