• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

PLANO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ASSIS/SP 2009

(2)

2

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

PLANO DE ATIVIDADES

I DAS ATIVIDADES 1.1 Visitas Orientadas 1.2 Prática Simulada 1.3 Prática Real II DA AVALIAÇÃO

2.1 Visitas Orientadas e Prática Simulada 2.2 Prática Real

2.2.1 Prática real desenvolvida no EAJ 2.2.2 Prática real conveniada

III DA DOCUMENTAÇÃO

IV PROGRAMA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROGRAMA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 5º SEMESTRE ( 50 horas) 6º SEMESTRE ( 50 horas) 7º SEMESTRE (50 horas) 8º SEMESTRE (50 horas) 9º SEMESTRE (50 horas) 10º SEMESTRE (50 horas) APÊNDICE

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ANEXOS – FORMULÁRIOS:

Declaração para estágio Atividade: Audiência / Júri Atividade: Visita Orientada

(3)

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

PLANO DE ATIVIDADES

O Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Paulista, campus Assis-SP, órgão encarregado de organizar, coordenar e supervisionar a realização do Estágio Supervisionado e outras atividades práticas, desenvolvidas pelos alunos do Curso de Direito, em conformidade com a Resolução CNE/CES nº 09/2004 e com a Lei nº8.906/1994, que dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil, cumprindo o que estabelece em seu Regulamento e tendo por finalidade de ordenar o desenvolvimento do Estágio Supervisionado estabelece o Plano de Atividades a ser executado no campus Assis.

O Estágio Supervisionado é componente curricular obrigatório, indispensável à consolidação dos desempenhos profissionais desejados, inerentes ao perfil do formando, ou seja; a formação prática, com desenvolvimento das competências e habilidades necessárias à atuação profissional.

A carga horária a ser integralizada é de 300 horas e será desenvolvido do 5º ao 10º semestre do Curso de Direito, distribuído em módulos de 50 horas.

I DAS ATIVIDADES

As atividades de estágios envolvem visitas orientadas, prática simulada e prática real.

Para melhor organização das atividades e distribuição das horas, foram estabelecidos 03(três) grupos: Grupo I - Visitas orientadas, Grupo II -Prática Simulada, Grupo III-Prática Real.

GRUPO I

1.1 Visitas Orientadas

As visitas orientadas abrangem os diversos órgãos jurisdicionais, assim como a assistência de audiências reais e julgamentos, nos diversos fóruns e tribunais, com apresentação de relatórios das audiências.

GRUPO II

1.2 Prática Simulada

A prática simulada abrange o exercício prático das atividades forenses e não forenses; a elaboração de peças processuais e profissionais simuladas; atuação em processos simulados. A pauta de atividades simuladas inclui ainda o estudo de peças, rotinas e fases do processo, nos diversos procedimentos, pelo exame de autos findos; e o treinamento simulado de técnicas de negociação, conciliação e arbitragem.

(4)

4 A prática real será desenvolvida na UNIP-Assis, por meio do Escritório de Assistência Jurídica,(EAJ) bem como, em departamentos jurídicos credenciados, escritórios de advocacia e órgãos públicos conveniados.

II DA AVALIAÇÃO

2.1 Visitas Orientadas e Prática Simulada

A avaliação do estagiário nas visitas orientadas e na prática simulada é procedida pelo professor Orientador, tendo por base os relatórios apresentados, as peças elaboradas durante o semestre, da participação dos atos processuais simulados (audiências, sessões, etc.).

A freqüência do aluno é controlada pelo professor orientador, que certifica as atividades executadas no semestre e a carga horária cumprida.

2.2 Prática Real

2.2.1 Prática real desenvolvida no EAJ

Na prática real a avaliação do estagiário é realizada pelo professor orientador a partir das peças processuais elaboradas e participações em audiências.

A freqüência do aluno é controlada pelo professor orientador, que apresenta relatório semestral das atividades realizadas, certificando a carga horária cumprida. O tempo efetivamente despendido pelo estagiário em audiências judiciais é computado como hora de estágio, devendo ser comprovado pela ata da audiência e atestado pelo professor orientador.

2.2.2 Prática real conveniada

Para fins de supervisão e avaliação, o estagiário deve apresentar relatório bimensal das atividades desempenhadas, cópia do controle de freqüência, assim como cópia das peças processuais elaboradas no período. Os relatórios apresentados e as cópias das peças elaboradas são objetos de avaliação, visando à atribuição de horas.

