• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

PLANO DE ENSINO

Atividade Acadêmica Remota Emergencial (AARE) – Resolução nº 25/2020 do Conselho de Graduação

Instituto de Ciências Agrárias

Colegiado do curso de Engenharia Ambiental

1. IDENTIFICAÇÃO

COMPONENTE CURRICULAR: Avaliação de Impactos Ambientais UNIDADE OFERTANTE: ICIAG

CÓDIGO: GET044 PERÍODO/SÉRIE: 7º TURMA: Única

CARGA HORÁRIA NATUREZA

TEÓRICA: 30 PRÁTICA: 30 TOTAL: 60 OBRIGATÓRIA: (x) OPTATIVA: ( )

PROFESSORA: Anne Caroline Malvestio Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG) Bloco 1CCG - Campus Glória / Sala 311 Email: anne.malvestio@ufu.br Tel: (34) 2512-6736

ANO/SEMESTRE: 2020 / 1

2. OBJETIVO

Oferecer ao aluno os conhecimentos aplicados de como realizar a avaliação de impactos ambientais. Atualizar os alunos a respeito de programas nacionais e internacionais em relação os impactos gerados pela sociedade moderna. Estudar as principais metodologias de avaliação de impactos ambientais e proporcionar uma avaliação crítica dos procedimentos adotados em estudos de casos. Relacionar os impactos socioeconômicos decorrentes de atividades industriais, urbanas e rurais em regiões de ocorrências. Informar ao aluno o campo de atuação do engenheiro ambiental em estudos e tomada de decisão em estudos de impactos ambientais.

3. JUSTIFICATIVA

A Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é um instrumento de política ambiental estabelecida pela Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) que tem a finalidade de compatibilizar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. No Brasil, sua utilização está intimamente associada ao licenciamento, sendo a AIA suporte para a emissão das licenças ambientais. A função da AIA é identificar, prever, avaliar e mitigar os efeitos relevantes de atividades ou projetos de desenvolvimento, antes que decisões importantes sejam tomadas. Envolve conhecimentos multidisciplinares para a proposição de alternativas mais viáveis do ponto de vista ambiental. A AIA é um dos principais campos de atuação do engenheiro ambiental.

(2)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

4. EMENTA

Conceitos fundamentais. Documentos para licenciamento ambiental. Evolução das metodologias de Avaliação de Impactos Ambientais. Metodologias para identificação. Descrição, qualificação e quantificação de impactos ambientais. Aplicação das técnicas de avaliação de impactos ambientais em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

5. PROGRAMA Conteúdo Teórico 1. Introdução

1.1. Instrumentos de política ambiental

1.2. Histórico e evolução da Avaliação de Impactos Ambientais 1.3. Legislação regulamentadora

1.4. Quadro institucional 2. Impactos ambientais 2.1. Conceitos básicos 2.2. Tipos de impactos

3. Processo de Avaliação de Impacto Ambiental 3.1. Conceitos básicos

3.2. Funções e objetivos

3.3. Etapas da Avaliação de Impacto Ambiental

3.4. Equívocos e problemas na Avaliação de Impactos Ambientais 4. Estudos de impacto ambiental

4.1. Estudo de Impacto Ambiental

4.1.1. Componentes do Estudo de Impacto Ambiental 4.2. Relatório de Impacto Ambiental

4.3. Relatório de Controle Ambiental

4.4. Outros estudos de impactos ambientais 5. Métodos de Avaliação de Impactos Ambientais 5.1. Métodos “ad hoc”

5.2. Listagem de impactos 5.3. Matrizes de interação 5.4. Redes de interação 5.5. Superposição de cartas 5.6. Modelos de simulação

5.7. Outros métodos de identificação, previsão e avaliação da importância de impactos 6. Participação

6.1. Formas de participação 6.2. Audiências Públicas

7. Riscos ambientais, prevenção e combate a incêndios e desastres ambientais 7.1. Prevenção e combate a incêndios

7.2. Tipos de riscos ambientais

7.3. Estudo de análise de riscos ambientais 7.4. Ferramentas para análise de risco

7.5. Análise de riscos aplicados a prevenção de desastres ambientais - gerenciamento do risco e atendimento a emergências

