• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 002/2015 PROCESSO SELETIVO ESPECIAL DE DISCENTE - TRANSFERÊNCIA EXTERNA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 002/2015 PROCESSO SELETIVO ESPECIAL DE DISCENTE - TRANSFERÊNCIA EXTERNA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 002/2015

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL DE DISCENTE - TRANSFERÊNCIAEXTERNA

CURSO DE MEDICINA

A Diretora Acadêmica da Faculdade Presidente Antônio Carlos - FAPAC, mantida pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto LTDA - ITPAC PORTO, nos termos do Regimento Interno Institucional, torna público através do presente Edital a abertura de inscrições para o Processo Seletivo do curso de graduação em Medicina, na modalidade: Transferência Externa para estudantes oriundos de outras Instituições de Ensino Superior, autorizadas ou reconhecidas.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. Poderão se inscrever e concorrer ao Processo Seletivo para Transferência Externa, os candidatos ao curso de Medicina que atenderem os requisitos desse edital, conforme os itens a seguir:

1.1.1. Serão admitidos para TRANSFERÊNCIA EXTERNA os alunos regularmente matriculados no curso de Medicina e que estejam cursando do 2º ao 7º período observado a compatibilidade de conteúdos conforme ementário do curso de medicina da FAPAC.

1.1.1.1. Consideram-se habilitados para a inscrição alunos regularmente matriculados em Curso de Medicina de Instituições de Ensino Superior (IES) Brasileiras e estrangeiras, que tenham concluído, comprovadamente, o 1º (primeiro) período do curso de graduação de Medicina e pretendam prosseguir os estudos no mesmo Curso.

1.2. O Processo Seletivo é de responsabilidade da Comissão Processo Seletivo Especial de Discentes, instituída pela Portaria da Direção Geral, nº 047/2015, em conjunto com a Diretoria Acadêmica da FAPAC.

1.3. O presente Processo Seletivo foi aprovado por meio da Resolução do Conselho Superior da FAPAC, Resolução Nº 05/2015, de 23 de junho de 2015.

2. DAS VAGAS

2.1. Será disponibilizado para preenchimento imediato o quantitativo de 31 (trinta e uma) vagas para o curso Medicina da FAPAC.

2.1.1. O quadro de vagas poderá ser ampliado mediante Termo Aditivo a ser publicado após o encerramento do período de renovação de matrícula de veteranos para 2015/2, conforme Calendário Acadêmico da FAPAC.

2.2. Este Edital não contempla vagas para o 1º (primeiro) período do curso de graduação em Medicina da FAPAC, assim como para os cinco últimos períodos.

3. DA MENSALIDADE

3.1. Os valores das mensalidades vigente do curso de Medicina da FAPAC são os descritos no anexo II, deste edital.

3.1.1. O valor da semestralidade é dividido em 6 (seis) parcelas, sendo que as parcelas vencidas na data da matrícula deverão ser pagas no ato da assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sendo imprescindível sua quitação para celebração e concretização do Contrato.

FAPAC - Faculdade Presidente Antônio Carlos.

INSTITUTO TOCANTINENSE PRES. ANTÔNIO CARLOS PORTO LTDA. Rua 02, Qd. 07 - Jardim dos Ypês - Centro - Porto Nacional - TO - CEP 77.500-000

CX Postal 124 - Fone: (63) 3363 - 9600 - CNPJ – 10.261. 569/0001 – 64 www.itpacporto.com.br

(2)

3.1.2. O valor da mensalidade estará condicionado ao valor das disciplinas a serem cursadas no respectivo semestre.

4. DO PROCESSO SELETIVO

4.1. O Processo Seletivo de que trata este Edital será realizado em duas etapas, sendo a PRIMEIRA ETAPA constituída de Prova de Conhecimento Específico (Objetiva) e Dissertativa (Língua Portuguesa - Redação), e a SEGUNDA ETAPA de Análise Documental.

PRIMEIRA ETAPA

4.2. PROVA OBJETIVA: Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 60 (sessenta) questões de múltipla escolha, abrangendo Conteúdo Específico, de acordo com o previsto no Anexo I deste Edital, cujo valor total será de 120 (cento e vinte) pontos atribuídos 02 (dois) pontos a cada questão. Os candidatos que, não obtiverem no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) da pontuação serão desclassificados automaticamente.

4.3. PROVA DISSERTATIVA: Prova Dissertativa (língua portuguesa - redação), de caráter eliminatório e classificatório, consiste em uma redação de língua portuguesa, cujo tema será fornecido no momento da realização da prova. A redação deverá conter, no mínimo 20 (vinte) linhas e no máximo, 25 (vinte e cinco) linhas, tendo valor de 100 (cem) pontos, assim distribuídos:

a) ortografia: 20 (vinte) pontos; b) morfossintaxe: 20 (vinte) pontos; c) pontuação: 20 (vinte) pontos;

d) conhecimento do tema, coesão e coerência: 40 (quarenta) pontos.

