• Nenhum resultado encontrado

A diáspora dos pescadores Avieiros

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A diáspora dos pescadores Avieiros"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Editor: Instituto Politécnico de Santarém Coordenação: Gabinete coordenador do projecto

Ano 5; N.º 215; Periodicidade média semanal; ISSN:2182-5297; [N.41]

FOLHA INFORMATIVA Nº48-2012

A diáspora dos pescadores Avieiros

Rancho Folclórico Os Pescadores de Newark – América do Norte

Foi com grande emoção que ao abrirmos a página Avieiros do Tejo no Facebook deparámos com a seguinte mensagem:

Publicações recentes de outras pessoas

Joao Marecos Ferreira

Este Rancho é uma memória viva em terras do Tio Sam das raízes Avieiras. Que isto sirva de incentivo cultural para outros emigrantes noutros países. Bem Hajam

Entrar em contacto directo com o autor da mensagem foi o próximo passo. E logo se concertou uma forma de futura colaboração na divulgação de ambos os Projectos por nós abraçados.

(2)

História do Projecto Os Pescadores de Newark

Tudo se inicia com um casal, Dina Guerra e Luís Henriques, tendo ela origem na aldeia piscatória Avieira de Escaroupim, ambos ligados por laços familiares ao passado Avieiros. Sobre os antepassados deste casal unicamente sabemos que os pais da Dina Guerra residem em Salvaterra de Magos e que ambos foram muito activos em ranchos locais, inclusive no rancho dos pescadores do Escaroupim, ou representativo dessa aldeia.

(3)

Este casal procurou escapar ao destino de trabalho árduo, tal como quase todos os filhos dos pescadores Avieiros, e buscaram outros caminhos para as suas vidas emigrando há cerca de 8 a 10 anos para os Estados Unidos da América, na costa Leste, tendo ido viver para o seio da comunidade Portuguesa de Newark, a cidade mais populosa do estado de Nova Jérsia.

Como todos os recém-chegados, procuraram familiares e amigos já residentes e o apoio dos clubes locais, mais propriamente a Casa do Ribatejo de Newark. Após o nascimento do rancho local, em 17 Abril de 2005, tornaram-se membros activos e contribuíram muito para o seu desenvolvimento e sucesso.

Com um passado muito activo no folclore do grupo dos Avieiros da terra natal, ligada a estes costumes e tradições, a Dina Guerra foi nomeada ensaiadora do rancho, tendo conquistado logo de início todos os aficionados com o encanto das danças a que estava acostumada e depressa as introduziu no repertório do rancho existente.

Como se sabe o Ribatejo não tem só pescadores e depressa surgiram conflitos e discordâncias, com outros membros ribatejanos que também queriam ver as suas zonas representadas, para além das habituais disputas pela liderança. No mandato de 2010-2011, estando então a Direcção do Rancho sob a presidência de João Marecos Ferreira, quer a Dina quer o marido já não faziam parte do mesmo, apenas o filho mais novo dançava no Rancho Infantil mas também ele acabou por sair.

Só que o bichinho do folclore borbotava no sangue da Dina e em finais de 2010, movida por amigos e pela sua garra e perseverança, iniciou alguns ensaios unicamente com representatividade Avieira, recriando o folclore da sua juventude, com a particularidade de não interferir com a representação e repertório do outro grupo ribatejano.

(4)

Assim, em 9 Abril de 2011, é inaugurado com grande sucesso o Rancho “Os Pescadores” com representação da cultura Avieira, desde os trajes (confeccionados pela Dina Guerra e por uma costureira local sob sua orientação) aos tamancos/socas (encomendados no fornecedor dos pescadores da sua terra) tudo tinha o toque do folclore das gentes do Escaroupim. Com os seus trajes coloridos e danças alegres depressa conquistaram todos pela diferença e originalidade, numa comunidade onde a quase totalidade do folclore é de origem minhota.