(3)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

8. Avaliação Ambiental Estratégica 8.1. Princípios gerais

8.2. Etapas da Avaliação Ambiental Estratégica 8.3. Avaliação Ambiental Estratégica no Brasil Conteúdo Prático

1. Estudos de casos

2. Métodos e procedimentos de avaliação dos impactos 3. Formas de obtenção de dados de avaliação

4. Elaboração de estudos de impactos ambientais

6. METODOLOGIA

Como métodos de ensino-aprendizagem serão usados: videoaulas, leituras de artigos científicos e trechos de livros, produção de texto, resolução de questões (por exemplo, do tipo múltipla-escolha e dissertativas), avaliação de estudos ambientais e elaboração de pareceres técnicos. As aulas práticas envolverão a aplicação dos conceitos e métodos de Avaliação de Impacto Ambiental e estudos de caso.

Informações de acordo com a Resolução nº 25/2020 do Conselho de Graduação: a) Carga-horária de atividades síncronas: 37,5 horas (62,5% da carga-horária);

Horários das atividades síncronas: terças-feiras, entre 14h às 16h50;

TDIC que será utilizada: plataforma Webconferência da RNP (as atividades síncronas não serão gravadas).

b) Carga-horária de atividades assíncronas: 22,5 horas (37,5% da carga-horária);

TDIC que serão utilizadas: plataforma Moodle UFU; todos os materiais e instruções para as atividades serão disponibilizados na página da disciplina no Moodle;

Endereço web de localização dos arquivos: https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=7295, curso GET044 (Remoto) Avaliação de Impactos Ambientais.

c) Carga-horária prática: 30 horas;

Descrição da realização: estudos de caso (a partir do estudo de artigos, vídeos e estudos ambientais) e realização de atividades de aplicação de etapas e métodos da Avaliação de Impactos Ambientais em caso hipotético;

Recursos que deverão ser utilizados: estudos ambientais publicamente acessíveis nas plataformas federal e estaduais de Licenciamento Ambiental, por exemplo, o banco de Estudos de Impactos Ambientais do IBAMA (http://licenciamento.ibama.gov.br/) e o Sistema Integrado de

(4)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Informação Ambiental do estado de Minas Gerais (http://www.siam.mg.gov.br/siam/login.jsp); acesso ao Moodle UFU; computador ou celular com conexão com a internet que possibilite o acesso ao material da disciplina e estudos ambientais, a edição de texto, a realização de webconferências usando microfone e webcam e a gravação de áudio.

d) Como e onde os discentes terão acesso às referências bibliográficas e ao material de apoio: via Moodle;

Material de apoio a ser utilizado: videoaulas, trechos de livros, artigos científicos, vídeos e estudos ambientais a serem disponibilizados via Moodle (diretamente armazenados no Moodle ou com link de acesso disponível no Moodle).

7. AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina será do tipo formativa e consistirá na aplicação de sete atividades, conforme descrito a seguir.

Informações de acordo com a Resolução nº 25/2020 do Conselho de Graduação: a) Datas, horários e pontuação a ser distribuída em cada uma das atividades:

- Atividade Avaliativa 1 - Impactos ambientais (AA1); entrega inicial: até 14/03/21, às 23h59; entrega final: até 21/03/21, às 23h59; pontuação: 10% da nota final.

- Atividade Avaliativa 2 – Triagem e escopo (AA2); entrega: até 11/04/21, às 23h59; pontuação: 15% da nota final.

- Atividade Avaliativa 3 – Métodos de AIA (AA3); entrega: até 25/04/21, às 23h59; debate: 27/04/21, às 14h; pontuação: 20% da nota final.

- Atividade Avaliativa 4 – Participação pública (AA4); entrega: até 09/05/21, às 23h59; pontuação: 10% da nota final.

- Atividade Avaliativa 5 – Análise técnica de EIA/Rima (AA5); reunião com os grupos: 11/05/21, entre 14h e 17h30; envio até 16/05/21, às 23h59; debate em 18/05/21, às 14h; pontuação: 20% da nota final.

- Atividade Avaliativa 6 – Efetividade da AIA (AA6); entrega: até 04/06/2021, às 23h59 (a depender do desempenho do(a) aluno(a) nessa atividade, a professora agendará uma reunião individual para o dia 08/06/21 entre 14h e 18h).

- Atividade Avaliativa 7 – Avaliação Ambiental Estratégica (AA7); entrega: até 08/06/21, às 23h59; pontuação: 5% da nota final.