4.3.1. Os quesitos para avaliação do conteúdo da prova dissertativa, que trata a alínea “d”, do item 4.3, deste edital, será pontuado até o valor de 08 (oito) pontos cada tópicos expresso a seguir:

a) pertinência ao tema proposto;

b) argumentação coerente das ideias e informatividade; c) adequação do uso de articuladores;

d) organização adequada de parágrafos; e) propriedade vocabular.

4.3.2. Cada uma das provas dissertativa (língua portuguesa – redação) será avaliada por 2 (dois) corretores/avaliadores contratados para isso. Os corretores/avaliadores têm a função de atribuir uma nota de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

4.3.3. A nota final da prova dissertativa (língua portuguesa – redação) é a média aritmética da pontuação total dada pelos 2 (dois) corretores/avaliadores, exceto em casos em que há discrepância entre as duas notas. Se houver diferença entre as notas dos 2 (dois) corretores/avaliadores for maior que 20 (vinte) pontos no total da prova, um 3º (terceiro) corretor dará a nota. A nota final do candidato será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem.

4.4. Para cada erro verificado quanto aos quesitos de ortografia, morfossintaxe e pontuação na prova dissertativa (redação) será descontado 01 (um) ponto, até o limite de 20 (vinte) pontos em cada quesito. O erro ortográfico idêntico será computado apenas uma vez.

4.5. Na folha da prova dissertativa (redação) não será permitida qualquer identificação do candidato, pois será repassada à comissão de correção, assegurando o sigilo do autor.

4.6. Será atribuída nota zero à prova dissertativa (redação): a) cujo conteúdo versar sobre tema diverso do estabelecido;

b) considerada ilegível ou desenvolvida em forma de desenhos, números, versos, com espaçamento excessivo entre letras, palavras e parágrafos, bem como em códigos alheios a língua portuguesa escrita, ou em idioma diverso do Português;

d) que não for redigida com caneta de tinta azul ou preta;

e) cujo texto seja, no todo ou em parte, cópia, transcrição ou plágio de outro autor;

(3)

4.7. Somente será corrigido a Prova Dissertativa (redação - língua portuguesa) do candidato classificado, em ordem decrescente do total de pontos obtidos através da soma dos pontos em cada Prova Objetiva, em número igual a 3 (três) vezes o número de vagas, ou seja, classificado até o 93º lugar, salvo item 2, deste Edital.

4.7.1. Em caso de empate na última classificação, serão corrigidos as Prova Dissertativa de todos os candidatos nessa situação.

4.8. No caso de haver desistências e se esgotarem os excedentes, permanecendo vagas remanescentes, serão corrigidos as Provas Dissertativas dos demais candidatos, em grupos de até 31 (trinta um) candidatos, seguindo a ordem de classificação, que passará a compor a nova lista de excedentes do Processo Seletivo.

4.9. Os candidatos não classificados para efeito de correção da prova dissertativa (redação), serão considerados eliminados do processo seletivo.

SEGUNDA ETAPA

4.10. ANÁLISE DOCUMENTAL: Etapa de caráter apenas eliminatório consistirá na entrega e análise da documentação.

4.11. Poderão participar da segunda etapa, somente candidatos classificados na primeira etapa e convocados em quantidade igual a 3 (três) vezes o número total de vagas disponibilizadas. Havendo vagas remanescentes poderá ser feita nova convocação para entrega de documentos, seguindo a ordem geral de classificação.

4.12. A seleção para todas as modalidade seguirá a classificação dos candidatos em ordem decrescente de pontos e, se necessário, considerar-se-ão os critérios de desempate, conforme item 10.4 deste edital, até o limite de vagas disponibilizadas no curso de Medicina.

5. DAS INSCRIÇÕES 5.1. Das Inscrições

5.1.1. As inscrições serão realizadas de 25/06 a 16/07/2015 somente através do site da Instituição

www.itpacporto.com.br .

5.1.2. Valor da Taxa de Inscrição: R$ 3.245,00 (três mil e duzentos e quarenta e cinco reais). 5.1.2.1. Em nenhuma hipótese será devolvida a taxa de inscrição.

5.1.3. As inscrições serão consideradas efetivadas somente após o pagamento do boleto bancário. 5.1.4. O correto preenchimento do requerimento de inscrição e a veracidade dos dados fornecidos são

de inteira responsabilidade do candidato.

5.1.5. Ao se inscrever neste processo seletivo, o candidato estará declarando, sob as penas da lei, que preenche todos os requisitos exigidos até a data da matrícula, implicando, de sua parte, o conhecimento e a aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital.