Com pouco mais de um ano de actividade, repleto de actuações, o Rancho sofreu uma grande perda em finais de Junho 2012 - além dos habituais entra e sai de elementos -, pois foi

(5)

diagnosticado cancro no fígado à directora/ensaiadora/ e fundadora Dina Guerra, comprometendo em muito o seu estado de saúde e o futuro deste seu projecto.

Dina Guerra solicitou entretanto a João Marecos Ferreira que dirija e que passe a orientar o Rancho, devido à sua impossibilidade, tarefa que desde logo este aceitou. No entanto, com a falta de informação da origem do Rancho e com a tendência, natural, de cada um querer fazer à sua maneira, este viu-se na necessidade de fazer algumas pesquisas na net para interiorizar os costumes e tradições Avieiras, o que o fez regressar aos tempos de menino onde o seu pai, viciado na caça e na pesca e residente no Cartaxo, sempre teve, ao longo dos anos, vários barcos e o fazia passar os fins-de-semana de verão à pesca da fataça no rio Tejo.

As recordações levaram-no então, com o decorrer da pesquisa, a aperceber-se da cultura Avieira local e da aldeia Avieira da Casa Branca, na margem do Tejo oposta ao Escaroupim, onde ia de barco com alguma frequência.

Recordava-se das casas de madeira em estacas, da manutenção das redes e dos materiais de pesca, e das deliciosas caldeiradas feitas no lume de lenha, além da faina piscatória e da construção e manutenção dos barcos. Foram memórias muito úteis para manter o valor e a representatividade da cultura Avieira naquele cantinho do mundo.

(6)

Em síntese, o Rancho “Os Pescadores” de Newark, Nova Jérsia, representa as gentes, as danças, as músicas e os cantares de uma das aldeias Avieiras das margens do rio Tejo: a aldeia de Escaroupim, em Salvaterra de Magos, no distrito de Santarém.

Cartaz festivo da “Festa do Pescador”. Repare-se na composição da ementa, que inclui o indispensável vinho tinto de “Rama de Salgueiro”

O Rancho “Os Pescadores”, de espírito muito festivo, conta com cerca de 35 elementos, cerca de 20 músicas e coreografias, e veste trajes coloridos. Neste momento existe um rancho adulto completo e encontram-se empenhados em desenvolver o grupo infantil.

(7)
(8)
(9)
(10)
(11)
(12)

A Dina Guerra não resistiu à doença, apesar de todos os apoios prestados quer pelos médicos quer pelos amigos, e faleceu prematuramente em 07 Setembro 2012, com apenas 41 anos. A ela o nosso bem-haja por tudo o que fez e pelo valioso legado que deixa…

Lurdes Véstia Assessora do Gabinete da Cultura Avieira / IPS

Toda a informação considerada essencial está divulgada na página Facebook do Rancho “Os Pescadores”, que pode ser vista em

https://www.facebook.com/RF.osPescadores/info

Referências

Documentos relacionados

O sistema verifica se todos foram fornecidos e em seguida mostra uma mensagem de confirmação..

Com o objetivo de avaliar a eficácia das plantas, (Momordica charantia) melão de são caetano, (Operculina hamiltonii) batata de purga e (Curcubita pepo L)semente de jerimum e

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

mandar para Eretz,para os chaverim da Aliat-Hancar de Bror Chail, Além do dinheiro da Kupa, vancs fazer trabalhos manuais para vender, e mais fâãcilmente comprar o presente,.

o estatuto de arte, não de obra paradidática, [...] um espaço textual pluris- significativo do ser humano diante do mundo.” (CECCANTINI, 2004, p. Nessa senda, a literatura destinada

Atualmente o predomínio dessas linguagens verbais e não verbais, ancorados nos gêneros, faz necessário introduzir o gênero capa de revista nas aulas de Língua Portuguesa, pois,

A CEF dispõe de um sistema de avaliação de risco de crédito (SIRIC), alimentado basicamente pelas informações desse balanço perguntado e a questão levantada pelos gerentes

A pesquisa que realizou dentro e fora da escola desagrega e analisa as dife- rentes questões da política parental: categorização dos pais por políticas e profissões, racionalidade