• Nenhum resultado encontrado

Condições Gerais CADERNO DE ENCARGOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Condições Gerais CADERNO DE ENCARGOS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

HP n.º 02/DCNF-C/2018 Pág. 1/7

CADERNO DE ENCARGOS

Condições Gerais

CLÁUSULA 1.ª Objeto

1- O presente procedimento tem por objeto a alienação de resina, constituída em lotes, no Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Centro (DCNFC), proveniente da Mata Nacional das Dunas da Gafanha e dos Perímetros Florestais da Batalha, da Charneca do Nicho, das Dunas de Vagos, das Dunas de Ovar, do Seixo e Facho, de S. Salvador e da Serra da Estrela, todos sob gestão do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF).

2- A identificação dos lotes, bem como a localização, características e condições essenciais da alienação constam do ANEXO I ao presente caderno de encargos.

CLÁUSULA 2.ª

Reconhecimento do Local dos Lotes

1- Entre a data do anúncio e o ato público, os interessados poderão verificar os lotes e fazer os respetivos reconhecimentos, devendo, para o efeito, efetuar os seguintes contactos, até ao dia 26 de fevereiro de 2018:

- Lotes nºs. 45, 49, 50, 51 e 52/2018, 55, 56, 57, 58, 59 e 60/2017 – Serviços do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Centro, Mata Nacional do Choupal – 3000-611 COIMBRA, telefone: 239007260;

- Lotes nºs 46, 47 e 48/2018 – Serviços do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Centro, Av. D. Dinis, nº 9 – 2430-263 MARINHA GRANDE, telefone: 244005150;

- Lotes nºs 61/2017 e 53/2018 - Serviços do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Centro, Quinta do Soqueiro – Rua Cónego António Barreiros - 3500-093 VISEU, telefone: 232427510.

- Lote nº 53/2015 - Serviços do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Centro, Bairro Nossa Senhora dos Remédios – 6300-590 GUARDA, telefone: 271208400; fax: 271208409.

(2)

HP n.º 02/DCNF-C/2018

Pág. 2/7

CLÁUSULA 3.ª

Operações de Resinagem e Transporte da Resina

1- As operações de resinagem serão iniciadas após a assinatura do contrato, tendo a conclusão dos trabalhos que verificar-se até dia 15 de dezembro do último ano de exploração da resina, obrigatoriamente, incluindo-se nesta condição, a retirada de todo e qualquer equipamento e material utilizado.

2- O início dos trabalhos só poderá ser efetudo após comunicação feita ao adjudicatário - ICNF, I.P. ou ao representante do mesmo, tendo para esse efeito, que ser comunicado com a antecedência mínima de 48 horas, a data de início, o local e o lote.

CLÁUSULA 4.ª Condições de Pagamento

1-

O pagamento é efetuado conforme o número de prestações constante no ANEXO I ao caderno de encargos.

2-

No caso de lote sujeito a prestação única, o pagamento é devido pela totalidade no ato público.

3-

Lotes sujeitos ao pagamento em 2 prestações, a primeira prestação corresponde a 50% do valor do lote e é liquidada no ato público; a segunda, de igual valor, será liquidada até ao dia 15 de abril de 2019.

4-

Lotes sujeitos ao pagamento em 3 prestações, a primeira prestação corresponde a 33,33% do valor do lote e é liquidada no ato público; a segunda, de igual valor, será liquidada até ao dia 15 de abril de 2019 sendo o valor restante liquidado até 15 de abril de 2020.

5-

Lotes sujeitos ao pagamento em 4 prestações, cada uma corresponde a 25% do valor do lote, sendo a primeira liquidada no ato público e as restantes até às datas a seguir indicadas:

- Segunda prestação: até ao dia 15 de abril de 2019; - Terceira prestação: até 15 de abril de 2020;

- Quarta prestação: até 15 de abril de 2021.

6-

Ao valor da adjudicação acresce IVA à taxa legal em vigor (6%).

7-

O pagamento pode efetuar-se por qualquer uma das seguintes modalidades:

a.

Cheque emitido à ordem da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP, E.P.E. (IGCP);

b.

Transferência bancária para a conta do IGCP, IBAN PT50 0781 0112 01120011856 77, devendo o comprovativo desta operação ser enviado, logo que a mesma ocorra, para a morada dos Serviços do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Centro, sitos na Avenida D. Dinis, nº 9, 2430-263 MARINHA GRANDE ou através do endereço eletrónico: dcnfc@icnf.pt.

(3)

HP n.º 02/DCNF-C/2018

Pág. 3/7

8-

Nos casos em que o pagamento seja efetuado por cheque, o mesmo será considerado nulo sempre que não permita a arrecadação integral da importância mencionada no documento devido a qualquer vício que afete o respetivo meio de pagamento ou que a entidade sacada recuse o seu pagamento por falta ou insuficiência de provisão.

9-

Os pagamentos têm que observar as normas constantes na Lei 92/2017, de 22 de agosto.

10-

O não cumprimento das condições de aquisição implica, para o adquirente, a perda de quaisquer direitos sobre os lotes, bem como das importâncias já pagas.

CLÁUSULA 5.ª

Outros Encargos do Adquirente

1-

O adquirente é considerado o único responsável nas seguintes situações:

a) Pela reparação e indemnização de todos os prejuízos ou danos causados a terceiros ou ao ICNF por motivos que lhe sejam imputáveis;

b) Pelas indemnizações devidas a terceiros na constituição de servidões provisórias ou pela ocupação temporária de prédios particulares necessários à execução dos trabalhos;

c) Por todos os prejuízos causados a terceiros ou à área florestal, incluindo solos e linhas de água, decorrentes das operações de resinagem;

2-

São da conta do adquirente todas as licenças e encargos legais necessários à execução dos trabalhos.

3-

É também da responsabilidade do adquirente o cumprimento das disposições legais e regulamentares em vigor sobre segurança, higiene e saúde no trabalho, relativamente a todo o pessoal que executa os trabalhos objeto deste contrato, sendo da sua conta os encargos que daí resultem;

4-

Após a adjudicação, quaisquer prejuízos resultantes de furto, deterioração ou sinistro que possam ocorrer nas árvores objeto de resinagem, correm por conta do adquirente, sem que por isso possa vir a exigir, ao ICNF, indemnização alguma ou redução do preço do material comprado.

CLÁUSULA 6.ª Suspensão de prazo

1- O contrato poderá ser suspenso por iniciativa do ICNF ou do cocontratante, devidamente fundamentada e formalizada em Auto, cujo conteúdo deve compreender no mínimo os pressupostos que a determinarem e os termos gerais do procedimento a seguir subsequentemente.

2- São considerados fundamentos para a suspensão circunstâncias que impossibilitem a respetiva realização da execução, alheias à vontade do cocontratante, que não pudessem ser conhecidas ou previstas à data da celebração do contrato e cujos efeitos não lhe fosse razoavelmente exigível contornar ou evitar, nomeadamente:

(4)

HP n.º 02/DCNF-C/2018

Pág. 4/7

a) Intempéries; b) Inundações; c) Incêndios;

d) Valores naturais ou culturais, cuja ocorrência, para aquele local, se desconhecia.

3- O prazo do contrato será automaticamente prorrogado por igual período ao da suspensão, não podendo ultrapassar o prazo previsto no mesmo.

CLÁUSULA 7.ª Incumprimento

1-

No caso de incumprimento contratual, o lote, na totalidade ou em parte, será novamente alienado, ficando o adquirente obrigado a repor a diferença entre a sua oferta e o valor obtido na nova alienação, aplicando-se o disposto no n.º 2 do artigo 333.º do CCP.

2-

No caso previsto no número anterior, o adquirente perde a caução e a resina não explorada no respetivo lote, a título de cláusula penal.

3-

Na falta de cumprimento de qualquer obrigação contratual pecuniária, ao qual não tenha sido possível aplicar o disposto no n.º 1 da Cláusula 9.ª, a importância em dívida será cobrada nos termos do Código do Procedimento e do Processo Tributário.

CLÁUSULA 8ª Penalidades

1-

Penalidades por violação dos prazos contratuais:

a) Quando o adquirente não proceder à liquidação do valor em dívida, nos prazos estabelecidos na cláusula 4.ª, constitui-se em mora a partir desta data:

i)

A esse valor acresce uma penalidade diária de cinco por mil (5‰), não podendo esta, na sua globalidade, vir a exceder 15% do valor em dívida, o que corresponde a 30 (trinta) dias de mora;

ii)

Quando verificada a situação prevista na subalínea anterior, a continuação das operações de resinagem só será permitida após a liquidação do valor em dívida;

iii)

Após o prazo de 30 (trinta) dias referido na subalínea i), não se verificando o pagamento, ser-lhe-á

aplicado o previsto na cláusula 7ª.

2-

A penalidade prevista no número anterior será paga no prazo de 10 (dez) dias a contar da respetiva notificação para o efeito, sob pena de aplicação do disposto na Cláusula 7ª.

3-

O adquirente e os demais operadores económicos estão obrigados ao cumprimento da legislação em vigor, nomeadamente do Decreto-Lei n.º 181/2015, de 28 de agosto, diploma legal que estabelece o “Regime Jurídico

(5)

HP n.º 02/DCNF-C/2018

Pág. 5/7

da Resinagem e da Circulação da Resina de Pinheiro, no território do Continente” o qual prevê a possibilidade de serem instaurados processos de Contraordenação e Sanções Acessórias - artigos 13º e 14º, respetivamente, no caso do não cumprimento do mesmo.

CLÁUSULA 9.ª Caução

1-

A caução prestada pelo adquirente pode ser executada total ou parcialmente pelo ICNF, sem necessidade de prévia decisão judicial ou arbitral, para satisfação de quaisquer importâncias que se mostrem devidas por força do não cumprimento por aquele das obrigações legais ou contratuais, nos termos do artigo 296.º do CCP.

2-

A execução prevista no número anterior implicará a renovação do respetivo valor, no prazo de 15 (quinze) dias após a notificação para o efeito.

3-

No prazo de 30 (trinta) dias contados do cumprimento de todas as obrigações contratuais por parte do adquirente a entidade alienante promove a liberação da caução prestada, conforme previsto no nº 4 do artº 295º do CCP.

CLÁUSULA 10.ª Resolução do Contrato

Quando se verifique a impossibilidade definitiva do cumprimento do contrato pelo adquirente, o mesmo poderá ser resolvido por decisão do ICNF ou por decisão judicial, com base nos artigos 333.º a 335.º do CCP.

CLÁUSULA 11.ª

Cessão da Posição Contratual e Subcontratação

Poderá ser autorizada a cessão da posição contratual ou subcontratação nos termos dos artigos 288.º, 318.º e 319.º do CCP.

CLÁUSULA 12.ª Fiscalização do Contrato

(6)

HP n.º 02/DCNF-C/2018

Pág. 6/7

CLÁUSULA 13.ª Prevalência

1-

Fazem parte integrante do Contrato os suprimentos dos erros e omissões do Caderno de Encargos, conforme o disposto na alínea a) do n.º 2 do artigo 96.º do CCP, os esclarecimentos e as retificações relativas ao procedimento pré-contratual em apreço e o caderno de encargos.

2-

Em caso de divergência entre os documentos referidos no número anterior, a prevalência é determinada pela ordem pela qual são indicados.

CLÁUSULA 14.ª Contagem de Prazos O prazo de pagamento das penalidades conta-se em dias úteis.

CLÁUSULA 15.ª Disposição Final

A presente Hasta Pública rege-se pelo regime previsto no Código dos Contratos Públicos.

CONDIÇÕES ESPECÍFICAS

CLÁUSULA 16.ª

Quantificação das quantidades

O número de feridas objeto da venda foi quantificado tendo por base a tabela oficial do cálculo do número de feridas de resinagem à morte em uso no ICNF.

CLÁUSULA 17.ª Obrigações do Adquirente

1-

A exploração da resina rege-se pelo Decreto-Lei nº 181/2015, de 28 de agosto – “Regime jurídico da resinagem e da circulação da resina de pinheiro”, sendo obrigatório o registo de operador de resina, de acordo com o estabelecido no artigo 9º do citado diploma.

(7)

HP n.º 02/DCNF-C/2018

Pág. 7/7

2-

O adquirente está ainda obrigado ao disposto no artigo 6º do mesmo diploma legal, tendo que efetuar a comunicação prévia obrigatória ao ICNF, I.P. – declaração de resina, devendo a mesma ser submetida por via eletrónica através do Sistema de Informação da Resina (SiResin).

3-

O adquirente obriga-se a retirar todos os equipamentos e a retirar todo o material usado na resinagem, quando terminar a sua utilização, tendo como data limite para esse efeito o dia 15 de dezembro do ano em que termina a exploração da resina.

4-

Ao não cumprimento do mencionado nos números anteriores aplica-se o regime sancionatório previsto no artigo 13º do Decreto-Lei nº 181/2015, de 28 de agosto.

(8)

HP n.º 02/DCNF-C/2018

Pág. 8/7

ANEXO I Identificação dos lotes

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Em síntese, no presente estudo, verificou-se que o período de 72 horas de EA é o período mais ad- equado para o envelhecimento acelerado de sementes de ipê-roxo

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

We propose a conformance testing theory to deal with this model and describe a test case generation process based on a combination of symbolic execution and constraint solving for