5.2. Da Segunda Etapa - Do Processo De Análise Documental

5.2.1. Os candidatos classificados em até 3 (três) vezes o número vagas, conforme expresso no item 2.1., deste edital, deverão comparecer ao Atendimento Geral da FAPAC/ITPAC-PORTO, situada na Rua 2, s/n, Jardins dos Ypês, na cidade Porto Nacional, estado do Tocantins, no período de 30 e 31/07/2015, apresentar a documentação exigida para análise, descrita no item 6, deste edital. 5.2.1.1. Horários para entrega das documentações: 08h00min às 12h00min e das 14h00min às

18h00min, exceto sábado, domingos e feriados.

5.2.2. A validação dar-se-á a partir do protocolo da documentação descrita no item 6, deste edital. Não será aceita documentação após o prazo para entrega.

(4)

5.3. A correta entrega/protocolo da documentação que trata o item 6, deste edital, e a veracidade dos dados fornecidos são de inteira responsabilidade do candidato.

5.4. Ao se inscrever neste processo seletivo, o candidato estará declarando, sob as penas da lei, que preenche todos os requisitos exigidos até a data da matrícula, implicando, de sua parte, o conhecimento e a aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital.

6 - DA DOCUMENTAÇÃO 6.1. Transferência Externa:

a) Histórico escolar atualizado original ou cópia autenticada expedido pela Instituição de origem, com indicação do sistema de avaliação do rendimento acadêmico;

b) Cópia do Histórico escolar;

c) Original dos programas das disciplinas cursadas, conforme histórico escolar; d) Matriz Curricular;

e) Declaração da situação atual no ENADE (indispensável);

f) Declaração de vínculo ou Certidão de Estudos (Faculdade de origem); g) Declaração de aprovação em concurso vestibular;

h) Decreto de Reconhecimento ou Autorização expedido pelo Ministério da Educação do Brasil – MEC ou órgão equivalente para os cursos que respondem ao Poder Público Municipal ou Estadual brasileiro, do curso superior da Instituição de origem;

i) Comprovante de inscrição retirado no site da Instituição (retirado após pagamento da taxa de inscrição);

j) Programas e planos de ensino e ementários das disciplinas/módulos/submódulos cursados na IES de origem. Eventuais documentos de Instituição Estrangeira deverão apresentar carimbo da Embaixada Brasileira, e tradução por tradutor juramentado de todos os documentos exigidos, sob pena de indeferimento da inscrição;

k) Decreto de Reconhecimento, Autorização, Validação expedido pelo Ministério de Educação do Brasil –(MEC) do curso superior da IES de origem, e ou do Ministério da Educação de País estrangeiro, mediante autenticidade da Embaixada Brasileira, e tradução por tradutor juramentado de todos os documentos exigidos, sob pena de indeferimento da inscrição;

l) No caso de candidatos estrangeiros, visto válido para permanência no Brasil durante todo o período do curso;

m) No caso de candidatos de IES estrangeiras, só serão aceitas inscrições de alunos regularmente matriculados em Cursos de Medicina na IES de origem, não sendo aceitos cursos sequenciais de curta duração ou tecnólogos, nem candidatos em situações de trancamento, cancelamento ou abandono, assim como só serão aceitos candidatos de IES devidamente regulares para essa finalidade perante os órgãos competentes de seu país.

n) Os candidatos de nacionalidade estrangeira ou com documentos em língua estrangeira (oriundos de IES estrangeiras), devem apresentar os documentos originais em língua estrangeira, em conjunto com os documentos autenticados pela autoridade consular competente e traduzidos por Tradutor Juramentado, não se enquadrando nesta exigência (tradução juramentada) os de origem de país que adote a língua portuguesa. Para o processo de seleção serão aceitas cópias simples, mas para a fase de matrícula será obrigatória a apresentação dos documentos originais e suas cópias autenticadas.

6.1.1. O candidato deverá apresentar o original dos documentos (mesmo aqueles com cópia autenticada) para conferência e devolução no ato da entrega de documentos. Não serão aceitas, em hipótese alguma, documentações por Fax, incompletas e fora do prazo de inscrição.

7 - DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

7.1. As provas serão realizadas no dia 19/07/2015, as 14h00min (horário de Brasília), nas dependências da FAPAC/ITPAC Porto, situada na Rua 2, s/n, Jardins dos Ypês, na cidade Porto Nacional, estado do Tocantins.

(5)

8. DAS NORMAS DISCIPLINARES:

8.1. O candidato deverá apresentar-se no local de provas 1 (uma) hora antes do horário de início previsto. Os portões de acesso às salas para aplicação das provas serão fechados, impreterivelmente, as 14h00min.

8.2. O candidato deverá apresentar-se munido de caneta esferográfica transparente na cor preta ou azul, além de documentos de identificação com foto recente.

