• Nenhum resultado encontrado

NOTA DE ABERTURA. O Presidente do Conselho de Administração. Eugénio Rodrigo Cardoso de Castro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOTA DE ABERTURA. O Presidente do Conselho de Administração. Eugénio Rodrigo Cardoso de Castro"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

RN

ews

Julho 08

(2)

NOTA DE ABERTURA

Num contexto de mudança a nível da gestão dos resíduos sólidos urbanos (RSU), consagrado no

Plano Estratégico, cumpre salientar que, paralelamente com as acções de consolidação do Sistema

de Gestão de RSU, estamos essencialmente, nesta fase, a perspectivar novos investimentos

contribuindo para o desenvolvimento sustentável da Região do Nordeste Transmontano.

Cumpre, pois, destacar a candidatura para a Instalação de uma Unidade de Tratamento Mecânico e

Biológico por Digestão Anaeróbia, apresentada ao Eixo Prioritário VIII do Programa Operacional

Temático Valorização do Território (POVT) e a candidatura “Roadshow de Sensibilização Ambiental”,

no contexto do Programa Operacional da Região Norte.

Por outro lado, não menos importantes são também os Concursos Públicos para a

“Concepção/Construção de Sistema de Impermeabilização e Drenagem da Célula 1 do Aterro

Sanitário de Urjais” e “Fornecimento de Serviços de Limpeza Urbana na Terra Quente Transmontana”,

nas localidades de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor.

Por último, congratulamo-nos com a obtenção da Licença Ambiental do Aterro Sanitário de Urjais e a

certificação do Sistema Integrado de Qualidade, Ambiente e Segurança (SIGQAS) da Resíduos do

Nordeste.

O Presidente do Conselho de Administração

(3)

EM DESTAQUE

Actualmente, em Portugal, a produção de r e s í d u o s s ó l i d o s u r b a n o s a u m e n t o u significativamente, ultrapassando assim a capacidade das infra-estruturas existentes para o tratamento de resíduos.

O sistema da empresa intermunicipal RESÍDUOS DO NORDESTE, com uma área

2

total de 6.996 Km e cerca de 160 mil habitantes, tem uma produção estimada entre 140 a 145 toneladas/dia ou 55.000 toneladas/ano. Do total, considera-se que

45 mil toneladas correspondem aos resíduos provenientes da recolha indiferenciada, e 10.000 toneladas provêm da recolha Selectiva. Pode dizer-se que cerca de 45% correspondem a resíduos urbanos biodegradáveis (RUB's).

Com o objectivo de contribuir para a estratégia de valorização orgânica de RUB’s, consignada no PERSU II, e enquadrada no compromisso nacional e comunitário de redução da matéria orgânica depositada em aterro, a

A implementação deste projecto dotará o conjunto dos treze Municípios dos meios necessários para poder passar a valorizar RUB’s. Por outro lado, através da separação mecânica, permite a recuperação de resíduos recicláveis.

Trata-se de uma oportunidade para a região de Trás-os-Montes, em termos económicos, ambientais e sociais, pois constitui um foco de empregabilidade (criação de novos postos de trabalho) e um potencial mercado inovador através da comercialização do composto orgânico produzido, restabelecendo a economia da região e produção de energia eléctrica através da valorização do biogás gerado no sistema. Por outro lado, a produção de composto orgânico com qualidade, demonstrará os benefícios acrescidos e ainda desconhecidos na fertilidade dos solos, nomeadamente na reabilitação de áreas degradadas/ abandonadas na região (minas, pedreiras, áreas desertificadas).

UNIDADE DE TRATAMENTO MECÂNICO E BIOLÓGICO

Resíduos do Nordeste apresentou candidatura para a “UNIDADE DE TRATAMENTO MECÂNICO E BIOLÓGICO POR DIGESTÃO ANAERÓBIA” ao Eixo VIII – Infra-estruturas Nacionais para a Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos que se insere no Programa Operacional Temático Valorização do Território do Quadro de Referência Estratégico Nacional.

O projecto prevê uma solução integrada para a valorização das cerca de 55.000 toneladas de RSU produzidas anualmente no Sistema. Por ano, permitirá desviar, da deposição em aterro, no mínimo 10.000 toneladas de RUB’s provenientes da recolha selectiva.