Ao término do semestre, o aluno deve apresentar ao Núcleo de Prática Jurídica certidão ou declaração consignando o período do estágio, bem como sua carga horária.

Carga horária máxima 25 horas por semestre.

III DA DOCUMENTAÇÃO

Para todas as atividades foram elaborados formulários próprios, conforme os modelos encartados nos Anexos, os quais os alunos deverão retirar no NPJ.

Ao final de cada semestre em data previamente agendada pelo supervisor de estágio, os alunos deverão entregar os formulários corretamente preenchidos nas pastas catálogo mod.ref. 1090, com a devida identificação.

(5)

IV PROGRAMA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O programa de Atividades de Estágio Supervisionado é dirigido aos alunos do 5º ao 10º semestre. As atividades foram elaboradas de tal forma que possibilitem aos alunos a evolução na prática-aprendizagem especificadas nos distintos semestres.

Para cada grupo de atividades, foi estabelecido um percentual de horas a ser cumprido, de tal forma que ao longo dos 06(seis) semestres, o aluno tenha cumprido efetivamente a carga horária mínima nos 03 (três) grupos, alcançando assim a carga horária semestral integralizada de 300(trezentas) horas.

Na elaboração do programa de atividades, pelo Campus-Assis, ao estabelecer os grupos e seus respectivos percentuais a cada semestre, levou-se em consideração os seguintes aspectos: - o cumprimento do módulo de 50 Horas por semestre;

- a formação teórica do aluno compatível com a atividade proposta; - os campos de estágios oferecidos pelo município e região e,

- o desempenho prático das competências e habilidades de cada aluno em relação a atividade proposta.

Para integralizar as 300 (trezentas) horas no final do Estágio Supervisionado foi estabelecido o percentual de 20%(vinte por cento) para o Grupo I -Visitas orientada, isto é 60(sessenta) horas; para o Grupo II – Prática Simulada, 30%(trinta por cento) equivalente a 90(noventa horas) e para o Grupo III-Prática Real, 50%(cinquenta por cento) o que equivale a 150(cento e cinqüenta) horas.

O quadro abaixo ilustra a referida distribuição.

SEMESTRE GRUPOS 10º TOTAL HORAS TOTAL % I-VISITAS ORIENTADAS 40 10 04 02 02 02 60 20 II-PRÁTICA SIMULADA 04 20 18 12 18 18 90 30 III-PRÁTICA REAL 06 20 28 36 30 30 150 50 TOTAL 50 50 50 50 50 50 300 100

(6)

6 ao iniciar no Estágio Supervisonado, o aluno deverá neste primeiro momento adquirir conhecimento através da observação que se dará nas visitas aos órgãos públicos e administrativos e principalmente nas audiências, onde estará observando e relatando todos os fatos decorrentes da mesma. Por outro lado é importante ressaltar que em se tratando de Estágios Conveniados, onde o aluno exercerá a prática Real, na região de Assis, a oferta de estágio o campo jurídico se dá preferencialmente aos alunos do 7º semestre em diante, ou seja, o aluno do 4º e 5º ano.

No decorrer dos semestres observa-se o aumento gradativo das horas do grupo III em decorrência da evolução teórico-prático do aluno, de tal forma a atingir a meta de 300 horas e os percentuais estabelecidos a cada grupo de atividade.

As atividades poderão ser reprogramadas e reorientadas de acordo com os resultados teórico-práticos gradualmente revelados pelo aluno, assim poderá haver alterações no decorrer de seu desenvolvimento com vistas a sua melhor adequação em busca do aprimoramento e dos objetivos propostos.

Conforme se observa nos Programas de Atividades (quadros que se seguem) foram estabelecidas atividades, cujas horas atribuídas, ultrapassam a quantidade de horas estabelecidas em cada semestre e ou/módulo que é de 50 (cinquenta horas), isto se deu em função do Curso de Direito no Campus Assis ser no período noturno, onde a maioria dos alunos trabalha durante o dia no comércio, estendendo a jornada de trabalho até aos sábados. Propondo várias atividades, o aluno poderá adequá-las ao seu horário, perfazendo a carga mínima exigida.