8.3. Serão aceitos os seguintes documentos de identificação: Carteira de Identidade Civil – CI; Carteira de Identidade Profissional; Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS; Carteira Nacional de Habilitação – CNH e Passaporte.

8.4. Qualquer documento de identificação deverá ser apresentado com fotografia recente, que possibilite a perfeita identificação do candidato.

8.5. O candidato não poderá adentrar o recinto da prova, caso o comprovante de inscrição não esteja com a fotografia recente e devidamente colada.

8.6. O candidato será submetido à inspeção com detectores de metal. Havendo qualquer indício de portabilidade de objetos não permitidos, haverá revista pessoal, na presença de fiscais e, se necessário, de policiais.

8.7. Não será permitido ao candidato portar: telefones celulares, pagers, calculadoras eletrônicas, relógios, bolsas, carteiras, brincos, pulseiras, cintos, prendedores de cabelo, correntes, piercing, bottons, bonés, chapéus, anéis, óculos de sol, alimentos e bebidas. A Instituição disponibilizará biscoitos, bombons e água.

8.8. Ao candidato que descumprir os itens 8.2, 8.4 e 8.7 não lhe será permitido o acesso ao recinto das provas.

8.9. Não haverá serviço de guarda-volumes e/ou embalagens para acondicionamento de objetos portados pelo candidato.

8.10. O candidato deverá certificar se o número, nome e dados da etiqueta afixada na carteira correspondem ao que consta nas folhas de resposta e redação, sendo integralmente responsável por qualquer rasura nas folhas de respostas. Em casos de rasura não será feita substituição das folhas de respostas -, ocasionando a eliminação do candidato no presente certame.

8.11. As provas terão duração de 04 (quatro) horas, a partir do horário de início, sendo vedado ao candidato ausentar-se da sala antes de 03 (três) horas após o inicio da prova, exceto para utilização de banheiro.

8.11.1. Os 3 (três) últimos candidatos deverão permanecer na sala de realização da prova até que o último candidato finalize a sua prova e deverão sair juntos do recinto após a assinatura da ata de aplicação de provas da respectiva sala.

8.12. Será excluído do Processo Seletivo o candidato que praticar alguma espécie de fraude ou ato de improbidade na realização das provas. Neste caso o candidato permanecerá no local de provas até o horário de término da mesma, perdendo todos os direitos inerentes ao Processo.

8.13. A FAPAC, visando preservar a veracidade e a autenticidade do Processo Seletivo, poderá colher, no ato da aplicação das provas, a impressão digital do candidato. Poderá ser colhida do candidato classificado nova impressão digital no ato da matrícula na FAPAC.

8.14. O candidato que verificar, a qualquer tempo, que, dentre a comissão organizadora ou aplicadores das provas, exista parente, em linha reta ou colateral, até o 4º grau, cônjuge ou afins, deverá comunicar o fato à coordenação da Comissão do Processo Seletivo, sob pena de anulação de sua prova.

8.15. Após se identificar, nenhum candidato poderá retirar-se da sala de provas sem autorização e acompanhamento da fiscalização.

8.16. Os candidatos deverão permanecer, durante todo o tempo de realização da prova, com as orelhas destampadas. O candidato que tiver o cabelo comprido ou tampando as orelhas, deverá prendê-lo a fim de tornar as orelhas visíveis, podendo as mesmas ser submetidas a exame, a qualquer momento da prova.

8.17. Os candidatos poderão, a qualquer tempo de prova, ser submetidos a detectores de metal. 8.18. O candidato não poderá sair de sala com os cadernos de provas ou parte deles, ficando as provas

(6)

8.19. Não será permitido ao candidato, em hipótese alguma, fazer anotações ou copiar questões da prova.

8.20. Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos de marcações incorretas na Folha de Respostas, tais como dupla marcação, rasura ou emenda e campo de marcação não preenchido integralmente, bem como, na Prova Dissertativa, os prejuízos advindos de questões não respondidas, rasuradas ou em desacordo com o este Edital.

8.21. Em caso de anulação de questão(ões), o(s) ponto(s) da(s) questão(ões) anulada(s) será(ão) computado(s) à nota de todos os candidatos que fizeram as provas.

8.22. Não haverá vista para as provas deste Processo Seletivo.

8.23. Não será concedida, em hipótese alguma, vista à folha de respostas. 8.24. Não serão concedidas revisões de gabaritos.

8.25. A Comissão Organizadora do Processo Seletivo terá amplos poderes para orientação, realização e fiscalização dos trabalhos.