(4)

A OPINIÃO DE CARLOS AFONSO

GESTÃO DE RESÍDUOS - O PREÇO DA INTERIORIDADE

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Uma retrospectiva da situação Portuguesa a nível da recolha, transporte e tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) nos últimos anos, mostra que houve uma melhoria significativa a nível do atendimento da população e dos serviços prestados. Para isso concorreram fundamentalmente três factores:

1. A alteração dos sistemas de gestão tradicionalmente municipais para sistemas intermunicipais e multimunicipais; 2. A criação de empresas intermunicipais e multimunicipais que facultaram uma visão mais abrangente e global dos

problemas e a adopção de soluções técnicas de maior envergadura, passíveis de servir determinadas regiões independentemente da sua localização física;

3. A possibilidade de utilizar fundos estruturais que permitam corporizar as soluções técnicas seleccionadas.

Esta melhoria dos serviços acarretou um aumento de custos que tendem a comprometer a sustentabilidade dos sistemas nomeadamente nas zonas do interior do País onde o rendimento per capita é, em média, apenas 67% do PIB per capita de

Portugal Continental; a despesa com a gestão de resíduos representa, em média, cerca de 57% das despesas com o ambiente (Qualidade do Ar e Clima, Águas Residuais, Resíduos, Protecção e Remediação de Solos, Águas Subterrâneas e Superficiais, Ruído e Vibrações, Biodiversidade e Paisagem, Investigação e Desenvolvimento, e Outras Actividades de Protecção do Ambiente) e cerca de 3,6% das despesas globais dos Municípios (www.ine.pt, 2008); e onde as características geográficas e a organização territorial nomeadamente zonas montanhosas e de difícil acesso, baixas densidades populacionais e povoações pequenas e dispersas tendem a aumentar exponencialmente os custos de qualquer infra-estrutura, nomeadamente as de gestão de RSU.

É neste enquadramento estrutural que os futuros desafios colocados às Entidades Gestoras dos Sistemas de Gestão de Resíduos vão muito para além do simples alcançar de elevadas taxas de atendimento, exigindo-se-lhes a obtenção de elevados níveis de qualidade do serviço prestado. Qualidade necessariamente assegurada através da adopção e implementação de soluções que tornem os custos sustentáveis, nomeadamente, nos Municípios de menor dimensão, onde os actuais modelos de gestão e operação (Indiferenciados, Recicláveis, Orgânicos, Pilhas, Veículos em Fim de Vida, Resíduos de Construção e Demolição, etc.) terão de ser diferenciados dos adoptados para os grandes aglomerados populacionais.

O planeamento das actividades de gestão de RSU é assim um desafio permanente e complexo. A gestão de RSU no Nordeste Transmontano, onde os condicionalismos são de excepcional complexidade (baixa densidade populacional, elevada dispersão demográfica, limitado dinamismo económico, elevada taxa de erosão demográfica), perfila-se como um desafio ainda mais laborioso que na maioria das restantes regiões do País. Motivos suficientes pelos quais a Resíduos do Nordeste se deve empenhar no reconhecimento nacional das suas especificidades regionais de modo a assegurar um tratamento justo e diferenciado, suportado no reconhecimento da especificidade do seu contexto local e regional, por parte das entidades responsáveis pela gestão do sector.

(5)

RECOLHA INDIFERENCIADA

Feito um balanço do primeiro semestre de 2008, verifica-se que a recolha indiferenciada registou uma diminuição de 0,17% em relação ao mesmo período do ano anterior, que se traduz em menos 45 toneladas

depositadas, sendo que Maio, à semelhança do ano anterior, foi o mês com maior quantidade de RSU depositados em aterro. Por seu lado, a deposição dos particulares também diminuiu 90,86 toneladas, o que perfaz uma diminuição total de 135,86 toneladas.

O serviço de recolha indiferenciada prestado pela RN engloba, além da recolha e transporte a aterro de RSU, serviços de limpeza urbana em alguns municípios do Sistema.

A RN é a entidade responsável pela recolha indiferenciada nos Concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Vila Flor, Vimioso e Vinhais. Em Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa o serviço é da responsabilidade da Associação de Municípios do Douro Superior.