(7)

5º SEMESTRE ( 50 horas)

GRUPO I- VISITAS ORIENTADAS Atividade

Total de horas Visitas Orientadas

Delegacia de Polícia 02 horas

Conselho Tutelar 02 horas

FORUM – Justiça Estadual 02 horas

FORUM – Justiça trabalhista 02 horas

PROCON 02 horas

Batalhão da Policia Militar 02 horas

OAB 02 horas

Delegacia da Mulher 02 horas

Núcleo da 3ª Idade 02 horas

Casa Abrigo 02 horas

Departamento Jurídico da Prefeitura Municipal 02 horas

Audiência Publica 04 horas

Sessão na Câmara dos Vereadores 04 horas

As visitas serão previamente agendadas e divulgadas aos alunos. Carga horária mínima: 16 horas

Assistência a Audiências

Cível (instrução ou que ocorra mediação) 02 horas

Crime (instrução ou transação) 02 horas

Trabalhista (una) 02 horas

Federal (instrução) 02 horas

Júri 05 horas

Carga horária mínima: 24 horas (03 audiências em cada área) GRUPO II- PRÁTICA SIMULADA

Atividade Total de horas

Participação em Audiências Simuladas 05 horas

Análise de autos findos

Cível 02 horas

Crime 02 horas

Os autos necessariamente devem ter sido sentenciados, com a ocorrência de apreciação do mérito.

(8)

8

Plantão de atendimento - EAJ 04 horas

Auxiliar na elaboração de peças processuais reais (atendimento do EAJ) 02 horas Acompanhar clientes do EAJ em audiências 02 horas Plantão de atendimento ou Triagem na OAB- Assistência Judiciária 04 horas Estágio no EAJ ou em Órgãos e Escritórios conveniados 25 horas Carga horária mínima: 06 horas

Atividade Obrigatória Total de horas

Estudo dirigido do Código de Ética Profissional 05 horas

O estudo dirigido compreende na participação dos alunos em cursos e/ou palestras referentes ao Código de Ética e Estatuto da OAB, bem como a resolução de questões de deontologia e legislação profissional atinente à advocacia.

(9)

6º SEMESTRE ( 50 horas)

GRUPO I- VISITAS ORIENTADAS Atividade

Total de horas Visitas Orientadas

Fórum – Justiça Federal 02 horas

Pentenciária 04 horas

Policia Ambiental 02 horas

Cartórios de registro de Imóveis/títulos e documentos/protestos 02 horas As visitas serão previamente agendadas e divulgadas aos alunos

Carga horária mínima: 02 horas Assistência a Audiências

Cível (instrução ou que ocorra mediação) 02 horas

Crime (instrução ou transação) 02 horas

Trabalhista (una) 02 horas

Federal (instrução) 02 horas

Júri 05 horas

Audiências simuladas 01 hora

Júri Simulado 02 horas

Carga horária mínima: 08 horas

Carga horária Limite: 02 audiências por área

GRUPO II- PRÁTICA SIMULADA

Atividade Total de horas

Atuação em Audiência Simuladas/Júri (atores coadjuvantes) 02 horas

Elaboração de Peças Cíveis 03 horas

Elaboração de peças Procedimentos Administrativos(requerimentos) 02 horas As peças a serem elaboradas bem como as orientações serão repassadas pelo professor orientador.

Carga horária mínima: 10 horas Análise de autos findos

Cível 02 horas

Crime 02 horas

Trabalhista 02 horas

Os autos necessariamente devem ter sido sentenciados, com a ocorrência de apreciação do mérito.

Carga horária mínima: 10 Horas

(10)

10

Plantão de atendimento - EAJ 04 horas

Auxiliar na elaboração de peças processuais reais (atendimento do EAJ) 02 horas Acompanhar clientes do EAJ em audiências 02 horas Plantão de atendimento ou Triagem na OAB- Assistência Judiciária 04 horas Estágio no EAJ ou em Órgãos e Escritórios conveniados 25 horas Carga horária mínima: 20 horas

Carga horária limite para plantão: 04 (semestral)

Atividade Obrigatória Total de horas

Estudo dirigido do Código de Ética Profissional 05 horas

O estudo dirigido compreende na participação dos alunos em cursos e/ou palestras referentes ao Código de Ética e Estatuto da OAB, bem como a resolução de questões de deontologia e legislação profissional atinente à advocacia.