9. DOS CANDIDATOS QUE NECESSITAM DE ATENDIMENTO DIFERENCIADO

9.1. O candidato que necessitar de atendimento diferenciado deverá, no ato da inscrição, marcar esta opção e declarar sua condição em espaço específico do formulário de solicitação de inscrição e protocolar o requerimento de atendimento diferenciado na Central de Atendimento da FAPAC/ITPAC Porto (de 8h às 12h e de 14h às 18h horas, exceto sábados, domingos e feriados, pessoalmente ou por terceiros) ou encaminhar por e-mail para cpsed.2015@itpacporto.com.br com assunto Processo Seletivo Especial, o Requerimento de Atendimento Diferenciado (disponível no site www.itpacporto.com.br) e as cópias autenticadas dos documentos médicos comprobatórios da necessidade de atendimento diferenciado, expedidos nos últimos 12 (doze) meses, até o dia 16 de julho de 2015.

9.2. Os documentos médicos e os requerimentos poderão ser analisados por um médico oficial do processo seletivo, que concederá, ou não, o tipo de atendimento solicitado.

9.3. A solicitação de condições especiais será atendida obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade.

9.4. O candidato deverá verificar no endereço eletrônico www.itpacporto.com.br a resposta às solicitações de Atendimento Diferenciado, na data provável do dia 17 de julho de 2015.

9.5. O candidato que necessitar de atendimento diferenciado e que não realizar a solicitação conforme instruções constantes neste Edital fará as provas nas mesmas condições dos demais candidatos. 9.6. O candidato que não enviar ou entregar os documentos conforme o item 9.1, mesmo que tenha

declarado no momento da inscrição, terá sua solicitação de atendimento diferenciado indeferida e fará as provas nas mesmas condições dos demais candidatos.

9.7. O surgimento de necessidade de atendimento diferenciado após as datas estabelecidas deverão seguir às determinações do item 9.1, desconsiderando-se as datas e considerando-se o caráter de urgência, e serão analisados e atendidos obedecendo a critérios de viabilidade e razoabilidade.

10. DA CLASSIFICAÇÃO E DO CRITÉRIO DE DESEMPATE

10.1. Na primeira etapa, serão classificados os candidatos que obtiverem maior nota na prova objetiva e dissertativa (língua portuguesa - redação) e serão ordenados de forma decrescente.

10.2. Poderão participar da segunda etapa, somente candidatos classificados na primeira etapa e serão convocados em quantidade igual a 3 (três) vezes o número de vagas. Havendo vagas remanescentes poderá ser feita nova convocação para entrega de documentos, seguindo a ordem geral de classificação.

(7)

10.3. Serão considerados aprovados os candidatos de maior classificação, cuja análise curricular seja compatível e que apresente identidade absoluta entre o Conteúdo Programático e Carga Horária das disciplinas cursadas na IES de origem e as ministradas pela FAPAC/ITPAC PORTO.

10.4 - Em caso de empate em notas, ficará melhor classificado o candidato que: a) tenha maior nota na prova objetiva;

b) tenha maior nota na prova dissertativa (língua portuguesa – redação); c) tenha maior idade.

10.5. Serão desclassificados os candidatos cuja análise curricular não for compatível e não apresentarem identidade absoluta entre o Conteúdo Programático e Carga Horária das disciplinas cursadas na Instituição Ensino Superior de origem e os ministrados pela FAPAC/ITPAC PORTO.

10.6. Serão considerados suplentes os candidatos que obtiveram pontuação mínima.

10.7. Em caso de desistência ou impedimento no ato da matrícula de candidato aprovados, serão convocados suplentes para preenchimento das vagas, na ordem de classificação.

11 – DOS RECURSOS

11.1. Serão aceitos recursos das provas objetiva os quais deverão ser interpostos no prazo de 24 horas ininterruptamente a partir da publicação do resultado preliminar, conforme item 12.2., deste edital. O recurso deverá ser feito em formulário próprio, disponível no site: www.itpacporto.com.br, link do vestibular, abaixo do edital, devendo ser direcionados para o email: cpsed.2015@itpacporto.com.br.

11.2. Serão aceitos recursos das provas dissertativa os quais deverão ser interpostos no prazo de 24 horas ininterruptamente a partir da publicação do resultado preliminar, conforme item 12.4., deste edital. O recurso deverá ser feito em formulário próprio, disponível no site: www.itpacporto.com.br, link do vestibular, abaixo do edital, devendo ser direcionados para o email: cpsed.2015@itpacporto.com.br.

11.3. O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. O recurso inconsistente ou intempestivo será preliminarmente indeferido.

11.4 – Não serão admitidos, sob qualquer pretexto, pedidos de revisão da análise documental.

12. DO RESULTADO

12.1. O gabarito preliminar da prova objetiva será publicado até o dia 20 de julho de 2015 e será divulgada pela internet no site da IES: www.itpacporto.com.br.

12.2. O resultado preliminar da prova objetiva será publicado até o dia 21 de julho de 2015 e será divulgada pela internet no site da IES: www.itpacporto.com.br.