Quanto à limpeza urbana, a RN é responsável pelo serviço nos Municípios de Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais. Encontra-se em fase de análise de propostas o concurso público para o “Fornecimento de Serviços de Limpeza Urbana na Terra Quente Transmontana”, que se destina a assegurar a limpeza urbana das localidades de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor. Nos restantes concelhos o serviço é assegurado pelos respectivos municípios.

Recolha Indiferenciada - 1º Semestre 07 Vs 08

26058 26013 25990 26000 26010 26020 26030 26040 26050 26060 26070 1º Semestre 07 1º Semestre 08 T o n e la d a s 1º Semestre 07 1º Semestre 08 Recolha Indiferenciada 07/08/Mês 3400 3600 3800 4000 4200 4400 4600 4800

JAN FEV MAR ABR MAI JUN

T o n e la d a s 2007 2008

(6)

RECOLHA SELECTIVA

No 1º semestre de 2008 a recolha selectiva aumentou nos diversos materiais, com excepção do metal e da madeira, registando um acréscimo global de 149,10 toneladas, o que representa um aumento de 9,9%, face ao mesmo período do ano anterior.

?Toner’s e telemóveis usados

?Pilhas e acumuladores usados

?Óleos alimentares usados (OAU)

Continue a separar as embalagens usadas. O Ambiente agradece!

O papel cartão continua a ser o material que os cidadãos mais se preocupam em valorizar, seguido do vidro, metal, embalagens e madeira.

Além dos materiais passíveis de deposição nos ecopontos e ecocentros, como o papel/cartão, o vidro, o metal, as embalagens e a madeira, a RN também se preocupa com a recuperação e valorização de outros materiais, nomeadamente:

- em colaboração com a AMI (Assistência Médica Internacional) foram distribuídas caixas para recolha nas Câmaras Municipais do Sistema.

- em parceria com a Ecopilhas foram também distribuídos pilhões pelas instituições públicas. A RN promove ainda, anualmente, um concurso de recolha selectiva de pilhas nas escolas.

- é possível a entrega de óleos alimentares usados em todos os ecocentros do Sistema. A RN tem ainda em curso um projecto de recolha de OAU nas escolas.

Recolha Selectiva - 1º Trimestre 07 Vs 08

1400 1450 1500 1550 1600 1650 1700 1º Semestre 2007 1º Semestre 2008 T o n e la d a s 1º Semestre 2007 1º Semestre 2008

Re colha Se le ctiva 1º trime stre 07 Vs 08

0 10 0 2 0 0 3 0 0 4 0 0 500 6 0 0 700

Pap el/ Cart ão V id ro M et al Emb alag ens M adeira

T o n e la d a s 2 0 0 7 2 0 0 8

Recolha Selectiva 2008 - Materiais Vs Mês

0 20 40 60 80 100 120 140

JAN FEV M AR ABR M AI JUN

T o n e la d a s Papel/ Cartão Vidro M etal Embalagens M adeira

(7)

SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL

No âmbito do Plano de Sensibilização 2008 foram já desenvolvidas as seguintes acções:

Destinado aos alunos do 1º e 2º ciclos, teve como objectivo o desenvolvimento de trabalhos de banda desenhada alusivos ao ambiente, abrangendo temas como a poluição, 3R’s, reciclagem, compostagem e recolha selectiva. Os três trabalhos finalistas pertencem ao Agrupamento de Escolas Augusto Moreno e foram premiados com Diciopédias. (Veja os trabalhos no final da RNews).

Promovido com o objectivo de incentivar a deposição adequada de resíduos nos ecocentros o concurso atribui uma vinheta a cada acção de deposição de resíduos. Foram distribuídas 1400 vinhetas e premiados 56 indivíduos com ecopontos domésticos, quatro por cada ecocentro. A lista das vinhetas sorteadas está afixada no respectivo ecocentro.