(5)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Cálculo da nota final

NF = (10*A1 + 15*A2 + 20*A3 + 10*A4 + 20*A5 + 20*A6 + 5*A7) / 100 Instruções para a realização:

- Atividade Avaliativa 1 - Impactos ambientais (AA1): atividade em grupo a ser entregue via Moodle.

- Atividade Avaliativa 2 – Triagem e escopo (AA2): atividade individual a ser entregue via Moodle. - Atividade Avaliativa 3 – Métodos de AIA (AA3): atividade em grupo a ser entregue via Moodle e debatida via webconferência.

- Atividade Avaliativa 4 – Participação pública (AA4): atividade individual a ser entregue via Moodle.

- Atividade Avaliativa 5 – Análise técnica de EIA/Rima (AA5): atividade em grupo a ser entregue via Moodle e debatida via webconferência.

- Atividade Avaliativa 6 – Efetividade da AIA (AA6): atividade individual a ser entregue via Moodle e possível reunião via webconferência.

- Atividade Avaliativa 7 – Avaliação Ambiental Estratégica (AA7): atividade individual a ser entregue via Moodle.

Critérios de correção das atividades avaliativas:

Para a correção das atividades avaliativas serão usados como critérios gerais: adequação ao conteúdo e à língua portuguesa, originalidade, atendimento às normas ABNT, entrega no prazo. Quando for identificado plágio, será atribuída nota zero para a atividade.

Quanto aos prazos de entrega das atividades, haverá a tolerância de no máximo 1 semana, mas as atividades valerão metade da nota. Após a semana de tolerância, as atividades não serão recebidas, exceto no caso de situações adequadamente justificadas e previamente acordadas com a docente.

Forma de apuração da assiduidade dos discentes:

A assiduidade (frequência) dos(as) discentes será acompanhada por meio da realização das atividades obrigatórias. Para as atividades síncronas será realizada chamada durante a webconferência. Para as atividades assíncronas será realizado o acompanhamento via Moodle. Quando o(a) discente estiver impossibilitado(a) de participar das atividades síncronas por motivos adequadamente justificados, o(a) discente deverá entrar em contato com a docente para apresentar justificativa e combinar como se dará a reposição da atividade perdida.

Critério para aprovação:

Para ser considerado/a aprovado/a na disciplina, ao final da Etapa I o(a) aluno(a) terá que ter alcançado no mínimo 60% em nota e 75% de frequência. Não haverá avaliação substitutiva ou de recuperação.

b) Especificação das formas eletrônicas para o envio das atividades avaliativas pelos discentes:

- Atividade Avaliativa 1 - Impactos ambientais (AA1): a ser entregue via Moodle. - Atividade Avaliativa 2 – Triagem e escopo (AA2): a ser entregue via Moodle.

(6)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

- Atividade Avaliativa 3 – Métodos de AIA (AA3): a ser entregue via Moodle e debatida via webconferência.

- Atividade Avaliativa 4 – Participação pública (AA4): a ser entregue via Moodle.

- Atividade Avaliativa 5 – Análise técnica de EIA/Rima (AA5): a ser entregue via Moodle e debatida via webconferência.

- Atividade Avaliativa 6 – Efetividade da AIA (AA6): a ser entregue via Moodle e possível reunião via webconferência.

- Atividade Avaliativa 7 – Avaliação Ambiental Estratégica (AA7): a ser entregue via Moodle.

8. BIBLIOGRAFIA Básica

CALIJURI, M. C.; CUNHA, D. G. F. Engenharia Ambiental: conceitos, tecnologias e gestão. 1.ed. Elsevier, 2012.

SÁNCHEZ, L. E. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. 495 p.

Complementar:

BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. DOU, Brasília, 2 set.1981. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm>

CONAMA . Conselho Nacional do Meio Ambiente (Brasil). Resolução n° 001, de 23 de janeiro de 1986. Diário Oficial da União, Brasília, 17 fev. 1986. Disponível em:

<http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res0186.html>

COPAM – Conselho Estadual de Política Ambiental (Minas Gerais). Deliberação Normativa n° 213 de 22 de fevereiro de 2017. Minas Gerais, Belo Horizonte, 24 fev. 2017.

COPAM – Conselho Estadual de Política Ambiental (Minas Gerais). Deliberação Normativa n° 217 de 06 de dezembro de 2017. Minas Gerais, Belo Horizonte, 06 dez. 2017.

GALLARDO, A. L. C. F; et al. A avaliação de impactos cumulativos no planejamento ambiental de hidrelétricas na bacia do rio Teles Pires (região amazônica). Desenvolvimento e Meio Ambiente. v. 43, 2017.

IAIA. International Association for Impact Assessment. Principles of environmental impact assessment best practice. Fargo: IAIA, Special Publication v.1, 1999. Disponível em: <http://www.iaia.org/publicdocuments/special-publications/Principles%20of%20IA_web.pdf.> MALVESTIO, A. C. Capítulo 8 – Avaliação de Impactos Ambientais. Gestão de Meio Ambiente. São Paulo: Senac São Paulo, 2019.

MALVESTIO. A. C.; MONTÃNO, M. From medicine to poison: how flexible strategic environmental assessment may be? Lessons from a non-regulated SEA system. Impact Assessment and Project Appraisal. v. 37, n. 5, 2019.

MINAS GERAIS. Decreto nº 47.383, de 02 de março de 2018. Minas Gerais, Belo Horizonte, 03 mar. 2018.

MPF. Ministério Público Federal. Deficiências em estudos de impacto ambiental: síntese de uma experiência. Brasília: 4ª Câmara de Coordenação e Revisão, Escola Superior do Ministério Público da União, 2004. 48p. Disponível em:

(7)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

9. PROGRAMAÇÃO DETALHADA DAS AULAS

Conteúdo e Atividades

Módulo 1 01/03/21 a

21/03/21 (3 semanas)

Apresentação da disciplina; Meio Ambiente e impactos ambientais Webconferência 1: 02/03/21, às 14h

Webconferencia 2: 09/03/21, às 14h Webconferência 3: 16/03/21, às 14h

Atividade avaliativa 1 – Impactos ambientais: entrega inicial: até 14/03/21, às 23h59; entrega final: até 21/03/21, às 23h59

Módulo 2 22/03/21 a

04/04/21 (2 semanas)

Análise de viabilidade ambiental e processo de AIA Webconferência 4: 23/03/21, às 14h Webconferência 5: 30/03/21, às 14h Módulo 3 05/04/21 a 11/04/21 (1 semana) Triagem e escopo Webconferência 6: 06/04/21, às 14h

Atividade avaliativa 2 – Triagem e escopo: envio até 11/04/21, às 23h59 Módulo 4

12/04/21 a 02/05/21 (3 semanas)

Estudo ambiental e métodos de AIA Webconferência 7: 13/04/21, às 14h Webconferência 8: 20/04/21, às 14h Webconferência 9: 27/04/21, às 14h

Atividade avaliativa 3 – Métodos de AIA: envio até 25/04/21, às 23h59; debate em 27/04/21, às 14h

Módulo 5 03/05/21 a

09/05/21 (1 semana)

Participação pública e comunicação dos resultados Webconferência 10: 04/05/21, às 14h

Atividade avaliativa 4 – Participação pública: envio até 09/05/2021, às 23h59

Módulo 6 10/05/21 a

23/05/21 (2 semanas)

Análise técnica e tomada de decisão Webconferência 11: 11/05/21, às 14h Webconferência 12: 18/05/21, às 14h Webconferência 13: 01/06/21, às 14h

Atividade avaliativa 5: reunião com os grupos: 11/05/21, entre 14h e 17h30; envio até 16/05/21, às 23h59; debate em 18/05/21, às 14h

Módulo 7 24/06/21 a

19/06/21 (4 semanas)

Efetividade da AIA e Avaliação Ambiental Estratégica

Obs.: dia 25/05/21 não haverá webconferência; conforme calendário acadêmico este dia será reposição da aula de sexta

Webconferência 13: 01/06/21, às 14h Webconferência 14: 08/06/21, às 14h Webconferência 15: 15/06/21, às 14h

Atividade avaliativa 6: envio até 04/06/2021, às 23h59 Atividade avaliativa 7: envio até 08/06/21, às 23h59

(8)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

10. APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: .... / ... / ... Coordenação do Curso de Graduação em: ...

Referências

Documentos relacionados

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Apesar da melhora de desempenho nas compras dos setores pesquisados, os instrumentos de pesquisa utilizados permitiram verificar que na Universidade Federal de

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra qualificada,

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de