12.3. O resultado final da prova objetiva será publicado até o dia 24 de julho de 2015 e será divulgada pela internet no site da IES: www.itpacporto.com.br.

12.3.1. Não caberá recurso acerca do resultado final da prova objetiva deste processo seletivo. 12.4. A lista preliminar dos aprovados na primeira etapa será divulgada pela internet no site da IES:

www.itpacporto.com.br, até 27 de julho de 2015.

12.5. A lista final dos aprovados na primeira etapa será divulgada pela internet no site da IES:

www.itpacporto.com.br, até 29 de julho de 2015.

12.5.1. Não caberá recurso acerca do resultado final da primeira etapa deste processo seletivo. 12.6. A lista final dos aprovados na segunda etapa (análise documental) será divulgada pela internet no

site da IES: www.itpacporto.com.br, até 05 de agosto de 2015.

(8)

12.7. Este Processo Seletivo e seus resultados somente serão válidos para as vagas de transferências abertas das séries 2ª a 7ª, do ano/semestre letivo de 2015/2, convocando-se os candidatos, pela ordem de classificação.

12.8. Serão convocados para matrícula os candidatos classificados, assim considerados aqueles que forem aprovados em colocação dentro do número de vagas disponível no curso.

12.9. A distribuição dos candidatos aprovados e classificados, com relação às turmas, é prerrogativa exclusiva da FAPAC.

13. DA MATRÍCULA

13.1. A matrícula dos candidatos aprovados ocorrerá na Secretaria Acadêmica da FAPAC/ ITPAC-PORTO de 06 e 07/08/2015, no horário das 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min. 13.2. Documentação pessoal para realização da matrícula:

 Original da Certidão de Registro Civil – Nascimento ou Casamento.  Original da Identidade;

 Original do CPF;

 Original do Título de Eleitor, se maior de 18 anos;  Original do Comprovante de eleição, se maior de 18 anos,

 Original da Prova de que está em dia com suas obrigações militares, se do sexo masculino;

 Original do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;  Original do Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente;  01 foto 3x4 (recente);

13.2. Assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais (disponível na Secretaria Acadêmica da FAPAC), com 1(um) fiador.

13.3. A seleção e a classificação não conferirão ao candidato nenhum crédito acadêmico nem o isentarão da obrigação de realizar estudos complementares, quando for o caso.

13.4 No semestre de ingresso no curso, não será permitido ao aluno o trancamento de matrícula. 13.5. Excepcionalmente o curso poderá ministrar aulas em turno/local distintos do mencionado no Edital. 13.6. As atividades práticas, de laboratórios e de estágio, poderão ser desenvolvidas em turno diferente

daquele escolhido pelo candidato e/ou em instituições localizadas em outros municípios ou estado.

14. INÍCIO DAS AULAS

14.1. Após a confirmação da matrícula.

15. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

15.1. Para fins de apurar a veracidade das informações prestadas pelos candidatos, a FAPAC se resguarda o direito de, a qualquer momento, solicitar informações ou documentos adicionais que julgar necessários.

15.2. A declaração falsa ou inexata dos dados constantes no requerimento de inscrição, bem como a apresentação de documentos falsos ou inexatos, determinará o cancelamento da inscrição ou a anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época. A FAPAC não se responsabilizará por quaisquer atos ou fatos decorrentes de informações e/ou endereços incorretos ou incompletos fornecidos pelo candidato.

(9)

de responsabilidade do candidato, pois, com os dados fornecidos por este, será possível à FAPAC estabelecer contato com o candidato.

15.4. A inscrição e a aprovação no processo seletivo não garantem a efetivação da matrícula do candidato na FAPAC. Tal efetivação estará condicionada à apresentação dos documentos relacionados no item 6, deste edital e ao pagamento das parcelas relacionadas no item 3, deste edital.

15.5. O cumprimento das adaptações curriculares obedecerá ao cronograma e à disponibilidade da instituição.

15.6. Em razão de possíveis divergências de componentes curriculares do curso de origem e o adotado pela FAPAC, poderá haver atraso na conclusão do curso.

15.7. Os candidatos selecionados estarão sujeitos ao currículo vigorante em 2015 e às normas regimentais em vigor.

15.8. A inexatidão de dados e/ou irregularidades nos documentos apresentados, mesmo que verificada posteriormente, implicará nulidade da inscrição e/ou da matrícula, bem como de suas consequências.

15.9. O Projeto Pedagógico do curso exige disponibilidade consoante o quadro de vagas para integralização das aulas de preleção, exercícios, laboratórios, estágios, internato etc, que poderão ser programadas para os turnos matutino, vespertino ou noturno.