Com o objectivo de promover a compostagem doméstica, foi entregue às escolas inscritas, um compostor e um “Guia da Reciclagem Orgânica”. Em 1º lugar ficou o Agrupamento de Escolas Augusto Moreno; em 2º a Escola Secundária de Macedo de Cavaleiros; em 3º as Escolas Secundárias de Macedo de Cavaleiros e Miguel Torga; e em 4º as Escolas Secundárias de Mirandela e Emídio Garcia e o

Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé. Os vencedores foram premiados com visitas ao Centro de Ciência Viva, em Bragança.

Com o objectivo de sensibilizar para o adequado encaminhamento dos resíduos e embalagens de medicamentos a RN e a Valormed lançaram um concurso de banda desenhada destinada aos alunos do 1º ciclo. Foram apresentados 94 trabalhos e o 1º prémio foi entregue à Escola EB1 n.º 3 de Macedo de Cavaleiros com uma visita ao Parque Biológico de Gaia.(Veja os trabalhos no final da RNews).

(Continua na página seguinte)

Concurso Banda Desenhada

Concurso Ecocentros

Compostagem nas Escolas Secundárias

(8)

SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL

Compostagem Doméstica em Bragança - Projecto Piloto

Recolha Selectiva de Pilhas nas Escolas

Promovido em parceria com a RN, a Câmara Municipal de Bragança e o Instituto Politécnico de Bragança, tem como principal objectivo diminuir a deposição de resíduos urbanos biodegradáveis (RUB) no aterro sanitário e sensibilizar a comunidade para a valorização orgânica e aplicação do composto na agricultura ou em jardins. Às famílias abrangidas pelo projecto foram oferecidos 50

compostores e Guias da Reciclagem Orgânica, bem como acompanhamento técnico periódico. No final do projecto, com a duração de um ano, renovável, será possível quantificar os RUB desviados do aterro, custos evitados e a qualidade do composto obtido.

Desde 2005 que a RN promove no seu Plano de Sensibilização Ambiental o concurso de recolha selectiva de pilhas nas escolas, com o objectivo de consciencializar os jovens para a importância da recolha selectiva deste tipo de resíduo. Os vencedores deste ano foram a Escola EB 1,2,3 Augusto Moreno, a Escola EB 2,3 de Izeda e a Escola EB 2,3 Luciano Cordeiro, classificadas em 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente. As escolas comprometem-se a utilizar os prémios pecuniários de 750, 500 e 250 euros em sensibilização e educação ambiental. No final do concurso foi possível desviar do Aterro Sanitário 525 kg de pilhas que serão encaminhadas para valorização.

Estão a decorrer os concursos “Óleos Alimentares Usados nas Escolas Secundárias” e “Concurso Fotográfico Um Olhar Sobre o Ambiente no Nordeste Transmontano”.

(9)

OBTENÇÃO DE CERTIFICAÇÃO E LICENÇA AMBIENTAL

CERTIFICAÇÃO

LICENÇA AMBIENTAL DO ATERRO SANITÁRIO DE URJAIS

Decorrido o processo de implementação do Sistema de Gestão Integrado de Ambiente e Segurança (SGIQAS), que representou dezoito meses de aperfeiçoamento dos métodos de trabalho e serviços prestados, a RN obteve a certificação nos três referenciais a que se propôs:

NP EN ISO 9001:2000 – Sistemas de Gestão da Qualidade;

NP EN ISO 14001:2004 – Sistemas de Gestão Ambiental;

NP EN ISO 4397:2001 – Sistemas de Gestão, Segurança e Saúde no Trabalho.

No âmbito da certificação obtida foram abrangidas as instalações da RN, nomeadamente: Aterro Sanitário de Urjais;

Estações de Transferência de Bragança, Torre de Moncorvo, Vimioso e Vinhais;

Ecocentros de Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vila Nova de Foz Côa, Vimioso e Vinhais.

As actividades abrangidas são a gestão das actividades de recolha e tratamento de RSU.

Alcançar o objectivo da certificação foi o reconhecimento do trabalho que a Resíduos do Nordeste tem vindo a desenvolver, conciliando o progresso e crescimento económico com uma adequada preservação da natureza.

Como forma de assegurar a prevenção e controlo integrados de poluição, o DL nº 194/2000, de 21 de Agosto, define o esquema de atribuição de uma licença ambiental às instalações industriais.