(11)

GRUPO I- VISITAS ORIENTADAS

Atividade Total de horas

Visitas Orientadas

Locais previamente agendados e divulgados aos alunos 02 horas Assistência a Audiências

JECRIM - Acompanhamento de Procedimento sumaríssimo 02 horas

Juizado Especial cível(JEC) 02 horas

Júri 05 horas

Carga horária mínima: 04 horas GRUPO II – PRÁTICA SIMULADA

Atividade Total de horas

Simulados

Elaboração de Audiências, Técnicas de negociação, conciliação e

arbitragem, e atuação como atores principais 05 horas Organização, elaboração e atuação como atores principais em Juri 15 horas Atuação nos simulados (atores coadjuvantes) 02 horas Elaboração de Peças Processuais

Área Cível 03 horas

Área Penal 03 horas

Análise de Autos Findos

Processo de competência do JECRIM 02 horas

Carga Horária mínima: 18 horas

As peças a serem elaboradas bem como as orientações serão repassadas pelo professor orientador.

Carga horária Limite Peças Processuais: 03(três) peças por área. Carga Horária Limite Autos Findos: 02 autos findos

(12)

12

Plantão de atendimento - EAJ 04 horas

Elaboração de peças processuais reais (atendimento do EAJ) 04 horas Realizar audiências acompanhadas pelo orientador de estágio 03 horas Plantão de atendimento ou Triagem na OAB- Assistência Judiciária 04 horas Estágio no EAJ ou em Órgãos e Escritórios conveniados 25 horas Carga horária mínima: 28 horas

(13)

GRUPO I- VISITAS ORIENTADAS

Atividade Total de horas

Visitas Orientadas

Locais previamente agendados e divulgados aos alunos (ver calendário de

visitas orientadas) 02 horas

Assistência a Audiências

Justiça do trabalho 02

Justiça Criminal com instrução e oitiva de testemunhas 02

Júri 05

Carga horária mínima: 02 horas

GRUPO II – PRÁTICA SIMULADA

Atividade Total de horas

Simulados

Elaboração de Audiências, Técnicas de negociação, conciliação e

arbitragem, e atuação como atores principais 05 horas Organização, elaboração e atuação como atores principais em Juri 15 horas Atuação nos simulados (atores coadjuvantes) 02 horas Elaboração de Peças Processuais

Área Trabalhista 03 horas

Área Penal 03 horas

Análise de Autos Findos

Processo de competência da Justiça Trabalhista 02 horas Processo de competência da Justiça Federal 02 horas Carga Horária mínima: 12 horas

As peças a serem elaboradas bem como as orientações serão repassadas pelo professor orientador.

Carga horária Limite Peças Processuais: 03(três) peças por área. Carga Horária Limite Autos Findos: 02 autos findos

(14)

14

Plantão de atendimento - EAJ 04 horas

Elaboração de peças processuais reais (atendimento do EAJ) 04 horas Realizar audiências acompanhadas pelo orientador de estágio 03 horas Plantão de atendimento ou Triagem na OAB- Assistência Judiciária 04 horas Estágio no EAJ ou em Órgãos e Escritórios conveniados 25 horas Carga horária mínima: 36 horas

(15)

GRUPO I- VISITAS ORIENTADAS

Atividade Total de horas

Visitas Orientadas

Locais previamente agendados e divulgados aos alunos (ver calendário de

visitas orientadas) 02 horas

Assistência a Audiências

Justiça Estadual (Procedimento Comum Ordinário e Família) 02

Justiça Federal 02

Júri 05

Carga horária mínima: 02 horas GRUPO II – PRÁTICA SIMULADA

Atividade Total de horas

Simulados

Elaboração de Audiências, Técnicas de negociação, conciliação e

arbitragem, e atuação como atores principais. 05 horas Organização, elaboração e atuação como atores principais em Juri 15 horas Atuação nos simulados (atores coadjuvantes) 02 horas

Elaboração de Peças Processuais

Área Cível: Direito de Família 03 horas

Resolução de casos concretos propostos pelo professor orientador 03 horas Análise de Autos Findos

Processo de competência da Justiça Comum Estadual sobre Direito de

família 02 horas

Carga Horária mínima: 18 horas

As peças a serem elaboradas bem como as orientações serão repassadas pelo professor orientador.