15.10. A ocupação das vagas ociosas de que trata este edital refere-se ao ano/semestre letivo de 2015/2. 15.11. Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer editais complementares que vierem a ser publicados pela FAPAC e que não o contrariem nas respectivas disposições elementares no link http://www.itpacporto.com.br/vestibular/

15.11.1. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento de comunicados, termos aditivos e editais complementares ao presente processo seletivo.

15.12. Vigora no presente a premissa de que o edital é a lei do certame, em atendimento ao princípio da vinculação do edital, vinculando os candidatos e a Administração da IES, quanto às regras nele estabelecidas. E havendo alguma dúvida a ser suscitada ou questão a ser resolvida posta em juízo, ficará eleito o Foro da Justiça Federal da Seção Judiciária de Palmas, estado do Tocantins, área de abrangência da FAPAC, para dirimir eventuais conflitos de interesse de litigiosidade contida, declinando-se dos demais, já que a IES está submetida ao Sistema Federal de Ensino Superior do Ministério da Educação – MEC.

15.13. À Comissão de Processo Seletivo Especial de Discente da FAPAC cabe aplicar e zelar pela observância das normas do processo seletivo.

15.14. A documentação dos candidatos que não efetuarem a matrícula, que não forem classificados ou cujos requerimentos tenham sido indeferidos é arquivada no Protocolo Geral da FAPAC.

15.14.1. O prazo de arquivamento é de 90 dias, a partir da data da publicação dos resultados, sendo permitida, a qualquer época, neste período, a retirada da documentação pelo interessado ou por terceiro devidamente autorizado, mediante requerimento.

15.14.2. Decorrido o prazo determinado no subitem 15.14.1. deste edital, e não tendo sido retirada a documentação, esta será inutilizada.

15.15. Síntese do calendário/cronograma das atividades do processo seletivo:

ATIVIDADES DATAS

Inscrições 25/06 a 16/07/2015

Prova 19/07/2015

Gabarito preliminar da prova objetiva Até 20/07/2015

Resultado preliminar da prova objetiva Até 21/07/2015

Resultado final da prova objetiva Até 24/07/2015

Lista preliminar dos aprovados Até 27/07/2015

Lista final dos aprovados primeira etapa (prova objetiva e dissertativa) Até 29/07/2015

(10)

Lista final dos aprovados Até 05/08/2015

Matrículas 06 e 07/08/2015

15.16. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Processo Seletivo Especial de Discente e Direção Acadêmica da FAPAC.

Revogando todas disposições em contrário, Publique-se e cumpra-se.

Porto Nacional - TO, 23 de junho de 2015.

___________________________________ Silvia Helena Cabral da Silva

Presidente da Comissão de Seleção Especial Discente

_________________________________ Maria Rosa Arantes Pavel Diretora Acadêmica da FAPAC

(11)

ANEXO I

ASSUNTOS QUE PODERÃO SER ABORDADOS NA PROVA OBJETIVA: ANATOMIA

● Introdução ao Estudo da Anatomia: história, planos e terminologia anatômica. ● Membros Superiores: ossos, articulações, músculos, vascularização e inervação. ● Membros Inferiores: ossos, articulações, músculos, vascularização e inervação. ● Coluna Vertebral: ossos e articulações.

● Região Dorsal: músculos, vascularização e inervação. ● Parede Torácica: ossos, músculos e vascularização / Mamas.

● Coração: mediastino, pericárdio, vasos da base, aorta e cavas, cavidades, valvas, vascularização e inervação.

● Nariz, Seios paranasais / Faringe. ● Laringe / Traquéia / Brônquios. Pulmões / Cavidade Pleural.

● Nariz, Seios paranasais / Faringe / Laringe / Traquéia e Brônquios. ● Pulmões / Cavidade Pleural / Mediastino.

● Crânio e Face: ossos e músculos.

● Estudo comparativo entre a anatomia e os métodos diagnósticos por imagem. HISTOLOGIA

● Tecidos Epiteliais: Características Gerais; Classificação e Histofisiologia dos Epitélios de Revestimento. Glandular Exócrino e Endócrino e Neuroepitélios.

● Tecidos Conjuntivos: Características Gerais; Matriz Extracelular ( Fibras e Substância Fundamental Amorfa); Morfologia e Função das Células Constituintes; Formação de Edema e Reação Inflamatória; Histofisiologia do Tecido Conjuntivo; ) Células sanguíneas e plaquetas.

● Tecido Cartilaginoso: Características Gerais; Histofisiologia da Cartilagem Hialina; Histofisiologia das Cartilagens Elástica; Histofisiologia da Fibrocartilagem.