Na sequência do pedido de Licença Ambiental, efectuado em Fevereiro de 2007, é com satisfação que a Resíduos do Nordeste comunica a obtenção da Licença Ambiental do Aterro Sanitário de Urjais.

A licença ambiental estabelece, entre outros aspectos, as medidas destinadas a evitar ou, se tal não for possível, a reduzir as emissões para o ar, a água e o solo, a produção de resíduos e a poluição sonora.

Concluído o processo de licenciamento ambiental o Aterro Sanitário cumpre agora toda a legislação nacional e comunitária em vigor, assumindo o compromisso de adoptar as medidas preventivas adequadas ao combate à poluição.

(10)

NORDESTE 21

Neste momento, o projecto encontra-se em fase de conclusão da elaboração do Documento Estratégico para o Plano de Acção do Nordeste 21.

sintetiza vários documentos e informação, nomeadamente relacionados com a componente participativa e respectivas sessões públicas, sendo um ponto de partida para a construção do Plano de Sustentabilidade,

A Fundação Calouste Gulbenkian, através do Programa Agir - Ambiente, numa selecção restrita de 11 projectos a nível nacional, aprovou o financiamento da elaboração da Matriz Energética do Nordeste Transmontano, inserida na sua estratégia de combate às alterações climáticas.

Este trabalho, realizado pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, em colaboração com a Resíduos do Nordeste, EIM, no âmbito do projecto Nordeste 21, permitiu diagnosticar o desempenho energético do Nordeste Transmontano, avaliar o respectivo impacte ao nível de emissões de Gases de Efeito de Estufa, colmatando a falta de estudos existente nesta área e desenhar o Programa Estratégico Transmontano para as Alterações Climáticas, sob o qual serão construídos os futuros planos de acção concelhios.

Desta forma, a Matriz Energética do Nordeste Transmontano apresenta-se como uma ferramenta útil para os actores locais balizarem e delinearem estratégias conjuntas, aumentando a eficiência energética, desenvolvendo a implantação das energias renováveis e provocando alterações comportamentais na sociedade. O documento está disponível para consulta pública no endereço

.

O Documento Estratégico para o Plano de Sustentabilidade do Nordeste 21, denominado “Nordeste Transmontano no Caminho da Sustentabilidade”

Matriz Energética do Nordeste Transmontano

documento que contém as medidas, objectivos estratégicos, e projectos prioritários que posteriormente deverão resultar em projectos regionais para implementação, visando o desenvolvimento sustentável do Nordeste Transmontano.

(11)

NOVOS PROJECTOS

Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico por Disgestão Anaeróbia

Roadshow de Sensibilização Ambiental

Modelo de Avaliação do Desempenho Técnico e Ambiental

Concurso Público “Fornecimento de Serviços de Limpeza Urbana na Terra Quente Transmontana”

Concurso Público “Concepção/Construção de Sistema de Impermeabilização e Drenagem da Célula 1 do Aterro Sanitário de Urjais”

No âmbito do Eixo Prioritário VIII do Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT), a Resíduos do Nordeste apresentou uma candidatura para a Instalação de uma Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico por Digestão Anaeróbia, no Sistema Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos do Nordeste Transmontano. (Tema desenvolvido na secção “Em Destaque”).

No âmbito do Programa Operacional da Região Norte, a Resíduos do Nordeste, EIM apresentou uma candidatura às Acções de Valorização e Qualificação Ambiental, Projectos Imateriais, denominada “Roadshow de Sensibilização Ambiental”.Trata-se de uma iniciativa que tem como público-alvo, todas as faixas etárias, onde se destaca a população escolar. O objectivo deste projecto, é criar estratégias e instrumentos que melhorem o acesso à informação em matéria de ambiente, abordando temas específicos, nomeadamente: resíduos, energia, água, ruído e poluição atmosférica.

Desenvolvido no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Resíduos do Nordeste EIM e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o projecto permite avaliar de forma sistemática e periódica a qualidade do serviço prestado pelos operadores que actuam no sistema, com base em processos claros e fundamentados e aferir o grau de cumprimento dos padrões de desempenho nas componentes de deposição, recolha, transporte, transferência e eliminação de RSU. O Modelo encontra-se em fase final de execução e será implementado brevemente no Sistema de Gestão de Resíduos do Nordeste Transmontano.

