• Nenhum resultado encontrado

CARTILHA DO USUÁRIO. Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CARTILHA DO USUÁRIO. Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe)"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CARTILHA DO

USUÁRIO

Subsistema Integrado de Atenção à Saúde

do Servidor Público Federal (SIASS)

Unidade CEFET-MG - Extensão UNIFAL-MG

Pró-Reitoria

de Gestão de

Pessoas

(Progepe)

Centro Integrado de

Assistência ao Servidor

(CIAS)

2013

(2)

2

Sumário

1. Apresentação... 03

2.Objetivos... 03

3. O que é a PASS e o SIASS?... 03

4. Participação dos servidores na execução da PASS... 04

5. Como é o trabalho das unidades SIASS... 05

6. Os serviços prestados no CIAS (PROGEPE/UNIFAL-MG), extensão da Unidade SIASS do CEFET-MG... 05

6.1 Acolhimento... 05

6.2 Perícia em Saúde...

..

... 05

6.3Vigilância aos ambientes e processos de trabalho, Promoção e Prevenção... 06

7. Procedimentos para licenças... 06

8. Processos relacionados à saúde do servidor – Lei 8.112/90... 08

9. Funcionamento do CIAS... 10

10. Contatos ... 10

(3)

3

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) da UNIFAL-MG informa que o Centro Integrado de Atenção ao Servidor (CIAS), na qualidade de Extensão da Unidade de referência do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), está colocando à disposição dos servidores esta Cartilha, baseada no Manual do Usuário da Unidade SIASS-CEFET-MG, cujo objetivo é orientar os servidores vinculados ao Regime Jurídico Único (RJU) quanto aos seus direitos e deveres com relação à saúde. É um instrumento que possibilita uma consulta rápida capaz de esclarecer as dúvidas, documentos e procedimentos que deverão ser adotados em caso de perícia em saúde e vigilância aos ambientes e processos de trabalho. Fique atento às orientações com relação aos documentos que deverão ser apresentados, os trâmites adotados com relação à marcação das perícias e a inclusão de dependentes para o benefício de acompanhamento de pessoa da família.

Tire suas dúvidas no CIAS por meio do telefone: (35) 3299-1086 e/ou e-mail: cias@unifal-mg.edu.br

Julio Cesar Barbosa – Pró-Reitor de Gestão de Pessoas

a) Divulgar a Política de Atenção à Saúde do Servidor em construção no país.

b) Apresentar o projeto da Unidade SIASS CEFET-MG (Extensão UNIFAL-MG) para os

servidores da Instituição.

c) Esclarecer a respeito dos procedimentos para a perícia em saúde e para a vigilância aos

ambientes e processos de trabalho.

A Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS) está em processo de implantação no país há quatro anos e sustenta-se nos eixos da assistência (saúde suplementar), perícia em saúde, promoção e vigilância aos ambientes e processos de trabalho. O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público

2. Objetivos

1.

Apresentação

(4)

4

Federal (SIASS) é parte essencial dessa política. Após sua implantação integral no país será possível a criação de uma Rede Nacional de Atenção à Saúde do Servidor e o conhecimento de dados epidemiológicos. Esses dados já estão sendo registrados em um sistema estruturado com informações de saúde (SIAPE- Saúde) que permitirá traçar o perfil de adoecimento dos servidores e as reais condições de trabalho no setor público federal e poderá, ainda, proporcionar uma política integrada de saúde e gestão de recursos humanos. Por meio de cooperação técnica entre órgãos e gestão participativa dos atores envolvidos, unidades de referência estão sendo instituídas, com sedes em locais estratégicos, para realizar a perícia em saúde e demais ações da PASS. Essas unidades SIASS estarão distribuídas em várias cidades da federação, otimizando os serviços de saúde do servidor público federal existentes nas diferentes organizações da Administração Pública.

Assim como nos demais órgãos partícipes das Unidades SIASS, a UNIFAL-MG deverá legitimar uma Comissão Interna de Saúde do Servidor Público - CISSP. Cabe a essa comissão zelar pelos objetivos de:

a) propor ações voltadas à promoção da saúde e à humanização do trabalho, em especial a

melhoria das condições de trabalho, prevenção de acidentes, de agravos à saúde e de doenças relacionadas ao trabalho;

b) propor atividades que desenvolvam atitudes de corresponsabilidade no gerenciamento da

saúde e da segurança, contribuindo, dessa forma, para a melhoria das relações e do processo de trabalho; e

c) valorizar e estimular a participação dos servidores, enquanto protagonistas e detentores

de conhecimento do processo de trabalho, na perspectiva de agentes transformadores da realidade. Além disso, cada servidor é corresponsável na execução da PASS e deve participar, acompanhar e indicar à CISSP e/ou à equipe de vigilância e promoção as situações de risco nos ambientes e processos de trabalho, apresentar sugestões para melhorias e atender às recomendações relacionadas à segurança individual e coletiva. O Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Servidor (DESAP/SGP/MP) tem a competência de orientar a criação das CISSP e para tanto serão divulgadas normas complementares. Entretanto, a Norma Operacional de Saúde do Servidor - NOSS (Portaria

4.

Participação dos servidores na execução da PASS

(5)

5

nº 03 de 07 de maio 2010) esclarece que, na ausência de regulamentação legal destinada aos servidores públicos, deve-se buscar referências em normas nacionais, internacionais e informações científicas atualizadas na execução da PASS.

A proposta do Governo Federal é uma inovação, especialmente por assumir a importância das ações de vigilância ambiental e promoção da saúde. A assistência ficou legalmente estabelecida pela saúde suplementar ou pelo Sistema Único de Saúde - SUS, cabendo ao órgão e ao servidor fazer a opção. Os demais eixos da política devem ser realizados pelas unidades SIASS, mediante plano de trabalho definido com cada órgão partícipe, o que mantém as responsabilidades administrativas na execução da PASS de cada um dos envolvidos. Inicialmente a prioridade das unidades é a perícia em saúde. A Unidade SIASS CEFET-MG assume a obrigatoriedade de realizar a perícia em saúde dos órgãos públicos federais que a compõe e o compromisso de colaborar nas ações de vigilância e promoção.

6.1. Acolhimento. O acolhimento será realizado pela profissional de enfermagem e pelo

apoio administrativo. É o momento de escuta da demanda apresentada pelo servidor para orientações, elaboração de parecer para subsidiar a perícia em saúde, agendamento de horários com as equipes de trabalho da unidade ou encaminhamentos para atendimento externo. A profissional de enfermagem do trabalho é responsável pelo acolhimento e é a porta-voz das situações junto aos peritos. O serviço de enfermagem, além da participação na promoção e prevenção, realiza cuidados de enfermagem nas intercorrências clínicas.

6.2. Perícia em Saúde. Perícia Oficial em Saúde é a realização de inspeção médica ou

odontológica em servidores, pensionistas e dependentes por meio de avaliação clínica e documental (exames) com fins ao enquadramento legal de que prevê a Lei 8.112/90, nas questões relacionadas à saúde do servidor e sua relação com o trabalho. A legislação e a ética profissional determinam que o perito oficial seja imparcial frente às solicitações do usuário, todavia o ato pericial deve ser realizado seguindo os princípios da cordialidade e do respeito à dignidade humana. No CIAS, a perícia em saúde conta com o envolvimento dos

5.

Como é o trabalho das unidades SIASS?

6.

Os serviços prestados no CIAS (PROGEPE/UNIFAL-MG), extensão da

Unidade SIASS do CEFET-MG

(6)

6

profissionais da Junta Médica Oficial em Saúde (03 peritos médicos) e 01 (uma) perita odontóloga.

6.3. Vigilância aos ambientes e processos de trabalho, Promoção e Prevenção. O

trabalho multiprofissional de vigilância, promoção da saúde e prevenção de agravos, é de competência da equipe do CIAS, com atuação em programas e projetos relacionados à Qualidade de Vida no Trabalho. Parte da equipe de vigilância atua na prevenção e combate aos riscos ambientais nos locais de trabalho, propõe intervenções e assessora a gestão e os servidores em questões relacionadas à segurança do trabalho como, por exemplo, concessão de adicionais ocupacionais . O usuário deve requerer a intervenção da equipe de vigilância, por meio de formulário próprio, disponível na intranet, direcionando-o ao CIAS/PROGEPE (Extensão da Unidade SIASS).

Licenças/base legal

Número de dias de afastamento

Procedimentos Necessários Documentos

Tratamento de saúde do servi-dor arts. 202, 203 e 204, lei 8112/90. Inferior a 5 (cinco) dias corridos, res-peitado o limite de 15 dias nos últimos doze meses.

Apresentar o atestado médico ou odontológico à chefia da unidade de lotação no prazo

máximo de 5 (cinco) dias, contados da data do

início do afastamento. A unidade de lotação deverá apresentar o referido atestado

imediatamente ao CIAS, observadas as normas

vigentes de preservação do sigilo e da segurança das informações.

A dispensa da perícia em saúde está condicionada à apresentação de atestados legíveis e com o CID (código internacional de doenças). Atestado médi-co ou odonto-lógico contendo identificação do servidor, CID, identificação do profissional emitente do atestado e nú-mero do Regis-tro no conselho competente. Superior a 5 (cinco) dias corridos até 120 dias nos últi-mos doze meses será

submetido à

perícia singular. Acima de 120 dias - junta oficial em saúde.

Apresentar o atestado médico ou odontológico à chefia da unidade de lotação no prazo

máximo de 5 (cinco) dias, contados da data do

início do afastamento. A unidade de lotação deverá apresentar o referido atestado imediatamente ao CIAS, observadas as normas vigentes de preservação do sigilo e da segurança das informações.

Agendar perícia e apresentar exames (caso haja), atestados e relatórios recentes.

(7)

7

Por motivo de doença em pessoa da família - art. 81, inciso I, §1º, arts. 82 e 83. Obs: A referida licença somente será concedida se o dependente em questão estiver devidamente registrado no assentamento funcional do servidor, junto a PROGEPE, especificamente para este fim, conforme código nº 11 do SIAPE.

Inferior a 3 (três) dias corridos, res-peitado o limite de 15 dias nos

últimos doze

meses.

Apresentar o atestado médico ou odontológico à chefia da unidade de lotação no prazo máximo de 5 (cinco) dias, contados da data do início do afastamento.

A dispensa da perícia em saúde do familiar está condicionada à apresentação de atestados legíveis e com o CID (código internacional de doenças), bem como um relatório médico atestando que a assistência direta por terceiro é indispensável. Atestado médico ou odontológico contendo identificação do paciente (dependente), CID, identificação do profissional emitente do atestado e número do registro no conselho competente. Superior a 3 (três) dias corridos.

Apresentar o atestado médico ou odontológico à chefia da unidade de lotação no prazo máximo de 5 (cinco) dias, contados da data do início do afastamento.

Agendar entrevista ou visita domiciliar e a perícia em saúde no CIAS.

Caso o familiar resida em localidade distante da Sede da UNIFAL-MG, o CIAS entrará em contato com a Unidade SIASS mais próxima do local onde se encontra o ente familiar para realização de perícia.

Licenças/base legal

Número de dias de afastamento

Procedimentos Necessários Documentos

Licença à gestante art. 207, lei 8.112/90. Prorrogação da Licença à gestante, Decreto nº 6.690/2008, por mais 60 dias. 120 dias.

Entregar à PROGEPE (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) os documentos comprobatórios para o afastamento.

Não é necessária a avaliação pericial se o início da licença for a data do parto.

Formulário para o afastamento e certidão de

nas-cimento do

filho.

Afastamento anterior a 36 semanas de gestação. Após esse período, quaisquer ocorrências clínicas gestacionais desencadeiam o início da licença gestante.

Agendar perícia em saúde no CIAS ou, se estiver impossibilitada para deslocamento, solicitá-la

Atestado médico contendo: identificação da servidora, CID, identificação do profissional

(8)

8

em domicílio ao CIAS. emitente do

atestado e número do registro no conselho.

60 dias Deverá ser requerida pela servidora até o final de 30 dias, a contar da data do parto.

Formulário de prorrogação da licença.

ATENÇÃO! Em todos os casos de afastamento, o servidor ou seu familiar deve comunicar o fato à chefia imediata.

Objeto Orientações

Investidura em cargo público – art.14 da lei 8.112/90.

Após o candidato nomeado ser informado dos prazos e exames a serem realizados, a Seção de Cadastro da PROGEPE deverá encaminhá-lo ao CIAS (extensão da Unidade SIASS) para agendamento da inspeção médica junto à referida unidade, para investidura em cargo público. O nomeado deverá apresentar, no momento da perícia oficial singular em saúde, ao médico do trabalho e/ou médico perito do CIAS, os resultados dos exames solicitados pela PROGEPE.

Constatação de deficiência dos

candidatos aprovados em

Concurso Público nas vagas de portador de deficiência - arts. 3º e 4º do Decreto 3.298/1999, alterado pelo Decreto 5.296/2004.

Processo formulado pela Seção de Cadastro da PROGEPE; Atestado e/ou relatórios médicos;

O portador deverá submeter-se a Junta Oficial em Saúde no CIAS.

Aposentadoria por invalidez – art. 186, inciso I da lei 8.112/90.

Relatório médico descrevendo a invalidez;

Solicitar agendamento de perícia pela Junta Médica Oficial em Saúde, no CIAS.

Reversão de servidor aposentado por invalidez – art. 25, inciso I e art. 188, §5º, da lei 8.112/90.

Abertura de novo processo, apensado-o ao processo formulado no momento da aposentadoria;

Relatório atualizado do médico assistente, informando o CID e a possibilidade de retorno à atividade.

Submeter-se a Junta Médica Oficial em Saúde no CIAS. Constatação de invalidez de

dependente e constatação de deficiência de dependente – art. 217 da lei 8.112/90.

Encaminhar a documentação a seguir à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas para abertura de processo e agendamento de perícia:

Avaliação de médico assistente, com relatório descrevendo a invalidez/deficiência;

(9)

9

Acompanhar o dependente ao submetê-lo à Junta Médica Oficial em Saúde, no CIAS.

Remoção por motivo de saúde do servidor ou de pessoa de sua família – art. 36, inciso III, alínea b, da lei 8.112/90.

Processo com o requerimento do servidor, encaminhado pela chefia; Cópia dos documentos pessoais e de residência do servidor e da pessoa da família;

Laudo e/ou relatório médico e de outros profissionais envolvidos no tratamento;

Comprovante da inexistência de tratamento da doença na cidade de lotação do servidor emitida por autoridade competente do SUS;

O doente deverá se submeter à perícia da Junta Oficial em Saúde no CIAS.

Horário especial para servidor portador de deficiência e para o servidor com familiar portador de deficiência – art. 98, §§ 2º e 3º, da lei 8.112/90.

Processo protocolado com requerimento do servidor; Atestado e/ou relatórios médicos;

O servidor deverá Submeter-se à perícia da Junta Médica Oficial em Saúde no CIAS.

Avaliação de sanidade mental do servidor para fins de processo administrativo disciplinar – art. 160, da lei 8.112/90.

Processo formulado pela comissão do processo administrativo com os quesitos a serem respondidos.

Submeter-se a Junta Médica Oficial em Saúde com a participação de pelo menos um médico psiquiatra.

Acidente em serviço ou doença profissional – arts. 211 e 212, da lei 8.112/90.

Apresentar o atestado médico ao CIAS, no prazo máximo de 5 dias, contados da data do acidente.

Emissão do Comunicado de Acidente de Trabalho do Serviço Público - CAT/SP em até 48 (quarenta e oito) horas após o acidente ou apresentar o relatório emitido pelo órgão ou médico, caso tenha sido o atendimento de urgência ou emergência, até 5 dias contados da data do acidente.

Informações detalhadas disponíveis na página da PROGEPE, em:

http://www.unifal-mg.edu.br/segurancadotrabalho/acidentedetrabalho

Recomendação para tratamento de servidor acidentado em serviço, que necessite de tratamento especializado em instituição privada, à conta de recursos públicos – art. 213, da lei 8.112/90.

Apresentar a CAT/SP preenchida ao CIAS;

Relatório médico informando o código internacional de doenças (CID) e a necessidade de tratamento especializado.

O tratamento deverá ser recomendado pela Junta Médica Oficial em Saúde. Trata-se de medida de exceção e somente será admissível

quando inexistirem meios e recursos adequados em instituição pública.

Readaptação funcional de servidor por redução de capacidade laboral – art. 24, da lei 8.112/90.

Apresentar relatório médico informando o código internacional de doenças (CID) e a possibilidade de retorno ao trabalho com restrições. Submeter-se à Junta Médica Oficial em Saúde no CIAS.

(10)

10

Avaliação e reavaliação da capacidade de trabalho – art. 206, da lei 8.112/90.

O servidor que apresentar indícios de lesões orgânicas ou funcionais deverá ser submetido à inspeção médica.

Esgotados os procedimentos administrativos, deverá ser comunicado ao servidor, pela chefia, o seu encaminhamento ao médico do trabalho e/ou médico perito do CIAS, para avaliação da capacidade de trabalho. Um ofício de encaminhamento ao CIAS com a ciência do servidor deverá preceder ao agendamento da perícia.

Avaliação para isenção de imposto de renda – Art. 6 da lei nº 7.713/88, alterada pela Lei nº 11.052/04.

Processo formulado pelo servidor e/ou beneficiário de pensão à PROGEPE.

Submeter-se à Junta Médica Oficial em Saúde no CIAS, para comprovação da doença especificada em lei.

Apresentar atestados, exames e relatórios recentes. Avaliação da idade mental de

dependente para concessão de auxílio pré-escolar – Art. 4º Dec. 977/1993.

Apresentar requerimento, atestado médico e relatórios. Submeter o dependente à perícia singular em saúde.

Pedido de reconsideração e recurso da decisão pericial – Art. 106, 107 e 108, da lei 8.112/90.

Requerimento de reconsideração e/ou recurso.

Submeter-se a nova perícia no CIAS com o(s) mesmo(s) perito(s) na reconsideração e com outro(s) profissional(is) no recurso.

Se necessário, o periciado será encaminhado à outra unidade SIASS.

ATENÇÃO! Para serem aceitos, os relatórios e atestados devem ser originais, legíveis, sem rasuras e sempre

constar a data, identificação do profissional emitente, assinatura, endereço e número do registro no Conselho Regional competente (CRO ou CRM).

O administrativo do CIAS funciona de segunda a quinta-feira, das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 18:00 e sexta-feira das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00.

Sede - Alfenas: (35) 3299-1086 (CIAS)

Campus Poços de Caldas: (35)3697-4621 (Sônia dos Santos Pedrezini)

Campus Varginha: (35)3219-8620 (Rúbia Carla Penaforte de Vasconcelos)

9.

Funcionamento do CIAS:

(11)

11

BRASIL, CEFET-MG. Manual do Usuário. Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (SIASS). Belo Horizonte, MG. 2012.

BRASIL, CEFET-MG. Projeto institucional de criação da unidade SIASS. Belo Horizonte, MG. 2010.

BRASIL, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Recursos Humanos. Manual de perícia oficial em saúde do servidor público federal. Brasília, DF. 2010.

BRASIL, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Recursos Humanos. Norma operacional de saúde do servidor. Portaria normativa nº 03. Brasília, DF. 2010.

BRASIL, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Recursos Humanos. Projeto de criação do SIASS. Brasília, DF. 2010.

BRASIL, Presidência da República. Casa Civil. Decreto nº 6.833, de 29 de abril de 2009. Brasília, DF. 2009.

BRASIL, Presidência da República. Casa Civil. Lei 8.112. Institui o regime jurídico do servidor público federal. Brasília, DF. 1990.

Referências

Documentos relacionados

DIP – Divisão de Implantação de Pagamentos DTI - Divisão de Tecnologia da Informação PAP - Programa de Administração de Pessoal PROGEPE – Pró-Reitoria de Gestão

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) informa que o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Ges- tão cumpriu a determinação contida na Mensagem Nº

Será permitido ao candidato apresentar recurso para cada prova do processo seletivo, quanto ao conteúdo das questões e/ou temas ou à correção e avaliação feitas pela

aumenta considerevolmente una volta eliminato l’imbando della cinghia di trazione della coclea/ventola (circa mezza corsa del movimento della leva). La regolazione è corretta quando

A título transitório, quando as entidades formadoras não recorram a fundos públicos para o financiamento da ação de formação e enquanto não for revisto ou revogado o Despacho

Para tanto, optou-se como unidade de análise a Coordenação de Administração de Pessoal (CAP), setor vinculado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) e que

No entanto, essa relação entre sexo e imagem negativa do cirurgião-dentista permanece controversa, pois apesar dessa tendência mencionada, alguns estudos não apresentam

• SMD com IPSS int-2 e alto risco, LMMC sintomática, LMA 20- 30% de blastos, IPSS Int-1 com necessidade tx e falha ao uso de fatores hemopoéticos, candidatos a TCTH (para redução n