● Tecido Ósseo: Morfologia e Função das Células; Estrutura e Composição da Matriz Óssea; Estrutura e Função do Periósteo e Endósteo; Variedades do Tecido Ósseo: Tecido Ósseo Primário e Secundário; Processos de Ossificação: Ossificação Intramembranosa e Ossificação Endocondral; Remodelação Óssea e Reparação de Fraturas; Papel metabólico do Tecido Ósseo; Histofisiologia do Tecido Ósseo. ● Tecido Nervoso: Biologia Celular, Histologia e Classificação dos Neurônios; Sinapses: Biologia Celular e Classificação; Histologia e Classificação da Neuróglia; Histofisiologia das Fibras Nervosas, Nervos e Gânglios Nervosos; Histologia das Meninges.

● Tecidos Musculares: Tecido Muscular Estriado Esquelético: Organização Histológica; Biologia Celular da Fibra Muscular; Mecanismo de Contração; Tecido Muscular Estriado Cardíaco: Biologia Celular e Histofisiologia da Fibra Muscular Cardíaca; Tecido Muscular Liso: Biologia Celular e Histofisiologia da Fibra Muscular Lisa e Mecanismo de Contração.

● Sistema Circulatório: Estrutura histológica de artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias.

● Sistema Respiratório: Organização histológica do epitélio respiratório (fossas nasais, nasofaringe, laringe e traquéia); Histofisiologia de brônquios, bronquíolos e alvéolos.

BIOLOGIA CELULAR E DO DESENVOLVIMENTO ● Membrana plasmática.

● Especialização de membrana: adesão. ● Especialização de membrana: absorção. ● Transporte celular através de membrana. ● Citoesqueleto.

● Mitocôndria (estrutura e função). ● Retículos (RER/REL e funções). ● Complexo de golgi.

● Lisossomos.

● Desenvolvimento humano inicial: da fertilização à gastrulação e neurulação. ● O estabelecimento da placenta e anexos embrionários.

● Organogênese.

● Tecidos de sustentação (embriologia ). ● Membros ( embriologia ).

● Cavidades do corpo (embriologia ).

● Tecidos linfóides e hematopoese extra-embrionária. ● Sistema cardiovascular (embriologia ).

● Sistema respiratório (embriologia ). ● Teratologia (embriologia ).

(12)

BIOQUÍMICA

● Equilíbrio Ácido-Básico; - pH e tampões.

● Proteínas: - Aminoácidos e peptídeos Proteínas fibrosas e globulares; - Estruturas primária, secundária, terciária e quaternária; - Desnaturação proteica; - Enzimas e Coenzimas Propriedades, classificação; - Cinética enzimática; - Metabolismo de Proteínas, Ciclo da Uréia.

● III. Carboidratos: - Química de Carboidratos; - Metabolismo do Glicogênio, Regulação da Glicogênese e Glicogenólise; - Gliconeogênese; - Via das Pentoses Fosfato.

● Respiração Celular: - Conceitos em Bioenergética; - Via glicolítica; - Ciclo do Ácido Cítrico; - Fosforilação oxidativa.

FISIOLOGIA

● Princípios da homeostasia. ● Membranas biológicas.

● Transporte através de membrana: - ativo e passivo. ● Bioeletrogênese: potenciais de membrana.

● Sistema muscular esquelético, liso e cardíaco: acoplamento excitação-contração.

● Sistema circulatório: coração como bomba, função das artérias, veias e capilares sanguíneos e linfáticos. Sangue e hemostasia.

(13)

ANEXO II

Valores das Mensalidades do curso de Medicina 2015:

Período Valor em R$ 1º R$ 5.457,00 2º R$ 5.457,00 3º R$ 5.159,44 4º R$ 5.159,44 5º R$ 5.159,44 6º R$ 5.159,44 7º R$ 5.159,44 8º R$ 5.159,44 9º R$ 4.095,96 10º R$ 4.095,96 11º R$ 4.095,96 12º R$ 4.095,96

Referências

Documentos relacionados

Fabricação própria de equipamentos, desenvolvimento de projetos especiais, assessoria na área de Magnetismo e Eletromagnetismo, nosso objetivo é atender e buscar

O abuso sexual infantil é definido como o envolvimento de uma criança em atividade sexual que ela não compreende plenamente, não consente, ou que viole as leis ou tabus da

3 – CONCLUSÃO

Com o objetivo de estudar o efeito de três espaçamentos entre fileiras (30, 40 e 50 cm) e diferentes condições hídricas do solo (sequeiro e, irrigação por aspersão até as tensões

O desvio padrão também acompanha os limites propostos por Azevedo (2006) para os grupos homogêneos, onde os valores de 400 a 450 mm estão ao sul, sudeste, nordeste e

[r]

Fonte: Autores. O patrimônio público e privado refere às necessidades de vigilância e monitorização, por exemplo, que visam zelar pelo patrimônio da cidade. Já desastres

e da média de matemática dos três primeiros bimestres de 2013 3.2 A primeira etapa da seleção consistirá de prova oral de inglês ou espanhol, realizada pe empresa