(16)

16

Plantão de atendimento - EAJ 04 horas

Elaboração de peças processuais reais (atendimento do EAJ) 04 horas Realizar audiências acompanhadas pelo orientador de estágio 03 horas Plantão de atendimento ou Triagem na OAB- Assistência Judiciária 04 horas Estágio no EAJ ou em Órgãos e Escritórios conveniados 25 horas Carga horária mínima: 30 horas

(17)

GRUPO I - VISITAS ORIENTADAS

Atividade Total de horas

Visitas Orientadas

Locais previamente agendados e divulgados aos alunos (ver calendário de

visitas orientadas) 02 horas

Assistência a Audiências

Justiça Estadual (Procedimento Comum, Ordinário e Procedimentos

Especiais,regidos por Leis extravagantes 02

Júri 05

Carga horária mínima: 02 horas GRUPO II – PRÁTICA SIMULADA

Atividade Total de horas

Simulados

Elaboração de Audiências, Técnicas de negociação, conciliação e

arbitragem, e atuação como atores principais. 05 horas Organização, elaboração e atuação como atores principais em Juri 15 horas Atuação nos simulados (atores coadjuvantes) 02 horas Elaboração de Peças Processuais

Área Penal: Ação Penal, Hábeas Corpus, Recursos incluindo Revisão

Criminal 03 horas

Área Cível: Sucessão: Arrolamento de bens e Inventário 03 Resolução de casos concretos propostos pelo professor orientador 03 horas Análise de Autos Findos

Procedimentos Especiais 02 horas

Carga Horária mínima: 18 horas

As peças a serem elaboradas bem como as orientações serão repassadas pelo professor orientador.

Carga horária Limite Peças Processuais: 03(três) peças por área. Carga Horária Limite Autos Findos: 03 autos findos

(18)

18

Plantão de atendimento - EAJ 04 horas

Elaboração de peças processuais reais (atendimento do EAJ) 04 horas Realizar audiências acompanhadas pelo orientador de estágio 03 horas Plantão de atendimento ou Triagem na OAB- Assistência Judiciária 04 horas Estágio no EAJ ou em Órgãos e Escritórios conveniados 25 horas Carga horária mínima: 30 horas

(19)

APÊNDICE

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO

SUPERVISIONADO

(20)

20 Dispõe sobre a estruturação e operacionalização do Núcleo de Prática Jurídica e do Estágio Supervisionado no Curso de Direito.

CAPÍTULO I – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1º. Este Regulamento dispõe sobre a estruturação e operacionalização do Núcleo de Prática Jurídica e o Estágio Supervisionado no Curso de Direito.

CAPÍTULO II – DA ESTRUTURA DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

Art. 2º. O Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito, órgão encarregado de organizar, coordenar e supervisionar a realização do Estágio Supervisionado e outras atividades práticas, desenvolvidas pelos alunos do Curso de Direito, em conformidade com a Resolução CNE/CES nº 09/2004 e com a Lei nº 8.906/1994, que dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil.

§1º. A estrutura do Núcleo de Prática Jurídica é composta de: I – Supervisão de Estágio;

II – Secretaria de Estágio;

III – Escritório de Assistência Jurídica – EAJ; IV – Anexos aos Juizados Especiais – JE; V – Ambiente para Prática Simulada.

SEÇÃO I – DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO

Art. 3º. O Supervisor de Estágio é escolhido pelo Coordenador do Curso de Direito.

Parágrafo Único. O Supervisor de Estágio será obrigatoriamente professor integrante do corpo docente do Curso de Direito.

Art. 4º. Ao Supervisor de Estágio compete: I – coordenar o Núcleo de Prática Jurídica;

II – coordenar, supervisionar e orientar as atividades dos supervisores, professores orientadores, advogados, estagiários e funcionários do Núcleo de Prática Jurídica;

III – acompanhar a execução das atividades de prática jurídica simulada e real;

IV – apresentar ao Coordenador do Curso de Direito, semestralmente, relatório do trabalho desenvolvido;

(21)

VI – acompanhar, supervisionar e orientar o professor orientador na execução de suas atividades em ambiente interno;

VII – assegurar a observância da carga horária prevista para as atividades de prática simulada em ambiente interno;

VIII – supervisionar as atividades externas desenvolvidas pelo estagiário (visitas orientadas, audiências, sessões, etc.);

IX – acompanhar e avaliar o desempenho do professor orientador e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos nos estágios;

X – supervisionar as atividades externas desenvolvidas pelo estagiário (estágio conveniado); XI – fixar o horário de atendimento ao público no Escritório de Assistência Jurídica;

XII – elaborar, no início de cada semestre, a escala dos professores orientadores e estagiários que atuarão no Escritório de Assistência Jurídica;

XIII – acompanhar e avaliar o desempenho do professor orientador e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos nos estágios.

SEÇÃO II – DA SECRETARIA DE ESTÁGIO

Art. 5º. A Secretaria de Estágio tem como principal finalidade prestar o apoio logístico e administrativo ao Núcleo de Prática Jurídica, possibilitando o seu bom funcionamento.

Art. 6º. São atribuições específicas da Secretaria de Estágio:

I – manter arquivos de toda a documentação e legislação concernentes ao Núcleo de Prática Jurídica;

II – manter o controle da agenda e de todas as correspondências recebidas e expedidas pelo Núcleo de Prática Jurídica;

III – elaborar as declarações e certidões atinentes ao Núcleo de Prática Jurídica, visadas pelo Supervisor de Estágio, respeitadas outras de competência;

IV – manter registro do estagiário com consignação das observações e avaliações realizadas pelo professor orientador, bem como das horas de estágio acumuladas;

V – gerir os recursos materiais para o bom funcionamento do Núcleo de Prática Jurídica; VI – desempenhar as demais atividades correlatas ou decorrentes de suas atribuições.

SEÇÃO III – DO ESCRITÓRIO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA

Art. 7º. O Escritório de Assistência Jurídica tem como finalidade a execução das atividades de prática jurídica real, implementadas por meio da prestação de serviços jurídicos de consultoria, assessoria e assistência jurídica à população carente.

(22)

22 Art. 8º. As atividades do EAJ são desenvolvidas sob a responsabilidade de advogados, propiciando aos alunos a prática jurídica em casos reais.

SEÇÃO IV – DOS ANEXOS AOS JUIZADOS ESPECIAIS

Art. 9º. Os Anexos aos Juizados Especiais – JE compreendem órgãos do Poder Judiciário por meio de Anexos do próprio órgão, instalados nas dependências do campus da UNIP, objetivando levar o aluno a atuar diretamente junto ao Poder Judiciário sem se distanciar da Universidade Paulista, bem como, prestar auxílio à própria justiça e à população.

Parágrafo Único. O serviço funciona sob a responsabilidade de um membro do Judiciário, advogados orientadores dos alunos, funcionários, alunos monitores e voluntários.

SEÇÃO V – DO AMBIENTE PARA PRÁTICA SIMULADA

Art. 10. As práticas simuladas são desenvolvidas, em ambiente próprio, por meio de orientações técnico-jurídicas e pedagógicas levadas a efeito pelos professores orientadores.

Art. 11. Compete aos professores orientadores prestar diretamente ao estagiário as orientações técnico-jurídica e pedagógica em suas áreas de atuação, bem como as instruções básicas ao desempenho das atividades práticas.

Art. 12. São atribuições dos professores orientadores no que se refere às atividades de prática simulada:

I – implementar a programação das atividades atinentes ao Estágio Supervisionado, elaborada pelo Supervisor de Estágio;

II – acompanhar o estagiário nas visitas orientadas em órgãos judiciários ou outros de interesse para as atividades simuladas;

III – orientar acerca dos roteiros de audiências e sessões a serem presenciadas pelo estagiário; IV – distribuir aos estagiários casos ou questões simuladas para exame e desenvolvimento em ambiente interno, prestando as orientações coletivas e individuais necessárias;

V – com base em situações simuladas ou casos concretos, orientar o estagiário na elaboração de peças processuais e profissionais;

VI – orientar a análise e a elaboração de pareceres próprios da advocacia consultiva; VII – realizar a exegese da legislação, orientando a elaboração de textos legais;

VIII – instruir acerca da implementação do processo simulado, a partir da apresentação de situações ou casos hipotéticos;

IX – presidir e orientar as audiências e sessões nos processos simulados, com a participação do estagiário;

(23)

XII – orientar a análise de autos de processos findos;

XIII – controlar o cumprimento da carga horária e a freqüência do estagiário; XIV – avaliar o desempenho do estagiário individualmente e/ou em grupo;

XV – elaborar relatório semestral de atividades realizadas, certificando a carga horária cumprida pelo estagiário aprovado;

XVI – desempenhar todas as demais atividades decorrentes da sua função.

CAPÍTULO III – DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Art. 13. O Estágio Supervisionado é componente curricular obrigatório, indispensável à consolidação dos desempenhos profissionais desejados, inerentes ao perfil do formando. A carga horária a ser integralizada é de 300 horas.

Parágrafo Único. Será desenvolvido do 5º ao 10º semestre do Curso de Direito, distribuído em módulos de 50 horas.

Art. 14. As atividades de estágios envolvem visitas orientadas, prática simulada e prática real. Art. 15. As visitas orientadas abrangem os diversos órgãos jurisdicionais, assim como a assistência de audiências reais e julgamentos, nos diversos fóruns e tribunais, com apresentação de relatórios das audiências.

Parágrafo Único. Das visitas programadas deverão ser redigidos relatórios circunstanciados a serem apresentados pelo aluno para avaliação.

Art. 16. A prática simulada abrange o exercício prático das atividades forenses e não forenses; a elaboração de peças processuais e profissionais simuladas; atuação em processos simulados. Parágrafo Único. A pauta de atividades simuladas inclui ainda o estudo de peças, rotinas e fases do processo, nos diversos procedimentos, pelo exame de autos findos; e o treinamento simulado de técnicas de negociação, conciliação e arbitragem.

Art. 17. A prática real será desenvolvida na UNIP, por meio do Escritório de Assistência Jurídica, por meio dos Anexos aos Juizados Especiais, bem como, em departamentos jurídicos credenciados, escritórios de advocacia e órgãos públicos conveniados.

§1º. Para fins de supervisão e avaliação, o estagiário deve apresentar relatório bimensal das atividades desempenhadas, cópia do controle de freqüência, assim como cópia das peças processuais elaboradas no período.

§2º. Os relatórios apresentados e as cópias das peças elaboradas serão objeto de avaliação, visando à atribuição de horas.

§3º. Ao término do semestre, o aluno deve apresentar ao Núcleo de Prática Jurídica certidão ou declaração consignando o período do estágio, bem como sua carga horária.

(24)

24 semestre, da participação dos atos processuais simulados (audiências, sessões, etc.).

Parágrafo Único. A freqüência do aluno é controlada pelo professor orientador, que certifica as atividades executadas no semestre e a carga horária cumprida.

Art. 19. Na prática real a avaliação do estagiário é realizada pelo professor orientador a partir das peças processuais elaboradas e participações em audiências.

Parágrafo Único. A freqüência do aluno é controlada pelo professor orientador, que apresenta relatório semestral das atividades realizadas, certificando a carga horária cumprida. O tempo efetivamente despendido pelo estagiário em audiências judiciais é computado como hora de estágio, devendo ser comprovado pela ata da audiência e atestado pelo professor orientador. Art. 20. Na prática real conveniada os relatórios apresentados bimensalmente pelo estagiário e as cópias das peças elaboradas são objeto de avaliação pelo Supervisor de Estágio. O total de horas cumpridas é aferido pela folha de freqüência ou declaração/certidão do órgão ou escritório conveniente.

Parágrafo Único. A freqüência do aluno é controlada pelo órgão ou escritório conveniente, com a supervisão do Núcleo de Prática Jurídica.

CAPÍTULO V – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 21. Os casos omissos serão decididos pelo Colegiado do Curso de Direito da UNIP. Art. 22. Este Regulamento entra em vigor na data de sua aprovação pelo Colegiado do Curso.

(25)

ANEXOS

Formulários

(26)

26

D E C L A R A Ç Ã O

Declaramos que o(a) aluno(a)

______________________________________________________________________ RA _________________ está regularmente matriculado no ______ Semestre do Curso de Direito; devendo realizar atividades junto aos órgãos públicos e entidades particulares para fins de estágio.

Assis, fevereiro/2009.

___________________________________ Maria Aparecida Domingos

Coordenadora Auxiliar do Curso de Direito Unip – Campus Assis

CAMPUS ASSIS - Rua Myrtes Spera Conceição, 301 – Conjunto Nelson Marcondes CEP: 19813-550 FONE: (18) 3323 5500

(27)

FORMULÁRIO PARA ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Atividade: Audiência / Júri

1. Aluno (a) ____________________________________________________________ 2. Ano/Turma/Período ___________________________ RA _____________________ 3. Local ___________________________Endereço____________________________ __________________________ Cidade __________________ Tel. _______________ 4. Data da audiência ______/_____/_______ Horário ____________ às ____________ 5. Professor Orientador/Acompanhante ______________________________________ 6. Relatório Ação: ________________________________________________________________ Partes: _______________________________X_______________________________ Nº do Processo: ____________________________________ Vara: _______________ Desenvolvimento da audiência: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

(28)

28 ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Data _________/__________/__________ _____________________________ _____________________________ Assinatura do Estagiário Assinatura do professor orientador

_____________________________________ Assinatura e carimbo do responsável

PARA USO EXCLUSIVO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA I – Parecer do professor supervisor de estágio

II – Horas atribuídas ________ (_________________________________)

Data ______/_______/_______

__________________________________ Assinatura

(29)

FORMULÁRIO PARA ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Atividade: Visita Orientada

1. Aluno (a) ____________________________________________________________ 2. Ano/Turma/Período ___________________________ RA _____________________ 3. Local da Visita ___________________________Endereço_____________________ __________________________ Cidade __________________ Tel. _______________ 4. Data da Visita _____/______/_______ Horário _____________ às ______________ 5. Responsável pelo local _________________________________________________ 6. Professor Orientador/Acompanhante ______________________________________ 7. Relatório ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

(30)

30 ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 7.2. Outras observações que julgue necessário

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Data _________/__________/__________

_____________________________ _____________________________ Assinatura do Estagiário Assinatura do professor orientador

_____________________________________ Assinatura e carimbo do responsável do local

PARA USO EXCLUSIVO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA I – Parecer do professor supervisor de estágio

II – Horas atribuídas ________ (_________________________________)

Data ______/_______/_______

__________________________________ Assinatura

(31)

FORMULÁRIO PARA ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Atividade: Estudo de Autos Findos

1. Aluno (a) ____________________________________________________________ 2. Ano/Turma/Período ___________________________ RA _____________________ 3. Local ___________________________Endereço_____________________________ __________________________ Cidade __________________ Tel. ________________ 4. Data do estudo ______/_____/_______ Horário _____________ às ______________ 5. Professor Orientador/Acompanhante ______________________________________ 6. Relatório Tipo de ação: ___________________________________________________________ 6.1. Da inicial a) pedidos:______________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ b) fundamentos legais:____________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 6.2. Da defesa a) fundamentação fática:___________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ b) fundamentação legal:___________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 6.3. Relato do ocorrido na instrução:

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 6.4. Teor das alegações finais:

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

(32)

32 ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 6.6. Tipo de recurso: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 6.7. Incidentes processuais: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Data _________/__________/__________ _____________________________ _____________________________ Assinatura do Estagiário Assinatura do professor orientador

_____________________________________ Assinatura e carimbo do responsável

PARA USO EXCLUSIVO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA I – Parecer do professor supervisor de estágio

II – Horas atribuídas ________ (_________________________________)

Data ______/_______/_______

__________________________________ Assinatura

Referências

Documentos relacionados

Com o correr da evolução, ele transforma sua relação com a natureza e, por conseguinte, consigo mesmo.” (FROMM, op. Julgamos que os apelos à emoção, ao religioso divino,

inversão da marcha da geometria plana para a geometria espacial, característica do campo disciplinar da Geometria é imperativa na proposta intuitiva, visto que o concreto, o

O objetivo principal do presente trabalho foi propor uma nova ferramenta que auxilie na previsão de ocorrência de eventos hidrológicos extremos, mais

O escalonador de referˆ encia proposto no adendo IEEE 802.11e consiste de um esca- lonador com controle de admiss˜ ao que usa o conjunto m´ınimo obrigat´ orio de parˆ ametros

Com este estudo foi possível chegar ao objetivo inicial da pesquisa, que foi analisar e propor melhorias no fluxo de valor em uma família de produtos de uma empresa

RESUMO O presente trabalho apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida com jovens estudantes do ensino médio da Escola Estadual Manuel Honorato Sobrinho, na cidade

As principais espécies de maracujá produzidas no Brasil são de maracujás azedos e doces, sendo que tem aumentado a procura por produzir maracujás diferentes,

Para o efeito, a Comissão deliberou proceder à audição do proponente da iniciativa (PSD) e o Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura (SRECC), bem como