Publicado no Diário da República n.º 78, em 21 de Abril, este concurso público tem como objectivo o fornecimento de serviços de limpeza urbana nas localidades de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor. O concurso encontra-se em fase de análise de propostas.

Publicado no Diário da República n.º 85, em 02 de Maio, este concurso, cujo objectivo está explícito no seu nome, permitirá a posterior selagem da célula 1, de acordo com a legislação em vigor, a qual irá diminuir a produção de lixiviados e permitir o aproveitamento energético do biogás produzido. O concurso encontra-se em fase de análise de propostas.

(12)

A RN ESTEVE LÁ

Enquanto entidade responsável pela gestão de recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos a Resíduos do Nordeste esteve presente em diversos eventos, nomeadamente feiras, seminários e sessões de informação relacionados com o ambiente, de entre os quais destacamos:

03/04 Congresso “Ambiente e Sociedade - Alterações Climáticas, Ciência e Soluções”, com uma comunicação intitulada “O aproveitamento energético do biogás do aterro sanitário”, promovido pelo ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas.

17/04 Sessão de Informação “Programa Energia Inteligente - Europa”, promovida pela Direcção-Geral de Energia e Geologia, em colaboração com a Intelligent Energy Executive Agency da Comissão Europeia.

27/05 28/05

Jornadas “Forças Armadas, Ambiente e Cidadania”, promovidas em parceria pelo Regimento de Infantaria n.º 13, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a EMARVR - Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Vila Real.

Sessão Pública de Divulgação “O QREN: Modernização e Qualificação na Administração Local”, promovida pela CCDR-N em colaboração com a CM de Mirandela.

03/06 03/06

05/06 27/06

Seminário “Gestão de Resíduos Industriais”, promovido em parceria pela Câmara Municipal de Bragança e a RN, EIM.

Prémio Nacional de Inovação Ambiental 2008 (PNIA 2008) - Na sequência da candidatura apresentada pela RN, com o “Modelo de Avaliação de Desempenho Técnico e Ambiental”, a empresa foi uma das seis entidades nomeadas para o prémio promovido pela Revista Indústria e Ambiente com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente.

Sessão de Trabalho “Gestão de Resíduos de Construção e Demolição”, promovida pela Estrutura de Missão do Douro.

Seminário de Apresentação do “Programa de Acção Intermunicipal de Serviços Colectivos Territoriais de Proximidade”, promovido pela Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano.

(13)

RN NA IMPRENSA

in RBA, 03.04.08. i n Rádio Brigantia, 23.04.08. in Mensageiro de Notícias, 25.04.08. in O Informativo, 29.04.08.

(14)

i

RN NA IMPRENSA

in Visão, 18.06.08 in Mensageiro de Notícias, 27.06.08. in Notícias do Nordeste, 27.06.08 in Ciência Hoje, 17.06.08 in Jornal de Negócios, 19.06.08

in Diário Digital, 18.06.08 in Sol, 18.06.08

(15)

TRABALHOS VENCEDORES DO CONCURSO DE BANDA DESENHADA

Agrupamento de Escolas Augusto Moreno

Atendendo à qualidade dos três trabalhos seleccionados todos receberam o primeiro prémio.

Pedro Miguel Borges Pinto

Ana Catarina Pereira Silva

(16)

TRABALHOS VENCEDORES DO CONCURSO VALORMED

1ºPrémio

2 ºPrémio

3ºPrémio

EB 1 n.º 3 de Macedo de Cavaleiros Maria Luís Martins Pires

EB 1 de Freixo de Espada à Cinta Bruna Alexandra Teixeira

EB 1 de Miranda do Douro Diana de Sousa Carvalho

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

There a case in Brazil, in an appeal judged by the 36ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo’s Civil Tribunal, 36th Chamber), recognized

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O Documento Orientador de 2013, dispondo sobre as atribuições do (a) professor (a) articulador (a) de projetos, determina que ele (a) deverá estar lotado (a) na unidade escolar,

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), em 2011 o consumo de artigos infantis movimentou cerca de R$26,2 bilhões, sendo que mais

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados